Esgoto faça você mesmo em uma dacha: como fazer um sistema de esgoto local corretamente
A beneficiação de uma habitação privada é acompanhada pela instalação de comunicações que constituem a base do conforto e bem-estar dos proprietários.Mesmo uma casa temporária - uma casa de verão - não pode prescindir de um simples sistema de esgoto projetado para coletar águas residuais.
Vamos tentar descobrir como instalar uma rede de esgoto em uma dacha com as próprias mãos e quais padrões são fundamentais.
O conteúdo do artigo:
Nuances de organizar um sistema de esgoto rural
Como você sabe, as comunidades de dacha e vilas rurais estão localizadas longe de grandes áreas povoadas, de modo que os proprietários de casas com jardim não podem contar com um serviço centralizado. A saída para esta situação é organizar um sistema local separado para cada área suburbana separadamente.
Nas aldeias de elite, muitas vezes são instalados VOCs poderosos que podem servir simultaneamente a várias casas grandes, mas isso é uma exceção à regra geral. Mais frequentemente, os proprietários de hortas que variam de 6 a 15 acres se contentam com dispositivos de orçamento mais modestos - fossas ou fossas sépticas simples.
Ambos podem ser construídos a partir de materiais de construção baratos ou alternativos, como:
- blocos de concreto fabricados em fábrica;
- tijolo vermelho ou branco;
- argamassa de cimento (para criar um recipiente monolítico selado);
- pneus de carro.
Existe outra maneira, mais cara, mas bastante eficaz - instalar um contêiner de fábrica pronto em plástico modificado, equipado com tubo para conexão a tubo, ventilação e escotilha técnica.
É proibido cavar furo de drenagem sem criar tanque vedado, pois contraria as normas sanitárias. O esgoto, repleto de bactérias patogênicas e substâncias quimicamente agressivas, vai diretamente para o solo e para as águas subterrâneas, poluindo-os.
Também não faz sentido instalar estações de tratamento biológico dispendiosas, uma vez que o volume de águas residuais provavelmente será mínimo e a estação de tratamento se assemelhará mais ao mesmo tanque de armazenamento.
Acontece então que a melhor opção é uma grande fossa ou uma estrutura tipo fossa séptica. Num terreno grande pode haver várias fossas, por exemplo, uma fossa de turfa para um banheiro externo e dois tanques de armazenamento - no balneário e na casa.
Possíveis esquemas de esgoto
Dependendo do número de moradores, ainda que temporários, da quantidade de instalações hidráulicas, do número total de ralos e dos objetos ligados à rede de esgoto, os esquemas podem ser completamente diferentes.
Todas as partes do sistema possuem características distintas:
- Fiação interna;
- pipeline simples ou ramificado;
- tipo de fossa ou fossa séptica.
Vejamos alguns dos esquemas mais populares.
Uma dacha moderna tem pouca semelhança com uma despensa ou celeiro. Os proprietários, mesmo de terrenos suburbanos modestos, estão tentando construir moradias espaçosas, confiáveis e de alta qualidade, de modo que um prédio de dois andares há muito deixou de ser uma raridade. A opção de fiação ideal para dois andares é mostrada no diagrama:
Em pequenas casas térreas, geralmente é instalado um conjunto vaso sanitário + pia. O chuveiro, se houver, fica na rua, não muito longe da área do jardim.
As águas residuais do banheiro entram na tubulação interna, depois saem e se movem por gravidade para a fossa séptica.
A fossa é mais frequentemente colocada perto do edifício, a uma distância de 5 a 10 m. Menos de 5 m não é recomendado pelas normas sanitárias, mais de 10 m podem causar dificuldades na colocação da tubulação. Como se sabe, para garantir a movimentação das águas residuais por gravidade é necessário inclinação da tubulação de esgoto - aproximadamente 2 cm por 1 m de rodovia.
Acontece que quanto mais longe estiver o buraco, mais fundo você terá que cavar. Um contêiner enterrado muito profundamente é inconveniente para manutenção.
Cada vez mais, em vez de uma fossa, estão a construir fossa séptica de duas câmaras ou uma fossa com transbordamento para um poço de filtro. Aspiradores de pó também deverão ser chamados, mas com muito menos frequência.
Os esquemas comuns de esgoto dacha podem ser complementados com fiação interna ou externa ramificada, conexão de mais pontos de eliminação de resíduos, uma fossa séptica mais eficiente e um campo de filtração.
Instruções para construir um sistema local
Não existe um plano único para a instalação de uma rede de esgoto autônoma, porém, quase qualquer sistema consiste em três etapas principais - colocação de tubulações no interior da casa com conexão de encanamentos, fiação da tubulação externa e instalação de fossa (fossa séptica).
Há exceções - por exemplo, a total falta de fiação interna, quando todas as instalações de higiene estão localizadas na rua (chuveiro, vaso sanitário, lavatório). Vamos considerar a opção completa.
Elaboração de um projeto tendo em conta as normas
Metade do sucesso está no design correto, que pode ser feito de duas formas: de forma independente e com o envolvimento de especialistas.
O primeiro método é bom quando não há planos para construir estruturas sérias no local - uma fossa séptica, uma piscina, um campo de filtração, um poço de filtração. Suponha que você esteja planejando construir um banheiro externo “casa de passarinho”, que ao mesmo tempo serve como triturador de lixo doméstico, e em vez de pias completas para lavar as mãos e pratos, você decide instalar um lavatório comum.
Para construir um banheiro na rua, basta cavar um buraco, equipá-lo com um tanque selado, selecionar o layout ideal do edifício e fechar um acordo para a remoção regular de resíduos.
Se você planeja fazer uma fiação interna complexa, instalar uma fossa séptica, colocar canos na casa, no balneário e na cozinha de verão, é melhor entrar em contato com os engenheiros que farão um projeto bem fundamentado com base no layout da casa e características da paisagem.
Em qualquer caso, ao construir uma fossa de drenagem ou fossa séptica, deve-se guiar-se pelas normas SanPiN, segundo as quais as distâncias da fossa de coleta de resíduos até os objetos mais próximos devem ser as seguintes:
Na escolha de equipamentos de encanamento e esgoto, recomendamos também confiar nas condições técnicas e nas normas GOST, que regulamentam o uso de determinados materiais.
Por exemplo, para instalar uma rede externa é necessário usar apenas tubos de tipo externo (produtos lisos e corrugados em PVC, PP ou HDPE na cor laranja). As conexões devem corresponder ao material e diâmetro do tubo.
Como fazer a fiação interna?
O diagrama de fiação interna inclui uma rede de tubos localizados horizontalmente, que são conectados a instalações hidráulicas de um lado e a um riser do outro. O riser, por sua vez, está conectado à linha principal que leva ao armazém.
É aconselhável estabelecer comunicações internas durante a construção de uma casa - isso facilita fazer furos nas paredes e mascarar algumas partes da tubulação interna.
Na instalação de tubulações é muito importante levar em consideração a inclinação, pois em casas de campo normalmente não são utilizados equipamentos especiais e a movimentação da água drenada ocorre por gravidade.A inclinação é selecionada com base no diâmetro dos tubos: para tubos grandes (150 mm de diâmetro) - cerca de 8 mm/metro linear, para tubos médios (de 100 a 110 mm) - 20 mm/metro linear, para produtos com uma seção transversal mínima (50 mm) – 30 mm/m linear.
Ao instalar instalações hidráulicas, é recomendável equipar selos d'água, que servem de armadilha para odores desagradáveis. É melhor colocar o chuveiro ou pia mais alto e o vaso sanitário no ponto mais baixo, o mais próximo possível do espelho.
A ordem em que os tubos são conectados e montados pode ser diferente, mas geralmente o riser é instalado primeiro, depois os tubos são fornecidos e, no final, os encanamentos são conectados.
Se na dacha estiver instalada caldeira a gás ou combustível sólido e estiver funcionando sistema de abastecimento de água quente, o conjunto mínimo de vaso sanitário + pia é complementado com box de chuveiro ou banheira. Conseqüentemente, o ramal interno do sistema de esgoto local para uma dacha, neste caso, será mais difícil.
O ponto final na instalação da fiação interna é a instalação de um adaptador na parede da casa, que é uma capa protetora metálica. A solução ideal é conduzir o tubo da fundação da casa até um buraco localizado abaixo do nível de congelamento do solo.
Regras para colocação de tubos externos
A escolha de tubos de qualidade adequada não é a única condição para a correta instalação de uma tubulação que liga a rede intradomiciliar a uma fossa ou fossa séptica.Existem regras e regulamentos que devem ser seguidos ao enterrar as comunicações no solo.
A primeira regra diz respeito à profundidade da vala: os tubos devem ser colocados abaixo do nível de congelamento para que o meio líquido do esgoto não congele e rompa a tubulação com o início do frio. Por outro lado, a profundidade não deve ser muito grande, pois é necessário manter uma inclinação - pelo menos 2 cm / 1 m de valas. Acontece que a diferença entre as profundidades do início e do final de uma vala de 10 metros será de 20 cm.
Para não fazer valas muito profundas mesmo nas regiões norte, os tubos são colocados a uma profundidade de 50-70 cm, isolando cuidadosamente todas as áreas.
O seguinte é usado como material de isolamento térmico:
- invólucro de espuma de poliestireno;
- caixas de espuma;
- fibra de basalto;
- lã mineral;
- penoizol;
- polietileno espumado;
- penofol;
- aterro de argila expandida.
Na região Norte, para aumentar a eficiência, os materiais são combinados, por exemplo, os tubos são revestidos com espuma isolante e polvilhados com argila expandida em todas as faces.
Existe outro método de aquecimento - usando cabo elétrico. No entanto, o isolamento dependente de energia é ideal para residências permanentes. Para dachas, onde os visitantes são extremamente raros durante a estação fria, o isolamento convencional é suficiente. Se os canos congelarem e se formar um tampão de gelo, é recomendável tentar rompê-lo com água fervida.
Mais informações sobre as regras para colocação de canos de esgoto no solo podem ser encontradas em este material.
Instalação de fossa
O procedimento e o momento de organizar uma fossa de drenagem dependem do seu tipo. Por exemplo, a instalação de um recipiente plástico de fábrica é feita em 1 dia, e a construção de um tanque monolítico de concreto, que exige o endurecimento total da solução, dura pelo menos um mês.
A escavação de um poço pode ser combinada com a construção de uma vala e a colocação de tubos. O buraco é cavado de acordo com o tamanho do tanque de armazenamento, mas de forma que restem aproximadamente 0,3 m de cada lado para beneficiamento e aterro. O volume é escolhido de acordo com as necessidades dos moradores.
Para escavar o solo, utilize equipamentos de construção ou pás com baldes.Após a limpeza da parte inferior da cava, o fundo é reforçado com uma camada drenante de areia e brita (de 20 a 40 cm de espessura).
Se o tanque for leve, é aconselhável colocar uma laje de concreto no fundo (ou fazer uma betonilha) e fixar o tanque com âncoras, dando-lhe estabilidade. Para o mesmo fim, durante o aterro, adiciona-se cimento seco ao solo para que se forme um anel impermeável confiável ao redor do recipiente.
Estruturas pré-fabricadas - feitas de tijolos, anéis, blocos de concreto - devem ser revestidas com duas camadas de impermeabilização por fora e por dentro para que o conteúdo do tanque não caia no solo e se misture com as águas subterrâneas. Outra condição importante é a instalação de um riser de ventilação que remova os gases para o exterior.
Após a instalação e conexão da cava à tubulação, o furo é preenchido e o gargalo é formado. O orifício superior, que desempenha funções técnicas, é coberto por uma tampa durável.
Qual a diferença entre uma fossa séptica e uma fossa?
Muitas pessoas estão interessadas em como fazer um sistema de esgoto eficaz em sua dacha, para que as águas residuais não apenas se acumulem na fossa, mas também sejam parcialmente purificadas. A única maneira de tornar menos frequentes as visitas aos caminhões de esgoto é instalar uma fossa séptica, de fábrica ou caseira, em vez de uma fossa.
Vale a pena distinguir entre dois tipos de fossas sépticas. Alguns deles realmente purificam a água em até 68-97%, porque o processo de purificação ocorre sob a influência de bactérias anaeróbicas e aeróbicas. O menor grau de purificação é representado por sistemas em que as águas residuais são processadas por sedimentação e ação de anaeróbios.
Eles são complementados poços de filtro, campos de filtração, infiltradores que realizam pós-tratamento de águas subterrâneas de águas residuais.
Se os aeróbios estiverem envolvidos no funcionamento do sistema séptico, o segundo compartimento é equipado com um compressor para fornecimento de ar e uma carga especial necessária à sua vida frutífera.
O criadouro para eles é uma suspensão de esgoto clarificado, que foi transferida para o segundo compartimento ao longo do transbordamento. Os sistemas com purificação aeróbica produzem a água mais purificada, que pode ser descarregada no terreno ou no solo sem tratamento adicional.
O segundo tipo é um tanque de armazenamento de duas câmaras, em que a primeira câmara também serve para separar frações, e a segunda – para filtrar água clarificada. O primeiro tanque é limpo com a mesma regularidade que a retirada dos resíduos da fossa, a sujeira é retirada do segundo tanque com menos frequência. Geralmente é uma substituição do filtro de cascalho que substitui o fundo.
É importante lembrar que ao longo do tempo o lodo ativado se acumula nas fossas sépticas, podendo posteriormente ser utilizado como fertilizante. O conteúdo da fossa também pode ser aproveitado, mas com uma condição: se a tecnologia de processamento de resíduos de turfa for seguida.
Uma estação de tratamento biológico é mais eficaz, mas uma instalação dispendiosa, como referido acima, não é prática para alojamento temporário. Portanto, a título de exemplo, consideraremos as instruções para instalação de uma fossa séptica a partir de blocos de concreto prontos para uso na fábrica.
Etapas da construção de fossa séptica a partir de anéis de concreto
A instalação da estação de tratamento para seus tarugos cilíndricos ocorre de acordo com o esquema padrão. O processo é simplificado devido ao grande tamanho das peças, mas pelo mesmo motivo surge a complexidade - o aluguer obrigatório de equipamentos de construção e a participação de uma equipa de trabalhadores.
Para construir uma fossa séptica serão necessários 2 conjuntos de peças, pois será composta por duas fossas. A função do primeiro é acumulativa, a segunda é filtrante.
A construção de uma fossa séptica a partir de anéis de concreto é realizada em várias etapas padrão:
Preparando uma cava de acordo com o tamanho da estrutura
No local indicado no projeto, usando uma ferramenta útil (pá), guincho ou miniescavadeira, cave um buraco com 2 a 3 anéis de profundidade + um pescoço. À altura da estrutura montada, acrescente 30-40 cm para a fundação: 15-20 cm de areia + 15-20 cm de cascalho (brita, seixos de rio). A camada de drenagem serve como base confiável e “almofada” de filtragem.
O comprimento do poço deve ser tal que possa acomodar dois tanques conectados por um pequeno transbordamento.
O solo não deve ser retirado do local - será útil para aterro. Os restos podem ser utilizados para formar objetos paisagísticos, por exemplo, canteiros de flores.
Instalação de blanks de concreto
Os anéis de concreto são montados uns sobre os outros, fixados nas juntas com grampos e vedados com gaxetas especiais.Os fabricantes simplificaram a instalação do anel inferior do tanque de armazenamento - criaram uma peça com fundo sólido, que não requer peso adicional.
Sobre ele são colocadas mais uma ou duas peças, cobertas com uma sobreposição com um furo, um gargalo é colocado no topo e uma escotilha técnica com tampa é equipada.
Agora não há necessidade de cálculos individuais. As dimensões dos blanks são padrão e você sempre pode saber com o fabricante para qual volume de águas residuais a combinação de elementos selecionada foi projetada.
Medidas de impermeabilização
Uma fossa séptica de concreto feita de peças individuais deve ser revestida com impermeabilização. Na prática, são utilizados dois métodos: aplicação de material protetor nas duas faces ou aplicação de impermeabilização na parte externa e acabamento apenas nas costuras na parte interna.
Existem materiais modernos e profundamente penetrantes que superam a camada betuminosa em características técnicas (por exemplo, Penetron), mas são mais caros.
Conexão e teste de tubulação
A estrutura totalmente montada é combinada em um único todo e conectada a um tubo que sai da casa. Para isso, são feitos furos nas placas de concreto para o transbordamento - um pequeno trecho de tubo, depois o mesmo furo - para a entrada da linha de esgoto. Todos os elementos são hermeticamente conectados e revestidos com impermeabilização.O riser de ventilação é removido.
Para verificar a funcionalidade e estanqueidade da estrutura, o primeiro recipiente é enchido com água. Então, quando as primeiras águas residuais entram no tanque de armazenamento, um bioativador pode ser usado para tornar o processo de processamento de resíduos mais eficiente.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Para entender melhor o processo de organização de um sistema de esgoto, sugerimos assistir a vídeos úteis.
Segredos da colocação de tubos externos:
Visão geral da fiação interna feita por você:
Pontos importantes na construção de uma fossa:
Como você pode ver, a instalação de um sistema de esgoto autônomo em sua dacha requer certos conhecimentos e habilidades de engenharia. Em caso de dúvida, é melhor procurar ajuda de especialistas: existem muitas empresas que projetam e instalam sistemas de esgoto locais com sucesso.
Você tem experiência na instalação de esgoto em sua casa de campo? Compartilhe alguns conselhos práticos com nossos leitores, diga-nos no que você precisa prestar atenção ao configurar um sistema autônomo - o formulário de feedback está localizado abaixo do artigo.
Quem entende pelo menos um pouco como funciona o sistema de esgoto não tem problemas em organizá-lo de forma independente. Mas infelizmente eu não sou assim, para mim é tudo muito difícil. Por isso, mesmo para a dacha, que visitamos no máximo 5 vezes por ano, chamei especialistas para esse trabalho. Eles cavaram uma grande vala, colocaram canos e instalaram uma fossa séptica. É o suficiente porque não moramos aqui.
Acontece que toda a porcaria do esgoto (detergentes, etc.) é absorvida pelo solo e envenena o meio ambiente... Onde fica o sistema de limpeza ou filtragem?? E moramos no campo há seis meses e temos dois bebedouros onde esse esgoto pode chegar... Horrível!
Claro, se você fizer isso “à moda antiga”, ou seja, uma fossa comum, então está longe de ser seguro. O esgoto pode entrar nas águas subterrâneas, bem como em um poço e em qualquer outro lugar. Portanto, as pessoas que vivem por tempo suficiente ou de forma permanente em casas de campo onde não há sistema central de esgoto abandonaram recentemente essas soluções inseguras.
Na verdade, se você pensar nisso no futuro, instalar fossas sépticas (prontas ou construí-las você mesmo) é benéfico, pois não haverá poluição no local. O artigo apresenta soluções orçamentárias complexas e simples. Em qualquer caso, deve estar presente um sistema de filtragem.