Qual RCD instalar em uma casa particular: exemplo de seleção + dicas para escolher

Você precisa pensar com cuidado e responsabilidade sobre qual RCD instalar em uma casa particular.O dispositivo deve ter a potência operacional necessária e, em todos os parâmetros técnicos, corresponder ao sistema elétrico disponível na sala. Como selecionar corretamente um elemento de proteção que atenda aos requisitos?

Diremos como encontrar um dispositivo que funcione corretamente por muito tempo. O modelo selecionado protegerá sua casa contra situações de incêndio, protegerá equipamentos contra queimaduras e protegerá os usuários contra queimaduras e choques elétricos. Uma lista das melhores ofertas do mercado irá ajudá-lo a fazer sua escolha.

Descrição geral e finalidade do dispositivo

A abreviatura “UZO” significa dispositivo de corrente residual.

A unidade é usada para fins importantes como:

  • proteção diferencial de uma pessoa contra choques elétricos no momento de tocar em um eletrodoméstico que, por diversas circunstâncias, esteja energizado;
  • proteger propriedades residenciais contra incêndios causados ​​​​por isolamento de baixa qualidade da fiação elétrica interna.

Do ponto de vista físico, a função básica do dispositivo é proteger a rede elétrica de altas correntes de fuga, desligando instantânea e completamente o sistema no momento do registro de indicadores que excedem os padrões máximos permitidos.

Verificando a funcionalidade do RCD
Alguns parâmetros dos RCDs integrados nos painéis de instrumentos podem ser ajustados usando um multímetro prático e conveniente ou uma chave de fenda indicadora

Existem certos requisitos para instalar e usar o módulo. Você pode aprender sobre eles de forma clara e detalhada nos documentos relevantes, por exemplo, nas últimas edições da PUE ou em brochuras que descrevem a atual série de normas para instalações elétricas de edifícios IEC 60364 e o impacto da corrente elétrica nas pessoas IEC 60479 -1.

Recursos de design de dispositivos

O dispositivo de corrente residual não é muito complicado e consiste em apenas quatro elementos principais de trabalho, tais como:

  • transformador de corrente diferencial;
  • um mecanismo especial responsável por interromper o circuito conectado;
  • relé do tipo eletromagnético;
  • nó de teste.

Enrolamentos opostos - zero e fase - são conectados ao dispositivo transformador. Quando a rede opera no modo padrão normal, os condutores na área do núcleo do transformador controlam os fluxos magnéticos, que estão inicialmente na direção oposta.

Por tipo de projeto dispositivos de corrente residual são divididos em eletromecânicos e eletrônicos. Os produtos do primeiro tipo são um tipo simplificado de módulo de segurança e são acionados imediatamente após a detecção inicial de um vazamento de corrente, independentemente da tensão disponível atualmente na rede.

Núcleo toroidal com enrolamentos
O principal componente funcional de um dispositivo eletromecânico é um núcleo toroidal com enrolamentos. Quando surge um vazamento na área de responsabilidade do dispositivo, surge tensão no nível do enrolamento secundário para acionar o relé. Este processo faz com que o mecanismo desligue a rede

Para um funcionamento correto, o dispositivo não necessita de fonte de alimentação externa. Possui boa estabilidade operacional, pois não possui em seu projeto nenhuma peça eletrônica que possa ser danificada ou queimada quando a rede estiver sobrecarregada ou em decorrência de picos repentinos de energia.

É bastante barato e é vendido em quase todas as lojas que vendem sortimento para uso doméstico ou construção de redes elétricas. Funciona de forma confiável e por muito tempo, sem exigir manutenção adicional complexa.

Multímetro testa RCD
Um RCD que foi acionado para abrir a rede não pode ser ligado imediatamente. Primeiro você precisa encontrar a área do problema e corrigi-la. Só então é permitido retornar o dispositivo à condição de funcionamento

O RCD do tipo eletrônico é um módulo de controle mais moderno e é equipado com microcircuitos sensíveis que respondem a quaisquer alterações que ocorram na rede. Funciona mesmo que a tensão da rede caia, pois o elemento transformador “percebe” apenas a diferença no fluxo de corrente.

O principal elemento de trabalho é uma placa eletrônica localizada em seu interior com um amplificador especial. Para seu correto funcionamento, certamente necessita de alimentação fornecida por uma rede externa. Se o sistema tiver uma tensão de base de 220 V, o dispositivo de proteção reage imediatamente ao vazamento e abre.

O RCD está na mesa
Apesar de um dispositivo de design mais avançado, os dispositivos eletrônicos de proteção nem sempre são capazes de desempenhar suas funções. Por exemplo, quando o fio neutro da rede queima, eles podem não funcionar

O dispositivo eletrônico é muito sensível e, como resultado de constantes flutuações de tensão, pode falhar e perder suas funções de proteção, e isso não será perceptível externamente.

Para não sofrer com esta situação, os especialistas recomendam fortemente que os usuários verifiquem mensalmente a funcionalidade do RCD pressionando o botão “Teste” localizado no corpo do dispositivo.

Como funciona o dispositivo de proteção?

A conexão do módulo de proteção ao sistema elétrico principal é sempre realizada após a introdução disjuntor e um medidor de eletricidade. Um RCD monofásico, projetado para uma rede com classificação padrão de 220 V, possui em seu projeto 2 terminais de trabalho para zero e fase. As unidades trifásicas estão equipadas com 4 terminais para 3 fases e um zero comum.

Enquanto estiver no modo ativado, o RCD compara os parâmetros das correntes de entrada e saída e calcula quantos amperes vão para todos os consumidores elétricos na sala. Quando funcionando corretamente, esses indicadores não diferem entre si.

Verificando o RCD com um multímetro
Às vezes, um RCD pode desarmar sem motivo aparente. Esta situação geralmente é causada por botões travados e dispositivos desequilibrados causados ​​por carga operacional excessiva ou condensação.

A diferença entre as correntes de entrada e saída indica claramente que há um vazamento elétrico na casa. Às vezes ocorre devido ao contato humano com um fio exposto.

O RCD detecta esta situação e desenergiza imediatamente o trecho controlado da rede para proteger o usuário de potenciais choques elétricos, queimaduras e outros ferimentos domésticos associados à eletricidade.

O limite mais baixo no qual o dispositivo de corrente residual é acionado é 30 mA. Este indicador é chamado de nível de não liberação, no qual uma pessoa sente um forte choque elétrico, mas ainda é capaz de soltar um objeto energizado.

A uma tensão alternada de 220 V com frequência de 50 Hz, uma corrente de 30 miliamperes já é sentida com muita força e provoca uma contração convulsiva dos músculos em atividade. Nesse momento, o usuário fica fisicamente incapaz de abrir os dedos e jogar fora uma peça ou fio que esteja sob alta tensão.

Tudo isso leva a situações perigosas que ameaçam não só a saúde, mas também a vida. Somente um RCD devidamente selecionado e instalado pode evitar esses problemas.

Classificação de acordo com o princípio de funcionamento

Todos os dispositivos de proteção oferecidos hoje no mercado de equipamentos elétricos e acessórios relacionados diferem entre si no tipo de operação. Os módulos CA são instalados em sistemas projetados para proteger eletrodomésticos contra surtos ou aumento lento de tensões e são acionados por corrente alternada.

Os produtos A detectam uma corrente pulsante constante que aumenta em etapas e reagem precisamente a ela. Geralmente são instalados em residências para proteção individual contra extremos e combustão de máquinas de lavar, televisores e lava-louças. Eles possuem uma estrutura estruturalmente complexa e são muito mais caros que outros elementos desta classe.

Possível diagrama de conexão RCD
O local mais adequado para colocar um RCD em um edifício residencial é uma área próxima a uma fonte de energia. Os especialistas recomendam colocar o dispositivo diretamente próximo ao medidor comum

As unidades B não são adequadas para residências ou outras áreas residenciais. Sua área de atuação são empreendimentos e oficinas de produção com grande quantidade de equipamentos eletrônicos.

Os dispositivos seletivos S e G são acionados de 1 a 4 segundos após a detecção de um vazamento. Geralmente são implementados em redes onde vários dispositivos de proteção estão presentes em uma linha de energia.

Principais parâmetros de seleção de produtos

É necessário selecionar um RCD estritamente de acordo com os principais indicadores de funcionamento do sistema elétrico localizado na casa.

Uma proteção muito forte, excedendo em muito a potência de todos os eletrodomésticos disponíveis aos proprietários, não dará conta da tarefa no futuro e não será capaz de proteger o usuário e a casa contra riscos de incêndio porque não detectará um vazamento perigoso.

RCD no painel de distribuição
É melhor comprar um RCD com uma pequena margem. Caso contrário, o aparecimento de qualquer novo módulo de eletrodoméstico na casa causará uma sobrecarga e levará ao funcionamento constante do dispositivo de proteção

Um dispositivo projetado para operar com excessos relativamente pequenos simplesmente não consegue suportar uma carga básica. Além disso, começará a funcionar com muita frequência, causando muitos transtornos aos proprietários das instalações.

Seleção por tipo de tensão de rede

A tensão 220 V é um indicador clássico relevante para redes monofásicas utilizadas para fornecer energia a consumidores padrão. O desvio normalmente permitido do indicador está dentro de +/-5%.

De acordo com esses dados, a faixa de tensão de 209-231 V é considerada ideal e não sobrecarrega desnecessariamente o sistema e os dispositivos a ele conectados.

RCDs individuais para diferentes linhas
Se vários ramais elétricos saírem do painel de distribuição, será necessário equipar cada um deles com um RCD separado. Isso acarretará custos adicionais, mas se houver problemas e o dispositivo for acionado em uma linha, todos os demais poderão continuar trabalhando normalmente

Para proteger tal rede, geralmente instalada em uma casa pequena, é usado um RCD simples, projetado para conexão a uma rede monofásica e para pequenos picos de energia e correto funcionamento dos disjuntores já existentes na casa.

Índice potência do dispositivo de proteção deve ser uma ordem de grandeza superior à potência total total de todos os eletrodomésticos disponíveis nas instalações residenciais.

Em casas grandes com grande número de eletrodomésticos e presença de aparelhos elétricos específicos que garantem as funções vitais do ambiente, costuma-se utilizar uma rede trifásica de 380 V mais potente e operacionalmente estável.

Para isso, é utilizado um dispositivo de proteção especial, com configuração ligeiramente diferente do monofásico padrão. O nível limite de resposta de tal produto é muito alto. Ele é colocado em um escudo especial. Existem RCDs e disjuntores automáticos no painel são organizados em uma determinada ordem de acordo com sua finalidade e regras de seletividade.

A distribuidora, independente do número de andares do prédio, fica sempre localizada abaixo na área da entrada da casa. Via de regra, nele é montada proteção “S” com um certo tempo de atraso e uma corrente de fuga de 100 mA.

Soquete com RCD integrado
Para evitar falsos alarmes do aparelho, em algumas salas onde a fiação está desatualizada e já cumpriu sua vida útil, é instalado um RCD embutido na tomada. Tal dispositivo monitora o nível de fluxo de corrente ao ativar equipamentos domésticos ou de iluminação e reduz a carga do sistema

As linhas elétricas nos andares, salas de estar, salas técnicas, cozinhas e banheiros são instaladas a partir de uma máquina de entrada. Em salas separadas onde, de acordo com os requisitos de segurança contra incêndio, a corrente de fuga não pode exceder 30 mA, é instalada uma unidade de proteção monofásica individual.

Número de pólos para dispositivos

A presença de um certo número de pólos para dispositivos de segurança também é um importante critério de seleção. Os produtos bipolares são utilizados apenas em redes monofásicas onde é necessário conectar uma fase de trabalho e zero.

Se uma rede monofásica estiver equipada com sistema de aterramento, o RCD é instalado de acordo com os diagramas fornecidos em nosso artigo recomendado. Descreve detalhadamente as opções e regras para conexão dos equipamentos de proteção à fase, aterramento e zero.

RCD no painel de distribuição
Localizados em painéis elétricos comuns, os RCDs com dois pólos ocupam dois assentos de acordo com o padrão DIN geralmente aceito. Para operação correta, um dispositivo de quatro pólos requer 4 lugares

Em sistemas trifásicos com tensão base de 380 W, são utilizadas unidades com quatro pólos ativos, projetadas para acionamento zero e trifásico.

Nível atual direto

A vazão ou corrente nominal do RCD depende diretamente da quantidade e potência total dos dispositivos e equipamentos conectados à rede elétrica.

Para que o dispositivo de proteção de entrada funcione corretamente e não perca fase quando o usuário aciona simultaneamente várias unidades de eletrodomésticos, este indicador deve ser calculado para todos os módulos consumidores de energia presentes na casa.

Verificando o RCD no painel
Os produtos mais comuns utilizados na vida cotidiana são designados por 16, 20, 25, 32, 40, 63, 80 e 100 A. Para unidades de proteção do tipo linear, a potência operacional é calculada com base na quantidade de produtos elétricos conectados a cada indivíduo filial

Para facilitar a seleção, os fabricantes marcam os elementos de segurança com números que indicam a corrente máxima de transferência em amperes.

Diferença na corrente de fuga

A corrente de fuga é um determinado valor, ao atingir o qual o RCD abre o circuito elétrico e para de alimentar os dispositivos. Este limite extremo é chamado de classificação e geralmente é 10, 30, 100, 300 e 500 Ma para diferentes dispositivos de proteção. Como instalar um RCD seletivo, você aprenderá com próximo artigo, cujo conteúdo aconselhamos que você se familiarize.

Uma unidade de 30 mA é considerada ideal para pequenas residências particulares. Ele cumpre bem a tarefa atribuída e desliga a linha quando é detectado um vazamento que não representa perigo para a vida humana.

Produtos de classificação inferior são excessivamente sensíveis e desativarão o fornecimento de energia aos dispositivos com a menor flutuação na rede. Há outros razões para nocautear o RCD, que um proprietário prudente deve conhecer.

Os melhores fabricantes de RCD

O mercado de equipamentos automáticos modernos projetados para monitorar e controlar sistemas elétricos vive um período de crescimento ativo.Fabricantes consagrados e recém-chegados promissores estão tentando oferecer ao cliente produtos da mais alta qualidade com boa funcionalidade.

Produtos Automáticos ABB

A empresa suíço-sueca ABB mantém com segurança a posição de liderança neste segmento há muitos anos. Os dispositivos de corrente residual fabricados nas instalações de produção da empresa são considerados muito confiáveis, duráveis ​​e totalmente seguros.

Ao mesmo tempo, cumprem em todos os aspectos os mais recentes requisitos impostos na UE para equipamentos e acessórios deste tipo.

RCD da ABB
Os módulos ABB são mais caros do que dispositivos similares produzidos internamente. No entanto, os especialistas afirmam que todos os custos são completamente justificados, uma vez que os RCDs desta marca são muitas vezes superiores em todos os aspectos aos dispositivos semelhantes de outras marcas.

Na fabricação de seus dispositivos, a empresa utiliza materiais e peças inovadores com alta estabilidade operacional insuperável. A gama de modelos é muito ampla e satisfaz as necessidades de sistemas elétricos de qualquer potência e complexidade.

O que o IEK oferece aos usuários?

A IEK é uma fabricante e fornecedora líder nacional de produtos elétricos e de iluminação. Opera com sucesso nos mercados russo e pós-soviético há mais de 17 anos. Ela cria uma variedade de equipamentos de alta qualidade e oferece garantia estendida para seus produtos.

As unidades de corrente residual da IEK são muito procuradas na Ucrânia, Rússia e Bielorrússia devido à combinação de qualidade ideal e custo acessível. Os produtos fazem parte da linha de produtos econômicos e permitem equipar a segurança do seu sistema elétrico a um preço razoável.

RCD do IEK no painel de distribuição
Os produtos IEK vendem muito bem devido ao preço, que é significativamente inferior ao custo dos produtos de marcas mundiais

Cada dispositivo cumpre integralmente as características declaradas e, quando utilizado corretamente nas condições descritas pelo fabricante, funciona sempre durante o período prescrito.

É verdade que os compradores às vezes reclamam que os dispositivos têm uma caixa de plástico fraca que pode rachar ou quebrar se os parafusos de fixação forem apertados e muitas vezes emitem um zumbido, mesmo quando há muito pouca carga sobre eles. Mas, no entanto, estas desvantagens praticamente não têm efeito no volume de negócios do IEK, que só aumenta de ano para ano.

Nuances dos produtos da empresa Kontaktor

A fábrica Kontaktor é uma das instalações de produção em maior escala dedicada à fabricação de produtos elétricos e peças relacionadas na Rússia. Desde 2007 faz parte do grupo de empresas proprietárias da famosa marca francesa Legrand. A preocupação é especializada na criação de equipamentos de iluminação e elétricos.

Variedade da planta do contator
Eletricistas e eletricistas falam muito bem dos produtos da fábrica Kontaktor e os consideram um dos produtos da mais alta qualidade, confiáveis ​​​​e duráveis ​​​​entre os produtos de marcas russas econômicas

A peculiaridade dos produtos da fábrica é que eles são fabricados da mesma forma que nas empresas europeias da Legrand e o custo não excede o preço de dispositivos similares produzidos internamente.

Solução de instalação clássica

É claro que, em cada caso individual, o RCD é selecionado levando em consideração as características individuais do sistema elétrico e dos eletrodomésticos presentes na sala. No entanto, também existe uma opção universal adequada para a maioria das residências comuns.

O técnico verifica a funcionalidade do RCD
Todos os trabalhos de instalação de um RCD devem ser realizados com a energia desligada e em estrita conformidade com as normas básicas de segurança

Na realidade, o circuito fica assim: após o disjuntor de entrada, primeiro é instalado um dispositivo de proteção de 100 mA. As linhas de saída que distribuem o fluxo de corrente diretamente pelos andares e salas são protegidas por dispositivos mais sensíveis e sensíveis com leitura de 30 mA.

Na linha que fornece eletricidade a dispositivos localizados em ambientes com alto índice de umidade, por exemplo, em um banheiro, banheiro ou cozinha, é colocado um dispositivo de proteção de 10 mA com corrente nominal não inferior à corrente do disjuntor montado na frente do próprio RCD.

Como um dispositivo de corrente residual difere de seu “aliado mais próximo”, um disjuntor diferencial, você descobrirá lendo nosso artigo recomendado. Ele examina em detalhes um tópico difícil, mas muito interessante.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

O que é um RCD, por que é necessário e como instalar corretamente este dispositivo em uma residência particular:

Regras para escolha de RCDs para residências particulares com base na corrente diferenciada e no comprimento da fiação elétrica. Explicação detalhada do processo por um mestre profissional:

A instalação de um RCD em uma residência particular não exigirá investimentos materiais significativos dos proprietários, mas aumentará a segurança do sistema elétrico, protegerá os moradores de choques elétricos e queimaduras e protegerá a propriedade contra incêndios.

Para que o dispositivo funcione corretamente, é melhor escolher um produto confiável de uma marca popular, em vez de um produto chinês sem nome. Você não poderá economizar dinheiro aqui, mas o resultado do módulo proprietário será muitas vezes maior do que o de um analógico barato.

Conte-nos como você selecionou um dispositivo de corrente residual para instalação no quadro de distribuição de uma casa de campo. Compartilhe informações úteis que podem ser úteis para os visitantes do site. Deixe comentários no bloco abaixo, tire dúvidas, poste fotos sobre o tema do artigo.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica