Por que o RCD é nocauteado: razões para acionamento e métodos de solução de problemas

A proteção contra fuga de corrente é uma das tarefas mais importantes na instalação da fiação elétrica. Para isso, é instalado um RCD.O dispositivo compacto executa diversas funções e, o mais importante, evita choques elétricos em humanos.

Se tudo estiver em ordem com o aparelho, ele desliga a alimentação apenas em situações de emergência. Mas às vezes o dispositivo funciona com muita frequência. Vamos descobrir por que o RCD falha e como resolver o problema.

Princípio de funcionamento do dispositivo de corrente residual

O RCD foi projetado para desconectar automaticamente um circuito elétrico se a corrente diferencial na área protegida exceder os valores permitidos.

Descomplicado e princípio de funcionamento do dispositivo. Fase e zero são conectados aos terminais e o dispositivo compara os condutores pela intensidade da corrente.

Dispositivo de corrente residual
O dispositivo detecta fuga de corrente e reage a ela. Devido às características de sua finalidade e operação, também é chamado de chave de corrente residual (RCB)

Teoricamente não deveria haver diferença, mas na prática há erros. Se esta diferença ultrapassar os valores permitidos, um mecanismo de desligamento automático é acionado.

Para evitar falsos positivos, é importante selecionar inicialmente o dispositivo correto.

As razões pelas quais um RCD dispara podem ser muito diferentes - desde um vazamento real até um alarme falso. Um dispositivo conectado corretamente e de alta qualidade funciona sem falhas. Portanto, assim que desligar, você deve diagnosticar e eliminar imediatamente a origem do problema.

A que um RCD pode reagir?

Antes de solucionar problemas, você precisa entender bem por que um RCD pode desarmar. Isso o ajudará a compreender os recursos de diagnóstico e a identificar corretamente as falhas, se houver.

Verificando o RCD usando uma bateria
Os dispositivos de segurança devem funcionar sem interrupção e, portanto, são testados antes e imediatamente após a instalação, e também nos casos em que haja dúvida sobre a funcionalidade

Os dispositivos são acionados pelos seguintes motivos:

  1. Corrente de fuga. O dispositivo é comprado especificamente para detectá-lo, então simplesmente precisa funcionar. Se o dispositivo não tiver sido desligado antes, você deve verificar a fiação.O isolamento seca com o tempo, causando vazamentos. Se os cabos foram colocados recentemente, é possível que haja defeitos nas suas conexões ou danos mecânicos no isolamento ao pregar pregos.
  2. Problemas com cabos de aparelhos elétricos. Vários dispositivos podem ser conectados ao RCD. Se o cabo de pelo menos um deles estiver danificado, isso poderá causar o disparo do dispositivo de proteção. Também surgem problemas se as partes internas dos dispositivos estiverem com defeito: elementos de aquecimento ou enrolamentos do motor.
  3. Tocando um fio desencapado. O objetivo do dispositivo é proteger os usuários contra choques elétricos. Se disparou quando uma pessoa tocou uma seção não isolada do cabo, está tudo bem. O RCD desempenha perfeitamente suas funções.
  4. RCD inadequado. Não há ninharias na hora de escolher um dispositivo. Se você cometer um erro no cálculo dos parâmetros técnicos, o dispositivo irá disparar falsamente e criar muitos problemas. Portanto, antes de comprar, seria uma boa ideia consultar um eletricista experiente, esclarecer as características necessárias ou ler nosso artigo sobre como fazer corretamente selecione RCD.
  5. A conexão do dispositivo está incorreta. Se forem cometidos erros durante a instalação do dispositivo, não podem ser descartados casos de alarmes falsos. Isso também acontece quando a localização do RCD no circuito elétrico é escolhida incorretamente. Portanto, você deve seguir rigorosamente instruções de conexão.
  6. Falha do dispositivo. O mecanismo de gatilho pode simplesmente quebrar. Então o dispositivo vibrará. Além disso, às vezes o botão “Teste” fica preso ou ocorrem outros problemas. Mesmo os equipamentos mais confiáveis ​​precisam de manutenção e reparos.

Problemas são possíveis devido a um sistema projetado incorretamente.Um dos erros mais comuns cometidos por eletricistas é conectar o terra ao condutor neutro. Isto é absolutamente impossível de fazer.

A regra é conhecida até por eletricistas novatos, mas é violada não apenas por eletricistas autodidatas, mas também por profissionais com vasta experiência. Eles não aderem ao PUE, não por preguiça ou desejo de prejudicar, mas pelas melhores intenções.

Diagrama de aterramento simplificado
As regras de segurança elétrica estão literalmente escritas com sangue. As violações podem custar a vida do próprio instalador ou de quem utilizará aparelhos elétricos. Existem diagramas e regras para organizar o aterramento. Eles devem ser rigorosamente respeitados

“Infratores maliciosos” justificam suas ações dizendo que desta forma podem proteger de forma mais confiável o usuário contra choques elétricos.

Em teoria é possível, mas na prática, o curto-circuito no solo e no neutro só aumenta os riscos, provoca o funcionamento de dispositivos automáticos de proteção e cria problemas desnecessários.

Esquema de operação do dispositivo de proteção
A principal função de um RCD é proteger as pessoas contra choques elétricos. Se o dispositivo atender às suas especificações e estiver instalado corretamente no circuito elétrico, ele fará o trabalho perfeitamente.

A localização do RCD afeta diretamente sua funcionalidade. Se o dispositivo for instalado ao ar livre, ele poderá ser acionado devido a condições climáticas adversas.

Problemas devido à instalação externa

Durante a estação chuvosa, a umidade persiste por muito tempo. O ar contém gotículas de umidade. Se o dispositivo estiver localizado ao ar livre, eles entram na caixa e provocam vazamentos de corrente, acionando o mecanismo RCD.

Verificando a funcionalidade do dispositivo
Problemas devido à umidade podem surgir não apenas com os RCDs instalados na rua. Se a casa tiver pouca ventilação e aquecimento insuficiente, os aparelhos podem ficar húmidos

A localização externa dos dispositivos de proteção é indesejável não apenas por causa da precipitação. Às vezes, os dispositivos são acionados por raios, o que aumenta o vazamento de corrente. Mas as geadas, ao contrário, reduzem a sensibilidade do RCD, pois Em temperaturas abaixo de zero, os microcircuitos sofrem.

Dificuldades temporárias durante reparos

A alta umidade pode atrapalhar o funcionamento do RCD não apenas em condições externas.

Depois de instalar a fiação elétrica oculta, os construtores selam as ranhuras com gesso úmido ou argamassa. Até secar completamente, os cabos ficam continuamente expostos a um ambiente úmido. Se durante este período você verificar o funcionamento dos dispositivos de proteção, poderão surgir algumas dificuldades.

Colocando cabos na parede
Você não deve verificar os dispositivos de proteção imediatamente após colocar a solução nas vias. Você precisa esperar até que a umidade evapore completamente. A massa seca não conduz eletricidade, não causa vazamentos e o mecanismo não deve ser danificado

Existem furos microscópicos no isolamento da fiação. Através deles, pequenas partículas de água penetram nos elementos que transportam a corrente. As misturas de gesso úmido são excelentes condutores de eletricidade. Tudo isso pode provocar vazamentos de corrente, aos quais o RCD reage.

Diagnóstico de funcionalidade e solução de problemas

A solução do problema só é possível após um diagnóstico adequado. É necessário verificar a exatidão do diagrama de conexão do dispositivo de proteção. Este trabalho deve ser feito com especial cuidado, porque... Erros de instalação geralmente provocam falso acionamento do mecanismo.

Localização das alavancas no escudo
Freqüentemente, o RCD desarma mesmo depois de todos os aparelhos elétricos terem sido desconectados da rede. Isso indica uma escolha inicialmente errada. Se um dispositivo de 32 A estiver instalado, é melhor substituí-lo por um modelo de 64 A

Somente um especialista experiente pode detectar uma falha sem testar todo o sistema.

É muito mais fácil verificar passo a passo:

  • A fonte de alimentação de toda a sala deve ser desligada. O interruptor central está localizado no painel. Se o problema ocorrer no apartamento, o interruptor está localizado na central da escada. Depois disso, o RCD é ligado. Normalmente a máquina deve reiniciá-lo. Caso contrário, o mecanismo do dispositivo está quebrado e deverá ser substituído.
  • Vale a pena conferir o botão “Teste”. O interruptor central deve permanecer desligado. Os fios são desconectados dos terminais de saída da máquina e a chave é ligada. Um indicador de operação normal do botão é a posição “Ligado” do dispositivo. Se o sinalizador for redefinido sem carga, o dispositivo está com defeito.
  • Em seguida, você precisa determinar até que ponto o dispositivo corresponde ao consumo atual. Em primeiro lugar, todos os dispositivos de consumo são desligados e a alavanca da máquina é ligada. Depois disso, é necessário ligar o equipamento um por um.
  • Um dos dispositivos pode derrubar o RCD. Se isso acontecer, você precisará repará-lo ou comprar um dispositivo de proteção projetado para altas correntes permitidas.

Você pode ler sobre outras maneiras de verificar a funcionalidade do RCD em este material.

Se o RCD disparar quando os aparelhos elétricos forem desligados, o problema está na fiação. Você terá que testá-lo para determinar a área danificada.

Como solucionar problemas sozinho?

A maneira mais fácil de encontrar uma falha é na estrutura interna dos aparelhos elétricos. Ao desconectá-los e conectá-los um por um, você pode determinar com precisão qual equipamento faz com que a proteção automática funcione. Depois disso, resta apenas verificar o próprio dispositivo.É possível que esteja em perfeito estado, mas é necessário instalar um RCD projetado para altas correntes.

Diagnóstico de problemas de RCD
O vazamento pode ser devido ao mau funcionamento de aparelhos elétricos potentes ou de fiação. Se o RCD for eliminado devido à tecnologia, é fácil determinar

Na maioria das vezes, os problemas com RCDs surgem de dispositivos que possuem elementos de aquecimento potentes instalados: fornos elétricos, aquecedores de água, máquinas de lavar.

Quando o “culpado” for encontrado, faz sentido levá-lo a um centro de atendimento. Técnicos profissionais serão capazes de identificar e corrigir com precisão a avaria.

Isolando fiação antiga
A fiação elétrica antiga pode causar muitos problemas. Idealmente, deve ser substituído imediatamente por um novo. Mas, na realidade, isso nem sempre pode ser feito rapidamente

Um RCD pode desarmar mesmo com uma nova fiação elétrica. O motivo pode ser qualquer: entrada de umidade em uma seção aberta do cabo ou desconexão do condutor neutro. Para determinar com precisão a localização do vazamento, será necessário realizar uma inspeção completa dos pontos elétricos.

Em primeiro lugar, verifique o funcionamento das fontes de luz. Esta é a maneira mais fácil. É preciso prestar atenção se o aparelho desliga ao acender uma das lâmpadas. Se tudo estiver em ordem com eles, o percurso do cabo elétrico é inspecionado. É mais fácil fazer isso em casas de madeira onde está instalado um sistema aberto. Mas com a fiação oculta há mais problemas, porque... Você precisará encontrar um dispositivo especial e aprender como usá-lo.

Para evitar problemas na forma de fiação defeituosa no futuro, recomendamos a leitura do artigo sobre qual cabo elétrico usar para a fiação do apartamento. Mais detalhes - acesse link.

Localizador de fiação
A localização exata dos cabos só pode ser determinada com instrumentos especiais.Alguns artesãos são capazes de fabricar de forma independente dispositivos que respondem a condutores localizados sob uma camada de gesso de 10 centímetros.

Eletricistas profissionais costumam usar o detector Woodpecker (E-121). Este é um dispositivo quase perfeito que pode determinar com precisão não apenas os cabos na parede, mas também os locais de ruptura. A profundidade de operação do alarme é de 7 cm, graças a ela você pode encontrar fiação danificada até mesmo sob drywall.

Um análogo digno do “Pica-pau” é o dispositivo de sinalização MS (China). Às vezes surgem problemas com seu uso, porque... você precisa se acostumar com as peculiaridades de funcionamento. O MS detecta qualquer metal nas paredes, por isso é acionado não só pela fiação, mas também pelos pregos. Mas ele “não vê” cabos blindados com revestimentos laminados, o que cria uma série de inconvenientes.

Para procurar locais de fiação e interrupção, utilize os modelos GVD-504A, VP-440, Bosch DMF, GVT-92, POSP-1. Você pode usar termovisores, que também provaram ser excelentes.

Encontrando uma pausa com um termovisor
Um termovisor é a ferramenta ideal para um eletricista. Com sua ajuda, você pode determinar a localização da fiação, descobrir sua qualidade e encontrar uma pausa. A única ressalva: tais diagnósticos serão caros se você comprar o dispositivo

Existem outras maneiras de encontrar fiação oculta. Sua localização aproximada é óbvia: os cabos são colocados estritamente na vertical ou na horizontal, então basta imaginar as retas dos pontos elétricos para entender o diagrama. Você pode passar um rádio ou microfone ligado sobre esses locais: aparece um ruído característico de interferência.

Leia mais sobre as regras para fiação e projeto de fiação elétrica em casa Avançar.

Quando a localização do vazamento for determinada, você deve descobrir a natureza da avaria e consertar você mesmo ou com a ajuda de um especialista.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Muitas vezes surgem dificuldades com dispositivos de proteção, mas é impossível prescindir deles. Para evitar problemas, você deve considerar cuidadosamente a seleção, instalação e operação do RCD. Se o dispositivo falhar, siga os conselhos de especialistas fornecidos nos vídeos abaixo.

Tutorial em vídeo sobre como escolher um RCD:

Erros comuns de instalação:

Razões pelas quais o dispositivo de proteção foi eliminado:

Para garantir o funcionamento normal do dispositivo de corrente residual, não é necessário ser eletricista profissional, mas são necessárias habilidades básicas. Se você está confiante em suas habilidades, faça diagnósticos independentes do dispositivo e corrija os problemas.

Caso contrário, não arrisque sua vida para economizar dinheiro. Chamar um especialista e pagar pelo seu trabalho é mais lucrativo do que levar um choque elétrico e não obter resultados.

Talvez você conheça outros motivos pelos quais o RCD dispara e saiba como lidar com eles? Compartilhe sua experiência com outros visitantes do site - deixe comentários e faça perguntas no bloco abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. Michael

    Calor, zonas quentes, escudos fechados no verão, reboques e caravanas, etc.

    De acordo com os padrões RCD projetado para temperaturas de até +40 ou uma taxa média diária por 24 horas não superior a +35.

    Fabricantes respeitáveis ​​oferecem operação em temperaturas ambientes mais altas, mas apenas alguns.Além disso, os RCDs falham (não funcionam corretamente) e todas as funções são configuradas de fábrica para uma temperatura de +30, portanto, mesmo que o RCD funcione, não há garantia de que eles reajam corretamente aos surtos.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica