Diagramas de fiação elétrica em uma casa particular: regras e erros de projeto + nuances da fiação elétrica
O diagrama de alimentação elétrica de uma casa particular consiste em muitos cabos, fios e dispositivos de proteção organizados. A correta seleção dos parâmetros e características dos elementos do circuito garante a segurança e o conforto dos proprietários.
Se o circuito for elaborado corretamente, levando em consideração os requisitos da PUE e demais documentos normativos, não há o que temer - sempre haverá luz e calor nos ambientes, e os aparelhos elétricos não quebrarão devido a picos de energia ou curto circuitos na rede. Portanto, atenção especial deve ser dada ao projeto elétrico.
Sugerimos que você entenda todas as complexidades desse processo. O artigo descreve os requisitos gerais para projetar uma rede elétrica, fornece conselhos práticos sobre a escolha de fios e também discute diagramas de fiação elétrica típicos em detalhes.
Além disso, preparamos uma revisão dos erros comuns, tendo em conta os quais ajudarão a evitar deficiências no desenvolvimento e instalação de redes de fornecimento de energia.
O conteúdo do artigo:
Regras gerais para projeto de redes elétricas
Quando havia poucos aparelhos elétricos e várias lâmpadas de 40-60 W bastavam para iluminar, foi elaborado um circuito primitivo para montar o sistema de alimentação, incluindo vários interruptores e tomadas.
Agora, com o advento de um grande número de eletrodomésticos dependentes de energia, o circuito é necessariamente diferenciado em linhas de grupo protegidas por disjuntores e outros dispositivos.
Se você pensar em todas as nuances da localização da fiação elétrica em uma casa particular, levando em consideração o uso do fio de cobre, ela durará pelo menos 20 anos. Normalmente, um diagrama é elaborado junto com o projeto de uma nova casa ou antes de uma grande reforma.
Você deve começar indicando os locais de instalação de elementos como:
- tomadas;
- comuta;
- caixas de distribuição;
- dispositivos de iluminação;
- eletrodomésticos potentes;
- painel elétrico
Na mesma fase, você deve decidir sobre o método de colocação dos cabos - aberto ou fechado. Nas casas com paredes rebocadas costuma-se utilizar o método fechado, nas casas com paredes de madeira utiliza-se o método aberto.
Qualquer que seja o esquema que você use, há uma série de regras das quais você não pode se desviar. Eles são prescritos em documentação regulatória e sua eficácia foi comprovada há décadas.
Aqui estão alguns axiomas importantes de instalação elétrica que serão necessários para traçar um diagrama:
Além das regras, o conforto pessoal também deve ser levado em consideração. Por exemplo, uma cama de casal costuma ter duas tomadas instaladas – uma de cada lado.
Os interruptores estão localizados a uma altura de 80 a 90 cm do chão. Em grandes salões, corredores, salas instalar interruptores de passagem.
Certifique-se de aterrar todas as tomadas metálicas e objetos conectados às linhas de energia. Para o aterramento em instalações elétricas, utiliza-se o terceiro núcleo do cabo - um fio com isolamento amarelo-esverdeado.
Recomendações para escolha de fios
Em casas feitas de tijolos, blocos de concreto aerado e blocos de concreto, é necessária a decoração das paredes internas, o que significa que um método oculto é usado para colocar os fios.
Para fornecer proteção adicional e, em caso de reparo, substituir rapidamente o cabo, ele é colocado em manga ondulada polímero não inflamável.
Acertar selecione a seção transversal do fio, os especialistas fazem cálculos relacionados à determinação da carga.
No entanto, com base em diagramas padrão e muitos anos de experiência, eletricistas qualificados aderem aos seguintes parâmetros:
- circuitos de iluminação – 3*1,5 mm² ou 3*2 mm²;
- grupos de soquete – 3*2,5mm²;
- fogão/forno elétrico – 3*4 mm²;
- ar condicionado – 3*2,5 mm², para dispositivos com potência superior a 5 kW – 3*4 mm²;
- caldeiras de aquecimento – 3*4 mm² ou mais (conforme recomendação do fabricante).
O tipo ideal de cabo é o cobre de três núcleos: VVGng, ShVVPng. É impossível utilizar fios com seção transversal menor que a especificada, pois eles não corresponderão à carga e começarão a derreter, criando uma situação perigosa.
Análise de diagramas de fiação elétrica
Vejamos vários esquemas típicos usados durante a construção ou grandes reparos. Todas as opções são unidas pela presença de um grupo de proteção: dividindo a fiação elétrica em circuitos, cada um deles conectado a um disjuntor separado.
Opção #1 – planta geral de toda a casa
Este não é um diagrama de fiação, mas uma lista de todos os dispositivos elétricos planejados para serem colocados na casa. Com ele você pode calcular quantas máquinas serão necessárias e RCD, conte o número total de linhas de energia que levam ao quadro de distribuição.
Aqui você deve indicar o tipo de rede de alimentação para selecionar o cabo correto. Para uma rede trifásica utilize um cabo de 5 núcleos, para uma rede monofásica utilize um cabo de 3 fios.
O quadro elétrico está localizado em uma sala separada dentro da casa, no corredor ou na garagem próxima. Ali também estão instalados estabilizadores de tensão e um gerador reserva, que abastece a casa com energia elétrica nos períodos de desligamento da linha centralizada.
Para facilitar a manutenção de uma mansão de dois ou três andares, cada andar também instalando um painel elétrico. Todos os quadros de distribuição são conectados a um cabo de entrada - fio de cobre com seção transversal de 15-35 mm².
Se você planeja colocar várias lâmpadas e tomadas em uma sala separada, será necessário instalar caixa de junção. Ele conecta o cabo de entrada à linha de iluminação e ao grupo de tomadas.
Opção nº 2 – exemplo de diagrama de fiação
Para desenhar um diagrama de fiação, você precisa pegar uma planta da casa e marcar onde os dispositivos elétricos serão instalados.
Este documento passa a ser a base para a elaboração de um orçamento - é fácil utilizá-lo para contar não só a quantidade de interruptores, tomadas e materiais adicionais, mas também para calcular a metragem dos fios.
Devem ser indicados o ponto de entrada da linha de energia na casa e o local de instalação do quadro elétrico. Em seguida, em linhas separadas, devem ser anotadas caixas de distribuição, instalações elétricas e luminárias.
Dispositivos de alta potência também precisam ser rotulados, pois são alimentados por linhas individuais.
Se houver anexos ligados ao edifício - um balneário, uma garagem, uma oficina - isso também deve ser refletido no diagrama, uma vez que faz parte da fiação elétrica de uma determinada casa particular.
Não existem símbolos especiais para diagramas desenhados à mão; o principal é que o proprietário da casa e os instaladores entendam o que está por trás de cada símbolo. No entanto, é melhor usar designações comuns para circuitos elétricospara que você mesmo possa entender o projeto mais tarde.
Opção #3 – solução técnica para uma casa pequena
Todos os planos e diagramas são semelhantes, pois são construídos segundo o mesmo princípio, mas podem diferir na quantidade de tomadas e circuitos de iluminação instalados e, consequentemente, na quantidade de dispositivos de proteção a elas conectados.
Na frente da rede é instalado um interruptor de entrada que, se necessário, pode ser utilizado para desenergizar toda a casa e desligar o medidor de energia elétrica. Depois vem o contador e depois vêm os grupos de proteção.
Para unidades potentes, como uma caldeira de aquecimento ou uma máquina de lavar, são instaladas máquinas de 25 a 40 A. A seção transversal do fio também deve ser aumentada para 3,5 a 5 mm².
Usando esse diagrama, não é possível calcular a metragem dos fios, mas é fácil calcular o número de tomadas, caixas de distribuição, interruptores, RCDs e disjuntores automáticos.
Opção #4 – circuito elétrico para cave/garagem
Muitas vezes, a cave de uma casa privada transforma-se numa despensa onde é instalada uma máquina de lavar e uma máquina de secar, uma adega para guardar colheitas ou mesmo uma garagem aquecida. É muito mais conveniente quando essa sala está totalmente equipada com tomadas e lâmpadas.
Se não levar em conta o medidor, o quadro elétrico ficará com disjuntores de entrada, barramento de aterramento, RCD 20 A, três disjuntores: na linha de iluminação, para tomadas e para compressor.Equipamentos poderosos adicionais também requerem proteção automática.
Opção nº 5 – princípios de fiação de cozinha
Esquema eletricistas para a cozinha em uma casa particular praticamente não difere de um esquema semelhante para um apartamento na cidade.
Sua peculiaridade é a grande quantidade de aparelhos elétricos conectados, portanto, será necessário alocar diversas linhas de energia com disjuntores separados.
Ao traçar um diagrama orientado verticalmente, é necessário expor no papel um conjunto de móveis com a disposição de todos os equipamentos.
As conexões sem tomada, por exemplo, em um forno, são feitas sob a bancada, perto da parede, enquanto as tomadas para torradeira, chaleira elétrica, multicooker e processador de alimentos são melhor colocadas acima da mesa de trabalho.
Os pequenos eletrodomésticos são mais fáceis de desligar se o dispositivo de instalação elétrica estiver disponível. As tomadas instaladas próximas à pia devem ter grau de proteção de IP44 ou superior.
Revisão de erros comuns de design
Defeitos no projeto ou planejamento da obra acarretam erros de instalação, o que ameaça interrupções no funcionamento da rede elétrica. O resultado pode ser a falha de equipamentos caros e, pior ainda, um ferimento elétrico em um dos moradores.
Quais erros você deve evitar:
- utilizar produtos de baixa qualidade sem rotulagem e certificação;
- faça cálculos individuais - quaisquer produtos e materiais técnicos devem ser adquiridos com reserva;
- incluir no projeto a instalação de tomadas convencionais para ligação de fogões, caldeiras, pistolas de calor;
- em casas de madeira planejar a utilização de fiação fechada - mais complexa e sujeita à lista de requisitos da PUE;
- projetar comutação de fios de energia de baixa tensão e alta potência em uma caixa de distribuição;
- planeje conectar fios usando torções que são perigosas para manutenção e operação adicionais; a melhor opção são terminais prontos;
- faça circuitos com fios de alumínio e cobre e também use fiação de alumínio.
Alguns erros estão relacionados a cálculos incorretos. Por exemplo, as ranhuras sob o cabo com um método de instalação fechado devem ser colocadas a uma profundidade de 2 a 2,5 cm, no mínimo.
Não é possível conectar o aterramento das tomadas por meio de um cabo, nem aterrá-las em esgoto de ferro fundido ou canos de gás de aço.
Se você não sabe como instalar corretamente a fiação elétrica em sua casa, entre em contato com a organização do projeto. Especialistas visitarão o local e elaborarão um diagrama de fiação com base nas condições específicas de instalação.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Análise da planta baixa:
Regras para elaboração de diagramas de fiação elétrica:
Descrição do diagrama do dispositivo no quadro de distribuição:
A responsabilidade e os riscos das “atividades independentes” na elaboração de um projeto recaem sobre os ombros do proprietário da casa. Se você não tiver formação e experiência adequadas, recomendamos solicitar documentos de uma organização envolvida no desenvolvimento profissional de projetos de fornecimento de energia.
Você tem experiência pessoal em projetar e instalar fiação elétrica em uma residência particular? Quer compartilhar seu conhecimento acumulado ou tirar dúvidas sobre o tema? Deixe comentários e participe das discussões - o formulário de feedback está localizado abaixo.
Um extenso sistema de fiação elétrica, especialmente aquele colocado de forma oculta atrás de uma divisória de gesso cartonado, também tem suas desvantagens. A principal delas é que com o tempo um cabo, mesmo bem preso, pode ceder. Acredito que você deve sempre usar tubo corrugado ao conduzir a fiação elétrica e não se esqueça de fotografar o trabalho elétrico. Você também precisa fazer diagramas para moradores de um apartamento ou casa. Se você esquecer isso, ao tentar pregar um prego, poderá levar um choque elétrico.
Anton, bem, ninguém está dizendo que o tubo está proibido de ser usado, ou que os moradores não deveriam receber diagramas. Este é claramente um sinal de menos rebuscado. É improvável que o cabo simplesmente ceda, exceto durante um período de tempo muito longo. Mas o cano não vai te salvar do choque elétrico, mas tenho certeza que de qualquer forma o morador terá um diagrama, senão simplesmente não faz sentido. E este método também terá poucas alternativas.
O autor decidiu arruinar os leitores? Por que arrastar um fio condutor de 21A para uma tomada de 16A? Por que há mais de 1 fio quadrado para dispositivos de iluminação? milímetros? Onde você encontrou uma máquina de lavar com potência superior a 2 kW no dia a dia e por que precisaria de uma máquina de 25A neste caso?
Boa tarde, Vitaly.
Assumirei uma posição intermediária entre o autor e você.
A questão de quanto “carregar” para luminárias e outras cargas é decidida pelo projeto.Em chalés modernos de vários andares, um “dispositivo de iluminação” pode concentrar uma carga significativa - com apartamentos comuns, é claro, não há dúvidas.
Às vezes, a terminologia do autor é confusa. Por exemplo, “circuitos de iluminação – 3*1,5 mm² ou 3*2 mm²;”. Depois de pensar sobre isso, percebi que as linhas principais eram importantes - para não desperdiçar palavras, anexei um diagrama explicativo abaixo. Concordo, as rodovias podem ter seções transversais impressionantes.
Sobre uma tomada de 16 A e um fio de 21 A - isso também pode acontecer. Por exemplo, o cliente solicitou quadrados de reserva para posteriormente ampliar o conjunto de eletrodomésticos.
Em relação ao poder das máquinas de lavar. Por exemplo, alguns Samsung cobram mais de 2 kW.
Vitaly, você conhece o PUE? Afirma claramente os requisitos mínimos para a cablagem intra-apartamento, em particular para a secção transversal dos núcleos dos condutores: iluminação - pelo menos 1,5 mm2, redes de tomadas - 2,5 mm2. E são essas regras que os eletricistas devem seguir.
A destruição ocorre quando uma casa pega fogo por causa de um fio fino. E instalar um cabo para consumidores de 16 A, projetado para cargas de 25 A, é uma medida de segurança. Seria um desperdício desnecessário colocar um fio de 40-50 A ou superior em uma tomada de 16A.
Pessoal, faço trabalhos elétricos em apartamentos e casas há 20 anos, tenho formação profissional e 5ª categoria (avançada), mas pela primeira vez na vida ouço falar de um fio com seção transversal de 2 mm.sq. ))
Existe uma quinta classificação inferior?
Isso é apenas um erro de digitação, a pessoa com pressa esqueceu de pressionar duas teclas “,” e “5” - isso é óbvio pelo contexto.