Montagem de quadro elétrico com as próprias mãos: principais etapas da obra de instalação elétrica
A corrente elétrica, há muito familiar, atua como uma espécie de base para o conforto habitacional e a vida econômica. É difícil imaginar uma casa moderna sem potencial elétrico.
Mas todas as dificuldades dos eletricistas começam a aparecer apenas nos momentos em que os proprietários de apartamentos ou casas têm que lidar diretamente com isso. Por exemplo, montar um painel elétrico é uma questão simples à primeira vista, mas na prática acaba sendo um processo bastante complexo.
Além disso, a complexidade dobra em relação aos eletricistas autodidatas que não estão suficientemente familiarizados com os meandros da instalação elétrica e da eletricidade em geral. Portanto, consideraremos o tema montagem de um quadro elétrico como uma das etapas da prática para iniciantes.
O conteúdo do artigo:
Definição do conceito “painel elétrico”
Antes de considerar o processo de instalação do próprio quadro elétrico, bem como o processo de montagem do mesmo, é correto entender este sistema em si. Na prática, diferentes interpretações do nome do escudo são usadas, mas a essência do design não muda com nomes diferentes.
O objetivo, neste caso, é óbvio - aceitar o potencial elétrico centralizado e distribuir esse potencial por áreas individuais do território, em particular, o território de um apartamento ou edifício residencial.
Além da função de distribuição, a instalação de um quadro elétrico proporciona a funcionalidade de proteger segmentos de um trecho de rede através da instalação de um quadro elétrico dentro da caixa disjuntores e outros dispositivos de proteção.
Além disso, o esquema de projeto pode prever a introdução de funções de controle - instalação de dispositivos que executam:
- monitoramento de frequência atual;
- controle de nível de tensão;
- verificando a presença de fase, etc.
Via de regra, a funcionalidade do quadro elétrico é determinada pelo nível de complexidade da rede elétrica, bem como pelos equipamentos tecnológicos (domésticos) incluídos na área de operação.
Apesar das dimensões relativamente pequenas da estrutura, característica das redes domésticas, a instalação de um quadro de distribuição residencial é um processo importante que merece atenção especial.
Aqui são inaceitáveis conexões de baixa qualidade, o uso de circuitos de comutação não calculados anteriormente, bem como a recusa de uso de elementos de aterramento confiáveis.
Cálculos e diagramação
Para descobrir como montar um painel elétrico doméstico, você deve primeiro traçar um diagrama desse projeto. Por sua vez, a elaboração do diagrama é precedida de cálculos, com o auxílio dos quais são selecionados os equipamentos elétricos.
As partes elétricas que compõem o conteúdo interno do quadro elétrico são normalmente representadas pelo seguinte conjunto:
- disjuntores;
- blocos de segurança;
- barras de contato;
- comutadores de pacotes;
- acessórios como grampos, braçadeiras, buchas, etc.
Apesar dos requisitos relativamente baixos para instalações eléctricas domésticas, em comparação com a versão industrial, o princípio da distribuição de energia permanece inabalável. Ou seja, cada grupo de consumo é construído como um segmento distinto da rede geral.
Uma casa ou apartamento com equipamentos modernos tradicionalmente contém equipamentos de alta potência. Por exemplo, um fogão elétrico, um forno micro-ondas, uma máquina de lavar.
Equipamentos desta classe são conectados como um grupo separado quando instalados dentro de um quadro elétrico. Assim, este grupo requer a instalação de um nó individual de comutação e bloqueio.
É feito um cálculo total do consumo de energia para tal grupo, levando em consideração o fator de segurança. Em outras palavras, são somados os dados de potência das máquinas elétricas retirados do passaporte.
Ao valor recebido é acrescentada uma margem de segurança - aproximadamente 30% do valor recebido. Como resultado, existe um valor de potência segundo o qual o equipamento elétrico é selecionado para instalação da unidade do grupo - uma caixa de embalagem, uma máquina de comutação, uma unidade de segurança.
De forma semelhante, qualquer outro grupo de um segmento de rede separado é criado, por exemplo, separadamente para tomadas, para iluminação, para sistema de piso aquecido, etc.
Para apartamentos standard, a criação de um grande número de grupos não é relevante. Aqui eles geralmente são limitados a dois, no máximo três grupos. Mas para imóveis suburbanos, esquemas multigrupos são bastante comuns.
Processo de instalação passo a passo
Você mesmo pode fazer o trabalho de instalação e montar a blindagem. Mas isso exigirá conhecimento e habilidades em instalação elétrica.
Além disso, a ligação do quadro elétrico às linhas de energia só é possível por um eletricista profissional que tenha acesso adequado para realizar este trabalho. A conexão não autorizada é perigosa para a saúde e a vida e está repleta de grandes problemas, incluindo multas.
Mas você mesmo pode preparar a caixa, adquirir as máquinas necessárias e outros componentes. Vamos dar uma olhada em como fazer isso corretamente.
Etapa #1 - preparação para instalação do gabinete
A instalação “de raiz” normalmente envolve a presença de um nicho na parede que já foi preparado pelos construtores e que tudo foi colocado na zona deste nicho. cabos e fios elétricos, pertencente ao esquema de apartamento (casa).
Essa “paisagem” geralmente se parece com um nicho retangular esculpido na parede, onde antes de tudo você precisa selecionar um gabinete de tamanhos apropriados (adequados).
Se não houver local preparado, você terá que fazer um nicho com as próprias mãos ou utilizar a instalação na parede.
No segundo caso, o local de instalação é marcado levando em consideração as dimensões gerais do quadro elétrico. Em princípio, trata-se de obras de construção normalizadas que não apresentam dificuldades especiais.
Os gabinetes para painéis elétricos são montados com materiais duráveis e resistentes, mas relativamente leves.
Via de regra, para fazer uma caixa, utiliza-se o seguinte:
- chapa metálica de paredes finas (1-1,5 mm);
- cantos de conexão de metal;
- parafusos e porcas.
Na maioria dos casos, compra-se uma caixa pronta, pois a variedade à venda é enorme, inclusive de produtos plásticos. A forma clássica do design é um retângulo ou quadrado.
Projetos de gabinete desatualizados exigiam instalação dentro do painel traseiro baseado em materiais dielétricos (borracha dura, textolite, etc.), onde o equipamento elétrico era montado. Em princípio, tal esquema para a vida cotidiana pode ser usado em condições modernas.
Etapa #2 - enchimento interno do quadro elétrico
A arquitetura moderna é um pouco diferente.O gabinete é inteiramente feito de metal e, em seu interior, na parede posterior, também estão instaladas travessas metálicas (trilhos DIN).
Todo o equipamento técnico é “colocado” nestas travessias:
- máquina;
- RCD;
- trocar;
- outros produtos de instalação elétrica.
De acordo com os padrões modernos, qualquer um dos elementos acima foi projetado para instalação em trilho DIN. Também é útil assinar todos os dispositivos instalados no trilho e, adicionalmente, traçar um diagrama com as assinaturas de todos os consumidores de energia elétrica do apartamento/casa.
Claro, você pode se desviar dessas regras, visto que a instalação em travessas simplesmente proporciona facilidade de instalação/remoção do equipamento. Mas então você deve considerar opções para uma fixação confiável.
Além dos trilhos DIN, uma ou duas placas isoladas com terminais roscados são montadas internamente, geralmente na parte inferior - um barramento para condutores neutros e de aterramento. Barramentos adicionais podem ser usados para grupos de contato de equipamentos de baixa tensão - relés, modems, etc.
Recomenda-se deixar a gaveta do quadro elétrico tão espaçosa quanto o tamanho do nicho recortado na parede permitir. O equipamento deve ser colocado em seu interior de forma racional, de forma que seja conveniente sua manutenção e remoção em caso de substituição.
Ou seja, a montagem da caixa, novamente, deve ser precedida de um cálculo do espaço necessário para instalação dos componentes da montagem. Qualquer armário elétrico deve estar equipado com porta e fechadura.
Etapa #3 – realização da inserção do condutor
A linha de energia fornecida, bem como os condutores e cabos retirados diretamente do apartamento (casa), devem ser conduzidos para dentro do gabinete montado. Conseqüentemente, será necessário um número suficiente de furos nas laterais superior e inferior da caixa.
Os diâmetros dos furos devem garantir a livre passagem dos cabos (fios). Neste caso, cada furo deve ser equipado com um anel isolante protetor (borracha, plástico).
Na entrada e saída do cabo, via de regra, são instaladas braçadeiras de fixação, por meio das quais o condutor é fixado com segurança à parede do gabinete para instalação interna e/ou à placa de base (placa) na qual o gabinete é fixado para instalação externa instalação.
Além disso, uma interface de barramento de aterramento é feita na parede lateral ou inferior da estrutura. É feito um furo para uma conexão aparafusada ou é usado um já pronto, se houver no corpo da caixa. Um barramento de aterramento é conectado a esta conexão durante o processo de instalação.
Etapa #4 - fixando a blindagem na parede
É mais conveniente realizar todas as ações descritas acima fora da área principal de instalação. Nomeadamente:
- montagem e preparação de gabinetes;
- instalação de trilhos transversais (trilhos DIN);
- colocação e fixação de pneus zero;
- preparação de furos de passagem;
- colocação de equipamentos de comunicação;
- instalação de porta e fechadura.
Eletricistas experientes aconselham a montagem de uma caixa já preparada, montada e até parcialmente concluída, em área designada do nicho de construção.
O projeto de construção geralmente prevê a inserção de âncoras para fixação do quadro elétrico.Se não houver, você precisará preparar uma base confiável para fixadores.
Existem muitas opções para fazer elementos âncora. Por exemplo, uma maneira simples é instalar um par de cantos de metal bastante poderosos na vertical ou na horizontal, a uma distância da altura ou largura do gabinete. O quadro elétrico já vem fixado diretamente nos cantos.
Etapa #5 – conectando dispositivos à rede elétrica
A seguir, o quadro elétrico é totalmente equipado com o equipamento elétrico necessário, todos os cabos de trabalho são trazidos para dentro e conectados de acordo com o diagrama traçado.
A última coisa a fazer é inserir a linha de alimentação na área do painel elétrico e conectá-la ao interruptor do pacote de entrada. A partir da chave do pacote, a linha centralizada é conectada ao disjuntor de entrada.
Antes de aplicar tensão, todos os interruptores do grupo são colocados na posição “desligado”. Após ligar a chave de lote e a máquina de entrada, as máquinas do grupo são conectadas em série, a partir de equipamentos de baixa potência.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Um vídeo que mostra o trabalho de montagem de um painel elétrico “do zero” é uma ajuda eficaz para um eletricista iniciante.
Recomenda-se que você assista ao vídeo de instrução para enriquecer significativamente sua base de conhecimento pessoal desta forma:
É bem possível construir um quadro elétrico com as próprias mãos.Outra questão é se isso faz sentido, dada a variedade de produtos acabados existentes no mercado. Você pode escolher uma caixa de qualquer configuração - para uma variedade de projetos de construção.
Mas para montar o painel de forma eficiente e correta, incluindo a instalação de máquinas, medidores, interruptores e outros equipamentos, é necessário conhecimento e considerável experiência em instalações elétricas.
E para entrar na linha de abastecimento e conectar os consumidores a ela, você precisará de um eletricista profissional com autorização para realizar esse tipo de trabalho.
Se você possui o conhecimento necessário ou já montou um painel elétrico, compartilhe conselhos valiosos com nossos leitores. Diga-nos, talvez haja algumas sutilezas que não mencionamos neste material? Deixe seus comentários no bloco abaixo.