Tanque da máquina de lavar louça: causas e opções para avarias + maneiras de corrigi-las
Uma máquina de lavar louça é uma tarefa atraente e que vale a pena, que elimina preocupações desnecessárias com o cuidado da louça.Contudo, não existe nenhum equipamento que funcione perfeitamente durante toda a sua vida operacional. Muitas vezes surgem problemas no tanque da máquina de lavar louça. O proprietário deve saber o que fazer em tal situação. Você concorda?
Diremos quais falhas você pode consertar sem problemas. Diremos em quais casos é melhor confiar os reparos a um representante de uma oficina de serviço. Tendo em conta os nossos conselhos, em qualquer caso, poderá restaurar rapidamente o funcionamento da máquina com as suas próprias mãos ou consertar tudo com a ajuda de um especialista.
O conteúdo do artigo:
Resumidamente sobre o design da máquina de lavar louça
Apesar do tipo de magia que uma máquina de lavar louça confere às donas de casa na cozinha, esta técnica é, do ponto de vista técnico, bastante simples.
É essencialmente uma banheira impermeável em formato de caixa com água quente borrifada em seu interior.
Via de regra, utiliza-se uma solução aquosa de sabão, que promove uma melhor lavagem da louça. Essa solução, passada pelos bicos, é utilizada para pulverizar os objetos de limpeza. A água suja se acumula no fundo do tanque, é sugada pela bomba e removida. Então começa o processo de secagem.
O sistema é controlado por automação, cujo nível de complexidade depende do fabricante e do modelo do projeto. Em detalhe com o princípio geral de funcionamento de máquinas de lavar louça de várias marcas Leia o artigodedicado a esta questão interessante.
Os controles automáticos incluem diferentes funções conforme necessário:
- pulverização de água;
- carregar detergente do dispensador;
- retirar água do tanque;
- bombear água;
- encher com água e retirar;
- ligando o elemento de aquecimento.
A água quente é despejada na máquina de lavar louça através de uma mangueira de abastecimento, que é conectada por meio de uma válvula de corte. torneira de abastecimento de água com abastecimento de água centralizado.
Além disso, o abastecimento de água é controlado pela válvula de entrada da máquina de lavar louça instalada no interior - sob o corpo. A válvula de admissão é controlada eletronicamente e ligada aos componentes básicos do projeto.
A válvula abre e fecha, por exemplo, conforme a água é necessária para os braços giratórios de pulverização. O sistema de pulverização contém bicos, geralmente localizados na parte superior e inferior do tanque.
Os jatos e a bomba d'água criam alta pressão de água dentro do tanque da máquina de lavar louça, permitindo que a louça seja lavada.
O tanque da máquina de lavar louça é, na verdade, o principal elemento estrutural, uma vez que todos os outros elementos estão dispostos esquematicamente em torno dele. Portanto, é lógico considerar primeiro as avarias associadas ao tanque e as possíveis causas da sua ocorrência.
Avarias de tanques e sua eliminação
Tecnicamente, é correto chamar esta parte não de tanque, mas de câmara de trabalho ou banho. Considerando a necessidade de vedar a câmara de trabalho, fica claro que um dos principais problemas de funcionamento que pode ocorrer durante a operação é a despressurização.
Problema nº 1 – água no chão
A câmara de trabalho da máquina possui uma escotilha de carregamento. Quando a máquina de lavar estiver carregada com louça, a escotilha deve estar bem fechada com a porta. A vedação é garantida por uma junta de vedação especial.
Mas com o tempo, pode perder suas propriedades. Quando a junta de vedação se desgasta, a vedação do módulo da porta da escotilha fica comprometida. As consequências de tal defeito são óbvias. Durante o processo de lavagem, a água escoa pelas áreas perturbadas e escorre para o chão da cozinha.
É fácil detectar tal mau funcionamento. Se aparecer água no chão sob a máquina de lavar louça, você deve inspecionar cuidadosamente o perímetro da escotilha de carregamento para determinar onde lava-louças precisa de consertot, e onde o aperto não está quebrado.
É melhor pegar um pedaço de papel higiênico, amassá-lo na palma da mão e percorrer suavemente o perímetro da porta de carregamento com a “migalha” resultante. Em locais de vazamento, o papel certamente ficará molhado - apresentará pontos de despressurização.
É possível eliminar o defeito associado à despressurização da escotilha de carregamento apenas com a substituição do material de vedação. Tentar usar algum tipo de sobreposição não levará a nada.
Além disso, essas opções de reparo só piorarão a situação. É verdade que às vezes o aperto é restaurado após um ajuste cuidadoso da pressão da porta na janela da escotilha.
Defeitos associados à despressurização do tanque da máquina de lavar louça também podem aparecer em outros locais. Por exemplo, no ponto de ligação do abastecimento de água ou nos pontos de abastecimento das mangueiras de pulverização.
Via de regra, a unidade de alimentação com filtros fica localizada sob o fundo do tanque e é conectada à câmara de trabalho por meio de uma transição, também equipada com vedação. Se for danificado, o vazamento será inevitável.
Problema #2 - falta de abastecimento/drenagem de água
Para iniciar o processo de lavagem, deve haver um determinado nível de água dentro do tanque da máquina, que é detectado por um sensor de nível. Se o tanque não estiver cheio até este nível, a automação não iniciará a máquina de lavar louça.
A razão tradicional para a falta de água é um filtro entupido. Resolver este problema não é difícil. Basta abrir o filtro e limpar ou substituir seus elementos. Se tudo estiver normal com o nível de água de trabalho no tanque, mas a automação ainda não der sinal verde para iniciar, provavelmente a causa é um mau funcionamento da bomba d'água.
O líquido coletado até o nível exigido do tanque deve ser fornecido aos bicos por meio de uma bomba. Caso isso não aconteça, preste atenção na bomba e nos orifícios do injetor. Talvez os sprinklers estejam simplesmente entupidos com sujeira.
Outro defeito, que também pode ser atribuído à câmara de trabalho e que está associado à circulação da água, é a falta de escoamento do líquido residual ou, pelo contrário, o seu transbordamento. O projeto do reservatório também é equipado com um sensor de nível (flutuador).
Se estiver funcionando bem, quando um determinado nível for atingido, a bomba de drenagem liga e remove as águas residuais. Em caso de drenagem de má qualidade ou ausência total, por exemplo, devido a uma bomba defeituosa, ocorre um efeito de transbordamento. O sensor é acionado e ativa a função de aviso automático.
Portanto, danos ao sensor de flutuação não podem ser descartados e tais casos não são isolados na prática. O resultado continua o mesmo: uma máquina que não funciona ou um vazamento de água no chão.
Onde procurar e como escolher com sabedoria peças de reposição para conserto de lava-louças? Você encontrará conselhos práticos e recomendações no artigo que propomos para consideração.
Problema nº 3 – defeitos físicos na câmara de trabalho
Este tipo de falha é um evento raro. No entanto, tais incidentes acontecem. Normalmente, ocorrem danos físicos ao tanque da máquina de lavar louça durante sua operação de longo prazo. Ou seja, o tempo faz o seu trabalho - os materiais se desgastam.
A maior parte dos casos de desgaste físico do tanque ocorre em estruturas feitas do agora popular plástico. É a câmara de trabalho do plástico, com funcionamento médio de 3 a 5 anos, que pode rachar devido às frequentes mudanças de temperatura e exposição a produtos químicos adicionados durante o processo de lavagem.
Com esse defeito, a máquina de lavar louça funciona tecnicamente normalmente. O processo de lavagem não é interrompido.
Mas a água invariavelmente se acumula no chão da unidade. Quanto mais rachaduras houver no corpo do tanque, maior será a poça e mais frequentemente a rede elétrica será ligada. A única maneira de se livrar desse mau funcionamento é substituir completamente a câmara de trabalho.
É difícil fazer esse trabalho com as próprias mãos, pois é preciso desmontar a máquina quase completamente. Portanto, a substituição do banho de lavagem é geralmente realizada através dos departamentos de serviço.
Você pode eliminar completamente o problema de defeito físico na câmara de trabalho de forma simples - na hora de comprar escolha um modelo que utilize banho de lavagem de trabalho em aço inoxidável.
Problema #4 – má lavagem da louça
Como explicar a má qualidade da lavagem da louça à máquina? A câmara de trabalho, nesses casos, parece não ter nada a ver com isso. À primeira vista, isso é verdade, a menos que você leve em conta que o aquecedor elétrico (TEH) está embutido no corpo do tanque e não em outra parte da máquina de lavar louça.
Portanto, se a temperatura da água durante o processo de lavagem não atingir os 60 °C, há todos os motivos para ver pratos/xícaras/copos sujos no final do ciclo de lavagem.
A incapacidade de atingir a temperatura ideal é evidência de falha no aquecedor. Tal mau funcionamento só pode ser determinado usando uma ferramenta elétrica especial - um testador.
Além disso, tentar determinar a integridade de um aquecedor elétrico não é estritamente recomendado para pessoas que não são amigas da eletricidade. Este é o trabalho dos técnicos do centro de serviço. O elemento de aquecimento elétrico deve ser testado com um testador para garantir que esteja completamente defeituoso.Em seguida, o aquecedor deve ser substituído por um novo.
A maioria dos carros produzidos atualmente está equipada com sistemas de alerta de avarias. Como entenda os códigos, por exemplo, máquinas de lavar louça Ariston Hotpointnt, você descobrirá lendo as informações muito úteis que oferecemos.
Como substituir o elemento de aquecimento de uma máquina de lavar louça da marca Bosch está descrito em detalhes em próximo artigo, cujo conteúdo recomendamos que você se familiarize. As dicas de seleção e as sutilezas tecnológicas fornecidas nele ajudarão você a lidar com o problema sozinho.
A lavagem de baixa qualidade de conjuntos e outros acessórios de mesa carregados na máquina também é possível devido ao entupimento parcial dos orifícios dos bicos. Com esse defeito, a louça também sai do tanque com resíduos de alimentos, pois durante a lavagem os jatos de água simplesmente não capturam a louça por completo.
A solução aqui é desmontar os sprinklers e limpar os orifícios entupidos. Você pode fazer esse trabalho sozinho.
Dicas úteis e soluções comprovadas Avarias na máquina de lavar louça Elektrolux, característico das máquinas da marca especificada, ajudará seus proprietários a restaurar o funcionamento dos eletrodomésticos.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Neste vídeo, o autor fala sobre todos os meandros de consertar uma máquina de lavar louça em casa. Explica popularmente os detalhes do funcionamento dos blocos de máquinas e explica como realizar os reparos você mesmo:
Vídeo sobre como eliminar problemas como o aparecimento de vazamentos no tanque da máquina (primeira parte):
Trabalho adicional para eliminar vazamentos no tanque (parte dois):
As avarias de uma máquina destinada à lavagem de louças ocorrem mais frequentemente em pontos da estrutura diretamente ligados à câmara de trabalho (banho de lavagem). Esta parte da máquina de lavar louça deve ser reparada após os primeiros 2-3 anos de operação e, após o mesmo período de tempo, algumas peças precisam ser substituídas.
A máquina de lavar louça é um aparelho prático que aumenta significativamente o grau de conforto. No entanto, em qualquer caso, você terá que pagar pelo conforto com o tempo e o dinheiro gastos na solução de problemas.
Conte-nos como você lidou com um mau funcionamento típico da máquina de lavar louça com suas próprias mãos. Compartilhe seu método comprovado para solução de problemas. Deixe comentários no bloco abaixo, tire dúvidas, poste fotos sobre o tema do artigo.