Instalação de caldeira a gás em apartamento de prédio: o que diz a legislação?

O aquecimento central nem sempre é adequado aos proprietários de apartamentos e muitos sonham com aquecimento autónomo. Mas nem todo mundo sabe que instalar uma caldeira a gás em um apartamento de um prédio não é apenas um sonho, mas uma possibilidade muito real.

É difícil acreditar ou não? A seguir contaremos tudo detalhadamente e explicaremos como implementar o aquecimento independente no seu apartamento, quais os documentos necessários para isso, como preparar o local e em que casos ainda é impossível gaseificar o apartamento.

Regulamentos, leis e regulamentos

Vejamos imediatamente quais decretos regulamentam tais conexões no nível legislativo. Eles irão ajudá-lo a implementar seus planos sem problemas com as autoridades locais, sem perigo para a saúde e a vida e, além disso, com o mínimo de desperdício de tempo e dinheiro.

Você precisará para revisão:

  • SP 60.13330.2016 - “Aquecimento, ventilação e ar condicionado”.
  • SP 62.13330.2011/SNiP 42-01-2002 — aqui falamos detalhadamente sobre sistemas de distribuição de gás.
  • SP 41-108-2004 — um documento sobre o fornecimento de calor apartamento por apartamento através de gaseificação.
  • SP 402.1325800.2018 — “Regras para o projeto de sistemas de consumo de gás.”

E, claro, é necessária uma pesquisa geral sobre a documentação do seu prédio.

Número de andares e outros requisitos para gaseificação

Então, você tem paciência e tem a oportunidade financeira de instalar aquecimento autônomo no seu apartamento.

Explosão de gás em MKD
Mesmo que o número de andares seja observado, as consequências das explosões em prédios de apartamentos têm consequências catastróficas. Você pode imaginar o que aconteceria se isso acontecesse em um prédio alto com mais andares em uma área povoada que não possui equipamentos para extinção rápida de incêndio em arranha-céus

Em primeiro lugar, você deve esclarecer em que andar você mora. Anteriormente, existiam restrições à gaseificação do 5º ao 9º piso em diversos atos legislativos. Agora podemos levar em consideração com segurança a SP 402.1325800.2018 e nela vemos no parágrafo 5.18 os requisitos para fornecimento de calor apartamento por apartamento em edifícios residenciais de até 28 metros de altura.

Se quiser contestar este ato, pode tentar, mas em qualquer caso, terá de acordar as normas de segurança com o Ministério de Situações de Emergência e outros departamentos, cujo resultado positivo é duvidoso.

O Regulamento Técnico sobre a segurança dos equipamentos a gás estabelece que o fornecimento de “combustível azul” só é possível se for garantida a segurança contra incêndios, o que inclui a capacidade de responder rapidamente tecnicamente às ignições. E embora este documento tenha sido cancelado, seus requisitos são bastante razoáveis.

Na verdade, a capacidade técnica para extinguir rapidamente incêndios em andares acima de 10 não é possível em todas as cidades. Nem todas as coberturas estão equipadas com heliporto, sem falar no fato de que não é rentável fornecer gaseificação em edifícios altos em construção por diversos motivos.

Mas esta é uma conversa completamente separada, a principal coisa que descobrimos é que o número de andares da sua casa não deve ultrapassar 28 metros.

Instalações para equipamentos que utilizam gás

Agora vamos falar sobre a sala em si e seus requisitos. Isto é necessário, mais uma vez, para evitar ações desnecessárias, pois se as suas instalações não estiverem em conformidade, não adianta providenciar a gaseificação.

Regras de gaseificação
Ao instalar aparelhos a gás, deve-se seguir as normas vigentes. Você não pode colocá-los ao acaso, mesmo que seja muito conveniente para você

Não há necessidade de vasculhar uma pilha de papéis, basta olhar Regras para projeto de sistemas de abastecimento de gás SP 402.1325800.2018. Estas são as últimas regras de projeto de fornecimento de gás por data de emissão, que, embora incluídas na lista de utilização voluntária, cumprem todos os requisitos do Regulamento Técnico de Segurança de Edifícios.

Para não se incomodar, você ainda terá tempo de estudar detalhadamente a SP 402.1325800.2018, consulte imediatamente a parte 5 “Requisitos para instalações...” e encontre a seção “Prédios de apartamentos”. No primeiro parágrafo (parágrafo 5.16) vemos que é estritamente proibida a instalação de fogões a gás em nichos de cozinha.

Nicho de cozinha - por definição de SP 54.13330.2011 - trata-se de uma sala ou parte dela que não possui área de jantar e é utilizada para preparar alimentos. O equipamento inclui fogão elétrico e ventilação de insuflação e exaustão. Num sentido mais amplo, a área da cozinha comunica de alguma forma com divisões para outros fins.

Voltemos aos restantes requisitos, são os mesmos dos edifícios de apartamentos individuais, por isso olhamos o parágrafo 5.1 e vemos que, novamente, devem ser instalados fogões a gás nas cozinhas (em 5.16 são exactamente eles), com altura de 2,2 m, volume de 8, 12, 15 metros cúbicos para fogões de 2, 3, 4 bocas, respectivamente.

Deve ser providenciado exaustor, uma janela com janela para ventilação e um vão na parte inferior da porta de 0,02 metros cúbicos. metros de área. Para as caldeiras os requisitos são os mesmos e não se esqueça que os geradores de calor individuais devem ter uma área de 15 metros cúbicos.

Gás e instalações residenciais
Os equipamentos a gás não devem ser instalados em instalações residenciais, acima ou abaixo delas em nenhuma circunstância, especialmente porque isso é contrário às normas vigentes.

Para referência, uma sala geradora de calor é um local não residencial onde estão previstos ou já localizados equipamentos de fornecimento de energia térmica e dispositivos auxiliares. Isso se aplica a dispositivos que utilizam gás - fogões, colunas, caldeiras.

Continuemos com as caldeiras. Então, uma caldeira a gás no apartamento, em vez do aquecimento central existente, com potência até 50 kW, pode coloque-o na cozinha, passagem de corredor, em ambiente não residencial (exceto aqueles com alta umidade - são saunas, banheiros, sanitários).

Se a potência do dispositivo em combinação com outros for maior, mas não exceder 100 kW, será necessária uma sala de caldeira separada. Observe que, novamente, não deve haver alojamentos nos apartamentos acima ou abaixo.

Padrões para distâncias e estruturas

Falamos sobre a localização da sala da caldeira, a altura do chão ao teto, agora vamos discutir a sala em si, onde pode ser instalada uma caldeira a gás no apartamento, quais distâncias devem ser mantidas até os equipamentos que utilizam gás e quais outras estruturas deveria estar na sala.

Inserção isolante para caldeiras
Os passaportes dos aparelhos já indicam as distâncias exigidas, requisitos para superfícies e, novamente, nossa SP 402.1325800.2018 exige que as recomendações dos fabricantes sejam seguidas

No entanto, também existem padrões obrigatórios. Por exemplo:

  • Os alto-falantes e caldeiras com montagem na parede devem ser instalados em superfícies com material ignífugo ou vedadas com vidro especial temperado e a uma distância das paredes de pelo menos 3 cm.
  • Pisos de madeira ou com acabamento em madeira não são permitidos para instalação de equipamentos que utilizam gás, a menos que sejam revestidos com isolamento até uma projeção de 10 cm além do equipamento localizado com material resistente ao fogo.
  • A distância horizontal do recuperador ao equipamento de aquecimento é de 10 cm.

No entanto, equipar dispositivos de aquecimento de acordo com estes requisitos não será tão difícil. É muito mais difícil pensar através de um capô e de uma janela.

Dutos de exaustão e estruturas de janelas

Comecemos pelo fato de que se você planeja colocar algum equipamento relacionado a gás, a ventilação deve ser do tipo natural.

O exaustor está equipado com cálculo de troca de ar tripla com o mesmo influxo e fornecimento de ar adicional para apoiar a combustão. O fornecimento de ar à caldeira é feito através de um canal separado.

GOST R 56288
Uma abertura de janela equipada com vidro deve ser facilmente removível e atender aos requisitos do GOST R 56288.Nada mais, nenhum triplex, reforço, etc. pode ser instalado na sala das caldeiras se não houver outras janelas

Já a janela deve ser uma estrutura facilmente removível. Volume - 0,03 m². metros por 1 cúbico. metro de volume da sala. E a porta que sai da sala deve abrir para fora.

E, claro, não se esqueça de instalar a IPU.

Separadamente, há também recomendações obrigatórias sobre dutos de fumaça e ventilação, que você encontra na mesma SP 402.1325800.2018.

Nuances da gaseificação de um prédio de apartamentos

Processo gaseificação de prédios de apartamentos pode ser autônomo ou centralizado.

Na primeira opção, o combustível é retirado do gasoduto comum e, na segunda, o abastecimento vem de tanques especiais que abastecem e armazenam o recurso gás, chamados gasômetros.

A instalação de tanques de gás é improvável em bairros densamente povoados com prédios de apartamentos, pois durante sua implantação devem ser atendidas as seguintes condições:

  1. Possibilidade de passagem de veículos para manutenção de tanques.
  2. A distância de quaisquer instalações residenciais é de pelo menos 10 metros, de cercas - pelo menos 2 metros, de outros edifícios - de 5 metros.
  3. De reservatórios, poços e outros poços - 15 metros.

Com a gaseificação centralizada, todos os requisitos já foram atendidos.

Injetando gás na casa
Além disso, notamos que a colocação do gasoduto é em qualquer caso efectuada ao longo da fachada acima das janelas do 1.º andar. Neste caso, a entrada passa por cozinhas ou instalações não residenciais, e o seu trânsito entre pisos também passa

Claro, existem muito mais nuances dependendo da localização específica da casa, sua estrutura estrutural e assim por diante. Você pode verificar essas informações com o governo local.

Gás para novos edifícios

Ao organizar o fornecimento de gás em um novo edifício, seja ele qual for, se a gaseificação não estiver inicialmente prevista, é necessária a realização de uma reunião de moradores que tenham direito a instalações residenciais em uma determinada casa. Na reunião é lavrada ata indicando o número de pessoas presentes, o tema da reunião, a decisão e o resultado da votação.

Se nem todos concordarem, mas a maioria dos residentes votar “A favor”, a decisão será tomada a favor da maioria. Depois é preciso visitar a administração e saber sobre a possibilidade de gaseificação, conforme esquema de planejamento.

Sistema de aquecimento MKD
Muitas vezes não é realista projetar um sistema de abastecimento de gás para um prédio de apartamentos já construído, por isso é melhor prever essa possibilidade na fase de construção, com base nos resultados de uma reunião de futuros moradores de prédios de apartamentos.

Em seguida, o presidente da mesa entrega a ata ao departamento de habitação e serviços comunitários juntamente com o pedido de ligação de gás. A questão é encaminhada ao designer ou a uma organização especializada separada.

É elaborado um projeto e depois é feita a gaseificação da casa, se houver tal possibilidade técnica. Para a gaseificação autônoma de apartamentos individuais, o esquema é um pouco diferente.

Procedimento para registro de gaseificação de apartamento

Em primeiro lugar, seria uma boa ideia saber se é mesmo possível gaseificar edifícios residenciais no seu prédio ou se não existe tal possibilidade técnica. Isso pode ser feito na administradora local e no cartório estadual.

Sociedade Gestora
A sociedade gestora, caso disponha de engenheiro projectista, pode aconselhá-lo sobre a possibilidade de gaseificar um apartamento num edifício de apartamentos. Mas este ponto também precisa ser esclarecido com o departamento de distribuição de gás, com base na carga da linha mais próxima e na capacidade de conexão a ela

É necessária uma conversa preliminar para não perder tempo coletando documentação e indo às autoridades, se ainda não for realista fazê-lo.

Após receber a aprovação, você precisará reunir os moradores e obter deles uma decisão positiva com a ata da reunião.

Vejamos o Código de Habitação da Federação Russa. Contém todos os pontos relativos às nuances da reconstrução de instalações residenciais, a partir do artigo 25.º. A gaseificação é uma reconstrução, no que diz respeito às comunicações de engenharia, cuja alteração exige a inclusão no passaporte técnico das instalações residenciais.

As obras são realizadas, nos termos da lei, a expensas dos proprietários dos imóveis residenciais. Ou seja, desde a entrada de gás até o equipamento interno de gás, caso sua região não ofereça nenhum programa preferencial, você paga integralmente todas as comunicações e obras. Bem como atividades de projeto, construção, instalação e comissionamento, reequipamento de redes de aquecimento existentes.

Em seguida, você precisa ir ao governo local e redigir um pedido de reconstrução, bem como obter aprovação para gaseificação do apartamento junto à administradora.

Depois disso, você precisa enviar um pedido de especificações técnicas à organização local de distribuição de gás que atende rodovias em sua área. Não se esqueça de obter também o consentimento do proprietário do gasoduto.

A título contratual, deverá ser confiada a uma entidade licenciada para este tipo de obras a verificação da chaminé e dos sistemas de ventilação, bem como a sua disposição ou reconstrução.

Projeto de fornecimento de gás
O projeto de fornecimento de gás inclui um diagrama de comunicação desde a entrada da casa, a passagem das tubulações pelas estruturas internas da casa e locais de instalação de equipamentos consumidores de gás

Estão a ser desenvolvidos os trabalhos de projecto e orçamento, após os quais é necessário redigir um requerimento à rede de aquecimento local para desligar o aquecimento geral e o abastecimento de água quente.

A aquisição de equipamentos para uso de gás é um momento muito importante e responsável. Você não pode simplesmente sair e comprar o primeiro fogão ou caldeira que encontrar e que combine com a cor da sua bolsa. Os dispositivos devem atender aos requisitos de SP e GOST.

Depois de tudo pronto, especialistas instalam tubulações de gasodutos e instalam equipamentos internos que utilizam gás de acordo com projeto aprovado.

A próxima etapa é a instalação dispositivos de medição, bem como dispositivos de sinalização, conforme SP 402.1325800.2018. Quando tudo estiver estabelecido, uma série de contratos de manutenção de equipamentos consumidores de gás e de fornecimento de gás são celebrados entre a organização fornecedora de gás e o requerente.

O gás é aprovado para operação e testado, e instruções de segurança são fornecidas ao proprietário.

Aqui, talvez, estejam todas as etapas que precisam ser concluídas no caminho para a gaseificação de um apartamento.

Proibições para proprietários de apartamentos gaseificados

Depois de ter o aquecimento autónomo à sua disposição, não deve pensar que agora pode utilizar o gás como quiser. Existem certas restrições e proibições.

Verificação de equipamentos que utilizam gás
Durante o comissionamento de aparelhos a gás, bem como durante a manutenção, especialistas fornecem instruções sobre as regras de utilização dos equipamentos e fazem comentários aos proprietários caso percebam pequenas infrações

Por exemplo, é estritamente proibido realizar gaseificação não autorizada. O que isso inclui é a saída de tubulações de gás para gazebos, garagens, galpões, porões locais e assim por diante. Conectar equipamentos não cadastrados no Cadastro Estadual, mesmo que você queira apenas trocar um aparelho por outro.Para fazer isso, você precisa convidar especialistas.

Você não pode reformar uma sala onde é fornecido gás sem aprovação prévia. Acontece que após a instalação dos dispositivos, as pessoas começam a remover partições temporárias.

Não pense que tal truque passará despercebido. Na próxima manutenção, seu projeto engenhoso poderá ser destruído. SP e SNiPs que regulamentam a instalação de caldeiras a gás em apartamento não são cancelados após a instalação dos aparelhos.

Muitas vezes acontece que os usuários desligam a automação e os alarmes se forem acionados por um mau funcionamento do equipamento. Não é recomendável fazer isso em hipótese alguma, lembre-se que você está arriscando não só o seu patrimônio e, o mais importante, a sua vida, mas também de outras pessoas, já que mora em um prédio de apartamentos.

Outro requisito razoável é que você não pode deixar dispositivos que não foram projetados para uso prolongado sem supervisão durante sua ausência. Estamos, claro, a falar de fogões a gás e de aquecedores de água instantâneos, mesmo que estejam equipados com desligamento automático de emergência. Afinal, estamos falando de gás combustível explosivo e inflamável.

O gás não deve ser utilizado para outros fins (eletrodomésticos). Sim, e é proibido dormir em caldeiras, afinal, não é à toa que esses quartos devem ser de tipo não residencial.

Explosão de gás
A violação das regras de operação de equipamentos que utilizam gás leva a explosões e incêndios. Tendo notado problemas a tempo, os especialistas também podem desligar o fornecimento de gás e rescindir o contrato com o proprietário do apartamento

Em geral, cada proprietário de uma instalação de distribuição de gás deve ser instruído sobre os seus direitos e obrigações antes de colocar o gasoduto em operação.

Responsabilidades do proprietário de um apartamento gaseificado

Se você se tornou o feliz proprietário de um apartamento com aquecimento autônomo, lembre-se de que não tem apenas proibições, mas também responsabilidades. Você é obrigado a seguir as regras para uso de gás em casa.

Entre eles:

  • a necessidade de estudar cuidadosamente as instruções de uso dos dispositivos alimentados a gás;
  • monitorar cuidadosamente o funcionamento ideal de todos os dispositivos, chaminés e dutos de ventilação;
  • certifique-se cuidadosamente de que a tiragem esteja no nível adequado e limpe periodicamente o duto de exaustão de fumos;
  • comunicar imediatamente ao departamento de distribuição de gás todos os problemas que surjam com os equipamentos sob controlo, nomeadamente sobre possíveis fugas no fornecimento de gás fora do apartamento;
  • em caso de perda repentina de fornecimento de gás, feche todas as válvulas dos queimadores e tubulações de abastecimento, ligue 04 para esclarecer os motivos;
  • a qualquer hora do dia, permitir que os funcionários do departamento de distribuição de gás inspecionem os equipamentos quando for enviado ao seu escritório um sinal sobre uma possível emergência;
  • admitir especialistas para manutenção e inspeções;
  • pagar pontualmente os recursos recebidos conforme indicações da UIP;
  • Mantenha as crianças afastadas do funcionamento de aparelhos a gás.

Entre outras coisas, ao sair por mais de um mês, você deve avisar o serviço de gás e deixar seu número de telefone atual para contato em caso de mau funcionamento da linha.

Vazamento de gás
Mesmo um pequeno vazamento na linha a longo prazo pode causar explosão ou incêndio. Portanto, ao sair, não deixe nem mesmo equipamentos duráveis ​​trancados sem vigilância por longos períodos de tempo.

Os requisitos não são tão complicados, não será difícil cumpri-los e também garantirá a sua segurança.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

O que fazer se houver vazamento de gás no apartamento:

Assim, a questão de saber se é possível instalar uma caldeira a gás e equipamentos relacionados num apartamento pode ser respondida positivamente. Mas para isso é preciso ter condições técnicas adequadas, a documentação necessária, ter paciência e passar por todas essas etapas.

Muitos apartamentos na Rússia têm aquecimento autônomo, então você também tem a chance de aproveitar essa oportunidade.

Você gaseificou seu apartamento? Talvez você esteja planejando ou seja categoricamente contra tais ações dentro do MKD? Escreva sua opinião nos comentários, e também tire dúvidas de seu interesse.

Comentários dos visitantes
  1. Artigo muito útil, quanto custará a instalação de gás no seu apartamento no rés-do-chão?

  2. Svetlana

    Considero uma imprudência da Administração e do Comité de Gestão instalar o IGK de forma voluntária e obrigatória num edifício de apartamentos com 47 anos. E ao longo dos anos, nem uma única reparação GRANDE foi realizada, e também nenhuma reparação atual foi realizada, exceto remendos no telhado, após os quais os vazamentos pioraram ainda mais. Todas as redes de engenharia estão desgastadas física e moralmente há muito tempo. Há problemas com o abastecimento de água: durante o dia há água, às vezes não há água e às vezes as pessoas vivem vários dias sem água. As cozinhas dos apartamentos têm 6 m2, algumas são ainda mais pequenas. Acontece que em vez de uma cozinha haverá uma sala de caldeira. Penso que isto é vandalismo, a renovação dos apartamentos após a sua reconstrução passa a ser por conta do proprietário. Tanto a manutenção como toda a responsabilidade pelos seus equipamentos são do proprietário. A ilegalidade e a verdade não podem ser encontradas, porque no nosso país quem tem mais direitos tem razão.

  3. Elena

    É estritamente proibido em apartamentos lineares!!!Não há troca de ar suficiente lá, não importa quais entradas e saídas de ar você faça! deve haver ventilação natural, o que é impossível em um apartamento linear. E o monóxido de carbono não sobe para o exaustor - é pesado o suficiente para isso. Além disso, as caldeiras modernas, especialmente as montadas no chão, são feitas deliberadamente em violação dos padrões GOST. ! Por que isso é feito - e por que é “ranho” e guerra?...uma pequena fornalha, falta de tiragem na própria caldeira (a tiragem não deve ser verificada com fósforo, mas com um pedaço de papel no local onde a caldeira leva ar para combustão), até o fornecimento de gás ao queimador é interrompido. “Especologistas” e “engenheiros” não conhecem a lei de Bernoulli e não querem saber. O monóxido de carbono simplesmente não sobe pela chaminé, mas é formado quando o dióxido de carbono é aquecido acima de 150 graus. Justamente quando o metano queima, forma-se dióxido de carbono + água. Essa é a “fumaça” que sai da chaminé. Mas se as regulamentações estaduais forem violadas, com uma grande resistência aerodinâmica das caldeiras (eficiência 90 por cento), esse dióxido de carbono simplesmente queima ali, e como a tiragem dentro da própria caldeira foi removida, o monóxido de carbono ali é centenas de vezes maior do que o normal. Nesse caso, você nem verá “ fumaça" da chaminé. A molécula de monóxido de carbono consiste em dois átomos, ela não subirá com alegria, mas correrá muito mais facilmente para o gás, já que o gás se comporta como a água. E então você não tem troca de ar adequada em o trimestre linear... danem-se, camaradas, 300 por cento. Tudo isso já foi testado, infelizmente, por experiência pessoal. E custa muita perda de saúde e dinheiro. Não dê ouvidos aos conselhos de shabashniks analfabetos - “engenheiros”... No nosso país, idiotas nus e com aparência inteligente gostam de “entender” tudo.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica