Como nivelar o chão do banheiro com as próprias mãos: instruções passo a passo, materiais necessários
Inspecionar o local antes de trocar uma banheira sempre traz surpresas.Na maioria dos casos, a base assentada com piso foi feita incorretamente desde o início ou cedeu com o tempo. Em geral precisa ser trocado ou consertado, mas como nivelar o piso do banheiro para não fazer trabalhos desnecessários e o resultado do nivelamento durar muito tempo?
O conteúdo do artigo:
Qual é o requisito de cobertura?
A pior solução é não nivelar, deixar tudo como está. Claramente não há necessidade de contar com o fato de que as diferenças de altura podem ser compensadas usando almofadas ou ajustando as pernas dos parafusos. O piso precisa ser nivelado por vários motivos. Pelo menos para que você possa instalar uma banheira nova sem problemas, e a água e todos os líquidos que caem no chão não escorram por baixo dela e não se acumulem em uma poça.
Não se trata apenas de derrubar o revestimento antigo e colocar um novo. O piso sob o banheiro, como em todo o cômodo, deve atender a alguns requisitos:
- A superfície deve ser plana e estritamente horizontal. Essas duas condições ajudarão ao definir a inclinação do dreno em novas tubulações de esgoto e banheiras. Além disso, sem um contrapiso plano, é impossível colocar um revestimento de piso normal.
- Impermeabilização de alta qualidade. O piso, principalmente do banheiro, não deve vazar para os vizinhos do andar de baixo. Além disso, um piso mal seco e sempre úmido cria condições adicionais para o desenvolvimento de fungos sob os ladrilhos e nas paredes.
- Presença de isolamento sob a betonilha em toda a superfície.
O piso frio do banheiro significa que a evaporação da água será muito pior.As costuras permanecerão cruas.
Instruções passo a passo
É claro que antes de nivelar a superfície será necessário desmontar a banheira antiga e retirar todos os objetos que estejam no chão ou que possam atrapalhar o trabalho. O plano de nivelamento da base sob a banheira consiste em quatro operações sequenciais:
- Cortamos o excesso, limpamos o adesivo de alvenaria antigo, retiramos pedaços de ladrilho, betonilha cimento-areia e impermeabilizantes. Se o piso sob o banheiro não foi isolado e o restante da superfície foi coberto com isolamento térmico, será necessário remover tudo até a base áspera da laje.
- Reforçamos a superfície do concreto ou betonilha, reparamos todas as fissuras, com certeza ficarão na área embaixo da banheira devido ao constante encharcamento do concreto.
- Aplicar a primeira camada de impermeabilizante.
- Instalamos isolamento.
- Fazemos uma régua de nivelamento sobre a camada isolante.
- Finalizar a impermeabilização do piso.
Finalmente, o piso é colocado. Podem ser ladrilhos ou piso autonivelante. Linóleo ou laminado não cabe em uma sala úmida. Sempre estará úmido sob o painel de linóleo e, portanto, podem aparecer fungos. Não adianta colocar ripas diretamente na betonilha sob a banheira, o revestimento ficará inutilizável após apenas um ano de serviço.
Preparando a superfície
Em primeiro lugar, retiramos as canalizações existentes na divisão, retiramos a banheira, retiramos canos de esgoto, ralos e tudo o que possa interferir no correto nivelamento do piso. Restos de adesivo para azulejos podem ser limpos com espátula. Não adianta cortar com cinzel, você pode fazer um furo que depois será difícil de nivelar.
Primeiro derrubamos pedaços das paredes com um furador, com cuidado e sem fanatismo. Se houver uma camada de isolamento sob os ladrilhos, ela também precisará ser cortada e removida.Muito provavelmente, argila expandida comum foi usada como isolamento térmico para o piso do banheiro e, para impermeabilização, os construtores costumam colocar feltro de vidro ou, pior ainda, pedaços de feltro colados com resina nas juntas.
Tudo isso precisa ser cortado até a laje de concreto. Por que é que? Em primeiro lugar, o antigo isolamento do piso, especialmente a área debaixo da casa de banho, já perdeu claramente metade das suas qualidades de isolamento térmico. Portanto, se você está nivelando o piso do banheiro, por que não restaurar o isolamento?
Em segundo lugar, é muito importante obter uma margem para a espessura da futura betonilha. Se a altura da laje de concreto até o nível da soleira da porta for de pelo menos 150 mm, o isolamento e o nivelamento do piso não serão difíceis. Mas se a diferença de altura for de apenas 30-50 mm, poderão surgir problemas. Para fazer uma betonilha resistente de cimento-areia, nivelar o piso para o assentamento de ladrilhos e até mesmo aplicar impermeabilizantes e isolamentos em todo o piso do banheiro, uma reserva de 50 mm claramente não é suficiente.
Após a limpeza, retirada de entulhos e resíduos de betonilha com isolamento térmico antigo, deve-se deixar uma superfície limpa e seca da laje.
Preparando a Laje
O primeiro passo é reparar a laje. Ao longo do perímetro da divisão ao longo das paredes, na zona por baixo da casa de banho, por onde entrava água, podiam surgir fissuras e manchas de ferragens enferrujadas no betão. Todas as fissuras devem ser tratadas com primer de penetração profunda e esfregadas com mistura de reparo.
Antes de nivelar o piso, é necessário “consertar” a laje. Preste atenção especial às juntas ao longo da borda inferior das paredes. O material restante é removido com espátula e lixado.
Camada inferior de impermeabilização
Recomenda-se a aplicação de duas camadas de impermeabilizante de borracha ou butil estireno no topo da laje de concreto.Aplique a cada 4 horas, certifique-se de colocar uma placa de fibra sob os pés para que os sapatos não rasguem a camada de borracha ainda macia. Também é necessário colar a borda inferior das paredes para obter uma banheira improvisada de 10 cm de altura.
Os construtores frequentemente criticam o uso de uma camada base de impermeabilização. Acredita-se que este esquema seja utilizado apenas em pisos de banheiros de residências particulares, mas para um apartamento a proteção contra água ao longo da laje é relevante, principalmente porque não é necessário nivelar o piso.
Na verdade, é necessária impermeabilização adicional para proteger o isolamento e a betonilha da água. Se um vizinho sofrer uma inundação na parede ou no andar de cima, a água fluirá ao longo das juntas das lajes. Isso significa que a argila expandida pode ficar molhada. Então você precisará mudar tudo e nivelar o chão do zero.
Escolhendo uma solução
Após a secagem da camada impermeabilizante áspera, é necessário instalar um nível de laser no piso e fazer um mapa das diferenças de altura da superfície. Simplesmente usamos uma régua para medir a distância do chão à viga. Você precisa ir do centro para cada parede e ao longo das diagonais até os cantos. Este mapa será útil quando você precisar finalmente nivelar o chão do banheiro.
O próximo passo é preencher a betonilha e colocar o isolamento. Dependendo do esquema escolhido de isolamento térmico do piso do banheiro, são utilizados dois tipos de isolamento:
- Penoplex ou EPPS com 25 mm de espessura;
- Argila expandida de duas frações, areia (até 5 mm) e brita (tamanho do pellet até 15 mm).
Se a diferença de altura entre o nível de soleira e a impermeabilização for muito grande, pode-se colocar folhas de espuma de 50 mm de espessura, duas camadas de 25 mm cada com juntas sobrepostas.No banheiro é ainda melhor usar penoplex, pois é mais resistente e mantém melhor seu tamanho sob pressão, o que será muito útil quando for necessário colocar e nivelar o revestimento do piso.
O piso em si só pode ser nivelado com uma mistura de cimento e areia (CSM) ou um polímero compósito autonivelante (piso autonivelante). O DSP pode ser adquirido pronto em sacos de 10 kg e 30 kg. A mistura, que pode ser usada para nivelar qualquer piso, é bem possível de fazer com as próprias mãos. A mistura é feita com cimento ShPTs300: 1 parte mais 2,5 partes de areia de rio lavada, peneirada e seca. Após amassar, adicione 100 ml de PVA ao balde da solução preparada. Mas se você nunca teve que nivelar pisos antes, é melhor comprar um DSP pronto.
As misturas autonivelantes são utilizadas apenas para o nivelamento final. O piso autonivelante é bastante caro, então não faz sentido nivelar o contrapiso com ele.
Betonilha molhada
Em qualquer caso, a primeira camada de impermeabilização do fundo deverá ser feita por DSP. Se os pisos do banheiro forem muito curvos ou tiverem uma grande inclinação, uma betonilha áspera ajudará a pré-nivelar a superfície a um nível aceitável. O que não pode ser nivelado nesta fase pode ser compensado com pisos autonivelantes ou no assentamento de ladrilhos.
A betonilha áspera pode ser feita usando tecnologia de laje:
- Colocamos na superfície buchas de madeira (50x30x20 mm) em fileiras, uma a cada 30 cm.No topo das buchas colocamos tiras de metal ou, melhor ainda, malha de fibra de vidro com célula de 15 mm. Cada faixa deve ser verificada quanto ao nível e, se possível, nivelada horizontalmente.
- Despeje a solução, sua consistência deve ser mais líquida que o creme de leite espesso. Preencha todo o piso para que a malha fique completamente escondida sob a camada DSP.
- Assim que a mistura começar a endurecer, borrife um pouco de água sobre a superfície e use um esfregão de madeira para nivelar a betonilha ainda líquida, mas já viscosa.
Você pode nivelá-lo seguindo dois cabos de tinta esticados acima do chão em paredes opostas ou seguindo o feixe de um nível de laser. Assim que a mistura engrossa até aparecerem vestígios da superfície da ferramenta, a porta do banheiro fica fechada por um dia. Por mais três dias a mesa ganhará força. Durante esse período, você ainda pode limpar algo e nivelar sua superfície.
Com argila expandida
Se a tarefa fosse apenas nivelar o piso sem isolamento, seria possível não fazer uma betonilha áspera. Já para assentamento de EPS ou preenchimento com argila expandida, deve-se fazer um nivelamento preliminar com preenchimento de DSP. Caso contrário, com o tempo, sob carga, os pellets se moveriam ao longo da encosta em direção a uma das paredes e se formariam buracos no chão em algum lugar sob o banheiro.
Para isolamento, você precisa colocar uma camada argila expandida, primeiro com areia fina (areia) de 10-20 mm, depois com brita de argila expandida de até 100 mm de espessura.
Semi seco
A maior parte da solução é gasta na betonilha colocada sobre o isolamento. Assim, ao tentar nivelar o piso, a espessura da camada de argamassa aumenta.
Para espaços de banho pequenos, pode-se utilizar a opção semisseca, quando o isolamento do aterro não fica escondido sob uma camada de argamassa, mas é pré-revestido com painéis de partículas de cimento impermeáveis ou placas de gesso impermeáveis.
As juntas entre as telhas individuais, bem como a linha de encontro do piso com as paredes do banheiro, são seladas com selante ou fita isolante especial.
Misturas autonivelantes
É evidente que a aplicação do isolamento térmico com posterior betonilha com tecnologia húmida ou semi-seca não garante uma superfície plana. A solução pode encolher ou as lajes podem ficar irregulares no isolamento. Em geral, antes do assentamento de ladrilhos ou qualquer outro revestimento de piso, o piso deve estar totalmente nivelado.
A maneira mais fácil é usar uma mistura autonivelante. Este é um pó polimérico de resina auto-endurecível com carga mineral. A composição é diluída com água ou um solvente especial até obter um líquido viscoso.
Para nivelar o piso sob os ladrilhos, basta preenchê-lo com polímero líquido para que a camada tenha pelo menos 25 mm de espessura. Se você fizer isso de acordo com as instruções, o piso ficará forte e rígido, você poderá instalar uma banheira ou qualquer outro encanamento.
Pisos autonivelantes não apresentam resistência adequada a detergentes e água com sabão derramados da banheira, por isso o ambiente necessita de impermeabilização e azulejos adicionais. Não há mais necessidade de nivelar essa base.
Instalamos beacons
Se você nivelar o piso de acordo com o esquema tradicional com isolamento de argila expandida e betonilha úmida, não poderá prescindir de balizas. São longas ripas de lariço ou carvalho impregnadas com óleo secante, que ajudam a nivelar o piso do banheiro no plano horizontal.
As balizas são colocadas sobre uma base sólida (laje), sobre a qual é despejada argila expandida, e fixadas com o auxílio de suportes. Se não usar isolamento, pode nivelar e fixar com uma pequena quantidade de gesso. As balizas podem ser colocadas em lajes de EPS, mas não em argila expandida, caso contrário será impossível nivelá-las.
Assim que as bordas superiores de todas as ripas estiverem alinhadas no mesmo plano horizontal, você pode colocar a mesa DSP.
Preenchendo a mesa
Para nivelar o piso do banheiro ao longo das balizas, pode-se usar uma solução líquida, mas existe o risco das guias flutuarem (espremendo as ripas de madeira). Além disso, misturas de cimento-areia com grande quantidade de água causam forte retração.
Portanto, para o banheiro é preferível utilizar uma solução de média viscosidade, que é misturada em grandes tanques (recipientes) e descarregada no espaço entre as balizas, para que a mistura preencha uniformemente todo o espaço sob as ripas.
Após o assentamento de parte da estrutura central de fibra, o piso de concreto deve ser nivelado conforme a regra. Para isso, a ferramenta é apoiada nas ripas do farol e puxada no plano horizontal. Dependendo do tamanho do banheiro, será necessário despejar a solução e nivelar o piso várias vezes. O número específico de repetições depende de quão longe você consegue chegar com a regra nas balizas e nivelar a mesa.
Nivelamento para ladrilhos
À temperatura ambiente, a betonilha endurece em 5-6 horas até atingir um estado semissólido. Ou seja, o material DSP já é duro, mas ainda pode ser cortado com espátula ou faca. Se você colocar uma folha de compensado de 12 mm na mesa, poderá caminhar com cuidado sobre o DSP ainda fresco.
Nesta fase, é necessário finalmente nivelar o piso do banheiro. Você pode usar um nível de laser, mas um nível de bolha é melhor. Com a sua ajuda verificamos a presença de declives, saliências e buracos no chão. É preciso cortar o excesso de argamassa com uma espátula e depois lixar com régua de plástico e água. Desta forma, você precisa nivelar todo o piso.
Além disso, é necessário retirar as ripas de madeira das balizas da betonilha. Se o material não for madeira, podem ser deixados em concreto.
Fazemos impermeabilização
Não antes de três dias depois, uma camada de isolamento deve ser aplicada no piso do banheiro.Se tiver tempo, é preciso limpar os restos de argamassa que caíram nas paredes do banheiro, retirar o DSP seco dos cantos, limpar e nivelar o piso em frente à soleira. O piso deve estar perfeitamente seco e limpo.
Se for necessário lixar adicionalmente a betonilha para remover o defeito e nivelar a superfície, após o trabalho o concreto deverá ser lavado e seco. Caso contrário, a impermeabilização poderá não aderir à superfície de cimento.
Para banheiro, recomenda-se a aplicação de impermeabilizante em duas camadas ou uma vez, mas com aplicação prévia de primer no cimento. Não há muita diferença, mas não se deve colocar uma camada de impermeabilização muito espessa. Não será possível nivelar o piso, só causará problemas no revestimento do piso.
A impermeabilização é colada na parte inferior das paredes com sobreposição ao piso. Isso é feito para evitar que a água escorra para a junta entre o piso e as paredes do banheiro. O primer é aplicado várias horas antes da camada principal de isolamento, sendo preferível usar um pincel de cerdas semiduras.
O isolamento propriamente dito é aplicado com rolo ou pincel, dependendo da viscosidade do material. Normalmente o piso do banheiro é “enrolado” duas vezes: nas direções longitudinal e transversal.
Importante! Após a instalação da impermeabilização, será impossível nivelar o piso limpando o concreto. Portanto, todas as operações de acabamento na superfície de concreto devem ser concluídas antes da impermeabilização.
Materiais necessários
Para nivelar o piso não é necessário o uso de materiais importados caros. Existem algumas coisas que você mesmo pode fazer, por exemplo, DSP. À venda, um saco de 50 kg custará de 230 a 250 rublos, mas se você fizer isso sozinho, só terá que gastar dinheiro com cimento ShPTs300. Um tanque de dez litros de argamassa de cimento e areia pré-misturada exigirá cerca de 4 kg de cimento.
Para pisos autonivelantes, você pode comprar uma mistura autonivelante Knauf ou o mesmo “Prospector”, que custará menos, embora demore mais para nivelar.
Para isolar o chão do banheiro você vai precisar de pelo menos um cubo de argila expandida, é barato, até 50 rublos. bolsa. Para faróis é preferível comprar ripas de plástico ou alumínio, depois de nivelado o piso podem ser deixadas na betonilha.
Para impermeabilização, é adequado “Penetron” ou qualquer outro material de composição semelhante.
É perfeitamente possível nivelar o chão da casa de banho mesmo por conta própria, sem o envolvimento de artesãos e especialistas. Basta seguir a sequência do trabalho e não tentar agilizar o processo. Você precisa nivelar o chão do banheiro uma vez, mas com eficiência, e esquecer os problemas do passado.
Conte-nos sobre sua experiência e como você nivela o piso do banheiro ou de outros cômodos. Quais problemas surgiram e como foram resolvidos durante a obra.