Como escolher um exaustor em vez de um fogão a gás: quais critérios considerar na escolha de um modelo adequado
Quaisquer odores que surjam durante o processo de cozimento não devem sair da cozinha.Concordo que o aroma até da mais deliciosa torta caseira não tem lugar na sala ou no quarto. Um bom equipamento de exaustão pode lidar facilmente com os aromas até dos pratos mais complexos e purificar o ar com eficácia. Sabendo escolher um exaustor em vez de um fogão a gás, qualquer dona de casa poderá criar suas próprias obras-primas culinárias sem medo de encher o apartamento de odores indesejados.
Nesta publicação veremos os tipos de exaustores, determinaremos suas vantagens e desvantagens, falaremos sobre os meandros da seleção do modelo ideal e os princípios para calcular o desempenho necessário do equipamento.
O conteúdo do artigo:
Que problemas o capô resolve?
Remover odores de cozinha não é a única tarefa de um exaustor de qualidade. Além disso, partículas de gordura separadas durante a fritura, bem como possíveis fuligem e produtos de combustão, também são transportadas junto com o fluxo de ar. Equipamentos potentes ajudam a manter os móveis e os backsplashes da cozinha limpos, pois qualquer coisa que possa ter se depositado nas superfícies de trabalho vai para o duto de ar.
A purificação do ar é outra função do dispositivo de exaustão. Porém, esta opção não está disponível em todos os modelos: apenas as coifas recirculantes podem purificar o ar poluído, retirando-lhe todas as impurezas, o que tem um efeito positivo no microclima interno da casa.
Além disso, os exaustores para fogões domésticos a gás também são uma peça de mobiliário impressionante. Os modelos modernos se encaixam perfeitamente em qualquer design popular: exaustores lacônicos recirculantes enfatizam delicadamente a decoração em estilo minimalista ou de alta tecnologia, e poderosas unidades abobadadas tornam-se uma parte orgânica tanto da direção clássica quanto do estilo provençal.
Tipos de exaustores para fogões a gás
Para decidir qual exaustor é necessário especificamente para o seu fogão a gás, vale a pena conhecer suas variedades.
Com base no princípio da purificação do ar, os exaustores são divididos em: recirculação, com saída para ventilação E combinadooperando em modo de exaustão ou recirculação. Vamos falar sobre os dois primeiros com mais detalhes.
Exaustores de cozinha recirculantes
A purificação do ar em tal exaustor ocorre devido a filtros especiais. A massa de ar é conduzida pelo duto de ar e supera o filtro grosso de gordura, que retém os produtos da combustão e a suspensão de gordura. Em seguida, o ar livre de partículas poluentes é purificado de odores por meio de um filtro especial - na maioria das vezes carvão.
Na verdade, tal exaustor “conduz” o mesmo ar, simplesmente passando-o pelo seu sistema de filtragem. Como resultado, o comprador recebe ar grosseiramente purificado, não isento de excesso de umidade e não enriquecido com oxigênio.
As vantagens desses modelos são o custo, a simplicidade de design e a instalação direta, pois não precisam estar conectados ao sistema de ventilação.
No entanto, há uma desvantagem significativa: o filtro de limpeza deve ser trocado periodicamente. A frequência de substituição depende das recomendações do fabricante e da intensidade do trabalho: quanto mais você cozinha, mais rápido o dispositivo de filtração fica entupido. Ao mesmo tempo, as modificações de recirculação são caracterizadas por menor produtividade.
As desvantagens de tais exaustores são mínimas em comparação com o design espetacular. Os modelos que funcionam segundo o princípio da recirculação são ideais para cozinhas pequenas, pois não sobrecarregam visualmente o espaço já limitado.
Falamos com mais detalhes sobre o desenho de um exaustor com recirculação em próximo artigo.
Capuzes de fluxo ou exaustão
Estes são dispositivos mais complexos que funcionam com um princípio diferente. O equipamento aspira correntes de ar que passam pelo duto e são liberadas para fora. Eles só custam filtro de gordura.
Esses dispositivos não funcionam sem sistema de ventilação ou fluxo de ar direto. Esta é a principal desvantagem de uma coifa de passagem: ela deve ser conectada a um duto de ar, que deve descarregar o ar de exaustão para a rua ou para o poço do sistema de ventilação.
Além da complexidade de instalação exaustor com saída de ventilação e custa significativamente mais.Porém, tudo isso é compensado pelo desempenho: são os modelos flow-through que poderão proporcionar a máxima purificação do ar de odores, fuligem, graxa e excesso de umidade.
Os exaustores dos fogões também são divididos de acordo com o princípio de instalação. Segundo esse critério, os equipamentos são divididos em três tipos: embutidos, suspensos planos e em cúpula.
Então, capuzes embutidos montado diretamente em módulos de cozinha suspensos. Normalmente estes são dispositivos de recirculação, muitas vezes com um design retrátil telescópico. A principal vantagem desse capô é sua compactação e imperceptibilidade. Este modelo cabe em quase qualquer interior.
Capuzes planos suspensos ou inclinados também costumam funcionar com base no princípio da recirculação. Mas também existem modelos de fluxo que permitem a remoção do ar poluído para a rua ou para o poço do sistema de ventilação.
O equipamento pode ser suspenso sob um armário ou prateleira ou montado como uma unidade separada.
Os exaustores de cúpula ou lareira são os modelos mais potentes e, infelizmente, os mais caros.
Tais equipamentos caracterizam-se pela maior produtividade e abundância de opções adicionais, podendo ser combinados - trabalhar, se necessário, em modo de exaustão, retirando o ar de exaustão para fora da sala, ou recirculação, purificando as massas de ar contaminadas e devolvendo-as à sala .
Então, quais exaustores são mais adequados para fogões a gás? Objetivamente, trata-se de modelos de fluxo contínuo com saída para a rua. Durante o funcionamento de um fogão ou fogão a gás, formam-se fuligem e produtos de combustão da mistura gás-ar, por isso é melhor ventilar o ar para fora, sendo também importante cuidar da correta disposição ventilação na cozinha.
Opções de recirculação mais simples também são adequadas para placas elétricas. Também são adequados para uma cozinha com fogão a gás, mas o comprador deverá selecionar com mais cuidado um modelo adequado às condições de sua casa.
Critérios para escolher um exaustor
O futuro proprietário deve optar por escoamento, recirculação ou exaustor combinado e decidir o tipo de instalação.
O comprador também deve prestar atenção a vários outros aspectos importantes na escolha de um exaustor para fogão a gás.
- Largura do capô deve ser maior ou igual à largura da laje. Só assim o equipamento será capaz de captar totalmente os fluxos de ar poluído.Assim, o tamanho ideal para um exaustor eficaz sobre um fogão a gás com 60 cm de largura seria um modelo com 90 cm de largura.
- Número de modos de velocidade — quanto mais deles estiverem presentes no exaustor, mais flexível será o seu funcionamento.
- Nível de ruídogerado pelo equipamento durante a operação deve ser aceitável para a família. Os modelos que operam silenciosamente não produzem sons mais altos que 45 dB. O nível médio de ruído para um exaustor em funcionamento normal é de cerca de 50 dB. Você pode descobrir o limite de ruído em cada modo de operação nas instruções ou na folha de dados do exaustor.
- Tipo de controle do capô deve ser amigável. O mecânico envolve interruptores de modo rotativo, o eletrônico é realizado por meio de um painel sensível ao toque ou remotamente graças ao controle remoto. Capuzes controlados por botões convencionais também são procurados. Porém, os espaços entre os botões e o corpo do capô muitas vezes ficam sujos, o que causa transtornos adicionais às donas de casa.
- Opções avançadas, por exemplo, a iluminação ou a presença de lâmpadas desinfetantes especiais serão um bônus agradável para um modelo de alta qualidade.
Desempenho do equipamento – a característica mais importante de um exaustor, sobre a qual vale a pena falar com mais detalhes. Este parâmetro mostra quantos metros cúbicos de ar o dispositivo pode efetivamente passar por si mesmo em uma hora.
Quanto maior o desempenho do capô, melhor. Porém, à medida que aumenta, o ruído do equipamento também aumenta. A seleção de um exaustor com base no seu desempenho requer uma abordagem particularmente responsável.É melhor calcular antecipadamente o volume de ar que precisa ser processado pelo dispositivo de exaustão.
Cálculo do desempenho mínimo permitido
Para não se enganar na escolha e compra do modelo ideal para a sua cozinha, você deve se familiarizar com a fórmula de cálculo do desempenho dos exaustores.
Os cálculos ocorrem em várias etapas.
- Primeiro você precisa multiplicar a área de toda a cozinha pela altura das paredes.
- O resultado obtido é multiplicado pela taxa de troca de ar por hora, que é igual a 12.
- Este valor é multiplicado por um fator adicional de 2. Para placas elétricas é igual a 1,7.
- Ao limite mínimo de desempenho calculado, são adicionados 10% adicionais do seu valor para cada metro de comprimento do tubo do duto de ar e cada uma de suas curvas. Outros 10% são somados em caso de emergência. O resultado obtido é definitivo.
Existe uma fórmula de cálculo mais simples, segundo a qual o volume da cozinha (produto da área pela altura das paredes) deve ser aumentado 10 vezes.
A fórmula simplificada de cálculo do desempenho mínimo do exaustor não tem em consideração as nuances mais importantes: o tipo de placa, o comprimento do tubo da conduta de ar e as suas curvas. Recomendamos que você leia cálculo do capô, levando em consideração todas as nuances.
Com base nesses cálculos, você poderá saber se o exaustor instalado atende às suas necessidades. Talvez o dispositivo deva ser alterado para um mais potente.
Características de instalação de exaustor acima do fogão
Desempenha um papel importante na eficiência da operação do equipamento. altura de suspensão do capô. Para que o equipamento limpe o ar de forma eficiente, é necessário manter uma certa distância entre ele e a placa.
É necessário instalar o exaustor por cima do fogão a gás a uma altura de pelo menos 75 cm, o que protegerá o aparelho de danos causados pelas altas temperaturas e não afetará o funcionamento da placa.
Exaustores muito potentes podem ser pendurados um pouco mais longe, pois as correntes de ar podem extinguir parcialmente a chama, fazendo com que os queimadores funcionem de forma irregular. Para fogões elétricos, uma distância de 60 cm é considerada aceitável.
Não devemos esquecer o crescimento da anfitriã. O equipamento deve ser suspenso de forma que o proprietário possa chegar facilmente ao seu painel de controle. A instalação em uma altura adequada para o comprador protegerá adicionalmente a pessoa contra queimaduras acidentais.
Além da ventilação, é importante garantir o fluxo de ar para o ambiente no volume necessário. Para que isso pode ser usado? válvula de alimentação para a parede.
Também recomendamos que você consulte o detalhado guia de instalação do exaustor três tipos diferentes: embutido, inclinado e cúpula.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Substituir o filtro de carbono em uma coifa recirculante é um procedimento bastante comum. No entanto, você pode tentar restaurar um filtro que ficou inutilizável. O vídeo mostra como isso pode ser feito:
Uma escolha competente de exaustor para fogão a gás evitará muitos problemas aos proprietários.Portanto, você deve tratar a compra desses equipamentos com total responsabilidade e adquirir modelos que correspondam totalmente à área da cozinha. E então nem um único cheiro estranho penetrará nas outras salas, e a cozinha em si se tornará o mais segura possível.
Você ainda tem dúvidas sobre como escolher um capuz? Ou gostaria de complementar nosso artigo com recomendações úteis? Escreva seus comentários, faça perguntas, participe da discussão - o formulário de feedback está localizado abaixo.
Muito obrigado, tudo é claro e compreensível!