Fossa de plástico: como escolher um recipiente e organizar adequadamente uma fossa de plástico
O projeto mais simples entre as opções disponíveis para instalação de tanque de armazenamento para rede de esgoto autônoma é uma fossa plástica.
A chave para a operação estável do sistema de esgoto é a escolha competente de um tanque de armazenamento de plástico e o cumprimento estrito da tecnologia de instalação.
Vamos tentar entender todos os meandros da escolha, instalação e operação de recipientes para resíduos plásticos
O conteúdo do artigo:
Vantagens e desvantagens dos tanques de plástico
Uma fossa é um tanque de armazenamento para coleta e posterior bombeamento de águas residuais provenientes da casa através canos de esgoto. O uso de materiais poliméricos para a fabricação de tais tanques de armazenamento de esgoto é determinado pela viabilidade econômica.
O custo dos contêineres e do polipropileno é 3 a 5 vezes menor do que os análogos feitos dos mesmos anéis de concreto ou concreto monolítico.
Excelente desempenho recipientes de polímero adquiridos devido às propriedades do material utilizado em sua fabricação. O polipropileno é um polímero termoplástico com densidade de 0,9 g/cc.
Amolece apenas a uma temperatura de +140°C, graças ao qual é capaz de tolerar com calma, sem deformação, as oscilações da temperatura ambiente.
Os compostos poliméricos são materiais quimicamente resistentes.
Dentre as vantagens inegáveis dos tanques de armazenamento plásticos, vale destacar as seguintes qualidades:
- força elevada;
- baixa permeabilidade a gases e vapores;
- resistência a flexões repetidas e impactos leves;
- a capacidade de restaurar espontaneamente a forma após efeitos de deformação;
- excelente resistência ao desgaste, aumentando com o aumento do peso molecular;
As fossas plásticas instaladas corretamente são famosas por sua longa vida útil. Se a tecnologia de instalação for seguida e a estrutura for bem mantida, pode durar mais de meio século.
Mas o argumento decisivo na construção de fossas com tanques plásticos de esgoto é a sua estanqueidade. Todos os odores e fumos desagradáveis permanecem no interior da estrutura sem prejudicar o meio ambiente.
Devido à alta estanqueidade do tanque e à ausência de costuras superficiais, o esgoto que entra no tanque permanece em seu interior, sem penetrar no solo e sem poluir as águas subterrâneas.
Mas o baixo peso da estrutura pode servir não só como vantagem, mas também como desvantagem. Com o tempo, sob a pressão do solo circundante, um recipiente leve pode simplesmente ser empurrado para a superfície.
Para evitar que esta situação ocorra, o contêiner é colocado sobre uma base durável feita de laje de concreto armado e fixado a ela.
Alguns usuários que instalaram tanques de resíduos plásticos em seus locais observam que tais estruturas requerem um manuseio cuidadoso durante a instalação. Uma vez que qualquer lasca ou fissura formada devido à violação da tecnologia de instalação torna o funcionamento da estrutura inaceitável.
Critérios para escolher um contêiner corretamente
Empresas especializadas se dedicam à produção de tanques plásticos para fossas. Na fabricação de tanques de armazenamento, eles se orientam pelas normas sanitárias geralmente aceitas, segundo as quais os dispositivos de esgoto devem, antes de tudo, ser seguros para as pessoas e para o meio ambiente.
Dependendo do tipo de localização futura, os barris de plástico estão disponíveis em duas versões:
- Horizontal – produzido especificamente para áreas com elevados níveis de água subterrânea. A desvantagem é a necessidade de construir uma grande cava, por isso são utilizados principalmente em grandes áreas suburbanas.
- Vertical – uma opção clássica, adequada para áreas de qualquer tamanho. Modelos deste tipo são instalados em um poço profundo, mas pequeno. Adequado para áreas com níveis de água subterrânea abaixo de 3,5 - 5,0 m da superfície diurna.
Dependendo da seção transversal, os tanques plásticos são divididos em redondos e retangulares.
Os projetos finalizados já levam em consideração os principais pontos para simplificar a instalação e conexão às tubulações.
A maioria dos tanques destinados à construção de fossas já possui:
- cabeça equipada com tampa de abertura;
- furos tecnológicos para conexão de tubos;
- duto de ar para instalação de tubo de ventilação;
- suportes de ancoragem - fixação em base de concreto.
O gargalo do tanque deve ser largo o suficiente para que várias bombas fecais possam operar sem obstruções. A tampa, dotada de rosca, deve possuir projeções e alças tecnológicas.
Para a construção de fossas, é preferível escolher recipientes que apresentem maior resistência à deformação sob tensões de compressão decorrentes da influência do solo e tensões de tração sob a pressão do meio acumulado.
Os fabricantes obtêm maior resistência criando estruturas multicamadas. As paredes internas do tanque possuem superfície lisa, evitando a formação de depósitos e sedimentos.
A camada externa de um recipiente de polipropileno é fundida em fibra de vidro à base de fibra de vidro e resinas epóxi.
É executado:
- na forma de telas planas;
- na forma de uma ondulação.
O volume do contêiner é calculado com base no número de moradores do domicílio. De acordo com cláusula 2.4 SNiPa 2.04.03-85 É geralmente aceito que em média 25 litros de água são consumidos por dia para as necessidades de uma pessoa em pontos não equipados com rede central de esgoto.
Estão à venda barricas com capacidade para 1200 litros, destinadas à instalação de drenagem ou à organização de um duche de verão, e com volume até 5500 litros ou mais.
A regularidade do bombeamento depende diretamente do volume do tanque instalado. Se você comprar um tanque de armazenamento de resíduos muito pequeno, terá que bombeá-lo mensalmente.
Ao planejar futuras atualizações do sistema, na escolha dos drives, dê preferência a projetos que prevejam a possibilidade de desenvolvimento do sistema no futuro. Para facilitar a manutenção do sistema, escolha tanques equipados com flutuador ou luz que acenda quando o tanque estiver cheio.
Tecnologia de instalação de tanque de esgoto
Considerando o peso relativamente leve do contêiner, a instalação de uma fossa plástica pode ser feita por conta própria, sem a utilização de equipamentos especiais.
Escolhendo um local
A escolha do local para instalação da fossa está relacionada às normas sanitárias vigentes, cuja violação pode acarretar responsabilidade administrativa. Os requisitos de distância padrão que garantem a proteção do solo contra contaminação são especificados em SanPiN 42-128-4690-88.
A fossa de plástico é uma estrutura selada e relativamente segura de usar. Portanto, um tanque de resíduos com fundo fechado pode ser colocado a cinco metros da fachada da casa.
Caso exista um poço, poço ou qualquer outra fonte de água no seu local ou nas proximidades, deve-se manter uma distância de 20 metros dos mesmos. A distância da cerca e da estrada deve ser de dois metros.
Na escolha do local, também é necessário levar em consideração a composição do solo, levando em consideração o nível do lençol freático e a profundidade de congelamento quando a temperatura cai abaixo de zero.
Para garantir a operação eficiente de sistemas autônomos sistema de esgoto No caminho para a cava, o número de voltas do tubo deve ser minimizado. Portanto, é melhor colocar a fossa de forma que a tubulação conectada a ela seja colocada em linha reta, se possível.
Execução de trabalhos de escavação
Tendo determinado, tendo em conta as normas sanitárias, um local para a instalação de uma fossa, marque a superfície com estacas e barbante.
Depois de nivelar a superfície, eles começam a cavar um buraco. Para evitar o congelamento das águas residuais no tanque de armazenamento durante a estação fria, elas são enterradas abaixo do horizonte sazonal de congelamento do solo. Ao extrair o solo, a camada fértil superior pode ser distribuída uniformemente pelos canteiros.
O solo despejado terá que ser transportado para fora do local. Se o lixão for predominantemente arenoso e possuir pequena quantidade de camadas de argila, é aconselhável deixar 1,5 metros cúbicos de areia para encher o recipiente até o topo da escotilha.Se houver grande número de inclusões argilosas, o solo deve ser totalmente substituído por areia de rio ou pedreira.
A largura da cava é maior que a própria estrutura para simplificar o carregamento do tanque e dar espaço para a construção de uma moldura de proteção ao longo das paredes externas. A profundidade da cava corresponde à altura do tanque, levando em consideração a escotilha, mais 20-60 cm para a disposição de uma base de concreto com construção de teto (para instalação na região norte).
Para realizar o trabalho, é necessário preparar um conjunto de ferramentas:
- nível de construção;
- baioneta e pá;
- alguns baldes para escavar solo;
- compactação;
- roleta;
- escada.
Se o solo na fossa de escavação se desintegrar e não segurar bem as paredes, as paredes da fossa serão reforçadas com tijolos para evitar danos mecânicos e fornecer proteção adicional.
Para evitar que o recipiente afunde mais à medida que é enchido, o fundo da cova cavada é concretado. Em áreas com altos níveis de umidade, os especialistas recomendam fazer uma laje reforçada com 20-25 cm de espessura sob o tanque.
A grade de reforço é montada a partir de hastes metálicas de 10-12 mm, fixadas entre si com fio de tricô, e a seguir colocada no fundo da cava e preenchida com argamassa de cimento.
Para concretar o fundo da cava, despeja-se argamassa de cimento sobre uma base nivelada e compactada e aguarda-se até que adquira a resistência necessária. Enquanto a solução não endurece, dois ganchos de metal são inseridos em cada lado ao longo das bordas da mesa para fixar o recipiente a eles.
O endurecimento da camada de cimento levará pelo menos 14 dias, embora de acordo com as regras, devam decorrer pelo menos 28 dias desde o dia do vazamento até o dia da instalação do tanque.
Muitas vezes, para agilizar o processo de construção do esgoto, em vez de vazar, utiliza-se uma laje de concreto armado pronta e de tamanho adequado. Nestes casos, a instalação do tanque de armazenamento pode ser iniciada imediatamente após a imersão da laje na cava.
A única dificuldade é que a laje precisará ser nivelada estritamente ao horizonte para evitar distorções na localização do tanque.
Instalando o tanque na base
O recipiente de plástico é amarrado com cordas e cuidadosamente colocado no buraco. Ao colocar o tanque, o tubo de entrada deve ser direcionado para o tubo de esgoto.
Por meio de ganchos fixados na mesa de concreto, a posição do tanque é fixada. Para reduzir a pressão da espessura do solo no tanque, as paredes externas são revestidas com tijolos.
A disposição do piso superior deve ser prevista e pensada com antecedência. Pode ser feito de tábuas de madeira tratadas com anti-séptico, montadas em painéis ou de betonilha.
O tamanho da sobreposição deve ser tal que cubra completamente as paredes do recipiente de plástico. Em áreas com clima severo, é aconselhável fornecer isolamento térmico externo da escotilha e áreas ao redor das paredes até a profundidade de congelamento, utilizando os materiais disponíveis.
Para reduzir o excesso de pressão em um tanque cheio na estação fria, os vazios entre as paredes da cava são preenchidos com uma mistura de terra e areia. É colocado em camadas e compactado a cada 5-7 cm.
Se na área onde está localizada a fossa a água subterrânea chega muito perto da superfície, artesãos experientes recomendam compactar o espaço ao redor do recipiente com uma mistura de cimento e areia na proporção de 1:4.
Para evitar deformações e rachaduras do plástico sob a pressão do solo à medida que as paredes são compactadas, o recipiente deve ser enchido com água. O nível do líquido despejado no tanque deve ser 20 cm superior ao nível do solo compactado ao longo das paredes. Posteriormente, não será difícil bombear o líquido mergulhando a bomba nele.
Organizando uma escotilha e instalando um tubo de ventilação
Para minimizar a entrada de água da chuva na fossa, o tanque é equipado com escotilha de esgoto. Seu diâmetro tradicional é de 56 a 70 cm.A escotilha de inspeção é equipada com tampa hermeticamente fechada incluída no kit. Pode ser removível ou dobrável.
A uma profundidade abaixo do ponto de congelamento do solo, que é cerca de 90 cm, é fornecida uma tubulação de esgoto, não esquecendo de manter um ângulo de inclinação dentro de 3%. A tubulação de esgoto é conectada à tubulação por meio de um acoplamento de dupla face.
Antes de finalmente encher a parte superior do tanque com terra, verifique mais uma vez se o tubo de ventilação está instalado corretamente e se os tubos que conduzem ao tanque estão vedados.
Ao preencher a parte superior do tanque, argila é usada para criar uma camada à prova de umidade acima do tanque e terra vegetal é usada para decorar a cabeça do tanque.
Regras para usar a unidade
Para prolongar a vida útil de estruturas vedadas ao usar fossas plásticas, é necessário seguir uma série de recomendações:
- Evite colocar polietileno no tanque. As embalagens e sacos de doces são itens absolutamente não degradáveis.
- Não permita que soluções de permanganato de potássio, vários agentes oxidantes e preparações contendo cloro usadas na lavagem entrem nas águas residuais.
- Minimize a entrada de medicamentos e pêlos de animais no reservatório.
Também é aconselhável não despejar restos de cogumelos e vegetais podres na fossa. É melhor compostar os resíduos alimentares.
A entrada de óleo de máquina e anticongelante no sistema de esgoto autônomo também pode causar grandes danos.
Para facilitar o trabalho de limpeza da fossa e agilizar a decomposição do lixo doméstico, recomenda-se a utilização produtos biológicos. Eles lidam com a tarefa com sucesso, sem danificar o recipiente de plástico.
Microrganismos ativos de bioativadores não apenas aceleram o processo de decomposição, mas também liquefazem efetivamente os resíduos de esgoto, reduzindo seu volume.
De acordo com as normas e regulamentos sanitários vigentes, o acionamento deve ser limpo com misturas esterilizantes duas vezes por ano. Este procedimento é realizado após a limpeza do esgoto para poder neutralizar completamente o efeito das bactérias patogênicas por algum tempo.
Para a desinfecção, são utilizadas soluções químicas ácidas suaves que não corroem o plástico.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Como fazer uma fossa com as próprias mãos:
A instalação de uma fossa plástica permite resolver o problema de drenagem no menor tempo possível. Graças à construção de uma estrutura de simples execução, você garantirá uma vida confortável em uma área suburbana, usufruindo dos benefícios habituais da civilização.
Procurando um recipiente para resíduos de plástico? Ou você já tem experiência no uso de estruturas semelhantes? Deixe comentários sobre o artigo, compartilhe as nuances do uso de fossas plásticas e tire dúvidas.
Temos em nosso site uma fossa vertical de plástico porque é a opção mais barata, mas ao mesmo tempo de bastante qualidade e não requer manutenção especial. Não há cheiro na área. Bombeamos aproximadamente uma vez a cada 3-4 meses. Uma equipe de especialistas foi chamada para instalação. Até agora estamos muito satisfeitos, não encontramos nenhuma reclamação ou deficiência neste design.
Mesmo assim, a opção mais simples de fossa são pneus velhos e uma camada de cascalho como filtro. Também chamo isso de “não me importo com os poços de água de todos os vizinhos”. O plástico é a opção mais simples e adequada para quem respeita o próximo e o meio ambiente.
não vai estourar no tempo frio?