Como fazer protetores de neve com as próprias mãos: instruções passo a passo, materiais, fotos

Um detalhe tão simples do telhado como um retentor de neve pode parecer completamente desnecessário e até estragar a aparência do telhado. Na verdade, os benefícios do dispositivo são enormes, desde que seja escolhido um projeto adequado para um determinado telhado e o dispositivo seja instalado corretamente.

Protetor de neve faça você mesmo

Por que são necessárias barreiras no telhado?

Quaisquer estruturas adicionais nas encostas do telhado não apenas prejudicam a aparência, mas também aumentam o risco de vazamentos no telhado. Se os invernos não tiverem neve, talvez você possa passar sem barreiras no telhado. Mas isso é apenas em teoria. Como regra, durante os meses de inverno o clima é agradável por pelo menos algumas semanas, com nevascas e fortes nevascas.

Em tal situação, um protetor de neve ajudará:

  • distribuir corretamente a carga na superfície da encosta do telhado;
  • evitar perfurações na cobertura na parte central da encosta;
  • proteger as saliências do telhado da destruição;
  • proteja os moradores da casa de fortes nevascas e avalanches.

Mesmo em telhados altos com um grande ângulo de inclinação das encostas, o retentor de neve, se não bloquear a remoção de neve, pelo menos quebra uma carga poderosa em vários riachos pequenos e relativamente seguros. Eles saem lentamente e não são capazes de causar danos.

Mas a principal razão para a instalação de protetores de neve continua sendo a ameaça de coberturas de neve nas saliências. A partir dos sistemas de drenagem, a borda inferior da cobertura se transforma em um concentrador de grande quantidade de neve. Sem um retentor de neve, os filetes da viga, bem como a guarnição da saliência, podem quebrar.

Qual design você deve escolher?

Danos à estrutura da treliça do telhado podem ser evitados prendendo cargas de neve e calotas ao longo da linha de suporte das vigas no mauerlat da parede. Neste ponto, a estrutura do telhado pode suportar uma sobrecarga tripla. Ao mesmo tempo, as calhas de drenagem permanecerão livres de neve. A massa de neve acumulada nos retentores de neve derreterá lenta e seguramente, transformando-se em finos jatos de água.

Como fazer protetores de neve com as próprias mãos: instruções passo a passo, materiais, fotos

Antes de fazer protetores de neve com suas próprias mãos, você precisa escolher um esquema e método de instalação. Para fins de retenção de neve, são utilizados quatro tipos principais de barreiras de telhado:

  • canto;
  • treliça;
  • tubular ou haste;
  • "sapatos" ou modelos pontuais.

O modelo específico é selecionado dependendo da inclinação, padrão de instalação e tipo de cobertura. Você não deve copiar cegamente o modelo do protetor de neve do anúncio. A maioria dos modelos tem suas desvantagens e vantagens, que também é importante conhecer e levar em consideração. Além disso, existem certos requisitos para o projeto do próprio telhado.

Modelos de canto e treliça

Os protetores de neve para o telhado em forma de canto são os mais fáceis de fazer e instalar com as próprias mãos. Sua eficiência é bastante alta, mas apenas para neve densa e compactada. Em coberturas de neve fofas e leves, os retentores de neve de canto nem sempre podem impedir completamente uma camada quebrada. Mas mesmo no caso de uma avalanche, o canto muitas vezes funciona como um trampolim.O fluxo de neve é ​​refletido no canto e voa para fora do telhado a uma distância de até meio metro da saliência.

Como fazer protetores de neve com as próprias mãos: instruções passo a passo, materiais, fotos

É necessária a instalação de protetores de neve de canto apenas com faixa de reforço e sempre com fixação da superfície de apoio ao ripado de madeira do revestimento.

As estruturas treliçadas só podem acumular neve em pequenas porções. Eles não são capazes de deter uma avalanche ou um riacho interrompido. Se você precisar de um retentor de neve desse tipo específico, apenas para telhas de metal ou telhas betuminosas. Não é adequado para telhados com costuras, chapas onduladas, ardósias metálicas ou chapas onduladas.

Como fazer protetores de neve com as próprias mãos: instruções passo a passo, materiais, fotos

Sapatos e protetores tubulares de neve

Os modelos de sapata ou garfo são instalados uniformemente em toda a superfície do telhado. A tarefa desse retentor de neve é ​​evitar que toda a cobertura de neve acumulada na superfície da encosta caia ao mesmo tempo, ou seja, evitar a formação de uma avalanche.

Os sapatos são fáceis de fazer: tudo o que você precisa fazer é dobrar uma tira de aço em um triângulo. A parte de suporte é alongada. Isto proporcionará estabilidade adicional ao protetor de neve, especialmente para as fileiras inferiores que precisam interromper o fluxo de gelo e neve comprimida.

Este tipo de retentor de neve é ​​​​instalado em qualquer cobertura de telhado, mesmo em telhados com costuras. Mas você só pode fixá-lo na placa de revestimento.

Sapatos e protetores tubulares de neve

Os retentores tubulares de neve são considerados os mais populares. Eles seguram com segurança até mesmo coberturas espessas, não têm medo de impactos e são fáceis de reparar. Se necessário, as hastes horizontais podem ser removidas para reparos no telhado.

De quais materiais ele pode ser feito?

A escolha depende do material com que é feita a cobertura. Para telhados metálicos, não há problemas em escolher um material para retenção de neve.

O esquema de seleção de materiais é aproximadamente o seguinte:

  1. Para coberturas em chapa de aço pintada, preparadas mas não galvanizadas, qualquer aço pode ser usado para fazer protetores de neve. Sem alumínio, cobre ou zinco.
  2. São permitidas coberturas não metálicas: ardósia, ondulina, telhas, policarbonato, telhas betuminosas, aço galvanizado e ligas de alumínio. Se for necessário fazer grades, apenas com reforço de fibra de vidro.
  3. Para telhados de cobre com costura, os protetores de neve só podem ser feitos de cobre. Aço, alumínio e ligas, ferro galvanizado para telhados não podem ser usados. Nesse caso, você precisa procurar chapas de cobre para os suportes e também fazer tubos de vedação separadamente com canos de água de cobre.

De acordo com as avaliações, os protetores tubulares de neve para telhados de cobre são geralmente feitos de canos de água de polipropileno reforçados com fibra de vidro para água quente. O tubo resistirá ao ataque de neve, mas os suportes, em qualquer caso, devem ser de cobre ou de plástico resistente a impactos.

Se você planeja produzir retentores de neve do tipo sapato, uma tira de aço recozido macio de 50x5 mm é mais adequada. É utilizado em equipamentos elétricos e construção industrial para disposição de barramentos de aterramento. Basta fazer furos na “lingueta” e dobrar a tira de acordo com o gabarito.

Onde é melhor colocar

O esquema de instalação dos protetores de neve é ​​​​selecionado no inverno com base nos resultados do monitoramento da coleta de neve no telhado. Você pode, é claro, simplesmente instalar uma barreira de tubo ao longo da linha Mauerlat ou várias “sapatas” pontuais, mas a eficácia desse tipo de barreira será baixa.

Em primeiro lugar, é necessário descobrir em que parte da encosta se acumula a maior quantidade de neve, qual a espessura da camada e como a neve cai do telhado.

Como fazer protetores de neve com as próprias mãos: instruções passo a passo, materiais, fotos

Protetor de neve caseiro em telhados altos

Existe a opinião de que em telhados com inclinação superior a 30Ó não são necessárias barreiras. Para telhados com costuras, isso é realmente verdade, mas apenas se a torta e o teto estiverem completamente isolados com um dispositivo de barreira de vapor. Caso contrário, a neve congelará em locais onde o calor vaza e a água congelada condensa. Esses locais são claramente visíveis no inverno devido às faixas de neve e gelo.

Apesar do fato de os proprietários terem feito deliberadamente uma grande inclinação para remover até mesmo pequenas cargas de neve, a neve ainda se acumula nas encostas do telhado. Além disso, esta situação é muito mais perigosa do que no caso de um telhado com um ângulo de 15-20Ó ou telhados quase planos, especialmente para estruturas ancas ou quebradas.

A cobertura de neve acumulada pode ser arrancada mesmo com uma leve vibração nas vigas. Nesse caso, o fluxo de neve voa a uma velocidade tremenda, derrubando grades e retentores tubulares de neve em seu caminho. Portanto, para telhados altos, uma solução mais bem-sucedida seriam duas fileiras de protetores de neve de canto feitos em casa, de tipo reforçado.

Protetores de neve DIY para telhados com ligeira inclinação

Em telhados com ligeira inclinação, o problema é retirar a camada de neve acumulada. Por isso, costumam escolher retentores de neve treliçados ou tubulares e colocá-los na linha das paredes e acima de pelo menos um metro e meio. Neste caso, o rebordo inferior da inclinação do telhado, bem como a própria grelha de retenção de neve, estão equipados com sistema de aquecimento.

Como resultado, a maior parte da carga de neve acumulada na borda do telhado pode ser liberada de maneira controlada usando o sistema de aquecimento. É claro que o sistema é ligado apenas durante o dia, quando o sol está quente, no horário em que não há ninguém sob as beiradas do telhado. O restante é preso por retentores de neve, derrete e sai em pequenos jatos de água.

Como fazer protetores de neve com as próprias mãos: instruções passo a passo, materiais, fotos

Barreiras de neve para um telhado normal

Se a inclinação e a cobertura do telhado forem escolhidas levando-se em consideração o clima e a quantidade de precipitação, basta instalar no telhado uma ou duas fileiras de retentores tubulares de neve de desenho padrão. Uma fileira é para um telhado com caibro de até 4 m de comprimento, duas fileiras são colocadas alternadamente para um telhado de 4 a 6 m. Nos demais casos, é necessário fazer proteção com instalação adicional de “sapatos” e cantos .

barreiras de neve

Onde a neve cai?

A maioria dos proprietários de casas particulares está preocupada com o local exato onde a neve cai. Às vezes, eles colocam coberturas protetoras feitas de simples chapas onduladas, mas elas não duram muito. Instalar um protetor de neve Borge geralmente é mais eficiente e mais barato.

Como fazer protetores de neve com as próprias mãos: instruções passo a passo, materiais, fotos

Como fazer um protetor de neve com suas próprias mãos

Uma versão simples da barreira pode ser feita a partir de diversas faixas à prova de vento ou beirais, bem como kits para limar saliências em telhados metálicos. As opções mais econômicas para protetores de neve são cortadas de um perfil normal de aço galvanizado para instalação de revestimento de gesso cartonado.

Mas a melhor opção para retenção de neve ainda é um modelo de barreira tubular (haste).

Materiais e ferramentas

Para construir barreiras de neve, primeiro você precisará de canos. Você pode usar aço de ¾ de polegada se o passo entre os colchetes não exceder 95-100 cm. Um desenho de um modelo simples é mostrado abaixo.

Como fazer protetores de neve com as próprias mãos: instruções passo a passo, materiais, fotos

Não adianta instalar polegadas, pois são pesadas e bastante caras. Se você precisar fazer um retentor de neve reforçado, você pode colocar tubos de polipropileno ou polietileno para abastecimento de água de jardim em cima de tubos vazios com três quartos de diâmetro. Segundo as avaliações, graças ao invólucro de polietileno, eles se ajustam melhor e não racham em geadas severas.

Se você fizer um protetor de neve aquecido, precisará colocar um tipo especial de cabo de aquecimento em seu interior. É utilizado para descongelar calhas. O invólucro de polipropileno não pode ser removido, a temperatura de aquecimento é baixa e o plástico protegerá o metal do congelamento da água derretida e da neve molhada.

Além disso, você precisará de um canto e de placas de aço para fazer suportes.

Fazemos suportes

A fixação das travessas horizontais dos tubos deve ser resistente às cargas frontais e laterais. Portanto, os suportes para retentores de neve devem ser feitos de placas com espessura de pelo menos 3 mm.

Fazemos suportes

O número de suportes é selecionado em função do comprimento da cornija. Deve haver pelo menos três colchetes em uma seção de dois metros.

O próximo passo é marcar a posição dos furos na peça de trabalho. As marcações são transferidas do desenho, mas não há requisitos rígidos para a localização. Geralmente marcado de forma que a distância da borda do furo até a linha de corte seja de pelo menos 10 mm.

Os furos em uma peça de trabalho devem ser feitos com cuidado especial. Ele será usado como modelo (condutor). A furação é realizada em máquina de mesa, com diversos diâmetros: 3 mm e 10 mm.

Agora, um pacote de 4-5 espaços em branco é dobrado em um pacote, preso em um grampo ou torno e perfurado em todas as placas. Em seguida, repita com um diâmetro de 10 mm.

A parte mais difícil da confecção dos suportes é fazer os furos de grande diâmetro, 21 mm (3/4 pol.). Se a oficina tiver um torno e uma furadeira adequada, é melhor cortá-la à máquina. Mas nem todo mundo tem essas capacidades, então os furos (de tamanho menor) são primeiro cortados com um quebra-cabeças com lâmina de metal e depois expandidos até o diâmetro desejado usando um alargador.

Após a perfuração, o tubo deve caber no orifício do suporte de retenção de neve sem tensão.

O próximo passo é cortar as prateleiras de suporte de um canto de 25x25 mm e 375 mm de comprimento. Em uma das prateleiras de cada canto você precisa fazer furos de 5 a 6 mm. Através destes orifícios, o protetor contra neve deverá ser instalado no telhado.

A seguir, o canto é fixado com grampos na base mais longa da peça triangular e soldado por soldagem elétrica.

Como fazer protetores de neve com as próprias mãos: instruções passo a passo, materiais, fotos

A última etapa é a pintura. Os suportes e tubos de retenção de neve devem ser tratados com protetor de fosfato, secos, imprimados e pintados com tinta poliéster. É melhor usar tinta automotiva de dois componentes.

Trabalho de instalação

A proteção contra neve deve primeiro ser montada no chão da oficina. Isso é necessário para garantir que não haja problemas com os furos nos suportes e com o diâmetro das hastes.

Para instalar o protetor de neve, são usados ​​​​fixadores de carpintaria - um parafuso auto-roscante com cabeça sextavada. É aparafusado na madeira do revestimento. Se a barreira for instalada em um telhado perfilado de aço, será necessário colocar uma junta de silicone sob a superfície de suporte.

Como fazer protetores de neve com as próprias mãos: instruções passo a passo, materiais, fotos

De acordo com as instruções, o local para instalação do protetor de neve é ​​​​escolhido a não mais de 50 cm das bordas laterais da encosta e 70-80 cm da linha inferior da saliência.

Resultados

Fazer tal dispositivo com suas próprias mãos é relativamente simples, mesmo em uma oficina doméstica. Em termos de custos, tal projeto será muito mais barato do que as barreiras tubulares convencionais feitas por estampagem em chapa galvanizada de 0,8 mm. Além disso, a vida útil dos produtos caseiros costuma ser três vezes maior do que as barreiras adquiridas.

Conte-nos sobre sua experiência fazendo botas de neve. Quais modelos você acha que são mais eficazes? Compartilhe também o artigo nas redes sociais e marque-o como favorito.

Comentários dos visitantes
  1. Yakov Morozov

    Por que tanto trabalho? É claro que os comerciantes estão fazendo esses atrasos, eles precisam aumentar o preço para que pareça que há algo pelo qual receber dinheiro. Anteriormente, nenhum atraso foi colocado. Se alguém tiver problemas com neve, puxe a rede e pronto. No inverno, a neve cairá em quadrados perfeitos. No verão, a malha protege o telhado do sol.

  2. Podnyaev Alexei

    O problema apareceu assim que as coberturas metálicas começaram a ser instaladas. Não existe tal coisa em telhas, ardósia, feltro. Qualquer retenção de neve no telhado será um grande problema para o telhado no futuro.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica