Queimador a gás faça você mesmo para fogão de sauna: como fazer um aparelho caseiro
O elemento chave da unidade de aquecimento a gás é o bocal do queimador. Ele cria uma mistura de combustível e ar que suporta a combustão.Se você fizer um queimador a gás para um fogão de sauna com as próprias mãos, esse fato dá confiança na confiabilidade do design. E este, você vê, é um argumento bastante convincente a favor de fazer o seu próprio.
Você pode fazer um bico para um fogão de sauna com materiais improvisados. Serão utilizados cilindros de gás vazios, restos de tubos metálicos e peças de equipamentos antigos. Antes do comissionamento, o produto acabado é verificado por especialistas da Rostechnadzor.
Diremos como fazer tudo corretamente. Diremos como obter um certificado de aptidão para um queimador de gás caseiro. Confirma a segurança do aparelho e permite a ligação ao sistema de aquecimento do balneário.
O conteúdo do artigo:
- Princípio de funcionamento e diferenças dos equipamentos a gás
- Recursos de design e tipos de queimadores
- Preparando-se para o processo de fabricação
- Descrição das etapas de trabalho
- Modernização de equipamentos de aquecimento
- Sistema de proteção automática
- Fornecimento de gás para o banho
- Requisitos regulamentares
- Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Princípio de funcionamento e diferenças dos equipamentos a gás
Você não pode julgar objetivamente a qualidade do injetor adquirido. Não desmonte o produto acabado em busca de possíveis defeitos. Portanto, há uma chance de danificar, em vez de verificar, um dispositivo caro.
Ao montar você mesmo cada elemento do queimador, você obterá não apenas uma agradável satisfação com o trabalho realizado, mas também economia. Ao mesmo tempo, a operação e reparo de equipamentos de banho a gás se tornarão seguros e conscientes.
A unidade de aquecimento a gás é uma caixa fogão de sauna com um dispositivo de fornecimento de gás colocado nele.Aqui estão os principais elementos do mecanismo de controle com o qual o fornecimento de combustível é regulado.
Um fogão de aquecimento com bocal a gás requer atenção especial à chaminé, que deve ser limpa periodicamente.
As vantagens de aquecer água e pedras de sauna com queimador a gás incluem:
- Simplicidade do fluxo de trabalho. Para aquecer, basta girar a válvula e acender o gás do queimador. Em uma hora, a sauna a vapor do balneário estará suficientemente aquecida.
- Amizade ambiental. Durante a operação de um dispositivo a gás, as emissões nocivas durante a combustão do gás têm o menor volume em comparação com outros tipos de combustível.
- Facilidade de manutenção do queimador e do próprio fogão. Não há necessidade de lidar com a fuligem das paredes e retirar resíduos, como acontece com o carvão ou a lenha.
Você pode equipar o forno com sensores especiais que funcionam em uma velocidade de exaustão criticamente baixa. Neste caso, o fornecimento de gás é automaticamente desligado.
Essa desvantagem de um queimador caseiro, como o registro adicional de licenças técnicas, compensa pela alta produtividade. Usar um injetor de gás economizará 30% nos custos em comparação com combustíveis sólidos. Aquecer uma sauna a gás é duas vezes mais barato do que usar uma caldeira elétrica.
Recursos de design e tipos de queimadores
Parâmetros importantes de um queimador de gás caseiro são segurança, facilidade de fabricação, adequação para uso em condições específicas e eficiência. Existem muitas opções para escolher modificações no dispositivo que fornece a mistura de gases.São utilizados para aquecimento de casas, aquecimento de caldeiras de água e até para caminhadas.
É preciso navegar nesta diversidade tipos de dispositivos, para fazer um queimador de sauna de alta qualidade com suas próprias mãos.
Com base no método de entrada de ar no queimador, eles são convencionalmente divididos em dois tipos:
- Atmosférico, com fornecimento de ar natural para a zona de combustão.
- Fã, com fornecimento de ar forçado fornecido por um ventilador embutido. Eles estão explodidos e sobrecarregados.
Para a produção DIY, os queimadores atmosféricos são mais populares entre os artesãos. O design simples do bico pode ser melhorado com opções adicionais. Por exemplo, equipe o queimador com termostato, sensores de tiragem, controle de chama e válvula de corte de gás.
Todas essas funções aumentarão a confiabilidade e segurança da operação, mas ao mesmo tempo aumentarão o custo do seu produto. Você decidirá por si mesmo o quão apropriado é o equipamento adicional, com base em suas capacidades financeiras e na frequência de operação do queimador.
Dispositivos atmosféricos
Esses queimadores são um ou mais tubos ocos de metal através dos quais o gás combustível é fornecido sob pressão. A ignição é realizada por meio de um isqueiro piezoelétrico. Os bicos atmosféricos são os mais baratos e fáceis de fabricar.
A principal desvantagem dos queimadores de gás atmosférico é a necessidade de um fluxo constante de ar de alta qualidade. Terá que ser equipado adicionalmente no balneário.Normalmente, um cinzeiro ou um duto de ar conectado a ele é usado para essa finalidade.
Um tubo de ventilação com entrada de ar de uma sala adjacente é eficaz. Em um nível de tiragem baixo, a maior parte do combustível mal queimado vai para a chaminé. Isto representa um risco de vazamento de gás se houver microfissuras na massa do tijolo.
Portanto, um fogão de tijolos com tal queimador requer inspeção e monitoramento constantes do estado da própria massa do fogão com circulação de fumaça e da chaminé.
Conjunto completo de dispositivos de sopro
Os queimadores de ventilador são uma unidade com ventilador, sensores e controladores. A entrada e injeção de ar da rua é feita automaticamente, o funcionamento do equipamento é controlado automaticamente. A potência de combustão no dispositivo de sopro pode ser ajustada de acordo com as necessidades.
O fornecimento ininterrupto forçado de ar permite aumentar a eficiência do dispositivo de aquecimento devido à combustão de gás de alta qualidade. Consequentemente, o consumo de combustível para aquecer o fogão da sauna é reduzido.
O custo do equipamento é afetado pela conexão do queimador à eletricidade. Em caso de possíveis cortes de energia, é necessário contar com uma fonte alternativa, por exemplo, gerador a diesel ou bateria.
Ambos os tipos de queimadores a gás podem ser convertidos de gás liquefeito em gás principal e vice-versa. Para a transferência, os bicos são substituídos, alterando o volume da mistura de gases bombeada para a câmara de combustão. Os bicos de reposição são selecionados de acordo com as recomendações do fabricante, ou mais precisamente com as dimensões por ele indicadas.
Critérios para escolher uma opção de design
Cada tipo de queimador possui seus próprios parâmetros de potência e consumo de gás. Um queimador inflável dependente de energia com componentes mais caros é usado para aquecer caldeiras em banhos de grande volume.
Para aquecer ambientes pequenos e pouco utilizados, recomenda-se a instalação de um queimador atmosférico. Para um balneário de tamanho modesto, um modelo com vazão de 1,5-4,5 m é suficiente3 à uma hora.
Para manter uma temperatura confortável no balneário, é necessário um queimador com distribuição uniforme da chama. Este problema é resolvido por todos os tipos de tubos de distribuição ou divisores de chama. Geralmente são buracos redondos. Mas às vezes o formato é alterado para ranhuras estreitas; esses bicos são chamados de bicos ranhurados.
Para qualquer tipo de queimador selecionado, é preferível fazer uma saída longa e alongada. Isso irá acelerar o aquecimento da fornalha, aumentando a área da chama. Afinal, o aquecimento a gás só é permitido na sala adjacente à sauna a vapor.
Preparando-se para o processo de fabricação
Tendo lidado com dispositivo queimador de gás e decidido o modelo, pode-se passar para a próxima etapa preparatória. Faça uma lista dos materiais e ferramentas necessários.
A seguinte lista pode ser tomada como base:
- tubo de aço com 100 mm de comprimento e paredes com 2 mm de espessura;
- válvula de controle de combustível;
- tampa de aço, elemento piezoelétrico, borracha para cabo;
- máquina de solda, moedor.
Não se esqueça de pequenas coisas como conectar elementos.Por exemplo, para uma válvula tipo VK-74, você precisa estocar uma tampa com rosca cônica.
Descrição das etapas de trabalho
Antes de começar a montar as peças do queimador, é melhor ter um diagrama desenhado em mãos para sua conveniência.
A tecnologia de autoprodução fornece a seguinte sequência:
- a base do aparelho, o bico, é feita com uma esmerilhadeira;
- o dispensador de combustível é montado a partir de uma válvula e uma tampa de aço aparafusada;
- uma tampa é soldada ao bico e, em seguida, um elemento piezoelétrico é instalado.
Ao instalar um queimador montado e testado por especialistas, é necessário respeitar as restrições de distância. Não deve estar a mais de 5 metros do bocal de gás até o final do tubo da chaminé.
Modernização de equipamentos de aquecimento
Qualquer artesão doméstico pode instalar um queimador de gás atmosférico caseiro para um fogão de sauna. Assim, sem custos especiais, uma caldeira a combustível sólido pode ser convertida em gás.
Equipamentos existentes no balneário fogão a combustível sólido um bloco queimador de gás feito de fábrica exigirá alguns ajustes. Você se deparará com a necessidade de modificar as dimensões do queimador e da câmara de combustão do fogão a lenha.
Para aquecer uniformemente a câmara de combustão, o queimador deve ser posicionado mais próximo do fundo do fogão e estritamente no centro. É inaceitável colocar a fonte alta e deslocada em qualquer direção. Neste caso, a câmera não aquecerá completamente. E a chama do queimador pode tocar nas partes metálicas ou no aquecedor do fogão da sauna.
Sistema de proteção automática
O combustível não queimado em um fogão de sauna às vezes causa uma explosão da mistura gás-ar. Portanto, monitorar a chama de um bico em funcionamento é necessário para sua segurança. Isso pode ser feito visualmente ou por meio de automação com modernas fotocélulas sensíveis à luz.
O sistema de proteção do queimador fornece automaticamente as seguintes funções:
- regulação de energia;
- abastecimento de combustível e ar;
- integridade da combustão do gás.
É necessário levar em conta o aumento das dimensões do design modernizado. Especialmente com banheiros pequenos. Se o tamanho do dispositivo for um critério importante para você, então toda a automação pode ser colocada do lado de fora para maior compactação.
Para controlar o processo de combustão, você pode usar uma instalação automática de fábrica como o SABK-8-50S. Oferece um alto nível de segurança graças a quatro níveis de proteção. A operação do equipamento de gás de forno com tal dispositivo será interrompida automaticamente no caso de um modo de emergência perigoso.
Fornecimento de gás para o banho
Os fogões de sauna com bicos de gás tornaram-se um avanço tecnológico para pessoas que vivem longe de áreas florestais. Considerando o baixo custo do gás combustível em comparação com a lenha, o custo do aquecimento com queimador torna-se totalmente insignificante.
Os amantes da sauna a vapor não precisam se limitar e usar esse balneário todos os dias. Só, claro, se a saúde permitir.
Um fornecimento ininterrupto de combustível a gás para um fogão de sauna pode ser garantido a partir de:
- Rede principal, colocado em uma área suburbana e conectado ao balneário.
- Cilindros de gás, que precisam ser reabastecidos periodicamente.
- Porta-gás, instalado no local de forma permanente ou em versão móvel, adequado para reabastecimento periódico.
O procedimento mais demorado será cortando um sistema de gás comumperto de uma cidade ou assentamento rural. Requer a compra, instalação e registro de medidores de gás. Você também precisará obter licenças, documentação técnica e de pagamento.
Conectando um normal cilindro de gás também exigirá um convite de um representante do serviço de gás e a preparação de documentação técnica. Os tanques têm requisitos especiais de posicionamento.
Por exemplo, cilindros de gás não podem ser instalados em uma casa de banhos. Eles devem estar localizados ao ar livre, em local ventilado e de fácil acesso. Deve haver equipamento de proteção contra incêndio nas proximidades - extintor de incêndio, areia.
Requisitos regulamentares
Um queimador de fogão de sauna caseiro deve ter um certificado de adequação da Rostechnadzor. Além disso, é necessária uma licença especial para operação. Ao usar gás canalizado como combustível, você deve obter esse documento da organização fornecedora de gás.
Os seguintes requisitos se aplicam à instalação de um modelo atmosférico em um balneário:
- volume mínimo do banho 12 m3;
- disponibilidade de ventilação adequada;
- cumprimento das medidas de segurança contra incêndio;
- a parte superior do tubo está equipada com um supressor de faíscas;
- boa tração ajustável;
- o tubo é isolado do teto e do telhado.
Os cilindros podem ser colocados em um gabinete de metal especial separado do balneário. Tanques de gás colocado em recipiente subterrâneo a uma distância superior a 5 metros do balneário. Os tubos de ligação devem ser verificados por um especialista quanto a fugas. Eles são feitos de aço, cobre e outros materiais incombustíveis.
Como mostra a prática, é melhor não instalar um queimador caseiro sem autorização dos órgãos autorizados. É muito arriscado em termos de segurança.
Tendo recebido permissão para operar e todas as instruções, você deve garantir que sejam tomadas medidas para manter o funcionamento normal do queimador do fogão de sauna caseiro. É necessário verificar periodicamente as juntas do queimador e da tubulação quanto a vazamentos. Se necessário, limpe a chaminé e reforce o isolamento.
Para acompanhar a dinâmica das mudanças no estado do equipamento, mantenha um registro especial. Anote nele as datas e operações realizadas para atender os elementos da unidade de gás. Ao aquecer uma sauna com um bico caseiro, siga as regras usuais de segurança contra incêndio.
Ele apresentará a você os meandros de fazer um queimador de gás a partir de um maçarico comum. próximo artigo, que vale a pena ler para artesãos domésticos qualificados.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Demonstração do funcionamento de um queimador caseiro simples em fogão de sauna a lenha utilizando botija de gás:
Queimador a gás com controle automático, que requer um nível avançado de mestre para sua própria produção:
Automação de forno SABC de fábrica para queimadores a gás alimentados com combustível de fonte principal ou estacionária:
Não é difícil fazer com as próprias mãos o queimador de gás mais simples para um fogão de sauna, que lhe servirá por muitos anos. Reserve um tempo para verificar a confiabilidade do design. Siga as regras para instalação e armazenamento de fontes autônomas de combustível de gás.
A instalação de um queimador com elementos automáticos para controle do processo de combustão e desligamento protetor de modos anormais exigirá certos conhecimentos e habilidades. Se você não está confiante em suas próprias habilidades, é melhor comprar um produto acabado.
Você já fez um queimador a gás e instalou no fogão da sauna? Você tem experiência prática em aquecer um balneário caseiro e obter licenças e conectar o queimador à rede principal de gás? Compartilhe, conte-nos momentos importantes, poste seu comentário e foto abaixo.