Aquecimento a gás com gasômetro - vale a pena? Uma visão geral de todas as nuances, vantagens e desvantagens de tal solução

Em quase todos os lugares, o gás natural é a fonte de energia mais barata para aquecer uma casa. E se não for possível levar um cano até a casa de campo, os trabalhadores do gás oferecem uma opção na forma de GLP. À primeira vista, o aquecimento a gás com gasômetro parece uma boa alternativa, não é? A gaseificação autônoma garante independência e não requer aprovações e demoradas obtenção de especificações. No entanto, tudo tem armadilhas.

Estudamos todos os prós e contras do combustível liquefeito de petróleo e diremos como ele realmente é bom. A pesquisa que realizamos certamente o ajudará a decidir exatamente se vale a pena instalar equipamentos de armazenamento de gás em seu local.

Quão lucrativo é o aquecimento com um reservatório de gás?

Aquecer uma casa com gás natural é considerada a solução mais barata possível. No entanto, isto só é verdade se a caldeira ou caldeira estiver ligada ao gasoduto principal.

Gases de hidrocarbonetos liquefeitos (GLP) são despejados em tanques de gás. Essa mistura é muito diferente daquela que é canalizada para dentro de casa, tanto em termos de composição química quanto de custo. No primeiro caso, o equipamento a gás é abastecido com combustível à base de metano e, no segundo, composto por propano e butano.

Eficiência do uso de gás de tanque de gás
Tendo em conta o poder calorífico e a eficiência das caldeiras correspondentes, com base nos custos líquidos de combustível, o custo de 1 kJ ou 1 kW*hora do GPL será 5 a 6 vezes mais caro do que o do gás metano natural.

Muito depende da região de residência, mas em quase toda a Rússia, em termos de preço do combustível, a mistura propano-butano supera apenas o óleo diesel e a eletricidade. Aquecer uma casa com lenha, pellets ou carvão, na grande maioria dos casos, será mais rentável do que utilizar GPL.

Em termos de custo do equipamento para aquecimento do refrigerante no sistema de aquecimento de uma casa de campo, o gás liquefeito também perde para quase todos os outros tipos de combustível. Você também precisa levar em consideração os custos do próprio tanque de gasolina e seu instalação no local.

Em algumas situações, em termos de custos de capital, o GPL pode ser mais barato que o gás principal. E só com a condição de que o dono da casa pague integralmente a instalação dos canos de gás. Mas normalmente a gaseificação das aldeias é parcialmente realizada às custas do orçamento do Estado. E em qualquer caso, um tanque de gás para fornecimento autônomo de gás terá que ser pago de forma totalmente independente.

Instalação e operação de tanque de GLP

Cada opção de aquecimento tem suas próprias nuances em questões de projeto, trabalho de instalação, comissionamento, compra de combustível e manutenção adicional do sistema. Por exemplo, para organizar o aquecimento de uma casa com electricidade e gás canalizado, é obrigatório obter especificações da empresa fornecedora. Nem sempre e nem todas as redes elétricas ou de gás possuem capacidade adicional de ligação.

Segurança de aquecimento de um reservatório de gás
O aquecimento de uma residência particular com minigás não requer aprovações de agências governamentais ou sua notificação, mas esse equipamento tem seus próprios requisitos de segurança obrigatórios.

A instalação de reservatório de gás no local deverá ser realizada por empresa especializada. Você não pode fazer isso sozinho.Então será extremamente difícil encontrar um fornecedor de GLP, pois se surgirem problemas no bombeamento do gás liquefeito para o contêiner, ele será o responsável por tudo. É improvável que alguém queira ser responsável pelos erros de outra pessoa na instalação e seleção de acessórios para tanques de gás.

Em termos de facilidade de homologação, projeto e execução de obras de instalação, o tanque de gás perde apenas para caldeiras de combustível sólido. Basta que sejam entregues em casa e instalados na sala da caldeira.

Selecionando um local para um tanque de gasolina

Um dos aspectos mais problemáticos na organização do aquecimento de tanques de gás é a escolha do local para um tanque subterrâneo de GLP. Aqui é importante levar em consideração as normas técnicas e de segurança contra incêndio, bem como as características do solo e do próprio equipamento de gás.

Estruturalmente, os tanques de gás para fornecimento autônomo de gás são:

  • vertical;
  • horizontal;
  • móvel (aterrado em um carrinho).

Eles também diferem na forma em cilíndricos e esféricos.

Tanques de gás horizontais cilíndricos
Para o fornecimento de gás às casas de campo, recomenda-se a escolha de tanques de gás cilíndricos horizontais; eles são grandes em largura/comprimento e ocupam muito espaço, mas não são colocados muito fundo no solo

As instalações móveis para armazenamento de GLP no clima russo são geralmente de pouca utilidade. No reservatório de gás, a mistura propano-butano é parcialmente liquefeita e parcialmente gasosa. Além disso, se o propano mantiver as suas propriedades gasosas até -35 °C, então o butano já a -0,5 °C transforma-se em líquido.

Em baixas temperaturas externas, será impossível obter butano no estado necessário para combustão em uma caldeira de aquecimento de um reservatório acima do solo. Para isso terá que ser aquecido, o que aumentará ainda mais o custo de aquecimento da casa.

Padrões de localização de tanques de gás
No estado gasoso, o propano e o butano são mais pesados ​​que o ar, portanto os tanques de gás não devem ser instalados perto de poços e porões. Se houver vazamento, o gás começará a se acumular nessas depressões e mais cedo ou mais tarde explodirá

A localização do tanque subterrâneo de gás é selecionada de forma que:

  • a distância de um edifício residencial a um tanque de GLP com capacidade não superior a 10 m3 tinha pelo menos 10 m;
  • o contêiner estava localizado a pelo menos 2 m das fundações enterradas dos edifícios;
  • havia fácil acesso ao tanque de armazenamento para reabastecimento de um caminhão-tanque;
  • o tanque foi enterrado abaixo do ponto de congelamento do solo;
  • não havia edifícios, cabos elétricos, caminhos de concreto, árvores, etc. acima.

Somente gramados são permitidos em cima do reservatório de gás. Ao mesmo tempo, você ainda terá que cortar a grama à moda antiga - com uma foice, e não com um cortador de grama elétrico ou a gasolina. A menor faísca, aliada ao gás acumulado devido a um pequeno vazamento, certamente causará incêndio ou estouro.

Também recomendamos a leitura de nosso outro artigo, onde falamos detalhadamente sobre como coloque um porta-gás Localização ativada.

Verificação, reabastecimento e manutenção

O volume do tanque de gasolina é selecionado de forma que seja necessário reabastecê-lo no máximo duas ou três vezes por ano. Nesse caso, o carro não precisa necessariamente ir direto até o tanque subterrâneo para reabastecer. A maioria desses tanques para transporte de GLP está equipada com mangueiras de 30 a 40 metros de comprimento.

O GLP é comercializado no mercado nas versões “verão” e “inverno”. Eles diferem nas proporções de butano e propano e também possuem diferentes capacidades térmicas. Ao mesmo tempo, o gás de “inverno” é mais caro, mas o gás de “verão” não pode ser usado em climas frios.

Se você instalar um tanque de gasolina grande e espaçoso para um reabastecimento anual, poderá economizar dinheiro comprando uma versão mais barata de GLP. Mas existe o risco de ficar completamente sem combustível no inverno devido à incapacidade da mistura propano-butano se transformar em estado gasoso para alimentar a caldeira de aquecimento.

Vida útil do tanque de gás
Com instalação adequada, supervisão adequada e enchimento com misturas de gases de alta qualidade, o reservatório de gás pode funcionar adequadamente por 20 a 30 anos, então o recipiente terá que ser substituído

Após a conclusão da instalação, o proprietário da casa deve monitorar o estado do tanque de gasolina. Normalmente, a manutenção e reparação destes equipamentos é efectuada pelo fornecedor de GPL, para o qual é celebrado o correspondente contrato.

Os especialistas da Rostechnadzor não inspecionam tanques de gás privados destinados ao aquecimento de casas e dachas com gás. Este não é o perfil deles. As fiscalizações só podem vir do Ministério de Situações de Emergência, os bombeiros verificarão constantemente os objetos perigosos e os equipamentos das caldeiras para fins preventivos.

Comparação de todos os prós e contras

Entre as vantagens do aquecimento do tanque a gás estão:

  1. Autonomia total do sistema de aquecimento (desde que haja gás).
  2. A longa vida útil do tanque de gasolina é de 30 anos e não é o limite.
  3. Ecologicamente correto e livre de fuligem.
  4. Tempo mínimo para instalação e conexão (alguns dias para trabalho chave na mão são mais que suficientes para instaladores experientes).
  5. Sem aprovações e sem necessidade de esperar pela ligação à rede de gás.
  6. Seguro quando usado corretamente.
  7. Operação silenciosa do equipamento do tanque de gás.

Em comparação com o óleo diesel e a eletricidade, aquecer uma casa particular com gás de um tanque é mais econômico. E o GLP é muito mais ecológico do que o carvão e a lenha.

Equipamento de tanque de gás usado
Sob nenhuma circunstância você deve comprar um tanque de gasolina usado. O metal de um tanque localizado no solo corrói gradativamente, ninguém pode garantir contra vazamento de gás de um tanque já utilizado.

Na fábrica, os tanques de gás são testados em pressões de até 25 atm. Ao mesmo tempo, são instaladas válvulas de segurança, projetadas para operar a 15–16 atm. E o gás liquefeito dentro do tanque de gás cria uma pressão de apenas 4–6 atm.

O equipamento em questão é totalmente seguro contra quebra. Basta garantir que o propano e o butano não vazem pelas válvulas de corte e não se acumulem nas proximidades a ponto de formar uma concentração perigosa.

As desvantagens do aquecimento com reservatório de gás são as seguintes:

  1. Alto custo inicial.
  2. A presença de uma zona potencialmente explosiva no terreno próximo à casa.
  3. Um cheiro forte de “gasoso” ao encher o tanque.
  4. A necessidade de bombear o tanque pelo menos uma vez por ano e descartar o condensado não evaporado.
  5. O risco de receber gás de baixa qualidade ao entrar em contato com um fornecedor não verificado.
  6. Devido à baixa prevalência de tanques de gás, faltam instaladores e especialistas competentes em todas as regiões da Rússia para manter adequadamente este equipamento.
  7. O tanque de GLP é suscetível à corrosão devido à exposição do metal à condensação interna e às águas subterrâneas externamente.

Outro ponto importante - para uma casa de 200 m2 você precisará de um tanque de gasolina cilíndrico horizontal com um volume de cerca de 3.000 litros. Você precisará alocar uma área de aproximadamente 2x3 metros para isso. Além disso, ainda há necessidade de espaço livre próximo para um carro com GLP enquanto o tanque é reabastecido.

Se houver apenas 3-4 acres de área local perto da casa de campo, será difícil alocar até mesmo um pequeno pedaço de terreno para equipamentos de tanques de gás.

Reabastecendo um tanque de gasolina de um carro
Se você encher um tanque de gasolina com uma mistura de propano-butano de baixa qualidade, sua vida útil será bastante reduzida. Você deve comprar GLP apenas de fornecedores confiáveis

Para que o tanque de gás dure o máximo possível, recomenda-se equipá-lo com proteção eletroquímica ativa ou passiva. Esses sistemas retardam a corrosão e valem bem o custo.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Prós e contras da gaseificação autônoma usando um reservatório de gás:

O gás de gasômetro é uma excelente alternativa a outros tipos de combustível para aquecimento de uma casa:

Todas as nuances do fornecimento autônomo de gás GLP:

Após a instalação, não é necessário tomar cuidados especiais com o tanque de gasolina. Se possuir boa proteção anticorrosiva e acessórios certificados de alta qualidade, seu funcionamento será seguro. Ao mesmo tempo, não se deve descurar as inspeções técnicas regulares com o envolvimento de especialistas competentes. Caso contrário, o aquecimento do tanque de gás é caro em termos de custos de capital, mas em muitos casos é uma solução completamente justificada economicamente.

E se você tem experiência no uso de tanques de gás para aquecimento de uma casa particular, compartilhe com nossos leitores. Conte-nos quais vantagens e desvantagens você percebeu pessoalmente durante a operação do equipamento. Deixe seus comentários no bloco abaixo do artigo.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica