Instalação e instalação de tanque de gás para residência particular: procedimento de projeto e execução dos trabalhos de instalação
O fornecimento de gás a um edifício residencial determina um certo nível de conforto para os habitantes da casa. As casas de campo equipadas com abastecimento centralizado de gás são consideradas mais confortáveis.
Para proprietários que não conseguem se conectar a uma rede centralizada, existe uma alternativa. Trata-se da instalação de um reservatório de gás - estrutura projetada para abastecer um sistema autônomo de gás. Vamos descobrir juntos o procedimento para projetar e instalar tanques de gás em casa.
O conteúdo do artigo:
O que é um tanque de gasolina?
A classificação técnica de um projeto de reservatório de gás doméstico o define como um dispositivo de armazenamento de gás liquefeito. Assim, um reservatório de gás doméstico é representado como um recipiente destinado ao enchimento e armazenamento de gás liquefeito.
É claro que, para tais fins, é utilizado um tanque que atenda aos requisitos para tais instalações. Além disso, os tanques de gás liquefeito estão equipados com uma gama completa de meios automáticos para garantir a segurança durante a operação de embarcações perigosas.
Isto naturalmente sugere uma explicação: trabalhadores e funcionários de organizações especiais são chamados a instalar, colocar em funcionamento e realizar o monitoramento periódico do tanque de gás. Isto é aproximadamente comparável ao caso da vida cotidiana quando uma caldeira a gás ou um aquecedor de água a gás é instalado em casa.
Pois bem, além da informação: os tanques de gás costumam ser abastecidos com uma mistura liquefeita de propano butano.São hidrocarbonetos de baixo peso molecular, cuja característica é a fácil transição do estado líquido para o gasoso. A frequência do processo de reabastecimento do tanque de gás, via de regra, não é superior a 1 a 2 vezes por ano civil.
Recomendamos também a leitura do artigo em que examinamos detalhadamente o custo de instalação de um tanque de gasolina no local. Leia mais - leia Avançar.
Opções de instalação de tanque
As variações na instalação de tanques de gás são limitadas de duas maneiras:
- Instalação de superfície.
- Instalação subterrânea.
Para a primeira opção de instalação, uma condição característica é a instalação em locais do território de uma fazenda privada, onde os raios solares penetram em pequena extensão. É também selecionada uma secção do território que seja, se possível, o mais protegida possível da influência de fatores naturais externos (vento forte, deslizamentos de terra, movimentos de solo, etc.).
Não há requisitos específicos para a capacidade do tanque. O volume do tanque de gasolina é totalmente determinado pelas necessidades e desejos do consumidor dos proprietários da casa de campo.
Os tanques de gás de instalação subterrânea são montados abaixo do nível da superfície do solo. Os tanques são aprofundados até uma profundidade quando o nível superior da embarcação está no ponto de aprofundamento a pelo menos 0,6 m do nível da superfície do solo.
Apenas o gargalo de enchimento do tanque permanece no mesmo nível da superfície do solo ou ligeiramente mais alto. Sob tais condições de aprofundamento, o possível congelamento do tanque no inverno é excluído, além do tanque de gás ser protegido de forma confiável contra possíveis influências mecânicas.
Independentemente do tipo de instalação, localização de tanques de gás em locais domésticos, é permitido estar a menos de 10 metros de edifícios residenciais e diversas comunicações técnicas.
O projeto para instalação de um tanque para gás liquefeito deve fornecer acessos/entradas fáceis e convenientes para reabastecimento e manutenção de gás. Não é permitida a presença de quaisquer linhas de serviços públicos nas imediações da estrutura.
O principal parâmetro de projeto para instalação em uma residência particular é o volume do tanque de gás. Pelas normas, o cálculo é feito com ênfase no metro quadrado de área útil da residência. O valor médio do consumo de gás para áreas de clima temperado não ultrapassa 35 m3 a 1m2. A partir daqui você pode calcular o volume aproximado do tanque.
Obtém-se um valor de volume mais preciso se o cálculo for baseado no consumo de gás da caldeira de aquecimento. Aqui, a potência nominal do equipamento de aquecimento é simplesmente retirada das informações do passaporte e multiplicada pelo consumo de gás necessário. Em seguida, é calculada a necessidade anual de combustível.
Ao realizar os cálculos, deve-se levar em consideração o fato de que os tanques de gás são preenchidos com gás liquefeito até no máximo 85% do volume do tanque.
Execução de trabalhos de instalação
A maior parte das instalações de tanques de gás doméstico é tradicionalmente realizada no subsolo. Esta instalação é considerada mais aceitável do ponto de vista da segurança, além de um reservatório de gás oculto não prejudicar a vista paisagística.
Além disso, tendo em conta as condições climáticas bastante adversas da zona média, a instalação de tanques de gás na versão subterrânea tem mais preferência. Desta forma, há menos problemas em manter o dispositivo em condições de funcionamento nas baixas temperaturas do inverno.
A galeria de fotos a seguir demonstrará claramente as etapas dos trabalhos de instalação subterrânea e a sequência de sua execução:
Como é instalado um tanque enterrado?
Tendo escolhido um local no território de uma quinta privada que cumpra todos os requisitos, organizam os trabalhos de marcação do local, instalação e escavação do solo. As dimensões do futuro poço que deverá ser utilizado para o tanque de gás são determinadas com base na documentação do tanque.
A cava preparada é preparada adicionalmente para carregar o contêiner:
- fortalecer a parte inferior;
- colocam uma moldura para a fundação com fixadores de âncora no fundo do poço;
- preencha a moldura com concreto, incluindo as bases dos pinos de ancoragem.
Após o endurecimento do concreto, inicia-se a instalação do tanque. Para tanques de gás enormes, pode ser necessário alugar um guindaste. Pequenos tanques de gás são baixados para dentro do poço usando guinchos ou ferramentas semelhantes.
O recipiente baixado na fossa é colocado sobre os pinos de ancoragem da fundação, nivelado horizontalmente com almofadas sob os pés e fixado. Para fixar tanques projetados sem pernas de apoio, são utilizadas fitas ou cabos metálicos.
Proteção eletroquímica de tanques de gás
Na próxima etapa da instalação do tanque de gás, são realizados trabalhos de instalação de proteção contra corrosão. Os métodos convencionais de proteção não são adequados aqui. Precisamos de tecnologia eletroquímica de alta qualidade.
Como regra, um dos dois métodos de proteção eletroquímica é usado:
- Ativo.
- Protetor.
A proteção eletroquímica ativa é frequentemente usada em tanques fabricados em empresas russas. Esta opção de proteção é mais eficaz para metais suscetíveis à corrosão (em particular, aço 09G2S). É desse tipo de metal que são feitos os tanques de gás de fabricação russa.
A proteção catódica é realizada por um circuito elétrico cujo consumo de energia é de 0,75 - 0,90 kW.Esta é uma estação bastante cara para residências particulares, mas nenhuma outra solução foi ainda inventada.
Uma alternativa para uma estação de proteção ativa é um sistema ânodo/cátodo sacrificial. Esse design também tem suas desvantagens, mas economiza custos de energia para o consumidor. Usado em conjunto com tanques importados. O princípio de funcionamento de tal sistema baseia-se na “interceptação” da corrosão ativa por um metal com alto potencial eletronegativo (por exemplo, alumínio).
Para ambos os métodos de proteção eletroquímica, são necessários cálculos apropriados com ênfase no tipo de recipiente, suas dimensões gerais e outros fatores. Os cálculos determinam o local de instalação do protetor eletroquímico ou a potência da proteção catódica ativa. Na fase de projeto da instalação do tanque de gás, este ponto deve ser levado em consideração.
Os sistemas de piso parecem mais atraentes do ponto de vista da economia de custos. Mas não podem ser aplicados a todos os tipos de tanques.
Aterramento e proteção contra raios
As funções de aterramento dos tanques de gás, de fato, podem ser assumidas por sistemas de proteção eletroquímica. No entanto, um tanque de gás doméstico deve ser protegido individualmente contra raios em qualquer caso.
Em relação à instalação da instalação, são possíveis as seguintes ações:
- Fazendo um loop de terra.
- Instalação e aprofundamento do contorno em todo o perímetro da cava até uma profundidade de pelo menos 1,8 m.
- Se necessário (para movimentação de solos), reforce o contorno com elementos de reforço.
Instruções detalhadas sobre como fazer um loop de aterramento com suas próprias mãos podem ser encontradas em este material.
Em última análise, todos os elementos de instalação incluídos no sistema de distribuição de gás devem ser combinados em um circuito de aterramento comum, garantindo assim uma proteção abrangente (de acordo com PB 12-609-03). O valor da resistência do circuito comum é permitido em 10 ohms e não mais.
O pára-raios é instalado a uma distância de pelo menos 12 m do limite do poço do tanque de gás e conectado ao circuito de terra. A altura do mastro do pára-raios não deve ser inferior a 7 m.
Conclusão do sistema de tanque de gás
Após concluir todas as atividades de instalação do tanque de gás, o sistema deve ser verificado quanto a vazamentos. O teste de pressão pode ser realizado com ar comprimido. O valor da pressão de teste é retirado do cálculo da pressão de trabalho do tanque (no passaporte), aumentada uma vez e meia. Para aumentar a pressão de teste, um compressor de ar é conectado ao contêiner.
O aumento da pressão deve ser realizado em modo de fase suave. Neste caso, é necessário monitorar o nível de pressão por meio de manômetros. Um manômetro é colocado diretamente na saída do compressor e o segundo na parte superior do corpo do tanque.
Após atingir um nível de pressão correspondente ao valor de teste, desligue o compressor, feche a válvula da linha de alimentação de ar e deixe o sistema por 5 a 6 horas. Em seguida, verifique a queda de pressão. Se a queda for maior que 0,5 - 0,8 ATI, o sistema está com vazamento. Uma queda abaixo desses valores indica vedação satisfatória.
Concluído o teste de pressão, eles começam a preencher o poço com o reservatório. O aterro é realizado com areia fina de rio até um nível de 0,3-0,5 m abaixo do nível do solo. Depois de preencher toda a área da cava com areia, o aterro é cuidadosamente compactado ou deixado assentar por 1 a 2 dias.
A instalação de um tanque de armazenamento e consumo de gás não se considera concluída a menos que sejam concluídas as seguintes obras:
Em seguida, a área superior restante da cova é preenchida com solo solto até o nível da superfície de toda a área. A última etapa é o teste de pressão da linha de abastecimento de gás ao edifício. Se o teste de pressão for concluído normalmente, a instalação pode ser considerada concluída.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Resumidamente e sucintamente sobre o fornecimento autônomo de gás para residências particulares:
A julgar pela descrição do processo de projeto e instalação, é perfeitamente possível dotar uma casa particular de um posto de gasolina autônomo com pouco esforço e a um custo aceitável para o orçamento familiar. E alguns proprietários de imóveis suburbanos, distantes das comunicações centralizadas de gás, aproveitam esta oportunidade. O resultado é óbvio - comodidade e maior conforto de vida.
Você tem experiência prática no uso e instalação de tanques de gás? Ou quer fazer uma pergunta sobre o tema do artigo? Deixe comentários, faça perguntas e compartilhe sua experiência no bloco abaixo do artigo.