Pressostato para caldeira a gás: dispositivo, revisão de falhas populares e seu reparo

O pressostato no projeto de uma caldeira a gás é um dispositivo que não é familiar a todos os proprietários de equipamentos a gás.O mecanismo, que é essencialmente um pressostato diferencial, é acionado sob a influência da força de tiragem do fluxo de fumaça gerado pelo sistema de ventilação. Mas como funciona um pressostato para uma caldeira a gás, por que é necessário e a que avarias está sujeito?

Consideraremos essas questões com mais detalhes em nosso artigo - vamos falar sobre as características de design desta peça, que desempenha o papel de um controlador para o funcionamento normal do ventilador e do sistema de remoção de gases de combustão. Uma análise técnica do pressostato ajudará você a entender o funcionamento do queimador de gás, dominar totalmente o funcionamento da caldeira e responder corretamente aos desligamentos de emergência.

Projeto de um pressostato de caldeira a gás

O projeto do pressostato não difere em complexidade mecânica ou elétrica pronunciada. Porém, o pressostato para uma caldeira a gás doméstica ainda possui peças exclusivas, por exemplo, uma membrana sensível.

Este elemento está conectado a um microinterruptor que atua como interruptor de sinal. Para controlar o queimador, normalmente é utilizado um grupo de três contatos (controle em modo normal ou modo de emergência). Essencialmente, um contato é “compartilhado”.

Pressostato ou relé diferencial
Uma versão amplamente utilizada de um relé diferencial projetado para funcionar no projeto de muitas caldeiras domésticas a gás. Parece um dispositivo tecnicamente simples, mas significativo em termos de funcionalidade.

O modo normal de funcionamento do equipamento da caldeira é acompanhado pelo estado de funcionamento da membrana termostática, em que o circuito permanece fechado através de uma configuração de contactos do pressostato da caldeira. Se o modo de operação do equipamento for perturbado (o fluxo de fumaça altera a característica), a posição da membrana sensível muda correspondentemente.

Nesta condição, o grupo de trabalho dos contatos do microinterruptor é quebrado, enquanto o segundo grupo (interruptor de emergência), ao contrário, forma um circuito condutor. Através deste circuito é fornecida energia ao sistema de travamento automático, com o qual é acionado o controle de emergência do queimador de gás, bem como do sistema de circulação de água.

Graças à presença de um pressostato, o seguinte pode ser realizado de forma eficaz:

Todas as funções observadas afetam radicalmente o funcionamento dos equipamentos de aquecimento de água, proporcionando não só funcionalidade eficaz, mas também segurança da operação da caldeira.

Como verificar o funcionamento do aparelho?

O diagnóstico do bom funcionamento do pressostato dos equipamentos a gás é uma questão necessária e útil. Via de regra, tal verificação é realizada por representantes empresas de gás usando dispositivos especiais.

Circuito clássico para ligar um pressostato
O diagrama clássico de ligação de um relé diferencial (pressostato) no projeto de uma caldeira a gás doméstica: 1 – ventilador; 2 – aparelho manométrico; 3 – relé diferencial

Porém, o próprio proprietário da caldeira a gás também pode realizar uma espécie de “teste” com passos simples. Apenas tenha em mente que tais ações violam regras de serviço equipamento de gás.

Se, no entanto, o proprietário decidir infringir as regras, basta reduzir o abastecimento de água da rede fornecida à caldeira, por exemplo, fechando parcialmente a torneira da rede de corte do abastecimento de água.

Como resultado da diminuição da massa do fluxo de água no sistema da caldeira a gás, a temperatura e a pressão dos gases de combustão começam inevitavelmente a mudar. O ventilador aumenta a velocidade para criar maior vácuo na câmara.

Assim, de acordo com a teoria de funcionamento do pressostato, este dispositivo é acionado, desligando a caldeira por vácuo insuficiente através da linha de alimentação dos tubos de silicone. O dispositivo também opera no caso oposto, quando o valor do vácuo ultrapassa o valor ajustado.

Avarias do pressostato e dicas de reparo

Antes de considerar como você pode consertar de forma independente um pressostato instalado em uma caldeira a gás, trataremos dos defeitos típicos que afetam este elemento estrutural.

Identificando Falhas Graves

Como mostra a prática de operação de caldeiras domésticas a gás, defeitos no relé diferencial são geralmente indicados por:

  • ausência de “clique” característico ao acionar o ventilador do sistema de exaustão;
  • incapacidade de colocar em operação equipamentos de gás;
  • saída de um sinal de erro através de um indicador ou display;

Qualquer um dos erros observados pode estar relacionado com defeitos nos elementos do pressostato, bem como com um momento tão comum como o aparecimento de uma película de óxido nos contatos microinterruptor do pressostato.

Microinterruptor de relé diferencial de caldeira a gás
Para poder realizar uma limpeza de alta qualidade das pétalas de contato do microinterruptor, este elemento do sistema deve ser desmontado. Porém, não se pode descartar a oxidação do contato interno, o que exige a substituição completa da peça.

Além disso, uma causa bastante comum de falha do equipamento de gás é física desgaste da membrana do relé diferenciale. Esta parte do dispositivo é tradicionalmente feita à base de borracha de silicone.

Com o uso prolongado, a borracha perde parcialmente suas propriedades elásticas (seca). Como resultado, é observada operação incorreta do microinterruptor de modo.

Entre outras coisas, o físico desgaste do ventilador a remoção dos gases de combustão pode causar a operação de emergência do pressostato. Condições semelhantes não podem ser excluídas devido a sistema de coleta de condensado entupido, danos às tubulações do sistema e etc.

Também recomendamos que você leia as instruções para verificar a funcionalidade sensor de tração E válvula de três vias em uma caldeira a gás.

Como consertar um pressostato de uma caldeira a gás?

Se as razões para o mau funcionamento do pressostato de uma caldeira a gás doméstica forem especificamente identificadas, na maioria das vezes a melhor saída é substituí-lo completamente.

Esta abordagem é explicada pelo fato de que a maioria dos relés diferenciais das caldeiras a gás possuem um design “fundido”. Conseqüentemente, consertar esse tipo de dispositivo será simplesmente mais caro do que comprar um novo.

Novo pressostato para caldeira a gás
É fácil comprar um novo pressostato para uma caldeira doméstica a gás de um modelo ou outro nas lojas apropriadas. O mercado comercial oferece dispositivos para quase todos os modelos

Porém, se você tiver desejo, habilidades e oportunidades, tentar não é uma tortura. Primeiro você terá que desmontar o dispositivo desligando a fonte de alimentação da caldeira a gás e desligando a válvula linear de fornecimento de gás.

Então você pode começar a remover o pressostato, para o qual você irá:

  • abra o corpo da caldeira;
  • remova a tampa da entrada de ar;
  • desconecte o tubo de silicone da conexão do ventilador;
  • desparafuse os fixadores e remova o pressostato;
  • desconecte um par de contatos faston do dispositivo;
  • desconecte o tubo de silicone da conexão do dispositivo.

O primeiro passo é verificar se há contaminação em todos os tubos de silicone incluídos no sistema. Caso haja contaminação no interior dos tubos, é necessário enxaguar e soprar a área interna.

Recomenda-se também lavar e soprar a área interna do relé diferencial com fluidos técnicos especiais neutros ao silicone.

Procedimento para verificar o pressostato com um testador
É fácil verificar o funcionamento do microinterruptor do relé diferencial de uma caldeira a gás. Para fazer isso, no modo de medição de resistência, os grupos de contato são “anelados” para condutividade

Em seguida, o microinterruptor, nomeadamente o grupo de contactos deste elemento, é sujeito a verificação. A condutividade dos contatos é verificada usando um dispositivo de medição - um testador. Se houver falha de condutividade em algum dos grupos de contato, o microinterruptor deverá ser reparado ou substituído por um novo.

Ao verificar o microinterruptor do pressostato de uma caldeira a gás, pode ser necessário simular uma pressão de vácuo. Para isso, basta conectar um pequeno pedaço de tubo de silicone ao pressostato da caldeira a gás, marcado com sinal negativo. O segundo (tubo “positivo”) é simplesmente fechado e o ar é sugado através do tubo conectado pela boca com pouco esforço.

No processo de realizar tais manipulações, conecte um testador de medição aos grupos de contatos do microinterruptor e procure a presença ou ausência de corrente passando pelos contatos.

Esta técnica de teste, é claro, é exclusivamente de natureza “doméstica”. Profissionalmente, essas mesmas ações são realizadas utilizando equipamentos de serviço.

Além da avaria do pressostato, o usuário de uma caldeira a gás pode encontrar uma série de outras avarias. Fornecemos uma visão geral das falhas populares e recomendações para seu reparo em próximo artigo.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

O vídeo abaixo detalha o reparo do pressostato da caldeira:

É bem possível que o usuário realize o funcionamento do relé diferencial de uma caldeira a gás de forma independente, utilizando terminais de serviço especiais para essas ações. Quase todos os modelos de equipamento possuem estes acessórios para conectar um dispositivo que mede vácuo.

Ao mesmo tempo, é expressamente proibida a realização de qualquer trabalho técnico em caldeiras a gás ou esquentadores sem a devida autorização e aprovação de serviços especiais. O não cumprimento de tais regras e requisitos ameaça resultar em acidentes, o que foi confirmado mais de uma vez pela prática.

Você gostaria de nos contar sobre sua experiência na identificação de um pressostato com defeito e na solução dele com sucesso? Ou ainda tem dúvidas que não abordamos em nossa publicação? Pergunte aos nossos especialistas e outros visitantes do site - o bloco de comentários está localizado abaixo do artigo.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica