Manutenção de caldeiras a gás: manutenção de rotina e grandes reparos

A operação de caldeiras 24 horas por dia aumenta o desgaste.Você concorda que o funcionamento dos equipamentos de aquecimento e aquecimento de água deve ser seguro? Por que são realizadas inspeções e reparos periódicos em unidades de gás.

A prevenção com identificação de defeitos existentes permite prevenir a ocorrência de situações de emergência. Quem deve realizar a manutenção das caldeiras a gás e que conjunto de medidas inclui? São essas questões que consideraremos em detalhes no artigo.

Nosso material contém uma descrição das principais etapas das atividades de serviço e fotos passo a passo da manutenção. Além disso, selecionamos vídeos sobre manutenção da caldeira e seus componentes.

Tarefas de serviço

Cada usuário de uma caldeira a gás espera seu funcionamento a longo prazo. Mas a durabilidade do equipamento depende de muitos fatores.

A operação ininterrupta da caldeira leva ao rápido desgaste de seus elementos e componentes de trabalho, e um fornecimento instável de gás natural leva à falha prematura de um dispositivo caro.

Manutenção oportuna do equipamento
A falha do equipamento da caldeira a gás só pode ser evitada através da prevenção oportuna, que é implementada através do serviço de garantia e pós-garantia.

Pelas normas, a primeira manutenção deve ser realizada seis meses após o término do período de garantia.

A frequência das inspeções técnicas e resolução de problemas é estabelecida com base num acordo celebrado entre um representante do departamento técnico e o proprietário do equipamento.

Durante uma inspeção de rotina, um representante da indústria do gás presta atenção aos seguintes pontos:

As avarias das unidades de gás identificadas no intervalo entre as atividades de manutenção em curso são eliminadas a pedido dos proprietários das caldeiras a gás pelos funcionários da entidade com a qual foi celebrado o contrato.

A manutenção da caldeira foi projetada para resolver três problemas ao mesmo tempo:

  1. Dispositivos de controle regulação automática.
  2. Verifique se os queimadores estão funcionando corretamente.
  3. Determine o estado atual dos elementos de aquecimento internos do equipamento em uso.

Cada um dos aspectos listados é de fundamental importância para manter a eficiência no nível inicial e prolongar a “vida” do sistema de caldeira como um todo.

Além disso, um trabalhador do gás que realiza manutenção em uma caldeira a gás é obrigado a inspecionar o estado das torneiras e conexões dos dutos metálicos. Ele deve avaliar o desempenho da ventilação e canais de fumaça, estanqueidade das unidades.

Durante a inspeção de rotina, a combustão dos gases é monitorada visualmente e, se necessário, os queimadores são ajustados. A estanqueidade das conexões é avaliada por meio de solução de sabão ou detectores de gás.

Motivo para enviar pedido de manutenção não programada de caldeira a gás
Durante a manutenção de uma caldeira a gás deve ser avaliado o estado técnico de todo o sistema: verificação da estanqueidade das ligações, do funcionamento das torneiras, da presença de tiragem nos risers de ventilação e nas chaminés

Todas as violações identificadas devem ser corrigidas imediatamente após a detecção. A operacionalidade das peças e mecanismos é restaurada, na impossibilidade de reparação procede-se à substituição.

Se necessário, as peças e componentes dos equipamentos de aquecimento a gás são reparados numa oficina de gás, com a qual foi celebrado um contrato de serviço.

Solução profissional para o problema

À primeira vista, não há nada complicado em realizar medidas de manutenção preventiva de caldeiras. Mas você não deve configurar e limpar uma caldeira a gás sozinho. E não é apenas uma questão de experiência.

Um procedimento tão crítico só deve ser realizado por um especialista qualificado que possua o equipamento preciso necessário para diagnosticar falhas.

A qualidade da manutenção dos equipamentos das caldeiras depende diretamente do profissionalismo do técnico. Portanto, tal trabalho deve ser confiado apenas a profissionais com autorização especial.

Solução profissional para o problema
No caso de uma situação imprevista, o comandante será capaz de reagir correta e rapidamente, evitando assim consequências injustificadamente graves, por vezes catastróficas.

De acordo com o parágrafo 6.2 do SNiP atual, a manutenção dos equipamentos das caldeiras deve ser realizada por entidades licenciadas que possuam serviço próprio de despacho de emergência.

Os principais fabricantes de caldeiras a gás, para não abrirem centros de serviços de marca em todas as regiões do país, emitem licenças para organizações especializadas na área de manutenção.

Você pode estar interessado em informações sobre como escolher uma caldeira a gás boa e confiável, discutidas em nosso outro artigo.

Além de um certificado para a execução de uma determinada gama de trabalhos, tais organizações recebem acesso total à documentação técnica dos equipamentos produzidos pelo fabricante, bem como a oportunidade de receber novos componentes de caldeiras para substituição em garantia. Uma lista de empresas certificadas geralmente está listada no site do fabricante.

Ao escolher uma organização de serviços e elaborar um contrato, você deve se concentrar em dois parâmetros:

  1. Certificação do fabricante da caldeira, comprovada pela presença de licença para execução de obra.
  2. A localização da central de atendimento na mesma cidade ou região, o que reduzirá o tempo de resposta do técnico de campo.

Na maioria dos casos, um contrato de serviço é assinado antes da caldeira estar totalmente operacional. Indica claramente a lista de trabalhos futuros e os prazos para a sua conclusão.

Unidades e elementos do passaporte da caldeira
Como complemento ao contrato, é anexado um passaporte da caldeira, que especifica todas as características de projeto do sistema, uma lista completa de seus componentes e elementos, bem como o momento da manutenção.

O trabalho oferecido pelas organizações prestadoras de serviços é dividido em três tipos:

  1. Manutenção de rotina – manutenção preventiva regular realizada para avaliar o estado técnico da unidade, identificar e eliminar avarias iminentes, para preparar a unidade para a estação de aquecimento e após a sua conclusão antes da inatividade do verão.
  2. Serviço mediante solicitação do assinante – inclui medidas para identificar violações e danos ao sistema, diagnosticar o desempenho do aparelho de gás ou de suas peças individuais e eliminar avarias e mau funcionamento.
  3. Grande renovação – conjunto de medidas em caso de avaria de uma unidade, executadas em situações de emergência desencadeadas por factores externos ou por falha de equipamento.

A frequência da manutenção preventiva dos equipamentos depende de finalidade da unidade instalada e seu design.

Opção de caldeira a gás
Uma lista de “procedimentos” obrigatórios para manutenção e revisão de rotina, bem como a frequência de sua execução, é fornecida pelo fabricante para cada modelo específico

Em média, recomenda-se que as inspeções de rotina sejam realizadas 2 vezes por ano. São realizados tanto para dispositivos incluídos no circuito de aquecimento como para Unidades de sistema AQS.

O não cumprimento dos prazos para um evento tão importante pode levar a graves consequências. Assim, uma tubulação entupida pode causar falha no sistema de aquecimento, e despressurização de gasoduto – causa de explosão e incêndio.

Etapas básicas do serviço atual

Para controlar totalmente a situação, você deve entender qual trabalho é executado durante a manutenção de várias peças e componentes. A manutenção de rotina de uma caldeira geradora inclui três tipos principais de trabalhos: limpeza, verificação e ajuste.

Antes de fazer a manutenção do equipamento de gás, é obrigatório desligar o sistema e o fornecimento de gás. O sistema desconectado deve esfriar um pouco.

Passo #1 – inspeção dos circuitos de aquecimento

Nesta fase, é formada uma ideia geral do estado atual do sistema operacional.

Em primeiro lugar, o técnico verifica a documentação e o selo de garantia, determinando se a instalação do aparelho a gás cumpre os requisitos de dois documentos regulamentares principais:

  1. SNiP - códigos e regulamentos de construção sanitária.
  2. “Regras de operação técnica e requisitos de segurança na indústria de gás da Federação Russa.”

Por ser uma caldeira a gás um conjunto de equipamentos que utiliza gás e eletricidade, os elementos elétricos também estão sujeitos a testes visuais.

Como é feita a manutenção da caldeira a gás?
Para uma inspeção externa de uma caldeira a gás, a caixa protetora é removida da unidade e todos os elementos visíveis são inspecionados sequencialmente, identificando o grau de desgaste das peças

A verificação do estado da unidade caldeira visa esclarecer os seguintes pontos:

  • integridade da estrutura do dispositivo;
  • pressão da válvula de gás;
  • eletrodos de ignição, se disponíveis;
  • estado das conexões de fornecimento de gás;
  • desempenho eletrônico;
  • facilidade de manutenção de máquinas de emergência.

Nesta fase, eles controlam e realizam trocas tanque de expansão, que tem como objetivo proteger os elementos do sistema e compensar a pressão criada durante a expansão do refrigerante.

Inspeção externa de elementos unitários
Durante a inspeção técnica, o estado da própria unidade, dispositivos de proteção e comunicações de gás é verificado visualmente e por meio de instrumentos.

O nível de pressão na água fria, dependendo do tipo de caldeira, é de 1,1-1,3 bar. É importante garantir que após o aquecimento a pressão não ultrapasse o padrão recomendado especificado no passaporte da unidade.

Passo #2 – limpeza dos elementos do sistema

Antes de iniciar os trabalhos, esvazie a caldeira. Depois disso, eles começam a inspecionar o queimador de gás, determinando a qualidade e a direção da chama.

Para fazer isso, remova e limpe sequencialmente:

  • arruela de retenção – um dispositivo que regula a posição da tocha do queimador em relação ao trocador de calor instalado;
  • sensor de ar – foi projetado para regular a proporção da mistura de ar e gás;
  • sensor detector de chama – gera um sinal quando os indicadores de tração se deterioram;
  • eletrodo do dispositivo de ignição – responsável pela ignição de misturas gás-ar;

Todas as estruturas metálicas podem ficar deformadas ao longo do tempo sob a influência de altas temperaturas e depósitos de carbono.

Limpando a escala do queimador
Para evitar que o calcário obstrua o queimador, elemento fundamental do funcionamento da caldeira, deve-se limpá-lo em tempo hábil com escovas especiais.

Durante o funcionamento normal do queimador, a chama tem o formato de um cone, de cor azul. Uma cor amarelada indica contaminação.

A medição e análise dos gases de escape da caldeira ajudará a verificar o funcionamento do principal elemento de funcionamento da caldeira e a avaliar a conformidade das configurações do queimador com a composição do gás fornecido, bem como a integralidade da sua combustão.

A área de incêndio na câmara de combustão do combustível e todas as partes da caldeira que estão em contato direto com a tocha devem ser limpas. Esta tarefa pode ser facilmente realizada usando uma escova macia e um aspirador de pó.

Ao limpar os injetores, não use escovas de metal, cujas cerdas podem danificar a superfície.

Separadamente, desparafuse e sopre o ar pelos canais de gás da caldeira. O tubo de alimentação de gás ao queimador é removido, desmontado e purgado sob pressão.

O sistema de aquecimento está equipado com dois elementos filtrantes. O primeiro está localizado na unidade hidráulica e o segundo na torneira de água fria. Esses filtros também requerem limpeza periódica dos depósitos de sal por meio de lavagem.

À medida que a manutenção é realizada, todas as falhas descobertas pelo técnico devem ser eliminadas, substituindo peças e conjuntos defeituosos por novos elementos.

Passo #3 – verificar a automação do controle

As caldeiras modernas estão equipadas com sistemas de controle automático, cujo principal objetivo é garantir o funcionamento da unidade sem supervisão humana constante. O grau de complexidade da automação pode ser muito diferente.

Mas independente do modelo, seus principais elementos são:

  • Termostato – um dispositivo regulador responsável por manter os parâmetros definidos de temperatura do líquido refrigerante na caldeira.
  • Válvulas de gás - projetado para abrir e desligar o fornecimento de gás.
  • Acessórios para gás – um atuador projetado para processar comandos do circuito de controle da caldeira.
  • Controlador – um dispositivo eletrônico projetado para implementar um algoritmo complexo para controlar a unidade dependendo das mudanças nas condições ambientais.
  • Pressostato mínimo e máximo – membranas que atuam em grupos de contatos, desligando a unidade em caso de queda/aumento de pressão abaixo/acima do valor ajustado.

Esta técnica suporta “dolorosamente” uma queda regular de tensão. A tarefa do comandante é detectar prontamente problemas no sistema eletrônico, possíveis problemas com peças e corretamente ajustar automação.

Verificando todos os elementos da caldeira
A caldeira ligada à caldeira a gás, destinada ao abastecimento do sistema AQS, também deve ser verificada anualmente e regulada regularmente.

Para verificar o funcionamento do sistema de segurança da caldeira e identificar áreas vulneráveis ​​do equipamento, o técnico simula a ocorrência de uma situação de emergência. Após iniciar o sistema, ele monitora a velocidade de operação dos alarmes, a estanqueidade da válvula de corte e demais dispositivos.

Se a automação não funcionar corretamente, a unidade é desmontada e as membranas defeituosas são substituídas por novas.

A parte de entrada da tubulação de gás também está sujeita a inspeção.Ele é examinado quanto a corrosão e outros danos.

Seções de conexão de segmentos de gasoduto
O comandante deve zelar pela integridade do gasoduto em todo o trecho instalado na casa, prestando especial atenção à superfície externa das tubulações e suas conexões

Todas as conexões do caminho do gás, incluindo flangeadas, rosqueadas e pré-fabricadas, são testadas quanto a vazamentos. Meça a pressão no gasoduto. Se necessário, ajuste as conexões do gás. Os locais onde a tinta descascou da superfície do tubo são repintados.

Depois de ajustados todos os componentes da unidade caldeira, o técnico define os parâmetros recomendados pelo fabricante.

Na fase final, realiza uma inspeção final da caldeira. O comandante preenche os documentos de certificação, confirmando com a sua assinatura a responsabilidade pessoal pela qualidade da inspeção realizada. Por fim, ele faz uma anotação indicando o período para o próximo atendimento.

Realizando grandes reparos

Decorrido o período operacional especificado no passaporte do produto, a caldeira a gás está sujeita a diagnósticos técnicos. A principal tarefa das medidas técnicas e de engenharia é determinar a possibilidade de operação segura do equipamento.

São realizadas grandes reparações para restaurar as características técnicas dos equipamentos de aquecimento a gás. Conforme necessário, as peças desgastadas e as unidades funcionais são substituídas.

Além do diagnóstico, como parte de um serviço importante, é realizado o seguinte:

  1. Lavando o trocador de calor.
  2. Inspeção e limpeza abrangentes de todos os componentes fechados da caldeira.

Um conjunto de medidas devidamente executado garante o bom funcionamento dos equipamentos a gás durante o período subsequente de funcionamento.

Escala na bobina da caldeira
A incrustação que se forma na bobina do trocador de calor devido à manutenção inadequada leva a uma deterioração gradual na eficiência do equipamento

O trocador de calor é limpo de incrustações após os primeiros cinco anos a partir da data de comissionamento da unidade de caldeira. Embora a maioria das organizações de serviços recomende a realização de lavagens preventivas uma vez a cada dois anos.

Um procedimento simples de lavagem do trocador de calor da caldeira pode eliminar o problema na fase de formação de incrustações.

Para realizar uma limpeza completa, remova a caixa do aparelho e desmonte todas as partes removíveis do aparelho. Separadamente, desmonte o trocador de calor e, utilizando uma estação elevatória, lave-o cuidadosamente com reagentes químicos.

Esta lavagem permite remover todas as incrustações que se formaram nas tubulações e aletas do trocador de calor ao longo de vários anos. Depois disso, a caldeira é montada e o sistema é abastecido com refrigerante.

Limpeza de chaminé
Além de fazer a manutenção da própria caldeira a gás e do gasoduto que a ela conduz, é importante verificar regularmente o estado das chaminés.

A limpeza dos canais de fumaça, destinada à retirada dos produtos da combustão dos aparelhos a gás e à criação de tiragem, não consta da lista de atividades exigidas pelo comandante.

Ele pode fazer esse trabalho por uma taxa adicional. Se desejar, você mesmo pode limpar a chaminé. É aconselhável lavá-lo pelo menos uma vez por ano.

Funcionamento da caldeira em caso de força maior

Em caso de emergência, é necessário reagir ao problema o mais rápido possível e tentar colocar a caldeira em condições de funcionamento. As avarias, se ocorrerem, ocorrem apenas durante a estação de aquecimento.

E a razão para isso é na maioria das vezes que a unidade opera na potência máxima sem interrupção por um longo período.

Substituição de peças desgastadas
A unidade pode falhar no momento mais inoportuno, trabalhando no limite por um longo período de tempo, o que leva ao rápido desgaste das peças

O combustível de baixa qualidade, que muitas vezes é fornecido ao sistema de gás, muitas vezes leva ao mesmo resultado desastroso.

Tendo em mãos um contrato de prestação de serviços, o proprietário só pode ligar para a organização. Recebida a solicitação, a equipe de reparos chegará ao local e resolverá o problema.

Como os centros de serviço mantêm sempre registos das caldeiras, os especialistas da equipa visitante chegam ao local com o conjunto de ferramentas e peças sobressalentes necessárias que correspondem ao modelo específico da caldeira a gás instalada na casa.

Mas há situações em que, durante o pico da estação de aquecimento, as equipes de reparos ficam perdidas. E os mestres podem não atender ao pedido tão rapidamente quanto gostaríamos. Neste caso, alguns proprietários recorrem aos serviços de “proprietários privados”.

Mas vale a pena considerar que ligar para o primeiro trabalhador do gás que encontrar não é a melhor opção. E nem é uma boa quantia que o proprietário terá que pagar. Afinal, ninguém garante que o mestre conseguirá realizar reparos com alto nível profissional em situação de emergência.

Portanto, para evitar tais situações e economizar custos desnecessários, não se deve descurar a oportunidade de realizar uma inspeção técnica de rotina antes do início do frio.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Vídeo sobre a sequência de ações durante a manutenção de uma caldeira a gás:

Guia de vídeo para limpeza do queimador:

A manutenção regular de uma caldeira a gás permite identificar problemas emergentes numa fase inicial e não levar a situação a tal ponto que o funcionamento do equipamento comece a representar uma ameaça à saúde e à vida dos membros do agregado familiar.

Você se depara com a necessidade de chamar urgentemente um técnico para diagnosticar sua caldeira a gás? Ou você teve que pagar por serviços adicionais durante o processo de manutenção? Conte-nos sobre sua situação - talvez sua experiência seja útil para outros proprietários de equipamentos a gás. Deixe seus comentários abaixo do artigo.

Comentários dos visitantes
  1. Irina

    Chamamos o nosso técnico para verificar a caldeira a gás semestralmente - esta é a nossa segurança e uma garantia do normal funcionamento da caldeira. Não recomendo fazer isso sozinho, bem, apenas se você tiver uma educação especial. E é melhor substituir imediatamente uma caldeira obsoleta do que correr o risco de consertá-la ou mesmo ficar sem aquecimento em casa durante a estação de aquecimento.

    • Tatiana

      Apoio totalmente a sua opinião. Isto é gás, a segurança é muito importante aqui. Compramos um chalé com caldeira a gás já instalada e a primeira manutenção está prevista para a próxima semana. Então agora estou estudando a Internet para entender o que o mestre está fazendo e controlar para que ele não mexa e verifique tudo.

  2. Artem

    Com o nosso nível de serviço, eles apenas roubam bem o dinheiro e prestam serviços de qualquer maneira. Concluímos um acordo antes do lançamento. O capataz veio na lancha, me dá dinheiro. Aí uma vez por ano ele vem, com um olhar esperto ele abre o painel, olha pelos óculos - é isso, dá para ele visitar. Olho no livro, coloco anotações que limpei e verifiquei.
    Outro dia liguei para eles, falei, é hora de limpar o trocador de calor, porque a água quente não está esquentando bem. O despachante responde, você ainda não tem prazo, está tudo bem com você.

  3. Valéry

    Para sua sala de caldeira Também tive que procurar um escritório normal. E aí veio um cara do posto de gasolina, fez alguma coisa pela aparência e foi embora - mas exigiram dinheiro como se fosse para uma manutenção completa.

  4. É possível consertar uma caldeira Ariston como a do vídeo com defeito - “não percebe a presença de chama após o acendimento e desliga o fornecimento de gás”?

  5. Dmitry

    Não sei o que deve ser incluído na manutenção da caldeira, mas em Zhabinka, deixe-me dizer-lhe, os trabalhadores locais do gás não fazem nada...

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica