Como limpar um gêiser: métodos disponíveis para implementação independente
Se a casa tiver esquentador a gás, um dia surgirá a questão da sua manutenção.O trocador de calor de tal dispositivo gradualmente fica coberto de depósitos de calcário e partículas de fuligem e fuligem se depositam no queimador. É melhor descobrir imediatamente como manter o equipamento em condições adequadas para que não falhe prematuramente.
Diremos como limpar um esquentador a gás com as próprias mãos, caso não seja necessário ligar para um representante do serviço de abastecimento de gás. O artigo que apresentamos descreve métodos para remover depósitos de carbono e outros produtos de combustão de importantes partes funcionais de um aquecedor de água instantâneo. São fornecidos conselhos sobre como prevenir a formação de depósitos perigosos.
O conteúdo do artigo:
Princípio de funcionamento do aquecedor de água instantâneo
Um aquecedor de água a gás é um dispositivo relativamente simples para aquecer água. Na parte superior existe um trocador de calor conectado ao sistema de abastecimento de água. Embaixo há um queimador, que está conectado a uma tubulação de gás.
Em todos os modelos modernos, a ignição do queimador é automatizada, apenas os modelos muito antigos ou defeituosos são acesos manualmente. É preferível reparar este último para não arriscar a saúde da sua família e a integridade do seu património.
O design é oculto por uma caixa protetora, em cujo painel frontal geralmente está localizada a unidade de controle. Regula a temperatura máxima de aquecimento da água, a quantidade de gás e outros indicadores de funcionamento do aparelho. No topo existe um exaustor e uma chaminé por onde são retirados os produtos da combustão.
Quando a água é aberta na casa, o queimador liga automaticamente e o gás aquece a água até a temperatura desejada.A autoignição é configurada de forma que a coluna só acenda quando a pressão da água no sistema for suficientemente alta. Outro indicador importante é a presença de boa tração.
O processo de aquecimento da água é acompanhado pela precipitação de sedimentos duros, que se acumulam gradativamente no interior do trocador de calor. Os tubos ficam obstruídos com depósitos, como resultado, a qualidade do aquecimento se deteriora, a operação aquecedor de água instantâneo torna-se insuficientemente eficaz.
A limpeza regular da coluna ajudará a evitar tais problemas. Além da incrustação, outros contaminantes podem se acumular no interior do aparelho, tudo depende da qualidade da água.
Os seguintes sinais indicam que é hora de limpar a coluna:
- a pressão de uma torneira de água quente é muito mais fraca do que o jato de uma torneira fria;
- a pressão é boa, mas quase imediatamente após ligar a coluna apaga;
- o aparelho parou de ligar completamente, independente da pressão;
- há aquecimento insuficiente do fluxo em relação ao estado anterior;
- A água aquece até a temperatura desejada, mas muito lentamente.
Algumas avarias também podem ser observadas quando a válvula de corte, instalada na entrada do dispensador, quebra. Não custa nada verificar primeiro e só depois começar a limpar.
Procedimento de descalcificação
Para lavar o trocador de calor com água normal gêiser, você deve primeiro encontrar as válvulas que fecham o fluxo de gás e água para o dispositivo e depois girá-las.
Na mesma fase, recomenda-se obter o manual de instruções e refrescar a memória sobre o design do dispositivo, bem como as recomendações do fabricante. Isso evitará erros durante a desmontagem.
Para desmontar a coluna, serão necessárias as ferramentas usuais que qualquer artesão experiente tem à sua disposição:
- chave ajustável e para tubos;
- chaves de fenda retas e Phillips;
- juntas de paronita;
- uma mangueira com pelo menos meio metro de comprimento;
- uma braçadeira de metal para prender esta mangueira.
A mangueira é conectada à saída do trocador de calor e baixada na pia para que as águas residuais com contaminantes possam ser drenadas para o esgoto. Se isso não for possível, você também terá que estocar um recipiente grande o suficiente para escoar a água. A caixa protetora é removida da coluna. Tenha cuidado para não quebrar o painel de controle.
Agora você precisa remover filtro de água, que geralmente é preso com uma porca. O filtro deve então ser lavado e substituído. Se os depósitos se revelarem demasiado complexos, recomenda-se a utilização de produtos de limpeza químicos para remover contaminantes da malha. Durante o processo de lavagem, podem ser detectados danos no filtro. Neste caso, é melhor substituí-lo.
Agora é necessário desconectar o trocador de calor das tubulações de água, normalmente nesses locais é utilizada uma conexão roscada regular, que deve simplesmente ser desparafusada. O trocador de calor é removido das dobradiças e virado. Alguns artesãos aconselham colocá-lo em um recipiente grande o suficiente durante a limpeza para que produtos químicos agressivos não vazem para o chão.
Produtos adequados podem ser usados como limpadores, por exemplo, Antiscale. Uma solução regular de vinagre a 9% e outras composições domésticas também funcionarão. Você pode fazer uma solução de ácido cítrico: 100 g por litro de água.
Alguns tiveram experiências positivas de descalcificação com bebidas como Pepsi-Cola ou Sprite, que contêm ácido fosfórico. Mas não se deve usar essência de vinagre para esses fins, pois pode corroer as paredes das tubulações e será necessário fazer reparos sérios.
O trocador de calor é virado e o limpador é derramado nele usando um bulbo de borracha ou uma seringa grande. Normalmente são necessários pelo menos 500 ml da substância, mas não mais que um litro. Depois disso, deixa-se vinagre ou ácido cítrico no interior por cerca de um quarto de hora. Ao usar produtos de limpeza industriais, é recomendável seguir as instruções.
Ao final da limpeza, a solução é drenada e as tubulações são lavadas para retirar a sujeira acumulada. Para isso, a entrada do trocador de calor é novamente conectada à rede de abastecimento de água e na saída é colocado um recipiente para coletar a água suja.
A lavagem é realizada até que apareça um jato limpo. Se houver contaminação grave, um procedimento de limpeza único pode não ser suficiente; terá que ser repetido novamente, utilizando uma nova porção do limpador.
Após a conclusão do trabalho, é necessário remontar a coluna na ordem inversa. O trocador de calor está conectado ao abastecimento de água.Neste caso, as conexões roscadas devem ser vedadas e tratadas com lubrificante de grafite. Todas as juntas presentes nos locais de instalação devem ser imediatamente substituídas por novas.
Agora é necessário substituir o filtro grosso lavado, colocar a carcaça no aparelho e fornecer novamente gás e água para a coluna desparafusando as válvulas correspondentes. Resta fazer um teste de água para ter certeza de que a coluna está funcionando corretamente.
Limpar o trocador de calor sem desmontar
Também existe uma forma de limpar o trocador de calor sem desmontá-lo completamente. Para fazer isso, você deve primeiro remover a caixa do dispositivo e desconectar o tubo de abastecimento de água do trocador de calor. O tubo de cobre de entrada da bobina deve ser ligeiramente deslocado para facilitar o trabalho.
Uma mangueira é colocada no tubo de saída. Depois é preciso abrir a torneira e escoar um pouco de água, cerca de um litro, para liberar o líquido da bobina. Se for possível esclarecer a capacidade do trocador de calor na ficha técnica gêiser, então é recomendável drenar exatamente essa quantidade de água ou um pouco mais do sistema.
Para limpar a coluna com este método, é melhor usar o pó Antiscale, que é diluído em água quente antes do uso. Não custa nada ter o cuidado de proteger a pele e os olhos da exposição acidental à composição, pois ela contém ácido clorídrico.
Agora você precisa inserir um funil no tubo de entrada e despejar o Antiscale no trocador de calor. Deve-se lembrar que ao despejar rapidamente, pode começar uma reação em seu interior, o que levará à ejeção da solução perigosa na direção oposta.Portanto, é necessário despejar a composição em pequenas porções e em jato fino.
O trocador de calor cheio de solução deve ser deixado por cerca de duas horas. Para agilizar o processo de limpeza, pode-se ligar a ignição (não é necessário desligar o gás para este método de limpeza). Terminado o processo, deve-se abrir a torneira e escoar da coluna a água com o lodo dissolvido.
Se sair muito contaminante e o jato apresentar boa pressão, a limpeza pode ser considerada satisfatória. Caso contrário, será necessário realizar o procedimento novamente, mas ao usar o Antiscale, essa necessidade geralmente não surge.
Recomenda-se que este método de limpeza seja realizado apenas com esse tipo de limpador. O uso de vinagre ou ácido cítrico, neste caso, pode prejudicar o estado da caixa de engrenagens de alumínio.
Remoção de contaminantes de produtos de combustão
Fuligem, fuligem e outros produtos sólidos da combustão, embora formados em tais dispositivos em pequenas quantidades, ainda podem causar sérios danos.
Se precisar limpar esta parte do aparelho, lembre-se novamente das instruções do fabricante, principalmente se o período de garantia ainda não expirou. Alguns fabricantes exigem que esse trabalho seja realizado apenas por instaladores de gás profissionais.
A maneira mais fácil é limpar o radiador da coluna dos produtos da combustão. Para isso, desligue o gás e retire a caixa protetora do aparelho.Depois disso, a superfície do elemento é tratada com um aspirador doméstico comum.
Se o gás na coluna não acender ou queimar de forma irregular e fraca, os injetores podem estar entupidos. Para limpá-los das camadas acumuladas de fuligem, use um arame fino ou uma escova com cerdas de metal.
Claro que, neste caso, você deve desligar o gás e retirar a carcaça. A limpeza deve ser feita com cuidado para não danificar os elementos do aparelho.
Quando a fuligem se acumula muito rapidamente, faz sentido pensar na presença de outras falhas que provocam esta situação. Uma razão comum para esse fenômeno é um vazamento nas juntas dos tubos de gás dentro da coluna.
A lacuna pode ser tão pequena que não seja possível detectar o vazamento pelo cheiro. Se você suspeitar de um mau funcionamento deste tipo, aplique uma solução com sabão nas conexões e, em seguida, aplique gás no dispositivo.
Se a solução começar a borbulhar, pare o trabalho, desligue o gás e chame imediatamente um técnico de gás experiente. A auto-indulgência nesta fase pode ser fatal.
A pressão da água está normal, a fuligem foi retirada, mas a coluna ainda não liga? Agora é a hora de verificar sua tração. Os modelos modernos costumam possuir sensores especiais que detectam a falta de tiragem e não permitem o acendimento do aparelho, cortando o fornecimento de gás ao dispositivo de ignição.
Para verificar, é melhor usar tiras de papel fino. A chama de uma vela ou isqueiro pode ser perigosa se o problema for causado por vazamento de gás.
Tendo descoberto uma tração fraca, é necessário identificar a causa da situação. Normalmente basta limpar a chaminé para restabelecer o funcionamento normal do aparelho. Se isso não ajudar, consulte um engenheiro de equipamentos de gás, pois podem ocorrer falhas durante a instalação da estrutura da chaminé.
Prevenindo a formação de incrustações
A água dura não é a única causa do acúmulo de incrustações dentro dos tubos do trocador de calor. Para seu aparecimento, são necessários não apenas os sais contidos na água, mas também uma alta temperatura de aquecimento. Quanto mais quente o gás queima, mais intenso é o depósito de sólidos dentro do dispositivo. Temperaturas de 80 graus ou mais são consideradas críticas.
Obviamente, um aquecimento tão elevado não é necessário para uso doméstico. Para um banho, 40-42 graus são suficientes, para lavar até a louça mais suja, 45 graus são suficientes. Uma lavadora automática aquece a água até 95 graus, se necessário, mas o esquentador a gás não participa de forma alguma desse processo.
Portanto, se a água quente precisa ser constantemente diluída com água fria, vale a pena reconsiderar configurações do gêiser de acordo com a temperatura de aquecimento. Alguns artesãos amadores perfuram a ignição de um aquecedor de água a gás. Isso é feito para aumentar a taxa de aquecimento do fluxo de água.
Nos modelos mais antigos, essa modificação elimina a necessidade de acender e ajustar o aparelho toda vez que você ligá-lo.Finalmente, é necessário um dispositivo de ignição perfurado para garantir que o gás acenda mesmo com pressão de fluxo de água muito baixa.
Neste caso, pode surgir uma situação muito perigosa quando uma pequena quantidade de água no trocador de calor ferve e passa para a forma gasosa. Como resultado, a pressão no trocador de calor aumentará acentuadamente e ele simplesmente explodirá.
É claro que os trabalhadores do gás consideram tal intervenção perigosa e os fabricantes se recusam a cumprir as obrigações de garantia para dispositivos com tais modificações. Melhorar pressão do sistema, você pode pegar e instalar um normal dispositivo de circulação ou bomba de reforço. E a qualidade do abastecimento de água vai melhorar e os aparelhos não serão danificados.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Uma opção interessante para dar descarga em um aquecedor de água a gás pode ser encontrada neste material:
O procedimento para limpar o trocador de calor sem desmontar é demonstrado aqui:
Este vídeo mostra um experimento interessante sobre dissolução de incrustações em eletrólito, ácido cítrico e vinagre. Embora seja necessário levar em consideração não apenas o efeito da química no sedimento duro, mas também no material do qual o trocador de calor é feito:
Qualquer gêiser precisa de limpeza periódica. Se a manutenção for realizada corretamente, o dispositivo funcionará de forma longa e eficiente.
Gostaria de falar sobre como você mesmo limpou um aquecedor de água instantâneo a gás? Você tem informações sobre o tema do artigo que serão úteis para os visitantes do site? Por favor, escreva comentários no bloco abaixo, tire dúvidas e poste fotos sobre o tema do artigo.
Informação boa, interessante e informativa, mas ainda assim considero melhor confiar este assunto aos representantes do serviço de gás.
A coluna não é brincadeira, aqui é preciso entender bem as especificidades de seu trabalho. Se for para autodesenvolvimento, vale a pena conhecer os meandros do aparelho, mas na prática eu não tentaria limpar o alto-falante sozinho. Para isso existem pessoas especialmente treinadas que farão tudo e também darão garantia pelo seu trabalho!
“Pessoas especialmente treinadas” exigirão muito dinheiro, mas não é fato que sejam grandes especialistas. E eles certamente não funcionam por conta própria.
O ácido cítrico é o melhor descalcificador.
Há vários anos que eu mesmo limpo o aquecedor a gás da casa da minha mãe. Geralmente antes do início da estação de aquecimento. Ao mesmo tempo estou verificando o AGV. Na verdade, é mais simples do que parece à primeira vista. Claro, você precisa ter pelo menos a menor ideia sobre a estrutura do dispositivo e as especificidades de seu funcionamento. O resto pode ser facilmente encontrado na Internet. A principal coisa a lembrar é que você precisa agir com muito cuidado e seguir rigorosamente as instruções. Eu mesmo não recomendaria o uso de nenhum método popular, como ácido cítrico, etc. Afinal, existem meios especiais para isso, como o mesmo “Antinakipin”. Vai custar várias vezes menos do que ligar para um “especialista” que vai olhar sua coluna diversas vezes com um olhar bem atencioso.
Sobre o vídeo “Lavamos a coluna sem desmontar”. Não poderia ser mais simples?
1. Desligue a água.
2. Abra a torneira da água quente.
3. Desparafuse o filtro.
4. Sopre várias vezes para que a água restante no sistema saia pela torneira de água quente aberta.
5. Limão, etc...