Como fazer um aquecedor com as próprias mãos: instruções para fazer um aparelho caseiro
O termoventilador é um dispositivo extremamente prático: móvel, fácil de usar, resistente a quebras e eficiente.Usando esse dispositivo, você pode aquecer uma sala de estar em apenas alguns minutos.
Ele foi projetado de forma tão simples que, se desejar, você pode fazer um aquecedor com ventilador com suas próprias mãos. Alguns dos materiais necessários para implementar tal projeto podem ser encontrados até mesmo entre todo o lixo que se acumulou na garagem.
E como fazer isso e o que exatamente é necessário - veremos tudo isso em nosso artigo. Aqui estão 4 instruções para fazer vários aquecedores com ventilador a partir de materiais improvisados. Para maior clareza, complementaremos o material com seleções de fotos e instruções em vídeo para a montagem de várias versões do dispositivo.
O conteúdo do artigo:
Princípio de funcionamento do dispositivo
Os termoventiladores domésticos são dispositivos compactos que podem ser facilmente instalados em praticamente qualquer local adequado. Para operar o aparelho, é necessária eletricidade: tanto para o ventilador quanto para o elemento de aquecimento.
Esses dispositivos são frequentemente usados em apartamentos, garagens e até mesmo para aquecimento de oficinas, estufas e outras instalações. Tudo depende da potência do dispositivo.
Qualquer modelo de aquecedor com ventilador possui três componentes:
- fã;
- um elemento de aquecimento;
- quadro.
O ventilador conduz um fluxo de ar através do corpo, a espiral aquece esse ar e o ar quente flui por toda a sala.
Se você adicionar elementos de controle automático ao dispositivo, poderá definir uma temperatura do ar aceitável.O dispositivo ligará e desligará sem intervenção humana, o que economizará energia.
Ao operar o aquecedor com ventilador, você deve seguir as regras de segurança. Não coloque quaisquer objetos ou materiais diretamente sobre o corpo do termoventilador ou muito próximo da grade de proteção.
Se o dispositivo estiver equipado com um sistema de proteção contra superaquecimento, ele simplesmente desligará. Mas se este módulo não foi instalado durante a montagem, o dispositivo pode superaquecer, quebrar ou até pegar fogo.
Um aquecedor com ventilador caseiro pode ter quase qualquer tamanho e potência adequados. Como caixa, você pode usar um pedaço de tubo de cimento-amianto, um tubo de metal, uma folha de metal laminada ou até mesmo uma caixa de uma unidade de sistema antiga.
Normalmente, primeiro é selecionado um ventilador e feita uma serpentina de aquecimento, e então o tipo de caixa do dispositivo é determinado em função de seu enchimento.
O ponto mais importante na criação deste dispositivo de aquecimento é a segurança: incêndio e elétrica.
A bobina de aquecimento em dispositivos caseiros é geralmente do tipo aberto, é simplesmente torcida com um fio adequado. O contato direto com uma bobina aquecida pode causar incêndios, queimaduras, etc.
Portanto, a espiral deve ser devidamente fixada dentro da caixa e a parte externa do dispositivo deve ser coberta com uma grade confiável. A instalação da fonte de alimentação do aparelho também requer atenção.
Todos os contatos devem ser isolados; a base abaixo geralmente é feita de materiais que não conduzem corrente: borracha, compensado, etc.
Opções para um elemento de aquecimento caseiro
Antes de começar a fazer um aquecedor caseiro, é importante escolher o elemento de aquecimento certo para o seu aparelho. Vejamos quais opções são adequadas para esses fins.
O seguinte pode ser usado como aquecedor:
- espiral metálica;
- elemento de aquecimento;
- dispositivo cerâmico.
Você mesmo pode fazer uma espiral enrolada com arame sem problemas. Isto limita as vantagens das espirais metálicas como aquecedores. Quando o dispositivo funciona por um longo período, há pouca umidade e oxigênio no ar circundante.
Portanto, o ambiente deverá ser ventilado com frequência, bem ventilado, e também cuidar da umidificação do ar.
O elemento de aquecimento é um tubo de metal contendo areia em seu interior, que acumula bem o calor e o libera gradativamente para o fluxo de ar.
Os elementos de aquecimento não secam o ar e não necessitam de oxigênio, por isso são muito mais seguros que as bobinas. O elemento de aquecimento do termoventilador pode ser removido de um eletrodoméstico antigo, por exemplo, de um fogão elétrico.
Recomendamos consultar mais informações sobre os tipos de elementos de aquecimento para aquecimento e as características de escolha da opção adequada em Este artigo.
Os aquecedores cerâmicos são elementos complexos e caros, mas extremamente seguros e eficazes. São um complexo de placas com superfície irregular, semelhante a um favo de mel.
Tais elementos não aquecem muito, o efeito de sua influência é alcançado devido à grande área de contato dos aquecedores com o ar.
A probabilidade de queimaduras em um aquecedor de cerâmica é muito menor do que em uma bobina de metal. Mas em aparelhos caseiros, são as espirais as mais utilizadas, por serem simples e acessíveis.
Instruções de montagem do aquecedor com ventilador
Tendo compreendido os princípios de design de um termoventilador e as características de escolha do tipo apropriado de elemento de aquecimento, você pode criar um dispositivo a partir dos materiais disponíveis e dar-lhe uma configuração adequada.
Opção nº 1 - aquecedor com ventilador feito de tubo de cimento-amianto
Um pedaço de tubo de cimento-amianto é uma excelente opção para criar um aquecedor com ventilador. Este material não conduz corrente, o que tornará o aparelho mais seguro. É adequado um tubo com cerca de 15 cm de diâmetro e 10 cm de espessura de parede. O comprimento do corpo deve ser de aproximadamente meio metro.
Uma das opções para construção de um termoventilador baseado em tubo de amianto será mostrada na seleção de fotos:
Para facilitar o corte do cimento-amianto, recomenda-se umedecer previamente a área onde será feito o corte por duas horas. Você pode cortar com uma serra comum, mas um amolador com acessório de diamante é melhor.
O processo de fabricação pode ser representado nas seguintes etapas:
- Fabricação do corpo.
- Fazendo uma bobina de aquecimento.
- Conectando a espiral ao fio elétrico, verificando seu funcionamento, ajustando as características.
- Fixação da espiral dentro da caixa.
- Instalação e conexão do ventilador.
- Instalação de filme de meconite na parte superior do corpo.
- Fixação da alça, grade de proteção, elementos de controle, etc.
Para fazer uma espiral serão necessários cerca de seis metros de fio de nicromo com diâmetro de 0,5 mm, grau X20H80. Este é um material comum e não será difícil de encontrar. Você pode usar um fio mais grosso, então a potência do dispositivo será maior.
Você precisa cortar um pedaço de fio cuja resistência seja de 30 ohms. A potência nominal deve ser de 1,6 kW. Este indicador pode ser alterado alterando o comprimento do fio e/ou seu diâmetro.
É mais conveniente torcer uma espiral de arame usando um torno e um botão localizado na parte superior. Em seguida, este elemento é esticado de modo que a distância entre as voltas seja aproximadamente duas vezes o diâmetro do fio.
Para verificar o funcionamento da espiral, suas extremidades são conectadas ao cabo elétrico por meio de almofadas de cerâmica. Agora você precisa ligar o aquecedor e verificar seu funcionamento.
Para isso, a espiral é enrolada em um tubo e colocada entre dois suportes que não conduzem corrente. Depois disso, o aquecedor é ligado por apenas quatro segundos. Durante este tempo o elemento irá aquecer.
Neste caso, preste atenção na cor da espiral, ela deve ser vermelha brilhante. O brilho amarelo e branco indica uma alta probabilidade de curto-circuito entre espiras. Nesses locais é necessário verificar o estado da espiral, esticá-la para aumentar a distância entre as curvas.
Agora você precisa fixar o aquecedor dentro da caixa do aquecedor com ventilador.Para fazer isso, você pode usar fixadores padrão, por exemplo, parafusos e porcas, ou contrapinos feitos com restos do fio de nicromo do qual a espiral é feita. Para isso, são feitos furos de 2 mm nos locais de fixação do elemento de aquecimento.
Um pedaço de arame é dobrado ao meio, uma espiral é pendurada nesse laço e as pontas da cupilha são trazidas para fora do corpo através do orifício e movidas em diferentes direções.
O padrão de suspensão da espiral não é muito importante. Deve ser distribuído uniformemente, evitando flacidez. Também é necessário evitar o contato de partes individuais da espiral entre si.
Agora as pontas da espiral estão reconectadas ao cabo de rede. Para fazer isso, placas adaptadoras de cerâmica são fixadas ao corpo.
Agora você precisa instalar o ventilador. Dispositivos de tamanho e potência adequados são vendidos em lojas especializadas, não há necessidade de fabricar tal dispositivo você mesmo.
O ventilador é fixado na extremidade do tubo oposta ao local onde já está localizado o aquecedor. É necessário garantir que o fluxo de ar da sala seja sugado pela extremidade do gabinete onde o ventilador está localizado e saia pela espiral, aquecendo no processo.
O dispositivo é alimentado conectando os contatos aos mesmos adaptadores cerâmicos aos quais o elemento de aquecimento já está conectado.
Se você usar um ventilador de tensão constante, precisará de uma fonte de alimentação especial para conectá-lo. Nesta fase, deve-se também considerar e implementar a possibilidade de instalação de módulos adicionais que irão melhorar o funcionamento do dispositivo. Por exemplo, um filtro que retenha partículas de poeira pode ser útil.
O termostato e o fusível protegerão o dispositivo contra quebras, superaquecimento, etc. Faz sentido instalar uma chave seletora, caso contrário você terá que usar um plugue elétrico para ligar/desligar o dispositivo. Agora o corpo precisa ser isolado com filme de meconita.
É simplesmente enrolado por cima e preso. A extremidade da caixa onde fica a espiral é coberta por uma grade protetora. Para facilitar o transporte do aparelho, uma alça é fixada na parte superior, por exemplo, de uma porta antiga.
Opção nº 2 – pistola de ar quente para salas grandes
Grandes modelos de aquecedores com ventilador são freqüentemente chamados de pistolas de calor. Esses dispositivos são frequentemente usados para aquecer ambientes grandes, como garagens ou depósitos.
Para fazer esta versão do termoventilador, primeiro é necessário fazer uma base em compensado de 16 mm, com dimensões aproximadas de 50X70 cm, a base deve ser tratada com lixa para eliminar cantos vivos e irregularidades.
Em seguida, um ventilador e uma serpentina de aquecimento tipo fechada são fixados na base, já incluídos na caixa. Agora você precisa conectar esses dois elementos com um acoplamento através do qual o fluxo de ar se moverá.
Depois disso, os elementos de controle são fixados na base: um interruptor, um sensor de temperatura, um termostato, um dispositivo para ajustar a velocidade do ventilador.
Todos os elementos são conectados de acordo com o diagrama e conectados à fonte de alimentação. Todas as conexões devem ser cuidadosamente isoladas. Para fixar peças individuais a uma base de madeira compensada, você pode usar parafusos autoatarraxantes de 16 mm.
O dispositivo não é muito compacto. Para facilitar a movimentação de um lugar para outro, quatro rodas são fixadas na parte inferior da base.
Em nosso site há instruções para fazer outras versões da pistola de ar quente - usando diferentes tipos de combustível. Bem como recomendações úteis sobre como escolher um dispositivo pronto, caso você mude de ideia sobre a montagem do dispositivo sozinho.
O material listado é discutido nos seguintes artigos:
- Pistola de calor elétrica DIY: prós e contras caseiros + guia de montagem
- Pistola de calor a diesel DIY: instruções para fazer um produto caseiro
- Pistola de calor de óleo residual DIY: instruções de fabricação passo a passo
- Pistola de ar quente faça você mesmo: opções de fabricação para diferentes tipos de combustível
- Pistola de gás térmico faça você mesmo: instruções de montagem passo a passo
- Pistola de calor elétrica: tipos, como escolher, análise dos melhores fabricantes
Opção nº 3 - aquecedor com ventilador da unidade de sistema
Se houver uma unidade de sistema inutilizável em casa, ela é bastante adequada para criar um termoventilador caseiro, principalmente porque já existe um ventilador dentro do aparelho.
O corpo da unidade será utilizado para um novo dispositivo, portanto, externamente, esse aquecedor terá o formato de um paralelepípedo. Mas o interior terá que ser totalmente removido, deixando apenas o cooler intacto.
Se o ventilador estiver quebrado, será necessário substituí-lo por um novo dispositivo.Para fazer um aquecedor você precisará de uma serra e uma folha de fibra de vidro. É necessário recortar dela uma moldura de tamanho e configuração adequados.
O fio de nicromo é fixado à moldura para preencher o espaço de maneira uniforme.
Você precisa ter certeza de que as voltas da espiral não se tocam. As extremidades da espiral são fixadas ao corpo com parafusos comuns. Instale imediatamente um dispositivo de segurança que desligará o aparelho quando aquecido acima de 70 graus.
O cabo elétrico que fornecerá energia ao elemento de aquecimento é conectado aos parafusos que prendem as bordas da espiral.
Um cooler de computador é um dispositivo de corrente constante. Para conectá-lo a uma rede de 220 V, você precisará de uma fonte de alimentação de 12 V. A parte frontal do gabinete é coberta por uma grade para que o ar aquecido circule livremente pela sala.
Uma junta de borracha, um pedaço de madeira compensada ou qualquer outro material adequado que não conduza corrente é fixado na parte inferior da caixa. Agora você pode ligar o dispositivo e verificar seu funcionamento.
Opção nº 4 – dispositivo tipo água
Uma variante interessante deste tipo de dispositivo é o chamado termoventilador de água. Aqui, não se utiliza uma espiral como aquecedor, mas sim um trocador de calor por onde circula a água do sistema de aquecimento de uma casa ou apartamento.
Assim, um termoventilador de água pode ser considerado um complemento ao sistema de aquecimento.
Este dispositivo não é móvel, está instalado em um local específico. A ideia é fazer circular o ar entre os tubos do permutador de calor e assim melhorar a taxa de aquecimento da divisão e a eficiência do aquecimento doméstico.
O local de instalação do termoventilador é escolhido de forma que possa ser facilmente conectado aos tubos de aquecimento e também para que não haja obstáculos no caminho do fluxo de ar quente.
Primeiro, o corpo do dispositivo é cortado e soldado em chapa de metal no tamanho do ventilador. Para isso, corte uma tira de metal cuja largura corresponda à largura do termoventilador e o comprimento seja igual ao perímetro do ventilador mais alguns centímetros para os fixadores.
Uma tira de metal é dobrada e seus lados opostos são conectados com parafusos.
Estas são as paredes do dispositivo. Para a parte frontal é cortada uma folha de tamanho adequado, na qual são feitos vários furos de ar. Isto equivale a uma grade de segurança. Agora você precisa fazer um trocador de calor. Para isso, utiliza-se um tubo de cobre, que é dobrado, dando-lhe o formato de uma bobina.
Neste momento, recomenda-se encher o tubo com areia para evitar a formação de vincos. Após a conclusão da obra, a areia é retirada.
Nas paredes laterais do termoventilador de água, é necessário fazer dois furos para os tubos do trocador de calor. Se a ligação ao circuito de aquecimento for feita por rosca, esta deve ser cortada nas bordas do tubo do trocador de calor.
Faz sentido instalar válvulas de corte na entrada e na saída e uma válvula Mayevsky no ponto superior do trocador de calor para sangrar o ar que entrou no sistema. O trocador de calor é instalado no corpo do aparelho e sua posição é fixada com porcas.
Depois disso, o termoventilador é fixado no local selecionado de forma que haja um espaço de pelo menos 10 cm entre a parede e a caixa.Resta apenas conectar os tubos do trocador de calor ao sistema de aquecimento e o ventilador à fonte de alimentação.
Vimos as opções mais populares entre os usuários para a montagem de um aquecedor com ventilador caseiro. Se eles parecem complicados para você ou se você não quer perder tempo fazendo um aparelho caseiro, você sempre pode comprar um já pronto em uma loja de ferragens.
Recomendamos que você leia o artigo no qual vimos como escolha o melhor aquecedor com ventilador.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Aqui você pode ver uma análise de um pequeno aquecedor com ventilador montado a partir de meios improvisados:
Este vídeo mostra uma pistola de ar quente caseira para garagem. Espirais retiradas do fogão elétrico foram utilizadas como elemento de aquecimento:
Uma variante de um aquecedor com ventilador feito de um pedaço de tubo de cimento-amianto é apresentada neste vídeo:
Um aquecedor com ventilador é um dispositivo relativamente simples e é isso que o torna tão conveniente e confiável.
Obviamente, não é difícil fazer você mesmo esse dispositivo de aquecimento. Porém, não se deve esquecer dos cuidados para que o aparelho caseiro não cause ferimentos ou incêndio..
Você está usando um aquecedor caseiro para fins domésticos? Compartilhe sua experiência de fabricação e fotos do seu dispositivo caseiro, deixando seus comentários em nosso artigo.
Ou talvez você esteja apenas planejando montar um aquecedor com ventilador e ainda tenha alguns pontos obscuros depois de estudar nossas instruções? Tire suas dúvidas - tentaremos ajudá-lo.
Você pode fazer tudo com as próprias mãos, até uma “pistola de gás”, que é considerada a opção mais econômica para aquecer uma garagem caso precise trabalhar nela em dias frios.Eu tentei muitas opções de aquecedores, incluindo o seu, e sobraram muitos ventiladores antigos. É ruim que o alto custo da eletricidade em nossa cooperativa de garagem consuma todos os benefícios de tais dispositivos.
Montei algo parecido para minha garagem, infelizmente, em nossa garagem comunitária o aquecimento é nojento, então temos que sair disso de alguma forma. Fiz isso de acordo com as instruções da Internet. Só precisei comprar uma fonte de alimentação do computador, encontrei uma opção barata no Avito. Se você entende pelo menos alguma coisa de eletrônica, não haverá problemas de montagem, ela aquece bem.
Existem muitas opções para aquecer uma sala usando diferentes dispositivos. Comecei seriamente a procurar uma forma simples de aquecer a minha garagem, porque no inverno é necessário monitorizar com especial atenção o estado do seu carro. Me deparei com esta informação: a opção mais adequada era um aquecedor com ventilador da unidade de sistema. Nada complicado, claro, tive que passar um dia inteiro montando e instalando, mas agora o ambiente está quentinho. Se você abordar as coisas com sabedoria, poderá até fabricar equipamentos complexos com suas próprias mãos.