Pistola de calor de óleo residual DIY: instruções de fabricação passo a passo
As pistolas de ar quente são dispositivos auxiliares usados para manter uma temperatura confortável durante trabalhos de reparo e construção. Mas sua aplicação é mais ampla: os aparelhos também são utilizados para necessidades domésticas e, no dia a dia, utilizam muitos produtos caseiros estruturalmente interessantes.
Nós lhe diremos como montar uma pistola de calor de óleo residual com suas próprias mãos. O artigo que propomos apresenta os esquemas mais populares e fornece recomendações para a implementação competente dos desenvolvimentos. São fornecidas dicas para operação segura e sem problemas das unidades fabricadas.
O conteúdo do artigo:
Como funcionam as pistolas de ar quente?
Os dispositivos de aquecimento relacionados às pistolas de calor são construídos tecnologicamente de acordo com um único princípio. O projeto de tais instalações geralmente consiste em um módulo de aquecimento e um ventilador instalados em uma única caixa.
Uma opção de design comum é elétrica. Neste caso, um elemento de aquecimento elétrico é utilizado como aquecedor. Porém, também existem pistolas de calor, onde o aquecimento é realizado por outras fontes de calor, por exemplo, queimadores que queimam óleo de máquina.
Ao nível do uso doméstico armas de calor frequentemente associado ao comum fogões barrigudos. Mas um projeto como um fogão difere significativamente de uma pistola de ar quente, pois não prevê um sistema de distribuição forçada de ar aquecido.
O princípio de funcionamento de um grande grupo de aquecedores, unidos pelo termo técnico “pistola de calor”, é discutido em nosso artigo recomendado, dedicado à estrutura e tipos da unidade.
É verdade que os artesãos caseiros que criam equipamentos conseguem anexar um módulo de ventilação aos fogões, conseguindo assim o efeito de uma pistola de ar quente. Consideremos o projeto popular de aquecimento com óleo usado, que geralmente é feito com as próprias mãos.
Processamento como combustível barato
O óleo de máquina (técnico) usado parece ser um combustível eficaz para instalações de aquecimento doméstico. Este tipo de recurso energético permite economizar no consumo de energia elétrica e ao mesmo tempo receber a quantidade necessária de calor. Mas do ponto de vista ambiental, a queima de óleos usados equivale a emissões químicas.
Porém, ninguém dá atenção ao aspecto ambiental. O principal é conseguir calor barato. Além disso, as armas de óleo residual de fabricação própria são frequentemente equipamentos tecnologicamente perigosos.
Existem muitos exemplos em que várias garagens privadas pegaram fogo ao mesmo tempo porque um dos proprietários do carro não tinha aquecimento suficiente e decidiu resolver o problema com um canhão caseiro durante os testes.
Portanto, ao decidir fabricar tal sistema de aquecimento, você deve abordar o assunto com total compreensão. É necessário calcular todas as opções de design, para proteger os bens pessoais e de outras pessoas.
Instruções para implementação do projeto
O projeto do circuito de um dos projetos populares de uma pistola de ar quente operando com óleo residual envolve o uso de um tubo de aço comum D = 219 mm como alojamento.
Um tamanho de parede de tubo de 10 mm é suficiente para a operação do dispositivo a longo prazo. Um pedaço de tubo de 780 mm de comprimento é fechado nas extremidades com tampas de aço.
Além disso, a tampa inferior é bem soldada, e a superior, com diâmetro aumentado para 226 mm, é equipada com laterais inferiores e removível. Na parte inferior do tubo do corpo existe uma tigela de óleo feita de um tubo D=133 mm e complementada por uma face superior.
A tampa superior do corpo da pistola está equipada com dois orifícios. Um para a janela de visualização, o segundo para o tubo de fornecimento de ar. O tubo de ar da pistola de ar quente é feito com as próprias mãos a partir de um tubo de metal D=89 mm.
Esta parte estrutural, conforme diagrama, é passada com tensão pelo furo central da tampa superior da carcaça e nela é fixada (escaldada).
O tubo de alimentação de ar é fixado de forma que, quando a tampa for instalada, a distância entre seu fundo e o fundo do reservatório de óleo no tubo do corpo não ultrapasse 50 mm.
O tubo de ar também é complementado por uma linha de óleo - um tubo de cobre de pequeno diâmetro (6-10 mm), que passa por dentro do canal de ar, em sua parte central. A parte livre do tubo que fica do lado de fora é conectada a um recipiente intermediário - um regulador de fornecimento de óleo usado.
A uma distância de 80-100 mm da tampa superior, é feito um furo D = 100 mm na parede do tubo do corpo e uma saída é soldada. Este é um tubo projetado para conectar a chaminé. E no lado oposto do corpo, em sua parte inferior, é feita uma escotilha com diâmetro de 100-120 mm para manutenção (ignição). A escotilha está localizada no mesmo nível do reservatório de óleo.
Para realizar os trabalhos de fabricação de um canhão caseiro que funcione em testes, basta ter em mãos uma máquina de solda, um conjunto padrão de ferramentas de encanamento e material de tubulação de acordo com as dimensões do diagrama.
Você também precisará de uma chapa de aço e um canto de metal para as pernas de apoio. O processo consiste principalmente na soldagem de peças preparadas. A preparação de elementos estruturais não exige muito esforço e tempo.
Operação do aquecedor fabricado
O princípio de funcionamento de um fogão caseiro com óleo usado é simples. Uma porção de óleo de máquina é fornecida através de um tubo de cobre. Encha a tigela na área inferior do tubo com combustível e coloque fogo no conteúdo pela escotilha inferior.
Feche a escotilha e observe pela janela de observação. Deixe-o aquecer até a temperatura operacional, após o que um fornecimento constante de resíduos (gotejamento) é ligado.
Ao ajustar a dosagem do gotejamento, o funcionamento do aparelho é ajustado para não superaquecer o corpo. À medida que o forno aquece, o óleo que entra no tubo doseador aquece. A característica do ponto de ignição do combustível mudará.
É claro que em tais condições é extremamente difícil conseguir um ajuste preciso sem automação. Portanto, se não houver automação, uma pistola de ar quente a óleo não pode ser deixada sem vigilância.
Tipos de esquemas de óleos usados
Do ponto de vista das características de design, existem dois tipos de aquecedores que operam com óleo usado:
- Queima direta.
- Combustão isolada.
Características semelhantes fundamentam a divisão em subgrupos pistolas de calor a diesel. Os projetos de combustão direta são mais eficientes, mas durante a operação emitem produtos de combustão juntamente com calor que são prejudiciais à saúde.
Um dispositivo de combustão direta é fácil de fazer com as próprias mãos. Além disso, existe a oportunidade de implementar um projeto móvel. Armas semelhantes são produzidas em nível de produção industrial. Você pode fazer um dispositivo com suas próprias mãos com base em um desenho industrial.
Para trabalhar você precisará de:
- Recipiente de formato e tamanho adequados.
- Tubo de metal leve (aço inoxidável).
- Ventilador axial.
- Bomba de combustível em miniatura.
- Queimador para óleo industrial.
O recipiente de óleo está equipado com rodas e uma alça. No interior do tubo de aço, em sua metade traseira, estão montados um ventilador com bomba de combustível, sistema de alimentação e injeção de combustível e queimador de óleo.
A metade frontal do tubo (parte interna) do aquecedor está equipada com placas de proteção adicionais. Um limitador de chama é instalado diretamente na saída. Essa é toda a estrutura.
Uma pistola de calor de combustão isolada é fabricada usando quase o mesmo princípio. A diferença com o primeiro projeto é notada apenas na adição de uma chaminé na área frontal e na criação de uma câmara de combustão isolada.
Ao instalar uma câmara de combustão dentro de um tubo, o diâmetro desta parte da estrutura é um terço menor que o diâmetro da carcaça. Devido a este projeto, são formados canais entre tubos. O ar soprado por eles sai aquecido pelo bico.
Características de funcionamento de produtos caseiros
Não é difícil obter calor de uma pistola de óleo residual. Outra questão é como utilizar todos esses equipamentos para eliminar derramamentos de óleo usado e risco de incêndio. Portanto, durante a fabricação de tais estruturas, atenção especial também deve ser dada às instalações de armazenamento de resíduos e ao sistema de abastecimento do forno com esse fluido de trabalho.
Para armazenar combustível, é aconselhável utilizar recipientes metálicos lacrados e equipados com sistema de abastecimento dosado. É permitida a colocação de recipientes com óleo de máquina somente em locais distantes de fontes de fogo aberto, inclusive distantes de fogão caseiro.
Não é recomendado usar óleo usado como combustível se contiver até mesmo uma pequena quantidade de água. Uma mistura de óleo de motor e água tem propriedades “explosivas” quando queima.
Entrando no bico do queimador, essa composição se inflama e é ejetada em alta velocidade na forma de uma massa de gotículas de óleo em chamas. Este processo descontrolado muitas vezes provoca um incêndio.
Aquecedores caseiros de combustão direta são fontes de substâncias cancerígenas. É proibido usar tais instalações em ambientes fechados.
Se for utilizado um conjunto com câmara de combustão isolada e exaustão dos produtos da combustão fora da sala, devem ser tomadas medidas para reduzir a poluição ambiental. Para alguns, todos esses requisitos parecem “cinquenta letras”, mas um verdadeiro designer não deve ignorar as regras geralmente aceitas.
Em geral, uma pistola de ar quente é, obviamente, algo que vale a pena. Desde que você monte um produto caseiro verdadeiramente de alta qualidade em todos os aspectos, o uso de tais dispositivos não é proibido. No entanto, a montagem de um sistema eficaz é proporcional ao custo de uma unidade de estilo industrial.
Você aprenderá como são construídas pistolas de calor capazes de operar com vários tipos de combustível a partir de próximo artigo, cujo conteúdo recomendamos fortemente que você se familiarize.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Você pode aprender como fazer um aquecedor para garagem e aumentar sua eficiência no vídeo a seguir:
Se você não tem oportunidade ou desejo de fazer uma pistola de ar quente com as próprias mãos, basta ir a uma loja especializada, escolher um aparelho adequado e comprá-lo sem complicações desnecessárias. As vantagens são óbvias: garantias, segurança operacional, alta eficiência com baixo consumo de material combustível.
Você gostaria de nos contar sobre uma pistola de ar quente que você mesmo montou? Quer compartilhar nuances tecnológicas que serão úteis aos visitantes do site? Por favor, escreva comentários, poste fotos temáticas e faça perguntas no bloco abaixo.
Sim, agora se você olhar o custo das pistolas de ar quente, mesmo nas mesmas lojas online, seus olhos se arregalarão. Os chineses estão bem - os preços são mais ou menos toleráveis, mas trata-se de bens de consumo. Você precisa comprar qualidade e qualidade é cara. Então, é claro, é mais fácil fazer isso sozinho, especialmente porque nosso pessoal é experiente. O principal é que mais mãos cresçam daquele lugar. Caso contrário, se você não tiver as habilidades, você pode realmente estragar uma pistola de ar quente, afinal, estes não são brinquedos.
Esta é a primeira vez que ouço falar de armas térmicas de óleo residual. Mas os fogões barrigudos durante a mineração são “famosos” por seu maior risco de incêndio. Então eu não arriscaria.