Pistola de ar quente faça você mesmo: opções de fabricação para diferentes tipos de combustível

Com a ajuda de pistolas de ar quente, você pode aumentar rapidamente a temperatura do ar, mesmo em salas grandes, razão pela qual são usadas com tanto sucesso para aquecer fazendas, estufas, armazéns e outros edifícios industriais.

Mas se procura um aparelho barato para uso privado: aquecer uma garagem, equipamento de aquecimento ou secar materiais de acabamento, uma solução caseira feita com componentes facilmente disponíveis pode ser a solução. Veremos como montar corretamente uma pistola de ar quente com suas próprias mãos neste artigo, oferecendo três opções simples.

Mas primeiro, vejamos os principais tipos desses dispositivos e suas características. Também estaremos atentos às regras de operação segura.

Tipos de pistolas de ar quente e suas características

O princípio de funcionamento de todas as armas é quase o mesmo - elas aspiram o ar frio, aquecem-no e dispersam-no pela sala num fluxo quente. Os principais elementos estruturais dos geradores de calor são: carcaça, motor, ventilador (exceto dispositivos IR) e elemento de aquecimento.

A principal diferença entre os dispositivos, que determina sua potência e produtividade, é a fonte de energia.

Escolhendo uma pistola de ar quente
Para aquecer áreas de produção, são utilizadas armas industriais de alta potência e, para pequenas instalações, inclusive residenciais, são projetados eletrodomésticos com capacidade de 1 a 10 kW.

Consideremos os tipos existentes de pistolas de ar quente e as nuances de sua operação.

Tipo No. 1 - unidades de combustível líquido

As armas mais potentes, amplamente utilizadas para necessidades industriais, de construção e agrícolas, operam com combustível líquido (diesel, óleo diesel, gasolina, querosene e até recuperação de petróleo). O combustível inflama diretamente na câmara da arma e aquece o ar bombeado pelo compressor a altas temperaturas.

Graças ao combustível anticongelante, essas unidades são eficazes mesmo ao ar livre, em temperaturas de -30 graus e abaixo.

Princípio de funcionamento de pistolas de aquecimento direto e indireto
Dispositivos de aquecimento direto só podem ser usados ​​​​em áreas bem ventiladas, caso contrário, há um alto risco de envenenamento por monóxido de carbono, mas armas com chaminé “produzem” ar limpo sem impurezas prejudiciais

Por tipo de aquecimento são divididos em:

  1. Fluxo direto - os dispositivos mais potentes entre todos os tipos de pistolas de ar quente, que impressionam pela sua produtividade. Sua eficiência atinge com segurança 100%, a potência máxima é de 220 kW e a temperatura do ar de saída é de até 400 graus. Mas, apesar dessa alta eficiência, o uso de tais armas é limitado a edifícios não residenciais onde não há pessoas ou outras criaturas vivas e a canteiros de obras abertos. E tudo porque com o aquecimento direto, substâncias nocivas à saúde permanecem na corrente de ar quente.
  2. Agregados aquecimento indireto – possuem câmara de combustão fechada equipada com chaminé de exaustão, para que possam ser utilizados em ambientes lotados.E embora a eficiência de tais dispositivos seja significativamente menor do que a dos dispositivos de fluxo direto (cerca de 60%), devido ao consumo mínimo de energia e ao baixo custo de combustível, eles são populares tanto em escala industrial quanto para uso privado.

Dependendo da disponibilidade e qualidade dos filtros, bem como de outras nuances de design, existem pistolas diesel ou multicombustíveis.

Os primeiros preferem o gasóleo de “inverno”, o querosene e o gasóleo, os últimos aceitam perfeitamente tipos de combustível mais baratos, incluindo óleos usados, e por isso são especialmente procurados para aquecimento de oficinas de automóveis, postos de gasolina e outras instalações onde este combustível é em abundância.

Fornecemos uma visão geral dos melhores fabricantes de pistolas de aquecimento direto e indireto Neste artigo.

Tipo nº 2 - geradores de calor a gás

As pistolas de calor a gás podem atuar como aquecedores estacionários e ser conectadas à tubulação principal com gás natural. Mas você também pode usá-los como estruturas móveis, se você estocar um cilindro com propano/butano liquefeito, que é aconselhável equipar caixa de velocidade para uma operação segura.

Assim como os combustíveis líquidos, as armas de gás são divididas em dispositivos de aquecimento direto e indireto.

Pistola de gás com conexão a um cilindro
As pistolas de gás de fluxo direto emitem muito menos substâncias nocivas à saúde em comparação com as contrapartes a diesel, por isso são amplamente utilizadas em fazendas de gado e para aquecimento de ambientes lotados e com boa ventilação.

Princípio de funcionamento da unidade de gás:

  • O fluxo de gás entra no queimador na câmara.
  • A ignição inflama o combustível e aquece o trocador de calor a uma alta temperatura.
  • O ventilador circula fluxos de ar frio e quente.
  • Os produtos da combustão do gás permanecem no fluxo (durante o aquecimento direto) ou são descarregados na chaminé.

As desvantagens do aparelho incluem o funcionamento barulhento (o ruído do ventilador também é acompanhado de estalos altos quando conectado ao cilindro) e a necessidade de ventilação regular do ambiente.

A potência dos geradores de calor a gás chega a 140 kW, muito superior à dos aparelhos elétricos, mas inferior às unidades a diesel. As principais vantagens são o aquecimento rápido da sala e o baixo custo de combustível.

Tipo nº 3 - pistolas de calor elétricas

Dentro do corpo metálico do dispositivo existe uma espiral aberta ou elemento de aquecimento, convertendo corrente elétrica em energia térmica. Graças ao funcionamento do ventilador, o ar circula ao longo do elemento de aquecimento, aumenta sua temperatura e deixa o “cano” da arma já quente.

Arma elétrica doméstica
As pistolas de calor elétricas são uma solução universal para aquecimento de instalações residenciais e pequenos edifícios industriais ou comerciais onde as pessoas estão constantemente presentes.

Vantagens dos aquecedores elétricos:

  • Sem vapores nocivos - o dispositivo é ecologicamente correto e não polui o ar com resíduos de combustível.
  • Disponibilidade de fonte de energia - para dispositivos de baixa potência, uma fonte de alimentação convencional de 220 W é suficiente, mas dispositivos com características de 5 kW ou mais exigirão conexão a uma rede trifásica.
  • Preço baixo - os eletrodomésticos pertencem ao segmento mais econômico de pistolas de ar quente.
  • Capacidade de trabalhar em baixas temperaturas.
  • Não há necessidade de reabastecer.

Além de estarem “amarrados” à eletricidade, uma das desvantagens é a baixa potência do aparelho (de 1 a 45 kW) - para áreas abertas ou edifícios mal isolados são ineficazes.Além disso, os elementos de aquecimento secam muito o ar, por isso o ambiente deverá ser ventilado regularmente. Pois bem, a principal desvantagem de qualquer equipamento elétrico são as impressionantes contas de luz.

Tipo nº 4 - dispositivos de água e infravermelho

E vamos terminar nossa análise da linha com dois tipos de geradores de calor, que apresentam diferenças estruturais significativas em relação a outras armas.

Nos dispositivos infravermelhos, a energia térmica é convertida em um fluxo de radiação infravermelha, que aquece o ar uma segunda vez, pois a maior parte do calor vai para os objetos para os quais o “barril” é direcionado. Portanto, esses aquecedores são amplamente utilizados em geadas severas para partida de equipamentos, bem como em canteiros de obras - para secagem de materiais, contrapisos, gesso, tintas e vernizes. O próprio dispositivo funciona com DP ou diesel.

Arma infravermelha
As armas IR são eficazes para aquecer equipamentos ou outros objetos em espaços abertos - sua operação não é prejudicada por geada ou vento forte
Princípio de funcionamento de um canhão de água
Quanto mais “aletas” houver no corpo externo da unidade, mais rápido o ambiente aquecerá e, quando a temperatura desejada for atingida, o dispositivo interromperá automaticamente o sopro usando o termostato embutido

O design da pistola de água é complementado por um trocador de calor com água quente. Na verdade, trata-se de aquecedores de ar familiares ou de uma bateria adicional com ventilador, que está ligada ao sistema de aquecimento central.

A essência do funcionamento do aparelho é simples - a água quente circulante transfere seu calor para os tubos do trocador de calor, que aquecem o ar, e o ventilador o distribui por todo o volume da sala.

Opções para fazer suas próprias pistolas de ar quente

Se for melhor comprar uma unidade de água e infravermelho pronta, então é muito fácil fazer com as próprias mãos um aquecedor elétrico, a diesel e até a gás.

Vamos dar uma olhada mais de perto na sequência de trabalho na fabricação de armas simples de baixa potência.

Caseiro #1 – Arma de gás DIY

Para aquecer uma garagem, casa de campo ou pequena estufa, pode-se fazer uma unidade de aquecimento que será ligada a uma botija de gás. Mas para isso você vai precisar de uma retificadora, uma furadeira com brocas para metal e uma máquina de solda.

Você já fez soldagem? Neste caso, recomendamos programa educacional soldagem elétrica para iniciantes.

Diagrama de uma pistola de gás
Seu desempenho também depende do tamanho da arma, mas para aquecer uma sala de até 20 m2, uma potência de 2-3 kW é suficiente

Para montar a estrutura serão necessários os seguintes elementos:

  • um tubo resistente ao fogo de paredes espessas, que servirá de corpo, com 1 a 1,5 m de comprimento e até 18 cm de diâmetro;
  • um segundo tubo metálico de menor diâmetro é para a câmara de combustão;
  • tiras de placas de metal com 2 mm de espessura – 4-8 peças;
  • queimador (pode ser de caldeira a gás ou esquentador);
  • mangueira com redutor para ajuste do fornecimento de gás;
  • uma ventoinha cujo tamanho corresponde ao diâmetro interno do futuro gabinete;
  • acessórios para as pernas ou palete sobre os quais a arma será colocada.

Instruções de fabricação passo a passo:

  1. Você precisa fazer furos no tubo em ambos os lados, a uma distância de 2 a 3 cm da borda. O primeiro é projetado para fornecer gás, portanto seu diâmetro deve corresponder ao tamanho da mangueira. A segunda é para o tubo de saída de ar quente, com cerca de 5 cm de diâmetro.
  2. Um tubo mais estreito é inserido dentro do corpo - a futura câmara de combustão.Nele devem ser soldadas placas de metal, que fixarão a estrutura com segurança, e esse “núcleo” é instalado de forma que sua borda se projete além dos limites do tubo grande.
  3. De chapa metálica corte com um moedor, e então um círculo de tamanho tal que feche hermeticamente a folga final formada entre o tubo interno e externo é soldado.
  4. Agora é instalado um queimador na câmara de combustão (alguns artesãos substituem por um chuveiro de metal, mas é melhor usar uma peça de fábrica). Em seguida, um furo para ignição é perfurado e fixado mangueira de abastecimento de gás.
  5. A abertura da carcaça é fechada no segundo lado por um ventilador, que é fixado com parafusos auto-roscantes em um flange metálico e soldado ao tubo.
  6. Para instalar o dispositivo corretamente, é importante considerar uma base estável, por exemplo, fazer uma estrutura com reforço de ferro.

Após a montagem da pistola de ar quente, é necessário verificar a qualidade das costuras e o aperto de todas as conexões (principalmente da mangueira de gás). Só depois disso você pode fazer um teste: acenda o queimador pelo orifício de ignição, abra a válvula de abastecimento de combustível, certifique-se de que o gás comece a queimar e ligue o ventilador.

Arma de gás caseira
O consumo de combustível em tal aparelho dependerá do volume do botijão de gás, sendo que você terá que controlar o aquecimento e desligar o aparelho manualmente, caso contrário funcionará até que todo o gás queime

Além disso, você pode equipar a pistola com um termostato para que ela pare quando a temperatura ambiente atingir o valor programado (e, consequentemente, ligue quando o grau cair).

Um amortecedor ou amortecedor giratório instalado entre o metal caseiro e os flanges do ventilador de fábrica ajudará a controlar a potência do fluxo de ar.

Produto caseiro nº 2 - aquecedor elétrico com elemento de aquecimento

Uma pistola de ar quente movida a eletricidade é o dispositivo mais fácil de fabricar. É verdade que devido ao elevado consumo de energia eléctrica raramente é utilizado como aquecimento principal, mas é uma boa opção para reduzir a humidade e aquecer rapidamente uma divisão para pernoitar numa casa de campo ou para trabalhar numa garagem ou oficina .

Diagrama de montagem de arma elétrica
Ao contrário das unidades a diesel e a gás, as pistolas elétricas não geram fogo aberto e não emitem compostos nocivos no ar, por isso podem ser chamadas de projetos mais seguros para autoprodução e posterior operação

Para fazer isso você vai precisar de:

  • A peça bruta para a caixa pode ser uma chapa de metal galvanizado com 1 mm de espessura, um tubo de amianto, uma panela velha ou outro recipiente com diâmetro de até 25 cm (é melhor usar as dimensões do ventilador e do elemento de aquecimento como um guia).
  • Um elemento de aquecimento.
  • Um motor elétrico com impulsor - dependendo do tamanho e da potência da arma, pode ser um ventilador de um exaustor doméstico ou um elemento de um antigo aspirador de pó soviético.
  • Um switch que abre e conecta um circuito em uma rede.
  • Almofadas para fixação do aquecedor.
  • Disjuntores de segurança - para espiral de 25 A e para motor de 6 A.

Primeiramente fazemos um corpo com diâmetro de 20-25 cm - se for uma chapa de ferro, precisa ser dobrada em forma de cilindro, soldada ou fixada com rebites. Um elemento de aquecimento é colocado dentro do “barril” e fixado perpendicularmente às paredes da caixa.

Elemento de aquecimento para pistola de calor elétrica
Como elemento de aquecimento, você pode usar um elemento de aquecimento adquirido de 2 kW ou uma peça de fogão elétrico, ferro, caldeira - tudo depende da potência necessária do dispositivo

Em vez de aquecedores prontos, você também pode usar fio de nicromo enrolado em uma moldura feita de uma tira de folha de amianto ou outro material adequado. Este projeto ocupará uma grande área (quase todo o comprimento do tubo) e, consequentemente, aquecerá o ambiente mais rapidamente.

A segunda borda da pistola é fechada com um impulsor e fixada em fechos padrão. Depois disso, resta conectar separadamente o elemento de aquecimento e o ventilador ao cabo de alimentação através de fusíveis e conectar um interruptor que desconecta a fonte de alimentação.

Um ponto obrigatório é que todos os fios e pontas da espiral fora da pistola sejam cuidadosamente isolados.

Pistola de calor faça você mesmo
Para regular a velocidade de aquecimento do ar, você pode usar vários elementos de aquecimento de diferentes potências em um projeto, por exemplo, 1 e 2 kW, que funcionarão juntos e separadamente

Se foi utilizada uma chapa de metal para o corpo, vale a pena pensar no seu isolamento térmico adicional e em um suporte feito com o mesmo reforço. E para um transporte conveniente, você precisa equipar a arma com 1-2 alças.

Não quer se preocupar em fazer coisas caseiras? Nesse caso, é mais fácil comprar uma arma pronta em uma loja - recomendamos que você se familiarize com os melhores fabricantes tais equipamentos.

Caseiro #3 – arma diesel

Para montar uma unidade que funciona com combustível líquido, são necessários três elementos estruturais principais - uma carcaça, uma câmara de combustão e um tanque de combustível equipado com bomba. E para isso você precisará de uma máquina de solda e de uma boa experiência no trabalho com ela.

Projeto de arma diesel
É importante projetar a estrutura de forma que haja uma distância de pelo menos 15 cm entre a parte superior com o queimador e o tanque de combustível

Algoritmo para montagem de pistola de combustível líquido:

  1. Para o corpo você precisa selecionar um recipiente cilíndrico ou um tubo galvanizado de grande diâmetro. No interior é colocada uma câmara de combustão - um tubo de parede espessa com metade do diâmetro do corpo, na extremidade do qual é fixado um bico. Além disso, a câmara de combustão deve estar equipada com um dispositivo de produção de faísca, por exemplo, uma ignição piezo ou uma vela de ignição.
  2. Depois de instalar e centralizar a câmera, o invólucro externo é vedado de um lado e coberto com um ventilador do outro. Apenas os furos tecnológicos do tubo de exaustão de fumos e do bocal permanecem abertos.
  3. Para o combustível, é necessário escolher um recipiente com volume de 5 a 10 litros. Você pode comprar um tanque pronto ou fazer você mesmo, o principal requisito é que seja feito de um material com baixa condutividade térmica, o que evita o superaquecimento da estrutura. Caso não seja encontrado, pegue um recipiente de metal e simplesmente embrulhe-o com isolamento térmico.
  4. Então você precisa colocar uma bomba de alta pressão e um filtro de limpeza entre a carcaça superior e o tanque de combustível inferior.
  5. Agora conectamos o bico à bomba e filtramos usando um tubo recozido de cobre vermelho para fornecimento de combustível, equipamos o ventilador com um dimmer e conectamos à rede elétrica.
  6. Na fase final, resta soldar um tubo com cano ou corrugado ao corpo para retirar os produtos da combustão.

Antes de testar o dispositivo, mostre-o a um profissional - por exemplo, um especialista de um centro de serviços automotivos.

Regras para o uso seguro de armas

Não é segredo que todos os aparelhos caseiros são objetos de maior perigo, pois projeto e montagem inadequados podem causar incêndio, choque elétrico e outros problemas.

Mas a maioria dos acidentes ocorre não tanto devido a erros de projeto, mas sim devido à simples negligência das medidas de segurança.

Aquecendo um carro com uma pistola de ar quente
O aquecimento com pistolas de ar quente é um serviço popular para “reanimação” de equipamentos durante a estação fria, mas é importante garantir um fluxo uniforme de calor e evitar que peças congeladas do carro toquem nos elementos quentes do aquecedor.

Vamos relembrar as regras básicas de operação:

  1. Todas as pistolas de calor de aquecimento direto só podem ser utilizadas se houver boa ventilação (de preferência forçada). Mas mesmo nessas condições, ficar mais de algumas horas em uma sala com uma pistola de diesel ou gás de fluxo direto pode causar dores de cabeça e outros sintomas de envenenamento.
  2. O corpo da arma (principalmente se for de metal) esquenta muito durante o funcionamento, pois, ao contrário dos modelos de fábrica, os aparelhos caseiros não são equipados com camadas isolantes de calor no interior do invólucro. Portanto, é importante cuidar de uma base estável, que evite que o cilindro role espontaneamente, e de uma alça que não aqueça.
  3. O “cano” das unidades com queimadores abertos deve ser coberto com tela de proteção, sendo aconselhável equipar a pistola elétrica com aterramento.
  4. Nunca direcione ar quente para latas de combustível ou cilindros de gás. E em geral, a distância da saída de ar quente ao objeto mais próximo deve ser de pelo menos 2 metros.
  5. Para acender o queimador de uma pistola a gás e diesel, use um isqueiro especial com cabo longo.
  6. Antes de desligar, deixe o ventilador funcionar sem combustível por alguns minutos para que possa resfriar o aparelho.

E por último, por mais confiante que você esteja na qualidade da montagem e na segurança das conexões, nunca deixe sua arma caseira funcionando sem vigilância.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Para se ter uma ideia clara sobre armas movidas a diversas fontes de energia, preparamos diversos vídeos com dicas de artesãos que já montaram dispositivos a partir de todos os tipos de materiais disponíveis. Talvez um dos exemplos o inspire a experimentar.

Pistola de gás feita para aquecimento de garagem:

Como fazer uma arma elétrica com um extintor de incêndio antigo:

Gerador de calor caseiro operando com óleo usado:

Arma elétrica de uma panela comum:

Embora pareça que um canhão caseiro seja a solução mais económica para o problema do aquecimento de instalações não residenciais, o seu fabrico requer certos conhecimentos e experiência.

O preço de um erro pode ser explosão de equipamentos, incêndio, envenenamento por produtos de combustão e até vida humana. Portanto, avalie realmente suas habilidades e pense: talvez você deva contar com o apoio de especialistas ou apenas comprar dispositivo pronto.

Você decidiu montar uma pistola de ar quente a partir de materiais improvisados ​​​​e deseja esclarecer algumas nuances? Tire suas dúvidas aos nossos especialistas e demais visitantes do site no bloco abaixo deste artigo.

Ou talvez já usemos uma arma caseira e queiramos dar alguns conselhos aos recém-chegados neste assunto? Compartilhe uma foto exclusiva de sua criação, escreva recomendações e deixe comentários valiosos.

Comentários dos visitantes
  1. Vladimir

    Quero tentar fazer uma pequena pistola de ar quente para aquecer a loggia durante a estação fria.Loggia com vidros frios e aberturas de ventilação na parte inferior (não fechada). Às vezes tenho vontade de sentar na varanda no inverno sem vestir roupas de inverno. A área é de aproximadamente 6 quadrados. Especialistas, digam-me que tipo de pistola de ar quente é melhor para isso? Estou inclinado para a eletricidade, mas ainda não há tomada elétrica na loggia, então terei que fazer isso.

    • Especialista
      Alexei Dedyulin
      Especialista

      Vladimir, você está inclinado corretamente, especialmente se precisar apenas aquecer a loggia de vez em quando. Uma pistola de ar quente elétrica é a opção mais conveniente e segura para uso doméstico. Eu estava fazendo um canhão para a garagem. Costumo ir muito tempo lá no inverno (trabalho), então escolhi um canhão de botijão de gás, porque... no meu caso, seria mais fácil quebrar com um elétrico.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica