Soldagem elétrica para iniciantes: nuances do trabalho de soldagem e análise dos principais erros
Um apartamento, e especialmente uma casa particular, necessita de manutenção e reparos regulares.Um faz-tudo doméstico deve ser generalista, capaz de realizar as mais diversas tarefas. Portanto, os mestres desejam dominar o máximo de tecnologias possível.
Uma das habilidades mais exigidas é a capacidade de realizar trabalhos de soldagem. A prática mostra que a soldagem elétrica é mais adequada para iniciantes - a tecnologia é simples e acessível para quem deseja aprender como usá-la. Antes de começar a dominar o método, você deve se familiarizar com os aspectos teóricos do assunto, não concorda?
Todas as informações necessárias estão descritas detalhadamente em nosso artigo. Descrevemos o princípio de funcionamento da soldagem elétrica e indicamos qual dispositivo é melhor escolher para trabalhar em casa. Além disso, o artigo fornece uma tecnologia passo a passo para soldagem de peças, métodos para fazer costuras e também lista possíveis defeitos nas juntas.
O conteúdo do artigo:
O que é soldagem elétrica?
Elétrico é um dos métodos de soldagem quando um arco elétrico é usado para aquecer e posteriormente derreter metais. A temperatura deste último atinge 7.000°C, muito superior ao ponto de fusão da maioria dos metais.
O processo de soldagem elétrica ocorre da seguinte forma. Para formar e manter um arco elétrico, a corrente é fornecida do dispositivo de soldagem ao eletrodo.
Quando a haste do eletrodo toca a superfície a ser soldada, a corrente de soldagem flui. Sob sua influência e a influência do arco elétrico, o eletrodo e as bordas metálicas dos elementos soldados começam a derreter. A partir do fundido, como dizem os soldadores, forma-se uma poça de fusão, na qual o eletrodo fundido é misturado ao metal base.
A escória derretida flutua na superfície do banho, formando uma película protetora. Após o desligamento do arco, o metal esfria gradativamente, formando uma costura coberta por incrustações. Depois que o material esfriar completamente, ele será limpo.
Eletrodos não consumíveis e consumíveis podem ser usados para soldagem. No primeiro caso, o fio de enchimento é introduzido no fundido para formar uma costura de soldagem, no segundo isso não é necessário. Para formar e posteriormente manter um arco elétrico, são utilizados equipamentos especiais.
Habilidades na área de soldagem em condições domésticas são necessárias para realizar uma ampla gama de trabalhos:
O que você precisa para soldar em casa?
Para realizar o trabalho, primeiro você precisará de uma máquina de solda. Existem diversas variedades disso.
Vamos decidir a qual dar preferência.
- Gerador de soldagem. Uma característica distintiva é a capacidade de gerar energia elétrica e usá-la para criar um arco. Será útil onde não houver fonte atual. Tem dimensões impressionantes, por isso não é muito conveniente de usar.
- Transformador de soldagem. O dispositivo converte a tensão alternada fornecida pela rede elétrica em tensão alternada de frequência diferente, necessária para a soldagem. Os dispositivos são fáceis de operar, mas possuem dimensões significativas e reagem negativamente a possíveis picos de tensão da rede elétrica.
- Retificador de soldagem. Dispositivo que converte a tensão fornecida pela rede elétrica na corrente contínua necessária para formar um arco elétrico. Eles são compactos e altamente eficientes.
Para trabalhar em casa, é preferível um retificador do tipo inversor. Eles geralmente são chamados simplesmente de inversores. O equipamento possui dimensões muito compactas. Ao trabalhar, fica pendurado no ombro. O princípio de funcionamento do dispositivo é bastante simples.
Ele converte corrente de alta frequência em corrente contínua. Trabalhar com este tipo de corrente garante uma solda da mais alta qualidade.
Os inversores são econômicos e operam em rede doméstica. Além disso, é melhor para um iniciante trabalhar com eles. Eles são extremamente fáceis de usar e fornecem um arco estável.
As desvantagens dos inversores incluem custo mais elevado do que outros dispositivos, sensibilidade à poeira, umidade e picos de energia. Ao escolher um inversor para soldagem doméstica, preste atenção à faixa de valores de corrente de soldagem. O valor mínimo é 160-200 A.
Recursos adicionais do equipamento podem facilitar o trabalho para um novato.
Entre esses agradáveis “bônus” vale destacar:
- Início quente - o que significa um aumento na corrente inicial fornecida no momento da ignição do arco de soldagem. Isso torna muito mais fácil ativar o arco.
- Antiaderente — reduz automaticamente a corrente de soldagem se a haste do eletrodo estiver presa. Isso torna mais fácil de retirar.
- Força do Arco - aumenta a corrente de soldadura se o eléctrodo chegar à peça demasiado rapidamente. Neste caso, a aderência não ocorre.
Além de qualquer tipo de máquina de solda, você precisará de eletrodos. O melhor é selecionar a marca por meio de uma tabela especial, que indica o tipo de material a ser soldado.
Você também precisará de um capacete de soldagem. O melhor é aquele que vai na cabeça. Os modelos que precisam ser segurados na mão são extremamente inconvenientes.
A máscara pode ter um simples vidro colorido ou o chamado “camaleão”. A última opção é preferível, pois quando aparece um arco, o vidro escurece automaticamente.
É necessário trabalhar apenas com roupas especiais que protejam contra respingos e radiação ultravioleta. Podem ser macacões grossos de algodão, botas ou botas de cano alto, lona ou luvas emborrachadas.
Artigo para você: 10 melhores máscaras para soldadores: revisão, foto, preço. TOP 10 melhores eletrodos de soldagem.
Tecnologia de soldagem elétrica
É melhor aprender como soldar peças corretamente usando soldagem elétrica sob a orientação de soldadores experientes. Se por algum motivo isso não funcionar, você mesmo pode tentar. Primeiro você precisa organizar adequadamente seu local de trabalho. Isto é muito importante, uma vez que a soldagem é um processo de alta temperatura e, portanto, perigoso.
Para trabalhar, é necessário escolher uma bancada ou qualquer outra base de material não inflamável. Mesas de madeira e produtos similares são estritamente proibidos. É aconselhável que não existam objetos inflamáveis próximos ao local onde será realizada a soldagem.
Certifique-se de colocar um balde de água perto de você para eliminar possíveis incêndios. Além disso, é necessário determinar um local seguro onde serão armazenados os restos dos eletrodos usados. Mesmo o menor deles pode causar incêndio.
Para as primeiras costuras independentes, é necessário preparar um pedaço de metal desnecessário e selecionar eletrodos para ele. Os especialistas recomendam o uso de hastes de 3 mm nesses casos. O diâmetro menor é usado para soldar chapas finas, com as quais é inconveniente aprender. Eletrodos de diâmetro maior requerem equipamentos de alta potência.
Começamos descascando a área de metal onde ficará a costura. Não deve haver ferrugem ou qualquer contaminação.
Após o preparo da peça, pegue o eletrodo e insira-o na pinça da máquina de solda. Em seguida, pegamos a pinça de “aterramento” e fixamos firmemente na peça. Vamos verificar o cabo novamente. Deve ser colocado no suporte e bem isolado.
Agora você precisa selecionar a potência atual de operação da máquina de solda. É selecionado de acordo com o diâmetro do eletrodo. Definimos a potência selecionada no painel do equipamento de soldagem.
O próximo passo é acender o arco. Para fazer isso, você precisa trazer o eletrodo até a peça em um ângulo de cerca de 60° e movê-lo muito lentamente ao longo da base. Devem aparecer faíscas. Assim que isso acontecer, toque levemente a peça com o eletrodo e eleve-a imediatamente a uma altura não superior a 5 mm.
Neste momento surge um arco que deve ser mantido durante toda a operação. Seu comprimento deve ser de 3 a 5 mm. Esta é a distância entre a extremidade do eletrodo e a peça de trabalho.
Ao manter o arco em condições de funcionamento, é preciso lembrar que durante a operação o eletrodo queima e fica mais curto. Se o eletrodo ficar muito próximo da peça de trabalho, poderá ocorrer aderência. Neste caso, você precisa balançá-lo levemente para o lado. O arco pode não acender na primeira vez. Talvez não haja corrente suficiente, então ela precisa ser aumentada.
Depois que o soldador novato aprender a acender o arco e mantê-lo em condições de funcionamento, você poderá começar a soldar o cordão. Esta é a mais simples de todas as operações.Acendemos o arco e começamos a mover o eletrodo de maneira muito suave e cuidadosa ao longo da futura costura.
Ao mesmo tempo, realizamos movimentos oscilatórios semelhantes a uma lua crescente com pequena amplitude. Parece que estamos “arrastando” o metal fundido em direção ao centro do arco. Dessa forma, você deve obter uma costura uniforme semelhante a um rolo. Haverá uma pequena flacidez de metal em forma de onda. Depois que a costura esfriar, você precisa colocar a balança nela.
Técnicas de soldagem a arco - métodos de soldagem
Para obter uma costura de alta qualidade, você precisa aprender como manter e mover o arco. O comprimento do arco elétrico afeta especialmente a qualidade. Se for superior a 5 mm, é considerado longo.
Neste caso, ocorre nitretação e oxidação do metal fundido. Ele espirra em gotas, tornando a costura porosa e pouco forte. Se o arco for muito curto, poderá ocorrer falta de penetração.
Várias técnicas são usadas para realizar a soldagem. Vejamos os principais em detalhes.
Opção nº 1: juntas inferiores
A maneira mais comum e simples de conectar peças. Para espessuras de metal de até 0,8 cm, utiliza-se soldagem dupla-face. Para conexões feitas de metal com espessura inferior a 0,4 cm, apenas a soldagem unilateral é realizada.
Para o trabalho, são selecionados eletrodos cujo diâmetro é igual à espessura do metal. Se ultrapassar 8 mm, a soldagem é realizada com arestas de corte. Neste caso, o ângulo de corte é de cerca de 30°.
A soldagem é realizada em vários passes. É aconselhável utilizar almofadas removíveis de aço ou cobre para evitar queimaduras. A primeira passagem é realizada com eletrodo de pequeno diâmetro, não superior a 4 mm.
Ao fazer a primeira costura, sua precisão e profundidade de penetração são muito importantes. Após a aplicação, não deve haver nenhum metal fundido atrás das bordas.
Para a segunda passagem e todas as passagens subsequentes, são utilizadas hastes de eletrodo de maior diâmetro. Eles são escolhidos para preenchimento de alta qualidade do recesso formado entre as bordas.
O eletrodo é movido lentamente ao longo da costura, realizando movimentos oscilatórios, como se balançasse o eletrodo de um lado para o outro, para preencher completamente os vazios com metal fundido.
Opção nº 2: juntas do canto inferior
Soldadores experientes afirmam que bons resultados podem ser alcançados soldando cantos “em um barco”. Isto significa que as peças a serem conectadas são instaladas em um ângulo de 45° ou outro.
Isto garante a penetração da mais alta qualidade nas paredes do produto, e o perigo de corte inferior e falta de penetração é reduzido. Este método de soldagem permite que a soldagem de costuras de grandes seções transversais seja depositada em uma única passagem.
Existem dois tipos de soldagem de barco - simétrica e assimétrica:
- A inclinação das peças é de 45°. A probabilidade de flacidez ou rebaixamento de uma das paredes é mínima. A soldagem de polaridade reversa e direta é realizada em valores máximos de corrente. Ao realizar soldagem por polaridade reversa, o comprimento do arco elétrico deve ser mínimo.
- Inclinação das peças em um ângulo de 60° ou 30° - “barco” assimétrico. Esta opção é muito conveniente se o trabalho for realizado em locais de difícil acesso, pois a amplitude de movimento do eletrodo é pequena. O soldador direciona o arco até a raiz da costura, e deve-se tomar cuidado para que ele não ultrapasse os limites da costura futura. Também não é permitido depositar muito metal em uma única passagem.
As juntas de canto podem ser do tipo T, então você precisa aprender a soldar o metal corretamente e sem erros usando soldagem elétrica em várias passagens.
A utilização de um passe só é possível na soldagem de estruturas simples com lados que formam um ângulo de 45° em uma solda de ângulo. O diâmetro do eletrodo, neste caso, não pode exceder a espessura do metal em mais de 0,15-0,3 cm.
A soldagem T multipasse padrão é realizada da seguinte forma. Para a primeira passagem, é retirado um eletrodo de diâmetro maior do que os selecionados para as passagens subsequentes.Por exemplo, é utilizado um eletrodo cujas dimensões variam de 0,4 a 0,6 cm.
A soldagem é realizada de maneira suave, sem movimentos oscilatórios transversais. Ao realizar outros passes, eles são necessariamente realizados. É importante que a amplitude de vibração esteja dentro da largura de costura permitida.
Outro ponto significativo. Ao realizar a soldagem T em uma junta de filete, o arco elétrico deve sempre ser aceso em uma prateleira posicionada horizontalmente.
Ao fazer soldagem elétrica de cantos com suas próprias mãos, você pode usar uma conexão do tipo sobreposta. Neste caso, as peças a serem soldadas são colocadas umas sobre as outras com sobreposição. O arco durante a soldagem por polaridade direta deve ser curto e durante a soldagem por polaridade reversa deve ser o mais curto possível. Direcione o arco exatamente para a raiz da conexão.
Durante o processo de soldagem, é necessário realizar movimentos alternativos de pequena amplitude com o eletrodo. Isso permitirá que toda a área da junta seja aquecida uniformemente. Neste caso, a poça de fusão será preenchida uniformemente e a costura será convexa e de tamanho normal.
Opção nº 3: costuras verticais
As costuras direcionadas verticalmente são feitas apenas com arco curto. Neste caso, a corrente de trabalho deve ser 10% -20% menor do que na soldagem de peças na posição inferior. Esses requisitos são fáceis de explicar.
Uma intensidade de corrente mais baixa significa que o metal líquido fundido não será drenado da poça de fusão. Um arco menor é mais conveniente de usar.
Soldadores experientes preferem soldar costuras verticais de baixo para cima. O arco é incendiado no ponto mais baixo da futura costura. Em seguida, é preparada uma pequena plataforma horizontal, cujas dimensões correspondem à seção transversal da futura costura.
Em seguida, mova lentamente a haste do eletrodo para cima. Neste caso, devem ser realizados movimentos através da conexão.
Podem ter a forma de espinha de peixe, canto ou lua crescente. A última opção é a mais fácil de implementar. Além disso, é importante manter a posição correta do eletrodo. Teoricamente, a penetração é melhor alcançada se a haste estiver posicionada perpendicularmente à costura, ou seja, horizontalmente.
As soldas de topo são caracterizadas pelos seguintes critérios:
A prática mostra que nesta posição da haste do eletrodo, o metal líquido flui pela costura. Para evitar isso, o ângulo de inclinação da haste é escolhido dentro da faixa de 45°-50°. Esta é a melhor opção para soldagem vertical. Para soldar peças de baixo para cima, selecione eletrodos cujo diâmetro não exceda 0,4 cm.
Opção nº 4: detalhes do pipeline
Em casa, muitas vezes você precisa se lembrar de como soldar eletricamente um tubo de metal. Uma costura vertical geralmente é feita na lateral da peça e uma costura horizontal ao longo da circunferência. Canos de aço soldada de topo. Todas as bordas devem estar bem fervidas.
Para garantir que a flacidez dentro do tubo seja mínima, o eletrodo é levado até o produto em um ângulo não superior a 45°. A largura da costura deve ser de 0,6-0,8 cm, altura – 0,2-0,3 cm.
Antes de iniciar os trabalhos de soldagem, as peças a serem unidas são cuidadosamente limpas. As extremidades do tubo são inspecionadas. Se estiverem deformados, são endireitados ou corte usando um cortador de tubos. Em seguida, as bordas das peças são limpas por dentro e por fora até obter um brilho metálico a uma distância de pelo menos 1 cm da borda. Então comece a soldar.
A junta é soldada sem interrupção até que esteja completamente soldada. Para juntas não rotativas de tubos com paredes de até 0,6 mm de largura, são realizados dois passes de soldagem, para produtos com paredes de 0,6 a 1,2 cm de largura - três passes, para peças com paredes maiores que 1,9 cm - quatro passes.
Neste caso, cada costura subsequente é aplicada somente após a retirada da escama da anterior.
A qualidade da primeira costura é o mais importante.Durante o processo, todas as pontas e bordas devem derreter completamente. Não deve haver rachaduras, mesmo as menores. Se existirem, são fundidos ou cortados. Depois disso, o fragmento é soldado novamente. A soldagem de tubos rotativos é realizada da mesma forma.
Possíveis defeitos nas juntas e costuras de soldagem
A soldagem elétrica é um processo complexo e nem sempre tudo corre bem.
Como resultado de erros operacionais, costuras e juntas podem apresentar vários defeitos, incluindo:
- Crateras. Pequenas depressões no cordão de solda. Podem surgir em decorrência de quebra de arco ou erro na execução do fragmento final da costura.
- Poros. A costura de soldagem torna-se porosa devido à contaminação das bordas das peças com ferrugem, óleo, etc. Além disso, pode aparecer porosidade quando a costura é resfriada muito rapidamente, em altas velocidades de soldagem e ao trabalhar com eletrodos não secos.
- Cortes inferiores. Eles se parecem com pequenas reentrâncias em ambos os lados do cordão de sutura. Aparecem quando os eletrodos são deslocados na direção da parede vertical ao soldar juntas de canto. Além disso, ocorrem cortes inferiores ao trabalhar com um arco longo ou quando a corrente de soldagem é muito alta.
- Inclusões de escória. Existem pedaços de escória dentro do cordão de soldagem. Isto pode acontecer se as bordas estiverem sujas, a velocidade de soldagem for alta ou a corrente de soldagem for muito baixa.
Estes são os defeitos de solda mais comuns, mas podem existir outros.
Informações adicionais sobre soldagem de costuras verticais e horizontais usando soldagem elétrica são apresentadas em Este artigo.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Características da soldagem de tubos:
Como escolher o inversor de soldagem certo:
Se desejar, qualquer artesão doméstico pode dominar os fundamentos da soldagem. Não é tão difícil. Exigirá paciência, precisão e, claro, execução precisa de todas as instruções. Tudo será muito mais fácil se o processo de domínio de uma nova habilidade ocorrer sob a orientação de um especialista experiente.
Você tem experiência pessoal conectando peças usando soldagem elétrica? Quer compartilhar seu conhecimento acumulado ou tirar dúvidas sobre o tema? Deixe comentários e participe das discussões - o formulário de feedback está localizado abaixo.
Obrigado! Aprendi muitas coisas úteis para mim. Como soldar corretamente tubos quadrados em um ângulo de 90?
Um vídeo útil, na minha opinião, especialmente para os delitianos.
Obrigado! Foi muito interessante de ler.
Obrigado pela informação
Boa tarde Desculpe por perguntar sem qualquer representação externa, mas não há opções…. Por favor, responda a questão. Em trabalhos e conceitos de soldagem - zero completo. Mas o momento é tal que você tem que assumir tudo. Houve necessidade de soldar metal ferroso fino (1 - 2 mm). O milagre italiano doado Deca STARFLUX 130AC já existe há muito tempo. Saída para o fio fluxado diretamente do transformador... Isso é normal? Como eles deveriam funcionar corretamente? Obrigado….