Fazendo uma caixa para canos no banheiro: instruções passo a passo de instalação

É improvável que as comunicações colocadas nas paredes decorem o interior do banheiro.Para camuflar e decorar dutos, são utilizadas diversas formas estruturais, uma delas é a caixa. Qualquer artesão doméstico pode realizar sua construção sem problemas se estiver familiarizado com as sutilezas tecnológicas. Certo?

Mostraremos como fazer com suas próprias mãos uma caixa de cachimbo bonita e durável no banheiro. Para proprietários independentes, listamos algumas das opções mais populares disponíveis para um artista inexperiente. As dicas dadas no artigo garantirão os resultados impecáveis ​​de seus esforços.

Como ocultar comunicações?

A cablagem da casa de banho inclui tubos ligados a diversas instalações sanitárias (banheira, lavatório e, com casa de banho conjugada, à sanita), bem como vários dispositivos e dispositivos: válvulas, filtros, contadores de água.

Para evitar que os sistemas de comunicação sejam visíveis, eles são ocultados por vários métodos.

Fiação oculta
Ao organizar a fiação oculta, os tubos ficam escondidos em canais especialmente cortados nas paredes. Observe que este método tem muitas limitações.

Um deles é a fiação oculta.Neste caso, os tubos ficam escondidos no interior das paredes, organizando-se nestas ranhuras especiais.

É verdade que este método não é universal, pois tem uma série de limitações:

  • o portão de parede só pode ser realizado durante uma grande reforma, pois neste caso é necessária a eliminação total dos revestimentos de acabamento e a substituição dos equipamentos de comunicação;
  • ao instalar fiação oculta, é impossível ocultar filtro, medidor ou outro dispositivo;
  • os regulamentos de construção proíbem a perfuração de ranhuras em estruturas de suporte, uma vez que reduzem drasticamente a resistência das paredes;
  • existem restrições quanto às características dimensionais dos tubos utilizados para fiação oculta: seu diâmetro não deve exceder 50 mm. Portanto, este método não é de forma alguma adequado para mascarar espessuras tubulação de esgoto;
  • Este método não é adequado para degraus, cuja aparência dificilmente decorará o interior do banheiro.

Uma alternativa à fiação oculta é um sistema combinado que envolve a instalação de uma caixa na superfície das paredes. Neste caso, os tubos são colocados em um espaço especialmente alocado e as paredes externas são acabadas de acordo com o estilo do interior.

Vantagens de uma caixa de camuflagem

Na concepção de casas de banho modernas, são frequentemente utilizadas estruturas semelhantes, mascarando um ou mais tubos, uma vez que as caixas apresentam uma série de vantagens inegáveis.

Caixa no interior do banheiro
Uma caixa de tubos feita de painéis de plástico ou gesso cartonado vai melhorar o interior do banheiro. Este design se encaixa bem em qualquer ambiente

Projetos semelhantes são caracterizados por:

  • Uma aparência elegante, que se consegue com a utilização de materiais de alta qualidade na fabricação e design da estrutura.
  • Fácil de instalar.O sistema pode ser executado não só em grandes reparos, mas também em reparos estéticos, já que a caixa pode ser instalada até mesmo sobre o acabamento existente.
  • Proporcionando fácil acesso à tubulação, o que permite não só fazer leituras de medidores, mas também monitorar o estado das tubulações e, se necessário, reparar instrumentos e comunicações.
  • Possibilidade de combinar a caixa com instalação sanitária, prateleiras e outras peças, conseguindo assim um aproveitamento óptimo do espaço mesmo de uma divisão pequena.

Uma caixa cuidadosamente confeccionada e acabada pode se tornar uma verdadeira decoração do banheiro, aliando funcionalidade e estética.

Selecionando materiais de construção para instalação

Para fazer uma caixa, você deve primeiro construir uma moldura, que é então coberta com material de revestimento e, muitas vezes, acabada adicionalmente, por exemplo, coberta com azulejos. A base é constituída por guias metálicas galvanizadas (verticais e horizontais).

Como revestimentos podem ser utilizados vários tipos de materiais de construção, os quais devem apresentar uma série de qualidades, nomeadamente:

  • Resistência à umidade. As caixas são instaladas em banheiros, onde há alto percentual de vapor d'água.
  • Peso leve e pequena espessura. Tanto a facilidade de instalação quanto o tamanho da estrutura acabada dependem destes fatores: paredes muito densas podem “ocupar” uma parte significativa do espaço.
  • Ambientalmente amigável. Tais estruturas não devem emitir substâncias tóxicas ou ter efeito alergênico pronunciado.
  • Aparência estética ou possibilidade de acabamento adicional.

Na maioria das vezes, os seguintes tipos de materiais são usados ​​​​para revestimento.

Opção nº 1: painéis de plástico (PVC)

Os painéis de polímero têm uma aparência bonita. São produzidos em um amplo sortimento, o que permite escolher um material de acabamento que combine perfeitamente com a paleta de cores do banheiro.

Painéis de plástico
No sortimento de lojas de ferragens você encontra painéis plásticos de diversas cores e tonalidades. Além de sua bela aparência, esse material também é resistente e durável.

Além da estética, os painéis de PVC possuem altas qualidades de consumo:

  • resistência ideal à água;
  • resistência à deformação e danos mecânicos;
  • durabilidade: o plástico flexível e durável pode durar muitos anos;
  • fácil de limpar - as peças sujas podem ser simplesmente limpas com um pano úmido;
  • facilidade de instalação: trabalhar com este material não requer habilidades profissionais especiais ou equipamentos especiais;
  • disponibilidade: Os painéis de PVC são um material de acabamento econômico e de baixo custo;
  • possibilidade de reparo rápido: os elementos estruturais danificados podem ser removidos sem destruir toda a caixa;
  • compacidade. Os painéis são finos, por isso as estruturas feitas com eles não ocupam muito espaço, o que é extremamente importante para salas em miniatura.

Uma alternativa aos painéis de plástico costuma ser o gesso cartonado, muito utilizado na construção civil.

Opção nº 2: placas de gesso resistentes à umidade

Existem diferentes variedades deste material popular. Para decorar um banheiro, não se deve utilizar drywall padrão (gesso cartonado), destinado a ambientes com umidade moderada (até 70%).

Drywall resistente à umidade
Folhas de gesso cartonado resistentes à umidade são frequentemente usadas para construir caixas.Este material barato é fácil de instalar; também tem boa resistência ao vapor de água

Ao mesmo tempo, um tipo de drywall resistente à umidade - placa de gesso, facilmente reconhecida pela superfície verde das lajes - é adequado para o acabamento de uma unidade hidráulica. Essas placas são adequadas tanto para trabalhos de revestimento padrão quanto para a criação de estruturas complexas com superfícies convexas, côncavas e curvas (neste caso, porém, trabalhar com drywall requer habilidades especiais).

Outra vantagem adicional do GKVL é que as placas são impregnadas com agentes antifúngicos que evitam o desenvolvimento de fungos nocivos.

Ao mesmo tempo, ao escolher um material, algumas características do drywall devem ser levadas em consideração:

  • A instalação de estruturas em placas de gesso ou placas de gesso exige mais esforço do que a instalação de sistemas em placas de plástico ou MDF.
  • Não será possível fazer uma estrutura desmontável em gesso cartonado, portanto, ao fazer uma caixa, é necessário fornecer uma porta ou escotilha que dê acesso a válvulas, medidores e outros elementos do sistema de comunicação.
  • As placas GKL (GKVL) não são um material de acabamento: na hora de fazer uma caixa com elas é importante pensar no acabamento. Dada a elevada humidade nas casas de banho, costuma-se utilizar painéis de azulejos, mas podem ser utilizados outros tipos de decoração: tinta, gesso decorativo, papel de parede.

É importante observar que os especialistas aconselham impregnar adicionalmente até mesmo placas resistentes à umidade com uma composição especial para aumentar a resistência e a resistência do elemento à umidade.

Além disso, você pode construir uma caixa com outros materiais.

Opção nº 3: compensado à prova d'água

Esta modificação difere do compensado comum na composição especial da cola utilizada.As chapas têm espessura de 6 a 40 milímetros e apresentam propriedades de consumo bastante boas, porém, apesar do nome, é melhor tratá-las adicionalmente com compostos especiais que melhoram a resistência à água.

A principal desvantagem do compensado impermeável é seu alto custo, por isso é menos utilizado do que outros materiais de construção.

Opção nº 4: placas MDF e HDF

Às vezes você pode encontrar conselhos sobre o uso de painéis de MDF (Medium Density Fiberboard) para a construção de caixas. Não vale a pena seguir essas recomendações, pois este material absorve bem o vapor d'água e não é muito adequado para ambientes úmidos.

É muito mais conveniente cobrir a estrutura com chapas HDF (High Density Fiberbord). Este material resiste bem à umidade, de modo que as estruturas feitas com ele não perdem suas propriedades por 10 anos ou mais.

Opção nº 5: placas OSB

Outra opção adequada que permite que você com sucesso esconder canos no banheiro, podem se tornar placas de fios orientados (OSB, Oriented Strand Board) - folhas multicamadas coladas com resinas, às quais são adicionadas cera sintética e outros aditivos.

Existem diversas variedades deste material. Para fazer caixas, é preferível utilizar chapas OSB3 (com impregnação adicional), bem como chapas OSB4. Este último pode ser usado para estruturas particularmente fortes ou em locais onde caem cargas pesadas.

Para construir uma caixa com forro de OSB, painéis plásticos, compensados, é melhor construir a caixa em madeira:

Escolhendo o design ideal

As estruturas protetoras e decorativas para tubos podem ser feitas de diferentes maneiras, e as configurações mais comuns são as seguintes.

Armários-caixas. Esta opção geralmente é fornecida para risers e outros sistemas verticais. O design fornece acesso total às comunicações. Além disso, pode ser facilmente combinado com prateleiras e outros dispositivos que permitem aproveitar ao máximo a área útil.

Caixas divisórias. Essas estruturas são instaladas em toda a largura e altura da sala, praticamente isolando uma determinada parte. Embora neste caso a área do banheiro seja um pouco reduzida, o ambiente parece muito arrumado, já que todos os sistemas de comunicação estão mascarados.

Esta opção é especialmente adequada para banheiros espaçosos. Também pode ser recomendado ao usar banheiro suspenso, já que a partição simultânea com os sistemas de comunicação permite ocultar a instalação.Atrás da divisória você também pode colocar dispositivos para armazenar coisas necessárias, por exemplo, produtos químicos domésticos.

Caixa horizontal
Além dos sistemas verticais, as caixas horizontais são muito populares, o que permite disfarçar tubos adjacentes ao piso ou teto

Caixa compacta, construído em torno de tubos. O design mais utilizado, que praticamente não absorve espaço, mas confere ao interior um aspecto elegante. Tais sistemas podem ser verticais ou horizontais, adjacentes ao piso ou ao teto.

A seguir analisaremos detalhadamente as etapas de fabricação de tal estrutura.

Preparando para instalar a caixa

Antes de iniciar a construção da estrutura, deverão ser realizados trabalhos preliminares.

Inspeção de tubulação
Antes de iniciar os trabalhos de fabricação da caixa, certifique-se de que os tubos e demais elementos são confiáveis, verificando todas as comunicações quanto a vazamentos e defeitos ocultos.

Se um novo gasoduto está sendo colocado, é aconselhável fornecer um número mínimo de conexões nele.

Em seguida, escolha um desenho de caixa que melhor se adapte ao banheiro, faça todas as medidas necessárias e depois faça um esboço da estrutura. Neste caso, é necessário fornecer acesso a dispositivos e instrumentos (filtros, válvulas).

Fazendo medições
Antes de iniciar a fabricação da caixa, é importante medir cuidadosamente a distância, e depois fazer um cálculo, sabendo a quantidade necessária de perfis, painéis de PVC e outros materiais

De acordo com o diagrama desenhado, deve-se calcular a quantidade necessária de materiais de construção, proporcionando uma pequena reserva.

Também é importante estocar com antecedência todos os equipamentos necessários, bem como adquirir painéis, guias e outros elementos estruturais necessários.Eles precisam ser inspecionados cuidadosamente para identificar lascas, defeitos e danos a tempo.

Ferramentas e materiais necessários

Se você já decidiu qual caixa é melhor esconder tubos de aquecimento, drenagem e abastecimento de água, então você deve começar a preparar ferramentas, fixadores e materiais.

Para construir a caixa serão necessários os seguintes equipamentos:

  • uma faca de construção bem afiada;
  • roleta;
  • tesouras metálicas;
  • nível ou quadrado;
  • chave de fenda ou chave de fenda;
  • lápis;
  • fixadores (parafusos auto-roscantes, parafusos europeus, buchas);
  • furadeira ou furadeira de impacto.

Materiais que você deve adquirir:

  • perfis metálicos galvanizados (tipos ud, cd);
  • selante de silicone;
  • Placas GVKL, HDF, OSB ou painéis plásticos (neste último caso, é importante escolher uma tonalidade que corresponda à paleta de cores do interior);
  • Rodapés em PVC concebidos para mascarar juntas com paredes.

Para preparar a caixa de gesso cartonado para acabamento adicional, você também pode precisar de massa e cantos.

Instruções de instalação do quadro

Independentemente do tipo de revestimento que o design da caixa proporcione, antes de mais nada deve-se instalar uma moldura metálica. Para fazer isso, é importante cumprir os seguintes regulamentos. O trabalho deve começar nas paredes adjacentes ao canto.

Em primeiro lugar, é necessário fazer marcações nas superfícies verticais e horizontais.

Instalando guias verticais
A primeira etapa na criação de uma caixa de tubos é a instalação de guias verticais, que são montadas em ambos os lados do canto ou nas comunicações

Depois disso, você deve instalar guias (perfil ud), que determinam as dimensões da caixa. Para fixá-los à superfície, pode-se usar parafusos europeus (buchas), fazendo furos nos locais apropriados com uma broca.Para paredes forradas com ladrilhos, são adequados parafusos anti-pulgas (comprimento 2,5 mm, diâmetro 3,5 mm), que podem ser aparafusados ​​​​nas juntas entre os ladrilhos.

Se os tubos correrem na horizontal, basta colocar as guias paralelas ao chão e fixá-las. Depois disso, você deve formar o canto externo torcendo o poste de canto de dois perfis ud. Suas prateleiras precisam ser direcionadas em ângulos retos em diferentes direções e depois conectadas com pequenos parafusos.

Fixação da moldura ao chão
A estrutura vertical deve ser fixada ao piso e ao teto por meio de elementos horizontais que são fixados em superfícies horizontais

O perfil de suporte cd é cortado com faca em pedaços cujas dimensões correspondem à largura e comprimento da caixa. A primeira nervura de canto é fixada na superfície vertical, o que determina a rigidez. As seções resultantes do perfil são inseridas com uma extremidade na guia instalada e a outra no reforço, de forma que as partes do canto fiquem conectadas ao perfil.

A uma certa distância, que pode variar de 30 a 70 cm, devem ser adicionados jumpers - eles conferem resistência e confiabilidade ao sistema, e também são utilizados para pendurar painéis.

Moldura de caixa
A moldura acabada da caixa de tubos combina guias verticais e jumpers horizontais, conferindo rigidez à estrutura. Também é importante fornecer espaço para uma porta ou escotilha

Terminada a obra de um lado, um segundo perfil de canto é fixado à outra parede da mesma forma, após o que o trabalho de confecção da moldura da caixa é considerado concluído.

Duas opções de cobertura de moldura

Elementos de material de acabamento devem ser conectados à base. Vejamos as opções mais comuns, cada uma com características próprias.

Trabalhando com painéis de PVC

Esta é uma das maneiras mais fáceis de disfarçar canos.

Caixa de plástico
A caixa feita de painéis de plástico tem um design dobrável. Se necessário, você pode remover uma peça solta para ter acesso a tubos e outros elementos de comunicação

Instruções para implementação:

  1. Instale o perfil inicial, fixando-o cuidadosamente com pequenos parafusos auto-roscantes na guia instalada. Meça uma tira de painel de plástico do tamanho desejado e corte-a com uma faca.
  2. Fixe um painel no perfil inicial, fixe o outro no perfil de canto, após o que este último é instalado em outro plano da caixa. Para a fixação pode-se usar “pulgas” (pequenos parafusos auto-roscantes).
  3. O segundo lado da caixa é montado de forma semelhante, enquanto o perfil inicial é fixado e fixado no último painel de plástico, o que é mais fácil de fazer com selante de silicone.
  4. Nos locais onde é necessário dar acesso a elementos importantes de comunicação (torneiras, juntas, medidores), é importante fazer orifícios de inspeção nos quais são fixadas escotilhas especiais (com selante ou outros meios).
  5. Ao final da obra deverão ser instalados rodapés plásticos nas juntas dos painéis com o piso, paredes e teto.

Para desmontar rapidamente uma caixa plástica, é importante lembrar de que lado fica o painel solto. Se necessário, este elemento é puxado o máximo possível para o lado e, em seguida, retirado e removido.

Após inspeção das tubulações ou reparos, a integridade da estrutura é restaurada pelo mesmo método: o canto do painel é puxado para trás e depois retornado ao seu lugar.

Trabalhando com lajes GVKL

A instalação da construção em gesso cartonado também é bastante fácil.

Caixa revestida com gesso cartonado
As caixas revestidas com placas de gesso cartonado resistente à umidade podem ser decoradas adicionalmente com outros materiais de acabamento: tinta, papel de parede, gesso decorativo, ladrilhos cerâmicos

Procedimento:

  1. Em primeiro lugar, deve-se cortar corretamente as placas de fibra de gesso de acordo com as dimensões calculadas. Para isso, precisam ser colocados sobre uma superfície plana, marcados com fita métrica e pequenos cortes feitos na superfície.
  2. Os entalhes precisam ser alinhados com uma régua de metal ou ripa longa e, em seguida, as superfícies devem ser cortadas com uma faca de construção. Ao longo da linha traçada, quebre a placa de gesso cartonado, se necessário apare a borda com uma faca.
  3. Os blocos assim preparados são fixados à estrutura por meio de parafusos auto-roscantes. Neste caso, as folhas são pressionadas o mais firmemente possível contra os perfis e os parafusos são aparafusados ​​​​primeiro no drywall e depois nas guias metálicas.
  4. É importante garantir que as tampas dos fixadores sejam aparafusadas na linha da superfície ou mesmo abaixo, o que é especialmente importante se você planeja finalizar ainda mais a caixa com ladrilhos. Para evitar o aparecimento de fissuras nos painéis de gesso, é importante aparafusar os parafusos a uma distância de 20-30 mm das bordas.

Concluída a instalação, é importante preparar a estrutura para os posteriores acabamentos. Para isso, as juntas e junções com superfícies horizontais são tratadas com selantes para criar uma densa camada protetora.

Depois disso, a superfície é coberta com massa, cobrindo os fixadores. Você pode fortalecer as fixações instalando cantos perfurados nos cantos internos e externos das peças. Terminada a obra e bem seca a estrutura, pode-se iniciar a colagem dos ladrilhos ou a execução de outros acabamentos.

Instalação de uma escotilha invisível

Para dar acesso a tubos com estrutura de gesso cartonado, pode-se utilizar uma porta de plástico pronta ou fazer um painel de abertura disfarçado composto por uma moldura de alumínio, uma porta, uma fechadura magnética e uma estrutura de dobradiças e componentes.

Escotilha de invisibilidade
Uma porta discreta (escotilha invisível) instalada na parede permitirá verificar facilmente as leituras de água, desligar a válvula e também avaliar o estado dos tubos

Para abrir a escotilha de invisibilidade, basta pressionar seu meio, após o que a trava magnética se solta, liberando a porta da moldura. Ele apresentará os detalhes da construção de várias escotilhas de encanamento. próximo artigo, que recomendamos a leitura.

A escotilha é instalada da seguinte forma:

  1. Na fase preliminar, você deve decidir a localização da porta. Normalmente está localizado no centro da caixa ou divisória, o que permite manter melhor a simetria do padrão no momento do ladrilho.
  2. Na hora de instalar a moldura é importante deixar um nicho (em dois ou quatro lados), cujo tamanho corresponda aos parâmetros da escotilha. Após a sua construção, a moldura é fixada aos perfis por meio de longos parafusos auto-roscantes (são fornecidos furos especiais para eles). De acordo com as instruções que acompanham o kit, a porta e demais peças da escotilha são fixadas na moldura.
  3. A seguir, a moldura é revestida com placas de gesso cartonado, que são sobrepostas à moldura da escotilha (também deve ser fixada ao revestimento com parafusos auto-roscantes).
  4. Após a conclusão da etapa de obra, o drywall e a porta são revestidos com uma camada de primer. Após a secagem, a escotilha e a caixa são revestidas com ladrilhos (de uma cor ou estampados).Todas as costuras entre os ladrilhos são cobertas com selante, após o que a estrutura é deixada sozinha por dois dias para a secagem final.

A etapa final é o corte da hachura, que é feito com uma faca afiada apontada em um ângulo de 45 graus.

Dicas úteis sobre o dispositivo

Ao organizar a estrutura, é importante levar em consideração as seguintes recomendações de especialistas:

  • Se a caixa se destina a mascarar tubos verticais, as marcações devem ser feitas a partir do chão.
  • Certifique-se de fornecer uma porta ou escotilha na válvula e no medidor de água.
  • Independentemente do material utilizado na construção do sistema, um agente antifúngico deve ser aplicado em sua superfície interna para proteção contra microorganismos nocivos.
  • Numa casa de banho com elevado teor de vapores, é altamente aconselhável evitar estruturas de madeira: neste caso, deve-se dar preferência a um perfil metálico.
  • Para a construção da caixa não é aconselhável a utilização de vários tipos de aglomerado, inclusive placas impermeáveis, pois esse material incha sob a influência do vapor d'água.
  • Na fixação da estrutura ao teto, as partes transversais ficam localizadas a uma distância de 30 centímetros uma da outra para garantir a devida rigidez da estrutura.
  • Com tubos pouco espaçados, é melhor não construir caixas separadas em torno de cada um deles, mas criar uma estrutura única para todo o sistema de comunicação.

É importante garantir que a caixa não toque nas comunicações: a distância mínima da caixa ao tubo deve ser de 3 centímetros.

Uma alternativa a uma caixa divisória podem ser persianas. Eles conferem ao interior uma aparência elegante e também fornecem acesso total aos tubos.

Opções mascarando canos no banheiro são fornecidos em um artigo inteiramente dedicado a esta questão.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Nos vídeos abaixo você confere instruções detalhadas para a confecção de uma caixa a partir dos tipos de materiais mais comuns: painéis poliméricos e placas de gesso cartonado.

Vídeo nº 1. Como revestir tubulações e instalações com gesso cartonado:

Vídeo nº 2. Uso bem sucedido de painéis de PVC:

Com a seleção correta do material e o cumprimento estrito das instruções passo a passo, até mesmo um mestre novato pode criar um design confortável e elegante que se encaixe bem no interior do banheiro.

Conte-nos como você construiu uma caixa de cachimbo em seu próprio banheiro. Compartilhe nuances tecnológicas úteis com os visitantes do site. Escreva no formulário abaixo, tire dúvidas sobre assuntos polêmicos, publique fotos sobre o tema.

Comentários dos visitantes
  1. Alexandre

    Remodelei completamente o banheiro de minha casa e usei placas de gesso cartonado resistente à umidade, de cor verde, como material para nivelar as paredes. São mais caros que o normal, mas não será necessário refazê-los posteriormente em caso de inundação. Ele demoliu completamente três paredes: duas externas e uma divisória entre o lavabo e o banheiro. Fiz um banheiro combinado, ficou muito mais espaço. Ele até transferiu a máquina da cozinha para o banheiro e instalou uma “máquina de lavar louça” na cozinha. Todas as tubulações também foram revestidas com gesso cartonado. Em geral, utilizo drywall em tudo e em qualquer lugar, o meio mais universal para instalação de divisórias. Às vezes até fazia uma camada dupla para evitar que as paredes vibrassem.

  2. Artem

    Na minha casa também os canos são revestidos com gesso cartonado resistente à umidade, mas esses painéis ficam apenas em uma parede, porque...Esse acabamento dificulta um pouco a fixação de elementos de móveis na parede, como armários e estantes, por exemplo. A escotilha de inspeção também fica na mesma parede onde está o drywall; abre e fecha pressionando o ponto desejado. Uma solução muito conveniente e bonita.

  3. O que fazer com esta caixa em caso de vazamento na tubulação? Você não pode fazer hachuras em todo o comprimento. Desmontá-lo sempre?

    • Especialista
      Amir Gumarov
      Especialista

      Se a caixa for longa o suficiente, faz sentido fazer várias escotilhas tecnológicas em caso de vazamentos. Isso permitirá detectar rapidamente a área onde o vazamento se formou. Mas se a caixa for de gesso cartonado, por exemplo, ainda terá que ser quase totalmente substituída, pois a água e a umidade danificarão grande parte da estrutura.

      Fornecer escotilhas tecnológicas em caixas plásticas também é uma solução prática, mas em toda a extensão será redundante. Em primeiro lugar, é uma perda de tempo e dinheiro e, em segundo lugar, para eliminar o vazamento ainda será necessário desmontar a maior parte da estrutura.

      Plástico e drywall têm suas vantagens. Para o primeiro é a facilidade de instalação, para o segundo é a capacidade de implementar qualquer solução de design. Você pode até colocar ladrilhos em drywall.

      Fotos anexadas:
Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica