Sanita suspensa com instalação: regras de seleção, prós e contras dessa solução + etapas de instalação
As características de engenharia dos acessórios de encanamento geralmente estão associadas à economia de espaço no espaço limitado de um banheiro ou vaso sanitário. É sempre preferível equipamento compacto que mantenha ao máximo a sua funcionalidade e facilidade de utilização.
Por exemplo, um vaso sanitário suspenso com instalação libera completamente o piso, pois é fixado à estrutura da parede. Graças a isso, o espaço se expande não só visualmente, mas também no sentido literal da palavra. Vamos descobrir se o modelo suspenso é tão bom e quais as condições que devem ser atendidas para sua instalação.
O conteúdo do artigo:
Características do tipo de banheiro suspenso
Existem muitas opiniões sobre os modelos montados: alguns usuários os consideram inconvenientes e não confiáveis, enquanto outros os consideram os únicos aceitáveis. Para descobrir a verdade, vamos lembrar como um vaso sanitário suspenso se compara favoravelmente com seus equivalentes de chão e quais são seus pontos fracos.
Características distintivas do design
No total, existem duas modificações de vasos sanitários no que diz respeito ao método de instalação. A primeira categoria são os produtos de piso tradicionais, a segunda é suspensa, montada em uma estrutura fixa.
Uma estrutura metálica fixada com âncoras na parede e no chão é chamada instalação. O vaso sanitário está preso a ele.
Ao contrário do modelo de piso, que é composto por dois elementos estruturais - o próprio vaso sanitário e a cisterna adjacente, a versão de parede possui mais componentes:
- instalação, mascarado por uma partição;
- tigela com conjunto de fechos;
- tanque plano, também murado na parede;
- botão, regulando a drenagem e localizado em local conveniente.
Todos os elementos possuem características que são explicadas pelo método de instalação:
É conveniente que haja uma escolha na hora de comprar um ou outro modelo. Você pode adquirir um banheiro completo junto com a instalação.
Mas as grandes empresas implementam com mais frequência um esquema diferente: vendem tigelas e molduras separadamente. Isso gera mais decisões, fica mais fácil escolher a altura do assento e decidir o desenho da tigela.
A versatilidade dos produtos é alcançada pela uniformidade de tamanho: mesmo diâmetro de tubos e furos, distância entre os pinos. Se depois de algum tempo você quiser fazer alterações e desejar trocar o vaso sanitário, uma instalação antiga e já instalada servirá.
Prós e contras da modificação com instalação
Os usuários rapidamente apreciaram as vantagens dos modelos suspensos, e os banheiros com instalações começaram a ser encontrados cada vez mais em apartamentos urbanos e casas particulares. Além disso, são instalados não apenas em instalações residenciais, mas também em escritórios, entretenimento, instituições públicas, restaurantes e hotéis.
Vantagens de usar vasos sanitários montados na parede com instalação embutida em vez dos tradicionais análogos montados no chão:
Como o tanque é mascarado por uma divisória, o ruído do movimento da água é menos audível.Os modelos modernos levam em consideração o nível de intensidade do dreno, que se reflete no design do botão (chave). Existem duas opções de consumo de água: econômico ou total.
Mas também existem desvantagens que obrigam os compradores a adquirir modelos mais convencionais de chão.
Esses incluem:
- aumento do custo total devido à aquisição de uma instalação;
- difícil acesso às comunicações, o que se torna extremamente inconveniente para trabalhos de prevenção e reparação;
- redução do volume do banheiro devido à construção de uma parede adicional;
- a instalação da estrutura e os trabalhos de acabamento exigem habilidade e precisão.
As desvantagens podem ser compensadas por marcações precisas, trabalho de instalação habilidoso e design cuidadoso da partição.
Se você construir uma escotilha de inspeção conveniente, mas quase invisível, na parede falsa, o acesso aos tubos e ao tanque será garantido e a estética do interior será mantida.
Critérios para escolher um banheiro suspenso
Em primeiro lugar, é necessário encontrar um kit que atenda plenamente às condições de instalação, ou um banheiro separado e uma instalação que correspondam em tamanho e outras características.
Mas é dada mais atenção à parte que sai, ou seja, o próprio banheiro.
Ao escolhê-lo, você deve levar em consideração características como:
- material de fabricação – além da cerâmica tradicional, existem produtos de vidro, metal, plástico, mas é preferível porcelana ou faiança;
- dimensões do assento – desde produtos compactos de 54 cm até sanitários especiais de 70 cm para deficientes;
- forma – oval é mais comum, mas são raras as soluções de design de configurações redondas, retangulares ou outras;
- estrutura da tigela – recomendamos a escolha de modelos confortáveis de usar, com sistema anti-respingos ou inclinação suave;
- desenho de cores – o branco é considerado um clássico, mas hoje é possível adquirir um produto de qualquer tonalidade, e até com estampa ou desenho;
- dispositivo de descarga – um sistema circular é muito mais eficaz do que uma descarga direta.
Além do conjunto padrão de características, os recursos de design também devem ser levados em consideração - por exemplo, uma tampa conveniente com microlift e botão de descarga dupla.
Caro banheiros suspensos Eles diferem dos econômicos não apenas no material de fabricação e na relação com uma marca conhecida. Via de regra, estão equipados com funções adicionais: controle remoto, secagem ou sopro, aeração, aquecimento. Alguns são uma combinação de vaso sanitário e bidê.
Ao escolher um fabricante, você deve confiar na respeitabilidade da empresa, nas avaliações dos usuários, na capacidade de substituir a tigela e no sortimento. Marcas de encanamento são especialmente populares Сersanit, Roca, Geberit, Villeroy & Boch, Grohe, Jacob Delafon, Vitra, Laufen, MANHÃ TARDE.
Instruções de instalação para o modelo montado
O principal guia de instalação são sempre as instruções que acompanham o vaso sanitário e a estrutura. Geralmente se parece com vários diagramas ou desenhos indicando dimensões e procedimento.
Se você não estiver pronto para decifrar as instruções esquemáticas sozinho, é melhor entrar em contato com encanadores experientes, pois instalação de estrutura de quadro, cachimbos e tigelas, precisão e habilidade são muito importantes.
Etapa #1 – trabalho preparatório
A preparação inclui a compra do equipamento de encanamento necessário e peças adicionais de instalação.
Você também precisa obter a ferramenta:
- furadeira + furadeira 10 mm;
- moedor;
- um molho de chaves, incluindo gás e ajustável;
- Chave de fenda;
- martelo;
- ferramenta de marcação - fita métrica, nível, marcador;
- ferro de solda ou alicate de pressão - para soldagem de tubulação de polipropileno ou crimpagem de tubos de metal-plástico.
O que é melhor escolher: tubos de polipropileno ou metal-plástico Descubra em nosso artigo recomendado.
Quando tudo estiver preparado, desligue a água e monte a instalação. Antes de instalar a estrutura, alguns elementos de montagem são instalados nela - suportes, adaptadores, tubos. Colocamos um encaixe na mangueira do tanque.
Etapa #2 - instalação de instalação
Antes da instalação instalações para encanamento suspenso preparamos o local - instalamos canos de esgoto e água, fixamos-os firmemente na parede com braçadeiras. Ao longo de todo o processo de instalação lembramos que a estrutura será revestida com gesso cartonado, por isso realizamos todos os trabalhos com responsabilidade.
Na moldura existe um autocolante com marcações que indicam a altura máxima de instalação. Procuramos respeitar esse valor, calculamos a partir do piso acabado - não de concreto, mas de cerâmica.Se ainda não foi colocado, calculamos a diferença.
Instalamos a estrutura no lugar, ajustamos a altura ajustando as pernas - afrouxamos e apertamos os parafusos de ajuste.
Durante a “experimentação” marcamos os pontos de fixação, a seguir retiramos a moldura e fazemos furos no chão com uma broca de 10 mm.
Também estão na parede (principal), mas existem fixações diferentes - para vigas que seguram a moldura a uma certa distância da parede.
Apertamos as porcas, apertamos e conectamos a torneira do tanque. No lugar da instalação do botão instalamos um gabarito de espuma, que só é removido após a montagem da divisória.
Especificamos a distância entre os pinos de montagem do vaso sanitário (existem 2 opções), aparafusamos nos orifícios necessários e colocamos os elementos de proteção.
Etapa #3 - consertando a tigela
Se a instalação estiver instalada corretamente, instalação de tigela não levará muito tempo. Normalmente, entre essas duas etapas, é instalada uma divisória ou caixa para mascarar a instalação.
Medimos a distância da saída do tubo até as bocas do vaso sanitário, que ficam localizadas na parte interna da bacia voltada para a parede.Colocamos canos neles e os empurramos até o fim.
Primeiro colocamos as arruelas, depois é só apertar as porcas.
Etapa #4 - anexando o botão de descarga
Removemos o modelo de espuma e colocamos uma moldura de instalação de plástico em seu lugar. Utilizamos os parafusos que acompanham o kit e uma chave de fenda ou chave de fenda. A seguir aparafusamos as hastes roscadas que serão controladas pelo botão, ajustamos sua posição e fixamos.
O toque final é a instalação de uma faixa decorativa com botão. Aplique nas hastes e pressione até ouvir um clique. Vamos verificar como funciona o mecanismo.
Após a conclusão da obra, concluímos as atividades de acabamento. Não se esqueça de equipar escotilha de encanamento para acesso às comunicações internas, caso contrário no primeiro acidente terá que desmontar a divisória.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Vídeo nº 1. Exemplo de instalação de modelo suspenso:
Vídeo nº 2. Instruções para montar a tigela e instalar o botão:
Vídeo nº 3. Instalação da instalação em caixa:
Instalar você mesmo a instalação é possível e aceitável, mas somente se você tiver habilidades para trabalhar com concreto e souber ler corretamente as instruções. As consequências da instalação inadequada são difíceis de corrigir - será necessário desmontar completamente a estrutura e demolir a divisória.
Se houver a menor dúvida sobre suas próprias habilidades, é melhor convidar um encanador experiente.Não se esqueça que o fabricante oferece garantia de 10 anos somente se a instalação for realizada corretamente e obedecendo a todas as recomendações..
Gostaria de nos contar como instalou um vaso sanitário suspenso e como instalá-lo em seu apartamento ou escritório? Quer compartilhar nuances tecnológicas que serão úteis aos visitantes do site? Por favor, escreva comentários no bloco abaixo, poste fotos e tire dúvidas sobre o tema do artigo.
Como você sabe, “nunca diga nunca”, mas honestamente não consigo imaginar o que teria que acontecer para eu querer instalar um milagre de design em minha casa. E não se trata apenas de aparência. Externamente, aliás, está tudo muito legal! E o piso embaixo do vaso sanitário é gratuito (mais fácil de limpar), e parece original e estiloso, sem dúvida. Mas, caramba, essas estruturas na parede, essas vigas nas quais o matagal está preso - isso é monstruosidade... Um amigo tinha um negócio, os convidados chegavam em casa, entre os convidados estava um homem grande e pesado. Eu fui ao banheiro. Ele sentou-se no vaso sanitário suspenso. Caiu! Esta instalação simplesmente sai da parede. Felizmente, ele escapou com hematomas e contusões, mas isso poderia tê-lo matado. Acontece que o passaporte deste banheiro dizia “até 100 kg”. Ou “até 120”, não me lembro exatamente. Mas o homem pesava mais de qualquer maneira, e os proprietários se esqueceram de avisar os convidados sobre isso. Certamente não tenho 100 kg. E não existem essas pessoas na família, mas essas histórias ainda são assustadoras. Bem, o mesmo convidado virá até mim e se matará? Bem, que diabos, que “beleza”.
Isso é um mito: de acordo com os padrões, os vasos sanitários suspensos devem suportar até 400 kg. O problema é obviamente devido à instalação incorreta.Você também pode cair de um banheiro comum se ele não estiver preso corretamente.
O vaso sanitário suspenso é apenas mais uma moda que surgiu e irá desaparecer em um curto período de tempo. Quais são suas vantagens? Você consegue ouvir menos barulho da água? Bom, não usamos com tanta frequência que o barulho da água comece a nos irritar. Os pisos dos banheiros são mais fáceis de limpar? Duvido que muitas pessoas tenham apartamentos tão grandes que economizar 2 minutos na limpeza do banheiro tenha um papel importante. Mas esses banheiros têm muitas desvantagens - tanto o preço quanto a dificuldade de reparo.
Além das vantagens estéticas dos vasos sanitários suspensos, é difícil encontrar vantagens práticas quando comparadas aos modelos de instalação clássica. Mas para muitos é muito importante que a casa de banho tenha uma solução de design individual e os modelos suspensos apresentam uma grande variedade neste aspecto. Com esta instalação, todas as comunicações ficam escondidas atrás de uma parede ou divisória.
Você não precisa se preocupar muito com o fato de que os trabalhos de reparo e manutenção exigirão uma desmontagem complexa posteriormente. Muitas pessoas já fazem uma porta lateral, por onde é fácil ter acesso para reparos e manutenção. É costurado com gesso, colocado sobre dobradiças e coberto com plástico ou ladrilhos para que se adapte ao interior geral e não se destaque em nada.
Durante a reforma de uma nova casa, foi instalado um banheiro suspenso. Muito bonito e moderno. Não consigo imaginar esse banheiro soviético e miserável com uma perna e uma cisterna na minha casa))