Como escolher um vaso sanitário suspenso: o que é melhor e por quê + avaliação dos fabricantes
As vantagens inegáveis do encanamento suspenso levam muitos proprietários de casas e apartamentos a mudar suas opções habituais para tipos inovadores.Porém, os novos modelos assustam um pouco com o desconhecido. Concordo, antes de escolher um vaso sanitário suspenso, é aconselhável conhecer mais sobre esse tipo de equipamento.
Oferecemos-lhe a oportunidade de se familiarizar com informações que lhe darão a oportunidade de navegar numa vasta gama de modelos de diferentes fabricantes. Descrevemos detalhadamente os tipos de instalações necessárias para a instalação de canalizações suspensas e os tipos de bacias. Para quem ama conforto, listamos opções de higiene.
Para completar a percepção de uma grande quantidade de informações, anexamos ao texto seleções de fotos, ilustrações gráficas e recomendações de vídeos.
O conteúdo do artigo:
- Sanita suspensa - uma versão compacta de encanamentos
- Prós e contras de produtos de encanamento
- Tipos de sistemas de montagem em vasos sanitários
- Reforço: componentes invisíveis, mas importantes
- Escolhendo um vaso sanitário
- Peças importantes: capa e botão
- Recursos e funcionalidades adicionais
- Revisão dos melhores fabricantes
- Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Sanita suspensa - uma versão compacta de encanamentos
Os vasos sanitários suspensos surgiram no mercado especializado na década de 1980. Durante esse período, o estilo minimalista ganhou popularidade rapidamente, na qual esses produtos de encanamento se encaixam perfeitamente.
Ao contrário dos impressionantes dispositivos tradicionais, as opções suspensas dão a impressão de serem miniaturas e leves, além disso, ao instalá-las, todo o sistema de esgoto é removido atrás de uma parede falsa.
A inovação ganhou popularidade imediatamente entre os usuários, mas também houve quem se mantivesse fiel aos modelos tradicionais. Vejamos por que isso aconteceu.
Prós e contras de produtos de encanamento
Este tipo de encanamento tem muitos pontos fortes:
- Os produtos parecem muito elegantes e se adaptam bem a vários designs de banheiros.
- Os tubos e outros sistemas de comunicação ficam escondidos atrás do painel falso, para não prejudicarem a aparência da sala.
- A ausência de pé e espaço livre embaixo da cuba facilita a limpeza, ajudando a manter a higiene do banheiro ou lavabo.
- Os tipos de vasos sanitários suspensos ocupam menos espaço do que os encanamentos convencionais. Eles também ampliam visualmente o ambiente.
- Muitos modelos deste tipo permitem economizar água porque possuem mecanismo de meio dreno.
- Os acessórios de encanamento normalmente produzem menos ruído porque a instalação geralmente inclui uma camada adicional de isolamento acústico.
Os vasos sanitários suspensos são fortes, confiáveis e duráveis.
Embora esta técnica tenha muitas vantagens, não devemos esquecer algumas desvantagens. As desvantagens incluem:
- Relativamente caro. Os preços dos vasos sanitários suspensos variam um pouco, mas, sendo todas as outras coisas iguais, eles ainda são muito mais do que dispositivos semelhantes de chão.
- Difícil de instalar. A instalação desse tipo de encanamento requer experiência, destreza e conhecimento especial, por isso é melhor que seja realizada por artesãos qualificados.
- Acesso difícil às comunicações. O painel falso que cobre a instalação impede o acesso às tubagens e acessórios, necessário em algumas situações. Nesses casos, será necessário remover completamente o material de acabamento, desmontar a divisória e, em seguida, selar a área danificada.
Ao planejar a compra de acessórios de encanamento, você precisa estudar cuidadosamente os prós e os contras de um banheiro comum e suspenso e, em seguida, escolher um modelo adequado ao seu design. Ao escolher, você também deve levar em consideração uma série de características do produto.
Tipos de sistemas de montagem em vasos sanitários
Instalação - estrutura sobre a qual é fixada a cuba, bem como todas as ferragens (tanque, tubulações, controle de descarga). Existem dois tipos de tais dispositivos: bloco e quadro.
Modificação nº 1 - instalação em bloco. Um design simples e barato de tamanho pequeno é montado em um nicho feito na parede.
Todas as ferragens são fixadas à estrutura do bloco e montada a sanita, após o que o furo é fechado com gesso cartonado impermeável e posteriormente decorado com materiais de acabamento.
A principal desvantagem do sistema de blocos é que não pode ser instalado em divisórias e paredes de materiais finos (madeira, blocos de espuma, gesso cartonado). Tais estruturas são compatíveis apenas com tetos permanentes, o que restringe significativamente o âmbito da sua aplicação.
Modificação nº 2 - instalação da estrutura. Uma opção mais complexa e cara é uma estrutura de aço (na maioria das vezes com revestimento anticorrosivo), na qual são pendurados os componentes necessários do encanamento.
A estrutura da moldura tem grandes dimensões (profundidade 15-30, largura 50-60, altura até 140 cm). Este tipo de instalação pode ser instalada em quase qualquer lugar da sala. É importante escolher o modelo adequado e a opção de montagem:
- Se a instalação for montada perto de uma divisória de gesso cartonado ou bloco de espuma, a opção de piso parece preferível (a estrutura é instalada sobre pernas).
- Para pisos estruturais, recomenda-se a instalação na parede: a estrutura é montada sobre um revestimento vertical, para o qual é transferida toda a carga.
- Existe também uma opção combinada: a estrutura é fixada em superfícies verticais e horizontais.
A escolha do design também é influenciada pela localização do banheiro. Se pretende colocá-lo sob uma janela, é aconselhável adquirir uma moldura encurtada.
Vale destacar as seguintes opções de sistemas de encanamento:
- Sistemas de canto que são fixados na junção das paredes em um determinado ângulo.
- Produtos equipados com travessa fixada ao chão. Este recurso de design permite que o vaso sanitário seja usado como bidê.
Todos os modelos de louças sanitárias suspensas podem ser comparados a consoles, permitindo uma distribuição uniforme do peso corporal. Graças a um design bem pensado, os aparelhos, apesar da aparente fragilidade, podem suportar pesos de até 400-500 quilos.
Reforço: componentes invisíveis, mas importantes
Os acessórios são anexados à instalação: tanque, tubos e outras peças.
Todos os componentes devem ser feitos de polímeros especialmente duráveis ou metal com revestimento anticorrosivo. O botão pode ser conectado à conexão do esgoto por meio de dispositivo pneumático, alavanca ou cabo, dando-se preferência aos dois primeiros métodos mecânicos.
Escolhendo um vaso sanitário
O design de um vaso sanitário suspenso e as características de seu funcionamento dependem em grande parte do material e da funcionalidade da bacia.
Material: da faiança ao vidro boêmio
Para a fabricação de tais dispositivos são utilizados vários tipos de materiais, entre os quais se destacam os seguintes.
Porcelana. As louças sanitárias confeccionadas com este nobre material possuem superfície perfeitamente lisa, o que evita o acúmulo de sujeira e facilita muito a limpeza das louças sanitárias.
Faiança. Embora à primeira vista esse material econômico se assemelhe à porcelana, ele possui uma estrutura irregular e áspera que contribui para a formação de placa bacteriana na tigela. Uma opção mais confortável são os vasos sanitários em faiança, adicionalmente revestidos com esmalte. Esses produtos têm uma ótima aparência, são confortáveis de usar e fáceis de cuidar.
Aço inoxidável. Esses acessórios de encanamento têm uma aparência distinta, são duráveis e requerem manutenção mínima. No entanto, seu design é mais adequado para banheiros públicos do que para um lavabo aconchegante.
Vidro. Embora os vasos sanitários de vidro pareçam incomuns e impressionantes, eles não são encontrados com frequência em banheiros.A razão para isso não é apenas o alto preço, mas também a necessidade de limpezas regulares e complexas.
Plástico. As estruturas poliméricas são fáceis de cuidar, mas não são suficientemente confiáveis, pois estão facilmente sujeitas a danos mecânicos. São mais adequados para dachas, onde são utilizados apenas na estação quente.
Concreto polimérico (diamante falso). Os produtos feitos com este material se diferenciam pelo design original, confiabilidade e durabilidade. Suas desvantagens são o alto preço e a instabilidade em ambientes ácidos.
Apesar da variedade de materiais, os mais populares são os produtos cerâmicos: porcelana fina e faiança mais densa.
Tamanhos: “crianças” e “gigantes”
O tamanho é um fator importante que desempenha um papel importante na escolha de um banheiro. Dependendo das dimensões, todas as instalações hidráulicas suspensas podem ser divididas em três categorias:
- Dispositivos compactos com comprimento não superior a 54 cm. Esses modelos destinam-se principalmente à instalação em banheiros e banheiros em miniatura. Este grupo também inclui opções de cantos ergonômicos que permitem o aproveitamento ideal de cada centímetro de espaço.
- Instalações hidráulicas de tamanho médio (54-60 centímetros). Esses são os modelos padrão escolhidos pela grande maioria dos compradores.
- Sanitários com dimensões aumentadas (60-70 cm). Esses dispositivos são convenientes para uso por pessoas com deficiência; eles também são escolhidos para decorar banheiros espaçosos.
Na hora de escolher o tamanho das estruturas suspensas, é importante levar em consideração as preferências pessoais e o tamanho do ambiente onde será instalada. Em um espaço espaçoso, um modelo compacto “se perderá” e, em uma sala pequena, até mesmo um dispositivo padrão “consumirá” muito espaço.
Forma: não há limite para sua imaginação
No sortimento de empresas fabricantes você encontra modelos de vasos sanitários suspensos de diversos designs.
Acredita-se que os vasos sanitários redondos ou ovais são os mais práticos:
- não possuem cantos vivos, o que reduz a possibilidade de ferimentos ao esbarrar acidentalmente em um produto de encanamento;
- Cuidar da superfície de tais dispositivos é bastante simples. É muito mais fácil limpar uma superfície oval lisa com uma escova ou outro dispositivo do que uma tigela curva complexa.
Além dessas opções padrão, existem designs retangulares, em forma de lágrima e quadrados e dispositivos com formas de design complexas.
Na hora de escolher um modelo, deve-se partir do estilo do banheiro. Para o estilo Art Déco, formas aerodinâmicas ou em forma de lágrima são adequadas, enquanto os designs tradicionais são mais bem escolhidos para um ambiente de estilo clássico. O tamanho da sala tem uma certa importância (em salas pequenas, banheiros com formas complexas parecem ridículos) e as preferências pessoais.
Estrutura interna da tigela
O espaço interno do vaso sanitário pode ter vários formatos (viseira, prato, funil). Este último é considerado o mais higiênico, mas produz muitos respingos, para evitar isso pode-se utilizar o sistema anti-respingos.Uma boa opção em termos de conforto e qualidade de limpeza são os recipientes tipo viseira, que possuem uma prateleira especial que protege contra gotas de água.
Vale a pena observar especialmente as seguintes características de design da estrutura da tigela:
- Uma tigela com inclinação suave em direção ao ralo é considerada especialmente confortável de usar;
- É indesejável que a superfície da água ocupe o espaço diretamente abaixo, pois isso pode causar respingos.
A atenção cuidadosa a esses parâmetros ajudará a evitar desconforto ao usar um vaso sanitário suspenso.
Cor: não só branco
A opção padrão são vasos sanitários suspensos brancos. Recentemente, os fabricantes ampliaram significativamente a paleta de cores, oferecendo aos clientes produtos de diferentes tonalidades, às vezes decorados adicionalmente com desenhos.
Destacam-se as louças sanitárias coloridas, que recebem cada vez mais a atenção do público devido à sua aparência elegante e facilidade de manutenção.
Dispositivo de descarga do vaso sanitário
Esta função pode ser organizada de diferentes maneiras:
- Direto (horizontal) a descarga é feita por um jato de água, que é fornecido por trás e, depois de lavada a frente da tigela, vai para o ralo. A desvantagem de tais estruturas são os respingos.
- Reverso (circular) a descarga é causada por muitos pequenos orifícios localizados ao redor do perímetro da parte superior da tigela. Devido ao fato de esses orifícios estarem localizados obliquamente, a água flui deles em espiral, torcendo-se em um poderoso funil. Isso não apenas melhora a qualidade da lavagem, mas também garante um consumo razoável de líquidos.
Os sistemas de descarga dupla também visam economizar água. Possuem dois botões, um dos quais inclui a reinicialização do tanque cheio e o segundo – meia drenagem, que também pode ser interrompida instantaneamente.
A novidade é um vaso sanitário suspenso sem aro com sistema de descarga direcional. Esta opção é considerada a mais higiênica.
Sanitários particularmente avançados tecnologicamente podem ter controles de toque que ativam o dispositivo imediatamente após levantar a tampa. A drenagem também ocorre automaticamente assim que uma pessoa sai da área de cobertura do sensor infravermelho.
Em termos de relação preço/qualidade, os especialistas consideram os dispositivos hidráulicos com descarga circular a melhor opção.
Peças importantes: capa e botão
Na hora de escolher um modelo de vaso sanitário, é aconselhável ficar atento à tampa, que pode ser:
- tradicional;
- possuir um dispositivo automático que pode levantar a tampa em uma fração de segundo;
- equipado com sistema microlift que garante um abaixamento suave.
Esta última função é útil porque evita danos mecânicos na tampa ao fechar abruptamente a sanita. Além disso, um revestimento antibacteriano pode ser aplicado na tampa e no assento para evitar o desenvolvimento de microorganismos.
Um detalhe pequeno, mas importante, é o botão de descarga. Pode ser simples ou duplo, desde que existam diferentes sistemas de drenagem do tanque (cheio e meio, permitindo economizar água).
Como o botão é a única parte visível do encaixe, os fabricantes atribuem grande importância ao design desta peça. Você pode encontrar botões que possuem uma ampla gama de cores: do tradicional branco ao ricamente brilhante, do neutro ao metálico perolado.
O grande tamanho dos botões se deve ao fato de que sob eles existe uma janela de inspeção que permite monitorar e ajustar o funcionamento da válvula de corte e demais acessórios.
Recursos e funcionalidades adicionais
Os vasos sanitários suspensos podem ser equipados adicionalmente com uma variedade de dispositivos, por exemplo, um sistema anti-respingos. Este projeto desloca o centro do orifício de drenagem, devido ao qual os respingos de água são extintos durante a drenagem. A tigela pode ser revestida com um esmalte repelente de sujeira, que evita a formação de placa bacteriana e ferrugem no interior do recipiente.
Alguns modelos de vasos sanitários suspensos são equipados adicionalmente com opções como:
- aeração;
- bidê embutido;
- sopro;
- secagem;
- controle de descarga remoto usando um controle remoto;
- aquecimento do assento sanitário com possível ajuste de temperatura.
Além disso, os mais recentes dispositivos japoneses podem até analisar os restos das funções vitais do corpo, fornecendo ao proprietário informações completas sobre o seu estado de saúde.
No entanto, deve-se notar que funções adicionais afetam diretamente o custo do modelo de vaso sanitário suspenso.
Revisão dos melhores fabricantes
Entre as empresas especializadas na produção de canalizações suspensas, podem ser citadas as seguintes.
Geberit. A empresa suíça Geberit produz exclusivamente modelos de luxo: vasos sanitários eletrônicos com um grande número de funções adicionais (descarga com sensor, bidê embutido, esquentador). Os preços desses produtos correspondem à qualidade: no catálogo da empresa raramente é possível encontrar instalações hidráulicas que custem menos de 100 mil rublos.
Empresa espanhola Roca. As coleções desta marca apresentam uma variedade de modelos com predominância do estilo high-tech. Os vasos sanitários com cuba redonda ou quadrada podem ter tampa com microelevador ou normal.
A faixa de tamanhos da marca também parece impressionante:
- comprimento 35,55-86 cm;
- altura 40-76 cm;
- largura 50-70 cm.
O custo dos modelos varia significativamente: você pode escolher tanto opções de orçamento que custam de 4 a 5 mil rublos, quanto modelos mais caros de 20 mil ou mais, equipados com funções adicionais.
Villeroy & Boch. Os sanitários suspensos de uma conceituada empresa alemã distinguem-se pela elevada qualidade e pela diversidade de modelos. Na gama apresentada poderá encontrar tanto modelos miniatura de estilo minimalista, ideais para casas de banho pequenas, como dispositivos sólidos de estilo clássico.
A faixa de preço dos banheiros Villeroy & Boch é bastante ampla: de 6 mil a 50 mil ou mais rublos.
Jacob Delafon. As louças sanitárias francesas Jacob Delafon têm um design comprovado e memorável. Os vasos sanitários têm uma grande variedade de formatos: quadrados, trapezoidais, retangulares. O material geralmente é porcelana, os assentos são em sua maioria equipados com microelevador. A gama de tamanhos é bastante ampla, incluindo modelos de diversos tamanhos - do pequeno ao médio e grande. Os preços dos produtos são moderadamente altos: de 15 a 30 mil rublos.
Vitra. A marca turca Vitra pertence à classe econômica, mas produz louças sanitárias de altíssima qualidade. Muitos modelos desta empresa possuem funções úteis adicionais (sistema anti-respingos, tampas com microlift).
Os clientes ficarão satisfeitos com a variedade de tamanhos, permitindo-lhes escolher produtos de diferentes dimensões. As instalações sanitárias desta empresa caracterizam-se por um design aerodinâmico: mesmo as sanitas quadradas e rectangulares têm cantos arredondados e lisos. Os preços são acessíveis: em média de 5 a 10 mil rublos, embora também existam modelos mais caros.
Сersanit. A empresa polaca Cersanit produz instalações sanitárias de classe económica.A linha é dominada por vasos sanitários suspensos de formato semicircular, em faiança (é utilizado duroplast para assentos), sem quaisquer funções adicionais. Os produtos são fabricados apenas em tamanhos padronizados: é inútil procurar dimensões fora do padrão deste fabricante.
Um vaso sanitário Cersanit normal sem fechos pode ser comprado por 3 a 4 mil rublos.
Laufen. A empresa austríaca Laufen produz uma grande variedade de modelos de vasos sanitários: clássicos, em forma de lágrima, de pirâmide invertida ou de pato. A sua gama de tamanhos também é muito ampla: existem loiças sanitárias de diferentes tamanhos.
Embora os dispositivos sejam feitos principalmente de barro, eles têm uma série de funções adicionais (por exemplo, revestimento antibacteriano, tampa micro-elevatória). O custo dos modelos é muito diversificado: de 5 a 25 mil rublos.
Além dos listados acima, outros fabricantes também produzem excelentes acessórios para encanamento suspensos, por exemplo, a conhecida empresa alemã Ideal Standard Duravit, a econômica empresa tcheca Jika ou a sueca Ifo.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Abaixo apresentamos um vídeo que dá conselhos profissionais na escolha de vasos sanitários suspensos:
Os vasos sanitários suspensos são uma opção confortável e de alta qualidade para encanamentos modernos. Um modelo corretamente selecionado irá atendê-lo por muitos anos e seu design elegante transformará positivamente seu banheiro ou lavabo.
Estamos aguardando suas histórias sobre como você escolheu, comprou e instalou um vaso sanitário suspenso. Por favor, escreva comentários no bloco abaixo. Aqui você pode fazer perguntas e compartilhar fatos interessantes.
Aprendi sobre esse tipo de encanamento suspenso recentemente, quando as reformas globais estavam em pleno andamento. Chegou ao banheiro e, naturalmente, surgiu a questão de comprar um banheiro. Começamos a estudar cuidadosamente os pendentes, mas decidimos escolher o clássico. Não discuto que este modelo seja provavelmente um pouco mais conveniente, mais prático, ocupe menos espaço, mas também não é barato agora. Decidimos esperar esse “boom” e esperar que o preço baixasse :) Entretanto, adquirimos, por assim dizer, uma sanita tradicional e estamos bastante satisfeitos.
Os vasos sanitários suspensos não são mais algo incomum. Entre meus conhecidos não há mais pessoas que não entendam as vantagens e comodidade desses equipamentos sanitários. Gosto da facilidade de limpar e lavar o chão da área do banheiro, não tem tanque, o que também exige limpeza constante. A princípio houve desconfiança quanto ao pequeno volume do tanque embutido, mas descobriu-se que a descarga é mais eficiente devido à maior altura.
Vantagens duvidosas. Você não limpa um banheiro público com 10 vasos sanitários e não lava o vaso sanitário todos os dias, então isso seria decisivo na hora de escolher.
Pela primeira vez decidimos instalar uma sanita suspensa. Instalado às 16h, tem um design bonito. A água enche normalmente, o ralo lava tudo na primeira ou na segunda vez, dependendo da quantidade de papel.
Olá. Você poderia sugerir um modelo de banheiro masculino, onde o design do vaso sanitário permite que você não apoie sua masculinidade na parede intravenosa? Por alguma razão, por mais que eu olhasse para Obi e Leroy, todos os compactos estavam lá. O Santek russo é uma exceção, mas não quero aceitá-los porque parecem primitivamente baratos.