Análise da máquina de lavar louça Bosch SPS40E32RU: desenvolvimentos inovadores a um preço modesto

Os produtos da empresa alemã Bosch distinguem-se pela excelente qualidade e longa vida útil.Particularmente populares são as unidades de baixo orçamento com um conjunto de programas que satisfazem as necessidades básicas do consumidor. Um desses modelos relativamente baratos é a máquina de lavar louça Bosch SPS40E32RU.

Avaliação de especialista:
98
/ 100
Vantagens
  • Silencioso em operação
  • Controles intuitivos
  • Consumo econômico de água
  • A tampa superior é removida e a máquina fica embaixo da bancada
Imperfeições
  • Sem função de enxágue extra
  • Exibição ausente

Sua largura é de 45 cm, o que permite o carregamento simultâneo de 9 conjuntos. Apesar de suas dimensões compactas, o aparelho implementa diversos desenvolvimentos inovadores da marca alemã, e o preço do equipamento não ultrapassa um orçamento modesto.

Se procura uma máquina de lavar loiça estreita, aconselhamo-lo a dar uma vista de olhos a este modelo. Você encontrará todas as informações necessárias sobre os parâmetros operacionais, programas, funcionalidades, vantagens e desvantagens do SPS40E32RU em nosso artigo. A comparação com seus concorrentes mais próximos ajudará você a fazer uma avaliação objetiva da unidade.

Características da série de máquinas de lavar louça SPS

O modelo 40E32RU pertence a Série SPS, representando uma nova geração máquinas estreitas independentes, cuja qualidade é melhorada por muitas funções adicionais. Isso inclui opções DuoPower E Unidade EcoSilence, altura ajustável da cesta, etc.

As vantagens dos modelos desta série incluem:

  • pequenas dimensões que permitem instalar a máquina em um local conveniente;
  • consumo econômico de energia;
  • excelente desempenho de suas funções;
  • introdução de um grande número de desenvolvimentos modernos no carro.

As máquinas de lavar louça estreitas da Bosch estão equipadas com motores com funcionalidade EcoSilence Drive. Ao reduzir o atrito, consomem menos energia e são mais silenciosos.

Aparência Bosch SPS40E32RU
Uma máquina de lavar louça branca tradicional com um motor EcoSilence Drive energeticamente eficiente, duradouro e silencioso. O modelo está equipado com sistema hidráulico ActiveWater

O sistema, composto por duas teclas giratórias, proporciona o resultado necessário em locais de difícil acesso e protege pratos frágeis (vidro fino, cristal e porcelana).

Ao escolher máquinas de lavar louça SPS, preste atenção a uma série de características importantes.

Dimensões e capacidade da máquina. Os modelos têm largura padrão de 45 cm, o que facilita encontrar local para instalação em uma pequena cozinha. Comporta até 9 conjuntos de pratos. Isso é suficiente para 3-4 pessoas.

Controle de máquina de lavar louça. Todas as máquinas de lavar louça desta série possuem controles eletrônicos. A gama inclui produtos com ou sem display. Distingue-se pela comodidade e simplicidade, fazendo da lavagem da loiça uma das suas tarefas domésticas preferidas.

Método de secagem de pratos. Utiliza-se a secagem pelo método de condensação - um dos mais econômicos, pois minimiza o consumo de energia. A umidade condensa nas paredes internas da câmara e flui para baixo. O processo de secagem é demorado, por isso é recomendável ligar a máquina à noite.

Ajuste automático da máquina de lavar louça
Ao utilizar o programa Auto, os sensores integrados no sistema determinam o grau de contaminação da louça destinada à lavagem e, em seguida, selecionam de forma independente o modo de temperatura de lavagem

Além dos programas padrão, as máquinas possuem opções adicionais, por exemplo:

  • Velocidade variável – encurta ciclo de lavagem pratos por 20-50% da duração padrão. Ao mesmo tempo, o consumo de água aumenta significativamente, o que deve ser levado em consideração por quem deseja reduzir o tempo de lavagem no modo normal.
  • Zona Intensiva – opção de lavagem simultânea de loiça muito suja no compartimento inferior da câmara e de loiça pouco suja no compartimento superior. Ao usar este modo, a água entra na zona inferior do tanque da máquina de lavar louça com uma pressão significativamente mais alta do que na parte superior.
  • Sensor Aqua – determina o grau de turvação da loiça durante o período de enxaguamento, monitoriza a limpidez da água, prolongando o programa de lavagem. Se a água restante após o enxaguamento estiver muito turva, a máquina descarrega-a no esgoto; caso contrário, a água limpa fica retida no depósito para a próxima lavagem. Como resultado, são economizados de 3 a 6 litros.

Além disso, é possível realizar lavagem e desinfecção higiênica de utensílios, por exemplo, mamadeiras. Existe uma função meia carga, permitindo economizar água caso o tanque não esteja totalmente cheio e possibilidade de secagem adicional.

As máquinas de lavar louça Bosch são da mais alta classe consumo de energia A - São unidades econômicas que proporcionam excelentes resultados.

Descrição do modelo Bosch SPS40E32

SPS40E32RU é um dispositivo com ótima proteção contra vazamentos. O modelo de orçamento é uma máquina instalada separadamente de tipo estreito.

Máquina de lavar louça carregada
No final do processo, quando a louça é enxaguada pela última vez, a água é aquecida, o que aquece a louça.Depois de bombear a água, a umidade evapora da superfície quente e a condensação se deposita nas paredes frias dentro da câmara

Possui nove conjuntos padrão de pratos.

O conjunto de programas inclui:

  • Intenso. A lavagem é realizada a uma temperatura de 70°C. O modo foi projetado para limpar resíduos queimados e velhos nas paredes externas e internas de panelas, caçarolas, frigideiras e utensílios semelhantes utilizados na cozinha.
  • Auto. Produzido em faixa de temperatura de 45° a 65°C. Este modo é utilizado para lavar louça e talheres com resíduos de alimentos ligeiramente secos. O grau de contaminação é determinado pelos sensores da máquina, que seleciona o nível ideal de temperatura.
  • Eco. Realizado a 50°C, o modo destina-se à lavagem de loiça pouco suja. No final do ciclo ecológico, a loiça é enxaguada com água a 65°C.
  • Delicado. Concebido para lavar loiça pouco suja com resíduos de alimentos frescos. Inclui pré-enxaguamento a 40°C, pós-enxaguamento a 55°C e secagem final.
  • Rápido. Utilizado na lavagem de louça com sujeira fresca. Inclui lavagem a 45°C, enxaguamento intermédio e enxaguamento final a 55°C.

Pré-enxágue os talheres e utensílios processados ​​na máquina com água fria.

Painel de controle da máquina de lavar louça Bosch
Os botões para controlar os programas programados pelo painel de controle da máquina de lavar louça estão localizados no painel de controle em uma ordem estritamente definida

Esta máquina de lavar loiça prática e ergonómica é fabricada na tradicional cor branca, tem dimensões compactas (85*45*60 cm) e um design moderno.Ideal para espaços limitados em cozinhas pequenas.

O modelo possui várias opções:

  • proteção multiestágio contra vazamento de água;
  • uso de tecnologia ultrassuave para lavagem e proteção de vidrarias finas;
  • proteção contra abertura da porta durante o enxágue com trava para crianças;
  • motor EcoSilence Drive com eficiência energética, silencioso, durável e potente;
  • Proteção contra corrosão por perfuração com garantia de dez anos.

O carro possui três configurações de temperatura e quatro programas de lavagem. O ciclo económico proporciona menos aquecimento da água e tempos de lavagem mais longos. O modo expresso foi concebido para a lavagem rápida da loiça do dia a dia, o modo intensivo destina-se à lavagem de loiça muito suja.

Pratos lavados na máquina de lavar louça
A tecnologia de lavagem suave implementada na máquina de lavar louça Bosch SPS40E32RU protege pratos frágeis de vidro, cristal e porcelana

A quantidade de água gasta em plena carregando pratos é 9 litros. O entupimento da descarga é evitado pela função de pré-enxaguamento. Foi implementada a tecnologia de secagem por condensação da louça após a lavagem. Depois de carregar a máquina, você pode atrasar o início usando o temporizador.

Controle eletrônico com pequeno número de programas, sem display. Eficiência energética classe A. Com pouca funcionalidade, nota-se um alto nível de qualidade de trabalho. É permitido o carregamento parcial da máquina.

Usando o recurso de meia carga
As máquinas de lavar loiça Bosch estão equipadas com uma função de meia carga, que permite lavar pratos, chávenas e copos de forma económica. Quando este programa é ativado, o tempo, o consumo de energia e de água são reduzidos, e os detergentes também serão necessários pela metade

As principais qualidades positivas da máquina de lavar louça Bosch SPS40E32 podem ser consideradas:

  • consumo econômico de eletricidade e água;
  • excelente qualidade de lavagem, cuja produtividade não é afetada pela escolha dos detergentes;
  • dimensões compactas com grande capacidade;
  • proteção confiável contra vazamentos;
  • possibilidade de incorporação.

As desvantagens incluem a ausência de sinal indicando que o trabalho foi concluído e um pequeno conjunto de programas.

Foi implementado um desenvolvimento inovador em que a água é utilizada com a máxima eficiência na lavagem da louça. São fornecidos cinco níveis de circulação de água: dois no balancim inferior (para baixo e para cima), dois no balancim superior (para baixo e para cima), um nível em forma de chuveiro separado no teto da câmara.

O sistema multinível permite que a água penetre em todos os cantos da câmara, o que proporciona excelentes resultados.

Água dentro da máquina de lavar louça
O sistema que protege a câmara contra vazamentos inclui uma mangueira de entrada que suporta sete vezes a pressão, um sistema de travamento e um sistema que protege contra níveis de água que ultrapassam o nível permitido.

Um resultado perfeitamente limpo é garantido pelo reconhecimento de contaminantes. Um processador “inteligente” equipado com sensores sensíveis regula a velocidade e a pressão do abastecimento de água. Com isso, a qualidade da lavagem é significativamente melhorada e a eletricidade e a água são consumidas em quantidades mínimas.

Quantidade ideal de água consumida devido ao reconhecimento da quantidade de louça na máquina pelo sensor de carga. Quanto menos louça, menos água se desperdiça sem comprometer o resultado, que em qualquer caso será brilhante.

Máquina de lavar louça no interior
O fabricante garante excelentes resultados em toda a câmara de lavagem, incluindo locais de difícil acesso, direção precisa dos jatos de água e lavagem suave de produtos finos de vidro e porcelana

Motor eficiente, silencioso e confiável proporcionando alto desempenho e longa vida útil do dispositivo. As perdas por atrito são reduzidas devido ao fato de não haver escovas no motor do sistema de abastecimento de água. O aquecedor de água instantâneo e a bomba formam um módulo - leve e compacto.

Máquina de lavar louça embutida
Uma máquina de lavar louça BOSCH estreita pode ser usada não apenas como um eletrodoméstico independente, mas também embutida em uma unidade de cozinha. A porta da máquina de lavar louça é fechada com um painel superior

Lave delicadamente porcelanas frágeis e vidros caros através da implementação de uma tecnologia de lavagem suave, que envolve ajustar o grau de dureza da água ao nível necessário (pelo menos 5 pH).

Download completo opcional, que preserva a funcionalidade ideal do dispositivo. Os pratos são colocados em duas caixas - superior e inferior. Ao mesmo tempo, o consumo de água é reduzido para 25%, eletricidade – para 15%.

Fechadura eletrônica que impede alterações de programa, além de fechadura mecânica para abertura da porta do aparelho. A capacidade de simular espaço durante o carregamento - uma cesta sobressalente compacta pode ser colocada em um local conveniente em qualquer uma das caixas.

Proteção de louças frágeis contra choques térmicos devido a um reservatório especial na parede lateral da máquina, que garante a troca de calor.

Características comparativas dos principais modelos da série SPS

Os modelos TOP da série SPS, além do aparelho em questão, incluem máquinas de lavar louça Bosch SPS25FW11R, SPS25FW10R E SPS25CW01R. Como eles são semelhantes e quais são suas diferenças?

Modelo nº 1 - Bosch SPS25FW11R

As principais características do modelo coincidem com a máquina Bosch SPS40E32. É verdade que, ao contrário dele, o SPS25FW11R possui um dispositivo para impedir que crianças participem na seleção de programas e na operação da máquina.O software, além do padrão, inclui lavagem econômica, lavagem noturna e opção Vario Speed.

Ao utilizar o programa intensivo, a máquina remove completamente a gordura mais forte e outros contaminantes. A opção de carga parcial economiza eletricidade e água ao não carregar completamente a máquina. Sua capacidade quando totalmente carregada é de 10 conjuntos. O consumo de água é controlado por um sensor de carga, que acompanha o modelo.

Em termos de consumo de energia, a máquina é classificada como classe A. Está totalmente protegida contra crianças e vazamentos. O modelo é compacto, espaçoso e econômico. A altura da caixa superior é ajustável. Há um temporizador de início retardado de até 9 horas.

Modelo nº 2 - Bosch SPS25CW01R

O modelo tem muito em comum com as máquinas anteriores em consideração. Não há display; ele é substituído por LEDs usados ​​para indicar parâmetros. Opera em cinco modos padrão com nível de ruído de 48 dB. A funcionalidade mínima não afeta a qualidade da lavagem.

Máquina fácil de operar, conveniente, pequena e silenciosa. Apresenta maior consumo de energia, que corresponde à classe B e é de 0,85 kWh, e não possui sensor de limpeza.

Este modelo oferece proteção da caixa contra vazamentos e trava de segurança para crianças.

Modelo nº 3 - Bosch SPS25FW10R

Esta unidade estreita de chão comporta 10 conjuntos de louças usadas. Oferece a possibilidade de utilizar 5 programas, lava louça nos modos intensivo, standard, acelerado, econômico e noturno.

No desempenho das suas funções imediatas, o Bosch SPS 25RW1-R consome 9,5 litros de água e 0,91 kW de eletricidade por hora. Controlado por dispositivo eletrônico, não possui display para monitoramento dos parâmetros operacionais.

A lista de vantagens inclui a presença de uma fechadura da geração mais jovem interessada, proteção completa contra vazamentos e a presença de um temporizador que permite atrasar o início de 3 a 9 horas. Durante o funcionamento, o aparelho emite um ruído de 48 dB, o que permite o seu funcionamento durante a noite. Além da secagem por condensação, esta máquina de lavar louça possui uma opção de secagem adicional.

Informações para quem quer economizar

Antes de comprar uma máquina de lavar louça, você precisa se preparar com cuidado para não se arrepender depois de ter comprado o modelo errado. Não se iluda pensando que, ao receber uma máquina de lavar louça, todos os seus problemas do dia a dia estarão resolvidos. A sua lista pode ser consideravelmente ampliada se a escolha não tiver sido cuidadosamente pensada e ponderada.

Se você notou uma máquina estreita instalada separadamente, significa que não houve desejo de cobri-la com móveis, mas não há muito ou nenhum espaço livre em excesso na cozinha. Em uma cozinha espaçosa, os eletrodomésticos estreitos também não serão perdidos, mas suas capacidades podem simplesmente não ser suficientes para atender uma família numerosa.

Acredita-se que para carregar totalmente a máquina basta ligá-la uma vez ao dia. O tanque da máquina de lavar louça deve conter três vezes o número de pratos de cada membro da família.

Os 9 conjuntos indicados na documentação técnica indicam-nos que este modelo se destina a uma família de três pessoas.

Carregando a máquina de lavar louça
Um conjunto padrão de pratos projetados para serem colocados na máquina de lavar louça inclui um prato fundo e um prato raso, um par de chá ou café e talheres que devem ser colocados em uma cesta

Claro, ninguém proíbe acumular louça suja em um bunker.Porém, não se esqueça que os restos de alimentos nessas condições se tornarão um excelente terreno fértil para a colonização e reprodução de microrganismos nocivos.

Eles não apenas espalham um odor negativo, mas também preenchem rapidamente o espaço livre sob as vedações, de onde são muito difíceis de remover.

Se ainda for necessário adicionar gradativamente pratos com xícaras para iniciar a lavagem, ou seja, acumule-os no tanque, é melhor escolher um modelo com modo econômico. É necessário para que este “aditivo” inseguro possa ser simplesmente enxaguado antes de iniciar o processamento padrão.

Quem quer economizar deve ficar atento às máquinas de lavar louça de meia carga. Eles permitem que você encha o bunker apenas até a metade, e água, eletricidade, detergentes e agentes de enxágue também serão gastos pela metade.

Máquina de lavar louça meia carga
Modelos com capacidade de lavagem com tanque meio carregado são considerados uma compra econômica. Ao utilizar este modo, a água, a energia e os detergentes são consumidos pela metade

Um importante indicador que influencia seleção competente de máquina de lavar louça, são características ecológicas. As máquinas que foram atribuídas à classe A com base nos resultados dos testes utilizam energia com o máximo benefício. As unidades A+...A+++ funcionam ainda melhor. Os modelos de classe B ou C gastarão mais recursos em trabalhos semelhantes.

Em termos de consumo de água, as máquinas de lavar loiça económicas são aquelas que gastam menos de 10 litros de água por sessão. Não se pode dizer que ultrapassar o limite especificado em 2 a 5 litros se tornará uma circunstância crítica que influenciou a escolha.

Mas se você considerar que a unidade deve ser ligada algumas vezes ao dia, a concessionária de água também terá que pagar muito.

Outro aspecto importante eliminará o desperdício inútil de dinheiro. Não há necessidade de sucumbir à persuasão de consultores de centros comerciais que o convencem de que a possibilidade de ligação a uma linha de abastecimento de água quente também ajudará a reduzir os custos operacionais. Alegadamente, a máquina não aquece a água e desperdiça eletricidade neste assunto.

Conectando uma máquina de lavar louça
Não faz sentido pagar a mais pela capacidade de conectar a máquina de lavar louça ao abastecimento de água quente. Só conectamos em ramais com água fria

Promessas duvidosas estão associadas a um desejo banal de vender um recurso desnecessário. Ninguém faz isso de qualquer maneira conexão para máquina de lavar louça ao abastecimento de água quente, principalmente porque a água ali costuma conter grande quantidade de impurezas minerais, que entopem os filtros e se depositam nas paredes das tubulações.

Conclusões e melhores ofertas do mercado

O Bosch SPS40E32RU é uma boa opção para instalação em um apartamento pequeno e atendendo uma família pequena. A máquina economiza água e energia elétrica, não cria transtornos durante o funcionamento, é simples e fácil de operar e lava bem a louça. Esta avaliação da unidade é feita tanto por especialistas quanto por usuários.

Você está procurando uma máquina de lavar louça barata e prática para um apartamento compacto? Ou você tem experiência com o Bosch SPS40E32RU? Conte aos nossos leitores sobre as especificidades de operação e manutenção de tal máquina de lavar louça. Compartilhe suas experiências pessoais e faça perguntas - o formulário de comentários está localizado abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. Elvira

    Antes de comprar uma máquina de lavar louça para minha cozinha, perguntei aos meus amigos - vale a pena comprar esta compra e quão bem ela funciona? E se depararam com o fato de que quando a máquina de lavar louça fica parada por muito tempo, surge um odor desagradável. Isto apesar de ter sido limpo após o trabalho.E você não pode lavar panelas gordurosas. Infelizmente abandonei essa ideia, ainda não temos muitos convidados para comprar tal unidade.

    • Especialista
      Evgenia Kravchenko
      Especialista

      Olá Elvira! Hoje em dia, os fabricantes de máquinas de lavar louça produzem unidades para diferentes categorias de usuários: desde famílias numerosas até solteiros. Existem máquinas de lavar louça cuja carga completa é de 3 pratos. São aparelhos de pequeno porte e econômicos que simplificam significativamente a vida da dona de casa. Para duas pessoas, um PMM para 6 a 8 séries é adequado. Você pode escolher uma máquina de lavar louça que seja ideal em termos de desempenho e não precisa convidar pessoas para encher a máquina).

      Em relação ao cheiro desagradável. Na verdade, o PMM produz frequentemente um odor desagradável. A razão para isso é louça suja, resíduos de comida dentro do filtro ou mangueiras entupidas. Livrar-se do cheiro é muito simples: é preciso comprar um detergente para lavar PMM e ligar a máquina sem louça no programa mais longo e “mais quente”.

      Para evitar que o cheiro desagradável volte a aparecer, basta seguir estas dicas simples:

      1) Não deixe a louça suja na máquina por muito tempo e, se tiver que deixá-la, use o modo de imersão, que até os modelos mais econômicos possuem. Por exemplo, para Beko é o modo “1” com duração de 5 minutos.
      2) Antes de carregar, deve-se retirar os restos de comida da louça, sendo preferível enxaguá-la com água da torneira. O procedimento leva meio minuto e prolonga significativamente a “vida” da máquina de lavar louça.
      3) Limpe o filtro regularmente e use produtos de limpeza para PMM. Você pode ler mais sobre os fundos em Este artigo.
      4) Use um absorvedor de odores para máquinas de lavar louça. Este é um velcro ou um pingente que custa de 50 a 150 rublos.Absorve eficazmente o odor e refresca o ar. Requer substituição a cada 2-3 meses.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica