Fiação do painel elétrico faça você mesmo: diagramas atuais + instruções detalhadas de montagem

Não apenas os eletricistas qualificados devem ter conhecimentos básicos de instalação de equipamentos elétricos.É melhor que os proprietários se familiarizem com as disposições básicas para a montagem e operação de uma caixa elétrica que controla o fornecimento de energia a todos os consumidores do apartamento.

Sabendo como e em que sequência o quadro elétrico é desligado, mesmo o proprietário de um apartamento ou casa que esteja longe da obra elétrica poderá responder rapidamente a um problema no sistema - chame um eletricista ou resolva o problema sozinho .

Finalidade do painel elétrico

Externamente, os produtos nos quais estão instalados equipamentos de proteção e contabilidade parecem diferentes. Pode ser uma caixa de plástico compacta com vidro colorido instalada no corredor ou um grande painel de metal montado na parede do patamar.

Estamos a falar de um quadro eléctrico, que está necessariamente presente em edifícios residenciais, edifícios de escritórios, na produção - onde quer que sejam instaladas linhas de energia.

Painel de grupo sem medidor elétrico
Os painéis elétricos, dependendo do local de instalação e finalidade, podem ser de distribuição, grupo, contabilidade e distribuição. Por exemplo, uma caixa com um contador é chamada de caixa de contabilidade e distribuição, e uma caixa no corredor onde apenas as máquinas estão localizadas é chamada de caixa de grupo

Os possíveis locais de instalação são especificados na documentação regulamentar, mas dependem em grande parte da finalidade da blindagem.Por exemplo, para residências particulares, um dos painéis elétricos, com medidor elétrico e dispositivo de entrada, costuma ser instalado na rua, em poste ou fachada.

Funções do escudo:

  • receber eletricidade da linha principal central - uma linha de energia conectada à casa;
  • distribuição de energia entre grupos de consumidores ou linhas individuais;
  • proteção da rede elétrica contra altas cargas e curtos-circuitos;
  • contabilização da qualidade e estabilização da eletricidade;
  • proteção dos usuários da rede elétrica contra choques elétricos.

Simplificando, desde a montagem adequada painel elétrico dependerá da transmissão ininterrupta de energia elétrica para a casa, da segurança de todos os moradores, bem como da segurança do patrimônio.

Elaborando um diagrama de fiação

Calcule o tamanho do apartamento ou sinal de rua e você só pode decidir sobre a escolha dos dispositivos de proteção após traçar um esquema ou diagrama de instalação do fornecimento de energia da casa.

O principal é indicar todos os aparelhos elétricos, equipamentos de iluminação e dispositivos de instalação elétrica, bem como sua potência, tensão e corrente.

Exemplo de diagrama de fiação
Um plano de layout de equipamento elétrico é um diagrama de amostra que facilita o cálculo e a seleção do conteúdo de um painel elétrico. Para maior comodidade, são indicadas a colocação dos móveis e a altura de instalação.

Depois de preparar o diagrama de fiação, é necessário dividir todos os circuitos em grupos separados.

Para fazer isso, você precisa seguir os princípios:

Agora eles estão produzindo equipamentos muito potentes, então você não deve confiar em conselhos universais, é melhor estudar primeiro os requisitos de instalação. Por exemplo, para alguns fornos a seção transversal do condutor deve ser de pelo menos 4 mm², e para aquecedores de água - até 6 mm². Conseqüentemente, serão necessárias máquinas com 20 ou 32 A.

Levando em consideração o exposto, é elaborado um diagrama de montagem do quadro elétrico.

Diagrama de instalação de dispositivos automáticos
Um diagrama de amostra mostrando todos os dispositivos de instalação elétrica. Algumas máquinas estão conectadas a RCDs. Na entrada existe um disjuntor de entrada tripolar e após o medidor existe um disjuntor difautomático.

Instalação RCD é necessária, pois sem ela a proteção das linhas de saída é considerada incompleta.O mesmo pode ser dito sobre circuitos de energia dedicados para equipamentos potentes - cada dispositivo requer seu próprio dispositivo de desconexão.

Classificações do equipamento: corrente nominal - um degrau superior à da máquina conectada, corrente operacional diferencial - 30 mA.

Todos os circuitos relacionados com a casa de banho ou banheira, conecte o RCD com diferença. corrente 10 mA. Isso pode incluir linhas separadas para pisos aquecidos, máquinas de lavar, tomadas e chuveiros.

Seleção de equipamentos de instalação elétrica

Antes de iniciar a instalação, é necessário adquirir o próprio quadro elétrico e todas as instalações elétricas e dispositivos que irão compor seu conteúdo. Deve-se levar em consideração que cada item ocupa um determinado número de espaços de montagem em um trilho DIN - uma tira metálica de 3,5 cm de largura.Um ou vários trilhos DIN podem ser colocados em uma caixa.

Um “ponto de montagem” inclui uma seção no perfil de 1,75 cm de comprimento - um módulo. O passaporte do quadro elétrico deve indicar para quantos módulos ele foi projetado.

Dispositivos de proteção para trilho DIN
Três dispositivos são fixados em um trilho DIN: os dois primeiros ocupam 3 módulos cada, o terceiro – um módulo. Não é recomendado deixar espaços entre dispositivos adjacentes para economizar espaço.

Antes de escolher um escudo, você deve somar o número de todos os módulos e, em seguida, adicionar vários locais à soma resultante que podem ser úteis no futuro. Como exemplo, vamos calcular qual box é necessária para um apartamento de 1 quarto.

Diagrama de instalação do painel
Usando o diagrama, determinamos quantos módulos cada dispositivo ocupa: disjuntor de entrada de 4 pólos - 4 espaços, contador - 6, RCBO - 2 x 2, disjuntores - 4. O resultado são 18 módulos

Para 18-20 lugares, é adequado um quadro elétrico com 24 módulos.Mas se o apartamento for grande e no futuro você planeja adquirir novos equipamentos, instalação de piso aquecido ou reparos com troca de fiação, é melhor adquirir um camarote com 36 lugares.

Se você deseja simplificar o trabalho adicional, maximizar a proteção da rede e tornar a disposição dos módulos conveniente, tente escolher um painel com um conjunto completo, que é:

  • moldura removível com trilhos DIN;
  • furos de entrada e suportes para fixação de cabos;
  • dois pneus, zero funcional e protetor - com suportes e locais de instalação;
  • conjunto de fixações para instalação;
  • organizadores para fios.

Os escudos podem ser de metal ou plástico, embutidos ou montados.

Vejamos como eles diferem fundamentalmente.

Eletricistas experientes recomendam trabalhar com uma oficina. As vantagens de comprar de um grande fornecedor são a grande variedade de mercadorias e a garantia de recebimento de produtos originais e não falsificados. Portanto, é melhor adquirir a blindagem e os demais produtos de instalação elétrica em um só lugar.

Além do dispositivo de medição e dos dispositivos de proteção, você precisará de:

  • pentes para vários postes com tampas - para conectar módulos entre si, simplificando a instalação e economizando espaço;
  • 2-3 metros de fio PV1 com seção transversal semelhante ao cabo de entrada e isolamento codificado por cores;
  • zero barramentos ou módulos cruzados para RCDs de grupo;
  • grampos e amarradores para organização de condutores;
  • limitadores para trilhos DIN;
  • plugues para mascarar espaços vazios.

Se as capacidades financeiras permitirem, é melhor selecionar equipamentos de um fabricante confiável - Hager, ABB, Legrand, Schneider Electric. Dispositivos da mesma marca são mais fáceis de instalar e a blindagem ficará muito mais esteticamente agradável.

Instruções passo a passo de instalação e montagem

De acordo com os padrões GOST e PUE, os painéis devem estar localizados em uma sala bem iluminada e ventilada, cujo nível de umidade não seja superior a 60%. A altura de instalação não é inferior a 1,4 m, a distância até os batentes e cantos não é inferior a 15 cm.As tubulações de gás não devem passar nas proximidades.

Montar um painel suspenso não é mais difícil do que uma estante - a estrutura é sustentada por buchas cravadas na parede. Portanto, consideraremos a opção de instalá-lo em parede de concreto ou tijolo.

Etapa 1 - montagem da caixa na parede

Antes da instalação, você deve ter a caixa elétrica em mãos para poder esclarecer suas dimensões e depois utilizar a caixa para encaixe.

Começamos com as marcações - usando um nível, traçamos uma linha reta indicando o local onde ficará o fundo da caixa. Em seguida, aplicamos o corpo e traçamos o contorno com um marcador.

Serra circular para cortar nicho na parede
Colocamos uma máscara protetora, pegamos uma esmerilhadeira com disco de 23 cm, um escarificador de parede ou outra ferramenta poderosa e fazemos cortes primeiro ao longo do contorno marcado e depois no centro

Em seguida, usamos um martelo perfurador para retirar pedaços de concreto (ou tijolo) entre os cortes. Nivele cuidadosamente a superfície interna do nicho usando um cinzel manual.

Tentamos ver se a caixa cabe no nicho, se está tudo bem, aparafusamos o kit de montagem e inserimos no lugar. Fazemos furos para as buchas e fixamos com buchas e pregos.

Permanece uma lacuna entre o corpo do painel e a parede - preenchemos com alabastro ou uma mistura de construção alternativa e depois mascaramos com acabamento junto com o resto da superfície da parede.

Etapa 2 - entrada e terminação do cabo

As caixas elétricas modernas possuem orifícios para fios. Eles estão localizados em lados diferentes, mas nem todos precisam ser usados. Os furos necessários são extrudados ao longo de linhas perfuradas. Seu tamanho padrão é 16/20 mm, projetado para entrada tubos corrugados, no qual os fios são colocados para isolamento.

Procedimento de operação:

  • esprema as placas ou retire os tampões;
  • corte o tubo corrugado dos cabos nas paredes da caixa;
  • inserimos o cabo de alimentação dentro da caixa da blindagem de forma que fique próximo ao suporte da máquina de entrada, ou seja, no canto superior esquerdo;
  • prenda o cabo ao ilhó ou outro elemento de fixação e prenda-o com uma braçadeira;
  • Marcamos por isolamento ou termorretrátil.

Repetimos todos os passos com os demais cabos que levam aos consumidores.

Os fios são trazidos para a caixa elétrica
Esta é aproximadamente a aparência de uma entrada de cabo devidamente organizada em um painel elétrico: fonte de alimentação à esquerda, linhas de rede residencial à direita. Para facilidade de operação e montagem dos módulos, a moldura é removida temporariamente

Como você sabe, todos os cabos são protegidos por isolamento duplo. A camada superior não é necessária para a troca de fios dentro do painel elétrico, por isso precisa ser removida.

Mas será necessária marcação adicional de cada fio, pois depois de entrelaçar os fios será difícil adivinhar qual linha leva aonde. Para marcação utilizamos fita adesiva, que pode ser facilmente aplicada.

Faca com salto para cortar cabos
Para cortar o cabo e retirar o isolamento externo, é melhor usar uma faca especial com salto. Ao contrário de uma faca de construção normal, ela remove com muito cuidado o revestimento de polímero, deixando as cascas internas intactas

Após o corte dos cabos, a blindagem está pronta para instalar a moldura já montada. Normalmente, durante o processo de montagem são realizados trabalhos de acabamento, durante os quais é melhor cobrir o interior da caixa.

Para fazer isso, use um plugue de papelão que acompanha a blindagem ou uma tampa autocortada.

Etapa 3 - montagem dos módulos na moldura

Para trabalhar, você precisará de chaves de fenda e chaves de fenda Phillips, stripper, alicates de bico redondo, alicates, alicates, serra, faca de construção, chave de fenda, testador.

Os módulos são organizados de acordo com um esquema linear ou de grupo:

  • linear – primeiro instalam RCDs e dispositivos automáticos, depois dispositivos AB;
  • grupo – primeiro o dispositivo RCD/difavtomatic, depois as máquinas ligadas a ele, novamente o RCD, etc.

Irá familiarizá-lo com as diferenças no design e princípios de operação de RCDs e difavtomats próximo artigo, cobrindo esta difícil questão em detalhes.

A primeira opção é mais fácil de instalar e a segunda é mais conveniente quando você precisa encontrar um problema na rede. Deve-se lembrar que os fios entram por cima e saem por baixo. A seção transversal dos condutores dentro e fora da caixa deve ser a mesma. É aconselhável conectar dispositivos com pedaços únicos de fios e não combinados de seções diferentes.

Instruções de montagem:

A moldura está montada, falta apenas instalá-la na caixa do quadro elétrico e conectá-la ao cabo de alimentação e aos fios do consumidor.

Etapa 4 - conexão de circuitos e testes

A moldura, totalmente pronta para uso, deve ser inserida em uma caixa de parede ou de parede. Esta etapa é realizada somente após a secagem da argamassa, ou melhor, após a conclusão de todos os acabamentos.

Então procedemos de acordo com o plano:

  1. Desligamos a energia do painel, avisamos outras pessoas para que não o conectem acidentalmente (por palavras ou por meio de uma placa).
  2. Retiramos a tampa protetora e quaisquer detritos que tenham entrado no gabinete, dobramos os fios inseridos na caixa para cima.
  3. Inserimos a moldura montada e fixamos com parafusos auto-roscantes.
  4. Montamos dois barramentos - N e PE, sendo melhor fixar o segundo por onde vão os fios, por exemplo, por baixo.
  5. Distribuímos os fios de acordo com a finalidade a que se destinam (separadamente fase, neutro e terra) e fixamos os grupos com amarras.
  6. Direcionamos os fios terra amarelo-verde para o barramento PE, deixamos uma pequena margem, marcamos e conectamos.
  7. Direcionamos grupos de fios azuis do zero de trabalho para os barramentos dos RCDs do grupo, marcamos e conectamos.
  8. Conectamos os fios azuis restantes e o neutro do cabo de entrada ao barramento comum, marcamos e conectamos.
  9. Direcionamos os fios de fase para os dispositivos modulares, tentando conduzi-los do outro lado oposto aos cabos neutros. Etiquetar, conectar-se aos contatos disjuntores Uma banda difavtomatov.
  10. Conectamos o cabo de entrada aos terminais superiores da máquina de entrada e o conectamos.

A ligação aos barramentos é relevante se não tiver sido previamente feita diretamente no quadro. Após conectar todos os condutores aos terminais correspondentes dos barramentos ou dispositivos modulares, verificamos e apertamos os fixadores.

Todos os dispositivos do painel elétrico devem ser desligados antes do comissionamento. Ao mesmo tempo, todas as instalações elétricas do apartamento - luminárias, eletrodomésticos, tomadas - devem ser colocadas em modo de funcionamento.

Testando o dispositivo de proteção com um multímetro
O primeiro passo é testar as leituras do dispositivo de entrada com um multímetro. Após a aplicação da tensão, verificamos sua presença e a seguir a correspondência de zero e fase

Nós fazemos isso um por um conexão de máquinas automáticas e RCDs, testamos usando um botão especial e ligamos novamente após desconectar. Vamos passar para as máquinas, verifique se há tensão nos terminais de entrada. Em seguida, ligamos e verificamos a tensão na saída.

Por fim, verificamos o funcionamento de linhas dedicadas para equipamentos potentes.Ligamos o forno, a máquina de lavar, o ar condicionado um por um e monitoramos o funcionamento dos eletrodomésticos. Se ficar satisfeito com o resultado, pendure a porta e tranque o quadro elétrico.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Vídeo nº 1. Opção de montagem de painel elétrico:

Vídeo nº 2. Instruções de montagem e recomendações para um painel de 72 módulos:

Você mesmo pode montar o quadro elétrico, mas é obrigatória a verificação da instalação e conexão por um eletricista qualificado.. Sem uma conclusão adequada, a entidade que fornece eletricidade à casa simplesmente bloqueará a linha.

Gostaria de falar sobre sua própria experiência em trabalhos de instalação elétrica? Você tem informações úteis que podem ser úteis para eletricistas iniciantes independentes? Por favor, escreva comentários no bloco abaixo, poste fotos e tire dúvidas sobre o tema do artigo.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica