Conectando um termostato ambiente a uma caldeira a gás: guia de instalação do termostato
Economizar eletricidade e gás, uma temperatura estável e confortável, um mínimo de tempo gasto no ajuste do equipamento de aquecimento - tudo isso não são caprichos, mas sim requisitos bem fundamentados para um processo de aquecimento devidamente organizado.
Portanto, conectar um termostato ambiente a uma caldeira a gás, para garantir todas as condições acima, torna-se uma necessidade óbvia. Falaremos sobre o princípio de funcionamento do termostato e os tipos de dispositivos. Vejamos as diferenças na funcionalidade dos diferentes modelos.
O artigo descreve detalhadamente os princípios de conexão de um controlador de temperatura. São fornecidas regras para instalação de diferentes versões do dispositivo. Seguindo nossas recomendações, você mesmo poderá concluir a instalação, sem a ajuda de engenheiros de aquecimento.
O conteúdo do artigo:
Vantagens de usar termostato no aquecimento
O aquecimento a gás é um benefício por si só e aumenta significativamente a qualidade de vida. Mas simplificar a gestão dos equipamentos de aquecimento a gás é uma questão igualmente premente.
A configuração e o controle do funcionamento de uma caldeira a gás podem ser feitos de duas formas - manualmente ou por meio de um termostato, que garantirá automaticamente um regime de temperatura estável.
O ajuste manual ajuda a definir uma temperatura específica refrigerante no sistema - quando a temperatura sobe para os valores definidos a caldeira desliga, quando diminui liga. Como resultado, a temperatura da casa é mantida em um determinado nível.
Mas à medida que a temperatura externa muda, o modo definido revela-se incorreto e é necessário reprogramar manualmente o dispositivo de aquecimento. Essas manipulações são realizadas durante toda a estação de aquecimento, o que é inconveniente.
Além disso, o ajuste manual faz com que a caldeira a gás funcione em modo liga-desliga constante, com um período de ciclo de trabalho de cerca de 10 minutos. Isto não tem o melhor efeito no tempo de funcionamento da caldeira.
Mesmo em um sistema com ajuste manual, independente do funcionamento da função de aquecimento, a circulação constante do refrigerante é garantida por meio de equipamento de bombeamento, o que significa que o excesso de eletricidade é consumido.
O controle automático, diferentemente do controle manual, desliga a bomba de circulação. Reagindo à temperatura do ar na sala, e não ao refrigerante no circuito de aquecimento, termostato para caldeira de aquecimento mantém uma temperatura estável na sala.
Como resultado, o microclima da casa melhora significativamente, a frequência de acendimento da caldeira é reduzida, o que significa que a sua vida útil aumenta.
Usar um termostato oferece outros benefícios:
- o dispositivo define o modo de temperatura ideal/econômico dependendo da hora do dia;
- resolve os problemas de cronometragem da caldeira a gás - ligar e desligar frequentemente;
- facilita a operação e aumenta a confiabilidade do sistema de aquecimento.
Estas são apenas algumas das vantagens óbvias comuns a todos os tipos de termostatos. As vantagens dos modelos individuais podem ser estudadas com mais detalhes imediatamente antes da compra.
Tipos de termostatos para caldeiras a gás
Os termostatos podem ser divididos em três tipos principais: mecânicos, eletrônicos e eletrônicos sem fio.
Os modelos com fio custam menos, mas exigem instalação de cabos - é melhor instalar um termostato em uma caldeira a gás antes ou durante os trabalhos de reforma da casa. Os modelos sem fio são mais caros, mais funcionais e mais convenientes.
Selecionando um termostato para conectar sistema de aquecimento a gás realizado levando em consideração os seguintes critérios básicos:
- funcionalidade;
- precisão de ajuste;
- custo do termostato;
- facilidade de uso e instalação.
De acordo com a funcionalidade eles distinguem:
- termostatos simples - ajudam a manter a temperatura desejada na casa;
- termostatos sem fio - possuem uma unidade transmissora que é colocada em outra sala para um controle de temperatura mais preciso;
- programável - permite definir um regime de temperatura estável separadamente para o dia e para a noite, programar o funcionamento do sistema de aquecimento por dia da semana, o que reduz significativamente o consumo de combustível;
- com função hidrostato - auxiliam no controle do nível de umidade do ambiente, reduzindo ou aumentando de acordo com as configurações.
- Com sensor de piso adicional - o modelo é utilizado, entre outras coisas, para regular a temperatura do líquido refrigerante em sistema "piso quente".
- Com sensor de aquecimento de água adicional - o dispositivo é utilizado tanto para regular a temperatura do abastecimento de água quente quanto para controlar o sistema de aquecimento.
Separadamente, é preciso falar dos programadores - termostatos mais complexos em termos de funcionalidade, que são instalados, entre outras coisas, para controlar sistemas climáticos nas chamadas casas inteligentes.
Os programadores controlam a operação não apenas de equipamentos de aquecimento e aquecimento de água, mas também de condicionadores de ar, bombas e outros dispositivos. Alguns deles ajudam a programar condições de temperatura individuais para cada dia da semana com a possibilidade de definir de 1 a 6 pontos fixos de operação.
Princípios gerais para conectar um termostato
O método e os diagramas de conexão do termostato ao próprio equipamento de aquecimento podem ser encontrados na ficha técnica aquecedor de água à Gas. Equipamentos modernos, independente do fabricante, requerem pontos de conexão para o termostato. A ligação é feita através dos terminais da caldeira ou do cabo do termóstato incluído na embalagem.
Se você estiver usando um termostato sem fio, coloque a unidade de medição somente em uma área residencial. Esta pode ser a sala mais fria ou a sala onde costuma se reunir o maior número de pessoas, o quarto das crianças.
Não é aconselhável instalar unidade termostática na cozinha, hall ou sala da caldeira, onde o regime de temperatura é instável.
A conexão de diferentes tipos e modelos de termostatos pode ter características próprias, a instalação é realizada de acordo com as instruções do fabricante, que acompanham o dispositivo.
As recomendações incluem uma descrição abrangente da operação do regulador, método de conexão e diagramas. A seguir, explicaremos como conectar corretamente um termostato a uma caldeira a gás e sobre as características de instalação dos modelos de reguladores mais típicos.
Conectando um termostato mecânico
O termostato do tipo mecânico se distingue por sua confiabilidade e simplicidade de design, baixo custo e operação de longo prazo.
No entanto, ele suporta apenas um modo de temperatura, que é definido alterando a posição da alça na marca da escala de temperatura. A maioria dos termostatos opera na faixa de temperatura de 10 a 30°C.
O termostato mecânico possui o princípio de funcionamento mais simples e é acionado por meio de um circuito de abertura e interrupção, que ocorre por meio de uma tira bimetálica. O termóstato é ligado à caldeira através da caixa de terminais do quadro de comando da caldeira.
Instalação de termostato eletrônico
O projeto de um termostato eletrônico requer a presença de uma placa eletrônica responsável pelo controle do dispositivo.
O sinal de controle é potencial - a tensão é transmitida à entrada da caldeira, o que leva ao fechamento ou abertura do contato.Uma tensão de 220 ou 24 volts deve ser fornecida ao termostato.
Um termostato controlado eletronicamente é usado para organizar a operação de sistemas climáticos complexos. Ajudará na gestão não só caldeira a gás atmosférica ou de turbina, mas também bomba, ar condicionado, servo acionamento no sistema de aquecimento.
Como conectar um termostato sem fio?
O termostato sem fio é composto por dois blocos, um dos quais instalado na sala e que funciona como transmissor. A segunda unidade é montada perto da caldeira de aquecimento e conectada à sua válvula ou controlador.
A transmissão de dados de um bloco para outro é realizada por meio de um canal de rádio. Para controlar o dispositivo, a unidade de controle está equipada com um display LCD e um pequeno teclado. Para conectar o termostato, defina o endereço do sensor e instale a unidade em um ponto com sinal estável.
A principal desvantagem de um termostato sem fio é que a unidade remota é alimentada por baterias, que possuem recursos limitados e, portanto, requerem substituição frequente. Para garantir um funcionamento ininterrupto, o dispositivo está equipado com uma função de alarme que avisa quando a bateria precisa ser substituída.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Como conectar um termostato a uma caldeira a gás:
Termostatos ambientes para regulação do sistema de aquecimento:
A instalação independente do dispositivo não deve causar dificuldades. Mas não se esqueça, ao conectar o termostato a uma caldeira a gás, de estudar as instruções que acompanham o aparelho e a documentação técnica do equipamento de aquecimento.
Conte-nos sobre sua própria experiência na escolha e conexão de um termostato a uma caldeira a gás. Compartilhe informações úteis que podem ser úteis para os visitantes do site. Por favor, deixe comentários no bloco abaixo, tire dúvidas, poste fotos sobre o tema do artigo.