Como escolher o isolamento para um balneário - características dos materiais e qual será melhor?

A maioria dos proprietários de casas de campo instala uma casa de banhos ou sauna russa em suas propriedades.Mas para que cumpra suas funções e sirva não só para procedimentos hídricos, mas também para cura, é importante isolá-lo adequadamente. Normalmente, o método é escolhido na fase de projeto do edifício. Mas você pode isolar o balneário quando estiver pronto. Para a execução da obra deverá familiarizar-se com os materiais utilizados para o isolamento, bem como com a tecnologia para a sua instalação.

Por que você precisa de isolamento térmico em um balneário?

Em qualquer balneário, utiliza-se uma caldeira ou fogão para aquecimento. Mas seu trabalho será ineficaz se o isolamento não for criado. Esta é uma etapa obrigatória. Mesmo a baixa condutividade térmica da madeira, a partir da qual esses edifícios são frequentemente construídos, não permite uma proteção térmica ideal.

Como escolher o isolamento para um balneário - características dos materiais e qual será melhor?

Se o balneário for construído com blocos de parede, a abordagem será um pouco diferente. Crie proteção térmica externa e interna. No exterior, costuma-se formar um revestimento de madeira, sob o qual é colocado o isolamento.Além disso, você também precisará cuidar do isolamento não só das paredes, mas também do teto, do piso e até da fundação. Assim será possível atingir o estado “térmico” desejado.

Vantagens do isolamento interno

Banhos bem isolados têm uma série de vantagens:

  • a sala aquece mais rápido e não esfria por muito tempo;
  • o consumo de calor é mínimo;
  • a capacidade de controlar os níveis de umidade;
  • os custos de aquecimento são reduzidos à medida que a perda de calor é reduzida;
  • a vida útil da estrutura aumenta;
  • o microclima desejado é alcançado dentro do complexo de banhos;
  • risco mínimo de desenvolvimento de mofo e bolor.

Mas para conseguir tudo isso é importante escolher materiais de isolamento térmico.

Características de materiais para proteção térmica

Um balneário é um ambiente com alta temperatura e umidade. Portanto, materiais comuns não funcionarão aqui.

Na sala de vapor e na sala de lavagem o ar estará sempre úmido. No camarim também. Para isolamento aqui, é melhor usar não o isolamento higroscópico comum, mas opções com barreiras hidro e de vapor.

A temperatura na sala de vapor pode ultrapassar 100 graus. Nesta sala não podem ser instalados espuma ou poliestireno extrudado, pois quando aquecidos liberam substâncias tóxicas prejudiciais à saúde. É por isso que painéis de plástico ou linóleo em uma sauna a vapor são um tabu.

Parte da energia térmica a uma temperatura constantemente elevada é perdida no processo de troca de calor. Para reduzir essas perdas, vale a pena utilizar um material com forro laminado para isolar o balneário, ou ainda prever a fixação de uma camada reflexiva de película no desenvolvimento de um esquema de isolamento térmico.

Como escolher o isolamento para um balneário - características dos materiais e qual será melhor?

Materiais para isolamento térmico

O material isolante térmico é o principal componente necessário para isolar as paredes, piso e teto de um balneário.Existem muitos tipos de isolamento, mas nem todos podem ser utilizados em ambientes com alta temperatura e umidade. Ao escolher uma opção específica, baseiam-se nas suas características técnicas e condições de funcionamento.

Poliestireno expandido

O poliestireno expandido é produzido de acordo com GOST 15588-2014 (placas de isolamento térmico de poliestireno expandido). O material possui boas características de isolamento térmico, é barato e pesa pouco. Mesmo assim, não é utilizado para isolamento interno de banheiras pelo fato de ser capaz de liberar substâncias tóxicas quando aquecido. É permitida a utilização do material para revestimento externo do camarim.

Como escolher o isolamento para um balneário - características dos materiais e qual será melhor?

Espuma rígida de poliuretano com forro de alumínio

A espuma rígida de poliuretano é produzida de acordo com GOST R 56590-2015 (EN 13165-2012). Ao contrário da versão pulverizada, pode ser utilizado para isolar a sala de vapor e salas adjacentes. Isso é possível devido à presença de um forro laminado. Impede a penetração de vapor na estrutura envolvente e protege contra sobreaquecimento e incêndio.

Como escolher o isolamento para um balneário - características dos materiais e qual será melhor?

O Balneário LOGICPIR da TECHNONICOL é um dos materiais mais confiáveis ​​​​que se utiliza para isolar um balneário construído em qualquer material, pois é uma modificação aprimorada do poliuretano - PIR. Mesmo uma pessoa com conhecimento mínimo na área de construção pode dar conta da instalação. Graças às suas características técnicas, o Banho LOGICPIR cumpre plenamente as suas funções - não deixa passar vapor e reflete o calor. Como resultado, o regime de temperatura desejado é mantido no balneário por muito tempo.

Como escolher o isolamento para um balneário - características dos materiais e qual será melhor?

Lã de vidro

A base do material são fios entrelaçados de vidro inorgânico. Isso provoca a formação de camadas de ar e bolsas no interior do material, que impedem a fuga de calor pelo isolamento.A lã de vidro é produzida de acordo com GOST 19170-2001.

O material é comercializado em rolos ou placas. A escolha de um determinado tipo depende de muitos fatores, incluindo a área da sala e as habilidades de construção da pessoa.

Como escolher o isolamento para um balneário - características dos materiais e qual será melhor?

O trabalho de isolamento de lã de vidro é realizado com roupas de proteção. Este material raramente é utilizado para isolamento térmico de banhos ou saunas, pois reage mal à penetração de umidade. Isso significa que você precisa criar mais 1 camada de alumínio para isolá-lo.

A lã de vidro é adequada para isolar um edifício do exterior. É utilizado principalmente para isolamento térmico de telhados ou sótãos.

Argila expandida

Material ecológico, à prova de fogo e durável. Raramente é utilizado para isolamento de paredes, pois para garantir o nível de isolamento térmico exigido, será necessária argila expandida 4 vezes mais (uma camada de pelo menos 50 cm) do que outros materiais.

Como escolher o isolamento para um balneário - características dos materiais e qual será melhor?

Juta sentiu

Este material é denominado intervencionista. É de origem natural, pois é produzido a partir das fibras da planta juta. O material possui boas propriedades de isolamento térmico e é capaz de remover o excesso de umidade.

O feltro de juta em si não tem uma estrutura forte, mas é duro. Para melhorar suas propriedades, muitas vezes são adicionadas fibras de linho à composição. Está à venda na forma de rolos de fita.

Como escolher o isolamento para um balneário - características dos materiais e qual será melhor?

Qual isolamento é melhor para uma banheira de tijolo, madeira e concreto

Antes de escolher o isolamento para um balneário, é importante considerar de que material ele é construído. Pois dependendo disso, a tecnologia de instalação pode ser diferente.

De madeira

Se o balneário foi construído em madeira durável com uma pequena seção transversal de cada elemento da moldura, bastará calafetar bem as fissuras e passar pelas paredes com impregnação contra microorganismos e fungos.O tratamento com compostos à prova de umidade e de combate a incêndio também não será supérfluo.

O isolamento interno dos ambientes pode ser feito com lã basáltica (tecnologia “Pie”). Mas então você precisará colocar adicionalmente uma camada de material laminado. Portanto, a melhor opção é o Balneário LOGICPIR da TECHNONICOL. Aqui, as placas de espuma de poliisocianurato com estrutura celular fechada já possuem forro laminado.

Como escolher o isolamento para um balneário - características dos materiais e qual será melhor?

Feito de tijolo

As paredes de tijolos congelam rapidamente no inverno. Para manter o microclima dentro do balneário, deve-se planejar cuidadosamente o esquema de isolamento. Existem duas opções aqui - instalar segundas paredes em todo o perímetro (com instalação de isolamento) do complexo balnear, ou fazer uma dupla camada de isolamento térmico.

Para o revestimento deve-se utilizar madeira em vez de metal, pois a primeira esquenta muito durante o funcionamento do balneário. Além disso, toda a estrutura é tratada adicionalmente com agentes contra mofo e microorganismos patogênicos. Também são utilizados compostos repelentes de umidade e à prova de fogo.

Feito de concreto

Os banhos de concreto são isolados por fora e por dentro. Isto é necessário para evitar que a alvenaria se molhe durante o funcionamento. A fixação do isolamento, neste caso, é também uma prevenção adicional da rápida destruição da estrutura.

As superfícies internas das paredes são isoladas com lã mineral ou espuma de poliuretano com forro de folha metálica. O exterior é formado de acordo com o tipo de fachada ventilada suspensa. Folhas de lã mineral também são usadas aqui, mas também são revestidas com revestimento ou ripa.

Isolamento de parede de madeira em sauna a vapor

O processo de isolamento de paredes em uma sauna a vapor é considerado bastante complexo. Ao contrário da lã mineral, a madeira reage negativamente às mudanças de temperatura.A permeabilidade ao vapor de uma parede de madeira de carvalho maciço é de 0,05 mg/m*h*Pa. Isto é duas vezes pior que uma parede de tijolos.

A camada externa de isolamento deve ter propriedades à prova de umidade. É deixada uma lacuna de ventilação entre o revestimento de madeira da sala de vapor e a superfície isolante de isolamento térmico. É necessário nivelar parte do vapor de água vazado.

O ar e o vapor subirão ao longo da lacuna vertical se a camada frontal do sistema de isolamento os aquecer. Portanto, a opção ideal aqui são as lajes rígidas de banho LOGICPIR da TECHNONICOL com revestimento em folha. A folha reflete cerca de 90% do calor e o transfere para vapor e ar quente. Devido à permeabilidade zero ao vapor, a umidade não penetrará na “torta” da estrutura envolvente e não se condensará nela.

Como escolher o isolamento para um balneário - características dos materiais e qual será melhor?

Banho LOGICPIR da TECHNONICOL: características do produto

O Banho LOGICPIR da TECHNONICOL é um material isolante feito de espuma rígida de poliisocianurato com estrutura celular fechada. A parte superior e inferior são cobertas com folha de alumínio, o que lhe confere maiores propriedades de isolamento acústico e térmico. O isolamento é produzido na Rússia.

Principais características da tabela.

Como escolher o isolamento para um balneário - características dos materiais e qual será melhor?

Graças ao formato especial da borda, as lajes de banho LOGICPIR da TECHNONICOL se ajustam perfeitamente umas às outras, o que minimiza a probabilidade de lacunas. Para maior vedação, recomenda-se colá-los nas costuras com fita metalizada.

As placas PIR revestidas com folha metálica possuem altas propriedades de isolamento, portanto podem ser instaladas em áreas secas e úmidas. O Banho LOGICPIR da TECHNONICOL é um material concebido para instalação em banho turco, camarim e outras salas de complexos de banho.

O material é durável. Sua vida útil é de mais de 50 anos.Durante este tempo, não perde suas propriedades e não requer substituição ou processamento adicional de forma alguma.

Uma pessoa com conhecimentos mínimos na área da construção pode dar conta da instalação do Balneário LOGICPIR da TECHNONICOL. Mas antes de começar a trabalhar, é preciso estudar a tecnologia, preparar ferramentas e materiais.

Como escolher o isolamento para um balneário - características dos materiais e qual será melhor?

Como isolar as paredes de um balneário com lajes LOGICPIR da TECHNONICOL

A primeira etapa é preparatória. É necessário medir a área do cômodo isolado do balneário e, a partir disso, calcular a quantidade de lajes que serão necessárias. A TECHNONICOL produz lajes para complexos de banho com dimensões de 1190 x 590 mm. No caso de salas grandes, são utilizadas placas PIR de grande formato 2385x1185 mm.

Para saber a quantidade exata de lajes que serão necessárias para isolar um banho, use a fórmula:

S total (divisões que precisam ser isoladas) / S de uma laje

O resultado deve ser dividido pela quantidade de placas isolantes LOGICPIR Balneário da TECHNONICOL em um pacote, arredondado para cima. Essa será a quantidade necessária de embalagens de material que deverão ser adquiridas para criar o isolamento térmico.

Materiais e ferramentas para trabalho

Para isolar o banho você precisa preparar:

  • placas de isolamento térmico LOGICPIR Balneário;
  • fita autoadesiva de alumínio LOGICPIR;
  • Espuma adesiva LOGICPIR;
  • parafusos auto-roscantes;
  • cavilhas (se o material for fixado nas paredes de tijolo ou concreto do balneário).

Como escolher o isolamento para um balneário - características dos materiais e qual será melhor?

Kit de ferramentas:

  • martelo;
  • faca de construção;
  • nível de construção;
  • Chave de fenda;
  • trilho de dois metros;
  • pá e escova (vassoura).

Preparação das paredes do balneário para instalação de placas de isolamento térmico

O isolamento térmico é instalado apenas em paredes preparadas e niveladas. Portanto, antes do trabalho é necessário passar por cima deles com uma escova dura ou vassoura. Remova todos os detritos, lascas de madeira, restos de verniz ou tinta, etc.Para uma limpeza mais eficaz, você pode usar um aspirador de pó de construção.

Após o preparo, verifique a uniformidade da base. Para fazer isso, use um trilho de dois metros. O tamanho máximo permitido da folga sob ele é de até 5 mm. Se os números forem maiores, será necessário fazer um nivelamento adicional usando torneamento para o forro.

Como escolher o isolamento para um balneário - características dos materiais e qual será melhor?

Instalação de uma camada de isolamento térmico utilizando lajes de banho LOGICPIR da TECHNONICOL

Antes dos trabalhos de instalação, leve em consideração que as lajes são instaladas com costuras escalonadas. É inaceitável que se forme uma costura em forma de cruz na parede a partir da união de 4 lajes. A separação das costuras reduzirá a perda de calor no balneário.

Como escolher o isolamento para um balneário - características dos materiais e qual será melhor?

A instalação das lajes de banho LOGICPIR é realizada de 2 formas:

  1. Fixação com espuma adesiva. Esta é a melhor opção, pois permite a máxima estanqueidade (não se formam pontes frias). Este material também pode ser usado para preencher lacunas.Como escolher o isolamento para um balneário - características dos materiais e qual será melhor?
  2. Usando parafusos auto-roscantes (método temporário). A instalação por eles só é possível até que as lajes sejam fixadas com ripas de revestimento. Recomenda-se retirar os parafusos posteriormente e preencher os furos com espuma adesiva. Cubra-os por cima com fita de alumínio. A fixação básica das lajes à parede é feita através de sarrafo de madeira com parafusos auto-roscantes. O tamanho máximo do passo é de 400 mm.

Durante a instalação das lajes de banho LOGICPIR podem surgir locais onde é difícil a instalação de fixadores. Estas lacunas não podem ser deixadas. Eles são preenchidos com espuma adesiva.

Como escolher o isolamento para um balneário - características dos materiais e qual será melhor?

Formação de um circuito contínuo de isolamento térmico

Durante a instalação do isolamento térmico podem formar-se vãos entre as lajes de banho LOGICPIR da TECHNONICOL. Se o tamanho for superior a 3 mm, devem ser espumados com espuma adesiva e hermeticamente selados na parte superior com fita de alumínio. Eles também tratam os pontos de entrada dos parafusos auto-roscantes.

As lajes de banho LOGICPIR possuem um forro de folha metálica, portanto, ao cobrir as lacunas com fita de alumínio, você pode obter uma estrutura selada e totalmente estanque ao vapor. Além disso, não permitirá que o calor escape, mas o refletirá de volta para o ambiente.

Como escolher o isolamento para um balneário - características dos materiais e qual será melhor?

Impermeabilização adicional dos quartos do complexo balnear

Para garantir a máxima estanqueidade dos banheiros, é necessária a realização de impermeabilizações adicionais em determinados locais. É dada atenção às juntas entre paredes, piso e betonilha. A umidade pode penetrar aqui, o que terá um efeito destrutivo no estado do isolamento térmico.

Para minimizar o risco de penetração de vapor de água, você também pode usar uma fita impermeabilizante elástica de PVC.

Instalação de revestimento decorativo em balneário

A camada de isolamento térmico é uma parte importante de qualquer balneário. Mas você não pode deixá-lo descoberto. Portanto, um revestimento decorativo é montado sobre ele. A escolha dos usuários é eurolining ou madeira (carvalho, pinho). Para efetuar a instalação, é instalado um revestimento de madeira sobre a camada isolante térmica e já está fixado um revestimento decorativo.

Como escolher o isolamento para um balneário - características dos materiais e qual será melhor?

Para o acabamento é ideal fixar ripas com dimensões de 20*40 mm. São colocados verticalmente para que o condensado desça livremente sobre o revestimento laminado das placas de banho LOGICPIR da TECHNONICOL e não se acumule. O acabamento decorativo é montado horizontalmente.

Todos os materiais do banho devem ser tratados com agentes repelentes de umidade, bem como compostos contra fungos e microorganismos patogênicos. Esta é uma medida necessária que aumentará a vida útil dos revestimentos.

As lajes de banho LOGICPIR da TECHNONICOL são a melhor opção para a disposição dos ambientes de um complexo de banhos.Eles combinam várias qualidades importantes ao mesmo tempo: propriedades de isolamento hidráulico, térmico e acústico, preço acessível e facilidade de instalação. Qualquer pessoa pode cuidar da preparação das paredes, instalação das lajes e acabamento, não sendo necessário chamar instaladores profissionais. Os materiais são ecológicos. Durante a operação em altas temperaturas, não emitem substâncias tóxicas que possam afetar a saúde, o que foi comprovado no Instituto de Química de Soluções da Academia Russa de Ciências.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica