Bancada de banheiro embaixo da pia: tipos, como escolher e instalar corretamente
Você não precisa ser um designer profissional para entender que uma bancada de banheiro embaixo da pia é um dos atributos mais convenientes e funcionais. Portanto, você precisa escolhê-lo com responsabilidade e antes de fazer um pedido entender detalhadamente as vantagens e desvantagens de um determinado material.
Diremos como selecionar corretamente esta importante peça de mobiliário para uma sala higiênica. O artigo que apresentamos descreve detalhadamente as variedades procuradas pelos consumidores. Os que fazem você mesmo encontrarão instruções detalhadas de instalação aqui.
O conteúdo do artigo:
Vantagens de uma mesa sobre um armário
Na maioria dos casos, os fabricantes oferecem móveis de banheiro simples. Portanto, nem sempre é possível tornar o interior original e inusitado. Os problemas surgem especialmente ao organizar uma sala com dimensões não padronizadas.
Por conta desse problema, as donas de casa preferem instalar armário no banheiro. E o que? É lindo e algumas prateleiras extras são úteis para guardar todo tipo de acessórios, como pó ou detergente.Mas tal solução é banal e demasiado típica.
Se você quer se destacar e mostrar aos convidados toda a sofisticação do seu gosto, então a melhor solução seria encomendar uma mesa. O principal é escolher um módulo inusitado, feito em cores vivas e ricas, que se tornará o destaque do interior.
Os especialistas recomendam escolher um design dependendo dos equipamentos de encanamento. Por exemplo, uma pia de mesa é uma solução universal que ficará ideal tanto em módulos de madeira quanto de vidro.
Pois bem, no caso dos modelos embutidos, uma boa solução seria um tampo de mesa feito de materiais fáceis de cortar. Pode ser composto, MDF ou o aglomerado preferido de todos.
Se você deseja deixar seu banheiro o mais elegante e luxuoso possível, os modelos de móveis monolíticos são uma excelente escolha. Além disso, são fáceis de cuidar e no processo de ligação da canalização não haverá dificuldades nem necessidade de cortar nada.
Requisitos para móveis de banheiro
Ao encomendar móveis para esse ambiente, muitos compradores não prestam atenção aos fatores que afetam diretamente a durabilidade do produto. Como resultado, isso leva a uma rápida deterioração e à necessidade de substituí-lo.
Para que a bancada instalada embaixo da pia do banheiro funcione fielmente por anos, antes de mais nada, ela deve ser resistente à umidade. Graças ao revestimento especial, o produto não terá medo de respingos e não inchará se entrar água.
O módulo do banheiro deve ter uma aparência limpa e arrumada. Seu design deve ser conciso e interessante. Além disso, é importante que os móveis sejam espaçosos e resistentes a diversos pós e detergentes.
Visão geral dos tipos de bancadas
A gama de móveis de banheiro é atualizada quase todos os dias. Centenas de fabricantes oferecem a encomenda de um produto que se distingue não só pelo baixo preço, mas também pelo design original, bem como pela presença de quaisquer elementos decorativos. Portanto, escolher algo para você não será difícil.
Classificação de produtos de banheiro
Toda a variedade existente no mercado pode ser dividida em diversas categorias dependendo do material. Isso permitirá que você navegue melhor pelo sortimento e, consequentemente, decida rapidamente sobre a compra.
Então, hoje, as bancadas são feitas de:
- Aglomerado ou MDF;
- pedra natural ou artificial;
- Madeira sólida;
- vidro;
- plástico.
Além disso, este tipo de mobiliário pode ser facilmente fabricado independentemente de placas de gesso cartonado. A estrutura é acabada com mosaicos cerâmicos, azulejos ou luxuosas pedras decorativas.
Para decidir qual bancada é melhor encomendar, você deve considerar as vantagens e desvantagens de cada um dos materiais apresentados acima.
Praticidade e baixo custo do aglomerado
Se o orçamento destinado à renovação de casas de banho for muito limitado, a melhor solução seria adquirir um módulo de aglomerado. Hoje é muito procurado devido ao seu baixo custo e qualidade decente.
Freqüentemente, o padrão dos móveis de aparas de madeira imita um material mais caro. Por exemplo, madeira natural, pedra ou mosaico. Mas hoje o design monocromático é popular, pois com sua ajuda você pode tornar o banheiro o mais lacônico possível em um estilo minimalista.
As principais vantagens do aglomerado são a sua resistência e simplicidade. instalação de pia nele inserindo. O material não tem medo de impactos e com o passar do tempo não aparecem arranhões ou lascas em sua superfície. Além disso, o design não desbota nem perde saturação devido à exposição a agentes de limpeza.
Quanto às desvantagens, este tipo de módulo tem medo de água. Se a umidade entrar no produto, ele incha e perde sua aparência comercial. Os fabricantes resolvem esse problema envolvendo as bordas do plástico atrás da base da laje.
Mas esta tecnologia é aplicável apenas para seções retas. Se o móvel tiver um formato fora do padrão, a borda é simplesmente colada nele.
A monumentalidade da pedra natural
Um verdadeiro indicador do luxo e riqueza dos moradores é a bancada em pedra natural. Sua textura incomum e aparência incomparável atraem imediatamente a atenção.
Além do design, essa variação possui excelentes características de desempenho.Móveis feitos de pedra natural podem durar décadas.
Não é recomendado instalar você mesmo produtos de pedra. Afinal, você precisará de ferramentas especiais para o trabalho. A melhor solução seria confiar isso a um mestre. O preço desse serviço é geralmente um terço do preço do módulo.
Ao instalar móveis pesados, é preciso estar atento aos fixadores, cuidando de sua confiabilidade e capacidade de suportar o peso esperado do produto.
As bancadas em pedra natural são itens de interior universais. Eles ficarão harmoniosos em quase todos os interiores modernos ou clássicos. Mas esses móveis requerem cuidados cuidadosos.
Razões para a popularidade da pedra artificial
Em comparação com outras variedades, os módulos feitos de pedra artificial apresentam uma lista completa de vantagens únicas. Excelentes características de desempenho foram confirmadas por clientes satisfeitos e especialistas qualificados.
Existem dois tipos de pedra artificial:
- Acrílico. Consiste em hidróxido de alumínio, resina acrílica, aditivos de pigmento e carga mineral. Esta composição permite implementar uma grande variedade de ideias e ideias criativas;
- Aglomerado. Essa matéria-prima é produzida a partir de lascas de mármore, quartzo e granito. A mistura é colada com resina de poliéster.Você pode criar qualquer desenho na superfície do material, seja um padrão de tecido, pele de crocodilo ou qualquer outra coisa.
O aglomerado apresenta excelentes características de resistência. O único material mais forte que isso é o diamante. Portanto, você não precisa se preocupar em arranhar a superfície da pedra de quartzo.
Naturalidade e estética da madeira
Este tipo de bancada é ideal para aqueles compradores que pretendem tornar o design da sua casa o mais leve e funcional possível. O módulo de madeira é absolutamente inofensivo à saúde, esteticamente agradável e tocá-lo evocará emoções extremamente positivas.
A naturalidade da bancada irá, sem dúvida, encher a casa de banho de calor e conforto. Mas para que os móveis mantenham sua atratividade, eles deverão ser cuidadosamente cuidados e tratados com cuidado. Afinal, ele é bastante macio, não resiste a impactos e se arranha facilmente.
Para maximizar a vida útil de um módulo de madeira, ele deve ser revestido de vez em quando com uma camada de verniz e devem ser utilizadas impregnações especiais.
A sofisticação e leveza do vidro
Via de regra, os móveis de vidro são vendidos junto com pias de tamanhos precisos. É altamente recomendável não comprar componentes separadamente. Afinal, é quase impossível escolher as dimensões ideais e ajustar o material por conta própria.
As vantagens de uma mesa de vidro são óbvias.Este módulo tem um visual estiloso e moderno, o produto está literalmente repleto de sofisticação e luxo. Mas só é adequado para instalação de pias suspensas e para quartos projetados em estilo Art Nouveau.
O vidro não tem medo de detergentes e até de ácidos. Mas você tem que trabalhar duro para mantê-lo limpo. Afinal, as manchas aparecem quase que instantaneamente. Além disso, o material é bastante frágil, por isso deve ser manuseado com muito cuidado.
Vantagens e desvantagens de um módulo de plástico
Uma bancada de plástico é a pior escolha que você pode fazer. O único caso em que você pode encomendar esses móveis para o banheiro é com um orçamento muito limitado.
Afinal, o módulo plástico tem a aparência mais simples e está sujeito a arranhões e rachaduras. Ao mesmo tempo, desbota ao sol e pode aparecer mofo na superfície.
Principais critérios de seleção
Os diversos tipos, materiais e marcas de bancadas existentes no mercado, sem dúvida, gerarão muitas dúvidas ao comprador despreparado. Para não errar na compra, você precisa saber a quais parâmetros deve prestar atenção especial.
Fixação e formato dos móveis
A facilidade de uso de uma bancada sob a pia do banheiro depende muito da base à qual ela está fixada. Além disso, a estrutura afeta a funcionalidade do módulo.
Hoje existem dois tipos de bases: de parede e de piso. A diferença entre eles reside principalmente no método de instalação.
A versão montada na parede facilita muito a limpeza do piso do banheiro. Mas tal solução não funcionará se cada metro quadrado da sala contar. Afinal, a capacidade do módulo de parede é um pouco menor que a do seu homólogo. Quanto à instalação, as âncoras são utilizadas como elementos de fixação.
O método de montagem no piso não causará problemas, mesmo que seja feito por um artesão inexperiente. Afinal, basta colocar o fogão no lugar. Em seguida, você precisa ajustar o nível do módulo usando as pernas. A etapa final é conectar os tubos ao lavatório.
Aparência e cor
A tonalidade do produto deve ser selecionada em função do desenho geral do banheiro. Sim, você pode dar preferência a uma cor viva, que fará com que o módulo se destaque dos demais móveis. Mas é importante tomar precauções para não estragar completamente a impressão com tal decisão de design.
Hoje, os fabricantes oferecem simplesmente uma grande variedade de cores e tonalidades de produtos de encanamento.Além disso, os móveis são feitos nos mais diversos estilos e complementados com elementos decorativos originais.
Portanto, cada comprador com qualquer gosto e nível de renda poderá escolher a solução ideal para si.
O que afeta o custo de uma bancada?
Quando se trata de móveis, o preço de um produto é calculado com base na sua qualidade e funcionalidade. O mesmo se aplica às bancadas.
Mais precisamente, o número que será indicado no cheque é influenciado pelos seguintes parâmetros:
- tamanho do banheiro - tudo aqui é elementar: quanto maior o cômodo, mais cara custará sua arrumação;
- material — as matérias-primas mais caras são consideradas madeira natural, pedra e, claro, vidro, mas a classe barata inclui aglomerado, MDF e plástico;
- acessórios — nunca se deve economizar nesses componentes, pois a funcionalidade e a durabilidade dos móveis dependem da qualidade dos acessórios;
- dimensões e forma - um produto de formato incomum e espessura impressionante custará significativamente mais do que um módulo de formato clássico.
A lista acima deve ser complementada pelo fato de armários, gavetas, estantes - tudo isso também aumenta o custo dos móveis. Portanto, antes de fazer um pedido, é preciso pensar se este ou aquele elemento é realmente necessário.
Regras de instalação
Depois de adquirir o módulo desejado, você pode começar a instalá-lo. O processo de substituição de uma bancada antiga por uma nova não causará dificuldades mesmo para um artesão inexperiente. Além disso, o trabalho não exigirá mais do que algumas horas.
Durante o processo de instalação, você deve seguir o seguinte procedimento:
- Livre-se da guarnição e do selante. Primeiro você precisa ver se há rodapés ao redor do módulo. Se sim, eles devem ser removidos com cuidado e guardados. Em seguida, você precisa cortar o selante com uma faca afiada e retirá-lo das rachaduras.
- Escorra a água. Para isso, é necessário colocar água embaixo da pia e desparafusar o sifão. Neste caso, é necessário abrir a torneira para liberar o resíduo.
- Coloque marcas e remova o tampo antigo. Usando um lápis ou marcador, você precisa circular o produto antigo. Esta solução simplificará bastante a instalação do novo módulo. Depois disso, é necessário desparafusar os parafusos e retirar o produto.
- Faça furos para encanamento. Nesta fase é necessário medir a distância do topo do módulo ao tubo. Em seguida, você precisa fazer um buraco para isso.
- Instale uma nova bancada. É preciso levar o produto ao banheiro e compará-lo com as marcas que foram definidas anteriormente. Neste caso, é necessário certificar-se de que o recuperador está nivelado tanto na horizontal como na vertical. Caso contrário, você deve usar espaçadores para fazer ajustes.
- Instalação de fixadores. Agora você precisa fazer um furo na parede a cada 10 cm, no qual você precisa cravar pregos.
Após a fixação da laje, é necessário aplicar selante em sua extremidade e untá-la com o dedo úmido. Neste caso, recomenda-se a utilização de um composto de silicone.
A última etapa é a fixação dos elementos decorativos.Pode ser um rodapé ou portas. Você também deve usar selante de madeira para selar as juntas e os buracos dos pregos antigos.
São fornecidas orientações para seleção, bem como regras para instalação de um gabinete com o tampo da mesa incluído e uma pia instalada nele no próximo artigo, cujo conteúdo aconselhamos que você se familiarize.
Como cuidar dos móveis do banheiro?
A limpeza oportuna prolongará a vida útil da bancada. Neste caso, você deve seguir algumas recomendações. Em primeiro lugar, é proibido molhar um produto de aglomerado laminado. Para limpar essa superfície, basta tirar o pó com um pano úmido e passar um pano seco.
Para se livrar dos cavacos formados na superfície do cartão, você deve:
- Aplique cola especial na área danificada e no remendo.
- Espere até que a solução seque e fique pegajosa.
- Anexe um patch.
- Proteja a área danificada com fita adesiva. Deve ser removido após a secagem completa da cola.
O melhor limpador para limpar bancadas de vidro é limpador de espelhos e janelas. Ao mesmo tempo, para se livrar de manchas antigas, você pode usar uma esponja ou espátula de plástico.
Para limpar bancadas de pedra natural, é melhor usar uma solução morna com sabão. Observe que manchas de vinho, café e chá devem ser removidas imediatamente após aparecerem. Afinal, eles podem ser absorvidos e não há como removê-los.
Recomenda-se lavar a bancada de madeira com uma solução de sabão não muito concentrada. Para remover manchas mais complexas e teimosas, você pode usar uma esponja abrasiva.
Caso apareçam amassados visíveis na superfície do produto, eles são reparados com massa para madeira, após o que as áreas danificadas são esfregadas e envernizadas por cima.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Como fazer uma bancada de concreto com as próprias mãos:
Comparação de móveis de banheiro feitos de diferentes materiais e de diferentes fabricantes:
O tampo da mesa é um móvel prático e funcional. Se você escolher corretamente, poderá elevar o design do ambiente, tornando-o verdadeiramente luxuoso. Ao mesmo tempo, móveis bem escolhidos não só ajudarão a esconder todas as deficiências do banheiro, mas também simplificarão e agilizarão muito a limpeza.
Por favor, escreva comentários, faça perguntas e poste fotos no bloco abaixo. Conte-nos como você escolheu ou como instalou a bancada em seu banheiro. Talvez suas recomendações sejam úteis para os visitantes do site.
Claro que na vanguarda, na minha opinião, está a pedra. Mas, devido ao seu alto custo, nem todos conseguirão dar conta dessa opção. E então, estou considerando o acrílico como alternativa. Embora aqui você precise ter cuidado. Surgiram muitos fabricantes de artesanato que, com base em componentes baratos, colocam no mercado análogos tóxicos e prejudiciais à saúde, atraindo consumidores com preços baixos.
A ideia de um módulo customizado é a melhor coisa que já ouvi há muito tempo.Bem, com exceção das cores vivas, acho que a maioria concordará comigo que o banheiro, justamente chamado de banheiro pelos britânicos - uma sala de relaxamento, não é o local mais adequado para uma profusão de cores. E o assunto é familiar - acabamos de concluir não uma, mas duas reformas ao mesmo tempo (os pais da esposa também se envolveram). Concordo com a pedra, e o acrílico é ainda melhor. A madeira nas estruturas acima mencionadas, e até na casa de banho, enfim, no século XXI não se parece em nada com o modernismo - uma espécie de anacronismo terrível, e também muito difícil de usar/cuidar. Pelo mesmo motivo, também abandonaram o vidro - uma lasca, e todo o trabalho parece um artesanato. É uma questão de gosto, claro, mas é difícil para mim imaginar uma combinação melhor de azul e branco (foto aqui).
Parece-me que o ponto de partida deve basear-se nas preferências de design. É claro que a pedra é uma coisa boa e confiável, mas seu alto custo desencoraja as compras. Em princípio, as bancadas de aglomerado às vezes parecem muito caras se você não prestar atenção ao material. Pessoalmente, tenho grandes dúvidas sobre a madeira natural no banheiro, e o vidro, embora pareça elegante, não parece tão confiável quanto eu gostaria. Optei então pelo aglomerado - barato e alegre.
Os móveis do banheiro são tratados de alguma forma ou não, no sentido de estarem localizados em local com alta umidade? Por quanto tempo os elementos metálicos não enferrujam?
Em primeiro lugar, aconselho que faça uma boa ventilação forçada na casa de banho. A solução mais simples e prática é um exaustor que acende junto com a luz do banheiro. Claro, é necessário implementar um desligamento separado do capô.
Já no beneficiamento de móveis, ele é revestido com tintas e vernizes especiais para que a madeira não absorva umidade. Porém, com uma alta concentração de vapor, isso ainda acontecerá, portanto, é simplesmente necessário ter uma boa exaustão forçada.
Os elementos metálicos em móveis de alta qualidade geralmente são feitos de aço inoxidável, por isso faz sentido pagar mais pela qualidade. Como os móveis econômicos costumam usar metal comum, que é facilmente corroído.
Já as bancadas de plástico são muito mais práticas e duráveis que os modelos de aglomerado. O fato de o plástico desbotar ao sol é uma desvantagem absurda, visto que os banheiros geralmente nem têm janelas.
Depende da qualidade, tipo e características de uso. Quanto à ferrugem, tudo pode ser consertado antes que ocorram danos irreversíveis. Em casos extremos, será possível limpar e tingir.