Pia de bancada no banheiro: como escolher + guia de instalação
Em comparação com os tipos convencionais de encanamento, uma pia de bancada no banheiro permite um uso mais eficiente do espaço. Isto não se aplica apenas a casas de banho pequenas - em divisões grandes também pode encontrar uma utilização para o espaço libertado.
Diremos como escolher a melhor pia de bancada para você. Descreveremos em detalhes como o encanamento selecionado deve ser instalado na bancada. O artigo que apresentamos traz recomendações valiosas, cuja observância garantirá um resultado impecável dos esforços realizados.
O conteúdo do artigo:
Características de escolha e instalação de lavatórios
Quando você começa a se interessar pelos tipos existentes de bacias suspensas para lavatórios, parece que a imaginação dos designers finalmente deu rédea solta após muitas décadas de abstinência criativa forçada.
Na verdade, são as opções suspensas, devido ao seu design original, que permitem criar uma grande variedade de formas.
Formas e tamanhos de pias suspensas
Existem modelos tão inusitados que é simplesmente impossível instalá-los na primeira casa de banho que encontrar, é necessário criar um interior baseado no desenho deste mesmo lavatório. Os fabricantes os produzem na forma de um copo, um botão de flor aberto e um jato de água corrente.
Mas ao escolher uma pia suspensa para bancada de banheiro, é preciso avaliar não só o design, mas também a facilidade de uso posterior.
Por exemplo, lavatórios pequenos só podem ser usados para lavar as mãos, e até mesmo lavar uma criança neles é inconveniente, pois a água espirra para fora da tigela. Lavar o cabelo ou refrescar itens grandes durante a limpeza está fora de questão.
Os lavatórios vêm em formatos ovais, redondos, triangulares e retangulares. Conchas suspensas de formas abstratas incomuns também são comuns, na forma de uma gota, um barco, uma pedra com reentrância ou uma flor. Todos eles vêm em diferentes profundidades e larguras – cada um escolhe o tamanho apropriado individualmente.
As pias de bancada em formato de tigela ganharam grande popularidade. São os modelos pequenos que não são totalmente convenientes, é improvável que você consiga lavar o rosto com eles sem molhar a bancada. Mas os lavatórios grandes são bonitos e práticos.
Características de escolha de uma pia para bancada
A primeira coisa que você precisa prestar atenção na hora de comprar é a presença de furo para torneira. Nem sempre é necessário, pois a batedeira pode ser usada em comum - para banheira e pia. Mas na maioria das vezes, no caso de uma pia de bancada, eles instalam uma torneira independente na bancada ou conectam uma torneira embutida na parede.
Outro ponto importante na escolha pia de bancada — a presença de um orifício de transbordamento que protege contra inundações ao usar uma pia com ralo fechado. O transbordamento pode ser através ou embutido na pia, que é conectada em seu interior por uma saída comum para o sifão.
Se o orifício de transbordamento passar, um sifão especial será conectado a ele com saídas de água separadas do transbordamento e do dreno, que serão então conectadas em uma saída.
Antes de comprar, deve-se medir com cuidado a localização da pia para não errar no tamanho e, na hora de adquirir o produto, certificar-se de que não há rachaduras ou lascas.
Material para produção de lavatórios
Apesar da busca constante dos designers por novas ideias e materiais de produção, os lavatórios em porcelanato sanitário e as louças sanitárias continuam sendo os mais populares. Este material é resistente a arranhões e rachaduras e não desmorona sob a influência de mudanças de temperatura.
E embora eles possam se separar com um impacto, isso ainda acontece muito raramente. A tradicional cor branca do material combina com quase todos os designs.
As pias de vidro parecem arejadas e elegantes. A desvantagem desses lavatórios torna-se óbvia depois de começar a usá-los - cada gota de água, quando seca, deixa uma marca. Como é improvável que alguém o limpe após cada uso, esse lavatório não parece muito bonito. Deste ponto de vista, o vidro fosco se comporta muito melhor.
As pias de pedra natural ou artificial podem ser feitas de mármore, lascas de pedra, areia e um aglutinante. Parece que se trata de um material muito durável, mas mesmo com produtos de pedra podem surgir problemas se usados incorretamente - aparecem pequenas fissuras ou mesmo fissuras completas.
O fabricante descreve como cuidar adequadamente desses acessórios de encanamento nas instruções do produto. Na maioria das vezes, há recomendações para enxugá-los e não usar água muito quente.
Também são produzidas pias de madeira, utilizando madeira nobre com uma bela textura. Os lavatórios despertam o interesse simplesmente pela escolha do material e, aliados a um design de sucesso, podem tornar-se uma verdadeira decoração da casa de banho.
A madeira com que são feitas as canalizações é tratada com óleos especiais que impedem a penetração da água nos poros. Cuidar dessa pia é bastante difícil. Não pode ser limpo com detergentes que contenham ácidos ou álcalis elevados, ou com substâncias abrasivas.
Eles também produzem pias suspensas de acrílico.O material é mais familiar na produção de banheiras, mas os lavatórios feitos com ele também são merecidamente populares. Resistência, leveza, resistência às mudanças de temperatura, facilidade de manutenção, bem como a capacidade de criar as mais incríveis soluções de design tornam o acrílico atraente tanto para compradores quanto para fabricantes.
A pia acima da máquina de lavar é conveniente?
Se houver pouco espaço no banheiro, a pia pode ser instalada na bancada acima da máquina de lavar. Isso irá liberar espaço que poderia ser ocupado por um encanamento comum, e em seu lugar você poderá instalar um espaçoso cesto de roupa suja e fazer um armário para detergentes e produtos de limpeza.
Mas talvez essa opção não seja adequada para uma casa em que todos ou alguns membros da família tenham altura abaixo da média, já que uma pia instalada na bancada acima da máquina de lavar ficará bem alta.
Principal diferença conchas de nenúfares dos suspensos - a presença de elementos de montagem para montagem na parede. Esta solução parece menos sofisticada, mas em banhos pequenos é a única possível.
Para garantir que o uso futuro de pia suspensa em bancada de banheiro não cause transtornos, é necessário calcular sua altura antes da instalação.
Você precisa se concentrar na altura padrão da área de lavagem - cerca de 0,8-0,85 m, enquanto os desvios permitidos são de cerca de 20 mm. A altura aproximada da máquina de lavar é de 85 cm e a espessura da bancada pode ser de 2 a 7 mm.
Aqui você também deve adicionar a altura da pia, que pode ser bem diferente. Consequentemente, tendo calculado cuidadosamente todos os valores, já pode decidir se recusa ou não a instalação afunda acima da máquina de lavar.
Ao instalar uma pia para área de lavagem acima da máquina de lavar, você também deve tomar cuidado para posicionar o equipamento corretamente. Os efeitos de vibração podem impossibilitar o uso de bancadas e pias.
Portanto, resta uma pequena lacuna em todos os lados do gabinete. É necessário mesmo que a máquina possua uma função de controle de desequilíbrio.
Qual bancada escolher para a pia?
O lavatório suspenso não possui fixações para montagem na parede e pode ser instalado em qualquer superfície plana. Pode ser um armário ou prateleira de parede em MDF, madeira, pedra artificial ou natural ou vidro.
Para instalar bancadas de MDF sob o lavatório, utiliza-se um material com revestimento laminado.O revestimento em si não tem medo de umidade, mas nas juntas entre ele e a borda ou nos pontos de corte (por exemplo, se o lavatório estiver embutido no recorte da bancada), a laje, quando molhada, absorve água. Isso leva ao inchaço e à delaminação do laminado.
O tampo de madeira é um material bonito e amigo do ambiente que justifica plenamente a sua utilização tanto em termos de estética como de praticidade. Mas há uma coisa.
A madeira em si não atende bem não só em contato direto com a água, mas também em condições de alta umidade. Por isso, é importante que o fabricante desses produtos conheça bem o seu negócio – afinal, o material devidamente processado pode ser utilizado até mesmo para a produção de banheiras e pias.
As bancadas de pedra natural são mais frequentemente usadas para tipos de pias embutidas ou uma casca é cortada neles próprios. Mas também podem ser considerados como suporte para um lavatório de bancada, o principal é escolher materiais compatíveis.
As superfícies de vidro são adequadas para interiores de alta tecnologia e minimalismo. Eles são feitos de vidro bastante espesso e durável e, se você não os expor a choques, podem ser considerados bastante seguros.O vidro não tem medo de umidade e pode ser lavado com qualquer detergente. Uma das principais desvantagens do material são vestígios de gotas de água e manchas.
Como instalar um lavatório de bancada?
Uma pia instalada em uma bancada é conectada quase da mesma forma que os modelos que conhecemos. A única diferença significativa é que não precisa ser fixado na parede.
Procedimento para instalar um coletor suspenso:
- Desligue o abastecimento de água quente e fria.
- As válvulas de corte para abastecimento de água são aparafusadas nas saídas de água fria e quente.
- Para selar o fio, use fita FUM ou linho com pasta especial. 5 voltas da fita no sentido horário são suficientes. Enrolado com alta qualidade, não escorrega no furo e cobre completamente o fio.
- As torneiras são giradas no sentido horário. Se forem angulares, devem ser virados com o furo para cima.
- Uma mangueira de abastecimento é instalada em cada torneira e apertada manualmente. A presença de uma borracha de vedação elimina a necessidade do uso de vedações para esta conexão.
- A seguir é preciso verificar a qualidade da conexão das torneiras e mangueiras - abrir a água, verificar se não há vazamentos. Ao mesmo tempo, os tubos e mangueiras são lavados para que a sujeira neles acumulada não entre na batedeira.
- Em seguida, um armário é instalado em local permanente ou um tampo de mesa ou prateleira é instalado.
- Se necessário, são feitos dois furos no gabinete para a tubulação de esgoto. O primeiro furo é feito na parte inferior do gabinete. Para fazer isso, meça a distância da parede ao centro do ralo no chão.Meça e marque a mesma distância da borda do gabinete e faça um furo com uma broca com acessório redondo.
- Se houver várias prateleiras dentro do gabinete, também é feito um furo nelas, mas de diâmetro menor.
- Usando pernas ajustáveis, o gabinete é nivelado.
- O próximo passo é instalar o sifão. Instale o tubo corrugado com a extremidade de diâmetro maior no dreno. A extremidade superior é conectada ao corpo do sifão e o comprimento do tubo corrugado é ajustado.
- A grade do sifão é aparafusada na pia. Pegue um anel de borracha projetado para vedar a conexão com o orifício de drenagem do lavatório e coloque-o no sifão. Aperte a porca de conexão manualmente.
A instalação do misturador consiste em conectar mangueiras flexíveis e fixar suportes ao mesmo.
No caso de instalação de pia de bancada em prateleira aparafusada na parede, é necessário substituir o sifão de encanamento usual por um belo análogo niquelado. Não é muito barato, mas não só não estraga o interior com a sua aparência, como também pode complementá-lo e decorá-lo.
Ele irá familiarizá-lo com as especificidades da montagem e fixação de uma estrutura de armário com pia de banheiro. próximo artigo, que descreve detalhadamente o processo de seleção de móveis e instalações hidráulicas, bem como o próprio procedimento de instalação.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Vídeo nº 1. Como instalar uma pia de bancada em um armário:
Vídeo nº 2. Banheira suspensa: 75 ideias para sua casa em fotos:
Para resumir, gostaria de dizer que uma pia de bancada no banheiro é muito bonita, não banal e simplesmente funcional.
Afastando-se da percepção tradicional do banheiro apenas como local para procedimentos de higiene, você entende que ele pode se tornar uma sala de relaxamento completa. Portanto, você quer deixar o ambiente estiloso, aconchegante e harmonioso, e uma pia suspensa terá um lugar importante aqui.
Gostaria de nos contar como montou com suas próprias mãos uma estrutura de pia suspensa com bancada? Você quer compartilhar sutilezas tecnológicas conhecidas apenas por você? Por favor, escreva comentários no bloco abaixo do texto do artigo, tire dúvidas, poste fotos sobre o tema.
Temos um banheiro muito pequeno, embora não seja conjugado com vaso sanitário, e há catastroficamente pouco espaço. Portanto, uma pia suspensa na bancada foi simplesmente uma salvação. Por que não pensei nisso antes? A escolha agora é simplesmente enorme: seus olhos ficam loucos. Não queria levar um muito pequeno, é inconveniente, respingaria no ambiente todo. Tiramos de pedra natural e estamos muito satisfeitos. Ela é eterna. Meu marido instalou sozinho.
Queríamos uma pia suspensa em forma de tigela, mas não gostamos das pequenas por causa de sua conveniência, e as grandes parecem pesadas e volumosas. Compramos um retangular, também tem nuances próprias, mas é prático de usar e a instalação ficou a par dos móveis do banheiro. Acho que o espaço foi utilizado de forma racional. Pegamos o branco padrão porque combina com a banheira e o vaso sanitário. Mas as opções de cores do sortimento eram lindas, é claro.