É possível colocar piso laminado em parquete antigo: instruções passo a passo

Comprar um apartamento de design “stalinista”, mesmo sem reforma, pode ser considerado um sucesso se você precisa de moradia em uma casa de traça clássica com amplos lances de escada e pé direito alto. Como regra, em tal apartamento, os futuros residentes são recebidos com pisos de parquete desgastados. Existem 2 maneiras de resolver o problema - substituir o revestimento ou colocar o laminado no parquet antigo. Ambas as opções são problemáticas, por isso faz sentido escolher aquela que requer menos tempo e esforço.

Reparação de piso

 

É possível colocar piso laminado sobre parquete antigo?

Para instalar as ripas é necessária uma base nivelada, estável e seca. Portanto, em teoria, instalar piso laminado em parquet antigo não é mais difícil do que qualquer outro revestimento. Na prática, verifica-se que o piso laminado é caprichoso: as ripas quebram facilmente e não se encaixam bem no parquete antigo.

Os problemas mais sérios:

  1. Será necessário reparar o parquet antigo, substituir ladrilhos individuais e, possivelmente, recapear a superfície. A raspagem regular não é suficiente.
  2. O parquet antigo requer revisão e saneamento adicional. A madeira natural, mesmo que os ladrilhos de parquete antigos sejam colados em várias camadas, pode ficar infectada com fungos se não for devidamente cuidada.
  3. A base sob o laminado deve estar bem seca, impermeabilizada e ventilada. Caso contrário, o parquet antigo brincará com a umidade e o laminado irá ranger quando travado.

O antigo piso de parquet precisará ser nivelado, parte da superfície precisará ser lixada, em algum lugar o lixamento será suficiente. Mas a maior parte do tempo e esforço será gasto no nivelamento da superfície. Para que não haja lombadas e buracos. Caso contrário, a colocação de piso laminado perde o sentido. É mais fácil retirar o piso antigo, limpar o concreto e colocar o aglomerado.

A base sob o laminado deve estar bem seca

O parquet velho, após 20 anos de serviço, desenvolve um cheiro peculiar de madeira em decomposição. É o pó que se forma durante a abrasão do piso de parquet, misturado com produtos de tratamento de revestimentos.

Antes de colocar a base ou as placas de nivelamento sobre o parquet, o odor deve ser bloqueado, caso contrário permanecerá no ambiente mesmo após a instalação do laminado.

Isso é útil! Placa projetada ou laminado: o que é melhor escolher para a construção do piso.

Vantagens e desvantagens

Vale a pena colocar piso laminado sobre um piso de parquete antigo?A viabilidade de tal empreendimento depende da qualidade do parquete, do grau de desgaste e da disponibilidade de recursos para seu reparo. O laminado pode ser considerado uma alternativa barata para reformas caras.

Aspectos positivos da decisão de colocar piso laminado

É possível salvar o parquete antigo. Não adianta retirar as tábuas se o revestimento for de material valioso. Ébano, wengué, tiras de carvalho com inserções de sândalo, parquet de mosaico simples se for feito restauro.

O próprio parquet antigo é uma base forte e confiável. A única desvantagem é o desgaste superficial. Caso contrário, uma base áspera baseada em piso de parquet de alta qualidade será mais confiável e segura do que placas de aglomerado ou OSB. Os primeiros são feitos à base de resina fenol-formaldeído, os últimos (OSB) não toleram contato com vapor d'água.O material não apenas incha, ele se transforma em pó. O painel de fibra é muito fino e flexível para ser usado como contrapiso.

O volume e o custo das obras de nivelamento da superfície e reforço das lajes de parquete antigo são menores do que no caso de desmontagem do revestimento e colocação de placas de contraplacado. No entanto, o compensado também contém formaldeído.

Além disso, a espessura do parquet antigo, tendo em conta a base adesiva, será maior que a do contraplacado. O parquete após lixamento e reparação tem uma espessura de 18 mm, e tendo em conta a mástique - 20-23 mm. Enquanto o compensado colocado sobre concreto tem, na melhor das hipóteses, 16 mm e, na maioria das vezes, 12 mm. Em termos de isolamento acústico e térmico, o parquet, mesmo antigo, parece mais preferível.

Mesmo que as tábuas do piso antigo precisem ser recobertas com uma camada intermediária de compensado, a espessura da chapa será menor, geralmente de 6 a 8 mm, o que significa que o preparo para o assentamento do laminado será mais barato.

Parquete velho

Imperfeições

Existem menos lados negativos na ideia. O parquet antigo requer uma preparação cuidadosa antes da instalação. Laminado – isto não é linóleo. Quaisquer placas mal fixadas e “oscilantes” podem causar danos às fechaduras e até mesmo quebrar as conexões finais.

O parquet antigo ainda é um revestimento tipográfico com um grande número de costuras. Isso significa que qualquer umidade que penetre sob o laminado pode causar a deformação do piso. Será difícil secar tábuas de parquete velhas sem remover o laminado.

O parquet range muito - quanto pior o estado, mais altos são os rangidos. E se o rangido do laminado se somar aos sons dos blocos de parquete, então será desconfortável andar nesse piso.

Os pisos de parquet antigos apresentam faixas quebradas ou adesivas soltas, bem como aqueles que foram expostos à água e podem estar contaminados por microrganismos patogênicos. Portanto, levará muito tempo para encontrar todas as placas defeituosas e repará-las.

Preparação de parquete

O parquet laminado tem muitas costuras e juntas por onde pode entrar umidade. Se o piso tiver sido regularmente tratado com polidores, a quantidade residual de água será pequena e o revestimento será durável e uniforme. No piso de parquet antigo de um apartamento abandonado, o piso de parquete pode secar e ficar deformado. E haverá ondas por todo o chão.

O trabalho preparatório começa sempre com o exame e limpeza do piso em parquet. Um pano úmido e um aspirador de pó ajudarão a remover a maior parte da poeira e sujeira. Em seguida, você precisa separar, substituir e colar novamente as placas de parquete.

Trabalho preparatório

Renovando o parquet antigo

O primeiro passo é percorrer todas as fileiras de tábuas colocadas e bater em cada uma delas com um martelo em um bloco de madeira. Se o som estiver alto, não há rachaduras. Se você for surdo, precisará mover o bloco com a mão e ver se o piso de parquet balança sob carga.

Se a peça estiver descascada, ela é retirada do chão e a parte traseira e as laterais são inspecionadas. Se houver áreas podres e rachaduras na base, o piso em parquet é descartado. Se a árvore estiver intacta, mas houver suspeita de fungo, o número da marcação é aplicado na parte frontal e primeiro enviado para queima com queimador de gás, depois é aplicado um mordente e seco. Em seguida, o antigo piso de parquete precisa ser colado ou aparafusado.

As tábuas quebradas são cortadas e substituídas por remendos. As matrizes de reparo são feitas de abeto ou pinho, impregnadas e envernizadas. É melhor colocá-lo sobre mástique quente derretido.

Verificando a superfície do antigo piso de parquete

O próximo passo é verificar o desgaste do parquete antigo. Isso pode ser feito usando 2 cordões de tinta esticados entre os rodapés ou usando um nível de laser. Os limites das saliências e depressões do revestimento são marcados com marcadores coloridos e, a seguir, no chão escrevemos o valor aproximado do desvio, com mais e menos, respectivamente. Este mapa será útil para nivelar ainda mais o lixamento.

Ao inspecionar o parquet antigo, atenção especial deve ser dada às áreas próximas aos radiadores

Ao inspecionar o parquet antigo, atenção especial deve ser dada às áreas próximas aos radiadores de aquecimento e às portas. No chão por baixo do radiador de aquecimento, o parquet antigo é o menos desgastado, mas devido ao sobreaquecimento regular, a madeira velha seca e as tábuas sobressaem acima do nível geral do chão. Se você tentar colocar o laminado sobre o parquet neste local, as lamelas ficarão em um nível mais alto que as vizinhas. Haverá uma protuberância sob o radiador.

Além disso, entre as portas e os móveis da sala, o parquet antigo está mais desgastado. Formam-se caminhos inteiros que são fáceis de distinguir a olho nu. Também os marcamos com um marcador de lixa.

Tratamento de verniz protetor

Tratamento de verniz protetor

A próxima etapa é lixar as lombadas e os buracos. Ao usar uma lixadeira, não tente cortar todas as saliências. Com essa abordagem, você pode acidentalmente fazer um buraco enorme. Durante o processo de assentamento do laminado será difícil compensar a diferença de altura e, com isso, a água derramada se acumulará no centro deste furo.

Apenas as saliências mais proeminentes sob os radiadores são cortadas. O resto da superfície deve ser nivelado de forma a reduzir as diferenças superficiais do parquet antigo. Que haja mais buracos e lombadas, mas serão todos pequenos. O resultado do lixamento é verificado com a régua de gesso de dois metros, as diferenças de altura acima de um metro não devem ser superiores a 3 mm.

Alguns artesãos recomendam envernizar o parquete antigo após o lixamento. Mas isto não é particularmente necessário, uma vez que o parquet sob o laminado não se desgasta. Você só precisa selar os remendos de reparo e principalmente as juntas grandes entre as placas com uma composição de verniz.

Colocação de madeira compensada ou fibra

Mesmo após um lixamento cuidadoso, o antigo piso de parquet ainda é muito irregular para ser colocado como base e piso laminado. Acontece que a diferença de altura por metro linear não é superior a 2 mm, então o painel de fibra não pode ser colocado, mas proceder imediatamente à colocação de um suporte duplo de coníferas.

O painel de fibra é colocado sobre parquete antigo em salas relativamente pequenas, não mais que 20 m2. Para salas grandes, é preferível usar compensado pré-impregnado com óleo secante e seco em local aquecido. Folhas de compensado corte em quadrados de 70x70 cm e disponha em forma de xadrez. As bordas são pregadas no parquete antigo com pregos de papel de parede, sem cola ou parafusos.

Colocação de madeira compensada ou fibra

É melhor colocar placas de fibra sobre parquet em folhas grandes. Às vezes é necessário colocar vários pequenos restos sob a laje para nivelar a superfície. O painel de fibra também pode ser pregado no parquet ou colocado sobre tinta a óleo velha.

Como evitar chiados

A capacidade do parquet antigo de emitir rangidos é verificada antes de colocar madeira compensada ou fibra. Depois que o laminado estiver colocado, será difícil descobrir a origem dos rangidos.

Para verificar, é necessário percorrer todas as tábuas de parquete, de preferência com uma carga nas mãos. Os locais onde as tábuas rangem estão marcados. Normalmente, o rangido aparece em matrizes suspensas e muito quebradas.

Existem 2 maneiras de combater os rangidos:

  1. Usando cera ou estearina em pó, corte de uma vela.Polvilhe o pó nas fissuras entre os pisos de parquet antigos e tente soprar ar na fechadura entre as 2 matrizes.
  2. As tábuas que rangem são fixadas com pequenas cunhas cravadas na abertura. Se o rangido desaparecer, você pode adicionar PVA à cunha. Às vezes é útil cravar alguns pregos adicionais em uma matriz que range.

A maneira mais eficaz é esfregar o piso de parquet com uma vela de cera antes de colocá-lo no conjunto. As fechaduras são tratadas usando o mesmo método na colocação de pisos laminados. Mas com o laminado, o revestimento com cera nem sempre dá efeito. Além disso, uma camada de cera ou estearina que entra na espiga pode impedir a união das duas lamelas. E se você bater no painel com um martelo, poderá quebrar facilmente a fechadura.

A causa mais comum de rangidos em pisos de parquet ou laminado é a umidade que penetrou na fechadura. Como resultado do inchaço, os elementos da espiga (cabeça ou gancho) aumentam de tamanho e encostam nas paredes da ranhura. Sob carga, o atrito de 2 peças produz um rangido desagradável.

Ao colocar pisos laminados, é melhor usar um spray de silicone que é aplicado dentro da espiga. O líquido desloca a água e protege o material da lamela, eliminando assim a causa do rangido. Um pacote é suficiente para uma sala de 20 a 25 m2 Para parquet antigo, dada a quantidade de juntas e costuras, será necessário usar cera.

Ao colocar pisos laminados, é melhor usar spray de silicone

Regras e procedimento de instalação

Além do suporte e dos pacotes de laminado, você precisará adquirir uma faca de corte, um quebra-cabeças com lâmina (dentes finos), fita dupla-face e unilateral, uma serra manual, uma faca de papelaria, um esquadro de carpinteiro, dispositivos para aparar as pontas das lamelas, martelo e lixa.

O primeiro passo é decidir sobre o material do substrato.A melhor opção para qualquer laminado é a cortiça. O material possui alto isolamento térmico e amortece bem sons e rangidos. Se o parquete antigo for colado diretamente sobre uma betonilha, a cortiça ajudará a reter o calor e também a amortecer o som de passos.

Se um forro de cortiça for muito caro, você pode escolher um forro de coníferas. Em termos de características, as agulhas de pinheiro prensadas não são piores que a cortiça, são mais baratas, não apodrecem e não absorvem água.

Substrato

Substrato

O forro de cortiça é vendido em rolos. É desenrolado no parquet de parede a parede paralelamente à abertura da janela. Os painéis individuais são cortados no tamanho certo para que haja uma margem de 1 a 2 cm nas paredes e fixados com fita adesiva. A rolha quebra-se facilmente, ao caminhar sobre o forro do tapete pode facilmente tocar na borda com o sapato e quebrá-la.

O forro de coníferas é vendido em embalagens em forma de esteiras prontas. A área total está indicada na embalagem, para que você sempre possa calcular a quantidade necessária de material para o laminado.

Alguns artesãos recomendam colocar o substrato em fileiras paralelas à abertura da janela, sempre em padrão xadrez. Se o laminado for colocado em painéis longos e largos, esse método de colocação do material de revestimento é permitido.

Substrato

Sob um laminado de tábuas curtas e estreitas, recomenda-se colocar o material de forro sobre o parquete antigo em padrão oblíquo, na diagonal. Neste caso, a probabilidade de o travamento entre as ripas coincidir com a costura entre as esteiras é menor do que na instalação direta.

O suporte de coníferas pode ser colocado de uma só vez no antigo piso de parquet e preso às paredes com fita adesiva e grampos. Porém, no processo de colocação do piso laminado, formam-se poeira, aparas e restos de material de revestimento.Portanto, é melhor dispor as esteiras de coníferas à medida que as lamelas são dispostas, conectando-as às fileiras adjacentes com fita adesiva.

Se o forro for colocado diretamente sobre o parquet envernizado, algumas tiras de fita dupla-face devem ser coladas na parte de trás do tapete. Isso permitirá fixar com segurança a posição do forro no chão, mesmo depois de preencher a área com ripas.

Substrato

Deitado

Na véspera da instalação, os pacotes de laminado são trazidos para a sala na quantidade necessária e desempacotados. Lamelas de diferentes lotes e embalagens diferem em tonalidades sutis. Portanto, o laminado é colocado em uma pilha e misturado. É difícil perceber a diferença, via de regra as diferenças aparecem após a colocação do material sobre o substrato de um revestimento de piso.

A instalação do laminado começa na parede mais distante da sala, contando a partir da porta da frente. Recomenda-se colocar as ripas de forma que a luz da janela incida ao longo do lado comprido da tábua. Acredita-se que nesta posição as costuras e juntas sejam menos perceptíveis e o laminado dê a impressão de um revestimento contínuo.

Deitado

Primeiro, prendedores de roupa de plástico são instalados em todo o perímetro da sala. Fixam o primeiro painel colocado ao longo da parede e ao mesmo tempo proporcionam um vão de 2 cm, posteriormente o vão será fechado com rodapés.

Como a espessura total do substrato e do laminado é de pelo menos 15 mm, alguns proprietários colocam a fiação e os cabos ao longo da lacuna. Isso não pode ser feito, pois a folga serve para compensar a expansão das lamelas. Para o fio, você pode usar modelos especiais de rodapé com canal.

Além disso, a presença de um vão entre o rebordo e a parede permite alinhar a primeira lamela em relação às paredes e ao eixo da divisão.Se isso não for feito imediatamente, o revestimento pode “cortar” para o lado.

O primeiro painel é colocado com a espiga final na parede - é cortado com um quebra-cabeças antes da instalação. Na extremidade oposta há uma ranhura na qual será inserida a espiga da próxima fileira de painéis. Há uma ranhura semelhante na extremidade curta direita e à esquerda há uma espiga, que também está cortada.

A fila seguinte é montada com ligadura de juntas em alvenaria em “colher”, após assentamento sobre o parquet. Cada painel é medido em comprimento e cortado antes da instalação. Após a união, a lamela é martelada na almofada de borracha. Isso garante assentamento e adesão completos das peças da fechadura.

É possível fazer pisos aquecidos em parquet antigo?

A ideia de colocar um filme de aquecimento de grafite sobre uma base de parquete é interessante porque você pode economizar no preparo da base. A possibilidade ou não de instalar pisos quentes em parquet antigo dependerá dos seguintes fatores:

  1. Tipo de base sobre a qual é colocado o parquet. Se for uma laje de concreto, não faz sentido colocar uma película de aquecimento. Mesmo se você usar isolamento térmico de folha, a maior parte do calor ainda irá para o concreto. É necessário isolamento térmico sob o parquete, ou seja, só é possível fazer um piso quente se o parquete antigo for colocado sobre uma tábua de madeira ou compensado, recheado sobre toras com isolamento de preenchimento;
  2. Mástique adesivo que mantém o parquet velho no lugar. Quaisquer adesivos à base de água e mastiques betuminosos definitivamente não são adequados. O parquet deve ser colado com a composição adesiva PAVI-COL P25 ou PELPREN PL6. Este último pode ser usado em pisos aquecidos de qualquer design, mas é mais frequentemente usado em aquecedores de filme.

Disponibilidade de revestimento de verniz.A maioria dos pisos de parquet antigos retém restos de mástique protetor, cera e até verniz. Todos eles são facilmente inflamáveis ​​​​em contato com uma superfície quente. Portanto, se você fizer um piso quente, a camada superior do parquet deverá ser lixada e limpa com ar quente.

O aquecimento do revestimento do piso pode ser feito se o parquete antigo for utilizado como base para o piso autonivelante. A espessura do preenchimento deve ser de no mínimo 25 mm, após o que são aplicados o isolamento térmico da folha e o próprio filme. O laminado pode ser colocado neste piso.

É possível colocar piso laminado sobre parquete antigo, o que é praticado em muitos apartamentos como medida temporária. Após 5 a 6 anos, a maioria dos proprietários volta à ideia de restaurar o parquet, se as condições técnicas o permitirem.

Se o piso em parquet estiver muito desgastado, é improvável que seja usado como base para a colocação de pisos laminados. A única solução correta é retirar o piso e colocar um novo parquete, que durará muito mais que o laminado.

Você acha que a ideia de colocar piso laminado sobre parquet tem direito de existir? Ou ainda não vale a pena fazer isso? Compartilhe nos comentários. Salve o artigo em seus favoritos para que nossas instruções estejam sempre disponíveis para você.

Comentários dos visitantes
  1. Matveev Sava

    Se não gostar, coloque piso autonivelante sobre o parquet e coloque o que quiser, até mesmo ladrilhos. Se você jogar uma placa de fibra na fenda, nada acontecerá, nenhum caminho aparecerá.

  2. Sergeiko Vladimir

    O laminado assenta uniformemente no parquet por no máximo dois a três anos, depois o perfil das saliências do parquet é transferido para as ripas. Os mesmos caminhos aparecem no piso de parquet. Este sou eu por experiência própria.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica