Placa projetada ou laminado: o que é melhor escolher para construção de piso
Madeira projetada ou laminado são dois dos tipos de piso mais populares, bonitos e versáteis.É aqui que termina a semelhança. A diferença está nas matérias-primas utilizadas. Existem 5 critérios diferenciadores que o ajudarão a fazer uma escolha.
O conteúdo do artigo:
Características gerais das placas projetadas
O parquet ou placa projetada com trava é um material multicamadas, uma espécie de substituto aprimorado da madeira natural. Na aparência, lembra madeira maciça. Supera em características técnicas. Com isso, o conselho massivo está gradativamente perdendo posição e saindo do mercado.
A placa projetada tem duas camadas. A inferior é uma base estabilizadora, ocupa ¾ da espessura. Fabricado em compensado de alta qualidade, com cortes internos e externos. São várias folhas coladas. Neste caso, a direção das fibras se alterna. O ¼ superior é de madeira maciça. Este design é resistente a tensões mecânicas, flutuações de temperatura e umidade.
Isto é interessante! Qual é a diferença entre parquet e laminado. Pisos e ladrilhos de vinil de quartzo. O que é melhor escolher para o piso: compensado ou OSB?.
Características gerais do laminado
As principais diferenças das placas projetadas são que o laminado consiste em placas de fibra monoestruturais ou feitas a seco. É utilizado painel de fibra de média e alta densidade. Forrado com um filme feito à base de polímeros termoendurecíveis.
O nome do laminado vem da palavra “laminação” - um método de conectar várias camadas. Esta é a camada estabilizadora inferior, depois a placa principal, equipada com uma conexão interligada.A parte decorativa superior com padrão de madeira é coberta por uma camada protetora. Apesar de sua aparência, o laminado é classificado como revestimento de piso sintético.
A base é feita de papel ou papelão. Para resistência e proteção contra umidade, são impregnados com resina sintética. A estrutura de suporte pode ser em MDF (é leve, de média densidade, baixa resistência) ou HDF (é um material pesado e denso, mais durável). Acabamento decorativo - papel laminado barato, folheado natural em produto de qualidade. O revestimento é um filme de resinas poliméricas.
Opções para comparar materiais
As placas projetadas são colocadas em interiores exclusivos e luxuosos, bem como em salas com maior tráfego de pedestres. Uma grande seleção permite usar diferentes opções de layout. Variedade de soluções de design - escolha o tipo de revestimento protetor. Dependendo da espessura, existe a possibilidade de restauração local e retificação múltipla.
O piso laminado pode ser usado em qualquer ambiente. Deve-se atentar para as marcações e classes para ambientes com alta umidade, temperatura e ambientes agressivos. O material popular é resistente ao desbotamento e manchas. Suporta abrasão e estresse de longo prazo. Não requer nenhum processamento após a instalação.
Tipos de revestimento | Base portante | Camada estabilizadora | Decorativo | Protetor | Dimensões mm |
Placa de engenharia de camada dupla | Contraplacado de bétula de alta resistência (espessura 6-16 mm) | Carvalho, freixo, nogueira (2,5-7 mm) | Verniz, mistura à base de cera e óleo Sem revestimento, o tratamento é realizado após a conclusão da instalação | Comprimento até 3000 Largura 300 Espessura com apoio até 30 | |
Parquet, placa de engenharia de três camadas
| Contraplacado de bétula | Tábuas de coníferas ou bétulas colocadas perpendicularmente | Corte espécies valiosas (2-4 mm), tingidas, oleadas, envernizadas | ||
Laminado | MDF, HDF, plástico para aparência impermeável | Cartão impregnado de resina | Papel impresso Folheado de madeira valioso | Sobreposição – transparente, fosco, brilhante Textura imitando fibras de madeira | Comprimento 1260-1380 Largura 90-330 Espessura 6-12 |
Amizade ambiental
Um revestimento de piso de alta qualidade não deve emitir substâncias nocivas durante a operação. Esta é a essência dos materiais ecológicos. Matérias-primas naturais significa que todos os seus componentes são de origem natural e não possuem aditivos químicos.
As placas projetadas são feitas de materiais naturais. Não há vapores nocivos quando aquecido. Mas não se esqueça que a cola para compensado contém fenol. Portanto, o respeito ao meio ambiente depende do fabricante. Nomeadamente, na qualidade da cola, óleo e tintas e vernizes para o processamento da camada superior.
O laminado é feito a partir de resíduos de madeira compactada, considerada matéria-prima natural. A melamina ou resina acrílica, que contém formaldeído, é usada para colagem. Esta substância, prejudicial à saúde humana, é liberada quando o laminado é aquecido acima de 40°. Particularmente perigoso em altas concentrações.
Pequenas quantidades de formaldeído estão presentes na madeira natural. Dá cheiro de madeira. De acordo com as normas europeias, existem as seguintes classes ambientais:
- E1 – quantidade permitida de resinas de formaldeído não superior a 0,125 mg por m3;
- E2 – de 0,125 a 1,25;
- E3 – de 1,25 a 2,87.
Na Europa, é proibida a produção de produtos de terceira classe. A classe E0 está atualmente em fase de desenvolvimento. O laminado de alta qualidade tem uma emissão não superior a E1. Os fabricantes certificados adotam os padrões E0.
termos de uso
É preferível usar placas projetadas em salas grandes. Ela não tem medo das mudanças de temperatura. Pode ser colocado tanto sobre piso quente quanto sobre varanda fechada, no corredor. O revestimento da placa de engenharia não é resistente à umidade. Portanto, não é adequado para banheiro e cozinha.
Nesse sentido, o laminado é mais resistente à temperatura, umidade, não inflama (símbolo “B” na embalagem) e não é suscetível ao desbotamento. Eles são divididos em classes com base no seu nível de resistência. Dependendo da qualidade das matérias-primas, é utilizado em instalações residenciais ou industriais.
Isso é útil! É possível colocar piso laminado sobre parquete antigo?.
Cuidado
A placa projetada requer limpeza periódica. Pode ser varrido e aspirado. É necessária uma limpeza húmida regular com um pano macio, sem formar poças. Para evitar arranhões e amassados, ande no chão com sapatos macios ou chinelos.
O piso laminado é fácil de limpar. Nesse quesito, é líder entre os materiais de acabamento. Se não houver sujeira ou manchas difíceis, basta lavar o chão com água morna. Para manter o brilho, a água deve ser trocada com mais frequência. Você pode adicionar um pouco de vinagre de mesa a 9%. Para cuidados, não utilize alvejantes ou produtos que contenham ácidos e álcalis.
Durabilidade
A vida útil de uma placa projetada dura de 20 a 40 anos. Quanto mais espessa for a camada decorativa superior, mais vezes o piso poderá ser restaurado - raspado, impregnado com óleo, envernizado.
O laminado mais resistente ao desgaste da classe 32. Pode durar de 15 a 20 anos, se todas as regras de atendimento forem seguidas. Geralmente precisa ser substituído após 5 a 8 anos. Deteriora-se quando o líquido penetra nas articulações.
Método de instalação
Existem várias maneiras de colocar madeira projetada.Esta é a conexão dos módulos em uma fechadura, instalação com cola, versão mista. Existem vários tipos de instalação - figurada, deck, quadrados, espinha de peixe. E embora o processo de instalação seja complicado, você pode fazer isso sozinho.
O laminado está instalado de forma travada. Pode ser instalado em qualquer base. O antigo não precisa ser removido se não apresentar alterações ou danos. O substrato está pré-instalado.
Mas o mais comum é o método direto. A instalação é feita a partir da janela. Também é utilizado o assentamento em espinha, listras e diagonal.
Não pode haver uma resposta clara para a questão de qual é a melhor escolha para o piso - madeira projetada ou laminado. Você precisa se orientar pelas características técnicas, levar em consideração todos os prós e contras do material, contando com sua capacidade financeira, familiarizar-se com os fabricantes e verificar os certificados de qualidade.
Isto virá a calhar! Como colocar linóleo em parquet antigo. Nivelar o piso com madeira compensada sobre um piso de madeira antigo.
Que tipo de piso você prefere? Deixe um comentário, compartilhe o artigo nas redes sociais, adicione aos favoritos.
Por que os designers criticam tanto o laminado? Afinal, se for um laminado caro, será mais estável e confiável ou estou faltando alguma coisa? Ajude-me a decidir, porque embora eu ouça em todos os lugares que as tábuas de parquete são melhores, nem sempre consigo determinar isso, mesmo visualmente.
Porque o laminado não é um revestimento natural. Leia na Wikipedia em que consiste o laminado. Isso é cloreto de polivinila + a imagem de uma árvore, acho que a vontade de fazer um chão para você vai desaparecer imediatamente. Os designers não gostam, grosso modo, de “falsificações”!
Os designers só escolhem móveis de madeira maciça para seus clientes? Todos os clientes são ricos? Que estupidez, estamos rodeados de substitutos e substitutos e até falsificações, porque não somos tão ricos a ponto de comprar apenas eco, é engraçado negar isso.
O piso laminado apresenta uma variedade de texturas, cores e padrões naturalistas até “jornais”, “caixas de vinho” e “tábuas pintadas”, e não possui um padrão que se repete visivelmente. É possível diversificar o design de instalações modernas. Um de alta qualidade não cheira, não risca nem racha nas juntas devido à limpeza úmida. Não requer manutenção, configure e esqueça. Em caso de danos, uma lamela pode ser substituída. Silencioso ao usar o substrato. Devido à baixa altura do perfil, não cria degraus nas juntas, por exemplo, com ladrilhos. Não tem medo de pisos quentes e não é pisoteado em áreas de passagem. Trabalho de instalação barato.