Painel de controle de ventilação: dispositivo, finalidade + como montar corretamente

Edifícios industriais, instituições públicas e edifícios residenciais estão equipados com redes complexas de ar condicionado e ventilação. Para organizar o funcionamento de um sistema que combina diversos dispositivos técnicos, é utilizado um painel de controle de ventilação - SHCHUV.

Diremos como montar um escudo que permite controlar o sistema de ventilação e definir o modo ideal de trabalho ou descanso. O artigo que apresentamos mostra os componentes e descreve as características de sua conexão. Levar em consideração nossas recomendações ajudará você a automatizar com competência a inicialização e o desligamento de equipamentos.

Finalidade do painel de controle de ventilação

Se você precisar ligar ou configurar um sistema ou eletrodomésticos split doméstico fornecer ventilação, fixado no orifício do duto de ventilação, não são necessárias unidades de controle - cada dispositivo é ajustado manualmente ou por controle remoto.

Mas se o comprimento das redes for grande e os dispositivos forem instalados em locais de difícil acesso: em poços, no telhado ou no sótão, em nichos especialmente projetados no interior das paredes, torna-se necessária a instalação de um controle remoto.

Armários elétricos de parede
Todas as informações sobre o funcionamento de aquecedores de ar, convetores e ventiladores individuais vão para um único centro - SHCHUV. Aqui também estão localizadas máquinas automáticas responsáveis ​​​​pela operação e ajuste dos dispositivos.

Os painéis de controle modernos são painéis com dispositivos de controle indicadores ou gabinetes metálicos instalados no chão ou suspensos na parede.Para proteger o conteúdo interno, existem portas articuladas que podem ser trancadas. Além da abreviatura SHUV, você também pode encontrar SHUV (gabinete).

Principais funções do SHCHUV:

  • controle dos equipamentos integrantes dos sistemas de ventilação e ar condicionado;
  • proteção das unidades contra superaquecimento, instalação e conexão incorretas, curto-circuito;
  • ajuste dos parâmetros mais importantes do equipamento, como produtividade ou potência;
  • programar o funcionamento de todo o sistema ou unidades individuais para um determinado período de tempo - dia, semana, mês;
  • fornecer uma indicação que facilite o monitoramento e o ajuste;
  • manutenção de uma determinada temperatura em vários ambientes, possibilidade de alterar rapidamente seus parâmetros;
  • controle das paredes internas dos dutos de ar e do grau de contaminação dos filtros;
  • prevenir falhas no funcionamento de equipamentos sazonalmente dependentes, por exemplo, aquecedores de água, que podem congelar a temperaturas muito baixas.

A instalação de um painel elétrico em uma empresa ou edifício residencial permite que o pessoal de manutenção monitore a operação dos equipamentos em um único local e responda rapidamente a falhas e desligamentos de dispositivos individuais. Dispositivos que controlam dispositivos de extinção de incêndio e aquecimento parcial também podem ser localizados no mesmo gabinete.

Esquema de instalação do SHUPVV em um edifício
Diagrama de instalação do SHUPVV. Os armários podem ser comuns, combinando todos os dispositivos do edifício e servindo a um andar, ala, oficina, seção separada, etc.

Caso ocorra uma emergência, por exemplo, um incêndio em uma das salas, o equipamento de ventilação é desligado automática ou manualmente - a partir do painel de controle.

Recursos do dispositivo SHCHUV

A instalação e configuração dos painéis de controle são realizadas de acordo com as normas e regulamentos ditados por documentos governamentais, como GOST R 51321.1. Armários de bombas e eletricistas, painéis para sistemas de ventilação e ar condicionado são instalados em corredores, despensas ou em salas especialmente designadas - quadros elétricos.

Se o edifício tiver capacidade, todas as unidades de controle, incluindo ventilação e proteção contra incêndio, serão instaladas em salas de controle.

Sala para instalação de SHUV
No local onde se encontra o quadro, devem ser mantidas a temperatura ambiente e os níveis normais de humidade. Todos os dispositivos devem ser protegidos contra raios UV diretos e poeira, bem como contra vibrações magnéticas e interferências de rádio.

Os fabricantes de equipamentos elétricos oferecem uma variedade de configurações que variam em tamanho, funcionalidade, grau de proteção e nível de programação. As modificações mais simples destinam-se à manutenção de imóveis residenciais privados, enquanto as modificações complexas destinam-se a empreendimentos e edifícios públicos.

Requisitos para a configuração dos painéis de controle

Na escolha de um SHUV, eles se orientam pelo tamanho da área de trabalho, capacidade de instalação dos dispositivos necessários, ergonomia e segurança. O último ponto aplica-se tanto aos próprios instaladores, que fazem a manutenção regular das redes, como às pessoas que possam estar próximas.

Os principais requisitos para SHUV e SHUV são os seguintes:

  • o painel deverá acomodar todos os dispositivos de controle do sistema de ventilação e ar condicionado;
  • componentes importantes devem ser equipados com indicação, luz, digital ou conectados a um PC;
  • os dispositivos responsáveis ​​pelos equipamentos mais importantes devem ter duplo controle – automático e manual.

Todos os dispositivos estão bem posicionados no mesmo plano.O pacote deve ser o mais simples e fácil de entender possível. Se o painel de ventilação for montado de acordo com todas as normas, então, se necessário, mesmo quem não conhece eletricidade poderá desligar os dispositivos de emergência.

Gabinete de controle de ventilação empresarial
As modernas unidades de controle são fabricadas levando em consideração a possibilidade de economia de energia. Vamos supor que dispositivos automáticos devidamente selecionados possam reduzir custos em 50-65%

O conteúdo e a funcionalidade dos escudos podem variar. Por exemplo, alguns sistemas requerem um conversor de frequência, enquanto outros dispensam-no. Os mais convenientes de uso são armários e painéis com automação e controles remotos.

Visão geral do item de trabalho

Estruturalmente, o SHUV é uma caixa retangular de plástico ou metal com a classe de proteção IP 45 exigida. Se as condições de operação estiverem associadas a um risco aumentado, a classe de proteção será maior.

Dentro do gabinete existem dispositivos como fonte de alimentação, controlador e conversores. Vários disjuntores são responsáveis ​​por dispositivos individuais: aquecedores de ar, recuperadores, ventiladores, unidades de refrigeração, etc.

Um elemento obrigatório é um painel de controle manual. Também é necessária uma unidade de alarme, que é acionada em caso de emergência e emite avisos com sinais luminosos ou sonoros.

Dispositivos automáticos no gabinete de controle de ventilação
As tiras e blocos de terminais para instalação de dispositivos elétricos e sua conexão com fios têm a mesma aparência dos análogos dos quadros de distribuição elétrica

Os elementos de controle também incluem sensores. São uma espécie de receptores que coletam diversas informações sobre o estado do sistema e seu ambiente.

Eles medem a temperatura do ar e dos próprios dispositivos, o grau de concentração de gases ou contaminação dos elementos do sistema, medem a velocidade do movimento do ar, etc. Os dados obtidos são enviados para reguladores automáticos, e o funcionamento dos elementos do sistema é ajustado.

Com base em suas funções, os sensores são divididos nos seguintes tipos:

  • temperatura;
  • umidade;
  • velocidade;
  • pressão, etc

As temperaturas podem ser digitais ou analógicas. Um sinal sobre um aumento ou diminuição acentuada na temperatura interna pode fazer com que o sistema mude para outro modo.

Os sensores de umidade operam com o mesmo princípio. Como as massas de ar se movem por dentro? dutos de ventilação pode ser descoberto graças aos sensores de velocidade e pressão. Com base no local de instalação, os sensores são divididos em internos e externos. Os primeiros coletam dados de ambientes internos, os segundos, também chamados de dados atmosféricos ou de rua, coletam dados de edifícios externos.

Diagrama de instalação de sensores de canal
Os sensores de ventilação também podem ser canalizados, ou seja, instalados dentro dos dutos de ar: nas paredes ou ao longo do fluxo de ar. São universais e podem transmitir uma grande quantidade de informações: temperatura, pressão, velocidade do ar

Alguns sensores são fixados na superfície de peças que precisam ser monitoradas. Eles pegam parâmetros dos próprios dispositivos, por exemplo, temperatura do enrolamento, velocidade de rotação, etc.

A instalação de sensores requer uma seleção cuidadosa. Por um lado, quanto mais informação, mais precisamente o sistema funciona, mas por outro lado, a operação e manutenção da rede torna-se dispendiosa em termos de consumo de energia.

Os controladores funcionam em conjunto com sensores. Estes são os dispositivos que recebem informações e as processam automaticamente.Eles podem ser chamados de intermediários, pois o sinal é então transmitido aos atuadores: interruptores de fluxo de ar, ventiladores, unidades de refrigeração, aquecedores.

Controlador microprocessado
Controladores com microprocessadores são mais adequados para instalação dentro do SHUV. Eles são compactos e não requerem uma grande área para instalação

Particularmente populares são os controladores do tipo universal, que são capazes de processar simultaneamente informações provenientes de vários sistemas: ventilação, aquecimento, etc.

Recomendações para montagem do SHUV

A instalação e o teste dos painéis de controle devem ser realizados por especialistas com qualificações adequadas; a instalação e conexão independente de elementos dentro de um quadro de distribuição ou gabinete não só não é recomendada, mas também proibida.

As caixas não são feitas à mão, mas sim adquiridas prontas ou encomendadas tendo em conta as especificidades do sistema de ventilação. Acompanha o gabinete um conjunto de dispositivos: interruptores, controladores, fontes de alimentação, interruptores, elementos de proteção e fios.

Muitas vezes acontece que o conjunto de instrumentos e peças não está totalmente equipado - não há fios ou disjuntores suficientes. Ao selecionar peças de reposição, é necessário manter o cumprimento das características técnicas (por exemplo, a seção transversal dos fios ou a intensidade da corrente da máquina).

Diagrama de montagem SHUV
O conjunto de elementos SHCHUV é acompanhado de um diagrama segundo o qual é realizada a montagem. Quaisquer desvios do diagrama podem causar operação inadequada ou quebra do equipamento.

Antes de fazer o pedido, você deve fazer uma lista de todos os dispositivos que estão incluídos no sistema de ventilação, bem como expressar seus desejos quanto à comutação dos modos de operação, ao tipo de controlador e à presença de determinados sensores.Em alguns painéis de controle, são instalados relés em vez de controladores.

Um exemplo de ShchUV pode ser uma amostra com as seguintes características técnicas:

  • não. frequência – 50Hz;
  • tensão – 380 V;
  • tensão do ventilador conectado – 220 V;
  • potência do motor – 22 kW;
  • nível de proteção – IP65;
  • dimensões – 400x800x180 mm;
  • vida útil – 10 anos.

Os modelos prontos são marcados com símbolos que contêm informações sobre a modificação e seu tamanho padrão, grau de proteção, tipo de modificação climática, especificações técnicas ou número GOST. Neste último caso, os fabricantes são guiados pelo GOST 14254 e GOST 15150.

Benefícios da instalação profissional

De acordo com as normas, instalação e manutenção sistemas de ventilação, assim como o SHUV devem ser realizados por especialistas com formação em engenharia. Eles assumem total responsabilidade pela seleção, instalação e conexão incorretas de dispositivos, bem como pela manutenção de dispositivos técnicos em condições inadequadas ou inseguras.

Para determinar corretamente o conteúdo de um painel ou gabinete, os instaladores fazem um monitoramento completo da rede de ventilação.

Então você precisa fazer o seguinte:

  • analisar a carga;
  • escolha o esquema ideal;
  • determinar os modos de operação dos dispositivos para aumentar a eficiência;
  • selecione o equipamento.

A montagem em si demora um pouco: todos os dispositivos são montados um a um em várias fileiras, os fios são cuidadosamente conectados aos blocos de terminais e colocados ao longo das linhas em feixes organizados e depois retirados.

Opção de conexão de dispositivo
Uma das opções de conexão, onde NK1 e NK2 são dispositivos de aquecimento tipo duto; M1 – ventilador trifásico; A, B, C – conexão de rede, N – neutro, PE – terra; Q – termostato de proteção contra superaquecimento; Y – termostato de proteção de ignição

Os instaladores profissionais têm experiência na instalação e operação de painéis de controle, portanto, é improvável que cometam erros na escolha do modelo e nas nuances dos dispositivos de conexão. Além disso, eles são bem versados ​​em circuitos. sistemas de ventilação de apartamentos e casas de campo e pode determinar rapidamente se há algum erro no desenho.

Se você não descobrir a tempo e conectar os dispositivos de acordo com um diagrama analfabeto - e isso também acontece - você pode criar uma situação de emergência.

A venda e distribuição de painéis e armários é realizada por diversas empresas que produzem ou comercializam equipamentos de ventilação, refrigeração e aquecimento. Por exemplo, em Moscou isso pode ser feito nas empresas “Ruklimat”, “Roven”, “AV-Avtomatika”, “Galvent”, etc.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

A aparência do SHUV montado, o que vem no “recheio”, como os dispositivos são montados e os fios são conectados, você pode conferir nos vídeos abaixo.

Opções passo a passo de montagem e instalação:

Revisão de vídeo - amostra de montagem de SHUV com aquecedor:

A automação de uma ventilação ou de qualquer outro sistema é um processo responsável e caro. Se o equipamento for selecionado ou montado incorretamente, poderá ocorrer um acidente resultando em ferimentos em pessoas, por exemplo, em uma fábrica de produtos químicos.

No mínimo, os equipamentos, também caros, irão falhar. Por estas razões, a instalação das unidades de controle desde a fase inicial até o final do projeto deve ser realizada exclusivamente por especialistas.

Por favor, escreva comentários no bloco abaixo. Compartilhe informações que possam ser úteis aos visitantes do site. Tire dúvidas, conte-nos como você instalou o painel de controle do sistema de ventilação com suas próprias mãos e poste fotos relacionadas ao tema do artigo.

Comentários dos visitantes
  1. Davidskent

    Creio que ninguém vai precisar de um painel para controlar o sistema de ventilação de uma casa, o automatismo para ligá-lo normalmente é instalado no painel comum da casa/apartamento. Mas para empreendimentos com oficinas de produção, postos de serviço, confeitarias, lavanderias, principalmente para engenheiros de segurança, as informações provavelmente são muito úteis.

    • Especialista
      Alexei Dedyulin
      Especialista

      Boa tarde, Davidskent.

      Os sistemas climáticos domésticos são controlados por dispositivos chamados “Termostato”. Ou seja, não há necessidade dos sensores habituais.

      A Honeywell anunciou recentemente o lançamento do termostato Prestige IAQ, que é compacto. As dimensões não estão indicadas, mas anexei uma foto do momento do ajuste, permitindo avaliá-las. Os modelos anteriores, escreve o fabricante, eram duas vezes maiores.

      O termostato monitora diversos parâmetros do clima ambiente, iniciando a operação de ventilação, ar condicionado e aquecimento. A tela sensível ao toque não exclui a configuração remota do gadget - ele pode ser controlado de qualquer lugar do mundo, afirma o fabricante. Aliás, ele controla o sistema de climatização da casa via wi-fi. A economia de recursos, como mostraram os testes, chega a 30%.

      Fotos anexadas:
  2. Alexandre

    Por que não há informações ou diagrama nas placas onde você possa ver o que e como esta ou aquela máquina liga ou desliga.Onde posso ver se existe documentação regulamentar que indique se tais informações devem ou não constar dos conselhos?

    Vi nos painéis elétricos que todas as informações estão lá e ficam dentro do painel - principalmente na superfície interna da porta. E tudo está claro: qual fusível, disjuntor, fios vão para onde, o que está desligado, etc.

    Existem requisitos realmente diferentes para painéis de controle de ventilação e painéis elétricos? Por favor, explique a um amador se existe uma explicação documental sobre se deve haver informação ou diagrama nas placas ou não?

    • Especialista
      Alexei Dedyulin
      Especialista

      Boa tarde, Alexandre.

      Os painéis de controle de ventilação são funcionalmente diferentes dos quadros elétricos. O objetivo deste último é a distribuição da eletricidade em grupos, que podem ser descritos visualmente e graficamente. O objetivo da unidade de controle é controlar muitos elementos interdependentes do sistema de ventilação. Para explicar claramente a complexidade do funcionamento da unidade de controle, anexei seu diagrama funcional.

      A operação do sistema de ventilação requer a participação de muitos especialistas. Para o pessoal operacional, basta um diagrama mnemônico - é demonstrado na foto da seção “Recursos do dispositivo SHCHV”. A parte elétrica do dispositivo é ocupada por eletricistas - eles recebem outro circuito. A automação é realizada por especialistas terceirizados usando esquemas próprios.

      O diagrama completo de funcionamento da unidade de controle é fornecido no passaporte.

      Fotos anexadas:
  3. Miras

    Boa tarde. Pergunta de um projetista elétrico. Em que casos é necessária a instalação de unidade de controle? Se houver apenas três exaustores em um prédio (dormitório) (2 nos chuveiros e 1 na sala elétrica), eles podem ser ligados usando o interruptor de luz (ou seja, o ventilador e a luz acendem juntos). E é possível alimentar as ventoinhas a partir do quadro de distribuição, onde também são alimentadas as tomadas?

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica