Como fazer com as próprias mãos uma chaminé numa casa privada: opções de design e sua implementação
A chaminé é uma parte essencial do sistema de aquecimento de uma casa privada.Garante o bom funcionamento do fogão ou caldeira e organiza a retirada dos produtos nocivos da combustão para fora de casa.
Tentaremos descobrir como instalar uma chaminé com as nossas próprias mãos para que as comunicações de aquecimento sejam seguras para as pessoas e para a casa.
O conteúdo do artigo:
Requisitos para o dispositivo de chaminé
A instalação de dispositivos de aquecimento está sujeita aos requisitos estabelecidos na documentação regulamentar.
A instalação de dispositivos é regulada pelas disposições SNiP 2.04.05–91 E DBN V.2.5-20-2001. Além disso, antes de elaborar um projeto, é aconselhável estudar materiais sobre sistemas de aquecimento (SNiP 41-01-2003), sobre dispositivos de geração de calor (NPB 252–98), nas condições técnicas de funcionamento de dispositivos térmicos (GOST 9817–95), sobre as normas e regulamentos para o funcionamento de condutas de fumo (VDPO).
Alguns dos requisitos dirigem-se especificamente à instalação de chaminés. O desenho da estrutura pode ser qualquer um, mas o material deve ser incombustível.
Os materiais utilizados para a construção das chaminés podem ser:
- aço;
- cerâmica;
- tijolo.
Sem exceção, todas as estruturas são pré-fabricadas e a instalação em si é fragmentária, uma vez que a chaminé passa por várias divisões (por exemplo, um quarto e um sótão).
Para que uma estrutura atenda aos requisitos de segurança contra incêndio, seus parâmetros devem ser calculados corretamente e todos os componentes devem ser dimensionados de acordo. Ao instalar os equipamentos de fábrica, você deve seguir todas as recomendações estabelecidas nas instruções, incluindo o procedimento de montagem e métodos de instalação das peças.
A documentação contém certas disposições que também precisam ser levadas em consideração, por exemplo:
- o comprimento da chaminé pode ser qualquer, mas não inferior a 5 m (a altura das condutas de ventilação não é inferior);
- a seção transversal da tubulação deve corresponder ou ultrapassar o orifício de entrada do gerador;
- cada gerador de calor requer uma chaminé separada;
- a velocidade do fluxo de ar dentro do tubo é de 15 m/s a 20 m/s;
- espessura do tubo determinado pelo material de fabricação (a norma para aço é de no mínimo 0,5 mm);
- para atividades regulares de inspeção e limpeza, as chaminés são equipadas com bolsões (nichos) de 0,25 m de profundidade;
- o número máximo de voltas da chaminé é 3;
- o raio de curvatura deve exceder o diâmetro do canal;
- a altura do tubo acima do telhado é regulada pela estrutura do telhado: em plano – 0,5 m; 0,5 acima do telhado se estiver localizado a uma distância de 1,5 m (ou menos) da cumeeira; igual ou superior ao eixo do cume se localizado a uma distância de 1,5-3 m.
A ordem de construção da estrutura está estabelecida - sempre de baixo para cima, ou seja, do gerador de calor (caldeira, forno) passando pelos pisos até a cobertura. Em estruturas pré-fabricadas, cada parte subsequente do tubo é inserida na anterior.
A temperatura de operação dos selantes utilizados na fixação das peças deve ser de no mínimo 1000º. As ligações estão equipadas com pinças no exterior, o material de fixação não deve entrar na chaminé.
A documentação regulamentar define os locais onde é permitida a instalação de chaminés.O material da parede deve ser não inflamável, mas se esta condição não for atendida (por exemplo, em um edifício com paredes de madeira), durante a instalação, para fins de proteção, devem ser utilizados tubos de tampa ou coroa.
Instruções para colocar uma chaminé de tijolos
As chaminés mais antigas conhecidas pela humanidade eram feitas de pedra e depois de tijolo, junto com os primeiros fogões. O material natural ainda é utilizado até hoje para a construção de sistemas de aquecimento em residências particulares. Vejamos as principais etapas da construção de uma chaminé de tijolos.
Características de design de um tubo de tijolo
Existem duas opções para conectar um tubo de tijolo. O primeiro, mais leve, é instalado diretamente no fogão, o segundo é construído próximo e conectado com um adaptador. O fato é que o peso de uma chaminé de tijolo com altura igual ou superior a 5 m é bastante grande e nem todo gerador de calor aguenta.
Para construir um tubo são necessários de 500 a 800 tijolos (dependendo da altura do teto e do telhado), cada um deles pesa 3,8 kg.
Em qualquer caso, uma chaminé não é apenas uma estrutura oca, mas uma estrutura complexa composta por várias partes funcionais.
Quando a chaminé passa pelo teto, forma-se uma penugem, que é um espessamento. O próximo espessamento de configuração semelhante é construído durante a transição canos através do telhado. É chamado "lontra».
A parte do tubo que vai da penugem até a lontra é a chaminé externa. Subindo acima do telhado pescoço, terminando com uma cabeça (uma alternativa ao defletor).
A principal condição de segurança é a distância do canal interno por onde passam fumaças e gases quentes até a superfície das paredes e elementos do teto. É igual a 0,25 m - este é exatamente o comprimento de um elemento de construção, um tijolo maciço vermelho.
A segunda condição diz respeito à localização da chaminé. Deve ser erguido estritamente na vertical, o erro máximo possível é de 3 graus. E a terceira condição é a estanqueidade ideal da alvenaria, na qual não deve haver furos ou fissuras.
As dimensões da chaminé dependem da potência do dispositivo de aquecimento. Normalmente escolhem uma das alvenarias tradicionais: com seção menor - “quatro” (12,5 cm x 12,5 cm), retangular - “cinco” (25,0 cm x 12,5 cm) ou grande - “seis” (25 cm x 25 cm).
A última opção é preferível para fogões russos, retangulares para lareiras. Para fogões de baixa potência, a primeira solução é adequada.
Seleção de material e preparação de solução
A chaminé do fogão está equipada com forno de tijolos. Se outra unidade for instalada, o tubo é construído após a sua instalação. Para a construção você precisará de tijolo e argamassa, além de ferramentas: espátula, fio de prumo e martelo especial para bater.
Os tijolos são pré-embebidos. Para instalar a penugem e a lontra, você precisará de pedaços de tijolos medindo ½, 1/4, 1/8, ¾.
A argamassa de cimento normal não é adequada para alvenaria, sendo necessária uma mistura de argila e areia.Isso se justifica pelas características da argila, que possui coeficiente de dilatação linear próximo aos parâmetros do tijolo. Dependendo do tipo de argila (magra ou oleosa), sua proporção em relação à areia pode variar: 1:3 ou 1:4.
A argila é pré-preparada - embebida em água e guardada por cerca de 3 dias. Antes do uso, o material deve ter consistência semelhante a creme de leite líquido e estar livre de inclusões estranhas. Requisitos especiais se aplicam à areia. A melhor opção é áspera, com grãos de 0,9 a 1,0 mm.
Argila e areia são misturadas em pequenas porções à medida que a alvenaria avança. Às vezes você precisa adicionar água. A qualidade da solução pode ser facilmente determinada pela forma como entra em contato com a espátula: a massa deve deixar marcas na superfície, mas não escorrer nem grudar em pedaços grandes. Se você tiver problemas para preparar a mistura sozinho, poderá comprar uma já pronta.
A ordem de colocação das peças principais
Se a caldeira estiver instalada ou o fogão estiver pronto, pode-se começar a construir uma chaminé de tijolos. O procedimento é tradicional: aplicar a argamassa, depois instalar o tijolo, ajustando-o em relação às partes adjacentes com as mãos e um pequeno martelo.
A posição vertical é verificada após o assentamento de cada linha com um fio de prumo. A largura da parede é de 12,5 cm O elemento de tubo reto é finalizado 4 fileiras antes da penugem - expansão no teto.
É necessário eliminar a pressão da estrutura do teto sobre a alvenaria, deixando um vão de 2 a 3 cm de largura entre o teto e a penugem.É utilizado para instalação de material isolante, por exemplo, placas de lã mineral.
Uma seção reta de tubo passa novamente pelo sótão e então uma lontra é feita. A sua fila inferior deve ser disposta quando o rebordo exterior da chaminé tiver passado pelo telhado. Nesta fase, o cimento é frequentemente utilizado para preparar a solução, que é mais forte e resistente ao desgaste que a argila.
A lontra consiste em 6 linhas, o recuo de cada linha seguinte é de 1/8 do tijolo inteiro. Os furos ao redor do tubo são isolados e cobertos com telhas de aço.
A próxima etapa é novamente reta - o pescoço, que é coroado pela cabeça.
Necessário para chaminé defletorpara que as nuvens de fumaça não voltem para a chaminé. Ao longo do perímetro da cabeça são instalados fechos para tampa - proteção contra precipitação. Os bonés são frequentemente utilizados como elemento decorativo, por isso adquirem um formato interessante e bonito.
Construção de chaminé de cerâmica
As chaminés de cerâmica pré-fabricadas tornaram-se populares devido à sua resistência, composição segura, respeito ao meio ambiente e facilidade de instalação. Eles pegaram emprestadas as melhores características técnicas dos modelos de aço e tijolo. O único aspecto negativo é o alto custo dos kits. Vejamos como é instalada uma chaminé de cerâmica em uma casa particular.
Projeto pré-fabricado
Ao contrário das chaminés de tijolo, as de cerâmica são montadas a partir de elementos pré-fabricados, colando-os com uma solução especial. Não é possível fazer você mesmo peças cerâmicas, compram-se kits prontos para construção.
Os fabricantes apresentam kits padrão a partir dos quais você pode montar chaminé para lareira, forno ou caldeira.
Além dos tubos cerâmicos, o kit inclui as seguintes peças:
- elemento de base com dreno de condensado;
- peça de ligação com tubo (ângulo 90º ou 45º);
- câmara de inspeção com porta;
- blocos leves para enquadramento externo;
- conjunto para decoração externa (no telhado);
- material isolante não inflamável para instalação;
- colar cola.
Além disso, são necessários fixadores (suportes) e materiais não inflamáveis para o revestimento: gesso, pedra natural, cerâmica ou ladrilhos de clínquer.
Regras de montagem e instalação
De acordo com as normas de instalação e funcionamento de uma chaminé cerâmica, esta não deve estar localizada a mais de 2 m do gerador de calor (quanto mais próximo melhor), o mais longe possível de paredes e tetos de materiais inflamáveis, e deve não elementos de suporte de carga cruzados.
Durante a instalação, você deve seguir estas regras:
- um pré-requisito é a construção de uma fundação revestida com retardante de fogo;
- a instalação começa na parte inferior - a base e continua sequencialmente em direção ao telhado;
- as peças são coladas com uma cola especial, que acompanha o kit;
- o diâmetro do tubo deve ser maior que o tubo de saída do gerador de calor;
- Lã mineral e gesso são utilizados para isolamento térmico;
- a junção do tubo e do telhado é protegida por um avental metálico;
- Se o telhado estiver coberto com material inflamável, é necessário equipar um supressor de faíscas.
Se a conduta da chaminé for instalada sem fixadores numa distância superior a 3,9 m, deve ser reforçada com varões de aço. Especialmente para este fim, são fornecidos furos nas partes do tubo nos cantos.
A parte superior da cabeça está equipada com um guarda-chuva para proteger da chuva, detritos e ventos fortes.
As nuances da instalação e conexão de tubos
Os elementos com os quais é montada a chaminé são feitos de cerâmica com adição de argila refratária - esta composição tolera altas temperaturas e as peças feitas a partir dela têm uma longa vida útil. Eles não podem ser usados como unidades independentes; é necessária proteção externa.
A parte inferior da chaminé - a base - está equipada com um orifício para drenagem do condensado, que se forma durante a retirada dos produtos da combustão. O líquido acumulado segue para o esgoto, que é previamente conectado.
Deve-se lembrar que a umidade da chaminé é prejudicial às bactérias da fossa séptica, por isso é melhor preparar um recipiente separado para coletar o líquido.
Os elementos são instalados uns sobre os outros de acordo com as instruções, sem alterar a ordem estabelecida pelo fabricante. A correspondência entre as dimensões da chaminé e os parâmetros da casa deve ser verificada previamente.
Como preparar e aplicar cola?
Para garantir que as partes da chaminé estejam hermeticamente conectadas, é utilizada uma cola especial resistente a ácidos.É uma mistura espessa preparada manualmente a partir de pó seco e água na proporção de 7:1, de preferência em temperatura ambiente.
No início, a solução parece estranhamente seca, mas após cerca de 7 a 8 minutos ela adquire a aparência pastosa desejada.
Uma das nuances da aplicação da cola é umedecer previamente a superfície cerâmica. É impossível poupar a massa adesiva - só as costuras hermeticamente preenchidas garantem o pleno funcionamento da chaminé.
Os restos de cola devem ser removidos: por dentro - para evitar o acúmulo de fuligem, por fora - para fins estéticos.
Se posteriormente desejar disfarçar o tubo com uma divisória decorativa, o orifício de inspeção técnica deverá estar acessível.
Construção de chaminé sanduíche metálica
As chaminés de aço são populares tanto na construção industrial quanto no paisagismo do setor privado. A sua instalação lembra a montagem de uma estrutura cerâmica e, portanto, é mais fácil do que construir um tubo de tijolo. Vejamos mais de perto como fazer corretamente uma chaminé de metal, evitando erros.
Materiais para instalação de estrutura metálica
Uma chaminé sanduíche é um sistema selado de tubos e adaptadores que vão de um gerador de calor ao espaço do telhado. Pode passar por dentro do prédio (interno) e por fora, ao longo da parede (externo).
O material de isolamento térmico não inflamável tem espessuras diferentes - em média de 2,5 cm a 10 cm.Os fabricantes costumam usar um dos melhores materiais - lã de basalto densa (a partir de 200 kg/m³).
Para montar uma chaminé, você precisará conectar várias peças de vários formatos, usando o método de conexão de pontas cônicas e soquetes. Simplificando, um elemento é inserido em outro. Do lado de fora, as juntas são reforçadas com grampos suspensos, que são bem apertados após a instalação.
Ao instalar uma chaminé de aço dentro de um edifício, os furos nos tetos e no telhado são muito menores em diâmetro do que nos análogos de tijolo ou cerâmica.
Diagramas de instalação de chaminé sanduíche
Consideremos dois esquemas de instalação de uma chaminé sanduíche: com disposição interna, que exige a organização de furos no telhado e teto, e com instalação externa, que é feita pelo exterior e instalada paralelamente à parede da casa.
O esquema de instalação interna é frequentemente utilizado em balneários, pois um tubo de aço pode aquecer simultaneamente pedras e um tanque de água. Se o balneário não for instalado separadamente, mas sim uma extensão da casa, esta é a opção mais adequada e eficaz.
As desvantagens do sistema interno são a necessidade de fazer furos no teto e no telhado, além da redução do espaço útil.
Para instalar um sistema externo, basta fazer um furo na parede e garantir que os tubos sejam posicionados verticalmente por meio de suportes. Levar os canos para fora reduz o risco de envenenamento por resíduos de combustão. A desvantagem é o fornecimento de proteção adicional contra a influência do ambiente externo.
Procedimento de instalação:
- conectar um adaptador à caldeira (ou outra fonte de calor);
- perfuração na parede (tamanho médio - 40 cm x 40 cm), estofamento com material resistente ao fogo;
- instalação de bloco de passagem com isolamento térmico na parede;
- instalação de um trecho horizontal de tubo da caldeira (forno) até o furo na parede;
- disposição da unidade de suporte pelo lado de fora (plataformas em suportes);
- instalação de tubo vertical;
- fixação na parte superior do cone e cabeça.
Na montagem é necessário contar com a documentação técnica elaborada durante o processo de elaboração do projeto.
Dicas para instalar um tubo interno
Ao escolher um modelo interno, é preciso lembrar algumas nuances tecnológicas. Por exemplo, é importante instalar uma válvula na área de transição da caldeira para que o calor possa ser retido.
É proibida a união de dois elementos adjacentes na zona de transição. A localização das vigas e vigas do sótão deve ser levada em consideração: quanto mais longe estiverem da chaminé, melhor. Leia mais sobre a automontagem de uma chaminé sanduíche neste material.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Para imaginar como ocorre o processo de instalação de chaminés de vários tipos, oferecemos vídeos úteis e informativos filmados por artesãos qualificados.
Chaminé de tijolo faça você mesmo:
Passos de instalação de uma chaminé cerâmica da marca TONA:
Dicas para instalar uma chaminé sanduíche:
A construção de uma chaminé para caldeira a gás, fogão ou lareira é uma tarefa de responsabilidade que requer autorização especial, desenho e qualificação profissional. Se não está confiante nas suas capacidades, confie a instalação do tubo a especialistas que realizarão a obra tendo em conta todas as normas e requisitos.
Se você já construiu uma chaminé ou é especialista no assunto, compartilhe sua experiência e conhecimento com nossos leitores. Conte-nos sobre as nuances da construção de uma chaminé no bloco abaixo.
No ano passado decidimos que iríamos para a dacha no inverno. Não há aquecimento lá. Então tive que aprender a profissão de fabricante de fogões - eu mesmo montei o fogão e construí a chaminé. O fogão ficou muito bom, mas na hora de arrumar a chaminé não levei em consideração que era necessário um defletor - havia muita fumaça. Que bom que experimentei o fogão no outono e consegui terminá-lo antes do inverno. Agora posso fazer o mesmo pelos meus vizinhos.
Fazer você mesmo uma chaminé não é uma tarefa tão simples como parecia antes. No mínimo, deve haver algumas pessoas dispostas a ajudar. Quando fiz a chaminé, convidei todos os meus amigos. Resolvi fazer de sanduíche, o mais importante é que no inverno praticamente não congela. E precisará ser coberto com tijolos. Não farei mais esse tipo de trabalho sozinho, vou convidar especialistas.