Qual tubo escolher para chaminé: diretrizes e regras regulatórias
A instalação de um recuperador de calor ou lareira envolve a instalação de um sistema de evacuação de fumos.Nesta matéria, não basta escolher os tubos adequados para a chaminé, é também necessário cumprir muitas normas de construção e segurança contra incêndios. Caso contrário, a operação do equipamento de aquecimento será ineficaz e insegura.
Erros cometidos na instalação de uma chaminé não só reduzem a eficiência do forno, mas também podem levar à tragédia. Nosso material discutirá como evitar os erros mais comuns durante a instalação. Além disso, iremos ensinar-lhe como escolher os tubos de chaminé adequados.
O conteúdo do artigo:
Requisitos regulamentares para instalação de chaminés
A principal e única finalidade da chaminé é a evacuação dos gases residuais da caldeira de aquecimento para a atmosfera exterior ao edifício onde está instalado o recuperador de calor, caldeira ou lareira. Além disso, a eficiência dos equipamentos geradores de calor depende diretamente da sua correta instalação.
Você pode instalar uma caldeira com excelente rendimento em sua casa, mas comete erros na hora de instalação de tubo de chaminé. O resultado é o consumo excessivo de combustível e a falta de temperaturas confortáveis do ar nos quartos. A chaminé deve ter secção, localização, configuração e altura corretas.
Se a casa tiver duas caldeiras ou um recuperador de calor e uma lareira em divisões diferentes, é preferível fazer exaustores de fumos separados para cada uma delas. A opção com uma chaminé é permitida pelos SNiPs, mas somente um fabricante profissional de fogões pode calculá-la corretamente.
O diâmetro da chaminé é selecionado em função do equipamento de aquecimento utilizado. Na instalação da caldeira já está especificado pelo fabricante o tubo de saída.É proibido conectar tubos de seção transversal menor e simplesmente não há necessidade de uma seção transversal maior. No segundo caso, para aumentar a tração, será necessário instalar uma caixa de câmbio, que custa muito dinheiro.
No caso de lareira ou russo forno de tijolos tudo é um pouco mais complicado. Aqui você terá que fazer cálculos de engenharia levando em consideração o combustível utilizado e o tamanho da fornalha. É muito mais fácil pegar um já pronto projeto de forno de tijolos, testado pelo tempo. Felizmente, existem muitas opções com uma ordem de alvenaria claramente verificada.
Quanto mais alta e comprida for a chaminé, mais forte será a tiragem. No entanto, isso pode levar ao superaquecimento e à destruição de suas paredes. Além disso, um forte aumento da tiragem é um pré-requisito para a ocorrência de turbulência na chaminé, que é acompanhada por zumbidos e ruídos de baixa frequência.
Se o cano estiver muito baixo, a crista pode se transformar em um obstáculo intransponível à fumaça que sai dele. Como resultado, ocorrerá um efeito de tiragem reversa com os gases de combustão voltando para a fornalha. Como normalizar isso será discutido em este material.
Durante a operação normal da chaminé, o fluxo horizontal do vento, fluindo ao redor da seção do tubo acima do telhado, vira para cima. Como resultado, forma-se ar rarefeito acima dele, que literalmente “suga” a fumaça do escapamento. No entanto, esse processo pode ser dificultado pela cumeeira de um telhado inclinado e até mesmo por uma árvore alta próxima à casa.
Normas para instalação de sistema de exaustão de fumaça
Os códigos de construção exigem que a chaminé seja construída da seguinte forma:
- O seu comprimento desde a grelha até ao ponto superior deve ser de 5 metros (exceção só é possível para edifícios sem sótão e apenas em condições de tiragem forçada estável).
- A altura ideal, levando em consideração todas as curvas possíveis, é de 5–6 m.
- A distância da chaminé metálica às estruturas feitas de materiais de construção combustíveis deve ser de pelo menos um metro.
- A saída horizontal imediatamente atrás da caldeira não deve ultrapassar 1 m.
- Ao passar por telhados, paredes e tetos dentro da casa, deve-se construir um canal com materiais incombustíveis.
- Para conectar elementos metálicos de tubos, só deve ser utilizado vedante resistente ao calor com uma temperatura operacional de 1000 °C.
- A chaminé deve subir pelo menos 50 cm acima do telhado plano.
- Se uma chaminé sem tijolo for construída acima do nível do telhado em 1,5 metros ou mais, ela deverá ser reforçada com suportes e suportes.
Quaisquer inclinações e seções horizontais reduzem inevitavelmente a tiragem no tubo da chaminé. Se não for possível torná-lo reto, é melhor fazer curvas e deslocamentos a partir de vários segmentos inclinados em um ângulo total de até 45 graus.
Ao instalar poços de ventilação e chaminés paralelamente em uma estrutura acima do telhado, em nenhum caso devem ser cobertos com uma tampa comum. A saída do recuperador deve ser elevada acima do tubo de ventilação, caso contrário a tiragem diminuirá e os fumos começarão a ser sugados de volta para dentro da casa. O mesmo se aplica a exaustores e chaminés separados, mas adjacentes.
Seleção do material do tubo da chaminé
A colocação de uma chaminé em um edifício residencial privado pode ser feita de várias maneiras:
- Com passagem pelo sótão e telhado.
- Com saída para além das paredes externas e exclusivamente para o interior do edifício.
- Com passagem apenas pela cobertura, contornando os tetos entre pisos.
- Com apoio diretamente na caldeira ou fogão ou com fixação nas paredes.
- Com linha central vertical deslocada e design estritamente reto.
A escolha da configuração final depende da disposição das salas, da localização da unidade de aquecimento, bem como das características individuais de design e arquitetura da casa. Em cada caso, é recomendável selecionar a sua própria opção de chaminé.
Resta saber qual tubo escolher para a chaminé e qual o material mais adequado para isso.
Você pode fazer uma chaminé de:
- tijolos;
- tubos de ferro ou amianto;
- cerâmica;
- concreto;
- vidro resistente ao calor.
Sua seção transversal pode ser redonda, quadrada ou retangular. Além disso, o primeiro deles é o mais ideal. De todos os materiais, ao instalá-lo você mesmo, apenas o vidro resistente ao calor pode causar problemas. A sua instalação exigirá a instalação de uma estrutura de suporte especial, que só poderá ser montada com competência e garantia por um especialista.
Opção nº 1 – tijolo tradicional
Chaminés de tijolos cozidos são feitas há séculos. Esses são projetos tradicionais e bem estudados para remoção de gases de combustão por fabricantes profissionais de fogões.Mas têm de ser feitas em simultâneo com a construção da habitação, para alvenarias pesadas é necessário lançar uma fundação separada.
Entre as vantagens de um tubo de tijolo estão alta segurança contra incêndio, aparência atraente, design bem estudado e transferência adicional de calor da alvenaria. E entre as desvantagens estão o alto custo da obra, o grande peso e a necessidade de fundação, além da forte rugosidade das paredes.
Em geral, a alvenaria é uma opção confiável e eficaz para organizar uma chaminé. E as desvantagens existentes podem ser facilmente contornadas simplesmente instalando um tubo de aço inoxidável dentro do eixo. O revestimento de aço evita o entupimento com fuligem e assume parte da carga térmica, protegendo assim o tijolo e prolongando sua vida útil.
Os dutos de chaminé feitos de tijolo são construídos principalmente com combustível sólido. Eles são dispostos montados, ou seja, instalado no teto do recuperador, radical em forma de saída vertical construída separadamente, e na parede - localizado no interior da parede de suporte.
Ao utilizar um revestimento metálico de secção redonda inserido no interior de uma chaminé de tijolo, pode servir como exaustor de fumos para aquecimento a gás e unidades de cozedura.
Opção nº 2 – aço galvanizado e inoxidável
O aço galvanizado e o aço inoxidável são resistentes à corrosão e ao ambiente agressivo formado quando o condensado e os gases do forno se combinam.Eles são leves e não requerem fundação adicional; fixadores confiáveis na parede serão suficientes para a instalação.
Você pode encontrar tubos de aço para chaminés à venda:
- Parede simples - sem material de isolamento térmico.
- Parede dupla - sanduíches com isolamento entre paredes de aço.
Ao instalar uma chaminé de aço fora da fachada, ela deve ser isolada, caso contrário, a perda de calor e a condensação abundante anularão todas as vantagens desta opção. O isolamento térmico é utilizado em trechos da chaminé que se estendem além do telhado e passam por um sótão sem aquecimento.
Em termos de custo dos componentes, uma chaminé de aço inoxidável ou galvanizado será mais barata que as de tijolo e cerâmica.
A conduta da chaminé é montada a partir de:
- capa de chuva;
- camisetas;
- joelhos;
- inserções com escotilhas de inspeção;
- tubos retos;
- coletores de condensado.
Tudo isso só precisa ser montado inserindo uma seção na outra e revestindo as juntas com selante resistente ao calor. Essas chaminés são adequadas para quase todos os tipos de fornalhas e combustíveis. O aço galvanizado e o aço inoxidável podem suportar facilmente altas temperaturas e fuligem por décadas.
A superfície lisa das paredes de aço otimiza a remoção dos produtos da combustão e elimina o acúmulo de fuligem. As chaminés feitas de tubos de aço são adequadas para fogões a gás, líquidos e combustíveis sólidos. Os módulos metálicos são utilizados para construir uma chaminé total ou parcialmente, ligando-a a um canal de tijolo ou instalando-a em forma de forro.
Opção #3 – cimento de amianto barato
Tubos feitos de amianto natural com cimento como material de ligação começaram a ser amplamente utilizados em nosso país durante a era soviética. Eles eram baratos, duráveis e produzidos em grandes quantidades. Eles foram usados principalmente na agricultura para recuperação de terras.
Inicialmente, os tubos de cimento-amianto não se destinavam à instalação de chaminés. Eles são muito frágeis para isso e não toleram altas temperaturas. No entanto, a questão do preço, em muitos casos, desempenha um papel importante. Se você tiver material barato em mãos, definitivamente deveria usá-lo, nivelando as áreas problemáticas de uma forma ou de outra.
Os tubos de amianto têm outro problema - a rugosidade das paredes por dentro. Gradualmente, a fuligem se acumula sobre eles, que pode pegar fogo e simplesmente explodir. Além disso, com a constante formação de condensado em seu interior a partir de uma mistura de vapores e óxidos de combustão, o cimento-amianto começa a entrar em colapso.
Este material é barato, mas utilizá-lo para arranjar chaminés apresenta grande risco. Esses tubos devem ser limpos com mais frequência. Porém, é impossível fazer furo de inspeção neles, deverá ser feito na área que vai do forno ao cimento-amianto.
Os dutos de fumaça feitos de tubos de cimento-amianto são feitos principalmente na versão montada. A prioridade é o design mais simples do dispositivo e a disposição vertical de todos os elementos. Caso seja necessário realizar um declive, são utilizados tubos de materiais não inflamáveis.
Opção #4 – cerâmica exótica e concreto
As chaminés de cerâmica distinguem-se pela sua durabilidade inigualável e elevado preço. Eles não têm medo de superaquecimento, agressividade da fuligem e corrosão. Esses tubos têm paredes muito lisas, por isso a fuligem nem permanece neles.
Durante a instalação chaminés de cerâmica montados da mesma forma que os de aço. Somente ao redor deles ainda está sendo formada uma caixa de concreto de argila expandida.Esses tubos praticamente não aquecem. Mesmo aquela pequena parte do calor emitido pela cerâmica inerte é absorvida pelas paredes de concreto de argila expandida. Um incêndio em uma casa devido à queima de uma chaminé é um absurdo.
Uma estrutura de chaminé feita de cerâmica e concreto de argila expandida pesa muito menos do que uma alvenaria para finalidade semelhante. Mas mesmo neste caso, você terá que fazer uma pequena base separada para isso.
Uma base monolítica ainda mais maciça terá que ser feita para uma chaminé de concreto. Essa opção de remoção de fumaça raramente é utilizada justamente pela complexidade e trabalhosa construção da estrutura. Será necessário instalar a fôrma e aguardar o endurecimento da solução de concreto.
Erros típicos de iniciantes e autodidatas
Em primeiro lugar entre os erros está a altura incorreta do tubo da chaminé.Uma opção muito alta cria tiragem excessiva, o que aumenta a probabilidade de tombar e puxar a fumaça de volta para a fornalha e para o ambiente com o fogão. 5–6 metros são considerados ideais, mas muito aqui depende do tamanho da câmara de combustão e da configuração da chaminé.
A chaminé não deve ser resfriada ou superaquecida como resultado da combustão intensiva de combustível na fornalha. Tudo deve ser feito com moderação, caso contrário o cano pode rachar. Para facilitar a identificação dessas fissuras, deve-se caiar o trecho da chaminé do sótão. Todas as “gotas” de fuligem ficarão visíveis em um fundo branco.
Muitas vezes, ao instalar uma chaminé de aço, os iniciantes esquecem de garantir a drenagem da condensação. Para fazer isso, você precisa fazer uma coleta especial e inserir escotilhas de inspeção no tubo. Erros também são cometidos na escolha do tipo de aço.
Durante a combustão normal de madeira, gás ou carvão numa lareira ou caldeira de aquecimento a chaminé aquece até 500–600 °C. Porém, a temperatura da fumaça, mesmo que por pouco tempo, pode subir até 1000°C. Além disso, a poucos metros da fornalha, eles esfriam a 200–300 graus e não representam uma ameaça para o tubo.
Mas a seção inicial do medidor da caldeira consegue aquecer muito. O aço deve ser resistente ao calor e capaz de suportar essas cargas. E o isolamento de um tubo de aço deve ser feito a apenas alguns metros da fornalha para evitar o superaquecimento deste segmento da chaminé.
Ao colocar tijolos por um artesão inexperiente, muitas vezes é permitido o deslocamento vertical de suas fileiras umas em relação às outras. Na construção de paredes isso é permitido, mas no caso de uma chaminé é absolutamente inaceitável. Isso reduz muito a eficiência do duto da chaminé, pois nele começam a se formar turbulências no fluxo e depósitos de fuligem nas paredes, o que exigirá limpeza com o tempo. Você pode ler como fazer isso corretamente em este material.
A fundação sob uma chaminé de tijolo deve ser extremamente confiável, caso contrário o tubo pode ser puxado para o lado com posterior destruição parcial ou total. E se a remoção de fumaça for feita para uma caldeira a gás, então é melhor excluir o tijolo. Ele se decompõe rapidamente sob a influência do ambiente alcalino formado durante a combustão do gás natural.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Quais erros são cometidos com mais frequência ao instalar fogões e chaminés para eles:
Como colocar tubos de chaminé de tijolo:
Como fazer uma chaminé de aço inoxidável:
Tubos de chaminé confiáveis podem ser feitos de vários materiais de construção. A escolha de opções é bastante extensa. A maneira mais fácil de fazer uma chaminé é com aço e mais barata com tijolo.
Mas se você precisa do sistema mais durável e seguro para remoção de fumaça de fogão, então o líder indiscutível é a cerâmica. É caro, mas durará décadas. O principal ao instalar todas as opções é cumprir os regulamentos de construção e incêndio.
Depois de estudar o material, ainda há alguns pontos pouco claros que você gostaria de descobrir? Por favor, deixe seus comentários no final do artigo. Aqui você também tem a oportunidade de fornecer fatos interessantes sobre o tema do artigo ou compartilhar sua própria experiência com os visitantes do site.
Uma chaminé de tijolo já é coisa do passado. Eu realmente não entendo por que ainda é popular e as pessoas jogam. Talvez por causa do baixo custo. Mas as chaminés modernas são muito mais convenientes e duráveis. Além disso, pode ser exibido em qualquer ângulo. Instalei um tubo de aço inoxidável na dacha - leve, flexível, dúctil, fácil de montar. Não requer estruturas adicionais. E parece legal.
Recentemente construí um fogão para uma casa de banho. Usei aço galvanizado para a chaminé. Eu mesmo fiz o cachimbo, prendendo as pontas da folha com uma trava de costura comum. Então pintei o tubo resultante com tinta metálica. Aproximei-o da borda do telhado, de forma que houvesse 1,5 m entre a cumeeira e a chaminé, a altura foi determinada para estar no nível do ponto máximo da altura do telhado. Nossos invernos são sempre com neve e assim haverá menos neve e água entrando na tubulação. Bem, claro, não me esqueci da tampa da chaminé. A chaminé ficou melhor do que se tivesse sido comprada em loja ou feita de tijolo.
Há muito tempo que planeio instalar uma lareira na minha casa, pensei que seria fácil de instalar. Depois de ler essas informações, percebi que existem muitas armadilhas e é preciso abordar o assunto com a maior seriedade. É necessário fazer cálculos de engenharia e adquirir exatamente o material certo. Lendo você, desenvolvo e aprendo muitas coisas novas para mim, é tudo uma floresta escura para mim. Gostaria de saber: quais são os cálculos exatos para instalar uma lareira em uma casa 2x4?
Desculpe, é necessário esclarecimento. Uma casa 2x4? Entretanto, aguardamos uma resposta sua, quero dizer que em geral não há nada complicado na construção de lareiras. A única coisa é que se você escolher um pedido pela Internet, é melhor mostrá-lo a um artesão experiente para verificação. Encontrei ordens muito estranhas sobre recursos aparentemente autorizados sem observar a alternância de costuras, por exemplo.
E um hack para a vida pessoal - você pode pegar um conjunto de Lego do seu filho com peças grandes e, logo antes da construção, montá-lo para fazer um modelo da futura lareira para verificar tudo novamente. Embora, em princípio, se você adquirir pelo menos um pouco de conhecimento, poderá construir uma lareira sem esses modelos.
No início do enredo diz-se que uma chaminé de tijolo é cara, e no final que uma chaminé pode ser feita “de tijolo mais barata”. Onde está a verdade?
Olá. Na verdade, o autor começou a falar. Aparentemente no início do artigo ele se referia ao material + custo da obra + manga, mas no final do artigo esqueceu que nem todos somos mestres fabricantes de fogões e poderemos equipar tudo isso com um mínimo de custos :)
É necessária a instalação de válvula no tubo metálico da chaminé? Um fogão de metal com fogão (não conheço a marca - foi um presente), um fogão de aquecimento, uma casa de toras. A altura do fogão é de 52 cm, vou fazer um suporte com 35 cm de altura, a casa tem 4 por 5 metros, o teto tem aproximadamente 2,3 metros.
Ficaria muito grato por um comentário ou um link para um especialista competente. Eu nunca tive contato com isso, mas minha cabeça parece estar “fervendo”. Obrigado.
p.s. Aliás, o artigo é muito útil!
Olá.É necessário um amortecedor, pelo menos para regular a intensidade da combustão do combustível e evitar a entrada de ar quente no tubo do fogão após o aquecimento.
Por favor, conte-me sobre o tubo de alumínio, como ele se comportará em uma caldeira de longa duração?
O ponto de fusão do alumínio é de 660 graus Celsius, além do alumínio ser um material bastante ativo. Sob a influência da temperatura, água, carbono e gases de combustão, será intensamente destruído.