Tipos de fogões de tijolo para uso doméstico: tipos de unidades por finalidade e características de design
Um fogão a lenha numa casa de campo ou num chalé pode ser uma aquisição mais do que útil.É completamente autônomo de redes externas. Onde a electricidade é frequentemente cortada e o fornecimento centralizado de gás ainda não é implementado, as pessoas cozinham com lenha e aquecem a casa com ela.
Se decidir dotar a sua casa de um aparelho tão útil, não custa nada estudar os tipos de fogões de tijolo para a sua casa para escolher a opção mais cómoda, eficiente e prática.
Oferecemos-lhe a compreensão do design tradicional do forno, o design e as características operacionais das várias unidades de aquecimento e cozedura, bem como a aprendizagem dos métodos e especificidades da disposição de um sistema de circulação de fumos.
O conteúdo do artigo:
Componentes estruturais de fornos
Qualquer forno de tijolos consiste nos elementos principais:
- fundação - a base sobre a qual repousa uma unidade de tijolo, pesando várias toneladas;
- matriz - parte do fogão, incluindo câmaras de cocção e combustão, sistema de canais de fumaça - circuitos de fumaça, cinzeiro com grelha;
- chaminé - um cano de chaminé que se eleva acima da massa do fogão.
A fundação para uma estrutura tão volumosa e pesada é organizada separadamente da fundação principal da casa.
Se houver uma faixa ou base de coluna sob o edifício, é necessário garantir que ela não entre em contato com a fundação do recuperador. Isso evitará a ocorrência de deformações decorrentes de uma carga distribuída de forma desigual, pois sob uma unidade de tijolo será muito maior.
Fundações monolíticas em casas particulares, especialmente as pequenas, são raras. Se houver, o recuperador pode ser instalado diretamente sobre ele. É melhor incluir antecipadamente a construção de tal objeto no projeto geral. Quando a casa já estiver pronta, o surgimento dessa carga adicional deverá ser coordenado com um engenheiro experiente.
A base do forno separa a câmara de combustão ou gás da fundação. São várias fiadas de alvenaria maciça, que aquecem e libertam parte do calor para a divisão, além de protegerem a base do sobreaquecimento.
Acima da base eles fazem o que é chamado de fornalha. Abaixo, sob a câmara de combustão, há uma pequena cavidade - um cinzeiro. Acima está a própria fornalha, na qual o combustível queima. O soprador e a fornalha são separados por uma grade de ferro fundido durável.
A lenha é colocada diretamente nesta grelha. Através do soprador e da grelha, o ar necessário à combustão entra no combustível. Ao mesmo tempo, é criada a tiragem necessária para a retirada dos gases de combustão pelo sistema de chaminé. Mas seu design depende do tipo de forno de tijolos escolhido para a casa.
O aparelho também pode ser complementado com elementos como placa e forno. Existem opções de fogões com câmaras de secagem e até com camas quentes. Compreender os princípios de concepção e funcionamento de tal estrutura irá ajudá-lo a escolher o tipo certo de recuperador, bem como a resolver questões relacionadas com a sua construção.
Vários propósitos funcionais
Primeiro você precisa decidir sobre as funções que o dispositivo executará.
Isto poderia ser um fogão:
- apenas para cozinhar;
- exclusivamente para aquecimento da casa;
- para executar ambas as funções, ou seja, opção combinada.
Forno de cozinha Na maioria das vezes eles são instalados em pequenas cozinhas independentes. O calor da queima de lenha é suficiente não só para cozinhar, mas também para aquecer esse ambiente.
Portanto, o dispositivo é colocado próximo a duas paredes externas para que o excesso de energia térmica se mova para fora. Neste caso, a chaminé é estritamente vertical e de pequenas dimensões.
Fogão de aquecimento. O projeto prevê a máxima retenção de energia térmica dentro da casa. Tal dispositivo não possui fogão nem forno, mas o conjunto do forno está equipado com um amplo sistema de circulação de fumaça.
É necessária uma chaminé volumosa para que os produtos da combustão não saiam muito rapidamente da casa e tenham tempo de aquecer a alvenaria, que depois liberta calor para o ar do interior. Esse fogão é colocado o mais próximo possível do centro da casa, para que os cômodos individuais sejam aquecidos uniformemente.
Informações detalhadas sobre a instalação de aquecimento por recuperador de calor em uma casa particular são apresentadas em Este artigo.
Forno combinado. Para a sua instalação utiliza-se uma placa e uma chaminé ramificada.Colocam-no na cozinha, mas não perto das paredes externas, mas próximo às internas. A chaminé também é, se possível, deslocada para as salas de estar para lhes fornecer calor suficiente.
Tipos de aquecimento e fogões
História fogão a lenha remonta a séculos, senão milênios. Em diversos países, os melhores modelos têm recebido distribuição merecida.
Esses designs ainda são usados hoje, tanto em sua forma clássica quanto com alguns acréscimos.
Fogão russo: complexo e eficaz
O tradicional fogão russo é um aparelho grande e versátil. Embora não haja fogão de ferro fundido, você pode cozinhar alimentos nele. O corpo maciço aquece perfeitamente o quarto e na parte superior há uma cama quentinha.
A longa fornalha é dividida em duas zonas: a padaria, localizada na parte frontal, e a fornalha, onde é queimada a lenha. Este forno funciona em dois modos. Primeiro, é aquecido por algum tempo. Durante este período, o aparelho acumula calor. Depois disso, o fogão aquecido brilha por cerca de um dia, liberando lentamente energia térmica.
Durante este período, na padaria poderá preparar vários pratos com aquele sabor único que nenhum outro aparelho de cozedura lhes consegue dar. As características do fogão russo são determinadas pela natureza especial do movimento dos fluxos de ar dentro do dispositivo.
Na frente da câmara de combustível existe uma chamada curva, a área acima dela é chamada de overpipe, e ainda mais alto há um topo cônico - hailo.
Graças a este dispositivo, forma-se uma zona de recuperação na câmara de combustão, onde a fumaça que sai da fornalha aquece o fluxo de ar fresco que se aproxima. Nesse caso, os fluxos não se misturam, o oxigênio entra por completo no forno.
A disposição da câmara de combustível também é incomum. O fundo da fornalha é irregular e está inclinado em relação à câmara de cozimento. O arco superior também não é horizontal, é mais alto atrás, desce mais próximo da boca e termina em soleira.
Entre a base Fogão russo e sua câmara de combustível é transformada em uma longa cavidade chamada câmara. Aqui está sempre quente, muitas vezes é usado para guardar lenha. Nessas condições, o combustível seca bem, queima mais rápido e transfere melhor o calor.
Em nosso site existe um bloco de artigos dedicados à construção independente de diferentes modelos de fogões russos, recomendamos que você leia:
- Fogão russo com fogão: tecnologia para colocar um fogão russo com diagramas e pedidos detalhados
- Mini fogão russo DIY: especificações e procedimentos para construir um fogão compacto
- Fogões russos faça você mesmo com bancada: manuais de construção com diagramas e procedimentos
“Holandês” - uma unidade de aquecimento simples
O fogão holandês foi originalmente criado para aquecimento. Difere do tradicional russo por um design mais simples e facilmente modernizável.O desenho e as dimensões podem variar dependendo da situação, por exemplo, do tamanho da casa.
Na parte inferior existe uma câmara de combustão, na parte superior uma extensa rede de circuitos de fumos, incluindo vários canais verticais ligados entre si por jumpers horizontais. Como resultado, o caminho ao longo do qual a fumaça viaja é alongado e o calor permanece na casa.
Nas versões modernas, o “Holandês” também é complementado com uma placa, mas inicialmente a lareira foi instalada separadamente para estes fins.
Os fabricantes de fogões inexperientes são aconselhados a começar a praticar neste tipo de fogão, pois é muito difícil danificá-lo.
Forno sueco: uma opção de combinação interessante
Outra opção interessante para um mestre novato é um fogão sueco. Seu design foi desenvolvido por cientistas suecos não faz muito tempo, em meados do século XVIII. Eles tomaram como base o holandês e o melhoraram bastante.
A parte inferior desse fogão é mais larga, na parte inferior, além da câmara de combustão, há um forno instalado lateralmente. Com isso, o primeiro calor da combustão do combustível não escapa pelo duto da chaminé, mas funciona para aquecer o forno. Se você abri-lo, o calor aquecerá o chão e aumentará.
A fornalha em si é uma versão de um sino simplificado, onde ocorre tanto a combustão primária do combustível quanto a combustão química secundária. Na parte superior da estrutura é feito um nicho, que tradicionalmente era utilizado para secar roupas que molhavam durante o dia.
Um forno instalado na lateral da fornalha acumula rapidamente o calor primário. O armário acima do fogão servia para guardar os alimentos preparados à noite, que pela manhã permaneciam quentes e eram rapidamente reaquecidos no forno.
O sistema vertical de canais de circulação de fumaça aquece bem a casa, mas quando a fornalha está aberta o calor evapora rapidamente, bastando lembrar de cobri-la após a queima.
Este fogão é aquecido duas vezes ao dia. A eficiência do fogão “sueco” é quase tão alta quanto a do fogão russo, mas dobrá-lo é mais fácil, mais barato e ocupa menos espaço. Mas a alta eficiência é alcançada por meio de cálculos precisos, portanto, durante o assentamento deverá observar rigorosamente as dimensões e proporções.
Opções de circulação de fumaça para fogões de tijolos
A eficiência de um fogão a lenha depende muito do tipo de chaminé. O movimento devidamente organizado dos gases de combustão permite reter o calor e remover eficazmente os produtos da combustão do combustível, sem colocar em risco a saúde dos ocupantes da casa.
Este desenho poderia ser:
- com canais horizontais;
- com canais verticais;
- combinado.
Com base na direção do movimento dos gases de combustão, os fogões com circulação de fumaça são divididos em fluxo direto e contrafluxo. Na segunda opção, a fumaça, antes de sair pela chaminé, dá várias voltas dentro de uma das câmaras de fumaça.Neste momento ele está se movendo em duas direções diferentes.
Sistema com canais horizontais usado com pouca frequência. Aquece o forno de forma mais uniforme, mas para cada nível horizontal terá que fazer uma porta de limpeza. Uma modificação dessa chaminé pode ser uma opção com bolsos. Essas cavidades retêm a fumaça por algum tempo e aumentam a eficiência do fogão.
Canal vertical. O princípio de funcionamento de tal chaminé foi descrito acima como uma característica de um fogão “holandês”. Nesse sistema, menos fuligem se acumula e é mais fácil de limpar.
Mas aqui a resistência ao movimento do fluxo de fumo aumenta, por isso é necessário fazer uma chaminé suficientemente longa para garantir a tiragem normal. Na versão vertical, o primeiro canal aquece mais que os demais.
Esta diferença de temperatura pode causar danos à alvenaria. Para melhorar a situação, você pode organizar uma opção de fluxo cruzado, em que o canal do meio é muito mais largo que os externos. A seção transversal aqui será maior, isso diminuirá a velocidade do fluxo e tornará o aquecimento mais uniforme.
Forno de sino - uma alternativa a um desenho com circulações de fumos verticais e horizontais. Em vez de canais, existe uma ampla cavidade onde a fumaça se acumula e, após o resfriamento, desce e sai pela chaminé. Mesmo após a combustão completa do combustível, os gases do sino continuam a emitir calor.
Ao contrário de um sistema vertical de circulação de fumos, não existe o perigo de os gases se expelirem rapidamente e o recuperador arrefecer. As dimensões e configuração da tampa podem variar.
Ao projetar um fogão, você pode combinar exaustores com elementos de chaminé verticais para obter um design eficaz e aumentar a eficiência.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Fogão russo tradicional:
Fogão de aquecimento - “Sueco”:
Pequeno “holandês”:
Os fogões de tijolo são muito diversos, você sempre pode escolher ou projetar uma opção adequada a condições específicas. O requisito comum para todos os modelos é o cálculo preciso, o uso de materiais de qualidade e a operação adequada.
Tem algo a acrescentar ou tem dúvidas sobre como escolher um fogão de tijolos para sua casa? Você pode deixar comentários na publicação, participar de discussões e compartilhar sua própria experiência no uso do aquecimento por fogão. O formulário de contato está localizado no bloco inferior.
Há uma holandesa em nossa casa. Com os preços do gás cada vez mais altos, esta é uma boa opção. Nossos serviços públicos costumavam consumir metade do nosso orçamento familiar. Já vimos que é muito mais econômico. Mas não decoramos com azulejos. Pintado com tinta simples de dispersão aquosa. Ao aquecer o fogão, não surge nenhum cheiro e mesmo os desníveis da superfície não são tão perceptíveis à vista.
Há muito que desejo, e talvez até sonho, fazer um verdadeiro fogão russo com banco na dacha, onde você possa relaxar, quase como Ilya Muromets. A única coisa que me impede é o preço decente da alvenaria. E provavelmente também não é possível fazer isso sozinho. E eu não vejo nenhuma desvantagem nela, ela tem todas as vantagens. E aquece bem e por muito tempo, e você pode cozinhar. Não foi à toa que nossos ancestrais fizeram isso.
Goste ou não, o fogão russo também tem desvantagens. Em primeiro lugar, ocupa muito espaço e exige muita base. Como regra geral, a fundação do fogão deve ser lançada junto com a fundação da casa. Além disso, ela precisa de muita lenha, não é o fogão mais eficiente. Bem, não nos esquecemos da caiação todos os anos.
Na versão horizontal (erro de digitação?), o primeiro canal esquenta mais que os demais.
Sim, obrigado, corrigido.
Como posso saber que tipo de fogão é o meu fogão? Ela não é como todas as opções acima. Tenho um fogão e uma bancada de fogão e um formato diferente. Quero transformar a parte de cozinhar em lareira, mas tenho medo de atrapalhar o fluxo correto de fumaça.