Cabines de duche de madeira para residência de verão: construindo um duche de verão com as próprias mãos

É difícil imaginar que qualquer casa de campo projetada para uso prolongado não esteja equipada com chuveiro.A instalação desses sistemas é uma das prioridades para a organização da infraestrutura das casas de veraneio.

Por isso, cabines de ducha de madeira faça você mesmo para chalés de verão sempre despertam interesse entre os proprietários de fazendas.

Neste material falaremos sobre as etapas da construção de uma ducha campestre de verão, os materiais que serão necessários para isso, e também daremos instruções passo a passo para a construção independente desta estrutura.

Construção de uma ducha campestre de verão

Tradicionalmente, a construção de cabines de duche de várias configurações para uma residência de verão começa com a seleção do local ideal dentro dos limites do local existente.

Recomenda-se aqui uma área livre de mato do território, já que a maioria dos projetos de cabines de chuveiro de fazendas de verão são feitos levando em consideração o aquecimento da água pelo calor solar natural. Ou seja, é necessário garantir o livre acesso da energia solar ao local da estrutura durante todo o dia.

A cabine de duche mais simples do país
Uma cabine de duche campestre de verão deve ser colocada diretamente no lado ensolarado, em um local onde a luz solar possa passar livremente. Esta solução contribui para o aquecimento eficiente da água no tanque

Um componente integrante de um chuveiro rural é um sistema de drenagem e coleta de água.De acordo com as normas (principalmente SanPin) para a construção de tais estruturas, a captação de água utilizada deve estar localizada a pelo menos cinco metros dos edifícios principais existentes.

A inclinação deve ser calculada corretamente para criar uma linha de drenagem que drene a água. O sistema de drenagem funciona perfeitamente quando a localização da cabine de duche é selecionada num local elevado. Organizar um chuveiro em uma colina simplifica muito o problema de escoamento da água usada.

Depois de escolher um local, você não deve começar imediatamente a construir um box de chuveiro. É aconselhável pensar bem em todos os detalhes e traçar um plano de trabalho simples. Este plano na forma de um esboço da futura cabine de duche rural, cálculos de construção e seleção de materiais ajudarão a realizar a tarefa de forma mais eficiente e rápida.

Quais materiais e ferramentas serão necessários?

Caso a dacha não tenha condições de escoar a água naturalmente para ravinas, valas, redes de esgoto próximas, etc., será necessário fazer um furo de drenagem especial.

Para tal estrutura você precisará de:

  • pedra britada;
  • areia;
  • tijolo;
  • cimento;
  • feltro

Além disso, os seguintes materiais são adequados para a construção de uma cabine de duche para uma casa de verão em madeira:

  • vigas de madeira;
  • placa de revestimento;
  • impermeabilização (feltro, polietileno);
  • canto metálico (45 graus);
  • fixadores (parafusos, porcas, pregos).

De um conjunto de ferramentas de construção basta ter:

  • pás (baioneta, pá);
  • serra para madeira;
  • martelo de bancada;
  • fita métrica;
  • chaves de fenda são diferentes;
  • faca, cinzel, lixa.

A base para a construção de uma cabine de duche de verão são frequentemente blocos e tábuas de madeira. Tradicionalmente, para tais projetos, são adequadas madeira com seção transversal de 50 x 50 mm e placa de revestimento com dimensões de 96 x 1000 mm (para revestimento horizontal) ou 96 x 1400 mm (para instalação vertical).

Entretanto, em cada caso específico de construção, os valores calculados podem ser diferentes. Muitas vezes eles dependem diretamente das dimensões da cabine e do volume tanque de armazenamento para água. Quanto maior a capacidade do tanque (carga na estrutura), mais potente é a moldura de madeira.

Chuva de verão no país
Este design antigo e simples de cabine de chuveiro de verão suportou com segurança um barril de 200 litros por mais de 5 anos. Essa resistência foi alcançada através do uso de poderosos blocos de madeira com seção transversal de 100 x 100 mm na construção da moldura.

Recomenda-se manter as dimensões das cabines de duche em madeira campestre dentro das dimensões de base de 1000 x 1000 mm e dimensões de altura de pelo menos 2000 mm. Essa proporção permite construir um design conveniente para o usuário.

No interior do edifício com as dimensões especificadas, além de espaço para o chuveiro e para o próprio utilizador, haverá também espaço para colocação de acessórios de banho.

Uma etapa importante na construção de um box de chuveiro é a instalação da base. Uma construção leve de madeira não requer uma base poderosa, mas precisa de um suporte forte e confiável. Uma das opções comuns é a instalação em pilares de tijolos:

Instruções para construir uma cabine de duche

Se o espaço e as características paisagísticas permitirem, não será difícil construir com as próprias mãos uma cabina de duche de verão para uma casa de verão. Você deve começar preparando a base e construindo uma moldura - uma moldura de madeira estável.

Um breve guia fotográfico para artesãos domésticos

Você pode construir uma cabine de chuveiro de verão com madeira em sua casa de verão em alguns dias. Para instalá-lo, é necessário encontrar uma área livre de árvores altas e arbustos e bem ventilada.É desejável que a futura estrutura higiênica fique à sombra por um tempo mínimo, preferencialmente à noite:

A moldura montada deverá ser transferida para o local de instalação, onde deverá iniciar a montagem final e acabamento:

A cabine está quase pronta para receber procedimentos de higienização. Resta apenas fornecer água a ela:

Construção de moldura de madeira

Usando uma fita métrica e uma serra para madeira, são preparadas as partes da futura moldura de madeira. Vigas de madeira para suportes verticais e amarrações horizontais são cortadas no tamanho certo. No total, prepare 4-6 suportes verticais e 9-12 barras para as travessas.

Ranhuras ou saliências de conexão são feitas em cada um desses elementos. Via de regra, a fixação dos blocos de madeira para tais projetos é realizada pelo método de união “meia madeira”. Cantos de metal são usados ​​para fortalecer os fixadores.

Fixando a viga com um canto
A ligação das barras entre si “em meia árvore” é considerada confiável, mas para maior garantia recomenda-se a utilização adicional de cantos metálicos

Uma cabine de duche de verão simplificada para uso no campo é uma estrutura aberta: parte superior aberta, parte inferior aberta. Em vez de um telhado, esta estrutura contém uma plataforma para instalação de um tanque debaixo d'água.A plataforma é feita de tábuas e fixada em vigas fortes que fazem parte da estrutura.

Se você planeja usar um recipiente de água em forma de barril, é aconselhável instalá-lo verticalmente. Fixar o cano na posição horizontal parece ser um processo mais complicado.

Esquema de uma cabine de duche simples
Variante do desenho de uma cabine de duche de verão no país. Material – madeira (barras, tábuas), sistema de drenagem de água. Um projeto relativamente simples e econômico que pode ser facilmente executado com suas próprias mãos

A estrutura da cabine de duche totalmente montada deve ser instalada sobre uma superfície plana e sólida, pelo que o local de instalação deve ser pré-preparado. Eles removem parte do solo até uma profundidade de 150-200 mm, nivelam, cavam uma vala de drenagem e colocam nela. canos de esgoto.

A área ao redor do perímetro é coberta por uma camada de brita, sem tocar no cano de esgoto. Uma bandeja de metal é colocada sobre o leito de brita, conectando o orifício de drenagem ao tubo de drenagem. Uma estrutura acabada da cabine de duche é erguida acima da palete.

Revisão dos diagramas de projeto de cava

Se for possível drenar a água fora da área da dacha diretamente para uma área natural, não há necessidade de construir um reservatório artificial. Contudo, na maioria dos casos não faz sentido construir fossas para recolher água.

No verão, a terra absorve rapidamente pequenos volumes de umidade, e 25 a 30 litros de água são suficientes para uma pessoa tomar banho. Mas há uma ressalva. Com este esquema, o quadro sanitário é perturbado.

Isto significa que a recolha e eliminação da água usada ainda é necessária, podendo este processo ser organizado de acordo com os seguintes esquemas:

  • construção de fossa diretamente sob o box do chuveiro;
  • construção de fossa afastada da cabina de duche (pelo menos 5 m);
  • saída para o sistema de esgoto centralizado.

Os sistemas centralizados de esgoto em chalés de verão são raros, portanto, dois esquemas permanecem relevantes. Enquanto isso, instalar uma fossa diretamente sob um box de madeira não pode ser considerada a solução ideal.

Tal projeto reduz drasticamente a vida útil da madeira, pois garante a presença de alto nível de umidade na área de construção. Do ponto de vista sanitário, esta também não é a melhor escolha.

Resta apenas um esquema ideal - organizar uma fossa fora da área do box de madeira e de preferência fora da área da dacha.

Como fazer uma cova para coletar água?

Existem vários esquemas simples para construir coleções. Por exemplo, o método de colocar um barril de metal comum de 100 litros no solo. Para isso, cave um buraco com profundidade igual à altura do cano colocado “na bunda”.

O fundo da cava é coberto com uma camada de areia e brita e compactado. O tanque é colocado em uma cova. O espaço restante entre as paredes da fossa e o tanque também é preenchido com cascalho fino.

Uma capacidade de 100 litros é suficiente para tomar banho duas ou três vezes, depois o coletor terá que ser esvaziado. Isso pode ser feito usando uma bomba d'água - bombeando água para locais de lixo doméstico.

Um exemplo de organização do escoamento de água em um barril
Drenar a água do chuveiro de verão para um barril, que é colocado em uma cova de barro. Esta é uma das opções possíveis para a organização de um sistema de drenagem de água, aplicável ao projeto de cabines de duche campestres.

Um tanque mais espaçoso e sólido de 2-5 m/cúbico. feito de concreto (ou baseado em alvenaria). Tal como no esquema anterior, é cavada uma vala com as dimensões calculadas, é construída uma fôrma em torno do perímetro da vala, é instalada uma impermeabilização e, em seguida, a fôrma é preenchida com concreto.

O fundo dessa fossa é coberto com brita misturada com areia, bem compactada, uma camada de impermeabilização é colocada em toda a área e uma solução de concreto é derramada por cima. Normalmente, essas estruturas são feitas não tanto para chuveiros, mas para um complexo de banho completo.

O seguinte projeto de armazenamento relativamente simples pode ser construído a partir de pneus de borracha comuns usados ​​em veículos com rodas. A tecnologia é semelhante à utilizada para um barril de metal. Um buraco redondo é cavado.

Poço de drenagem de pneus
Fazendo um reservatório para escoamento de água de um box de chuveiro com pneus de carro usados. Vantagens: design simples, construção rápida, praticamente sem custos financeiros

O diâmetro do furo é ajustado para um tamanho ligeiramente maior que o diâmetro dos pneus existentes. A profundidade da cova pode chegar a dois metros. Para preenchê-lo, você precisará de 8 a 10 produtos de borracha. Na verdade, os pneus são necessários apenas como elemento para evitar o desabamento das paredes do poço.

Como proteger o tanque de armazenamento?

Os designs de cabines de chuveiro de verão em madeira para chalés de verão são relativamente leves. Enquanto isso, o objeto de carga pesada é o tanque de armazenamento. O reservatório está localizado diretamente acima da cabine, o que obriga a considerar cuidadosamente a instalação deste elemento da estrutura.

A prática de construir cabines de duche campestres com as próprias mãos marca a utilização generalizada de três tipos de tanques:

  • plástico (polipropileno);
  • aço galvanizado;
  • alumínio.

Os primeiros diferem dos outros dois não apenas no peso, mas também na eficiência do aquecimento natural da água. Os recipientes de metal vencem claramente.É verdade que os proprietários de fazendas modernas recorrem cada vez mais ao método de aquecimento elétrico do conteúdo do tanque do chuveiro. Neste caso, um tanque de plástico é ideal e mais seguro.

Se a forma do recipiente for em forma de barril, existe o risco de encontrar algumas dificuldades na fixação de tal recipiente. É mais fácil usar tanques feitos especialmente para chuveiros. Possuem formato hexaedro, o que simplifica muito a sua instalação e fixação no piso de madeira da estrutura do chuveiro.

Fixando o cano com braçadeiras de fita
Recomenda-se fixar o tanque de água no design da cabine de chuveiro com braçadeiras feitas de tira de metal. Esta montagem é considerada confiável e durável, adequada para tanques redondos e de outros formatos

Recomenda-se a fixação do reservatório em forma de barril das cabines de duche de madeira construídas para residência de verão com tiras metálicas (grampos). Fitas com largura de 40-50 mm são cortadas em chapas de paredes finas. O comprimento da tira é calculado com base no comprimento do arco de um ponto de fixação a outro.

Se o cano for colocado horizontalmente, é necessário fixar adicionalmente pelo menos 4 sapatas de impulso (2 de cada lado) em sua parte inferior nas vigas de suporte e, a seguir, reforçar o tanque com tiras de metal. Basta fixar um recipiente instalado verticalmente com fitas adesivas.

Inserção de acessórios sanitários em um barril

Um tanque caseiro (por exemplo, feito de um barril de metal) precisará ser equipado com acessórios de encanamento:

  • válvula de corte (regulador no regador);
  • tubulações (abastecimento, drenagem para regador);
  • regador.

Este é o conjunto mínimo para a configuração de tanque mais simples. Na prática, um tanque de cabine de chuveiro de madeira costuma ser um verdadeiro sistema tecnológico.

Tal contêiner possui uma configuração mais complexa, por exemplo, está equipado com:

  • medidor de nível;
  • aquecedor elétrico;
  • válvulas de corte;
  • bomba, etc

Para um simples barril de água caseiro, primeiro você precisará instalar um regulador de torneira. Este elemento pode ser instalado na lateral do container ou diretamente no fundo.

A primeira opção geralmente é feita com uma disposição horizontal do barril no desenho de uma cabine de ducha campestre de madeira, a segunda com uma disposição vertical do contêiner.

Instalação de torneira em barril de chuveiro
Para incorporar um regulador de torneira em um recipiente para cabine de chuveiro, você precisa realizar passos simples: fazer um furo na parede do cano ao longo do diâmetro da extremidade da torneira, instalar juntas e fixar a torneira com uma porca

A tecnologia é simples: é feito um furo com diâmetro 1-2 mm maior que o diâmetro da parte roscada da torneira. A torneira é inserida no furo acabado e as juntas devem ser instaladas nas laterais externa e interna da parede do tanque. A fixação é feita com porca de latão na parte interna do tanque.

O chuveiro pode ser conectado à torneira com um pequeno pedaço de mangueira, colocando este elemento diretamente acima do chuveiro. Ou, pelo contrário, use um longo mangueira e um suporte, que é melhor fixado em um local conveniente na moldura ou em uma parede de tábuas.

Além do furo para torneira, o recipiente dá acesso para coleta de água. Em um tanque colocado verticalmente, basta retirar a tampa superior. Para um cano localizado horizontalmente, um orifício com diâmetro de 100-200 mm é feito na parte central da parede lateral voltada para o céu.

O projeto mais simples de uma cabine de chuveiro de madeira de verão para uma dacha foi projetado para encher o tanque com água sem automação.

Acabamento e ferragens da porta

Assim, foi fabricada e instalada a moldura de madeira da cabine de duche, a caixa d'água está equipada com ferragens e fixada. Foi feita uma bandeja com saída de água e um poço de armazenamento. Resta muito pouco a fazer - embainhar a área central da moldura com tábuas e resolver o problema da porta.

Sendo a cabina de duche em madeira, neste caso, um exemplo de construção de verão, os painéis são vistos como uma função exclusivamente decorativa. Portanto, não há necessidade de “costurar” bem as tábuas umas às outras.

Pelo contrário, se embainhar a moldura com um pequeno espaço entre as placas (10-15 mm), esta abordagem irá garantir uma ventilação eficaz. Após o banho, a umidade evaporará rapidamente, o que garantirá a durabilidade da estrutura de madeira. Esta mesma opção torna a cabine mais resistente a ventos fortes, já que o coeficiente de arrasto da estrutura é significativamente reduzido.

Chuva de verão no país
Cabine de duche em madeira pronta a usar construída numa casa de campo. Um projeto moderno de sucesso que é fácil de fazer sozinho

O comprimento das placas de revestimento (para instalação vertical) deve ser calculado de forma que cubram aproximadamente 2/3 da altura total da estrutura do box. As tábuas são colocadas na área central, com igual distância dos pontos inferior e superior da moldura, e “costuradas” às vigas transversais.

A instalação da placa de revestimento também é possível no plano horizontal. Cubra três lados da cabine de duche de verão com tábuas. O quarto lado pode ser deixado aberto, pode-se usar uma cobertura feita de malha de náilon fina ou montar uma porta de madeira. Fazer uma porta de box de madeira é fácil. Para isso, basta levar três madeiras de 50 x 50 mm e várias placas de revestimento.

Uma estrutura é montada a partir das vigas no formato da letra latina “Z”, placas de revestimento são colocadas nas vigas superiores e inferiores (com folga de 10-15 mm) e fixadas. Pendure uma porta de madeira da maneira padrão - nas dobradiças da porta. Se necessário, equipe com uma trava giratória simples.

Existem vários outros artigos em nosso site sobre como você pode organizar de forma independente um banho de verão em sua propriedade; recomendamos lê-los também:

  1. Instruções para organizar um banho de verão.
  2. Chuveiro de verão em policarbonato.
  3. Chuveiro de verão aquecido.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

O procedimento para a construção de um box de chuveiro e dicas práticas úteis:

Existem muitas opções para instalar uma cabine de duche de madeira de verão. Aqui consideramos um dos mais simples, que, se desejar, é fácil de implementar com as próprias mãos. As vantagens de escolher um esquema com madeira não estão apenas na facilidade de sua fabricação - este projeto se enquadra bem no projeto geral de ecologia de uma casa de veraneio.

Se você teve que montar um chuveiro de verão em sua casa de campo ou campo, pode nos contar e adicionar uma foto do seu produto caseiro no bloco abaixo. Lá você pode fazer perguntas ou compartilhar conselhos valiosos sobre o tema do artigo com nossos leitores.

Comentários dos visitantes
  1. É bom quando você tem soldadores familiares) O problema de qual tanque escolher e como fixá-lo foi resolvido desta forma: o telhado da moldura de madeira era reforçado em forma de treliça com dobradiças soldadas nos cantos, que eram fixadas para parafusos de tetraz. A caixa d'água também foi caseira: uma caixa quadrada de alumínio. Aquece perfeitamente e mantém a temperatura, e não há problemas para reabastecer a água - apenas jogo a mangueira do poço conforme necessário.

  2. Claro, prefiro um banheiro em casa, mas por enquanto temos um chuveiro externo em nossa casa de verão. Nós o construímos em tijolo, com um tanque com uma resistência instalada ao lado, que, depois de ligado, aquece completamente o volume de água necessário em 40 minutos. O pulverizador do chuveiro é direcionado a partir da parede, não do tanque. Acontece que você se lava em água morna, apenas nas noites de verão com mosquitos. Esta é a única desvantagem.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica