Como fazer um banho de verão com as próprias mãos: diagramas de designs comuns
No calor do verão, depois de trabalhar nos canteiros do jardim ou de brincadeiras ativas com as crianças, nada se compara ao frescor de um banho de verão.Uma pequena estrutura elegante em um local ensolarado ou apenas um dispositivo compacto na parede de uma casa de campo é um substituto temporário para um banheiro.
Diremos como construir uma ducha de verão com suas próprias mãos. O artigo que apresentamos descreve detalhadamente todos os tipos de estruturas populares entre os residentes de verão. São fornecidas instruções para a construção de chuveiros caseiros que aumentam o nível de conforto da vida no campo.
O conteúdo do artigo:
Projetos populares de chuveiros de verão
O projeto de um chuveiro para uma dacha, que geralmente é instalado próximo à parede da casa ou a alguma distância do prédio, é bastante simples. Normalmente tudo se resume a um conjunto “tanque volumétrico + regador de torneira”. O tanque é montado no telhado de um edifício leve e o regador não deve ser mais alto do que o comprimento do braço.
Mas nos afastaremos dos designs primitivos de uma ducha de verão e consideraremos vários modelos que diferem tanto no design externo quanto no método de abastecimento de água.
Cortina em moldura de metal
Uma solução simples e econômica é um produto tipo moldura. É constituído por uma estrutura metálica, na parte superior da qual está fixado um tanque de água. O contêiner pode ser feito de barril, mas os modelos de fábrica geralmente são inicialmente equipados com um tanque plano com volume de 100 a 200 litros.
A água entra no tanque de duas maneiras: bombeada de um abastecimento de água (poço, poço) ou transportada manualmente em baldes. O segundo método exige muito trabalho, mas às vezes é o único possível.
A estrutura metálica pode ser revestida com placas de policarbonato, compensado ou papelão ondulado e equipada com porta, transformando-se em box de chuveiro fechado. É fácil deslocar-se de um local para outro e instalar onde é necessário: no jardim, no jardim, perto de casa, cozinha de verão ou piscina.
Com a tecnologia de construção de uma ducha de verão revestida com lâminas de policarbonato Leia o artigo, dedicado à análise de opções e construção de estruturas similares.
Estrutura de madeira leve
Um edifício coberto com tábuas, tábuas, madeira ou revestimento é uma decisão mais séria. Se o projeto durar vários anos, é recomendável fazer uma fundação que garanta estabilidade e confiabilidade. Às vezes, bastam postes de metal escavados no solo, sobre os quais repousa toda a estrutura.
Você pode ser criativo e criar uma estrutura única que seja simples e elegante.
Se uma casa totalmente ajardinada for construída no local, chuveiro de verão de madeira pode ser fixado na parede da casa, organizando o abastecimento de água.
A madeira é valiosa porque combina bem com casas de tijolo e madeira, cercas e espaços verdes. Além disso, pertence a materiais macios e fáceis de processar, para que você mesmo possa criar um confortável banho de verão em sua dacha.
Como você deve ter notado, para criar uma cabine confortável você não precisa de desenhos e diagramas complexos - apenas uma pequena quantidade de peças de madeira e um pouco de imaginação.
Edifício capital com tanque
Se você mora fora da cidade permanentemente ou passa mais de seis meses, uma estrutura permanente feita de tijolo, madeira ou blocos de espuma será útil. Para que o chuveiro seja abastecido com água, o tanque de armazenamento deve estar conectado à rede de abastecimento de água, e para utilizar o ambiente ainda em outubro ou início da primavera pode-se fazer aquecimento.
Quando chega o tempo frio, o sistema deve ser completamente esvaziado de água, caso contrário congelará e danificará todos os equipamentos.
A exceção é feita apenas se o edifício for isolado - por exemplo, é uma extensão da casa e é parcialmente aquecido por um sistema de aquecimento comum.
Ao instalar chuveiro aquecido Todas as peças podem ser adquiridas separadamente ou você pode comprar um modelo pronto.
Antes de construir um edifício, é melhor fazer um projeto - pelo menos traçar um diagrama com todos os elementos significativos, calcular o consumo de materiais e traçar um plano de ação.
Na hora de elaborar um projeto, vale lembrar que quanto mais séria a construção, mais cara ela custará.
Prédio de duas seções com banheiro
Uma das opções populares é um chuveiro combinado com vaso sanitário. Para maior facilidade de uso, os dois banheiros são separados por uma divisória de tábuas finas.
Existem duas maneiras de se registrar:
- uma porta e equipamento para pequeno “camarim”;
- duas portas que dão acesso às instalações pela rua.
No primeiro caso, será necessário espaço extra para a disposição do vestíbulo, no segundo - o custo de uma segunda porta.
O chuveiro é equipado de acordo com princípios padrão: ligação de água da rede de abastecimento ou instalação de tanque de armazenamento.
O design do banheiro pode variar. Alguns veranistas estão satisfeitos com a opção tradicional com fossa, outros, mais econômicos, fazem banheiro de turfa. Os resíduos de esgoto processados com turfa podem ser usados no jardim como fertilizante orgânico.
É improvável que os proprietários práticos usem o território de sua casa de verão para a construção de várias instalações importantes - um chuveiro, um banheiro e um vestiário. Muito provavelmente, eles criarão um edifício para eles, mas com entradas diferentes.
A escolha do tamanho de cada quarto depende da disponibilidade de espaço livre. Normalmente há um banheiro no compartimento menor e um chuveiro no compartimento maior.
A seleção de fotos a seguir apresentará uma das opções para a construção de uma estrutura complexa de chuveiro e vaso sanitário:
O complexo banheiro da dacha está quase pronto, falta embainhar as paredes e finalizar o prédio por dentro:
Detalhes e instruções do projeto com uma descrição passo a passo do processo de construção de um edifício complexo são dados aqui. Recomendamos que você leia o material útil.
Opções abertas sem cercas
Se uma casa de campo dispõe de um duche fixo ou de uma casa de banho onde se pode lavar confortavelmente, o duche de verão é uma estrutura leve e aberta, cuja principal parte funcional é um regador com torneira. É instalado diretamente na rua, perto de casa, piscina ou jardim - dependendo da finalidade ou facilidade de uso.
Graças à facilidade de execução do projeto, o chuveiro pode ser transformado em um objeto decorativo de arte campestre.
Para instalar um chuveiro de verão aberto, é necessário um mínimo de materiais de construção.
Uma das vantagens dos modelos abertos é a sua localização em plena natureza: entre flores e árvores, perto de um lago ou horta.
A maneira mais fácil é instalar um cano na parede da casa e equipá-lo com regador.
Se um chuveiro aberto precisar ser temporariamente bloqueado, você pode usar uma tela portátil ou uma moldura leve de alumínio coberta com um pedaço de tecido.
Instruções de construção de chuveiro
Como exemplo simples de autoprodução, apresentamos um modelo aberto que pode ser instalado em qualquer área de uso conveniente. Este chuveiro não foi projetado para lavagem completa.
Caso haja necessidade de utilizá-lo como única alternativa ao balneário, deve-se erguer uma divisória para proteger quem toma banho de olhares indiscretos. Vejamos como fazer um chuveiro campestre de madeira com tábuas.
Escolhendo um lugar em uma casa de verão
O local de instalação da estrutura leve deve ser selecionado de acordo com a finalidade de uso. Se precisar enxaguar após nadar na piscina, é lógico instalar a estrutura diretamente no gramado ou área próxima ao lago.
Para a lavagem após o trabalho nos canteiros, é preferível instalar um chuveiro diretamente no jardim. O aparelho universal fica o mais próximo possível da casa - para que qualquer familiar possa ver se o chuveiro está ocupado.
Na hora de montar o chuveiro, não se esqueça de organizar o escoamento da água. Solo arenoso e franco-arenoso, no qual a grama geralmente cresce, é uma drenagem natural e não requer paisagismo adicional.
Mas o solo argiloso não permite a boa passagem da água, por isso requer a instalação adicional de uma bandeja com mecanismo de drenagem. A água usada flui para um cano que leva a uma vala ou poço de filtro.
Elaboração de um projeto e desenho
Depois de escolher um local, é necessário traçar um diagrama de projeto. Oferecemos uma opção pronta, que pode ser melhorada se necessário - complementada com palete ou tela.
A instalação do suporte com o tubo de abastecimento de água é secundária, primeiro é necessário calcular corretamente a base. Para facilitar os cálculos e criar um modelo, você pode usar uma folha de papel Whatman.
As peças são montadas na seguinte ordem:
Se o projeto for elaborado corretamente, a montagem não demorará muito.
Preparação de ferramentas e materiais
A madeira foi escolhida como principal material de construção, portanto o conjunto de ferramentas será padrão:
- uma serra ou quebra-cabeças para serrar tábuas em fragmentos e cortar peças arredondadas;
- lixa para lixar a superfície de todos os elementos;
- chave de fenda para apertar parafusos.
Você também pode precisar de martelo, chave de fenda, alicates e chaves inglesas para montar o equipamento do chuveiro.
Material:
- placas com 21 mm de espessura;
- cantos metálicos;
- parafusos auto-roscantes;
- cano, regador, torneira do chuveiro.
Como você pode ver, o conjunto é bastante econômico - se desejar, você pode facilmente gastar 1.000 rublos. É melhor preparar todas as ferramentas com antecedência. A madeira é comprada em um supermercado de construção, equipamentos para chuveiros - em uma loja de encanamento ou em um departamento especial para residência de verão.
Montando uma estrutura de madeira
Primeiro cortamos e montamos a base com quatro tábuas. A superfície das placas é ondulada para que a água escoe ou evapore mais rapidamente. Cortamos as tábuas de forma que o exterior seja um círculo e o interior seja um quadrado.
Preparamos duas partes para depois colocar uma em cima da outra.
Conectamos as duas partes da base com parafusos auto-roscantes.
Instalamos o suporte entre os cantos de metal e parafusamos. Montamos o revestimento superior a partir de tábuas finas ou barras.
Fixamos cada tira ao longo das bordas com parafusos auto-roscantes.
A base de madeira com suporte para fixação do chuveiro está pronta.
Instalação de regador e torneira
Resta fixar no rack o equipamento de encanamento - um cano curvo com regador e uma torneira que regula o abastecimento de água.
Você pode usar uma mangueira de rega comum, equipando-a com um encaixe para fixação rápida no tubo.
Ao conectar a mangueira e abrir a água, testamos o funcionamento do chuveiro. Se tudo estiver instalado corretamente, a água deverá fluir sem interrupção, com pressão suficiente.
É fornecido um guia para quem gosta de fazer você mesmo, que descreve o processo passo a passo de fabricação de um tanque de chuveiro. no próximo artigo, onde você encontrará muitas dicas úteis.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Várias ideias interessantes para organizar um chuveiro campestre são apresentadas nos vídeos a seguir.
Vídeo nº 1. Lindo banheiro combinado com chuveiro/WC em estilo marinho:
Vídeo nº 2. Design luminoso com chuveiro para relaxar:
Vídeo nº 3. Montagem de cabine de policarbonato:
Para se refrescar no campo, basta projetar e instalar uma estrutura leve de madeira ou, se desejar, uma estrutura mais séria com vaso sanitário e aquecimento de água. A construção de um chuveiro não difere muito da construção de outro prédio residencial, porém é preciso cuidar do abastecimento de água e do sistema de esgoto.
Conte-nos como você ou seus vizinhos construíram um chuveiro em sua própria casa de verão. Compartilhe detalhes tecnológicos importantes não abordados no artigo. Por favor, escreva comentários no bloco abaixo, tire dúvidas, poste fotos sobre o tema do artigo.
Quando decidi instalar um chuveiro externo, não construí um prédio especial para isso. No pátio há uma cozinha de verão inacabada, sem decoração interior, que praticamente nunca usamos, é bastante quente. Metade da cozinha foi convertida em vestiário e banheiro, ainda sobrou espaço livre suficiente. Talvez alguém ache minha ideia útil.
Antes de instalar um chuveiro externo, é necessário determinar a localização no local. Precisamos pensar nisso para que não incomode ninguém, mas não fique muito longe. E então tudo depende da sua imaginação e capacidade financeira. É possível erguer estruturas permanentes de tijolo e pedra, e também é possível instalar chuveiros temporários por uma temporada. Por exemplo, tenho uma ducha de policarbonato e um barril colocado na cobertura do prédio, a água é aquecida ao sol.