Projeto de banheiro campestre com ducha: escolha das instruções de projeto e construção
Na dacha você precisa de um banheiro e um chuveiro, pois só graças a essas instalações você poderá passar momentos em seu próprio espaço com relativo conforto.Você concorda? E eles devem ser construídos antes do início da jardinagem.
Se não houver sistemas centralizados de abastecimento de água e esgoto (e geralmente é esse o caso), é necessário pensar no projeto de um banheiro rural com chuveiro e fossa separada. A melhor opção são edifícios combinados com uma divisória sob o mesmo teto. Diremos a você o que deve ser um projeto conjunto de banheiro e chuveiro e o que será necessário para implementá-lo.
O artigo contém recomendações úteis de especialistas experientes sobre como elaborar corretamente um projeto e construir um edifício conjunto com suas próprias mãos. O material é acompanhado de vídeos temáticos que o ajudarão a implementar na prática o projeto elaborado, além de enriquecê-lo com novas ideias.
O conteúdo do artigo:
Características do design combinado
O chuveiro e o banheiro combinados formam um edifício sob um teto comum. Os quartos são separados apenas por uma parede e a entrada de cada um deles é separada. Um tanque é colocado em cima do chuveiro. É instalado na cobertura e o abastecimento de água é feito por meio de canos, sendo montada uma torneira e um regador.
Se o vaso sanitário tiver lavatório, a água deverá vir de um tanque comum. Da mesma forma, a água é fornecida ao vaso sanitário caso decidam instalar um vaso sanitário com descarga padrão.
No entanto, esses encanamentos raramente são instalados na dacha, muito mais frequentemente eles se contentam com um “buraco no chão” padrão com uma fossa.
Se for usada uma fossa para acumular águas residuais do banheiro e do chuveiro, ela deve estar localizada a pelo menos 20-25 m da fonte de água potável. Nas áreas onde não é possível cumprir as normas, é necessário concretar cuidadosamente o fundo da cava.
Isso evita a contaminação acidental da água potável com bactérias fecais.
Um banheiro com chuveiro é construído a uma distância de 10 m de edifícios residenciais (próprios e vizinhos). A violação dos padrões sanitários, neste caso, ameaça inundar fundações e porões se a fossa for excessivamente cheia durante as inundações da primavera e/ou despressurizar. A distância até a cerca deve ser de pelo menos 1-3 m.
Ao planejar a localização de um banheiro com fossa, deve-se levar em consideração as distâncias não só dos edifícios, mas também das comunicações:
- para tubos de cimento-amianto - 5 m ou mais;
- até tubos de ferro fundido com diâmetro inferior a 20 cm - 1,5 m;
- para tubos de ferro fundido com mais de 20 cm - 3 m;
- para gás - 5 m ou mais.
Acontece que o local é muito pequeno ou sua localização não permite manter nem mesmo as distâncias mínimas entre objetos recomendadas pelo SNiP. Neste caso, vale a pena consultar o IPV para ver como esta questão pode ser resolvida.
Construir um banheiro e um chuveiro sob o mesmo teto tem várias vantagens significativas:
- Compacidade. Uma dacha é um lugar não só para relaxar, mas também para cultivar vegetais, frutas e bagas. Cada metro quadrado deve ser aproveitado ao máximo. A construção de uma estrutura combinada resolve o problema da falta de espaço.
- Economizando materiais de construção. Qualquer construção envolve despesas e quanto menores forem, melhor. A fundação é especialmente cara. Se for um para dois quartos já é uma redução de custos. Se você adicionar economia em materiais de cobertura e paredes estruturais, os benefícios serão óbvios.
- Economizar tempo. Construir duas estruturas leva muito mais tempo do que construir uma. Você obtém duas estruturas vitais quase ao mesmo tempo que uma, porque... o trabalho que consome mais energia (cavar covas, lançar fundações) é feito para ambas as estruturas ao mesmo tempo.
- Um orifício de drenagem. Organizar um poço de drenagem requer esforço, tempo e dinheiro. Se houver apenas um, esta é uma economia significativa. Uma vantagem adicional é que há menos odores desagradáveis na área, porque Existe também apenas uma zona “perfumada”.
Há uma desvantagem séria, mas grande: ao tomar banho no chuveiro, o cheiro do banheiro pode incomodar, mas esse é um problema solucionável. Se o tubo de ventilação for colocado acima do telhado do edifício, os odores desagradáveis podem ser totalmente evitados.
Abaixo está um vídeo que detalha o projeto da ventilação inodora do vaso sanitário.
Antes de construir uma ducha de verão, você deve considerar cuidadosamente como a água será puxada para o tanque. A opção ideal é bomba e mangueira.
Se não for possível bombear água de uma fonte para um tanque, ela terá que ser transportada manualmente em baldes e levantada até o telhado do prédio, o que é bastante difícil. Para facilitar o trabalho, é necessário planejar caminhos largos e confortáveis.
O que considerar ao desenvolver um projeto?
Como acontece com qualquer outra estrutura, primeiro é elaborado um projeto para um banheiro combinado com chuveiro externo.
Ao desenvolvê-lo, as seguintes nuances devem ser levadas em consideração:
- O layout deve ser conveniente. Cada quarto tem entradas separadas, por isso é necessário garantir que o acesso a ambas as portas seja gratuito. O banheiro e o chuveiro externo devem ser fáceis de usar. Se na família houver crianças, idosos ou pessoas com deficiência, as suas necessidades devem ser tidas em conta.
- O projeto leva em consideração as características dos materiais de construção e acabamentos. As cargas nas estruturas futuras e, consequentemente, a escolha do tipo de fundação dependem disso.
- A área e altura das instalações são calculadas com base nas necessidades pessoais dos familiares. Na maioria das vezes, as estruturas são construídas com dimensões de 2,75x2 m ou 3x3 m, podendo a altura ser de 2 ou 2,5 m dependendo da altura dos membros da família. Quartos muito baixos são desconfortáveis e quartos muito altos podem dificultar o acesso ao chuveiro.
O cálculo da área também depende da quantidade de instalações hidráulicas e móveis. Se você construir quartos espaçosos de 1,3x2 m, haverá espaço suficiente para box de chuveiro, bancos, prateleiras e lavatório. Além disso, o formato retangular facilita a disposição de móveis e encanamentos.
Quanto mais cuidadosamente o projeto for desenvolvido, mais conveniente e durável será o design.Você não deve iniciar a construção antes de pensar em cada pequeno detalhe, porque concluir e reconstruir é muito mais difícil e caro do que fornecer todas as comodidades necessárias uma vez.
Passo #1 – escolha de materiais para construção
A escolha é pequena: geralmente se resume a apenas dois materiais - madeira e tijolo. Para uma construção de longo prazo que será usada por décadas, é melhor escolher o tijolo. É durável e resiste bem a fatores externos negativos.
A desvantagem é que você precisa construir uma base confiável. Isto envolve despesas consideráveis.
Uma construção de madeira é mais barata e pode ser erguida mais rapidamente, mas não é a opção mais durável. Por outro lado, é difícil construir estruturas permanentes em solos soltos, e para elas é melhor escolher estruturas de madeira mais leves. Se desejar, podem ser acabados externamente para que a madeira se deteriore menos.
Às vezes, eles constroem banheiros combinados de metal com chuveiro externo. Esta é uma tarefa difícil, porque... você precisa de uma máquina de solda.
O edifício em si pode não corresponder às expectativas e desabar rapidamente devido à corrosão, uma vez que a humidade do chuveiro é constantemente elevada. Outra opção é a ardósia, mas é frágil e as paredes feitas com ela duram pouco.
Passo #2 - arranjo de uma fossa
Existem dois tipos principais de fossas - com fundo do filtro e selado. Os primeiros são mais fáceis de construir e não requerem custos operacionais especiais, mas para limpar fossas seladas é necessário recorrer a aspiradores.
Há uma nuance: embora muitos moradores de verão construam fossas de filtragem, isso é proibido pelas normas sanitárias, porque pode causar contaminação de aquíferos.
Para a construção de uma fossa, são escolhidos vários materiais e designs:
- tijolo;
- anéis de concreto armado;
- concreto monolítico;
- recipientes de plástico ou tanques metálicos;
- materiais improvisados.
A maneira mais fácil de construir um poço selado permanente é com tijolos. Para isso, cave um buraco quadrado com o diâmetro necessário, compacte o solo, construa uma almofada de areia e preencha o fundo do buraco com concreto.
Quando o material endurece, são construídas paredes de tijolo (a estrutura deve subir 10-20 cm acima do solo), rebocadas e impermeabilizadas com mástique betuminoso. Fornecemos instruções detalhadas sobre a construção de um poço de drenagem de tijolos. trouxe aqui.
Poços de tijolos com vazamento também são frequentemente construídos. Nesse caso, é feito um fundo filtrante e o tijolo é colocado em padrão xadrez, deixando lacunas. Tais estruturas não são impermeabilizantes, pois a água vai para o solo e na própria cova resta apenas lodo, que deve ser removido ocasionalmente.
É melhor construir um poço selado com anéis de concreto monolítico ou concreto armado. Para impermeabilizando uma fossa séptica de anéis use compostos penetrantes ou mastiques de betume-polímero.
Combinações de diferentes tipos de materiais são possíveis para criar uma camada de impermeabilização durável e confiável.
Barris volumétricos com fundo (para os selados) ou sem fundo (para os filtrantes) são instalados como fossas.Para se familiarizar com o diagrama, cálculos e regras para organizar um poço de um barril, vá através deste link.
Você também pode construir uma estrutura a partir de materiais improvisados, por exemplo, de materiais usados antigos pneus. As opções são muitas, principalmente se o ralo do chuveiro for equipado separadamente.
Instalação de banheiro sem fossa
Às vezes não é possível construir uma fossa devido à localização próxima do aquífero. Em seguida, você pode conduzir o tubo de drenagem do chuveiro até a pilha de compostagem e instalar um vaso sanitário de compostagem ou armário de pó. Os banheiros secos são vendidos prontos. Eles são adequados para instalação em ambientes externos e internos.
O armário de pó é uma estrutura com um pequeno poço selado onde o esgoto é borrifado com turfa. A cova é limpa regularmente e seu conteúdo é retirado para compostagem. Se você não mora na dacha durante todo o verão, esta é uma boa opção.
Para tornar o uso do armário de pó mais prático, faça um assento sanitário com tampa e cubra o recipiente de lixo com forro. É melhor fornecer uma porta especial para a remoção do tanque. É necessária ventilação.
Há relativamente pouco tempo, apareceu uma interessante variedade moderna de armário de pó - o banheiro de turfa. O princípio de funcionamento é o mesmo, mas o reservatório com turfa está localizado diretamente no interior da estrutura. Quando estiver cheio, é retirado e limpo. Depois disso, o vaso sanitário estará pronto para uso novamente.
Recomendamos que você leia nosso artigo sobre os detalhes e maneiras de limpar um banheiro turfa e tipo líquido.
Vejamos um exemplo de construção de um complexo de casa de banho e WC para uma casa de veraneio, inserido num edifício de estrutura com 3 m de comprimento e 1,5 m de largura:
Um exemplo de construção de um bloco de utilidades com banheiro sem fossa ajudará você a entender os meandros do processo:
Concluído o revestimento da fachada e parede posterior, iniciamos a instalação de janelas, instalação de portas e arrumação do espaço interior:
Autoconstrução de banheiro com ducha
Consideremos a opção de construir com as próprias mãos um banheiro com ducha de verão em madeira. A estrutura é relativamente leve e pode ser instalada em praticamente qualquer solo. Exigirá uma fundação colunar.
A cobertura pode ser equipada com telhado de duas águas e coberta com telhas metálicas ou outro material adequado.
Antes de iniciar a construção, você precisa adquirir materiais:
- vigas (para acabamento superior e inferior, suportes verticais, estrutura do telhado);
- tábuas afiadas (para torneamento, contrapiso);
- Chapas OSB (para pisos acabados, tetos);
- tubulações (para esgoto e ventilação);
- contraplacado (para cofragens);
- telhas metálicas (para telhado);
- materiais a granel - cascalho ou brita, areia;
- cantos de metal (para fixação de vigas).
A madeira deve estar seca (umidade permitida não superior a 22%). Não deve haver defeitos nas tábuas e vigas: nós, rachaduras, sinais de ataque de fungos.
Etapa 1 - arranjo da fossa e fundação
Para começar, é marcada a área para fundação e fossa, após o que se iniciam os trabalhos de escavação. Sob o buraco é cavada uma cova com perímetro de 1 x 1,5 m e profundidade de 1,5 a 2 m.As paredes são reforçadas com concreto ou alvenaria e o fundo é concretado.
Quando o buraco estiver pronto, você poderá começar a construir a fundação. Sob ele são feitos pequenos furos (20 cm) com profundidade de 0,8 m, uma almofada de areia (10 cm) é colocada no fundo dos furos e bem compactada.
Nos furos acabados são instaladas fôrmas e armaduras, pilares de concreto são vazados e deixados por 2 a 3 dias para o endurecimento do material. Depois disso, você pode remover a cofragem. Se estiver calor lá fora, faz sentido cobrir o concreto enquanto ele seca para evitar que rache devido à rápida evaporação da umidade.
Etapa #2 – construção da estrutura
Um tubo de drenagem é instalado sob o chuveiro para que a umidade não se acumule sob a estrutura e destrua sua parte inferior. Depois disso, você pode começar a construir o acabamento inferior.
As vigas são conectadas com elementos de madeira e fixadas ao concreto por meio de pinos metálicos. Uma estrutura de metal é feita de um canal acima do poço.
Para a construção de paredes, é instalada uma moldura de vigas nos cantos e dois pilares são colocados a uma distância de 77 cm um do outro no lugar da porta. Se tudo estiver instalado corretamente, você poderá começar a organizar o acabamento superior. Ele é fixado em parafusos auto-roscantes, cantos e placas de metal.
Uma placa de cumeeira é fixada na guarnição superior. As vigas são feitas de tábuas com passo de 65 cm, após as quais é instalado o revestimento. As placas devem sobressair 20 cm além das bordas da estrutura vertical. Mais tarde servirão de viseira. Em seguida, são fixadas pranchas de vento e o telhado é coberto com telhas metálicas.
O piso é assentado em tábuas de pelo menos 4 cm de espessura, fixadas com parafusos auto-roscantes no remate inferior. Faça imediatamente uma moldura “degrau” para a futura elevação e cubra-a com tábuas de 2 cm de espessura.
Resta isolar a estrutura com espuma de poliestireno e preencher as fissuras com espuma de construção. As paredes externas e o teto são revestidos com tábuas.
Etapa 3 - arranjo do chuveiro e do vaso sanitário
Para instalar um sistema de drenagem, é cavada uma vala e colocada uma tubulação de esgoto, que é conectada ao ralo. Os pisos do box são revestidos com brita, reduzindo a espessura de sua camada próxima ao ralo.
A brita é vazada com concreto para que após o endurecimento o piso fique com inclinação uniforme em direção ao ralo em todos os lados. A superfície é impermeabilizada com mastique betuminoso.
Sobre o piso de concreto é colocado um piso de madeira com distância entre as tábuas de 1,5 a 2 cm, as paredes são revestidas com tábuas e tratadas com impermeabilizantes e anti-sépticos.
Depois disso, todas as superfícies são cobertas com duas camadas de verniz para iate. A madeira do revestimento externo é tratada da mesma forma.
Um tanque é colocado no telhado da estrutura, tubos de drenagem são instalados e ventilação é instalada no banheiro. Resta instalar as portas, cuidar da ligação elétrica para o uso noturno do local, montar o chuveiro e equipar o assento do vaso sanitário.
Instruções fotográficas para artesãos domésticos
Um edifício com sistema de esgoto exigirá mais dinheiro, tempo e esforço, mas tal unidade de utilidade será muito mais conveniente de operar:
Para construir um complexo de chuveiro e vaso sanitário com fossa de drenagem de um box de chuveiro, você deve primeiro desenvolver uma fossa rasa.
As laterais da cava têm 4 m de comprimento, profundidade 0,3 - 0,5 m, então:
A moldura do prédio está pronta, agora passamos ao revestimento das paredes e à disposição interna do bloco:
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Ao escolher um projeto e construir um banheiro e chuveiro sob o mesmo teto, é fácil cometer um erro. Às vezes, até mesmo artesãos experientes enfrentam dificuldades e é ainda mais difícil para os iniciantes entenderem as nuances.
Oferecemos materiais de vídeo que podem resolver algumas dúvidas e enriquecer você com novas ideias.
O vídeo mostra uma das opções de sucesso para decoração interior e exterior de um vaso sanitário com ducha:
Instruções em vídeo passo a passo sobre a construção de uma estrutura de madeira revestida com ardósia:
O vídeo é dedicado à questão da ventilação, que permite livrar-se completamente do cheiro do banheiro:
Informações atuais sobre a construção de uma fossa econômica para pneus:
As opções de instalação de banheiro e chuveiro no país são muitas, e todas têm suas vantagens e desvantagens. Somente o próprio proprietário pode avaliar corretamente as condições do seu terreno e escolher o projeto adequado. O principal é levar em conta todas as nuances e calcular a sua força.
Ao construir um confortável banheiro com chuveiro, você proporcionará a você e aos seus entes queridos condições de vida totalmente confortáveis no campo durante todo o verão.
Você selecionou um projeto adequado para a construção de um confortável banheiro rural, mas ainda tem perguntas sem resposta que não abordamos neste artigo? Pergunte no bloco de comentários - nosso engenheiro tentará ajudá-lo.
Ou talvez você já tenha concluído a construção de um banheiro com ducha? Compartilhe uma foto da sua construção e conte-nos o quão bem-sucedido o esquema escolhido foi para você.
No final do jardim decidimos também instalar uma sanita campestre, mas mandamos fazer o corpo por encomenda. Eles próprios cavaram o buraco em poucos dias, reforçaram as paredes com tijolos e não fizeram nada no fundo. Foi construído previamente um ralo para o chuveiro e o piso foi revestido de cerâmica. Após a entrega da cabine, tudo foi instalado, foi colocado um tanque para água no lado ensolarado, esquenta facilmente em poucas horas. Tudo saiu barato, mas é muito útil na fazenda.
Há alguns anos, também decidimos fazer um banheiro e um chuveiro externo na dacha. A casa tem todas as comodidades, mas o terreno é grande; um banheiro externo seria bom. E tomar banho de verão é muito mais agradável para mim.Achei que não conseguiria sozinho, já estava planejando contratar trabalhadores. Mas no final, assisti a muitos vídeos e vasculhei vários sites, descobri que não há lugar mais fácil de fazer tudo com as próprias mãos. Se alguém mais acha que isso é difícil, pelo menos leia as informações fornecidas aqui, tudo está claro e claro.