Como construir um poço de drenagem de tijolos: opções e métodos de arranjo
Você está planejando construir um sistema de drenagem de águas residuais em uma área suburbana instalando um poço? Concorde que uma dacha ou uma casa permanente com todas as comodidades ficará muito mais confortável. Mas você não sabe como construir uma fossa de drenagem de tijolos e quais consumíveis são necessários para isso?
Nós o ajudaremos a lidar com a tarefa - o artigo discute tipos populares de fossas de tijolos. Bem como um processo passo a passo para a construção desse sistema de esgoto, começando pela escolha do local da cava e pelo cálculo de suas dimensões.
O material é fornecido com fotografias visuais. Também há vídeos com dicas úteis sobre como construir de forma independente um tanque de drenagem de tijolos. São consideradas as vantagens e características de sua operação e manutenção periódica.
O conteúdo do artigo:
O princípio de funcionamento do poço de drenagem
Um dreno ou fossa é uma das opções mais antigas de pontos de coleta de esgoto e tratamento primário de águas residuais do planeta. Pode ser construído mesmo sem qualquer experiência em construção.
Além disso, esse dispositivo é frequentemente criado no local, logo no início das obras, a fim de fornecer aos construtores um conjunto mínimo de comodidades.
Tecnicamente, uma fossa de drenagem é a fossa séptica ou tanque de armazenamento de resíduos humanos mais simples. Uma tubulação de esgoto que sai da casa está conectada a este tanque, localizado no subsolo.
As tubulações de um banheiro separado, balneário e demais dependências localizadas no local também estão conectadas a ele.
Uma fossa comum no local não é a única opção para organizar tal sistema. Se desejar, você pode fazer um pequeno recipiente separado para cada cômodo.
Esta solução pode ser conveniente, por exemplo, se o balneário estiver localizado a uma distância considerável de outros edifícios.
Os resíduos são gradualmente acumulados e parcialmente descartados, dependendo do tipo de estrutura. À medida que a fossa se enche de águas residuais, deve ser limpa para evitar que a estrutura transborde.
Os meios modernos permitem a eliminação de resíduos com um grau de eficiência bastante elevado. Recomendamos que você se familiarize com as melhores práticas para limpeza de fossas.
Tipos de fossas
Você pode construir qualquer tipo de fossa de tijolo:
- hermético;
- com paredes permeáveis;
- sem fundo;
- dividido em várias seções.
Cada edifício possui certas características. Por exemplo, poço selado usado em áreas com altos níveis de água subterrânea. Este projeto evita a possibilidade de poluição ambiental por águas residuais.
Poços de drenagem permeáveis, destinados ao processamento e destinação de resíduos cinzentos, são instalados com filtro de areia e cascalho de um metro de comprimento na área inferior.
Se a capacidade de movimentação das rochas subjacentes for insuficiente, elas são dotadas de pequenos orifícios nas paredes por onde é descartada a parte líquida dos resíduos.
No chamado poços sem fundo a parte inferior não é concretada. As paredes dessas estruturas são erguidas sobre uma base de concreto com um vão, no qual um filtro de areia e cascalho é colocado diretamente no solo.
O efluente líquido irá infiltrar-se lentamente através deste filtro natural e depois entrar nos estratos subjacentes do solo, onde será submetido ao tratamento final. O uso de tijolo permite criar um poço de drenagem selado e uma versão permeável. Na maioria das vezes, essas estruturas são feitas com uma base retangular, este é o design mais simples.
Dividido em várias seções. Um grande poço pode ser dividido por divisórias em duas ou três seções, que são conectadas por transbordamentos.
Tal dispositivo, semelhante a uma fossa séptica de esgoto, permite separar repetidamente a maior parte dos resíduos sólidos e líquidos e aumentar o grau de seu processamento com a ajuda de bactérias.
Características de uma estrutura de tijolo
Usar tijolos para construir as paredes de uma fossa tem uma série de vantagens. Este material retém perfeitamente impurezas e é durável. Usando alvenaria você pode criar uma estrutura de qualquer tamanho e configuração.
Ao utilizar anéis de concreto, é necessário adaptar-se às suas dimensões padrão. Derramar concreto monolítico não exige menos mão-de-obra do que colocar tijolos.
Não é necessário usar material de alta qualidade para a fossa, tijolos que já foram usados também servem.
O trabalho de alvenaria requer certas habilidades, é uma verdadeira arte de construção. É melhor dominar essas operações durante a construção de estruturas de esgoto, pois no futuro todas as falhas ficarão escondidas no subsolo.
E ainda assim você não deve fazer o estilo de forma totalmente descuidada. Uma parede de tijolos irregular pode desabar com o tempo.
Um tanque de armazenamento de tijolos tem uma propriedade útil - é estável em quase todos os níveis de água subterrânea e tem boa resistência ao inchaço do solo quando congela no inverno.
Esse poço de drenagem pode ser construído tanto em solos arenosos leves quanto em solos argilosos pesados.
Recomendações úteis para a construção de um poço de tijolos são fornecidas na seleção de fotos a seguir.
Um exemplo de construção de fossa para chuveiro e vaso sanitário
Como exemplo ilustrativo, consideremos o exemplo da construção de um poço de tijolos para receber águas residuais de um chuveiro e de uma sanita rural. Esta decisão justifica-se pelas pequenas dimensões e pela impossibilidade de organizar os objetos separadamente.
A fossa em si ficará localizada sob o vaso sanitário e um ralo será conduzido para ela a partir do banheiro.
O trabalho principal foi feito. Agora precisamos colocar concreto na fôrma e instalar instalações sanitárias e higiênicas vitais:
É melhor embainhar a estrutura do chuveiro com material impermeável, por exemplo, policarbonato celular ou monolítico ou plexiglass. Quaisquer placas de partículas ou fibras, placas e materiais semelhantes são adequados para revestir o vaso sanitário.
Sutilezas de construir um poço de tijolos
Antes de iniciar os trabalhos, é necessário decidir o tamanho da futura fossa, bem como encontrar um local adequado para a construção.
Etapa #1 – cálculos preliminares
A opção de cálculo mais simples é baseada no padrão médio. O número de pessoas que moram permanentemente na casa é multiplicado pela norma de 0,5 metros cúbicos. metros.
Depois disso, é necessário calcular os parâmetros da fossa dependendo de sua configuração. O recipiente geralmente é feito na forma de um cubo ou cilindro. A primeira opção é preferível, pois é mais fácil forrar com tijolos um recipiente com paredes retas.
A profundidade da cava não deve ultrapassar três metros, mas a prática mostra que é possível atender um esgoto com profundidade inferior a dois metros ou menos. O volume do poço agora precisa ser dividido pela altura selecionada. A figura resultante será a área da base.
Resta escolher o comprimento e a largura de um recipiente de base retangular. Se você decidir cavar um buraco cilíndrico, terá que usar a fórmula para a área de um círculo:
S=πr2
Onde:
- S - área da estrutura;
- π - número “pi” igual a 3,14;
- R — raio da estrutura.
A área resultante deve ser dividida por 3,14, ou seja, para o número "pi".Do resultado, que é o quadrado do raio do círculo, é necessário extrair a raiz, obtendo o raio real da base deste cilindro.
Antes da marcação, todos os parâmetros devem ser aumentados de acordo com o tamanho da alvenaria e da base de concreto. Essa função geralmente é desempenhada por uma laje de concreto com espessura de 30 a 40 cm.
A mesa de concreto deve ter aproximadamente as mesmas dimensões. A espessura da alvenaria para estruturas de esgoto deve ser de 25 cm no contorno externo e 12-13 cm é suficiente para paredes internas.
Na hora de escolher os parâmetros do recipiente, deve-se lembrar que é indesejável enchê-lo mais de dois terços, portanto a profundidade da fossa para a fossa deve ser aumentada até o tamanho necessário. Ao escolher o local para uma estrutura, uma série de normas sanitárias devem ser levadas em consideração.
Por exemplo, a distância de um tanque de armazenamento de esgoto a um edifício residencial deve ser de pelo menos cinco metros, de uma cerca - pelo menos dois metros, de uma fonte de água potável - pelo menos 25 metros, etc.
Além disso, em áreas com terreno irregular, os dispositivos de esgoto devem estar localizados abaixo da fonte de água. Por fim, é necessário proporcionar acesso aos equipamentos de eliminação de esgotos.
A máquina não precisa estar muito próxima da fossa, mas a distância entre elas não deve ultrapassar o limite de quatro metros.
Etapa #2 – trabalho de escavação
Depois que as marcações forem concluídas, você poderá começar a cavar um buraco. A maneira mais fácil é solicitar os serviços de uma escavadeira, mas se precisar de uma capacidade pequena e quiser economizar, pode fazê-lo manualmente.
A tecnologia de trabalho é muito simples: o solo é cavado com pá de baioneta e, à medida que a cova se aprofunda, é retirado com um balde preso a uma corda.Uma escada será útil para sair do buraco, assim como um nível regular de construção para controlar a qualidade da obra.
As paredes da cava costumam ser verticais, mas o fundo recebe uma ligeira inclinação para que o conteúdo do contêiner se acumule no canto, acima do qual ficará a escotilha de manutenção.
No futuro, este ponto facilitará o bombeamento de resíduos para fora do contêiner. Em solos leves, as paredes podem precisar ser protegidas contra desmoronamentos, por exemplo, com a ajuda de estruturas temporárias de madeira.
Etapa #3 - instalação de base de concreto
Se o fundo do poço for hermético, então uma laje de concreto deve ser colocada ou um trabalho de concretagem deve ser feito. No primeiro caso, tudo é simples: escolha uma estrutura de concreto armado de dimensões adequadas e instale-a abaixo.
Se a decisão for concretar o fundo, primeiro é colocada uma almofada de areia com cerca de 15 cm de espessura, a areia deve ser nivelada e compactada, observando o declive previamente feito.
Em seguida, é colocada uma malha de reforço no fundo e aplicada uma betonilha de cimento-areia. Depois disso, é necessário esperar até que a base de concreto endureça.
Demora cerca de quatro semanas para secar completamente, mas na construção de uma fossa, o trabalho geralmente continua sete dias após o vazamento da base.
Se você planeja construir uma fossa sem fundo, deve preencher com betonilha de concreto apenas o espaço acima do qual serão construídas as paredes.
No centro é deixado um terreno aberto, sobre o qual é posteriormente colocado um filtro de areia e cascalho. Para preencher adequadamente a base de concreto, neste caso, será necessária a construção de fôrmas de madeira.
Etapa 4 - fazer alvenaria
Para uma fossa, recomenda-se o uso de tijolos cerâmicos vermelhos duráveis, mas os tijolos brancos de silicato também são considerados bastante adequados.
Para preparar a argamassa de alvenaria serão necessários os seguintes ingredientes:
- cimento grau M400 - 1 parte;
- areia de construção - 3 partes;
- água - 0,8 partes;
- cal apagada ou argila - 0,5 partes.
Areia e cimento precisam ser peneirados para que não haja inclusões sólidas, isso tornará a solução homogênea e a deixará com consistência de creme de leite líquido.
Primeiro, é feito um castelo de barro na base e sobre ele é colocada a primeira fileira de tijolos. A alvenaria é imediatamente nivelada com um nível. A espessura do castelo de barro será irregular, pois o fundo é inclinado.
Primeiro, os tijolos de farol são colocados nos cantos e sua posição é cuidadosamente nivelada. A seguir, o assentamento é feito por meio de balizas de corda, que são puxadas para cada fileira.
Artesãos experientes podem colocar três fileiras de uma vez ou usar uma faixa especial para pedidos. Os iniciantes são aconselhados a primeiro verificar literalmente cada tijolo que colocam com um nível.
Um fio de prumo é usado para controlar a qualidade da alvenaria verticalmente para que a parede fique nivelada.
Dependendo da espessura da parede, é escolhido um esquema de assentamento de tijolos.Se precisar fazer uma parede com 25 cm de espessura, coloque-a “em um tijolo”, e se tiver 12 cm - “em meio tijolo”. O comprimento do tijolo corresponde à largura da parede.
Claro que não é assim que se faz uma fossa permeável. Geralmente é colocado “em meio tijolo”, com vãos feitos entre os tijolos individuais para que os drenos líquidos possam escapar por esses furos.
Em qualquer caso, deve-se seguir a regra: as costuras verticais entre os tijolos em fileiras adjacentes não devem coincidir. O assentamento é feito da seguinte forma: aplica-se uma pequena quantidade de argamassa na superfície da base com auxílio de espátula.
Um tijolo é colocado em cima e prensado, batendo suavemente com uma espátula para que fique na posição correta.
Em seguida, o excesso de solução é recolhido com espátula. Existe outra tecnologia: a solução é aplicada em um tijolo separado e depois instalada no lugar.
Aqui estão algumas dicas úteis para trabalhos de alvenaria:
- As dimensões da junta preenchida com argamassa entre os tijolos devem ser de cerca de 6 a 8 mm.
- A costura deve ser do mesmo tamanho em todos os lugares, isso melhorará a qualidade do trabalho.
- Os tijolos devem ser colocados ao longo das paredes em pequenas porções para reduzir o tempo de trabalho (não será necessário trazer todos os tijolos de uma pilha comum).
- Antes do assentamento, os tijolos são regados, o que melhora a aderência da superfície à argamassa.
- Recomenda-se que cada quinta carreira seja colocada com uma malha de reforço especial.
Claro, um cano de esgoto precisa ser conectado à fossa. O local de entrada deve ser cuidadosamente tratado com a solução para evitar vazamentos.
O tubo deve ser devidamente isolado e colocado abaixo do nível de congelamento do solo, mantendo a inclinação necessária. Recomendamos consultar informações detalhadas sobre o material para isolamento de tubos de esgoto Neste artigo.
Após a conclusão da alvenaria, as paredes precisam ser rebocadas.
Etapa #5 - impermeabilização e piso superior
Uma camada de material impermeabilizante, por exemplo mástique betuminoso, é colocada sobre o gesso. Estas medidas ajudarão a prolongar a vida útil do sistema de esgoto.
Ao aplicar materiais impermeabilizantes, deve-se seguir rigorosamente as instruções. Por exemplo, a mástique requer uma base seca.
Agora você pode instalar o andar superior. Para isso, o melhor é adquirir uma laje de concreto pronta com furo e tampa - escotilha de esgoto.
Alternativamente, você pode considerar uma estrutura de concreto feita por você mesmo ou um piso de madeira. A última opção não difere em força: tal sobreposição terá que ser substituída a cada poucos anos.
Se você decidir fazer você mesmo um piso de concreto, deve começar a fazê-lo simultaneamente com a base e usando tecnologia semelhante. O vazamento é feito em fôrmas de madeira.
Os parâmetros do teto superior devem ultrapassar as dimensões do furo que irá cobrir em pelo menos 30 cm.
Primeiro é despejada uma camada de argamassa de vários centímetros, depois é instalada a armadura e vazada a camada principal. Este elemento deve secar dentro de quatro semanas. É necessário fazer outro furo no teto superior - um furo de ventilação.
O sistema de esgoto precisa de ventilação adequada, pois com o tempo, as águas residuais começam a liberar metano, que é um gás perigoso.
Para organizar a ventilação natural, use um tubo de plástico com diâmetro de cerca de 100 mm. A parte superior do tubo é coberta por um dispositivo de proteção, também não faria mal equipar a parte inferior com uma grelha.
Após a instalação do forro, deve-se aplicar uma camada de impermeabilização sobre a estrutura, bastando material de cobertura ou mesmo filme grosso de polietileno.
Geralmente é colocada uma camada de solo e plantas no topo para melhorar a área e proteger a fossa do congelamento no inverno.
Recursos de operação do dispositivo
Os cuidados básicos com uma fossa resumem-se a esvaziá-la e limpá-la em tempo hábil. Uma assistência significativa na reciclagem e eliminação de resíduos pode ser bactérias especiais, destinado a fossas.
Esses medicamentos geralmente são fornecidos com instruções detalhadas e são muito fáceis de usar. Eles precisam simplesmente ser despejados no ralo ou pré-misturados com um pouco de água.
Esses microrganismos são capazes de processar águas residuais, decompondo-as em componentes seguros.Ao mesmo tempo, o cheiro característico dos esgotos desaparece.
Mas é preciso lembrar que o contato com alguns tipos de produtos químicos domésticos é destrutivo para as bactérias, por isso será necessário verificar a composição dos produtos de lavagem e limpeza que estão disponíveis na casa.
Após a limpeza da fossa, não custa nada inspecioná-la e verificar a integridade das paredes de tijolos. Se necessário, faça pequenos reparos na estrutura: substitua os tijolos danificados por inteiros, restaure impermeabilizações danificadas, etc.
Além de tijolos, anéis de concreto, pneus, barril, etc. podem servir como materiais para fazer uma fossa.
Diretrizes detalhadas para fazer uma fossa com vários tipos de materiais podem ser encontradas nos seguintes artigos postados em nosso site:
- Cesspool de um barril: uma master class passo a passo sobre arranjo
- Como construir uma fossa a partir de anéis de concreto: diagramas + guia passo a passo
- Como construir uma fossa com pneus: tecnologia passo a passo para autoconstrução
- Fossa de plástico: como escolher um recipiente e organizar adequadamente uma fossa de plástico
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O processo de assentamento de tijolos ao criar uma fossa permeável é claramente apresentado aqui:
Este vídeo descreve o processo de criação de uma fossa em uma área com alto nível de água subterrânea:
Uma fossa de tijolos é uma estrutura confiável e conveniente. Fazer tal dispositivo não é fácil, mas todos os esforços serão recompensados, pois se a tecnologia for seguida, tal dispositivo pode durar muitos anos..
Você usa um poço de tijolos feito por você mesmo como tanque de armazenamento de resíduos? Ou você está apenas planejando construir uma fossa? Talvez você ainda tenha dúvidas depois de ler este material? Pergunte nos comentários do nosso artigo - tentaremos esclarecer os pontos difíceis.
Agora estou construindo uma fossa de tijolos. E já me arrependi da escolha, seria melhor fazer uma mina com anéis de concreto, seria mais rápido. Estou trabalhando no buraco há dois meses e não consigo terminar. Só posso ter certeza de que um poço de esgoto com paredes de tijolos durará mais. A alvenaria está pronta, só falta ligar o cano, rebocar e cobrir. Vou tentar terminar em duas semanas.
Fiz bem minha própria drenagem. Se você vai fazer de tijolo, faça você mesmo. Eu também sou pedreiro e, portanto, fiz a alvenaria com minhas próprias mãos. Ainda tenho alguns tijolos que sobraram da desmontagem de uma velha garagem (ainda soviética). É isso que quero dizer: vai sair um pouco caro se você contratar alguém de fora e pagar. E o tijolo não é barato. Aconselho cavar um buraco, colocar fôrmas internas e tudo em concreto. Esta é a melhor opção para mim. Você também pode construir rapidamente a partir de anéis de concreto prontos. E tudo está descrito especificamente no site.