Isolamento para tubulações de esgoto: tipos, regras de seleção e visão geral da tecnologia de instalação
A operação das tubulações de esgoto é influenciada por vários fatores, inclusive o frio.Para que o sistema funcione normalmente mesmo em temperaturas muito baixas, é necessário selecionar o isolamento correto para a tubulação de esgoto e instalá-lo.
Os materiais de isolamento térmico são apresentados no mercado numa vasta gama e a decisão de compra às vezes é bastante difícil, não concorda? Nós o ajudaremos a resolver esse problema. O artigo fornece uma visão geral dos vários tipos de isolamento, descreve suas características, recursos de instalação e aplicação.
O conteúdo do artigo:
- Regras para escolha de isolamento
- Isolamento de lã mineral
- Isolador térmico de poliestireno expandido para tubos
- Conchas de espuma de poliuretano
- Aplicação de espuma de polietileno
- Usando isolamento de folha para isolamento de tubos
- Borracha espumada como isolamento
- Isolamento de esgoto com argila expandida
- Tinta isolante térmica como isolamento
- Quando é necessário um cabo isolante?
- Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Regras para escolha de isolamento
Existe uma grande variedade de materiais isolantes no mercado de construção, mas nem todos podem ser utilizados como isolamento para tubulações de esgoto.
A principal tarefa do isolamento não é aquecer a saída, mas sim reduzir a troca de calor entre o ambiente externo e o líquido que circula pelas tubulações.
Para que o isolamento do tubo desempenhe com eficácia sua função principal - preservação do calor, ele deve atender a 7 requisitos básicos:
- ter um coeficiente de condutividade térmica o mais baixo possível;
- retêm suas propriedades por muito tempo;
- suportar grandes mudanças de temperatura;
- possuem boas propriedades de impermeabilização;
- ser resistente às influências ambientais agressivas;
- não suportam combustão e não emitem fumaça tóxica;
- ser fácil de instalar.
Sujeito a isolamento canos de esgoto externos e uma linha principal instalada em uma sala sem aquecimento. As únicas exceções são aquelas regiões onde, mesmo no inverno, a temperatura nunca cai abaixo de 0°C.
Para outros, a única questão é a escolha do método e do material. Os materiais de isolamento são escolhidos com base na reputação do fabricante ou marca, mas o caminho mais seguro é focar no material de fabricação.
Na maioria das vezes, os canos de esgoto são isolados com lã mineral, argila expandida, isopor e espuma de poliuretano. O isolamento líquido também encontra sua aplicação. Todos eles são utilizados para isolamento passivo.
Além deles, existem mais 2 opções para proteger os tubos do gelo - colocar camadas de solo abaixo do nível de congelamento e usar isolamento ativo. Este último inclui isolamento de cabos.
Isolamento de lã mineral
A partir da definição estabelecida pelo GOST 31913-2011, podemos concluir que a lã mineral deve ser classificada como um material fibroso, em cuja produção são utilizados fundidos de rochas e escórias metálicas.
O próprio conceito combina 3 tipos de materiais:
- fibra de vidro;
- escória;
- Lã de pedra.
Eles têm diferentes espessuras e comprimentos de fibra, diferentes condutividades térmicas, resistência à umidade, reagem de maneira diferente às cargas mecânicas, mas a composição é idêntica em todos. As características da lã mineral produzida por diferentes fabricantes também diferem.
A base da lã mineral são as rochas, contém cerca de 90%. O restante vem de aditivos – argila bentonítica e resinas à base de fenol.
A lã mineral possui uma série de qualidades que fazem você pensar antes de fazer uma escolha a seu favor.
As desvantagens do isolamento incluem:
- a presença de resinas de formaldeído em sua composição, que afetam negativamente a saúde;
- a capacidade de retração sob a influência de cargas mecânicas e, como consequência, o aparecimento de “pontes frias”;
- elevada absorção de água devido à qual o isolamento necessita de uma boa impermeabilização.
O isolamento de algodão é usado para organizar seções abertas de tubulações de esgoto. Eles não são colocados em torno de tubos localizados no solo.
Quando molhado, este tipo de isolamento térmico perde quase completamente as suas qualidades e muitas vezes provoca o aparecimento de ferrugem nas comunicações metálicas subterrâneas.
A instalação do isolamento térmico em lã mineral é realizada em 3 etapas:
- A fita adesiva é colada nos tubos em forma de espiral.
- O tubo está firmemente envolvido com isolamento. Neste caso, as costuras nas juntas devem coincidir.
- O isolamento térmico é fixado aos tubos envolvendo-os com fita adesiva.
Levando em consideração que a densidade do material é baixa e absorve bem a umidade, será necessária uma impermeabilização. Para fazer isso, use papel alumínio ou feltro. A presença de uma camada metálica no isolamento facilita a tarefa, mas as pontas ainda terão que ser isoladas.
Isolamento de tubos com lã de vidro
A lã de vidro, como uma das opções de lã mineral, tem todas as suas características positivas e negativas. É um material natural obtido a partir de matérias-primas como quartzito ou areia.
O coeficiente de condutividade térmica deste isolador térmico está na faixa de 0,028-0,034. Quanto maior a espessura, menor ela é. A densidade média é de 150-200 kg/mᶾ.
Para reduzir a higroscopicidade, alguns fabricantes produzem lã de vidro com uma camada isolante pronta. Pode ser folha ou fibra de vidro. Estes incluem materiais de isolamento populares como Ursa, Knauf, Izover. O isolador térmico de fibra de vidro chega ao mercado de construção na forma de esteiras, rolos e cilindros.
É possível isolar canos de esgoto com lã de escória?
O material é um subproduto da tecnologia de fundição de ferro. A lã de escória tem uma estrutura solta e uma característica muito desagradável característica dos produtos de alto forno - a acidez residual.
Em condições de umidade, formam-se ácidos na superfície isolada por esse material, o que afeta negativamente tanto o metal quanto o plástico. A lã de escória derrete a uma temperatura de 300°C, tem um coeficiente de condutividade térmica de 0,46-0,48 e uma espessura de fibra que varia de 4 a 12 mícrons. Tem baixa compatibilidade ambiental
O coeficiente de absorção de água deste isolamento para tubulações de esgoto é superior ao da lã de vidro. O material não é resistente às mudanças de temperatura, portanto sua vida útil é curta.
Por este motivo, como outras opções de algodão, raramente é utilizado para isolar canos de esgoto, sendo utilizado apenas para isolar trechos de comunicações acima do solo.
A matéria-prima para a produção da lã mineral são as rochas. A lã basáltica é um material durável com densidade de 25-200 g/mᶾ e baixo coeficiente de condutividade térmica de 0,03 - 0,04.
É muito resistente às mudanças de temperatura - não perde suas propriedades originais na faixa de -60 + 200°C, e começa a derreter quando a temperatura sobe acima de 1000°C.
As fibras de lã de rocha têm os mesmos parâmetros da lã de escória, mas são muito mais elásticas. Portanto, não quebram, não entram no sistema respiratório e não irritam a pele. Mas esse tipo de lã mineral também apresenta desvantagens - alto custo, resistência insuficiente e a mesma substância fenólica em algumas marcas de material.
Isolador térmico de poliestireno expandido para tubos
As conchas de espuma são um material de isolamento popular para isolar canos de esgoto.Dois por cento de sua composição são pequenos grânulos de poliestireno de 1 a 5 mm, os 98% restantes são ar. Após o processamento do material com um agente formador de gás, os grânulos tornam-se leves, elásticos, atraem-se e grudam.
Por prensagem seguida de tratamento com vapor em alta temperatura, o material ganha a forma desejada.
É basicamente apenas espuma, mas em formato de concha projetada para durar continuamente. A diferença entre o coeficiente de condutividade térmica do isolamento de espuma de poliestireno (0,03-0,05) e da lã mineral é pequena. A concha, que tem o formato de um hemisfério, cumpre com bastante eficácia a tarefa de preservar o calor.
Como a espuma plástica não é muito resistente ao estresse mecânico, os fabricantes fornecem aos invólucros um revestimento externo de folha de alumínio, fibra de vidro e outros materiais.
Altas propriedades de isolamento térmico são fornecidas por microcélulas de paredes finas que não permitem a passagem de calor. A vida útil do invólucro de isolamento térmico é bastante longa - cerca de 50 anos.
Existem 2 tipos deste material - comum e espuma de poliestireno extrudado. As características deste último são superiores, mas o custo também difere significativamente.
Apesar de muitas qualidades positivas, a espuma de poliestireno também apresenta desvantagens. Não tolera radiação ultravioleta, portanto, ao colocar tubos em áreas abertas, é necessária proteção adicional do sol. Este material é denso, porém frágil, e quando queimado pode causar intoxicações, pois A fumaça que produz é venenosa.
O trabalho de instalação é tão simples que não requer qualificações especiais. Depois de colocados os segmentos de isolamento na tubulação de esgoto, eles se sobrepõem, deslocando-os ao longo do comprimento entre si em 200-300 mm. Para evitar o aparecimento de pontes frias, os elementos de isolamento térmico são unidos por meio de um sistema de quarto ou macho e fêmea.
Após a conexão ser feita, ambas as partes ficam fortemente comprimidas. Os pontos de contato são colados com fita adesiva. Às vezes as juntas ficam revestidas com cola, mas aí o isolamento perde uma vantagem como a possibilidade de reaproveitamento, pois Ao desmontar deverá ser cortado.
A casca é coberta por uma capa protetora, que a acompanha, ou simplesmente embrulhada com filme plástico caso não esteja disponível.
O shell é usado tanto em rotas aéreas quanto para colocando uma rodovia subterrânea. Este isolamento pode ser colocado em um tubo com diâmetro mínimo de 1,7 cm e máximo de 122 cm. Já com diâmetro de 200 mm, o cilindro é composto por 4 elementos, podendo para produtos grandes ser 8.
As valas com canos de esgoto são primeiro preenchidas com areia até uma altura de cerca de 0,2 m e depois com terra. Em regiões com invernos muito frios, o isolamento térmico em forma de concha de poliestireno expandido é complementado com um cabo isolante, colocado sob a concha.
Conchas de espuma de poliuretano
Os cilindros de espuma de poliuretano são uma boa alternativa aos seus equivalentes de espuma. Eles diferem em comparação com sua densidade mais alta e o coeficiente de condutividade térmica é quase o mesmo.
A espuma de poliuretano também apresenta maior resistência aos esforços mecânicos. Ele também possui uma faixa de temperatura mais ampla na qual pode ser operado sem perda de características de resistência.
O isolamento térmico tem a forma de semicilindros equipados com travas transversais ou longitudinais. Para aumentar a confiabilidade da proteção, as carcaças às vezes são encerradas em invólucros galvanizados especiais equipados com travas, mas mais frequentemente são simplesmente revestidas com um revestimento especial.
Aplicação de espuma de polietileno
O polietileno espumado é frequentemente usado como isolamento para canos de esgoto. Este não é um material muito denso - até 40 kg/mᶾ. O coeficiente de condutividade térmica está dentro de 0,05.
Não altera suas propriedades quando utilizado na faixa de temperatura -50°C - + 90°C.A pequena espessura do material permite poupar espaço, pelo que a sua utilização justifica-se onde existe um vão muito pequeno entre os tubos e a parede.
A vantagem do isolamento é leveza, durabilidade e preço acessível. Este isolamento é produzido por fabricantes como Magniflex E Penofol, Energoflex, Termoflex. É produzido na forma de cilindros de diversos diâmetros e em rolos. Existem opções de folha de um e dois lados.
Esta opção de isolamento térmico na instalação de tubulações de esgoto raramente é utilizada, sendo utilizada para isolar áreas de comunicação localizadas em subsolos e acima do solo.
Usando isolamento de folha para isolamento de tubos
Na maioria das vezes o material é usado para comunicações externas feitas de tubos de metal-plástico. Existem 2 tipos de folgoizol - SRF e FG. Em sua produção é utilizada folha - corrugada ou alumínio e uma camada de betume-polímero para o ligante.
Está à venda na forma de rolos. O material é durável, ecologicamente correto e tem uma longa vida útil. Tem se mostrado bem em regiões com climas diferentes.
Borracha espumada como isolamento
Este material isolante é feito à base de borracha natural ou combinada. É caracterizado por alta segurança contra incêndio e elasticidade. O isolamento dos tubos com este material é realizado por colagem. Como resultado da interpenetração das superfícies, obtém-se uma costura forte.
O isolamento térmico é produzido por fabricantes como a empresa italiana K-FLEX, empresas alemãs ARMAFLEX E KYFLEX. Devido ao alto custo, a espuma de borracha raramente é usada para isolar canos de esgoto.
Isolamento de esgoto com argila expandida
O material é utilizado para isolamento térmico de tubulações de esgoto subterrâneas. O seu funcionamento normal só é possível em ambiente seco, pelo que os trabalhos de isolamento são realizados em clima quente e seco.
A tecnologia é simples:
- 2 camadas de membrana são colocadas sob o tubo com a folha sobreposta nas paredes da vala.
- Argila expandida é derramada.
- Coloque as bordas dos painéis sobrepostas sobre a argila expandida.
Quando exposto à umidade, esse material a granel perde suas propriedades. É aconselhável utilizá-lo em zonas de clima temperado, pois... não é muito eficaz como isolamento.
A densidade do material depende da sua marca. Existem vários tipos de argila expandida com diferentes densidades, formatos e tamanhos de grânulos. A argila expandida de alta qualidade tem formato redondo regular e estrutura interna uniforme.
Tinta isolante térmica como isolamento
Visualmente, a tinta com isolamento térmico se assemelha à tinta normal. Sua vantagem é que pode ser aplicado em superfícies de qualquer formato. Uma camada de tinta forma um revestimento elástico selado que funciona segundo o princípio de uma garrafa térmica.
Para a produção de microesferas são utilizadas cerâmicas, perlita, espuma de vidro e outras substâncias com propriedades de isolamento térmico. A tinta é muito fácil de usar e cria um revestimento durável.
O efeito do revestimento com essa tinta é igual ao do isolamento com lã mineral ou poliestireno expandido. É aplicado manualmente com rolo ou pincel ou por spray.
Quando é necessário um cabo isolante?
Se os canos de esgoto, devido à impossibilidade de aprofundá-los, forem colocados na superfície da terra, então a forma mais eficaz de isolá-los será uma combinação de vários materiais mais cabo eletrico.
A seguinte seleção de fotos irá familiarizá-lo com o processo de instalação do cabo de aquecimento:
O mesmo método de isolamento também é aconselhável no caso em que os tubos estejam localizados a uma profundidade inferior ao nível de congelamento do solo.
Existem dois tipos de produtos: resistivos e autorreguláveis. Além do primeiro, os termostatos são definitivamente necessários. Pode ser simples ou de 2 núcleos. A opção mais prática é cabo autorregulável, possuindo proteção eficaz contra superaquecimento e boa condutividade térmica.
Sua resistência cai à medida que a temperatura diminui e aumenta à medida que aumenta. O terceiro tipo de cabo - zonal - é utilizado quando é necessário fornecer calor apenas a determinadas áreas.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O autor responde à pergunta sobre a conveniência de isolar tubos localizados abaixo do nível de congelamento:
Vantagens da utilização de cilindros de isolamento térmico feitos de espuma de poliestireno extrudado:
A manutenção sem problemas do sistema de esgoto depende em grande parte da qualidade do isolamento dos tubos. De todos os métodos existentes de isolamento térmico de tubulações de esgoto, deve-se escolher aquele que corresponde às condições climáticas, à profundidade das tubulações e às características da linha principal.
Você tem habilidades práticas em isolamento de canos de esgoto? Compartilhe seu conhecimento acumulado, tire dúvidas sobre o tema do artigo e participe de discussões. O bloco de comunicação está localizado abaixo.
Parece-me que a aparência da maior parte dos materiais parece mais uma jogada de marketing. Eu morava em Kolyma e lá isolávamos os canos de esgoto e de água com lã de vidro simples. Além disso, os tubos eram previamente colocados em caixas de concreto ou madeira. Em princípio, esta opção é suficiente tanto em termos de características como de durabilidade.
Eu não concordo. Eu mesmo uso lã de vidro há muito tempo, posso dizer com segurança que ela se destrói sob a influência de alta umidade e mudanças de temperatura. Na nova dacha, isolei os canos com conchas de espuma de poliestireno. Este também é um material barato, mas muito mais durável. Para garantir a proteção contra água, segundo o artesão envolvido na obra, basta uma casca externa de folha do material, o que simplifica o processo de instalação. Se não houver casca, uma folha de alumínio comum servirá.