Tubulações de esgoto para esgoto externo: tipos e avaliação das melhores marcas

Você está preocupado com a disposição das comunicações internas e com o sistema de drenagem externo de casa? Concordo, é ótimo quando uma casa de campo tem todos os benefícios da civilização, apesar de estar distante da metrópole.

Mas para construir um sistema você precisa de canos de esgoto para esgoto externo e não sabe qual é o melhor para escolher?

Diremos qual material é adequado para diversas condições de operação - o artigo discute as características dos tubos feitos com materiais existentes, as vantagens e desvantagens de cada opção.

Há também uma classificação dos melhores fabricantes de tubulações de plástico e ferro fundido, fotografias de seus produtos e recomendações de vídeos de profissionais de esgoto.

Requisitos para pipelines externos

As redes externas de esgoto têm de funcionar em condições difíceis. Canos cobertos de terra são forçados a suportar o peso do solo, sobre o qual as pessoas, e muitas vezes os carros, podem se mover.

Também são afetados pela água do solo, o que pode provocar deslocamento dos pontos de ligação, podendo levar à despressurização da rede de esgoto.

Os sistemas devem resistir constantemente aos efeitos estáticos/dinâmicos das águas residuais transportadas através de tubulações.

Instalação de rede de esgoto externa
As tubulações de esgoto externas usadas para instalar sistemas de eliminação de águas residuais devem ser subterrâneas em condições difíceis

É por isso que são impostos requisitos especiais aos elementos das redes externas de esgoto.

Os tubos devem ter as seguintes qualidades:

  • força e rigidez;
  • a capacidade de suportar flutuações de temperatura sem perda de desempenho;
  • resistência ao gelo;
  • resistência ao desgaste, longa vida útil;
  • resistência a ambientes químicos agressivos.

Para a fabricação de sistemas de esgoto externos podem ser utilizados diversos materiais (polímeros, aço, ferro fundido), mas todos devem atender aos fatores acima.

Deve-se também levar em consideração que a qualidade da tubulação é influenciada não apenas pelas propriedades específicas das tubulações, mas também pela qualidade de instalação e assentamento do sistema.

Nosso site também possui outros materiais úteis sobre regras de esgoto.

Recomendamos que você se familiarize com eles:

Diferenças entre sistemas de esgoto externos e internos

Os tubos utilizados para a instalação de sistemas externos diferem significativamente dos análogos utilizados para comunicações internas.

Informações detalhadas sobre tubulações para esgoto interno são discutidas em Este artigo.

Tubulações para esgoto externo
Os sistemas de esgoto externos diferem dos tubos internos pela cor laranja brilhante, bem como pelo aumento da densidade e espessura da parede.

Os recursos característicos incluem:

  1. Cor. Cor laranja (vermelha), que facilita a localização da tubulação, evitando danos involuntários à rede durante os trabalhos de escavação.
  2. espessura da parede. Para peças para esgoto externo, esse parâmetro é sempre maior do que para esgoto interno (no caso de sistemas de PVC, esses valores são de 3,2-3,4 mm versus 2 mm), pois a tubulação subterrânea deve suportar cargas pesadas.
  3. Materiais. Os tubos vermelhos são geralmente feitos de materiais de maior resistência (por exemplo, cloreto de polivinila não plastificado, que é particularmente durável).
  4. Resistência ao calor. Graças ao aumento da espessura e confiabilidade das paredes, bem como à adição de componentes especialmente selecionados, a resistência ao calor dos sistemas externos é superior à dos internos. Mas também podem precisar de isolamento. Recomendamos que você se familiarize com os tipos isolamento para esgoto.
  5. Vida. Produtos de cor laranja tendem a durar mais que os cinzas.
  6. Lista de preços. O custo dos elementos para esgoto externo é aproximadamente 20% superior ao do esgoto interno.

Especialistas alertam contra o uso de tubos cinza para instalação de sistemas de esgoto externos. É difícil para eles suportar cargas aumentadas (especialmente por muito tempo), o que pode levar a rupturas e acidentes.

Vamos dar uma olhada em quais materiais podem ser usados ​​​​para a fabricação de sistemas de esgoto externos.

Classificação de tubos por tipo de material

Os mais populares entre os usuários são os canos de esgoto de plástico. Mas, além do plástico, os tubos externos para fiação de esgoto podem ser feitos de outros materiais. Vejamos as características de cada tipo de tubo, destacando suas vantagens.

Tipo #1 – produtos plásticos

Os tubos de esgoto de polímero surgiram há pouco tempo, mas se difundiram, deslocando os análogos tradicionais no mercado especializado.

Esses componentes têm inúmeras vantagens inegáveis:

  • um peso leve, facilitando o transporte, armazenamento, colocação;
  • superfície interna lisa, facilitando a passagem desimpedida de águas residuais e evitando a sedimentação de sais e outros sedimentos. Graças a esse recurso, com instalação e operação adequadas, os tubos de plástico quase nunca formam bloqueios;
  • resistência ao desgaste — os tubos de plástico não apodrecem nem corroem;
  • exploração - tais produtos têm uma vida útil suficiente, embora inferior à dos seus homólogos em ferro fundido (máximo 50 anos).

Na maioria das vezes, para a fabricação de sistemas de esgoto externos, são usados ​​​​componentes feitos dos seguintes materiais.

Opção nº 1 - tubos de cloreto de polivinila (PVC)

Cloreto de polivinila (PVC) - um plástico popular e acessível, amplamente utilizado para a produção de diversos produtos, incluindo tubos para redes internas/externas.

Tais componentes são especialmente recomendados para sistemas de esgoto que necessitam de grande área de vazão (coletor, bueiro, tempestade).

Tubos de PVC
Os tubos de PVC são amplamente utilizados para instalação de redes externas de esgoto, mas são sensíveis a produtos químicos agressivos e líquidos com temperaturas acima de 60 graus

Entre as desvantagens mais significativas dos tubos de PVC estão:

  • Sensibilidade a materiais agressivos. Se você planeja remover ácidos e óleos por meio de tais componentes, é melhor adquirir tubos uPVC especiais com propriedades especiais.
  • Alongamento de temperatura do material. Devido a esta propriedade, não é aconselhável instalar tais peças para transporte de líquidos quentes (acima de 60 graus C).

Os tubos de PVC apresentam as seguintes propriedades positivas: boa resistência aos esforços mecânicos, alta resistência e resistência aos raios UV, tornando tais produtos adequados para áreas abertas.

Existem dois tipos de tubos de PVC:

  1. Pressão, suportando alta pressão (<10 atmosferas). Eles são usados ​​em sistemas que sofrem exposição constante e aumentada a vários ambientes.
  2. Gravidade. Recomendado para sistemas com pressão inesperadamente alta (o líquido na tubulação se move por gravidade a uma velocidade moderada).

Na maioria das vezes, a segunda versão dos produtos é usada em pipelines externos.

Os tubos de PVC podem consistir em uma ou duas camadas.Neste último caso, é utilizado material não plastificado para a camada externa e polímero de espuma reciclado para a camada interna.

Soquetes para tubos de PVC
Os tubos de PVC geralmente são conectados por meio de soquetes. Em alguns casos, a soldagem a frio e o método adesivo são usados

De acordo com a sua classe de dureza, os componentes de PVC são divididos nas seguintes categorias:

  • Tubos rígidos (classe S) com espessura máxima de parede, projetado para instalação em profundidades de até 8 metros. Este tipo pode ser usado para qualquer trabalho, mas é mais frequentemente utilizado na indústria.
  • Produtos meio duros (classe N) usado a uma profundidade de 2 a 6 metros. Eles são adequados para instalar tubulações em estradas não muito movimentadas.
  • Componentes leves (classe L), suficiente para criar sistemas colocados em profundidades rasas (0,8-2 m). Não é adequado para ser colocado sob a estrada.

O tubo mais comum para esgoto externo é um produto com diâmetro de 10 a 11 cm, neste caso o esgoto de uma casa de campo é facilmente transportado pela rede.

Tubos feitos de cloreto de polivinila não plastificado são utilizados na colocação subterrânea de comunicações externas onde se sabe que não haverá carga significativa nas comunicações.

Se este fator for levado em consideração, o escopo de aplicação dos produtos de PVC é bastante amplo:

Discutimos mais informações sobre tubos de PVC e HDPE para esgoto externo em nosso outro artigo.

Opção nº 2 - produtos de polipropileno

Tubos deste tipo não são muito utilizados para assentamento de redes externas de esgoto devido à rigidez insuficiente das peças de polipropileno.

No entanto, podem ser utilizados para a colocação de bueiros de escoamento livre ou para a instalação de sistemas em solos arenosos.

Entre as vantagens deste tipo de produto:

  • Alta resistência ao calor. Os sistemas instalados podem suportar o transporte de líquidos quentes (até 80 e ocasionalmente até 95 graus Celsius).
  • Inércia química. O plástico não está sujeito à corrosão e não emite substâncias nocivas.

Além da já mencionada falta de densidade, as desvantagens do polipropileno incluem sua sensibilidade à radiação ultravioleta.

Tubos de polipropileno
Ao armazenar e colocar tubos de polipropileno, é importante evitar a luz solar direta

Opção nº 3 - tubos de polietileno

Este material é amplamente utilizado para a construção de tubulações de pressão externa. As vantagens dos tubos PE incluem:

  • capacidade de resistir ao golpe de aríete;
  • resistência a substâncias ativas;
  • longa vida útil (50 anos ou mais).

Entre as desvantagens de tais produtos estão a suscetibilidade à radiação ultravioleta e a resistência insuficiente ao calor - tubos de polietileno podem ser utilizados na faixa de temperatura de -40 a +40 graus Celsius.

Tubos de polietileno
Para manter a integridade do sistema de tubulação de polietileno, é importante lembrar: quanto maior a temperatura do líquido transportado pelas tubulações, menor deve ser o nível de pressão

Opção nº 4 – produtos de papelão ondulado

Uma desvantagem comum dos elementos plásticos de esgoto é a falta de resistência. Para corrigir essa falha, foi inventado um projeto especial - um tubo corrugado com maior rigidez mecânica.

Graças à superfície externa dobrada de tais produtos, sua área aumenta. Isso permite que a pressão exercida pelo solo seja redistribuída, fazendo com que as tubulações possam suportar cargas maiores.

Tubos corrugados
As estruturas onduladas são muito populares.Eles melhoram a rigidez e a densidade dos tubos plásticos, mantendo o peso leve dos produtos.

Existem dois tipos de tubos corrugados:

  1. Camada única com uma superfície nervurada peculiar por dentro e por fora. Esse material é relativamente barato, mas a remoção de águas residuais é muito pior.
  2. Dupla camadatendo uma superfície externa dobrada e uma superfície interna lisa. Graças a isso, o fluxo passa livremente pela tubulação sem formar depósitos ou bloqueios.

Tais produtos podem ser feitos de vários tipos de polímeros. O mais comumente usado é o polietileno de baixa densidade, cloreto de polivinila.

Esquema de tubo corrugado de dupla camada
O diagrama mostra a estrutura de um tubo corrugado de duas camadas utilizado na instalação de esgotos externos. A peça consiste em uma camada externa dobrada e uma superfície interna lisa

Tubos com superfície corrugada são conectados pelo método de encaixe com manguitos de borracha especiais. Na instalação de tubulações, também é possível utilizar o método de soldagem a frio.

Em outro artigo em nosso site, examinamos detalhadamente as características e recursos do aplicativo tubos corrugados para esgoto.

Tipo #2 - tubos de cimento-amianto

Para produzir esses produtos, é utilizada uma mistura de cimento Portland com fibra mineral de amianto.

Esses sistemas têm uma série de vantagens importantes:

  • Durabilidade — a vida útil pode chegar a meio século e até cem anos.
  • Leveza relativa, facilitando muito a instalação.
  • Resistência a ambientes agressivos. Os tubos de cimento-amianto podem suportar quase todos os produtos químicos.
  • Relutância em crescer demais o sino.

A desvantagem deste material é a fragilidade e sensibilidade a danos mecânicos.

Tubos de cimento-amianto
A principal desvantagem dos tubos de cimento-amianto é a sua extrema fragilidade. Ao comprar esses produtos, você precisa inspecioná-los cuidadosamente para identificar lascas e rachaduras.

Ao fazer uma compra, é importante examinar cuidadosamente as extremidades dos tubos, onde mais frequentemente são observados diversos danos. No

Tipo #3 – produtos cerâmicos

Mesmo nos tempos antigos, a cerâmica era usada para fazer peças do sistema de esgoto.

Este material ainda é popular hoje, graças a vantagens como:

  • Inércia química. Os sistemas cerâmicos permitem o transporte de quase todos os meios líquidos.
  • Estrutura especial da superfície internaque evita a formação de placas e depósitos de sais e outras substâncias.
  • Resistência à temperatura ambiente externo e líquidos que passam pelo tubo.
  • Instalação fácil.

As desvantagens incluem a fragilidade e o curto comprimento dos tubos, razão pela qual no assentamento do sistema é necessário aumentar o número de juntas.

Tubos de esgoto cerâmicos
Os tubos cerâmicos são o tipo de produto mais antigo utilizado na instalação e organização de sistemas de esgoto. Eles são feitos de argilas refratárias e revestidos com esmalte ácido. De um lado eles possuem uma tomada para conexão

À venda estão elementos cerâmicos com diâmetro de 100-600 mm, que podem ter duas opções de conexão: com soquete e com rosca.

Antes de instalar os tubos, você deve verificar a qualidade examinando a aparência das peças e batendo nelas. Um som de chocalho que aparece após o impacto indica a presença de uma rachadura oculta.

Tipo #4 - sistemas de ferro fundido

Por muito tempo, os tubos de encaixe em ferro fundido foram considerados a solução mais popular para a instalação de esgoto externo. Via de regra, para a construção privada são suficientes elementos com diâmetro de 16 cm.

Tubos de ferro fundido
A principal desvantagem dos tubos tradicionais de ferro fundido é o seu grande peso, razão pela qual a instalação de redes de comunicação requer a utilização de equipamentos especiais

Os sistemas feitos com este material possuem muitas qualidades positivas. Entre eles estão a alta resistência, que permite ao gasoduto suportar cargas pesadas e durabilidade - a vida útil dos sistemas de ferro fundido é de pelo menos várias décadas.

Bem como resistência às mudanças de temperatura e instalação bastante simples, envolvendo a utilização do método de tomada.

Ao mesmo tempo, não se pode deixar de mencionar algumas desvantagens de tais produtos:

  • Peso pesado. Devido ao peso dos elementos, é impossível instalar uma tubulação de ferro fundido sem o uso de equipamentos especiais.
  • Tendência para formar depósitos na superfície: com o tempo isso pode levar a bloqueios.
  • Incapacidade de usar em alguns solos, especialmente em pântanos salgados.
  • Preço bastante alto produtos tradicionais de ferro fundido.

Atualmente, os tubos de ferro fundido são usados ​​​​para a instalação de comunicações industriais, enquanto na construção individual foram substituídos em quase todos os lugares por análogos de plástico mais baratos e leves.

Para ver mais informações sobre as características, tipos e instalação de tubulações de esgoto em ferro fundido, acesse esse link.

Os melhores fabricantes de tubos de esgoto

Muitas empresas nacionais e estrangeiras produzem tubos feitos de diversos materiais utilizados na instalação de esgotos externos.

Lugar #1 - Fabricante holandês de plástico Wavin

A empresa Wavin, fundada na Holanda em 1955, é especializada na produção de tubos plásticos para esgoto e água. Os produtos da empresa são muito procurados em toda a Europa.

Tubos ondulados
A empresa holandesa Wavin é bem conhecida nos países europeus. A empresa oferece uma ampla gama de tubos e conexões para esgoto externo

Para uso externo, a fabricante produz tubos corrugados de polipropileno Pragma, que possuem parede dupla, além de outras opções de produtos.

Os componentes do Pragma têm 6 metros de comprimento; são facilmente conectados a um sistema, pois possuem um soquete em uma extremidade e uma vedação de borracha na outra. O fabricante recomenda o uso desses produtos para criar uma rede de esgoto por gravidade externa.

Lugar #2 - empresa internacional POLIPLASTIC

A POLYPLASTIC é uma empresa internacional cujas divisões estão localizadas nos países da CEI (Rússia, Cazaquistão, Bielorrússia).

Na gama de produtos da marca, um grande lugar é ocupado por todos os tipos de elementos de esgoto, incluindo tubos externos feitos de diversos tipos de polímeros (polietileno, PAC, polipropileno, fibra de vidro).

Os produtos produzidos pela empresa são caracterizados por uma combinação ideal de baixo peso com maior rigidez do anel, devido à qual os tubos de plástico resistem com sucesso até mesmo a cargas significativas.

Tubos de braço Corsis
Os produtos reforçados "Corsis Arm", incluídos na gama da empresa POLIPLASTIC, possuem uma camada de aço que aumenta a rigidez das tubagens externas de esgoto

A linha exclusiva deste fabricante é a série Korsis, que inclui:

  • produtos corrugados de duas camadas;
  • peças espirais;
  • tubos reforçados multicamadas.

Todos estes elementos são perfeitos para a colocação de redes externas de esgotos e outros sistemas de drenagem. A empresa produz produtos com comprimento de 600 ou 1200 mm e diâmetro de 110-600 mm.

Ao contrário dos produtos de outras empresas, os componentes da Corsys possuem uma camada externa corrugada preta e uma superfície interna azul claro, amarelo ou laranja.

Lugar #3 - empresa alemã Ostendorf

A famosa empresa alemã Ostendorf Kunststoffe, especializada em tubos de polímero e outras peças, foi fundada pelos irmãos Ostendorf em 1973.

Hoje a empresa é considerada fabricante líder de elementos desses sistemas no mercado especializado. Os produtos são fornecidos para vários países ao redor do mundo, mas o principal consumidor é a Alemanha.

Tubo fabricado por Ostendorf
Os tubos KG (fabricados pela empresa alemã Ostendorf) possuem altas qualidades de consumo. Esses sistemas são duráveis, confiáveis, duráveis ​​e fáceis de operar.

Em 2011, a fábrica de Ostendorf começou a operar na Rússia. O empreendimento, onde estão instalados equipamentos tecnológicos de última geração fabricados na Alemanha, utiliza matérias-primas e componentes importados.

Um rigoroso controle de qualidade é organizado na produção, realizado de acordo com os padrões alemães e russos.

Devido à mais alta qualidade dos produtos, eles são muito procurados pelos consumidores, apesar do custo relativamente alto.

A linha KG, destinada ao esgoto externo, é fabricada em policloreto de vinila sólido e sem impurezas, que possui maior resistência, resistência à água, durabilidade e condutividade térmica.

O formato conveniente das extremidades permite a instalação rápida e fácil de vários sistemas.

Lugar #4 - empresa nacional Politek

A empresa russa Politek, fundada em 1999, é líder na produção de produtos poliméricos utilizados para drenagem, abastecimento de água e esgoto.

Tubos Polytek
Os produtos da empresa nacional Politek ganharam popularidade devido à ótima relação qualidade e preço. Mesmo os produtos econômicos têm características decentes

As fábricas da empresa possuem equipamentos especiais estrangeiros de última geração, o que lhes permite produzir produtos de classe europeia.

Lugar #5 - Fabricante alemão de ferro fundido Duker

Embora os produtos de metal sejam agora menos comuns que os de plástico, a demanda por tubos de ferro fundido pode ser considerada estável. Tais produtos são produzidos por diversas empresas europeias, entre as quais se destacam as seguintes.

Fundada em 1913 em Karlstadt (Francônia, Alemanha), a empresa inicialmente produzia produtos com sistemas de tomadas.

Em 1968, foram desenvolvidos tubos inovadores sem encaixe, permitindo que as peças fossem encurtadas e o restante da guarnição fosse instalado usando um método combinado.

Hoje a empresa é a única fabricante de sistemas de esgoto em ferro fundido na Alemanha, e a fábrica realiza um ciclo de produção totalmente completo: da fundição à aplicação do revestimento externo.

A empresa oferece uma ampla gama de diferentes sistemas com diferentes comprimentos, diâmetros e conexões. Todos eles possuem excelentes qualidades de consumo: resistência ao desgaste, resistência a substâncias agressivas, resistência.

Tubos de ferro fundido Duker
Os tubos de ferro fundido Duker são resistentes ao desgaste e de excelente qualidade. Além disso, graças à ampla gama, você pode selecionar facilmente tubos com o diâmetro desejado

Lugar #6 - empresa francesa Saint-Gobain

A grande empresa Saint-Gobain (França) é especializada na produção de modernos produtos de ferro fundido. Para sua fabricação é utilizada a tecnologia De Lavo (fundição centrífuga), seguida de resfriamento profundo das estruturas.

Tubo de ferro fundido Pam Global
Os tubos de ferro fundido, chamados Pam Global, são produzidos nas fábricas de uma grande empresa francesa. Durante a produção dos produtos, o metal é revestido com resina epóxi, pó de zinco e verniz acrílico

Os sistemas Pam Global C são projetados especificamente para trabalhos de solo, bem como para a instalação de sistemas de drenagem duráveis ​​e de alta qualidade. Os canos de esgoto externos têm um diâmetro de 100-200 mm.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Abaixo oferecemos um vídeo que dá recomendações sobre a escolha de tubulações para esgoto interno e externo.

É impossível dizer de forma inequívoca qual tipo de tubo é o melhor.Ao considerar opções de produtos, é importante saber para que finalidade eles se destinam e em que condições serão utilizados.

Apenas tendo em conta todas as características individuais do local, o proprietário pode escolher a opção que mais lhe convém para a instalação de uma rede de esgotos.

Você está selecionando tubulações para instalação de esgoto e ainda tem dúvidas depois de ler o artigo? Ou você notou erros ou imprecisões no material revisado? Por favor, escreva-nos sobre isso nos comentários abaixo do artigo.

Ou talvez você já tenha escolhido o material e instalado a tubulação de esgoto no local? Diga-nos que tipo de tubos você preferiu e quão confortável foi para você trabalhar com eles.

Comentários dos visitantes
  1. Nicolau

    Boa tarde Foi um artigo interessante, aprendi muito sobre mim mesmo. Troquei os canos de esgoto da minha dacha há cerca de seis meses. Troquei tudo completamente por fibra de vidro (li muito na internet!) Todo mundo me elogia, então resolvi mudar! Eu encomendei o trabalho. Os caras entregaram rapidamente os canos e mudaram tudo. No geral deu tudo muito bem!

  2. Semyon

    Parece-me que o tempo dos tubos de ferro fundido e de cimento-amianto já passou, é estúpido agora não aproveitar o resultado do progresso na forma de produtos plásticos. Eles têm muitas vantagens com um número mínimo de desvantagens. Além de serem mais leves e fáceis de instalar, também são mais baratos do que seus equivalentes feitos de outros materiais. Bons tubos fortes e duráveis, resistentes a influências externas.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica