Aquecimento infravermelho de uma casa particular: uma revisão dos modernos sistemas de aquecimento infravermelho
Eficiência e economia são parâmetros fundamentais na escolha de um sistema de aquecimento.O preço dos recursos energéticos é bastante elevado e os proprietários prudentes de apartamentos e casas particulares procuram utilizá-los com sabedoria. Estes dois parâmetros constituem a base para o desenvolvimento de um sistema inovador de aquecimento infravermelho.
O artigo que propomos irá ajudá-lo a descobrir em que princípio funciona o aquecimento infravermelho de uma casa particular. Diremos como e como você pode configurar o aquecimento infravermelho. Você aprenderá quais equipamentos são necessários para atingir o objetivo pretendido e como protegê-los.
Para você coletamos e sistematizamos todas as informações sobre os tipos de sistemas de aquecimento infravermelho e os critérios para sua seleção. Para percepção visual, foram anexadas seleções de fotos, diagramas informativos e apresentações de vídeo.
O conteúdo do artigo:
- Princípio de funcionamento do aquecimento infravermelho
- Vantagens e desvantagens do sistema
- Tipos de aquecedores infravermelhos
- Classificação de acordo com o método de disposição dos elementos
- Fabricantes de aquecedores infravermelhos
- Critérios para seleção adequada de equipamentos
- Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Princípio de funcionamento do aquecimento infravermelho
Na natureza, a radiação infravermelha está incluída na região espectral das ondas eletromagnéticas emitidas pela principal “luminar” do nosso sistema - o Sol. Graças ao espectro de ondas invisíveis que emite, todos os seres vivos do nosso planeta são capazes de se desenvolver.
Cientistas radiação infra-vermelha, denominado “térmico”, é dividido em três componentes, destacando-se o espectro próximo, médio e distante.
As mais eficazes para o aquecimento e as mais seguras para os organismos vivos são as oscilações eletromagnéticas, imediatamente após o lado vermelho visível do espectro médio.
A faixa de comprimento de onda da radiação, chamada de “raios de vida”, varia de 8 a 14 mícrons. Em várias fontes, o intervalo “vivificante” é ligeiramente aumentado: de 6 para 20 mícrons. No entanto, mesmo essas discrepâncias nas leituras não são críticas.
É o espectro de ondas longas, próximo em valor à radiação do corpo humano, que está envolvido no desenvolvimento de equipamentos e na disposição de um sistema de aquecimento com aquecedores infravermelhos.
As instalações infravermelhas podem ser consideradas uma espécie de mini-sol. A única diferença da “luminária” natural é que aquecem o espaço constantemente, independentemente das condições meteorológicas fora da sala. Essas instalações operam no dia a dia a partir de uma rede de 220V.
O elemento de aquecimento, principal componente do aparelho, distribui ondas de luz. Graças ao refletor, durante o funcionamento do equipamento, o objeto para o qual o dispositivo é direcionado aquece.
O papel de “receptores” e depois de “emissores” de calor pode ser desempenhado por qualquer objeto na sala: objetos de cerâmica e pedra, superfícies de madeira e vidro, organismos vivos.
Os objetos recebem calor ou o transferem para um espaço próximo. Durante a operação do equipamento, as superfícies dos itens internos na zona de radiação são 7 a 10 graus mais quentes que o ar circundante.
O aquecimento com raios infravermelhos pode ser perfeitamente combinado com outros métodos de aquecimento tradicionais, facilitando a criação de uma “ilha de calor” – uma zona de maior conforto – em qualquer divisão com o mínimo esforço.
Tanto a nível doméstico como a nível industrial, este tipo de aquecimento é conveniente para utilização como aquecimento auxiliar ou de emergência. As perdas de calor durante o seu uso não ultrapassam em média 10%.
Vantagens e desvantagens do sistema
Um sistema de aquecimento baseado em radiação infravermelha tem uma série de vantagens inegáveis em comparação com os métodos de aquecimento por convecção:
- Ampla gama de aplicações. Painéis de aquecimento infravermelho são usados para aquecer todos os tipos de ambientes. São utilizados para aumentar a temperatura em armazéns, explorações pecuárias, despensas e garagens.
- Alta taxa de aquecimento. A sensação de conforto térmico a partir do momento em que você liga o equipamento ocorre em questão de minutos. Isso ocorre porque o ar não absorve a radiação térmica e a energia é gasta para o fim a que se destina com perdas mínimas. E mesmo depois de desligar o aparelho, ele continuará emitindo calor por algum tempo.
- Operação silenciosa. O funcionamento dos aquecedores não é acompanhado de vibrações ou ruídos e nenhum produto da combustão é liberado durante o processo de aquecimento.
- Segurança para a saúde dos membros do agregado familiar. Pela sua natureza, o calor infravermelho é o mais próximo possível do calor solar.É o mais confortável para uma pessoa. Os dispositivos utilizados não emitem odores desagradáveis, não emitem toxinas ou substâncias nocivas e são absolutamente seguros para a saúde humana.
Aquecedores deste tipo não têm medo de umidade. Deste modo dispositivos infravermelhos Você pode usá-lo com segurança para criar “ilhas de calor” ao ar livre, usando-o para aquecer um gazebo de jardim e uma varanda.
Ao contrário dos aquecedores em espiral, os sistemas infravermelhos não queimam o oxigênio do ar nem o secam. O calor é distribuído uniformemente na sala sem acumulação na metade superior, mais próxima do teto, da sala.
E o processo de aquecimento não envolve correntes de ar de convecção, que podem levantar poeira. Graças a isso, é possível manter um microclima constante, proporcionando condições para uma estadia confortável aos familiares.
Os aquecedores são colocados no chão, no teto ou simplesmente fixados nos tetos existentes. Eles são frequentemente usados na instalação de um sistema de “casa inteligente”.
Um argumento a favor do sistema moderno é o fato de que, nos últimos anos, as saunas infravermelhas têm se tornado cada vez mais populares entre os conhecedores de tratamentos de spa.
Segundo pesquisas de cientistas japoneses, são uma excelente medida preventiva para muitas doenças. Penetrando sob a pele de uma pessoa, os raios aquecem os vasos sanguíneos, promovendo assim a rápida propagação do calor por todo o corpo.
Mas o sistema de aquecimento infravermelho tem suas desvantagens. Esses incluem:
- Os raios infravermelhos têm um efeito direcionado. Portanto, dentro de uma sala espaçosa, pode estar muito quente em um lugar, enquanto em outro, pelo contrário, pode estar frio.
- Como os raios infravermelhos aquecem os objetos e não o ar, durante o processo de aquecimento de uma sala cujo interior é composto por equipamentos, pode surgir um cheiro sutil de plástico.
- Em termos estéticos, esses aquecedores suspensos nem sempre conseguem se encaixar no design geral do interior.
Suficiente aquecimento infravermelho com eficiência energética não pode ser considerado totalmente benéfico do ponto de vista económico. Em primeiro lugar, inicialmente você terá que investir uma quantia significativa no próprio equipamento.
Em segundo lugar, para conseguir um consumo racional de energia com a sua ajuda, terá de gastar dinheiro no cumprimento de uma série de requisitos importantes. Por exemplo: para isolar um edifício, instalar telas refletivas que reduzam a perda de calor.
Mas se todas as condições de instalação necessárias forem atendidas, a eficiência do sistema pode chegar a 95%. E para manter um microclima confortável, basta que o revestimento filme ocupe 50% da superfície das paredes ou piso.
Tipos de aquecedores infravermelhos
A indústria moderna produz dois tipos de aquecedores para sistemas de aquecimento infravermelho: versão filme e versão painel.
As diferenças entre emissores de filme e painel estão apenas nas características de design. Ao instalar o aquecimento infravermelho no teto, são usados emissores de filme e painéis.
Mas para aquecimento de piso, apenas equipamentos do tipo filme são usados.
Nº 1 - aquecedores de painel
Painéis de aquecimento planos são bons porque permitem manter a área de estar, mantendo a mesma altura da sala. Isto é muito conveniente ao organizar salas com paredes baixas e tetos inclinados.
Estruturalmente, tais dispositivos incluem os seguintes elementos principais:
- elemento de aquecimento - um elemento de aquecimento;
- painel, que recebe calor do elemento de aquecimento e transfere energia para objetos aquecidos;
- isolamento, localizado na parte posterior, evitando a perda de energia térmica;
- placa – refletir ondas eletromagnéticas na parte traseira do dispositivo;
- caixa com entrada de cabo, bloco de terminais, etc.
O material para fabricação dos elementos de aquecimento pode ser cerâmica, quartzo ou tungstênio. O material utilizado determina em grande parte a potência e a eficiência do equipamento como um todo. O aquecedor é coberto na parte superior com um revestimento decorativo que atua como emissor de ondas infravermelhas.
Dependendo do método de instalação, os painéis podem ser embutidos ou montados na parede. As primeiras são estruturas de gesso cartonado com isolamento térmico aplicado e fio de grafite embutido.
O corpo dos painéis articulados é feito de plástico ou vidro resistente ao calor, e o elemento de aquecimento é coberto por uma tela de cerâmica ou alumínio anodizado.
Esses aquecedores estão disponíveis para venda na forma de painéis tradicionais e modelos mais sofisticados, decorados para parecerem pedra ou madeira natural. Produtos de design requintado podem ser uma adição valiosa ao interior.
Nº 2 - emissores do tipo filme
Os aquecedores de filme são usados com mais frequência quando é necessário organizar o aquecimento por zona. Por exemplo, ao organizar uma loggia, organizar uma área de trabalho ou criar uma área de relaxamento na varanda.
Revestimentos deste tipo podem ser colocados tanto no chão como no teto com paredes. As únicas exceções são os tetos falsos em tecido ou placas de PVC. Para tetos falsos, os fabricantes oferecem emissores infravermelhos do tipo cassete.
O material principal do sistema é uma fina camada de grafite depositada sobre um fino filme termoplástico ou fibras de carbono paralelas, que produzem um fluxo de calor quando aquecidos.
Os revestimentos de filme consistem em módulos intercambiáveis, de modo que, se uma seção separada falhar, não será difícil substituí-la por uma nova sem comprometer a integridade do sistema.
Dar sistemas de aquecimento de filme Alguns artesãos os equipam com decoração para torná-los mais apresentáveis. Para isso, primeiro é construída uma moldura de gesso cartonado sobre o revestimento e sobre ela é aplicado um acabamento decorativo. A única condição é que não contenha metal.
Nas versões melhoradas, os sistemas de aquecimento IR de filme são montados sob uma camada de acabamento decorativo. Aquecedores de filme decorativo são dispositivos de baixo consumo de energia e, portanto, são usados principalmente para aquecimento local de uma área da sala.
Classificação de acordo com o método de disposição dos elementos
Os dispositivos de aquecimento infravermelho são apresentados em uma ampla variedade no mercado. De acordo com o método de disposição dos elementos de aquecimento, eles podem ser divididos em três grupos: piso, parede e teto.
Opção nº 1 – aquecedores de piso
Os revestimentos de piso são materiais modulares, dentro dos quais são colocados elementos de aquecimento planos. O revestimento é produzido em forma de rolos. Para instalação, é cortado em pedaços dos tamanhos necessários.
Material de isolamento e filme infravermelho é colocado diretamente no piso base preparado. Durante o processo de instalação evite colocar os painéis sobrepostos e procure manter uma distância de 10-15 cm das paredes.
O seguinte pode ser colocado sobre as tiras infravermelhas do piso:
- tapete;
- placa de parquete;
- linóleo;
- laminado;
- telhas de cerâmica.
A combinação de maior sucesso é obtida quando se utiliza ladrilhos cerâmicos como revestimento de piso. O laminado é um pouco inferior nesse aspecto. E a maior proteção contra a radiação infravermelha é criada por carpete e linóleo.
Os sistemas de filme são instalados não apenas em pisos, mas também em tetos sob estruturas suspensas e telhados de sótão. A instalação e conexão são realizadas de acordo com um esquema semelhante:
Os sistemas de aquecimento infravermelho incluem não apenas opções de filme, mas também pisos de haste de carbono. Irá familiarizá-lo com as regras para sua instalação artigo popular nosso site.
Opção nº 2 – luminárias de parede e teto
Em comparação com os sistemas de piso radiante, a escolha de unidades montadas no teto e na parede é mais ampla. Além dos painéis tradicionais, também existem modelos de radiadores de teto embutidos de design.
Podem ser instalados em tectos falsos. Eles estão disponíveis para venda em diversos tamanhos e cores.
Os modelos de teto com emissores infravermelhos estão localizados a uma altura de 3 metros ou mais. Com esta disposição, o teto térmico é direcionado para baixo e diverge ligeiramente para os lados.
Descendo rapidamente, os raios aquecem primeiro o revestimento do piso. Por isso, a temperatura na altura dos pés é sempre alguns graus mais alta do que na região da cabeça. Para evitar que o calor vaze para a rua, os painéis não são colocados em frente a portas e janelas.
Dentre os emissores de parede, vale destacar os sistemas de rodapé. São estruturas estreitas e longas. Os sistemas são instalados em todo o perímetro da sala, colocando-os em vez dos rodapés convencionais de plástico ou madeira.
Ao escolher um local para os painéis, deve-se evitar áreas de lazer onde haja grande probabilidade de impacto direto nos membros da família. Por exemplo: ao nível de um sofá ou cama.
Caso contrário, os raios direcionados em ângulo reto superaquecerão e ressecarão a pele, causando desconforto aos moradores e hóspedes da casa. A área de cobertura dos emissores direcionais é uma das principais características e geralmente é indicada na ficha técnica do produto.
Fabricantes de aquecedores infravermelhos
Muitas empresas em todo o mundo estão envolvidas na produção de equipamentos IR. Os mais populares entre os fabricantes estrangeiros são:
- "STIEBEL ELTRON" — uma empresa alemã que produz produtos de qualidade tradicionalmente elevada;
- NEGOCIAÇÃO FÊNIX — a empresa checa presta muita atenção à questão da eficiência energética dos seus produtos;
- "CONFORTO AÉREO" — a preocupação italiana aposta na criação de um sistema de aquecimento seguro de nova geração;
- "FRICO" — o fabricante sueco garante a qualidade escandinava e exige cada vez mais o design dos seus produtos.
Os fabricantes nacionais são representados por marcas como "Bilux", "Peônia", "EcoLinha", "Almac". Em termos de características de qualidade, os produtos dessas marcas não são muito inferiores aos importados.
Mas é importante ressaltar que nem todos esses aparelhos domésticos para aquecimento infravermelho são fornecidos completos com suportes. Além disso, a julgar pelos comentários, o funcionamento de dispositivos domésticos é frequentemente acompanhado por um leve estalo, que pode ser irritante, especialmente à noite.
Você também deve ter cuidado com os produtos fabricados na China. Algumas empresas colocam o “SE", significado "Exportação Chinesa" Visualmente, esta abreviatura é semelhante ao sinal de conformidade com os requisitos europeus "SE", significado "Europeu em conformidade».
A única diferença é que no segundo caso a densidade da fonte é um pouco maior e as letras ficam um pouco mais afastadas umas das outras. Portanto, além de estudar a rotulagem, peça certificados de conformidade.
Critérios para seleção adequada de equipamentos
A principal coisa que você deve focar ao escolher os elementos de aquecimento é o seu design e parâmetros operacionais.Para calcular a potência ideal, use a fórmula clássica, tomando como base que o aquecimento de 10 metros de área requer em média 1,2 kW.
Disponível para venda e instalações móveis, que são convenientes para uso em aquecimento temporário, colocando-os no lugar certo da sala e, se necessário, levando-os para o local. Eles operam com eletricidade e gás.
Se compararmos os modelos de piso e teto, a diferença entre eles será insignificante, pois em qualquer caso o piso e a parte inferior das paredes aquecerão primeiro e o ar quente ainda subirá. Por isso, veja apenas como será conveniente colocar o equipamento no teto ou no chão.
Os modelos com sensor de temperatura embutido são fáceis de usar: quando a temperatura ambiente cai abaixo do ponto de ajuste, o equipamento liga automaticamente e, quando o valor definido é atingido, ele desliga.
Também deve ser dada preferência a dispositivos cujo design permita ajustar a inclinação da direção da radiação.
Em geral, na hora de escolher os elementos de aquecimento, você precisa se orientar pelos parâmetros do produto, pelos materiais com os quais a casa é construída, pela presença de outro tipo de sistema de aquecimento e, claro, pela sua capacidade financeira.
Mas não fique tentado por produtos com preços excessivamente baixos.No esforço de reduzir custos de produção, alguns fabricantes fazem isso em detrimento da qualidade, economizando contatos e utilizando fios de baixa qualidade.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Vídeo nº 1. Um exemplo claro de como funciona um sistema de aquecimento:
Vídeo nº 2. Aquecimento IR de filme: prós e contras:
Vídeo nº 3. Revisão dos painéis de aquecimento cerâmicos:
O sistema infravermelho é uma tecnologia de aquecimento segura de nova geração que, com a abordagem correta, pode se tornar uma opção econômica e racional. Além disso, tanto como aquecimento zonal como como aquecimento principal de uma casa privada.
Você teve alguma dúvida ao ler o artigo? Gostaria de compartilhar informações úteis ou falar sobre sua experiência com sistemas de IR? Por favor, escreva comentários no bloco abaixo, criado para comunicação entre os visitantes do site.
Escolhemos este tipo de aquecimento para a nossa dacha. O custo de operação é favorável. O calor deles é agradável, sem sensação de correntes de ar ou odores estranhos. Também há desvantagens: é preciso ter certeza de que em nenhum caso se destina a uma pessoa parada, dormindo, por exemplo, ou trabalhando, pois pode superaquecer de forma bastante desagradável. Penduramo-los por cima da entrada dos quartos, o que é óptimo, na minha opinião.
O que posso dizer sobre isto, o aquecimento infravermelho é, claro, uma boa ideia, que tem o seu lugar. Mas é preciso muito esforço para organizar algo assim em sua casa. Bem, você precisa fazer isso antes de terminar. Digamos que se você instalar os mesmos painéis infravermelhos, eles não aquecerão tanto a casa.Usei um aquecedor infravermelho por um tempo, mas perto dele só fazia calor, assim que avancei 2 metros o calor não era mais sentido. Como lidar com isso?
Certa vez, eu quis instalar esse tipo de aquecimento quando descobri que eles aquecem estádios de futebol no inverno. Mas, de acordo com as avaliações das pessoas, isto serve apenas para aquecimento adicional da casa.
Olá. Com a distribuição adequada dos painéis, esse aquecimento é bem possível. É necessário realizar cálculos de engenharia térmica de sua disposição e quantidade.
Bom dia! Como realizar corretamente cálculos de engenharia térmica de disposição e quantidade?