Qual fossa séptica é melhor para uma casa: comparação de estações de tratamento populares

Um banheiro na rua não é esteticamente agradável, inconveniente e não é ecologicamente correto.Para resolver o problema de criação de um sistema de esgoto independente ao qual toda a casa possa ser conectada, são instalados contêineres especiais - fossas sépticas.

Uma fossa séptica é usada para coletar, purificar, sedimentar e esclarecer águas residuais. As águas residuais não devem entrar no meio ambiente. Isto está repleto de contaminação do solo, das rochas subjacentes e das águas subterrâneas.

Mas qual fossa séptica é melhor para uma casa e como instalá-la corretamente? Para solucionar esses problemas, entenderemos os critérios de escolha de contêineres de fábrica para a criação de uma rede de esgoto autônoma. Também consideraremos os melhores fabricantes de fossas sépticas, que o ajudarão a escolher a melhor opção para sua casa.

O princípio de funcionamento de uma fossa séptica

Uma fossa séptica é um dos elementos significativos de um sistema de esgoto autônomo. A sua principal tarefa é recolher e processar águas residuais de uma casa ou de vários edifícios. O processamento é realizado por simples decantação ou tratamento biológico mais complexo.

Dependendo do grau de tratamento, as águas residuais são redirecionadas para uma estação de tratamento adicional, lançada no solo ou em vala de drenagem.O tratamento multiestágio de águas residuais permite descartar o componente líquido clarificado e desinfetado sem medo de perturbar o equilíbrio natural ou criar uma situação ameaçadora ao meio ambiente.

O dispositivo pode incluir um ou mais tanques de armazenamento. Seu corpo é feito de materiais impermeáveis ​​e possui alto nível de impermeabilização. Todos os tipos de fossas sépticas possuem uma câmara receptora ou um compartimento separado no qual as águas residuais fluem por gravidade através de uma tubulação de esgoto.

O componente sólido insolúvel da massa residual deposita-se no fundo. Inclusões de menor densidade flutuam na superfície, onde são adsorvidas por vários dispositivos de filtração. Nesta fase ocorre a estratificação das águas residuais.

Como escolher uma fossa séptica barata para uma casa de campo
O princípio de funcionamento do tipo mais simples de fossa séptica baseia-se na separação espontânea dos componentes líquidos e sólidos das águas residuais como resultado da sedimentação e fluxo de recipiente para recipiente

Em uma fossa séptica, ocorre um processo contínuo de decomposição de dejetos humanos sob a influência de um complexo de bactérias. Promovem a decomposição de substâncias orgânicas em água praticamente pura, lodos ativados e gases. Durante o processamento, toda a microflora patogênica é eliminada.

Em seguida, a água purificada é separada do lodo ativado, que se acumula em um decantador para posterior bombeamento por caminhões coletores de esgoto.O componente líquido clarificado e desinfetado segue para a saída da fossa séptica por gravidade ou por meio de bomba de esgoto.

Fossa séptica com estação de tratamento de solo - infiltrador
Uma fossa séptica com tratamento biológico é um sistema integral multinível que utiliza métodos biológicos, mecânicos e químicos. As águas residuais processadas por tal fossa séptica podem ser descartadas na superfície ou passar por tratamento adicional em um infiltrador para lançamento no solo

Para pós-tratamento e descarte de águas residuais processadas, são utilizados:

  • campos de filtro — são um sistema de tubos de drenagem perfurados colocados em valas filtrantes preenchidas com mistura de areia e cascalho;
  • poços de absorção/filtração — sejam um poço de esgoto com uma camada filtrante de cascalho e areia com mais de 1 m de espessura;
  • infiltrador — um dispositivo de fábrica em forma de meio tanque virado de cabeça para baixo, instalado sobre uma almofada de cascalho e areia;
  • esgotos e valas — instalações destinadas à acumulação e remoção de água purificada até 95-98% para instalações de tratamento centralizadas.

Se houver uma rede central desenvolvida na área onde está instalado um sistema de esgoto autônomo com fossa séptica, então é melhor conectá-la.

Qual fossa séptica seria melhor para instalar no território de uma casa particular?
As fossas sépticas purificam as águas residuais em 70 - 75%. Para ser descartado no solo, o líquido que deles sai deve passar por tratamento de solo. Por exemplo, em um poço de absorção

A escolha do método de tratamento do solo depende do grau de tratamento das águas residuais, bem como do nível do lençol freático e do tipo de solo, porque:

  • para o descarte normal da água purificada, os solos subjacentes aos sistemas de pós-tratamento devem ter qualidades de filtração suficientes;
  • entre o fundo condicional do infiltrador, o poço de absorção e o dreno do campo de filtração deve haver no mínimo 1 m;
  • De acordo com as exigências da SES, apenas as águas residuais que passaram por processamento biológico e purificadas a 95-98% podem ser lançadas em corpos d'água e valas, esgotos pluviais.

Consequentemente, os sistemas de pós-tratamento só podem ser instalados se a secção geológica local for dominada por areia, cascalho, brita e depósitos de seixos. Deve haver pelo menos um metro entre a parte inferior da estrutura e o nível do lençol freático no período primavera-outono.

Como escolher a melhor fossa séptica dependendo do grau de purificação
Um sistema de esgoto autônomo com fossa séptica e infiltrador permite descarregar o componente líquido purificado e desinfetado das águas residuais diretamente no solo

Caso as condições do local onde está sendo construída uma rede autônoma de esgoto não atendam aos requisitos listados, será necessário buscar uma forma de ligação à rede central de esgoto.

Esquema de rede de esgoto com fossa séptica e campo de filtração
Se a seção geológica do local for representada por depósitos sedimentares soltos (areias, cascalho, brita, seixos) e o nível mais alto do lençol freático não estiver a mais de 3 a 4 m da superfície, então os campos de filtração são usados ​​​​para descarregar águas residuais

Caso esta saída não esteja disponível, será necessário adquirir uma estação de tratamento biológico, que permite escoar as águas residuais para uma vala, ou instalar um tanque de armazenamento, que não as limpa, mas apenas recolhe a massa para posterior bombeamento por caminhões a vácuo .

Qual fossa séptica escolher para instalação em uma casa
Se o trecho geológico do local for representado por solos argilosos, são instaladas fossas sépticas com alto grau de tratamento biológico ou tanques de armazenamento selados

Comparação de fossas sépticas de câmara única com multicâmaras

Os especialistas recomendam o uso de configurações de duas câmeras, porque...Eles são capazes de purificar a água muito melhor. Uma fossa séptica de câmara única é adequada para uma casa onde o volume total de águas residuais não excede 1 metro cúbico por batida e não há possibilidade de entrada de fezes nas águas residuais.

Se você exceder o volume especificado e adicionar esgoto fecal, a instalação de câmara única não será capaz de purificar totalmente a água. A necessidade de chamar um caminhão coletor de esgoto para bombear sedimentos insolúveis também se tornará mais frequente.

Comparação de uma fossa séptica de câmara única com uma multicâmara
A escolha de uma fossa séptica adequada em volume e quantidade depende da quantidade de efluente prevista para processamento. Uma câmara única é instalada se o volume não ultrapassar 1 m³/dia, uma câmara dupla é construída quando o volume de resíduos for de 5 a 8 m³/dia

Uma solução mais universal são as fossas sépticas multidimensionais. No primeiro reservatório, a maior parte das inclusões permanece na forma de sedimentos. Através do tubo de transbordamento, as águas residuais após o tratamento primário entram na segunda câmara.

Aqui o tratamento biológico completo ocorre sob a influência de bactérias. Todas as inclusões orgânicas formam um precipitado sólido que não pode ser separado. O gás liberado durante este processo é descarregado através de um tubo de ventilação.

A água então flui através do tubo de transbordamento para o dispositivo de infiltração. Nas estações de tratamento biológico existem terceira e quarta câmaras nas quais é realizada a decantação final da água do lodo. Para aumentar o efeito das bactérias aeróbicas, uma unidade compressora é frequentemente fornecida à segunda e terceira câmaras para saturar a água com o oxigênio necessário à vida dos aeróbios.

Fossas sépticas que realizam tratamento biológico necessitam de alimentação elétrica, pois... Sem ele, o funcionamento de arejadores e compressores é impossível. As estruturas que purificam o esgoto por decantação são, na maioria dos casos, independentes de energia.A exceção são os esquemas em que as águas residuais são removidas por meio de bombas.

Escolha uma fossa séptica multicâmara ou câmara única para sua casa
Uma fossa séptica multicâmara realiza o processamento de águas residuais em várias etapas com a participação de espécies de bactérias anaeróbias e aeróbias, com oxidação, separação e fermentação da massa. Como resultado, na saída o componente líquido é purificado a 95 - 98%

Para garantir que ambas as câmaras tenham a mesma pressão, é criado um canal de ar entre elas. Para inspecionar a fossa séptica, elas são equipadas com gargalos com escotilhas lacradas.

As fossas sépticas diferem umas das outras:

  • volume;
  • dimensões;
  • produtividade;
  • conjunto de materiais utilizados;
  • layout e outros recursos.

Anteriormente, as fossas sépticas eram fabricadas internamente com anéis de concreto armado. Mas em tais estruturas é muito difícil garantir um alto grau de vedação devido ao grande número de juntas.

Hoje, os fabricantes de sistemas de engenharia oferecem soluções prontas feitas de materiais confiáveis ​​e selados. Na maioria das vezes, são várias câmeras combinadas em uma caixa, mas também existe um design modular.

Fossas sépticas para maiores requisitos de limpeza

Às vezes, a água purificada deve ser usada para necessidades técnicas. Para atender aos requisitos da SES, os fabricantes fabricam fossas sépticas com biofiltro. A purificação aeróbica e anaeróbica é combinada com filtração e esfoliação mecânica padrão, bem como ataque químico com oxigênio ativo.

As fossas sépticas com biofiltro têm desempenho próximo de uma estação de tratamento local. As desvantagens dessas instalações incluem o alto custo.

Fossa séptica com sistema de tratamento do solo
Fossas sépticas com biofiltro permitem descarregar água purificada diretamente no solo sem agredir a natureza

Dicas para escolher uma fossa séptica

Antes de comprar, é preciso levar em consideração uma série de nuances importantes e fundamentais para a escolha do modelo certo. A seguir, consideraremos os principais critérios com mais detalhes.

Sutilezas na escolha de um local para instalação de um contêiner

Antes de comprar uma fossa séptica, o proprietário deve determinar o local de sua futura instalação. Além disso, a localização da estrutura de tamanho impressionante deve ser consistente com uma série de requisitos sanitários.

O não cumprimento destas regras pode resultar nas seguintes consequências:

  • penetração de odores desagradáveis ​​nas dependências da casa;
  • libertação de resíduos e bactérias nas águas subterrâneas e nas fontes de água;
  • contaminação do local por inundações, derretimento de neve ou chuvas, quando a água do reservatório desce mais lentamente para o solo, o que pode criar risco de inundação da fossa séptica e posterior contaminação do entorno;

Além da instalação adequada da instalação, é necessária uma instalação impecável da tubulação e das conexões das tubulações hermeticamente vedadas para que as águas residuais não tratadas não penetrem no meio ambiente sem o tratamento adequado.

Para se proteger de todos os problemas, você deve cumprir vários requisitos regulamentares:

  1. Considere a localização de corpos d'água próximos.
  2. Considere a localização das fontes de captação de água. A fossa séptica deve estar localizada a 50 metros do poço, e no caso de solo arenoso - 80 metros. A distância até um poço profundo é de pelo menos 25 metros.
  3. A distância até a fundação é de pelo menos 5 metros e de outras dependências - mais de um metro.

Em alguns casos, a distância até a fundação pode ser reduzida, mas isso somente nas condições em que é utilizada uma estação de limpeza local com biofiltro. Mas mesmo este ponto requer aprovação.

Esquema de instalação de fossa séptica no local
A localização da fossa séptica deve levar em consideração todos os objetos próximos para atender às normas sanitárias

Na implementação de um projeto autônomo de esgoto, a distância em cada caso é determinada individualmente, levando em consideração as características do solo, paisagem e proximidade de fontes de água:

  • não deve haver árvores ao redor da fossa séptica a uma distância de 3 metros (as raízes podem danificar as fossas e a entrada de matéria orgânica pode causar a morte das plantas);
  • a estrutura deve estar localizada a pelo menos 5 metros da estrada;
  • a distância mínima até um reservatório estático é de 30 metros, e até um rio ou riacho - pelo menos 10 metros;
  • as tubulações de abastecimento de água devem estar a pelo menos 10 metros da fossa séptica;
  • a distância até o terreno do seu vizinho deve ser de pelo menos 2 metros.

O cumprimento de todos os requisitos pode dificultar um pouco a localização de um local adequado para uma instalação de esgoto. Além disso, é preciso pensar em como um caminhão coletor de esgoto poderá se aproximar no futuro para bombear o esgoto do reservatório.

A instalação de fossa séptica é realizada no âmbito de um projeto pré-elaborado e acordado com a SES. A construção deve ser realizada estritamente de acordo com o projeto. Quaisquer inconsistências podem dar origem a uma série de problemas sob a forma de uma infração administrativa com consequências desagradáveis.

Quando uma estrutura de esgoto estiver enterrada abaixo de 5 metros no solo, será necessária a obtenção de autorização para sua instalação junto ao órgão municipal local. Seria bom fazer um projeto de sistema autônomo para calcular custos com precisão e planejar ações.

como obter permissão para uma fossa séptica para uma casa
A instalação de fossa séptica enterrada abaixo de 5 m deve ser totalmente aprovada pela administração local

Como escolher o volume de uma fossa séptica?

Uma fossa séptica com o volume correto proporcionará um alto grau de purificação, decomposição completa de substâncias orgânicas e evitará o rápido transbordamento da fossa. Mas você não deve ir a extremos - uma instalação muito grande ocupará muito espaço, custará muito mais e acarretará custos adicionais de mão de obra durante a instalação.

Você pode determinar o volume de uma fossa séptica usando fórmulas de engenharia e tabelas especiais, mas para não confundir nada, você pode seguir um caminho mais simples. De acordo com as normas sanitárias, as águas residuais devem permanecer na fossa séptica por pelo menos três dias.A partir disso verifica-se que o volume do tanque deve ser três vezes maior que o volume diário de esgoto que a família produz.

Basta saber quanta água é consumida por membro da família. Em média, um adulto gasta cerca de 200 litros de água todos os dias. Porém, este indicador pode ter um significado diferente, que depende do equipamento hidráulico instalado (chuveiro, banheira). Vale considerar também a presença de lava-louças e máquinas de lavar, que podem provocar aumento no consumo diário.

Ao instalar uma fossa séptica, é preciso levar em consideração as circunstâncias futuras, incluindo a chegada de convidados ou acréscimos à família. Portanto, é necessário adquirir uma instalação com volume 30% maior que o calculado. A capacidade da fossa séptica pode diminuir devido ao acúmulo de sedimentos entre os bombeamentos programados.

Como escolher a melhor fossa séptica para sua casa por volume
O volume da fossa séptica deve ser calculado para o lançamento de águas residuais em caso de acidentes ou chegada de hóspedes

Layout e dimensões da fossa séptica

Obviamente, o tamanho depende do volume da fossa séptica. Estão disponíveis para venda modelos de diversos volumes, feitos na forma horizontal ou vertical. A escolha depende do espaço disponível para instalação. O modelo horizontal exigirá mais espaço, mas para instalação vertical é necessário cavar um buraco mais profundo.

A profundidade de instalação depende do nível de congelamento sazonal do solo, que é determinado pela zona climática. Esta informação pode ser obtida em qualquer organização de construção.

Se o solo congelar a uma profundidade impressionante, é melhor escolher um modelo alongado verticalmente.A entrada e saída da estrutura devem estar abaixo do nível de congelamento, o que significa que para instalar uma estrutura horizontal será necessário não apenas um poço profundo, mas também bastante largo.

A principal desvantagem da instalação de fossas sépticas volumosas e insuficientemente cheias é a sua flutuação quando o nível das águas subterrâneas aumenta no período primavera-outono e durante o degelo. Portanto, são instalados em lajes de concreto colocadas no fundo da cava e ancoradas - fixadas nas metálicas embutidas nas lajes. Uma fossa séptica vertical se beneficia de maior estabilidade, exigindo uma base de concreto menor.

Ao instalar em uma determinada profundidade, é necessário levar em consideração o comprimento dos gargalos por onde é realizada a inspeção e o bombeamento dos resíduos. Eles devem subir 18 a 20 cm acima da superfície diurna para evitar inundações durante o derretimento da neve.

Que tipo de fossa séptica escolher para uma casa pequena
Se as condições geológicas do local são caracterizadas por alto nível de lençol freático e seção argilosa, tanques de armazenamento são utilizados na rede de esgoto de pequenas residências particulares

A influência do solo na escolha da fossa séptica

O equipamento da estação de tratamento e a forma de instalação da fossa séptica dependem do tipo de solo:

  • Todos os tipos de fossas sépticas são instalados em areia de todos os tipos de aspereza e densidade. Bases semelhantes com excelentes propriedades de filtração incluem solo de cascalho e brita. Os sistemas podem ser complementados com qualquer tipo de pós-tratamento de solo: campo de filtração, infiltrador de fábrica, poço de absorção.
  • Em solos argilosos, são utilizados tanques de armazenamento ou estações de tratamento biológico. Porque As qualidades de filtração de margas, margas arenosas e argilas não permitem a sua eliminação no solo, pelo que são utilizados métodos de bombeamento com aspiradores de pó ou despejo no esgoto.

Se na seção subjacente o solo argiloso for representado por uma camada com espessura de 1,0–1,5 m, ele pode ser removido e removido, substituindo-o por uma composição de cascalho e areia. Esta é a única opção quando não é possível instalar fossa biosséptica.

Se o aquífero do local estiver próximo à superfície, em qualquer caso, apenas um tanque de armazenamento será instalado.

Material da caixa

Todos os modelos do mercado são divididos em metal e polímero. Cada um deles tem desvantagens e vantagens.

Os modelos mais simples de fossas sépticas de polímero têm preço acessível e não são suscetíveis de flutuar durante enchentes, pois... estão equipados com nervuras anti-flutuantes. Mas isso também complica o transporte e a instalação, exigindo o uso de equipamentos especiais.

O tanque metálico deve passar por tratamento anticorrosivo de fábrica de alta qualidade e ter alto grau de impermeabilização. Caso contrário, o ambiente agressivo simplesmente “comerá” o tanque.

Fossas sépticas de fábrica - como escolher
Os especialistas recomendam prestar atenção aos modelos de polímero, pois são mais práticos e duráveis.

Outra desvantagem significativa é a alta condutividade térmica do metal. A drenagem em tal tanque pode simplesmente congelar, mesmo estando abaixo do nível de congelamento do solo. Portanto, será necessário instalar uma camada de isolamento térmico com lã mineral ou outro material.

As fossas sépticas de plástico estão se tornando mais populares. São leves, reforçados com nervuras de reforço, fáceis de transportar e instalar e possuem design completo.

Esses modelos hoje são feitos de três tipos de materiais:

  • Polietileno - o mais barato e leve, quase totalmente desprovido de costuras, o que garante um alto grau de estanqueidade. Limitado pelas temperaturas máximas das águas residuais (a água quente pode derreter a caixa).
  • Polipropileno – mais duráveis ​​e podem suportar ambientes abrasivos e não se desgastam. Resistente a qualquer temperatura de águas residuais, adequado para águas residuais quentes.
  • Fibra de vidro – o mais confiável e durável entre as fossas sépticas de polímero. A fibra de vidro é resistente a ambientes químicos agressivos, incluindo solventes orgânicos. Pode ser usado para limpar águas residuais industriais. Eles têm um preço mais alto.

As fossas sépticas de polímero duram 50 anos ou mais. Sua única desvantagem é a probabilidade de flutuar devido ao seu baixo peso. Portanto, o proprietário precisa cuidar da fixação do recipiente no solo.

Tanques de armazenamento de fossas sépticas para esgoto autônomo
Hoje no mercado você pode escolher uma fossa séptica de qualquer capacidade e grau de purificação. O volume é selecionado com base nos indicadores reais de consumo de água

Revisão dos modelos de fossas sépticas mais populares

O mercado russo é dominado por soluções poliméricas para organização de sistemas autônomos de esgoto:

  • Series "Tanque». A unidade com paredes grossas de polietileno (10-17mm) foi projetada para 50 anos de operação contínua (disponível em diversos volumes, atendendo às necessidades de 1 a 10 pessoas). O design modular permite montar várias fossas sépticas em uma única instalação, aumentando a produtividade. Processa no mínimo 600 l/dia com peso unitário de 85 kg;
  • Série Biotanque. Uma estação de tratamento autônoma, com a qual a água reciclada pode ser direcionada para o terreno (o projeto é composto por 4 câmaras nas quais ocorre a filtração bioquímica e a aeração). Disponível em tamanhos que podem atender uma família de 3 a 10 pessoas.
  • Series "Tritão T». Fossa séptica de maior resistência com espessura de parede de 14-40 mm. É composto por três câmaras e possui conector para instalação de equipamentos de bombeamento. A gama de modelos inclui opções de 1 a 40 metros cúbicos, o que permite atender várias casas ao mesmo tempo.
  • Series "Topas». Uma estação de tratamento que produz tratamento biológico profundo de águas residuais (para 5 a 20 pessoas). Na saída, a água purificada pode ser enviada para lançamento no solo ou em reservatório tipo fluxo. A fossa séptica tem a capacidade de remover depósitos de lodo por conta própria, usando uma bomba de drenagem ou transporte aéreo. Nesse caso, não é necessário chamar caminhão de esgoto.

Todos os tipos de fossas sépticas requerem a remoção periódica do lodo acumulado, que pode ser utilizado como fertilizante ou base para a formação de uma pilha de compostagem.

Tanques de armazenamento feitos de fábrica
Caso a instalação de fossa séptica seja impossível devido a condições geológicas e hidrogeológicas inadequadas, é utilizado um tanque de armazenamento na rede autônoma de esgoto

Classificação dos fabricantes de fossas sépticas

Os especialistas recomendam prestar atenção aos produtos dos seguintes fabricantes: Evo Stock Bio, RápidoAlta Bio, Biografia de Uponor, Expurgos, Álamo, BIOozônio e Tver. Estes últimos são muito difíceis de instalar e requerem o envolvimento de especialistas para instalação.

Ao escolher uma fossa séptica, leve em consideração os seguintes conselhos para economizar dinheiro. Se a casa onde está prevista a instalação de rede de esgoto autônoma for utilizada apenas nos finais de semana ou feriados, não é necessária a instalação de fossa séptica completa.

Bactérias e compostos orgânicos morrerão devido à falta de reposição regular do meio nutriente. Portanto, neste caso, pode-se instalar uma fossa séptica de armazenamento simples com o volume necessário.

Mas, neste caso, você pode esquecer de descarregar água na camada do solo. Apesar da decomposição biológica e sedimentação das águas residuais, será necessário chamar um aspirador de pó ao encher o tanque.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Vídeo com recomendações para aquisição de fossa séptica para rede de esgoto autônoma:

Ter a casa própria é o sonho de muitas pessoas. Mas você só conseguirá se sentir verdadeiramente confortável se criar as condições adequadas.

Abastecimento de água e esgoto de alta qualidade são condições críticas para o conforto se uma família mora regularmente na casa.

Você está escolhendo a melhor fossa séptica para sua casa? Talvez você tenha dúvidas que gostaria de discutir, mas não as abordamos em nosso material? Pergunte nos comentários deste artigo - nós e os visitantes do nosso site tentaremos esclarecer questões polêmicas.

Ou você já usa fossa séptica e quer compartilhar sua experiência com outros proprietários? Escreva suas recomendações, adicione fotos, indique as vantagens e desvantagens do seu modelo identificadas durante a operação.

Comentários dos visitantes
  1. Alexandre

    Olá a todos) Se pretende prolongar a vida útil das fossas sépticas, tenha cuidado na escolha dos detergentes, caso a água escoe da lavagem. máquina vai para o esgoto geral. Mudei para os lençóis de lavagem WAVE, quase toda a composição é feita de substâncias biológicas, por isso prolonga a vida deles - isso é certo!

  2. Vladimir

    Uma boa ideia para um sector privado onde não existe rede pública de esgotos. Eu tenho exatamente o mesmo problema. Li muita literatura sobre esse assunto e ainda não consigo encontrar a opção de orçamento mais adequada. Afinal, é claro que comprar algo barato significa “encurralar-se”: em algumas décadas você terá que trocar a fossa séptica. E escolher opções caras significa literalmente esvaziar o orçamento familiar.

    Isto cria um dilema insolúvel. Alguém encontrou o mesmo problema que o meu? Como você saiu da situação?

    • Especialista
      Nikolai Fedorenko
      Especialista

      Boa tarde, Wladimir. Uma fossa séptica barata não significa ruim. O preço baseia-se principalmente na promoção da marca e na presença de uma unidade de controle eletrônico.

      Entre os modelos baratos que provaram seu valor:

      1. “Tver” tem formato horizontal e é adequado para águas subterrâneas altas. O corpo é feito de polipropileno com nervuras de reforço horizontais. Aconselho você a ler o detalhado revisão no site.
      2. O “trenó” tem formato cônico e é adequado para levantar solos. O corpo é feito de fibra de vidro reforçada.A principal vantagem é a integridade da estrutura, ausência de soldas.

      Ambas fossas sépticas:
      — a maior parte dos processos de limpeza são realizados mecanicamente;
      — realizar tratamento profundo de águas residuais em cerca de 98%;
      - implica que os compressores estejam instalados na casa. Uma boa vantagem, em caso de transbordamento não haverá curto-circuito;
      - não requerem manutenção complexa, pois a única eletrônica é um compressor para fornecer oxigênio às bactérias aeróbicas.

      Boa sorte na escolha e compra!

  3. Sergei

    Boa tarde! Por favor, diga! Existem 2 seções de limpeza: a primeira é de bactérias anaeróbicas, a segunda é aeróbica, com fornecimento de oxigênio, é claro. Existe o desejo de utilizar a segunda etapa para regar o jardim. A seguinte questão me interessa: Que volume de água pode ser retirado do 2º estágio, para não “bombear” os aeróbios muito rapidamente. (2º estágio 1,5 m3). Onde é melhor coletar água (de cima, de baixo do tanque) ou isso não importa? Não entendo onde se baseia principalmente a colônia bacteriana. Ou preenche uniformemente todo o volume?

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica