Fossa séptica "Uponor": dispositivo, vantagens e desvantagens, revisão da gama de modelos

Um conhecido fabricante finlandês de equipamentos sanitários produz sistemas de limpeza de alta qualidade.A gama de modelos é representada por sistemas de filtração e estações de ação biológica.

Cada um deles é feito de materiais de alta qualidade, levando em consideração o clima dos países sulfurosos. Uma vasta gama de modelos permite-lhe escolher uma fossa séptica Onor que satisfaça as necessidades do comprador.

Neste material falaremos sobre o projeto e princípios de funcionamento das fossas sépticas Onor e daremos uma breve visão geral dos modelos com diversos tipos de tratamento de águas residuais.

Instalação de sistemas sépticos "Uponor"

A funcionalidade depende diretamente de qual linha de modelo pertence o sistema séptico. Uma característica comum do projeto das fossas sépticas Onor é o uso de plástico de alta qualidade, alta resistência e resistente ao gelo.

Outra característica é o sistema de ancoragem. Consiste em pesos de plástico presos aos pares por cabos.

A fixação é conseguida devido à massa de solo, que impede o movimento das placas. Eles são jogados sobre os recipientes e consertados. Isso é necessário para evitar que a fossa séptica se mova quando o lençol freático sobe. Este deslocamento leva inevitavelmente à deformação das tubulações e tubulações do sistema de drenagem.

Conjunto completo da gama de modelos Onor Sako

A vantagem desses modelos é que não há necessidade de energia elétrica. As fossas sépticas com sistema de filtração Ononor Sako possuem uma determinada configuração básica.

São um ou mais tanques de plástico conectados por tubos de transbordamento. Os recipientes são sólidos.Os tubos de transbordamento são removíveis, o que permite sua fácil substituição, se necessário, em caso de danos mecânicos ou outros.

Septik_Uponor - gama de modelos
A resistência do material com que é feita a caixa às baixas temperaturas permite a sua instalação em dias de frio. A presença de gargalos telescópicos removíveis nos recipientes é muito conveniente, pois reduzem o volume no transporte de fossa séptica ou estação de limpeza

Além disso, o kit inclui um poço de distribuição. Sua função é distribuir uniformemente o fluxo de água filtrada pelas tubulações de aeração. Pode ser utilizado para reduzir o volume de passagem de água em paisagens com grande declive.

O campo de filtração consiste em tubos perfurados que são instalados em um leito de cascalho e areia. Ao passar pela drenagem, o efluente vai para o solo, onde é posteriormente purificado. O número de tubos de aeração perfurados (1-6) depende diretamente do desempenho e do volume da fossa séptica.

Conjunto completo de fossa séptica Uponor - série Sako
A utilização de poço de distribuição permite que o fluxo seja dividido uniformemente pelos tubos de drenagem do campo de filtração. Além disso, através dele é possível monitorar a qualidade da água antes que ela chegue ao solo através de campos de filtração.

Desempenha as funções de distribuição uniforme do líquido purificado através de diversos tubos de aeração. Ao mesmo tempo, serve também como poço de inspeção para monitorar a qualidade da limpeza. Contém um regulador de fluxo, que permite controlar a pressão das águas residuais que saem.

Tubos corrugados são colocados desde as fossas sépticas até o poço de distribuição. Servem também de ligação entre o poço de distribuição e os tubos perfurados.Também estão incluídos plugues, tampas superiores de bueiros e tecido de filtragem.

Eliminação de águas residuais após tratamento em fossa séptica Uponor Sako
O descarte da parte líquida do efluente processado em fossa séptica é feito por meio de um campo de filtração - sistema de tubos perfurados colocados no solo

O processo de limpeza nas fossas sépticas Onor Sako é semelhante ao dos poços de transbordamento. No entanto, há uma diferença no design e na operação do sistema. Nele, o tratamento de efluentes ocorre em duas etapas.

Na primeira fase, todas as grandes frações de águas residuais depositam-se no fundo de três tanques de decantação. Na segunda etapa, a água que passou por todos os recipientes é submetida a uma purificação adicional por meio de campos de filtração.

O princípio de funcionamento de uma fossa séptica
A maior parte do lodo se acumula no tanque de decantação. É isso que precisa ser bombeado com os serviços de caminhões de esgoto. Não esvazie completamente o recipiente, caso contrário as bactérias de decomposição naturalmente acumuladas serão removidas. Para conservá-los é necessário deixar uma pequena quantidade de lodo no fundo do tanque

O processo passo a passo para limpeza de esgoto é o seguinte:

  1. Depois que as águas residuais são descarregadas no esgoto, elas passam através de tubulações até o primeiro tanque de conexão. Aqui grandes frações depositam-se no fundo.
  2. O líquido, livre das inclusões insolúveis que se depositaram no fundo, mas com presença de suspensão fina, flui para o segundo tanque comunicante. Aqui o processo de sedimentação da água se repete.
  3. Se a modificação prevê a presença de três recipientes, a água também se deposita no terceiro.
  4. Em seguida, a água purificada com uma pequena quantidade de impurezas vai para o poço de distribuição, de onde flui uniformemente para os tubos perfurados.
  5. Dos buracos, a água entra na almofada preenchida, onde é posteriormente purificada por filtração natural no solo.

Se você instalar um módulo de filtração adicional - um infiltrador, que é um sistema subterrâneo para descarregar águas residuais tratadas em uma vala, o pós-tratamento é realizado nele.

Infiltrador como campo de filtração ou poço de absorção só pode ser usado se houver pelo menos 1 m entre o fundo condicional dos sistemas e o nível mais alto do lençol freático na área.

Fossa séptica com sistema de tratamento do solo
A vantagem deste sistema é que a água purificada pode ser usada para necessidades domésticas em um terreno pessoal. Para isso, é necessário instalar um recipiente por onde será drenada a água purificada.

Conjunto completo da gama de modelos Onor Bio

Os sistemas Uponor Bio possuem excelente qualidade de limpeza. Seu uso é permitido em áreas protegidas. Eles são compactos e requerem menos espaço para acomodar. Funciona de forma autônoma, mas requer eletricidade para fazer isso.

O equipamento para todas as fossas sépticas Onor Bio também é idêntico para toda a linha de modelos. O sistema de ancoragem também não está incluso no pacote básico.

Opção de instalação para fossa séptica Uponor Bio
As estações utilizam sistema triplo de limpeza. A legislação finlandesa prevê restrições à presença de fosfatos nas águas residuais, portanto, além da sedimentação e do tratamento bacteriano, são utilizadas substâncias químicas para decompô-las.

A embalagem inclui um tanque moldado dividido em três compartimentos ou três recipientes interligados. O sistema de tubulações e bombas internas está localizado em tanques e não precisa ser instalado. Basta conectar as tubulações para passagem dos resíduos. Além disso, o kit inclui equipamentos compostos por bombas e módulos de controle.

Graças à eletrônica, o sistema é capaz de existir de forma independente e manter a atividade dos microrganismos em caso de inatividade por no máximo três meses. Todo o controle do sistema é realizado remotamente. Além disso, o kit inclui tanques de 15 litros nos quais são despejados reagentes e compostos bacterianos especiais.

Os tanques são equipados com sistema de alimentação de pequenas porções do conteúdo no decantador. Além disso, você pode solicitar um poço para amostragem de águas residuais para pesquisas bioquímicas.

As águas residuais que fluem pela linha de esgoto até a fossa receptora da fossa séptica passam por tripla purificação. Para maior clareza, cada etapa é apresentada com ilustrações.

Como as águas residuais são purificadas nas fossas sépticas da Uponor Bio
Uma vez no primeiro tanque, as águas residuais assentam. Então ocorre o sedimento de lodo. Grandes frações permanecem no tanque de sedimentação e a água sedimentada entra no tanque conectado

Ali se repete o processo de decantação das águas residuais. Após repetidas precipitações, a camada superior de água purificada é movida para o tanque de processo.

O princípio de funcionamento de uma fossa séptica da marca Uponor Bio
A segunda etapa da purificação da água ocorre no tanque de processo. Um sensor de enchimento está instalado no recipiente. Quando um nível fixo é atingido, o mecanismo de fornecimento de ar é ligado. O compressor fornece gás para esmagar o resíduo de lodo sólido restante que cai no fundo do tanque de processo

Em seguida, o sistema aguarda o tempo necessário para que o lodo se assente no fundo do tanque de processo. Após algumas horas, o lodo assenta e ocorre a terceira etapa do tratamento de águas residuais. Ele usa produtos químicos.

Septik Uponor Bio - a terceira etapa do tratamento de águas residuais
Os produtos químicos são dosados. Sua quantidade é determinada pelo programa embutido no módulo de controle. Aditivos especiais neutralizam produtos químicos nocivos.Ao mesmo tempo, as águas residuais são desinfetadas. Após o tratamento químico, os resíduos de lodo depositam-se no fundo do tanque de processo

Em seguida, o sedimento de lodo é bombeado para fora do fundo do tanque.

Como funciona a fossa séptica da série Uponor bio?
Usando um transporte aéreo, o lodo do fundo do tanque é movido para o tanque de sedimentação. À medida que o recipiente enche, ele deve ser bombeado.

A água purificada é retirada quando o tanque é cheio, através de um tubo na parte superior do tanque. Depois disso, é transportado por uma tubulação até uma vala de drenagem.

Além disso, um medicamento contendo bactérias anaeróbicas, uma vez que a quantidade de ar nos sistemas de purificação biológica é reduzida ao mínimo. Isso aumentará ainda mais o grau de purificação das águas residuais e eliminará depósitos de gordura nas paredes do tanque.

Revisão de modelos de sistema séptico

Para escolher o sistema séptico certo, você precisa seguir algumas regras básicas. Caso a situação do território onde o sítio está inserido se enquadre na legislação ambiental, é necessário optar por sistemas com tipo de tratamento biológico.

Caso o local não tenha status de área de conservação, o sistema séptico deverá ser selecionado com base na área. Se permitir a instalação de um campo de filtro, você poderá escolher sistemas de filtragem.

Outro fator a considerar é o nível do lençol freático no local. Se for elevado, é necessário dar preferência aos sistemas de tratamento biológico. Depois de decidir o tipo de sistema, você pode prosseguir com a escolha de um modelo. Deve ser selecionado de acordo com o número de pessoas que vivem. É melhor levar mais.

Tipo de filtragem de limpeza

A linha de modelos Sako é representada pelas seguintes modificações:

  1. Uponor Sako 1,5 m3
  2. Uponor Sako 2,0 m3
  3. Uponor Sako 3,0 m3
  4. Uponor Sako 4,0 m3

Cada modelo é projetado para um número diferente de pessoas que vivem e intensidade de carga.

Uponor Sako 1,5m3

Possui pequenas dimensões. Foi projetado para três residentes permanentes. Sua produtividade é pequena e chega a metade da capacidade diária.

Diagrama de projeto de fossa séptica
Esta é a opção mais orçamentária. É bastante adequado para instalação numa casa de campo. Se for usado o ano todo, uma família de três pessoas precisará usar os serviços de um caminhão de esgoto duas vezes por ano. O número de bombeamentos de águas residuais pode ser reduzido se forem utilizados produtos de tratamento biológico

A fossa séptica precisa de isolamento adicional. O sistema requer um campo de filtração menor (dois ramais de tubos perfurados), o que economiza espaço no local.

Como os volumes de águas residuais são pequenos, é possível prescindir de um sistema de retirada de águas residuais tratadas do campo de aeração. O período de garantia do fabricante é de cinco anos.

Uponor Sako 2,0 m3

Esta modificação foi projetada para instalação em uma casa onde estão previstas 4 ou 5 pessoas. O sistema lida de forma excelente com diferentes tipos de águas residuais domésticas.

Ao contrário do modelo anterior, necessita da instalação de poço de distribuição, o que se deve ao grande volume de águas residuais.

Fossa séptica Uponor Sako
Uma boa opção para uma casa particular onde uma pequena família pretende morar o ano todo. É bastante adequado para instalação numa casa de campo. Precisa de um campo de aeração maior. Este modelo requer isolamento da parte superior do recipiente. As tampas dos bueiros precisam ser isoladas apenas em caso de geadas severas

Para reduzir a área do campo de filtração, podem ser utilizados módulos de infiltração. Devido a eles, a área do campo é reduzida à metade.O sistema pode utilizar medicamentos biologicamente ativos que aumentam a eficiência da limpeza. Praticamente não há cheiro desagradável de resíduos provenientes da fossa séptica. O período de garantia é de 5 anos.

Uponor Sako 3,0 m3

Este modelo é excelente no tratamento de grandes volumes de águas residuais. A produtividade por dia é metade da capacidade.

O sistema séptico foi projetado para instalação em uma casa onde estão previstas 6 ou 7 pessoas. Processa eficazmente todos os tipos de resíduos domésticos.

Fossa séptica Uponor
Adequado para instalação em chalés e casas de campo. Não requer isolamento, ao contrário dos modelos orçamentários. O transporte do contêiner até o local de instalação exigirá esforço adicional, possivelmente utilizando equipamento de carregamento

Para o modelo, é necessária a utilização de um poço de distribuição, que ajudará a escoar uniformemente as águas residuais pelas tubulações de aeração.

O campo de filtração sem a utilização de sistema de infiltração será de tamanho considerável. Para reduzir o custo do processo de instalação e reduzir os custos de mão de obra, recomenda-se a utilização de um sistema de infiltração. O período de garantia é de 5 anos.

Variante Uponor Sako 4,0 m3

Esta modificação foi projetada para instalação em uma casa onde estão previstas morar até 10 pessoas. É possível usar um contêiner para duas residências próximas.

O sistema lida de forma excelente com diferentes tipos de águas residuais domésticas. Necessita de instalação de poço de distribuição. Mesmo quando se utiliza um sistema de infiltração, devem ser instalados três ramos de tubos de aeração.

Para famílias numerosas
A melhor solução para famílias numerosas Pode ser instalado em moradias ou chalés. Capaz de processar até milhares de litros cúbicos de águas residuais por dia.Alto grau de purificação devido ao grande tamanho do tanque de sedimentação. O transporte do contêiner até o local de instalação exigirá esforço adicional, possivelmente utilizando equipamento de carregamento

Não requer isolamento adicional. Uma exceção pode ser feita para áreas onde o congelamento do solo ultrapassa 1,5 M. A frequência recomendada pelo fabricante para o bombeamento do lodo é uma vez a cada dois anos.

Não há cheiro desagradável de águas residuais se os tubos de ventilação estiverem instalados corretamente. O período de garantia é de cinco anos.

Tipo bioquímico de limpeza

A linha de modelos Bio é representada pelas seguintes modificações:

  1. Biolimpo 5.
  2. Biografia 10.
  3. Biografia 15.

O número no nome do modelo indica o número máximo de pessoas que podem utilizar a estação de tratamento durante o ano. O sistema de tratamento biológico apresenta maior eficiência. A porcentagem de purificação é de cerca de 98%.

Uponor Bio Clean 5

O sistema consiste em dois tanques comunicantes, localizados em um invólucro. No primeiro tanque são depositadas frações pesadas de águas residuais domésticas.

Na segunda, o processamento tecnológico ocorre por meio de aeração, seguida de limpeza com compostos químicos especiais.

Fossa séptica Uponor Bio Clean 5
Estação de tratamento biológico Bio Clean 5. Projetado para instalação em domicílios particulares habitados por no máximo cinco pessoas. O volume máximo de água despejado na fossa séptica por vez não ultrapassa 500 litros. A frequência de bombeamento recomendada é uma vez a cada dois anos.

A estação processa 1.000 metros cúbicos por dia. litros O modelo consome 45 litros de produtos químicos por ano para manutenção. O sistema é equipado com sensores que informam se o volume de uma drenagem única foi ultrapassado. Isto é relevante para quem se esquece periodicamente de fechar a torneira.O período de garantia da capacidade é de 5 anos e o período de garantia do módulo de controle é de 2 anos.

Uponor Biografia 10

O sistema consiste em cinco tanques comunicantes, localizados um atrás do outro. O primeiro contêiner tem um volume significativo, que permite processar até 1.500 metros cúbicos. litros por dia. No primeiro tanque são depositadas frações pesadas de águas residuais domésticas.

As mesmas funções são executadas pelos contêineres do segundo ao quarto. Na quarta, o processamento tecnológico ocorre por meio de aeração, seguida de limpeza com compostos químicos especiais.

Estação de tratamento biológico
A foto mostra a estação de tratamento biológico Bio 10. A estação foi projetada para instalação em residências particulares, chalés e moradias onde vivam no máximo 10 pessoas. O volume máximo de água despejado na fossa séptica por vez não ultrapassa 1.100 litros. A frequência recomendada de bombeamento de lodo é uma vez a cada dois anos.

O modelo consome 90 litros de produtos químicos por ano para manutenção. O sistema é equipado com sensores que informam se o volume de uma drenagem única foi ultrapassado.

O sistema possui dimensões impressionantes e é necessário equipamento de elevação para sua instalação. O período de garantia da capacidade é de 5 anos e o período de garantia do módulo de controle é de 2 anos.

Uponor Bio 15

O sistema consiste em sete tanques comunicantes. O primeiro e o segundo tanques possuem volume significativo, o que permite processar até 2.200 metros cúbicos. litros por dia. No primeiro tanque são depositadas frações pesadas de águas residuais domésticas.

As mesmas funções são executadas pelos contêineres do segundo ao quarto. Na quinta, o processamento tecnológico ocorre por meio de aeração, seguida de limpeza com compostos químicos especiais.

Modificação de uma estação de biotratamento
Estação de tratamento biológico Bio 15.O sistema foi projetado para receber águas residuais de duas residências próximas, onde moram no máximo 15 pessoas. O volume máximo de água despejado na fossa séptica por vez não ultrapassa 1.650 litros. A frequência recomendada de bombeamento de lodo é uma vez a cada três anos.

O modelo consome 120 litros de produtos químicos por ano para manutenção. O sistema é equipado com sensores que informam se o volume de uma drenagem única foi ultrapassado.

Possui dimensões impressionantes, por isso é necessário equipamento de elevação para sua instalação. O período de garantia da capacidade é de 5 anos e o período de garantia do módulo de controle é de 2 anos.

Cuidados e instruções de uso

Para garantir o bom funcionamento e prolongar a vida útil do produto, é necessária a limpeza imediata das fossas de sedimentação dos sistemas sépticos. Isto também se aplica às estações de tratamento biológico. Se você não bombear o lodo do fundo do tanque, com o tempo ele fica mais viscoso e comprime.

Neste caso, pode formar-se uma crosta dura na superfície. Preparações biológicas especiais ajudam a combater esses problemas, que podem surgir do bombeamento prematuro.

Os modelos de fossa séptica Uponor Sako requerem preparações especiais que evitem entupimentos nas aberturas dos tubos de pulverização. Para isso, é necessário o uso de preparações bioquímicas. Eles prolongam a vida útil do campo de filtração.

Os modelos de fossa séptica Uponor Bio requerem o uso de produtos químicos. Produtos de terceiros podem ser usados. O principal critério deve ser a capacidade de decompor e processar fosfatos. Isto conclui o processo de cuidado dos sistemas sépticos Onor.

Vantagens e desvantagens dos sistemas Ononor

À primeira vista, a gama de modelos Sako não difere dos análogos mais acessíveis de fabricação russa, mas não é assim. É impossível encontrar um sistema séptico com o mesmo formato do Uponor.

O formato esférico torna o recipiente mais resistente à pressão da água e do solo. Em combinação com plástico de alta qualidade, consegue-se um aumento na vida útil do produto. As desvantagens incluem o alto custo do produto. Além disso, alguns modelos precisam ser isolados.

A gama de fossas sépticas "Uponor" da série "Bio" tem suas desvantagens e vantagens. As vantagens incluem limpeza de alta qualidade. Nem todo sistema possui uma porcentagem de purificação de 98%.

A vantagem indiscutível do sistema são os controles e sensores que transmitem sinais sobre o estado do sistema. As desvantagens incluem a necessidade de eletricidade. A instalação pode ser alimentada a partir de casa através da ligação de um cabo, ou pode instalar um painel solar com bateria.

Outra desvantagem é o custo de manutenção dos sistemas Bio. Eles precisam de produtos químicos especiais para melhorar o tratamento de águas residuais.

O próprio design dos modelos elimina a necessidade de escavação do contentor, uma vez que todos os mecanismos técnicos estão localizados de forma a poderem ser facilmente substituídos se necessário. Além disso, as desvantagens incluem o período de garantia do módulo de controle. São apenas dois anos.

Recomendamos também a leitura do artigo sobre quais critérios você precisa prestar atenção na hora de escolher uma fossa séptica para sua casa. Leia mais - leia Avançar.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Este modelo da família “Bio” possui tamanho compacto e pode ser instalado sem a utilização de equipamentos de carregamento especiais:

A vida útil das fossas sépticas das estações de tratamento biológico da Uponor é muitas vezes superior à indicada na garantia. O custo dos sistemas sépticos é superior ao de ofertas semelhantes no mercado russo, mas no longo prazo permite economizar dinheiro.

Os projetos das fossas sépticas são projetados de forma que o número de possíveis avarias seja reduzido ao mínimo. Os modelos eliminam a deformação do corpo, pois possuem aspecto esférico ou cilíndrico.

Você já usa a fossa séptica Onor há muito tempo e pode dar bons conselhos para quem está planejando adquiri-la? Ou ainda não consegue escolher entre as modificações das estações de tratamento biológico? Deixe seus comentários, tire dúvidas e compartilhe sua experiência no bloco abaixo do artigo.

Comentários dos visitantes
  1. Mateus

    Quero encomendar uma fossa séptica Ononor Bio, mas parece que é necessário um fornecimento constante de eletricidade para o seu funcionamento autónomo. Existem outras maneiras de fornecer eletricidade ao sistema em áreas remotas além de um gerador?

    • Especialista
      Nikolai Fedorenko
      Especialista

      Boa tarde, Mateus. Absolutamente todas as fossas sépticas de limpeza profunda requerem fornecimento de eletricidade, pelo menos para o compressor.

      Em vez de um gerador, você pode usar painéis solares. Se você fizer o cálculo corretamente e instalar a quantidade necessária de baterias, sua carga será suficiente para que o compressor funcione de forma autônoma à noite. Recomendo conferir nosso artigo sobre painéis solares.

  2. Anton

    Por quanto tempo essas fossas sépticas foram projetadas? Quanto tempo funcionará sem avarias? Como eles lidam com o inverno? Será que sobreviverá a -40?

    • Especialista
      Nikolai Fedorenko
      Especialista

      Olá. A temperatura operacional da fossa séptica é de 35 graus. Mas como o ponto de congelamento do reagente químico é de 30 graus, para aumentar a faixa de temperatura de operação, recomenda-se isolar a instalação com 10 cm de poliestireno expandido. Não se sabe como o Ononor, projetado para temperaturas mais baixas, se comportará no modo -40.

      Quanto às avarias. Via de regra, o corpo da fossa séptica tem garantia do fabricante de 5 anos, e a unidade de controle - 2 anos. Se alguém já o usa há vários anos, compartilhe sua experiência nos comentários... Porém, o fabricante garante que a vida útil real dessas fossas sépticas excede a garantia.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica