Bactérias anaeróbias e aeróbias para fossas sépticas: entendemos as regras para tratamento de águas residuais

A melhor solução para o processamento de resíduos de esgoto em condições suburbanas é a instalação de uma estação de tratamento local - uma fossa séptica ou estação de tratamento biológico.

Os componentes que aceleram a decomposição dos resíduos orgânicos são bactérias para fossas sépticas - microrganismos benéficos que não agridem o meio ambiente. Concordo, para selecionar corretamente a composição e dose dos bioativadores, é necessário entender o princípio de seu funcionamento e conhecer as regras de uso.

Essas questões são discutidas em detalhes no artigo. As informações ajudarão os proprietários locais de esgoto a melhorar o funcionamento da fossa séptica e facilitar sua manutenção.

Reciclagem ecológica de resíduos de esgoto

Informações sobre aeróbios e anaeróbios serão de interesse para quem decidiu compre uma fossa séptica para uma área suburbana ou quer “modernizar” uma fossa existente.

Ao selecionar os tipos certos de bactérias e determinar a dosagem (de acordo com as instruções), você pode melhorar o funcionamento da estrutura de armazenamento mais simples ou estabelecer o funcionamento de um dispositivo mais complexo - uma fossa séptica de duas ou três câmaras.

O processamento biológico de matéria orgânica é um processo natural que tem sido utilizado há muito tempo pelos seres humanos para fins econômicos.

Os microrganismos mais simples, alimentando-se de dejetos humanos, em um curto espaço de tempo os transformam em sedimento mineral sólido, líquido clarificado e gordura, que flutua até a superfície e forma um filme.

O uso de bactérias para fins domésticos e sanitários é aconselhável pelos seguintes motivos:

  • Os microrganismos naturais que se desenvolvem e vivem de acordo com as leis da natureza não causam danos à flora e à fauna circundantes.Este fato deve ser levado em consideração pelos proprietários de terrenos particulares que utilizam território livre para o cultivo de hortas e hortaliças, estabelecimento de gramados e canteiros de flores.
  • Não há necessidade de adquirir produtos químicos agressivos, ao contrário dos elementos naturais que afetam negativamente o solo e as plantas.
  • O cheiro característico das águas residuais domésticas é sentido muito mais fraco ou desaparece completamente.
  • O custo dos bioativadores é pequeno comparado aos benefícios que eles trazem.

Devido à poluição do solo e dos corpos d'água, o problema ambiental afetou chalés de verão, vilas e territórios com novas construções suburbanas - vilas de chalés. Graças à ação das bactérias higiênicas, pode ser parcialmente resolvido.

Existem dois tipos de bactérias envolvidas no sistema de esgoto: anaeróbias e aeróbias. Informações mais detalhadas sobre as funções vitais de dois tipos de microrganismos ajudarão você a compreender o princípio de funcionamento de fossas sépticas e tanques de armazenamento, bem como as nuances da manutenção das instalações de tratamento.

Bactérias para fossas sépticas e fossas
Especialmente para a manutenção de fossas sépticas e tanques de armazenamento, foi lançada a produção de bioativadores domésticos, que se caracterizam pelo baixo custo e pela simplicidade no preparo (+)

Princípios básicos do tratamento anaeróbico

Os microrganismos que podem funcionar em um ambiente livre de oxigênio são chamados de bactérias anaeróbicas ou anaeróbias. Vamos tentar descobrir que lugar eles ocupam no sistema de tratamento de águas residuais.

De onde vêm os anaeróbios?

Deve ser entendido que as cepas de bactérias anaeróbicas para fossas sépticas domésticas não foram especialmente criadas artificialmente (embora a produção de cepas novas e mais ativas já tenha sido estabelecida); elas sempre fizeram parte da natureza.

Microrganismos que podem existir sem oxigênio se desenvolvem em solos pantanosos e simplesmente úmidos, em lodo e em solos de grandes profundidades. Algumas espécies participam ativamente da formação do húmus e do húmus, formado pelo apodrecimento de plantas e animais mortos.

Funções das bactérias
Os microrganismos que funcionam no solo e na água (em lagoas, calhas, lagos) purificam o líquido, separando minerais e gases. Essa habilidade foi útil na construção de tanques de decantação de esgoto e fossas sépticas.

As águas residuais anaeróbicas são processadas em tanques selados. Um exemplo de tal recipiente em uma casa de campo é um banheiro externo “casa de passarinho” com fossa. O processo de fermentação é realizado por bactérias anaeróbias, que durante seus processos vitais produzem metano e calor.

O princípio da limpeza anaeróbica também é utilizado em aparelhos domésticos (fossas de armazenamento, fossas sépticas) e estruturas industriais (digestores). A fermentação por anaeróbios é usada ativamente em fazendas de gado e avicultura.

Condições para a existência de bactérias

Para a existência de microrganismos são necessárias condições especiais, incluindo:

  • isolamento - falta de oxigênio, com exceção dos anaeróbios facultativos;
  • regime de temperatura — de +9ºС a +37ºС, valor ideal – +28ºС;
  • valor do PH — nível de acidez de 6 a 8;
  • regularidade de limpeza - remoção de sedimentos sólidos.

Como resultado do processo de fermentação, algumas substâncias afundam e apodrecem, enquanto outras sobem para o topo. O líquido permanece turvo e geralmente apresenta uma tonalidade preta. Se uma grande quantidade de oxigênio entrar no tanque, as bactérias podem morrer.

As temperaturas negativas também são uma ameaça primária, por isso é recomendado isolar fossas.

Banheiro rural
As bactérias anaeróbicas são um produto biológico eficaz para acelerar os processos de fermentação em fossas de armazenamento. Um exemplo de dispositivo de armazenamento é um banheiro rural do tipo verão.

Para a vida normal, os anaeróbios precisam de meio líquido, ou seja, pelo menos 2/3 do recipiente deve estar cheio de água. Se você não ligar os aspiradores a tempo, a quantidade de sedimentos sólidos atingirá um nível crítico e as bactérias começarão a morrer.

Se a capacidade de armazenamento não corresponder ao número de residentes, o contentor terá de ser esvaziado com bastante frequência - 2 a 3 vezes por mês. Portanto, a escolha de uma fossa séptica deve ser cuidadosamente considerada, os parâmetros avaliados e comparados com as próximas condições de operação.

Leia mais sobre como selecionar uma estação de tratamento em Este artigo.

Como funciona o tratamento anaeróbico?

A decomposição da matéria orgânica nas fossas de armazenamento ocorre em duas etapas. A princípio, é possível observar uma fermentação ácida, acompanhada de muito odor desagradável.

Este é um processo lento durante o qual se forma um lodo primário de cor pantanosa ou cinza e que também emite um odor pungente. De vez em quando, pedaços de lodo se desprendem das paredes e sobem junto com bolhas de gás.

Com o tempo, os gases causados ​​pela acidificação preenchem todo o volume do recipiente, deslocando o oxigênio e criando um ambiente ideal para o desenvolvimento de bactérias anaeróbicas. A partir deste momento começa a decomposição alcalina do esgoto - fermentação do metano.

Tem uma natureza completamente diferente e, consequentemente, resultados diferentes.Por exemplo, o cheiro específico desaparece completamente e o lodo adquire uma cor muito escura, quase preta.

Esquema de COV
Esquema VOC usando aeróbios e anaeróbios: projeto de duas câmaras projetado para tratamento de 95% de águas residuais com tratamento adicional no campo de drenagem (+)

Se uma pequena parte do lodo alcalino com anaeróbios for colocada em um tanque de armazenamento ou câmara receptora de fossa séptica, o processo de decomposição ocorrerá de forma mais eficiente e o período de oxidação passará muito mais rápido.

Na ausência de lodo vivo, é necessário adquirir um bioativador de composição adequada - uma solução ou substância seca na forma de comprimidos ou pó, que é um complexo de bactérias anaeróbias “adormecidas” para a fossa séptica.

Graças aos anaeróbios, a biomassa residual em uma fossa se decompõe rapidamente em sedimentos sólidos, gases e líquidos, e fossa séptica de duas câmaras purificado aproximadamente 65-70%.

Vantagens do tratamento anaeróbico:

  • pequena quantidade de biomassa bacteriana;
  • mineralização eficaz da matéria orgânica;
  • falta de aeração, economizando assim em equipamentos adicionais;
  • possibilidade de utilização de metano (em grandes quantidades).

As desvantagens incluem o cumprimento estrito das condições de vida: uma certa temperatura, valor de pH, remoção regular de sedimentos sólidos. Ao contrário do lodo ativado, as substâncias mineralizadas precipitadas não são um meio nutriente para as plantas e não são utilizadas como fertilizante.

Esquemas de VOC usando bactérias anaeróbicas

O dispositivo mais simples no qual as bactérias anaeróbicas podem viver e se multiplicar é uma fossa de drenagem. As fossas modernas são de concreto ou tanques selados de plásticoinstalado no solo abaixo do nível de congelamento.

Os produtos feitos de PEAD podem ser adquiridos em empresas especializadas ou nos sites dos fabricantes; produtos de concreto - construir a partir de anéis de concreto armado de forma independente, com ajuda ou supervisão de especialistas.

Instalação de fossa séptica
Diagrama da fossa séptica mais simples, composta por dois compartimentos: no primeiro é realizada a limpeza combinada (mecânica e anaeróbica), no segundo - mais anaeróbica (+)

A produtividade da estrutura aumenta com o advento de câmaras funcionais adicionais. Os designs mais comuns possuem 2 a 3 compartimentos, sendo o primeiro como reservatório e os seguintes como tanques para limpeza e clarificação.

Para criar um ambiente favorável à vida dos microrganismos, material poroso, por exemplo, brita, é colocado no fundo do recipiente.

A purificação adicional do líquido clarificado ocorre em filtrar bem ou em campo de filtro, através do qual a água entra no solo. A sua construção requer um tipo de solo adequado (argiloso, arenoso, franco-arenoso), bem como um baixo nível de água subterrânea.

Instalação de fossa séptica
Um exemplo de instalação de uma estação de tratamento, incluindo uma fossa séptica anaeróbica e um poço filtrante, onde as águas residuais são purificadas; A camada de areia e brita desempenha o papel de filtro (+)

Para manter o equilíbrio nas câmaras, é necessária manutenção regular. Consiste na retirada de sedimentos sólidos do decantador, bombeamento do excesso de lodo ativado da segunda câmara para a primeira, adição de bioativadores (em caso de morte ou número insuficiente de anaeróbios).

Características da limpeza aeróbica

Os aeróbios, diferentemente dos anaeróbios, não podem existir sem oxigênio. Eles ocupam um nicho próprio, não menos importante, no sistema de tratamento biológico de águas residuais.

As condições criadas para o desenvolvimento dos anaeróbios são absolutamente inadequadas para a vida de outro tipo de bactéria - os aeróbios. Eles não podem formar esporos e crescer em um espaço confinado, privado de ar e, portanto, processar esgoto.

Para que o sistema aeróbio atinja todo o seu potencial, não basta um respiradouro; é necessário um fornecimento forçado de oxigênio.

O sistema de abastecimento de ar do tanque de aeração consiste em várias partes. A função principal (injeção de ar) é realizada por compressor para fossa séptica. Geralmente é instalado em um ambiente aquecido dentro de casa, não muito longe da saída de esgoto. O duto de ar conecta o compressor à fossa séptica e passa na mesma vala com tubos enterrados no solo.

Fossa séptica para três câmaras
Diagrama de uma estação de tratamento biológico profundo com três tanques de decantação e dois tanques de aeração com capacidade de 1,5 m³/dia. Bactérias anaeróbicas e aeróbicas participam na purificação de águas residuais (+)

A saturação das águas residuais com oxigênio ocorre por meio de tubos perfurados baixados na água - arejadores. O suprimento de ar pode ser regulado ou completamente desligado por válvulas localizadas próximas à escotilha.

O ar sai pelos orifícios e, subindo em forma de pequenas bolhas, enriquece os ralos com oxigênio. Os arejadores precisam ser limpos de tempos em tempos para que o processo de fornecimento de oxigênio não pare.

Ao instalar o primeiro VOC, surgiu o problema da descarga gradual de bactérias aeróbicas para a fossa séptica. O problema foi resolvido carregando dispositivos adicionais no contêiner - escudos têxteis e “escovas” de plástico.

Tecido de pêlo fino e cerdas de material polimérico evitam a lavagem do lodo ativado e servem de base para seu crescimento.

À medida que o excesso de lodo se acumula, ele é removido e utilizado como fertilizante para o cultivo de hortaliças, colocado temporariamente em pilhas de compostagem.

Os principais inimigos do tratamento biológico são os detergentes químicos e os antibióticos dissolvidos no esgoto. Eles são destrutivos para vários tipos de bactérias, portanto, produtos químicos agressivos (por exemplo, cloro e soluções que o contenham) são proibidos de serem despejados em uma fossa séptica.

Vantagens e desvantagens do uso de aeróbios

Quase todas as estações de tratamento biológico profundo existentes incorporam câmaras aeróbias, uma vez que as bactérias “oxigenadas” têm algumas vantagens sobre os anaeróbios.

Eles destroem as impurezas dissolvidas na água remanescente após o tratamento mecânico e anaeróbico. Neste caso, nenhum sedimento sólido é formado e a placa pode ser removida manualmente.

Estação de limpeza profunda
Uma das opções para instalação de estação de limpeza profunda com drenagem forçada em vala: para o funcionamento do compressor e da bomba de drenagem é necessária ligação à rede elétrica (+)

O lodo ativado, resultado da atividade dos aeróbios, é ecologicamente correto e, ao contrário dos produtos químicos, beneficia a vegetação que cresce no local. Em vez do odor desagradável característico das águas residuais acidificadas nas fossas, sai dióxido de carbono.

Mas a principal vantagem é a qualidade da purificação da água - até 95-98%. A desvantagem é a dependência energética do sistema.

Na ausência de energia elétrica, o compressor deixa de fornecer oxigênio e, se ficar inativo por muito tempo sem aeração, as bactérias podem morrer.Ambos os tipos de bactérias, aeróbias e anaeróbias, são sensíveis aos produtos químicos domésticos, portanto, ao utilizar o tratamento biológico, é necessário o controle da composição das águas residuais.

Esquemas de VOC com tratamento aeróbico

A clarificação de águas residuais com auxílio de aeróbios é realizada em estações de tratamento biológico profundo. Como regra, essa estação consiste em 3-4 câmeras.

O primeiro compartimento é um tanque de decantação no qual os resíduos são divididos em diversas substâncias, o segundo é utilizado para purificação anaeróbica, e já no 3º (em alguns modelos e 4) é realizada a clarificação aeróbica do líquido.

Estação de limpeza profunda com poço de armazenamento
Esquema de instalação de estação de tratamento biológico profundo com infiltrador e poço de armazenamento de onde a água purificada é descarregada em vala (+)

Após três tratamentos em quatro etapas, a água é utilizada para necessidades domésticas (irrigação) ou fornecida para tratamento adicional a uma das estações de tratamento:

  • filtrar bem;
  • campo de filtro;
  • infiltrador.

Mas às vezes, em vez de uma das estruturas, é instalada a drenagem subterrânea, na qual o pós-tratamento ocorre em condições naturais. Em solos arenosos, cascalhos e britados, os menores restos de matéria orgânica são processados ​​​​por aeróbios.

Através de argilas, margas e quase todas as margas arenosas, exceto as variantes arenosas e altamente fraturadas, a água não será capaz de penetrar nas camadas subjacentes. As rochas argilosas também não passam por purificação do solo, pois... têm qualidades de filtração extremamente baixas.

Se a secção geológica do local for representada por solos argilosos, não são utilizados sistemas de pós-tratamento do solo (campos de filtração, poços de absorção, infiltradores).

Campo de filtro
Uma maneira eficaz de purificar águas residuais de uma fossa séptica é um campo de filtração, que é um poço cheio de cascalho. Os efluentes vêm do poço de distribuição através de drenos, o acesso ao oxigênio é fornecido por risers

O campo de filtração é um sistema ramificado de tubos perfurados (drenos) que se estende desde o poço de distribuição. As águas residuais tratadas fluem primeiro para o poço e depois para drenos enterrados no solo. Os tubos são equipados com risers que fornecem o oxigênio necessário às bactérias aeróbicas.

O infiltrador é um produto acabado feito de PEAD, última etapa dos VOCs para o pós-tratamento de águas residuais clarificadas. É enterrado próximo à fossa séptica, colocado sobre uma drenagem de brita. As condições para instalação do infiltrador são as mesmas - solo leve e permeável e baixo nível de lençol freático.

Instalação de infiltradores
Instalação de um conjunto de infiltradores no solo: para garantir o processamento de um grande volume de líquido e um maior grau de purificação, são utilizados diversos produtos conectados por tubos

À primeira vista, um filtro se assemelha bem a um tanque de armazenamento, mas tem uma diferença significativa - um fundo penetrante. A parte inferior permanece aberta, coberta por uma camada de drenagem de 1 a 1,2 m (brita, brita, areia). São necessárias ventilação e escotilha técnica.

Se não for necessário tratamento adicional, as águas residuais purificadas a 95 - 98% são descarregadas diretamente da fossa séptica em uma vala ou vala à beira da estrada.

Regras para uso de bioativadores

Para iniciar ou aprimorar o processo de tratamento biológico, às vezes são necessários aditivos - bioativadores na forma de pós secos, comprimidos ou soluções.

Eles substituíram o alvejante, que fazia mais mal do que bem ao meio ambiente.Para a produção de bioativadores, foram selecionadas as cepas de bactérias mais persistentes e ativas que vivem no solo.

Condições para escolher um bioativador
Ao escolher um bioativador, deve-se levar em consideração fatores como o tipo de estação de tratamento, a localização do aterro, a especificidade das bactérias e enzimas incluídas na preparação

Os medicamentos que ajudam a acelerar o processo de decomposição da matéria orgânica geralmente têm uma composição universal complexa, às vezes restrita. Por exemplo, existem variedades iniciais que ajudam a “reviver” o processo de limpeza após o armazenamento no inverno ou um período de inatividade prolongado.

Os tipos com foco restrito visam resolver um problema específico, por exemplo, remover grandes quantidades de graxa de canos de esgoto ou decompor efluentes de sabão concentrados.

O uso de bioativadores em COVs e fossas apresenta uma série de vantagens.

Usuários regulares observam os seguintes aspectos positivos:

  • redução do volume de resíduos sólidos em 65-70%;
  • destruição da microflora patogênica;
  • desaparecimento do cheiro pungente de esgoto;
  • processo de limpeza mais rápido;
  • prevenção de bloqueios e assoreamento de diversas partes da rede de esgoto.

Para a rápida adaptação das bactérias, são necessárias condições especiais, por exemplo, quantidade suficiente de líquido no recipiente, presença de meio nutriente na forma de resíduos orgânicos ou temperatura confortável (em média de +5ºС a + 45ºС) .

E não se esqueça de que as bactérias vivas em uma fossa séptica são ameaçadas por produtos químicos, derivados de petróleo e antibióticos.

Bioativador Atmosbio
Um exemplo de tipo universal é o bioativador francês “Atmosbio”. Recomendado para uso em fossas sépticas, fossas, banheiros rurais. O custo da embalagem é de 300 g. – 600 esfregar.

O mercado de produtos biológicos não carece, além das marcas nacionais, as estrangeiras também estão amplamente representadas. As marcas mais famosas são “Atmosfera", "Doutor Robik", "BioExpert", "Vodograi", "Sanex", "Microzim Septi Tratamento", "Biossepto".

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Os vídeos apresentados contêm material útil sobre seleção e uso de medicamentos biológicos.

Experiência prática de utilização de bioativadores na aldeia:

Revisão em vídeo do bioativador “Harvesting Power”:

Revisão do produto biológico "Economy Dacha":

Regras para uso do bioativador Vodograi:

Como você pode ver, o uso de bactérias vivas em fossas ou fossas sépticas ajuda a resolver de forma rápida e econômica o problema do tratamento de esgoto.

Os microrganismos aumentam a eficiência dos COV sem causar danos ao meio ambiente. Para criar as condições mais confortáveis ​​​​para a vida das bactérias, siga as instruções e não se esqueça de manter as instalações de tratamento em dia.

Se você tiver algo a acrescentar ou tiver alguma dúvida sobre o tema escolha e utilização de bactérias para fossas sépticas, pode deixar comentários na publicação. O formulário de contato está localizado no bloco inferior.

Comentários dos visitantes
  1. Ilya Pivtsaev

    Ótimo método.

  2. Ilya Korobkin

    Esta é realmente uma ótima maneira. Eu mesmo processo o esgoto usando esse método, funciona muito bem e rápido. Essas bactérias fazem seu trabalho muito bem. Não se preocupe, eles são completamente inofensivos, de alguma forma estou vivo. Mas antes de iniciar o processo de processamento em si, leia tudo o que está escrito aqui. Você precisa saber como fazer isso, em que condições armazenar essas bactérias, etc.

  3. Nikita

    De todos os produtos biológicos testados, o “Bogatyr Russo” apresentou os melhores resultados. O cheiro desapareceu no segundo dia e a fossa séptica também parou de bombear, porque... bactérias e decompõem toda a matéria orgânica. Eu recomendo, uma droga produtiva.

  4. Olá, por favor me diga
    Tenho uma fossa biosséptica com compressor e as fezes não se decompõem

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica