Fossa faça você mesmo: análise de opções de arranjos populares

É impossível organizar o correto funcionamento da rede de esgoto local de uma casa de campo sem a instalação de uma cisterna.Uma das maneiras mais baratas de drenar o esgoto é uma fossa - você mesmo pode construir uma estrutura de esgoto, usando materiais baratos.

Sugerimos que você se familiarize com as opções mais populares e econômicas de tanques de resíduos. O artigo descreve detalhadamente as tecnologias para sua construção, e também descreve as características de funcionamento das fossas.

Características de funcionamento de estruturas de fossa

Fossa é uma estrutura destinada à coleta de águas residuais domésticas de origem biológica e técnica, seguida de bombeamento à medida que são abastecidas com equipamentos de esgoto.

A vantagem inegável das fossas é a simplicidade de sua implementação. É possível construir tal estrutura com bastante rapidez, mesmo usando materiais de construção usados.

De acordo com as normas, de acordo com a cláusula 2.4 do SNiP 2.04.03-85, acredita-se que o volume do tanque de armazenamento é determinado com base no fato de que em média são consumidos até 25 litros de água por dia para as necessidades de uma pessoa.

Portanto, se a quantidade diária de esgoto não ultrapassar 1.000 litros, uma fossa com capacidade de 2 a 3 metros cúbicos pode cumprir a função de coleta de esgoto. m.

A única desvantagem das fossas é a necessidade de bombeamento regular dos resíduos. Para reduzir o número de chamadas aos serviços de aspiradores, são utilizados agentes biológicos e químicos.

Isso faz com que, com o tempo, a necessidade de bombeamento regular diminua e os períodos entre as chamadas de caminhão de esgoto aumentem.

Projeto de uma fossa simples
A opção mais simples para organizar uma fossa para coleta de esgoto é instalar um contêiner lacrado enterrado no solo. À medida que vai enchendo, chamam os aspiradores para esvaziar o tanque.

Ao usar agentes biológicos, o esgoto é purificado em até 95%. Com isso, podem ser redistribuídos no solo após filtração em poço de absorção ou em rede de esgoto. Mas tais medicamentos só funcionam eficazmente se a temperatura ambiente for superior a +4°C.

No inverno, as preparações químicas - oxidantes de nitrato - darão conta da tarefa. Quando são utilizados, um sedimento insolúvel é liberado da massa de esgoto, que também precisa ser retirado do recipiente.

Tanque de armazenamento de esgoto
Uma fossa é a melhor opção para organizar um sistema de esgoto para uma pequena casa de campo habitada por uma família de 1 a 3 pessoas, desde que nenhum aparelho consumidor de água esteja conectado ao esgoto (+)

Classificação de tanques de resíduos

A classificação das fossas é feita de acordo com dois critérios principais: desenho e tipo de material utilizado na construção das paredes.

Opções de design

A fossa pode ser disposta em forma de poço de absorção ou de tanque de armazenamento selado. No primeiro caso, o fundo do tanque é simplesmente coberto com uma camada de brita fina ou brita, que será responsável pela filtragem do esgoto.

Os poços de absorção são instalados principalmente para coletar e purificar esgoto “cinza” de máquinas de lavar, lava-louças, chuveiros, etc. Em rochas rochosas, semi-rochosas e solos argilosos (argilosos, franco-argilosos, franco-arenosos) fossas sem fundo é proibido.

Para organizar bem um filtro, são necessários solos com capacidade de filtração.

Estruturas parcialmente seladas são convenientes porque não requerem bombeamento regular. Na primeira fase de operação, a água penetra no solo rapidamente.

Porém, com o passar do tempo, quando instalado em solo com camadas de argila, o lodo pode se acumular no fundo do tanque, dificultando a filtração. Isto leva à necessidade de limpeza mais frequente do poço.

Filtração de águas residuais em poço de absorção
Passando pelo fundo de drenagem, as águas residuais serão limpas de forma consistente e penetrarão nas camadas subjacentes. Deve haver pelo menos 1 m entre o teto da formação saturada de água e o fundo condicional do poço filtrante

Dando preferência a estruturas parcialmente vedadas, proprietários experientes recomendam a separação das águas residuais através da construção de fossas separadas:

  • primeiro – para águas residuais;
  • segundo - para o banheiro.

Neste caso, o vaso sanitário encherá mais lentamente e, portanto, será menos provável que seja necessário bombeamento com equipamento especial. E os ralos da cozinha e do banheiro, que contêm uma pequena quantidade de inclusões insolúveis, vazarão quase completamente pelo filtro para o solo.

Estruturas com vazamento só podem ser instaladas se o dreno não ultrapassar 1 metro cúbico. m/dia. Em projetos deste tipo, para acelerar a decomposição de impurezas e melhorar a qualidade da limpeza, recomenda-se a utilização de meios para fossas.

Construção de um tanque selado
Se compararmos estes dois tipos de estruturas, então os tanques fechados e selados são preferíveis no sentido de que são mais seguros para o ambiente (+)

Ao construir uma fossa fechada e vedada, o fundo do tanque é totalmente concretado. Para a disposição do fundo dos tanques são utilizadas lajes especiais, preenchimento de cimento ou alvenaria.

As paredes dos tanques de armazenamento também são feitas de materiais de construção: concreto monolítico, anéis de concreto armado, tijolos cozidos, blocos de espuma. As paredes e o fundo da estrutura de esgoto são totalmente revestidos com impermeabilização.

Tipos de materiais usados

Dependendo das dimensões da estrutura, bem como do princípio de funcionamento de acumulação ou filtragem, uma estrutura de coleta de águas residuais pode ser:

  • poço de pneus;
  • Recipiente de plástico;
  • tanque feito de anéis de concreto;
  • edifício com paredes de tijolos.

A escolha da opção adequada depende das condições do terreno e das capacidades do proprietário do local. O principal requisito do material utilizado na construção de um tanque de armazenamento é evitar a infiltração de águas residuais no solo em contato com ele.

O material deve ter excelente resistência à pressão do solo, além de ser resistente a ambientes agressivos, que incluem esgoto. Por este motivo, é injustificada a utilização de metal ou madeira, que se deterioram rapidamente sob a influência da umidade.

Disposição do tanque: levando em consideração as normas sanitárias

Apesar de o processo de construção de uma fossa ser mais simples do que a construção da mesma fossa séptica, algumas nuances devem ser levadas em consideração na construção de uma estrutura. Afinal, a eficiência do sistema de esgoto e a facilidade de uso dependem diretamente deles.

7vygrebnaya-yama-svoimi-rukami-1-1.jpg
O local de construção da fossa é escolhido longe da casa e de fontes de água potável, para que o escoamento que escoa para o solo não cause danos. É necessário prever a possibilidade de acesso de caminhão de esgoto para limpeza da fossa.

Independentemente do tipo de projeto escolhido, para fazer uma fossa corretamente é necessário abordar corretamente o local onde ela será instalada.

Ao decidir a localização, é importante levar em consideração o nível do lençol freático. Havendo possibilidade de infiltração de águas residuais tratadas no horizonte de captação de água, a instalação de estrutura de absorção deverá ser abandonada.

Além disso, em regiões com fenômenos característicos de inundação, é impossível construir poços com furos de filtração nas paredes. Porque existe uma grande probabilidade de contaminação das águas subterrâneas quando uma estrutura de esgoto é inundada durante o seu aumento sazonal.

A organização do tanque de armazenamento também é realizada de acordo com regras especiais. O depósito enterrado deve ser dotado de livre acesso para equipamentos de descarte de esgoto, que na maioria das vezes possuem dimensões impressionantes.

As regras para colocação de fossas são estritamente regulamentadas pelo SNiP. O incumprimento dos requisitos prescritos é punível com multa.

Layout do tanque de armazenamento de resíduos
A fossa situa-se a uma distância de 4 metros de edifícios residenciais, 30 metros da fonte de água, 5 metros da estrada e 3 metros de canteiros e plantações (+)

Ao determinar as dimensões da estrutura, lembre-se que a profundidade máxima da cava não deve ultrapassar três metros. Exceder a profundidade complica significativamente o processo de bombeamento de águas residuais.

Além disso, as paredes da estrutura devem ser isoladas até a profundidade do congelamento sazonal do solo, devendo ser prevista uma pequena saliência na parte superior da cava para instalação de cobertura.

Construção de tanque com pneus

Principal vantagem ajuntando pneus - longa vida útil e utilização de material praticamente livre. A estrutura servirá adequadamente por mais de 30 anos.

Opções para escolher pneus
Para o trabalho, você pode usar pneus de qualquer modificação - tanto os instalados em carros de passeio quanto pneus acima de um metro destinados a caminhões

As partes finais dos pneus não precisam ser cortadas. Mas pneus de carro não tratados reduzirão o tamanho do filtro em termos planejados.Como resultado: com o uso frequente da estrutura, o fundo assore rapidamente e deixa de filtrar a água de forma rápida e eficiente.

Portanto, para simplificar a instalação dos pneus dos automóveis e evitar o acúmulo de resíduos sólidos nos aros salientes, é aconselhável cortar as pontas dos pneus com um quebra-cabeças, formando uma superfície plana.

A construção de um poço de pneus é realizada em várias etapas:

  1. Determinando o diâmetro de um buraco no solo. O cálculo é feito com base na seção externa dos pneus selecionados.
  2. Cavando uma mina. O trabalho de escavação manual pode levar vários dias.
  3. Arranjo inferior. No ponto central do fundo, com uma furadeira de jardim, faça um furo de drenagem para instalação de um tubo de poço. O poço passará por si mesmo as águas residuais, retendo sedimentos.
  4. Formação de uma “almofada” de drenagem. O fundo da cava, equipado com poço, é polvilhado com uma camada de brita de 15 centímetros com enchimento de areia. Uma camada filtrante de pelo menos 85 cm de areia é colocada no topo do leito de brita.
  5. Instalação de pneus. Os pneus são empilhados sequencialmente uns sobre os outros e fixados entre si por meio de uma conexão aparafusada. É feito um furo na superfície lateral do pneu superior para a inserção de um tubo de escoamento de águas residuais.
  6. Vedação de costuras. As juntas e contornos das suturas são tratados com selante.
  7. Preenchimento do poço. Para fornecer impermeabilização adicional, é melhor selar primeiro com argila as paredes externas da estrutura de esgoto feita de pneus.
  8. Estrutura sobreposta. Cubra o poço com tábuas cobertas com feltro.
  9. Instalando a capa protetora. É melhor usar um produto acabado feito de materiais poliméricos.

Se for planejado tratamento adicional de águas residuais no sistema de drenagem de esgoto, os drenos serão conectados ao poço. São tubos colocados com inclinação em direção aos campos de filtração com furos de drenagem em todo o comprimento.

Para instalar um filtro adicional e melhorar a qualidade final da limpeza, uma tela de polipropileno é esticada nas paredes do tubo.

Diagrama de disposição de um pneu
A quantidade de pneus depende da profundidade da estrutura; em média, são necessários de 5 a 7 pneus para equipar uma fossa que precisa de bombeamento de esgoto (+)

A ventilação não é um elemento obrigatório do tanque de absorção de resíduos. Mas os especialistas ainda recomendam a instalação de um tubo de saída. Deve subir aproximadamente 60 cm acima do nível do solo.

No futuro, com uso intensivo, essas estruturas de esgoto exigirão limpeza 1 a 2 vezes por temporada.

Seleção e instalação de tanque de plástico

Hoje, os recipientes de plástico são usados ​​​​de forma bastante ativa na construção de sistemas de esgoto locais - fossa de polímero É resistente ao apodrecimento e ao envelhecimento, pelo que pode durar várias décadas.

O peso leve da estrutura facilita o processo de instalação. Mas a leveza do tanque também pode levar ao fato de que, sob a influência da pressão do solo durante a operação, ele simplesmente será espremido para a superfície.

Para evitar a ejeção, o contêiner é fixado a uma laje de concreto armado colocada no fundo do poço ou fixado com uma âncora que mantém o tanque de plástico no lugar.

Tanque de armazenamento com paredes de polímero duráveis
A única desvantagem dos recipientes de paredes finas é a sua vulnerabilidade a danos mecânicos; reforçar as paredes com fibra de vidro ajuda a corrigir a situação.

A tecnologia para cavar uma cova e preparar a fundação praticamente não difere do processo descrito acima.Para instalar o recipiente, cave um buraco de tamanho tal que a distância entre as paredes de terra e o plástico seja de 30-40 cm.

O fundo da cava escavada é nivelado e preenchido com uma camada de concreto de 20 cm de espessura, verificando o plano horizontal com um nível de construção.

Um tanque de armazenamento de plástico é instalado no topo da laje de concreto endurecido. Ele é abaixado com cordas.

Alguns artesãos, para proteger as paredes do tanque da pressão das massas de solo, constroem um invólucro de malha metálica ou erguem alvenaria.

Após a conclusão dos trabalhos de instalação, as paredes externas do contêiner são compactadas com uma camada de terra. Para evitar que a estrutura rache acidentalmente sob a espessura do solo circundante durante o aterro, a água deve ser gradualmente despejada nela à medida que as paredes são compactadas.Após a conclusão da instalação, a água pode ser bombeada por meio de uma bomba.

A fossa do tipo armazenamento está pronta. Resta ligar-lhe as saídas de esgoto, colocando-as com ligeira inclinação. Direcione-o para o recipiente receptor. Deve haver 2 a 3 mm de inclinação por metro linear de tubulação de esgoto.

As conexões de tubos são conectadas usando acoplamentos de tamanho apropriado. Para aumentar a estanqueidade do sistema, as juntas são revestidas com selante de silicone.

Opção de melhoria de poço
A camada fértil superior do solo, removida ao cavar uma cova, pode ser usada com segurança para preencher os canteiros de um terreno pessoal, e o solo das profundezas pode ser usado para implementar projetos paisagísticos

Na fase final eles instalam cobertura da escotilha, e a superfície da terra é nivelada em torno do próprio recipiente.

Se você precisar fossa com transbordamento, ou seja, uma opção de fazer a partir de Eurocubos:

Construção de anel de concreto: instruções passo a passo

Um tanque de armazenamento de esgoto padrão consiste em 2 a 3 anéis. Cada anel medindo 1x1,5 metros pode acomodar até um cubo e meio.

Construção de uma fossa de anéis de concreto é um processo de vários estágios que requer adesão a uma determinada sequência.

Passo 1. Cavando um buraco e arrumando o fundo

Decididas as dimensões do futuro “poço”, cavam uma cova cujas dimensões são 80-90 cm maiores que o diâmetro dos anéis a serem instalados. As paredes da cava são limpas e niveladas. O fundo do poço é cuidadosamente compactado.

Método para organizar a parte inferior da unidade
Ao construir uma estrutura de filtro, o fundo do poço é revestido com uma camada de cascalho fino ou tijolo quebrado de 25 centímetros

Para criar um fundo de poço selado, despeja-se cimento ou colocam-se tijolos sobre fôrmas pré-construídas, cujas dimensões correspondem à forma do futuro tanque.

O fundo com a fôrma instalada é revestido com várias camadas de tijolos ou preenchido com argamassa de cimento. O concreto leva de 5 a 7 dias para endurecer. Para simplificar sua tarefa, utilize anéis de concreto prontos e já equipados com fundo.

Passo 2. Construção das paredes da estrutura

Após o fundo vazado adquirir a resistência desejada, inicia-se a instalação dos anéis de concreto. Os anéis são baixados sequencialmente no poço do poço preparado usando um guincho ou guindaste. Se durante a imersão o anel ficar empenado e preso no solo, o buraco deve ser ligeiramente alargado.

Instalação correta de anéis
Na instalação e ajuste dos anéis, para evitar distorções, os planos vertical e horizontal devem ser verificados em nível de edifício

Para suavizar o golpe e evitar o aparecimento de fissuras no concreto, tábuas são colocadas temporariamente na borda superior de cada anel. Os anéis de concreto, se necessário, são amarrados com armadura e fixados entre si com placas de aço ou suportes. Uma aderência mais confiável pode ser alcançada usando anéis com “trava”.

As juntas são revestidas com argamassa de cimento com adição de vidro líquido e impermeabilizadas com selos de borracha antigos.

Tratamento com mastique betuminoso
Para garantir propriedades de impermeabilização, a superfície externa dos anéis instalados é coberta com mástique betuminoso e envolvida com feltro.

Após a conclusão da instalação do barril do tanque, os vazios entre as paredes externas do tanque construído e o poço são reforçados:

  • pedras;
  • tijolos quebrados;
  • solo despejado ao cavar uma cova;
  • resíduos de construção.

Em regiões onde a profundidade de congelamento do solo ultrapassa um metro, é aconselhável isolar as paredes do tanque.

A tubulação para a fossa é colocada abaixo do ponto de congelamento do solo.Para atingir a inclinação necessária, os tubos são colocados em vala por meio de suportes de tijolo.

Etapa 3. Instalação de escotilha e tubo de ventilação

O anel superior é coberto por uma laje de concreto armado. Na fase final, é instalada uma ventilação que removerá o metano e o gás explosivo de enxofre formado em decorrência do apodrecimento.

Para construir um tubo de saída, pegue um trecho de um metro de comprimento e 100 mm de diâmetro e aprofunde-o na cavidade do poço de forma que a extremidade superior fique meio metro acima do solo.

Para evitar a propagação de odores desagradáveis, a fossa é coberta por uma escotilha plástica à prova d'água. É instalado em um pescoço com altura de 300-500 mm.

Escotilha de inspeção de polímero
A escotilha de inspeção deve ser equipada com duas tampas hermeticamente fechadas: a primeira é colocada ao nível do teto e a segunda ao nível do solo

A tampa dupla evita a propagação de odores desagradáveis ​​no verão e o congelamento do conteúdo no inverno. Para aumentar as propriedades isolantes da estrutura, o espaço entre as tampas é revestido com pedaços de lã mineral ou pedaços de espuma plástica.

No topo do teto é colocada uma camada de argila, sobre a qual é derramada terra decorativa ao nível da tampa instalada.

Construção de fossa de tijolos

Uma vantagem significativa fossa de tijolo - durabilidade. A estrutura pode durar mais de meio século. Além disso, esse tanque pode ser reparado.

Passo 1. Cálculo do volume de materiais

Para construir corretamente uma fossa de tijolos, é necessário traçar um plano de construção e realizar cálculos preliminares. É necessário calcular o número de peças de material e determinar o número de linhas.Para isso, divide-se a altura estimada das paredes pela altura da fiada de tijolos, não esquecendo de acrescentar 6 mm às costuras.

Sabendo aproximadamente a quantidade de tijolos em cada linha, não será difícil saber o volume necessário. Para determinar o número de tijolos para assentamento escalonado, é necessário multiplicar o número de tijolos em uma linha por 0,6.

Armazenamento de tijolos antigos
Para construir um poço, você pode até usar tijolos maciços vermelhos usados, que apresentam lascas e pequenas rachaduras.

Na construção de uma parede de tijolo, a alvenaria é feita com argamassa de cimento e areia preparada na proporção de 1:4.

Passo 2. Escavação e colocação de paredes

Você mesmo pode cavar um buraco, armado com uma pá de baioneta ou usando ferramentas de mecanização em pequena escala. O formato da cova pode ser qualquer: redondo, quadrado, retangular. Na mesma etapa, é cavada uma vala de 55 cm de profundidade para colocação de tubulações de esgoto.

Para a construção de uma estrutura absorvente, o fundo da fossa é coberto com uma camada de drenagem de pelo menos 100 cm de espessura e, na construção de um tanque de armazenamento selado, é preenchido com uma betonilha de cimento.

Colocando as paredes do tanque de resíduos
As paredes são dispostas em padrão xadrez para que as costuras verticais entre as fileiras não formem uma única linha; a espessura da seção sólida pode ser de um tijolo ou meio tijolo

As paredes de tijolo devem ser rebocadas com argamassa de cimento. Para obter uma estanqueidade total, a superfície é revestida com mástique betuminoso e, para prolongar a vida útil do gesso, é realizada a passagem a ferro.

A betonilha de concreto armado é mais adequada como piso. As laterais da cova devem se sobrepor 25-30 cm.

Para criar o teto, a cofragem é montada a partir de tábuas de madeira. O concreto é derramado dentro dele em duas camadas. Para fazer isso, primeiro despeje uma solução com 7 a 8 cm de espessura.

Disposição de pisos reforçados
Sobre a primeira camada é colocada uma grade de reforço, mantendo um espaçamento de 10 cm entre as hastes, e o revestimento forrado é preenchido com uma segunda camada de argamassa.

Um orifício de inspeção com diâmetro de 700 mm é feito na cavidade do teto.

Após a pega do concreto, o piso é coberto com feltro, filme plástico ou qualquer outro material impermeabilizante. A estrutura acabada é polvilhada com argila macia e terra.

Depois de concluída a organização da rede de esgoto com fossa, basta monitorar o enchimento da cisterna e, se necessário, utilizar equipamentos de esgoto para bombeamento.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

A maneira mais fácil de construir uma unidade:

Guia passo a passo para organizar uma fossa com paredes de tijolos:

A escolha da opção de construção de uma fossa depende apenas de suas capacidades e preferências. Em qualquer caso, se todas as etapas da instalação forem realizadas corretamente, a caixa de esgoto servirá por muitos anos, cumprindo bem as tarefas que lhe são atribuídas.

Compartilhe com os leitores sua experiência na construção e operação de uma fossa. Deixe comentários sobre o artigo e faça perguntas de seu interesse. O formulário de feedback está localizado abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. Em geral, não há nada particularmente complicado na construção. Cave um buraco, compre argolas e uma tampa, instale você mesmo os canos e preencha o teto com cimento. Todas as dificuldades de vedação de conexões na conexão de tubos. Bem, o design em si também não é uma tarefa fácil. E assim, em essência, tudo é simples e claro, mas também, provavelmente, não para todos. Portanto, se você está começando a fazer isso, leia tudo detalhadamente e dê uma olhada aqui.

  2. Andrei

    Definitivamente, se você mesmo fizer uma fossa, será mais barato) Mas, é claro, levará muito tempo para consertar, principalmente se você não tiver experiência. Para mim, pessoalmente, o processo mais difícil foi projetar o poço. Durante o estudo, muitas nuances surgiram. Por exemplo, inicialmente queria fazer um poço de absorção sem fundo, mas esta opção não nos agradou, pois o lençol freático está muito próximo da superfície. Como resultado, fizemos uma fossa impermeabilizada com fundo vedado.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica