Qual produto é melhor para fossas: uma revisão de bactérias vivas, anti-sépticos e produtos químicos
Uma das questões mais prementes que os proprietários de casas particulares têm de resolver é a eliminação de águas residuais.Mas um produto adequadamente selecionado para fossas pode não apenas minimizar o uso de uma máquina de esgoto, mas também fornecer fertilizante seguro e de alta qualidade ao jardim.
Diremos qual opção será ideal para as estações de tratamento de seus sistemas autônomos de esgoto. Descrevemos detalhadamente todas as composições utilizadas na prática e avaliamos sua eficácia. As informações que fornecemos irão ajudá-lo a escolher o remédio ideal.
O conteúdo do artigo:
Métodos para limpeza de fossas
Qualquer fossa necessita de limpeza periódica, cuja frequência é determinada pela intensidade de uso.
A desinfecção e eliminação de águas residuais podem ser realizadas de várias maneiras:
- Limpeza mecânica. Consiste no isolamento e posterior remoção de grandes partículas insolúveis de origem mineral das águas residuais. É realizado por decantação e filtração. O método mecânico não permite eliminar compostos insolúveis, por isso é utilizado como complemento às tecnologias de purificação química e biológica.
- Tratamento biológico. O método é baseado no uso de variedades aeróbicas e anaeróbicas de bactérias vivas para fossas sépticas e fossas. Eles garantem a conversão de águas residuais em lodo e água.A decomposição nesses componentes ocorre devido à oxidação inicial com o auxílio de bactérias anaeróbias, seguida de pós-purificação por aeróbios.
- Limpeza química. Os métodos baseiam-se no princípio de conversão de compostos solúveis utilizando reagentes em compostos pouco solúveis, após os quais precipitam. O método é usado principalmente para o tratamento de águas residuais industriais e matéria fecal.
As tecnologias químicas e biológicas estão associadas à utilização de produtos de tratamento de águas residuais. Uma opção para condições domésticas geralmente são fossas sépticas com uma, duas ou três câmaras.
Na primeira câmara, o efluente é fermentado com o auxílio de anaeróbios, na câmara seguinte é finalmente purificado e preparado para lançamento em campos de filtração ou lançamento em valas de filtração.
Quanto mais câmaras uma fossa séptica tiver, maior será o grau de tratamento de águas residuais. A água das estruturas de três câmaras pode fluir para o solo sem tratamento adicional. Lá, em condições naturais, serão ainda mais purificados, para não perturbarem o equilíbrio ecológico natural.
A água das fossas sépticas de duas câmaras e de uma câmara deve fluir para uma rede de esgoto centralizada ou para poços de absorção. Portanto, estruturas com uma ou duas câmaras são utilizadas principalmente para o processamento de resíduos cinzentos, e as massas das “latrinas” são descarregadas em fossas, backlash ou armários de pó.
Todos os tipos de limpeza estão associados à formação de sedimentos, que devem ser bombeados e removidos periodicamente. O lodo formado durante o tratamento químico é bombeado e transportado para disposição em estações centrais de tratamento.Os sedimentos obtidos como resultado do processamento biológico, após envelhecimento em pilhas de compostagem, são utilizados como fertilizantes.
Principais requisitos para produtos de tratamento de águas residuais fossas são a capacidade de minimizar o volume de matéria fecal, a capacidade de processar sólidos filtrados, papel e celulose.
Não menos importante é a possibilidade de tratar águas residuais domésticas, que podem conter compostos de cloro, ácidos, álcalis e fenóis.
Meios químicos para limpeza de fossas
Os produtos químicos usados para limpar fossas podem ser divididos em vários subgrupos principais:
- Formaldeído;
- Compostos de amônio;
- Oxidantes de nitrato;
- Pó descolorante.
Os compostos químicos utilizados para limpeza apresentam várias vantagens e desvantagens.
Os pontos fortes da química da fossa são os seguintes:
- Os produtos químicos são eficazes em qualquer temperatura, enquanto a faixa de temperatura para bactérias vivas é de +4 a (+30) graus.
- A eficácia da limpeza com produtos químicos não é afetada pela dureza da água e pelo conteúdo de substâncias anti-sépticas nela contidas.
Em termos de possibilidades de aplicação, as tecnologias biológicas são inferiores aos análogos químicos, porque Microorganismos úteis para fossas morrem em um ambiente contendo um anti-séptico e sob condições de temperatura desfavoráveis.
Aspectos negativos do uso de anti-sépticos químicos para limpeza de fossas:
- Efeito corrosivo em tubos metálicos e certos tipos de plástico. Com o contato prolongado, a estrutura desses materiais perde sua integridade e entra em colapso.
- Os vapores e gases inevitavelmente liberados durante a limpeza química das fossas têm um impacto negativo no meio ambiente. Quando entra no solo, as enzimas benéficas são destruídas e quase todos os microrganismos morrem.
- Os produtos químicos levam ao acúmulo de bactérias patogênicas na fossa. A este respeito, mesmo as águas residuais purificadas quimicamente não podem ser utilizadas como fertilizantes.
Por sua natureza, quase todos os produtos químicos de limpeza são agressivos ao meio ambiente. Portanto, você precisa usá-lo com extremo cuidado produtos químicos para tratamento de águas residuais, evitando que produtos de decomposição entrem no solo e nos aquíferos subterrâneos.
Formaldeído para desinfecção e limpeza
Recentemente, o uso de formaldeído não era apenas o método mais barato, mas também o mais comum de desinfecção de fossas.Devido ao fato de as preparações à base de formaldeído, também chamadas de formalina, serem altamente cancerígenas, elas são cada vez mais utilizadas no tratamento de águas residuais.
Na maioria das vezes, a formalina é usada como desinfetante, pois pode não só destruir todas as bactérias vivas, mas também interromper o processo de decomposição do conteúdo da fossa, que muitas vezes é acompanhado pela liberação de gases tóxicos.
Compostos de sal de amônio
As preparações à base de compostos de amônio possuem altas propriedades desinfetantes. Eles não apenas estimulam significativamente a decomposição do esgoto, mas também neutralizam perfeitamente os odores desagradáveis liberados pela fossa.
Os sais de amônio pertencem à categoria dos compostos de ônio, que contêm estruturas de nitrogênio tetravalente. Sob a influência da água, as preparações de amônio são convertidas em uma solução com álcali concentrado, o que garante a decomposição efetiva do conteúdo da fossa.
As preparações de amônio funcionam de forma eficaz na ausência de produtos químicos domésticos e componentes detergentes nos ralos do sistema de esgoto conjunto, que remove a matéria fecal junto com a água “cinza”.
Sabe-se que os sais de amônio têm um impacto muito negativo na saúde humana e no meio ambiente, mas o mecanismo de seu efeito não foi totalmente compreendido.
Nesse sentido, recomenda-se o uso de sais de amônio para neutralizar o esgoto somente se um tanque de armazenamento construído a 20 m da casa estiver completamente vedado e se evitar o contato humano com os vapores. Ao esvaziar uma fossa desinfetada com sais de amônio, é necessário utilizar bombeamento a vácuo.
Especificações do uso de oxidantes de nitrato
Em comparação com os compostos de formalina e amônio, os agentes oxidantes de nitrato são medicamentos suaves. Na desinfecção de fossas com oxidantes de nitrato, os produtos de decomposição podem ser utilizados na forma de fertilizantes com algumas restrições.
Os oxidantes de nitrato fazem um excelente trabalho na decomposição de resíduos sólidos e matéria fecal, neutralizando odores específicos e convertendo o conteúdo da fossa em uma substância homogênea. Para obter o fertilizante mais seguro, os ácidos nítricos devem ser usados como oxidantes de nitrato.
As únicas desvantagens dos compostos de ácido nítrico são o alto custo e o efeito agressivo sobre os metais, ao entrar em contato com os quais os nitratos se depositam em sua superfície. Se houver tubos de aço na fossa, eles podem “crescer demais” devido ao contato com ácidos nítricos.
Características do uso de alvejante
A água sanitária é amplamente utilizada para desinfecção e limpeza de fossas devido ao seu baixo custo. Assim como o formaldeído, o alvejante é altamente cancerígeno.Apesar de pertencer à categoria dos desinfetantes, ainda é tóxico para o corpo humano.
A água sanitária deve ser usada com extremo cuidado, seguindo as recomendações do fabricante para trabalhar com o produto químico. Deve-se levar em consideração que o pó deve ser armazenado em local escuro, pois sob luz forte, como resultado da decomposição da água sanitária, observa-se perda de cloro ativo.
Regras para escolher produtos químicos de limpeza
Antes de comprar o medicamento, você precisa determinar a necessidade de uso adicional de esgoto reciclado e águas residuais. Se você quiser usar águas residuais tratadas como fertilizantes, é melhor abandonar os produtos químicos. Como último recurso, você pode usar sais de nitrato, que são os menos perigosos para o meio ambiente.
Pelo fato dos produtos químicos, por sua natureza, serem agressivos a diversos materiais, não é supérfluo levar em consideração o material das paredes da fossa e a presença de tubulações nela. Você deve escolher a química com o máximo de cuidado possível ao usar uma bomba fecal, cuja superfície é mais afetada por produtos químicos.
Se produtos químicos domésticos ou detergentes entrarem na fossa, eles podem afetar a eficácia dos produtos químicos. Alguns produtos químicos, ao reagirem com detergentes e produtos químicos domésticos, são parcial ou totalmente neutralizados, por isso é uma boa ideia estudar as instruções ou consultar sobre compatibilidade.
Produtos biológicos para fossa
Se eles forem usados para decompor esgoto de uma fossa medicamentos ecológicos baseado em enzimas e organismos vivos, esse método de purificação é denominado bacteriano-enzimático.
Todas as preparações bacterianas e enzimáticas para tratamento de águas residuais têm as seguintes qualidades:
- Convertendo resíduos em uma massa segura. O lodo obtido pela atividade das bactérias é um fertilizante valioso, rico em matéria orgânica e minerais.
- Seguro para as pessoas, não causa reações alérgicas ou irritações na pele mesmo em caso de contato direto.
- Ajuda a eliminar odores e a formação excessiva de gases durante o processo de decomposição.
- Quando em contato com quaisquer materiais de origem inorgânica, não apresentam agressividade. Isso se aplica totalmente a metal, plástico, plástico, concreto, tijolo, que são mais frequentemente usados para esgoto e paredes de fossas.
- Eles são capazes de funcionar de forma eficaz apenas em temperaturas positivas, apresentando maior atividade na faixa de temperatura de +3 a +30 graus. Embora existam exceções, existem preparações à base de bactérias que podem funcionar bem em temperaturas de até +45 graus.
- Sensível a produtos químicos domésticos e detergentes.
- Eles são suprimidos e podem morrer quase completamente quando combinados com agentes de limpeza químicos - álcalis e ácidos concentrados, fenóis, aldeídos, cloro ativo. A sobrevivência das bactérias depende da concentração da química.
Deve-se ter em mente que embora as bactérias vivas sejam eficazes para fossas, elas ainda não são recomendadas para uso no inverno e não podem ser combinadas com produtos químicos.
Pela sua natureza, os micróbios das fossas podem ser classificados em 2 grupos:
- Aeróbico. Eles trabalham apenas em condições de fornecimento desimpedido do oxigênio necessário à sua vida. Para isso, forneça seu acesso gratuito em volume ilimitado ou bombeie o gás com compressores. Os aeróbios são capazes de processar quase todas as substâncias que entram na fossa e destruir micróbios nocivos, purificando e desinfetando a água antes que ela entre nos campos de filtração ou no poço de absorção.
- Anaeróbico. Eles trabalham em recipientes fechados e lacrados que impedem a penetração de oxigênio. Essas culturas servem para a fermentação preliminar de águas residuais com a ajuda de microrganismos produtores de metano. A fermentação leva de 2 a 3 dias, então a massa preparada fica à disposição dos aeróbios.
Para que as bactérias funcionem de forma eficaz, devem ser evitadas flutuações repentinas de temperatura. Deve-se dar preferência àqueles drogas biológicas, que foram adaptados à química e são capazes de trabalhar na escuridão total.
As preparações que fornecem tratamento biológico de águas residuais podem ser produzidas de diversas formas.
A forma de liberação é determinada pelos seguintes parâmetros:
- O tipo de bactéria utilizada;
- Composição do medicamento;
- Frequência de aplicação;
- Fácil de usar.
Na maioria das vezes, os medicamentos de base biológica estão disponíveis na forma de grânulos e pós, formulações líquidas e comprimidos. Cada um dos produtos biológicos apresentados possui características próprias de diluição e eficiência variável de decomposição de resíduos.
Opções de formulação em pó
São produzidos na forma de pó seco, cuja composição contém um grupo de microrganismos e enzimas. O medicamento é fácil de transportar, pois é acondicionado em vasilhames e vasilhames de diversos tamanhos.
As composições em pó possuem as seguintes características:
- A droga consiste em bactérias anaeróbicas saprófitas cultivadas em condições artificiais.
- A composição pode ser vendida na forma de pó ou na forma de mistura granular.
- As bactérias na forma de grânulos ou pó estão em animação suspensa e requerem ativação.
Na maioria das vezes, as bactérias são ativadas pela adição de água morna nas proporções especificadas pelo fabricante. Às vezes pode ser necessário adicionar doçura ou matéria orgânica para ativar as bactérias. Um sinal do despertar e início da atividade bacteriana é a liberação de dióxido de carbono, que se manifesta pela liberação de bolhas na superfície.
As instruções não devem ser negligenciadas, pois bactérias despertadas incorretamente não trarão nenhum efeito positivo após serem introduzidas na fossa.
Produtos concentrados líquidos
As preparações biológicas líquidas apresentam alta concentração de microrganismos. Eles contêm um complexo de bactérias anaeróbicas que decompõem efetivamente quase todas as impurezas orgânicas. Quando exposto, o lixo doméstico se decompõe em água e dióxido de carbono.
O principal diferencial dos produtos líquidos é o pequeno volume necessário para uma grande quantidade de resíduos.Devido à alta concentração da solução, 1 litro do medicamento será suficiente para processar 2 metros cúbicos de efluente. O volume recomendado do medicamento é indicado pelo fabricante.
Os produtos líquidos podem exigir diluição com água morna ou serem despejados diretamente no fossa sem fundo e com o fundo. Em qualquer caso, o recipiente com bactérias deve ser mantido à temperatura ambiente e garantir que a atividade vital das bactérias seja ativada. O recipiente com bactérias não deve ser deixado exposto à luz forte durante o período de despertar.
Medicamentos em forma de comprimido
A forma de comprimido de produtos biológicos é considerada a mais conveniente de usar. Basta colocar as pastilhas de limpeza da fossa em um recipiente com esgoto e as bactérias anaeróbias iniciarão seu trabalho. A quantidade do medicamento é determinada pelo volume da cova e está indicada nas instruções de uso.
A base das preparações de comprimidos são bactérias anaeróbicas, que funcionam bem no escuro e na ausência de oxigênio. Além dos comprimidos, os produtos biológicos podem ser produzidos na forma de cassetes com microrganismos colonizados ou na forma de sacos autodissolvíveis.
Os comprimidos dissolvem perfeitamente os sedimentos sólidos do fundo, o que permite evitar trabalhos de aprofundamento da fossa. Além disso, purificam perfeitamente as águas residuais de partículas em suspensão e neutralizam odores desagradáveis.
Ao comprar medicamentos em comprimidos, você precisa prestar atenção à atividade vital das bactérias. Isso se deve ao fato de existirem comprimidos à base de bactérias aeróbias utilizadas em estações de tratamento de fossas sépticas. Tais preparações não são adequadas para a limpeza de fossas, pois sua atividade requer oxigênio.
Revisão das melhores marcas e marcas
Tendo em conta o facto de os produtos químicos terem cada vez mais um impacto negativo no ambiente, os produtos biológicos estão a tornar-se cada vez mais populares.
Os mais populares no mercado de produtos biológicos para limpeza de fossas são:
- Bioativador Sanex. Disponível na forma de pó, que deve ser infundido em água morna por 20 minutos para ativar as bactérias. Sanex, além de esgoto, lida bem com gorduras, amidos, papel e fibras orgânicas. A água obtida com a purificação pode ser utilizada para irrigação.
- Doutor Robik. Contém mais de uma centena de tipos de microrganismos, o que permite, além da matéria orgânica, enfrentar facilmente a decomposição de fenóis, gorduras e detergentes. Um sachê do medicamento é capaz de limpar 5 metros cúbicos de esgoto. Se houver pouca água na fossa, então para uma operação eficiente droga Doutor Robik você precisa repor o déficit de líquidos.
- Bioativador "Pinho Verde". Além de bactérias, o medicamento contém transportadores orgânicos, enzimas e aroma de pinho. Além dos excrementos, lida bem com as gorduras e minimiza a reprodução de gerações de moscas. O medicamento garante o processamento do conteúdo da cova ao estado de fertilizante.
- Micropan. Disponível na forma de pó e líquido, também existe a forma de comprimido.Bactérias e enzimas combinadas de maneira ideal lidam com o processamento de excrementos e papel em uma massa segura.
- Bio-setembro. Usado como remédio universal para fossas. Ajuda a liquefazer os sedimentos do fundo, lidar com gorduras e excrementos e neutralizar os surfactantes. As bactérias da droga são fortemente suprimidas por substâncias que contêm cloro.
Todos os produtos biológicos lidam bem com os resíduos orgânicos e sua eficácia é determinada pelo ambiente presente na fossa. Simplesmente não existem critérios especiais para a escolha de preparações orgânicas; para que funcionem de forma eficaz, você deve seguir rigorosamente as recomendações do fabricante.
Com dispositivo e tecnologia construção de uma fossa no site da dacha, você conhecerá o artigo que propomos.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Vídeo nº 1. Limpando uma fossa com fertilizantes nitrogenados:
Vídeo nº 2. Dicas para usar bactérias para neutralizar odores desagradáveis e decompor esgoto em fossa:
Vídeo nº 3. Recomendações para trabalhar com produtos biológicos Dr. Robik:
Ao escolher um método de desinfecção química, você está colocando sua saúde em risco e prejudicando o meio ambiente. Mesmo o uso único de produtos químicos eliminará para sempre a possibilidade de uso de microorganismos.
Embora micróbios e bactérias no tratamento de fossas tenham limitações, ainda é melhor dar preferência a eles como meio de limpeza eficaz e seguro.
Gostaria de nos contar qual composição você usou para tratar uma fossa? Por favor, escreva comentários no bloco abaixo. Tire dúvidas, compartilhe suas impressões, dicas úteis e fotografias.
Li aqui que o medicamento Devon-N não é adequado, ou melhor, tem um efeito negativo em tubos de metal. Só por causa das minhas doenças alérgicas, por incrível que pareça, só consigo tolerar ácidos nítricos. E as fossas precisam ser limpas. E é mais fácil para mim me adaptar a esse medicamento. Diga-me quais tubos devem ser conectados à fossa para que o ácido nítrico não os prejudique?
Bem, você pode instalar tubos de plástico. Embora na embalagem do Devon-N o fabricante indique que o produto não danifica o plástico, a borracha e não causa oxidação do metal. Portanto, não tenho certeza se o material fala corretamente sobre os perigos do metal.
Tínhamos acabado de instalar um banheiro “country” e tivemos uma escolha. É claro que você terá que chamar os caminhões de esgoto periodicamente por qualquer motivo, mas para diminuir o número de ligações, eles ainda não decidiram o que preferir: química ou bactérias. As bactérias farão seu trabalho normalmente no inverno? Também uma pergunta. Derramar tudo ali e depois prejudicar o meio ambiente é uma ideia duvidosa. A questão ainda permanece em aberto, embora, na minha opinião pessoal, as bactérias sejam muito mais “humanas” para a natureza.
Depende de onde você mora e do tipo de inverno que você tem. As bactérias trabalham a +4-5 graus; se a temperatura cair abaixo, elas hibernam. Na primavera, quando a temperatura se estabiliza acima de 5, é necessário preenchê-lo com um produto biológico “starter” e eles funcionarão com renovado vigor.
Muita informação. Simplesmente confuso.
Eu tenho um poço de esgoto. O resultado da máquina de lavar, do vaso sanitário e da pia da cozinha é drenado para lá. Naturalmente, existe uma ou outra química inerente aos poluentes acima)))
Ao longo de muitos anos de uso, matéria espessa acumulou-se no fundo da cova, principalmente proveniente de matéria fecal. Embora esta seja apenas uma inspeção visual. Certamente existem gorduras e outros derivados de detergentes no espessante.
Excluo imediatamente um caminhão de esgoto - é improvável que ele consiga lidar com 30 metros de cano, além de levantar todo esse material grosso de uma profundidade de 3 metros.
Então surge a pergunta: quais meios utilizar para processar esse matagal? A fossa de esgoto está localizada no canto do jardim, portanto o método químico provavelmente deve ser excluído.
E como você resolveu o problema Alexander?
Por favor, avise! Um novo poço foi construído. A análise encontrou bactérias coliformes (bactérias intestinais) no banheiro a uma distância de 20m. O barril está enterrado. Vive 1 pessoa. As preparações biológicas propostas foram colocadas no barril. Durante o verão, o esgoto acumulou 30-30 cm por 200 litros. barril Uma vez a cada dois anos, os caminhões de esgoto limpavam o lixo. Não havia motivo para preocupação. Mas pelo fato de existirem mais na área de 50m. não tem nada de prejudicial, o pecado é que com o tempo o barril vazou e o esgoto penetrou no solo e contaminou o córrego que agora vai para o poço. Decidimos retirar o banheiro deste local. O que e como neutralizar este lugar?