Filtre bem: design, finalidade, tecnologia do dispositivo
Ao contrário dos residentes de edifícios de vários andares, os proprietários de residências particulares não dispõem de um sistema de esgoto centralizado e são forçados a organizar de forma independente o descarte de águas residuais em suas propriedades. Um filtro bem desempenha um papel importante no sistema de esgoto e drenagem de uma casa.
Porém, não pode ser instalado em qualquer lugar, existem certas regras que devem ser seguidas na sua construção.
Em nosso material entenderemos os tipos de poços filtrantes, as regras para sua instalação no local, e também explicaremos como fazer você mesmo tal estrutura.
O conteúdo do artigo:
Finalidade e características dos poços de filtração
As questões de ecologia e proteção ambiental são muito agudas hoje. As águas residuais não tratadas, se fluírem diretamente para os corpos d'água ou para o solo a partir do sistema de esgoto interno, podem servir como fonte de contaminação da água e do solo.
Portanto, fazer isso é estritamente proibido. Antes de entrar em fontes abertas ou ir para o solo, a água suja doméstica deve passar por um sistema de purificação.
Existem vários métodos de purificação de águas residuais, um dos quais é um poço de absorção, que funciona como uma espécie de filtro natural multicamadas. Ele retém sujeira, detritos e outras partículas e permite que a água purificada flua para o solo.
Uma característica distintiva das estruturas de filtro é a ausência de fundo selado. Um filtro inferior feito de pedra britada, cascalho, tijolo quebrado e outros materiais de construção semelhantes é equipado no fundo do poço. A altura total de enchimento do filtro deve ser de até um metro.
O poço filtrante costuma ser instalado em áreas que não possuem sistema de drenagem, bem como em locais onde não existam reservatórios naturais próximos para escoamento de água.
Pode ser utilizado como estrutura independente na disposição de um sistema de drenagem ou galeria de águas pluviais, ou para pós-tratamento de águas residuais que foram pré-tratadas em fossa séptica.
Regras e regulamentos de instalação
As capacidades dos poços de filtração são muito limitadas; as regras e características de sua instalação são regulamentadas por códigos de construção (Recorte atrás do número 2.04.03-85).
Só podem ser instalados em determinados tipos de solo: arenoso ou franco-arenoso, que possuem boa capacidade de absorção. Os poços de absorção não são adequados para solos argilosos com baixas propriedades de filtração.
Para efeito de comparação, se 1 m² de areia de tamanho médio pode absorver até 80 litros de líquido por dia, e franco-arenoso - até 40, a capacidade de absorção do franco-argiloso é de 25, e da argila fraturada - apenas 5 litros. Dos dados fornecidos conclui-se que ao instalar um poço de filtração em solo argiloso, ele irá, claro, purificar a água, mas não terá para onde ir.
Para saber o tipo de solo da região, faça o seguinte experimento: cave um pequeno buraco medindo 300x300 mm e cerca de 150 mm de profundidade. Despeje o líquido até o topo e observe quanto tempo leva para a água ir para o subsolo. 18 segundos – solo arenoso, meio minuto – solo arenoso, 2 minutos – solo argiloso.
Deve ser dada especial atenção ao nível das águas subterrâneas na área. Se o lençol freático for suficientemente alto, não se recomenda a instalação de poço de absorção, pois sua profundidade deve ser de 2 a 2,5 m, neste caso é necessário garantir uma distância de pelo menos um metro e meio do fundo até as águas subterrâneas.
As restrições de instalação também se aplicam ao volume médio diário de águas residuais. Seu número não deve exceder 1 m3. Se o volume de águas residuais a tratar for maior, recomenda-se a escolha de um sistema diferente de filtração e remoção de líquidos.
Se a água subterrânea for utilizada para consumo humano ou doméstico, a construção do poço deve ser coordenada com os serviços de fiscalização sanitária e epidemiológica. Mas em qualquer caso, deve ser feito a uma distância de pelo menos 30 metros de poços e poços de água potável. Você pode ler sobre os recursos de instalação de uma tubulação de esgoto no site Neste artigo.
Os regulamentos de construção estipulam as regras que regem a localização do fundo condicional do poço filtrante. Deve estar 1,5 m ou mais acima do horizonte das águas subterrâneas.
Tipos de estruturas de filtro
Existem dois tipos de estruturas de filtração de poço que funcionam com o mesmo princípio e são instaladas de forma semelhante. Suas diferenças estão na área de aplicação. Os primeiros são utilizados nos sistemas de drenagem e águas pluviais, os segundos na rede de esgotos.
Boa absorção no sistema de drenagem
Neste caso, os poços de absorção de drenagem são o ponto final de um sistema complexo drenagem do local, onde a água subterrânea ou pluvial flui por uma tubulação, para que posteriormente, após passar por um filtro natural, vá para o solo. Seu principal objetivo é retirar a água da casa e limpá-la de lodo e areia.
O diâmetro desses poços, via de regra, não passa de um ano e meio e a profundidade chega a dois metros. É permitido drenar ambos os sistemas em um poço. O recipiente do filtro é instalado no ponto mais baixo do local para que a água flua para dentro dele por gravidade natural.
Estrutura de filtragem no sistema de esgoto
Na rede de esgoto do local, poços de absorção são utilizados para pós-tratamento de efluentes provenientes de reservatório hermeticamente fechado, onde os efluentes passam por tratamento biológico primário.A fossa é feita de anéis de concreto, tijolo ou entulho, ou é utilizada uma fossa séptica pronta.
O princípio de funcionamento do sistema é o seguinte: as águas residuais do esgoto doméstico entram em um recipiente lacrado, onde são oxidadas por dois a três dias sob a influência de bactérias anaeróbias que vivem em um espaço sem ar.
Em seguida, o efluente entra no poço de filtração, onde outras bactérias - aeróbios - já estão presentes. Sua atividade vital é ativada sob a influência do oxigênio.
Como resultado da dupla purificação, o líquido que entra no solo pelo poço de absorção fica quase totalmente livre de microorganismos nocivos e substâncias orgânicas.
A eliminação de águas residuais pode ser organizada de duas maneiras:
- Separado. A água da cozinha, do banheiro e das máquinas de lavar vai para a fossa séptica, e o esgoto com fezes vai para a fossa.
- Articulação. Todo o lixo doméstico vai para tanque séptico ou tanque de armazenamento.
Via de regra, no primeiro caso, as águas residuais cinzentas são enviadas para diferentes estações de esgoto. Por exemplo, resíduos fecais - para um poço de armazenamento com posterior bombeamento e remoção, águas residuais domésticas cinzentas de pias de cozinha, banheiras, lavatórios, etc. dispositivos - em poços de absorção.
No segundo caso, uma fossa séptica constituída por pelo menos de duas câmaras, cada um dos quais realiza sequencialmente a sua própria etapa de limpeza. A matéria fecal deposita-se na primeira câmara, de onde é bombeada periodicamente por meio de um caminhão de esgoto.
Os resíduos líquidos sem partículas suspensas com quantidade mínima de impurezas entram na segunda câmara, onde são posteriormente purificados. Depois disso, a água passa pelas tubulações até um poço de filtração, de onde, depois de passar por um filtro natural, vai para o solo.
A segunda opção do esquema conjunto é o bombeamento completo e a remoção de águas residuais.
Cálculo do número de poços filtrantes no local
O número de poços de filtração depende do consumo diário de água da casa. Uma fossa séptica geralmente é equipada com dois a quatro poços de absorção. Por sua vez, o volume da fossa séptica deve ser três vezes o fluxo diário de águas residuais.
Se assumirmos que uma pessoa em uma casa particular consome 250 litros por dia, então quatro membros da família precisam de uma fossa séptica com volume de pelo menos 3 metros cúbicos. metros.
Carga por 1 sq. m. a área do poço de absorção é calculada com base no tipo de solo. (arenoso - até 80, superarenoso - até 40 l) Se a distância do lençol freático ao fundo do poço for superior a dois metros, a carga pode ser aumentada em 20%. Também é permitido aumentar a carga em casas de veraneio onde o poço é utilizado apenas no verão.
Unidades de filtro alternativas
Além do poço de filtração, o tratamento aeróbio de águas residuais em condições naturais pode ser realizado usando:
- drenagem do solo;
- trincheiras de filtro;
- filtro biológico.
No primeiro caso, o efluente da fossa séptica entra primeiro no poço de distribuição e depois é distribuído pelos ralos - tubos com fendas, colocados com declive em valas, previamente preenchidas com brita ou brita.O topo dos tubos também é polvilhado com brita, depois com terra e coberto com geotêxtil. Leia mais sobre como calcular corretamente a inclinação de um tubo de drenagem Neste artigo.
Se houver um corpo de água próximo ao local onde a água purificada pode fluir, serão instaladas trincheiras de filtro. Os tubos de drenagem são colocados na camada inferior sobre um leito de cascalho, que é então coberto com cascalho e areia. Coloque em cima de uma camada de cascalho tubos de drenagem com fendas, cubra-os com geotêxtil e cubra-os com terra.
Caso não seja possível organizar os campos de filtro no local, instale um biofiltro. Recebe água pré-purificada da fossa séptica para posterior tratamento biológico. Como resultado da filtração, as águas residuais são purificadas até o nível da água técnica, que depois vai para o solo.
Como fazer bem uma filtragem
Os poços de absorção podem ser construídos com tijolos cozidos ou entulho, mas sua construção exige um esforço considerável. Portanto, mais frequentemente as paredes do poço são feitas de anéis de concreto armado. Hoje, as estruturas plásticas também são difundidas. Você mesmo pode fazê-los com tubos de plástico ou comprar tubos prontos.
Opção nº 1 - estrutura de tijolos
A estrutura de tijolos pode ser redonda ou quadrada. Normalmente são construídos poços redondos, que são mais convenientes de usar. A estrutura de filtragem de esgoto deverá ser enterrada a 2,5 metros de profundidade no solo, com diâmetro não superior a 2 x 2 metros.
A cova é cavada de forma que entre o solo e as paredes externas do poço haja uma camada de brita, brita ou tijolo quebrado de até 40 cm de espessura.A altura do aterro é de um metro. As paredes ao nível do filtro devem ser permeáveis à água.
Para isso, a alvenaria até a altura de um metro não é maciça, mas sim com pequenos furos de 2 a 5 cm, que devem ser colocados em padrão xadrez. Depois que a estrutura é erguida, pedra britada ou cascalho é despejada nas rachaduras.
Na parte inferior da estrutura, uma camada filtrante de brita ou cascalho é preenchida até a altura de um metro. Neste caso, grandes frações do material são colocadas na parte inferior e pequenas no topo. O furo para o tubo por onde fluirá a drenagem da fossa séptica é feito de forma que a água flua em um riacho de uma altura de 40-60 cm.
Uma folha de plástico deve ser colocada na área por onde flui a água para evitar que o filtro seja lavado. A estrutura é fechada por cima com uma tampa ou portinhola de 70 cm de diâmetro, sendo necessário também fazer no poço um tubo de ventilação com seção transversal de 10 cm, que deve subir 50-70 cm acima do solo .
Você encontrará instruções passo a passo para construir um poço de drenagem de tijolos neste material.
Opção nº 2 - construção de anéis de concreto
Para construir um poço de filtração, você precisará de três anéis de concreto armado. Um deles deve ter furos com cerca de 5 cm de diâmetro, você pode comprar um anel perfurado ou fazer furos com uma coroa de concreto. Você também precisa fazer um furo para o tubo de entrada.
É necessário cavar um buraco cuja largura seja 40 cm maior que o diâmetro do anel. Um anel perfurado é instalado na parte inferior da estrutura. Você não precisa cavar um buraco, apenas aprofundar um pouco a área onde pretende fazer o poço.
Coloque o primeiro anel no chão e selecione o chão por dentro. Gradualmente, ele cairá sob o peso do seu próprio peso. Os dois anéis superiores são instalados da mesma forma.
Depois disso, é necessário fazer um filtro de fundo de brita ou cascalho de até um metro de altura e preencher as paredes externas do poço com o mesmo material até o nível da camada filtrante. A escotilha e o tubo de ventilação são instalados da mesma forma que em um poço de tijolos.
Outra opção para organizar uma fossa séptica feita de anéis de concreto pode ser lida Aqui.
Opção nº 3 - um poço feito com pneus velhos
A maneira mais barata de fazer um filtro bem é fazer um com pneus usados. Este projeto pode fornecer filtragem de esgoto para uma família de três pessoas. Basicamente, esse poço é feito em chalés de verão, pois no inverno a borracha congela e a atividade das bactérias diminui, e em temperaturas muito baixas ela para completamente.
O poço é feito de forma muito simples - os pneus são instalados um em cima do outro e presos com grampos de plástico. As juntas são revestidas com selante. Todos os outros elementos estruturais são feitos na mesma ordem que nos poços feitos de outros materiais.
Opção nº 4 - recipientes de filtro de plástico
Hoje você pode adquirir poços filtrantes de plástico prontos, equipados com tudo o que é necessário para um tratamento eficaz de águas residuais. Claro, eles custam muito, mas são confiáveis, convenientes, fáceis de instalar e manter. Existem muitas empresas que produzem esses equipamentos no mercado.
Por exemplo, a empresa russa POLEX-FC, cujos produtos receberam boas avaliações dos consumidores. Os poços filtrantes são produzidos em diferentes volumes (de 1200x1500 a 2000x3000 mm), o que permite selecionar um produto com base no consumo diário de água de um domicílio individual.
Os recipientes são feitos de plástico durável resistente à corrosão, as paredes do poço são feitas de polietileno primário. O compartimento inferior do tanque é coberto com biofilme e preenchido com uma camada filtrante de brita, brita e escória.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Assista ao vídeo e aprenda a construir bem um tijolo:
Vídeo sobre a construção de uma estrutura de concreto:
Você aprenderá como fazer um poço com pneus velhos no vídeo a seguir:
As estruturas filtrantes desempenham uma função muito importante - proporcionam um tratamento eficaz das águas residuais e não permitem a entrada de água suja e não tratada no solo, que, ao ser lançada no solo, causa danos significativos ao meio ambiente.
Não é tão difícil fazer você mesmo uma filtragem, mas se você não quiser se preocupar em arrumá-la e tiver oportunidade financeira, pode comprar um poço de plástico pronto.
Se, ao estudar o material, você tiver dúvidas sobre como configurar estruturas de filtragem por conta própria, pergunte na seção de comentários. Lá você também pode compartilhar sua experiência na organização de poços de filtro.
Esta é a primeira vez que ouço que tal coisa existe. Quando construí uma casa, há 3 anos, os trabalhadores falavam que a água era centralizada, mas não tinha esgoto. Bem ao lado da casa, a poucos metros de distância, cavaram um buraco bastante profundo e grande para drenagem, forraram-no com tijolos e cobriram-no com uma tampa de concreto muito densa. Diga-me, é melhor deixar tudo como está ou instalar bem um filtro?
Lina, você já tem um filtro bom. Um poço filtrante é uma estrutura sem fundo, por onde a água escoa gradativamente por conta própria.
Comprei recentemente uma casa de campo e quero muito resolver o problema das águas residuais.O abastecimento de água foi instalado tanto na casa como na rua, mas as instalações de esgotos, sem as quais a rede de abastecimento de água não pode ser utilizada, ainda não estão disponíveis. Portanto, estou me perguntando o que seria melhor: um tanque de armazenamento com bombeamento de todas as águas residuais ou uma fossa séptica com poço filtrante. Diga-me a que distância o poço do filtro deve ser colocado do poço de água potável e da própria casa para evitar entrar no aquífero.
Boa tarde, Igor. Se possível, é melhor organizar o descarte das águas residuais tratadas em uma vala.
Caso isso não seja possível, o poço de filtração é instalado a 12 metros da fundação e a 50 metros do poço de água potável. Neste caso, o poço deve estar localizado a 8 a 10 metros da fossa séptica. Observe que a distância mínima da própria fossa séptica da fundação é de 3 a 5 metros, do poço os mesmos 50 metros.
Igor, só não bombeie todos os ralos (quando o sistema estiver completamente vedado) - você vai se cansar de ligar para a bombeadora o tempo todo (e não é de graça).
Calcule, uma pessoa precisa de cerca de 160 litros de água por dia. Multiplique por 30 dias e você terá 4.800 litros, ou seja, 4,8 metros cúbicos por mês para UMA pessoa! Este é o volume de um carro padrão. Multiplique pelo número de pessoas e pelo custo da fuga de esgoto =).
É claro fazer sistemas com dois poços - o principal (com fundo) e o transbordamento para o poço do filtro (sem fundo). Neste caso, se a capacidade de filtragem do solo (areia) for suficiente, pode não ser necessário bombear água (apenas uma bomba de sucção para remover sedimentos insolúveis - lodo do fundo do poço à medida que se acumula, ou seja, muito, muito raramente).Ou, se a capacidade de filtragem do solo for baixa, você terá que chamar uma máquina de coleta de esgoto, mas com MUITO menos frequência do que se não houvesse filtro bem.