Drenagem de local faça você mesmo: características da construção de vários tipos de drenagem

Em áreas onde as camadas de água subterrânea ficam muito próximas da superfície e uma quantidade impressionante de precipitação cai ao longo do ano, ocorre alagamento natural, as fundações de edifícios permanentes são minadas e os porões são inundados.

Para proteger sua casa desses fenômenos desagradáveis ​​​​e retirar o excesso de umidade do solo, você pode contratar uma equipe de construção com equipamentos especiais. Ela realizará todo o trabalho com rapidez e profissionalismo, mas esse “prazer” não sairá barato, o que nem sempre é aceitável, concorda?

Para economizar no orçamento familiar, você mesmo pode fazer a drenagem do local, gastando muito mais tempo e economizando uma quantia muito substancial. Veremos como fazer isso corretamente e por onde começar em nosso artigo - analisaremos as características da drenagem superficial e profunda e daremos recomendações para o projeto de cada um desses tipos de drenagem.

Que problemas um sistema de drenagem resolve?

Drenagem correta do excesso de água da sola Fundação edifícios residenciais e anexos protegem os edifícios contra assentamentos, o aparecimento de manchas de umidade desagradáveis, escurecimento de cantos e formação de mofo, e porões contra inundações sazonais anuais.

O solo não “flutua” e em baixas temperaturas não ocorrem as consequências do aumento da geada, “espremendo” os edifícios para fora do solo. Camadas, caminhos e calçadas colocados no território não racham e são mantidos em perfeitas condições.

Em áreas bem drenadas, as comunicações e estruturas de tratamento operam por muito tempo e de forma confiável. Mesmo com o aumento do nível sazonal, a água subterrânea recebe um caminho de escoamento e não provoca o lançamento de fossas sépticas e esgoto das fossas para o exterior.

A umidade da precipitação, que sai em tempo hábil pelos canais de drenagem, não reage com os sais contidos no solo e não forma compostos agressivos que decompõem os materiais de construção.

A drenagem de alta qualidade não permite que as poças que se formam após a chuva estagnem e encharquem o solo. jardim, causando assim a erosão hídrica.

Em áreas com declive acentuado, o sistema de drenagem redireciona os fluxos de água para os canais de drenagem durante chuvas fortes, evitando assim a erosão do solo e mantendo a aparência atraente da superfície geral do solo.

Em combinação com as comunicações de drenagem pluvial do telhado, o sistema de drenagem remove rapidamente o excesso de água do perímetro do terreno, evita que ela vaze para o porão e subsolos e evita inundações de ambos os edifícios e de todo o local.

Terras afetadas pela erosão hídrica
A erosão hídrica afeta negativamente as condições de cobertura do solo e reduz significativamente o rendimento das hortas e hortaliças

Onde a drenagem da água é necessária?

Uma área plana definitivamente precisa de drenagem. Se a umidade formada como resultado de fortes chuvas e derretimento da neve não encontrar uma rota de escoamento, ela simplesmente permanece no lugar, satura intensamente o solo e leva ao alagamento, ao aparecimento de lama e ao alagamento global da terra.

Um local localizado em uma várzea desaparece sem um bom sistema de drenagem. Toda a água dos lugares mais altos flui para ela e a área, na melhor das hipóteses, fica supersaturada de umidade e, na pior, fica inundada.

Terrenos localizados em declives acentuados perdem algumas de suas valiosas qualidades sem drenagem.O recuo muito rápido da água corrói a camada fértil superior do solo e reduz significativamente o nível de produtividade.

Para áreas com solos argilosos e argilosos, a drenagem é uma necessidade objetiva. Rochas deste tipo são caracterizadas por alta densidade e baixa condutividade. A umidade que cai na forma de precipitação atmosférica fica nela estagnada por muito tempo e leva ao alagamento geral da área, deslocamentos do solo e perturbação da estabilidade fixa das fundações de edifícios residenciais e comerciais.

Você não pode prescindir de um sistema de drenagem completo, mesmo quando o nível das águas subterrâneas naturais é inferior a 1 metro.Se ignorar a drenagem, existe o risco de inundação da cave e das divisões da cave, a integridade da fundação fica comprometida e surgem fissuras nas paredes principais de suporte. Tudo isso no futuro pode levar ao colapso parcial ou total de edifícios residenciais e comerciais.

No caso de um aumento sazonal do nível natural das águas subterrâneas, os edifícios residenciais e anexos com fundações enterradas caem na zona de risco. Neste caso, a sua sola fica em risco, podendo surgir humidade e humidade em caves e caves, mesmo aquelas dotadas de boa impermeabilização.

Para evitar esses momentos desagradáveis, é necessário projetar um sistema de drenagem e implementá-lo na fase de planejamento da construção de uma casa ou imediatamente após a compra de um imóvel.

Rachaduras na parede de um edifício residencial
Um fenômeno quase obrigatório, causado pela falta de um sistema de drenagem de boa qualidade no local, são as fissuras nas paredes. Claro que podem ser massajados, mas a integridade do espaço interno já estará comprometida e o ambiente ficará vulnerável à penetração de umidade e frio.

Para áreas parcialmente ou totalmente concretadas, pavimentadas com paralelepípedos, lajes ou mosaicos coloridos, a presença de canais de drenagem e calhas apenas uma obrigação. Caso contrário, após as chuvas ou o derretimento da neve, as poças ficarão estagnadas na superfície, causando fissuras na camada decorativa superior e comprometendo a integridade de todo o revestimento.

É também necessário equipar a drenagem dos relvados, dotada de sistemas de rega automática progressiva. Isso permitirá controlar o nível de umidade do solo e evitar a morte de plantas raras como resultado do assoreamento do solo.

Os canais de drenagem permitem retirar rapidamente a água de um local e evitar que ela inunde edifícios, prejudicando o projeto paisagístico e prejudicando a infraestrutura da área.

Tipos e tipos de sistemas de drenagem

Os sistemas de drenagem diferem em características técnicas, eficiência e método de disposição. Para criar com as próprias mãos em terrenos privados, a drenagem profunda e superficial é a mais adequada. A escolha depende da finalidade para a qual o sistema instalado será utilizado no futuro.

Características de drenagem superficial

Organizar a drenagem superficial com as próprias mãos em terrenos privados é justificado e relevante.

Apesar de sua simplicidade, o sistema remove com eficácia o excesso de umidade formado durante a precipitação e o derretimento da neve. Além disso, auxilia na drenagem da água que se acumula durante o processo de lavagem do carro, rega de gramados ou enxágue de concreto ou pavimentação de caminhos de pedra localizados na propriedade.

Elementos do sistema de drenagem superficial
Os complexos de drenagem superficial pertencem à categoria econômica. Sua disposição não envolve a utilização de materiais caros, mas se resume à instalação de entradas e bandejas de águas pluviais que facilitam o correto escoamento do excesso de água do local.

As comunicações de drenagem localizam-se no entorno de edifícios residenciais e anexos, em áreas pavimentadas e na saída da garagem e do próprio local.

Variação #1 – sistema linear

O sistema linear é uma estrutura de bandejas colocadas em valas especialmente preparadas e niveladas com o nível da água. Durante o processo de instalação, os canais são cavados obedecendo à condição de inclinação lateral constante captação bem.

Nesta opção, a água flui através do sistema por gravidade e nenhum meio adicional é utilizado para movê-la.

Para garantir o pleno funcionamento, o complexo está equipado com caixas de areia que evitam o assoreamento das comunicações, e a parte superior é coberta com grades duráveis ​​​​que permitem que pedestres e veículos (não apenas carros pequenos, mas também caminhões) circulem com segurança pela superfície do site.

Canais lineares têm alta permeabilidade e capacidade de passar grandes quantidades de água através deles. Eles são considerados a opção de drenagem de maior sucesso para grandes áreas e grandes propriedades.

Armadilha de areia de plástico para sistema de drenagem
Uma caixa de areia feita de plástico resistente tem várias vantagens. É leve, fácil de instalar, protege de forma confiável os canais de drenagem contra possíveis entupimentos e custa uma quantia razoável de dinheiro. Esses parâmetros determinam a alta popularidade do elemento na construção privada.

Variedade #2 - drenagem pontual

A drenagem pontual coleta água em áreas individuais e redireciona seu excesso para a rede geral de esgoto pluvial. Normalmente usado onde a instalação de drenagem linear não é possível ou não é considerada apropriada.

Na instalação de comunicações, as entradas de águas pluviais localizam-se nos locais onde mais se acumula água, por exemplo, directamente por baixo de bueiros, torneiras de rega, bombas de água, na entrada de uma garagem, por baixo do portão de entrada, ou mesmo simplesmente em zonas do território onde a água geralmente estagna após irrigação ou chuvas fortes.

Poça na base da fundação
Mesmo pequenas poças que se formam após irrigação, precipitação ou derretimento da neve podem causar problemas e causar danos a edifícios residenciais e comerciais. Para evitar esses problemas, é necessário instalar poços de drenagem pontuais em áreas de risco

A opção de drenagem pontual funciona efetivamente de forma independente onde a coleta local de água é necessária ou serve como um complemento prático a qualquer outro sistema. Necessita de manutenção e limpeza regular.

A opção volumétrica é muito menos popular que as outras duas opções descritas acima. É mais trabalhoso e envolve trabalhos de escavação em grande escala. O próprio sistema é formado por uma mistura de areia, brita, camada geotêxtil, grades e solo. Todos esses elementos estão localizados em áreas onde existe solo aberto.

Na presença de drenagem volumétrica, apenas a água necessária à hidratação natural permanece no solo. Todos os excedentes passam pelo sistema para as camadas mais profundas e não causam transtornos ou dificuldades aos proprietários do imóvel. Na maioria das vezes, essas comunicações são instaladas em áreas de parques, playgrounds e gramados para manter a umidade ideal na área útil.

A escolha do sistema de drenagem é feita individualmente para cada terreno, tendo em conta a sua localização, dimensão, topografia, propriedades físicas e mecânicas do solo, nível do lençol freático e tendência de encharcamento da área.

Com base na profundidade de instalação, os sistemas de drenagem são divididos em profundos e superficiais:

Características distintivas da drenagem profunda

Nem em todos os casos é possível contentar-se apenas com a drenagem superficial. Para resolver problemas mais globais, por exemplo, baixar o nível geral das águas subterrâneas ou proteger uma determinada área de inundações, é necessário instalar um sistema de drenagem profundo no território.

A drenagem profunda pode ser:

  • cano;
  • reservatório;
  • anel

A seguir analisaremos as características de cada um desses tipos de drenagem.

Tipo #1 – método de instalação de tubo

O método de instalação da tubulação é relevante onde as águas subterrâneas se encontram em grandes profundidades. O arranjo envolve o uso de drenos - tubos especiais com perfuração. São colocados no subsolo, tendo previamente previsto um nível de inclinação adequado em direção ao coletor.

A umidade penetra nos ralos por meio de furos e, passando pelos canais, deságua no poço da rede pluvial, em coletor ou reservatório natural ou artificial localizado fora do terreno em desenvolvimento.

Localização de elementos de drenagem profunda no local
O sistema de drenagem profunda está localizado em áreas onde as águas subterrâneas ficam a uma distância de até 2,5 metros da superfície.É altamente eficiente, mas envolve trabalhos de escavação significativos. Recomenda-se estabelecer tais comunicações antes do início da construção de capital e paisagismo

Tipo #2 – drenagem do reservatório

A drenagem de reservatórios é muito comum e é realizada em áreas com condições hidrogeológicas complexas.

Além disso ele:

  • Garante o escoamento de umidade de edifícios residenciais, mesmo na presença de uma enorme camada de água próxima ou de água subterrânea pressurizada.
  • Ajuda a reduzir os níveis das águas subterrâneas onde outros tipos de sistemas de drenagem não conseguem dar conta desta tarefa.
  • Demonstra alta eficiência em áreas com estrutura aquífera em camadas e lida com a remoção de umidade de edifícios que exigem secura absoluta e categoricamente não aceitam a penetração de água devido a certas características operacionais.

Em caso de necessidade urgente, a drenagem do reservatório pode ser instalada em solos argilosos e argilosos, atuando como barreira preventiva à umidade e umidade.

No assentamento ao pé da edificação, nas imediações da fundação, é necessária a instalação de uma almofada de brita, que funciona como filtro natural do escoamento da água.

Tubos de polímero com perfuração para drenagem
Drenos feitos de material polimérico moderno são oferecidos no mercado em diversas modificações. Suas principais vantagens são eficiência, confiabilidade, facilidade de instalação e excelentes características de desempenho.

Tipo #3 – drenagem em anel

A drenagem circular é usada para proteger porões e porões de edifícios construídos em solo arenoso contra inundações. Se desejar ou se necessário, um sistema de drenagem ao redor da casa É possível equipar não apenas uma casa, mas também um conjunto de edifícios localizados no local.

Se as águas subterrâneas chegarem muito perto dos edifícios apenas de um lado, é permitido colocar um anel de drenagem aberto e criar uma barreira à umidade e especificamente no local mais vulnerável.

Para terrenos privados, é possível organizar a drenagem de um dos tipos mais adequados ou organizar vários sistemas para garantir a drenagem mais eficaz do excesso de umidade.

O sistema de drenagem para captação da água que penetra na primeira camada de solo proveniente da superfície ou solo da área verde do local está disposto na sequência tradicional:

Como organizar a drenagem das águas superficiais?

Antes de começar a realizar medidas de drenagem em seu terreno pessoal com suas próprias mãos, eles determinam que tipo de sistema é necessário e, em seguida, traçam um plano de trabalho aproximado.

Se as dificuldades com a drenagem da água dizem respeito apenas a certas partes do território e surgem apenas durante períodos de chuva forte ou degelo ativo, os proprietários, em regra, limitam-se à drenagem local.

Drenagem bem sob um cano de tempestade
Se a área como um todo drena a água de maneira uniforme, não há necessidade de um sistema de drenagem em grande escala. Basta colocar coletores de água sob os canos pluviais, e o problema de inundações ou penetração de umidade na casa desaparecerá para sempre do seu círculo de interesses

Para isso, as tomadas d'água são colocadas em locais de máximo acúmulo de água: recipientes lacrados ou poços de drenagem conectados por canais a um esgoto pluvial comum. No caso de um problema mais global, as comunicações são estabelecidas em todo o local para drenagem linear.

Para equipar o sistema, primeiro elaboram um projeto de localização de todas as comunicações e determinam a localização do reservatório principal para coleta do excesso de água. Todo o território do local é coberto por uma rede de valas com cerca de meio metro de profundidade. A frequência de localização é determinada com base no nível de pantanal de todo o território. Se o solo estiver muito úmido, prepare o número máximo de canais para drenagem.

Para o funcionamento pleno e de qualidade do sistema, são colocadas valas de drenagem com inclinação em direção ao local da futura tomada d'água. Se o terreno do território tiver superfície irregular, os canais são cavados estritamente para baixo em relação ao relevo.

Quando o local é uma área plana, as encostas são criadas artificialmente.Isso é necessário para garantir que a água não fique estagnada nas comunicações de drenagem, mas flua rapidamente para as tomadas de água naturais ou artificiais.

A malha de drenagem mais comum é instalada em áreas com solo argiloso e argiloso. Em solos mais leves, os canais são colocados com menos frequência. Trincheiras estreitas são cavadas ao longo das bordas do perímetro de toda a área, aumentando gradativamente sua largura à medida que se aproximam do poço de drenagem principal. Deixa-se a vala mais larga possível para o canal por onde passa todo o volume de água para o compartimento de drenagem.

Bandeja de drenagem linear sobre base de concreto
Ao instalar uma bandeja para drenagem linear, primeiro faça uma base de concreto na vala com altura de pelo menos 10 centímetros. Fixa claramente o sistema de drenagem no solo e evita que ele se mova durante um possível afundamento do solo. Para maior confiabilidade, uma malha de reforço é colocada dentro do canal.

Depois que o sistema estiver totalmente instalado, sua funcionalidade será testada. Para isso, poderosos jatos de água são liberados de vários pontos por meio de mangueiras. Se a água fluir uniformemente em todas as áreas, o complexo estará funcionando normalmente.

Quando em alguns lugares a umidade flui mais lentamente ou estagna, a inclinação da vala aumenta. Em seguida, os canais da bandeja são cobertos com grades para evitar a entrada de folhas, pequenos detritos e outros elementos estranhos que possam entupir o sistema de drenagem.

Bandeja de concreto com grade de aço galvanizado
Para a instalação de sistemas de drenagem superficial, vale a pena utilizar uma bandeja de concreto com grade de aço galvanizado. Possui excelentes características de desempenho, passa água a uma velocidade superior a 4 l/s e pode suportar cargas de até uma tonelada e meia

Após a conclusão dos trabalhos relativos à disposição da drenagem linear, a zona envolvente é decorada de acordo com o gosto próprio e a ideia geral do desenho paisagístico adoptado no local.

Como fazer uma drenagem profunda corretamente?

Para instalar corretamente a drenagem profunda em um terreno particular, antes de mais nada, é feito um projeto claro de toda a obra, estabelecendo os tipos de solo disponíveis no território, as características do relevo e o nível do lençol freático.

Este tipo de pesquisa é confiada a organizações de engenharia e geológicas. Eles farão um estudo completo da área e, em seguida, fornecerão ao cliente um levantamento topográfico que descreve detalhadamente o relevo, as características hidrogeológicas e a estrutura geológica do local. Com essas informações em mãos, é fácil instalar um sistema de drenagem eficaz.

A construção do sistema é realizada na seguinte ordem:

Os principais elementos de um sistema de drenagem profunda são os drenos (tubos de desenho específico). Eles estão localizados abaixo da fundação do edifício que pretendem proteger, ou ao longo de todo o perímetro do terreno, a uma profundidade de 80 centímetros a um metro e meio.

Necessário inclinação do tubo feito em direção a coletor, poço de drenagem ou qualquer outro reservatório natural ou artificial localizado fora do local.

Desta forma, a umidade coletada como resultado da precipitação é coletada e o nível geral das águas subterrâneas próximas é reduzido a um estado não crítico. No centro do local e ao longo das bordas, os drenos estão localizados a uma distância de 10 a 20 metros um do outro.As estruturas têm formato de espinha de peixe, onde os canais mais externos redirecionam toda a água para a vala principal que conduz à tomada d'água principal.

Colocação de ralos com dupla perfuração
Para aumentar a eficiência do sistema de drenagem profunda, vale a pena utilizar tubos equipados com filtro geotêxtil de duas camadas e uma camada circular perfurada. Esta opção de comunicação é adequada para todos os tipos de solos e tem capacidade de drenar maiores quantidades de água.

Em áreas absolutamente planas, a inclinação necessária é alcançada baixando-a ao cavar o fundo da vala. Para solos argilosos e argilosos, o nível ideal de declive é de 2 centímetros por metro de tubo, para solos arenosos – 3 centímetros. Se o local tiver uma área grande, para evitar trabalhos de escavação demasiado extensos, vários poços de inspeção.

As tubulações de comunicação são equipadas com poços rotativos e de captação de água. Se necessário e na impossibilidade de retirar o excesso de água fora do local, adicionar aos restantes elementos absorção (filtro) bem, projetado para drenar o volume principal de água.

Absorção bem
Sob a base do poço de absorção, deve ser feita uma camada volumosa de brita ou tijolo quebrado. Isso é necessário para que o líquido coletado penetre uniformemente no solo e não corroa as camadas inferiores, causando subsidência.

Imediatamente antes de colocar os tubos, uma camada de areia grossa de 10 centímetros e a mesma camada de brita são despejadas nas valas.

A almofada de absorção de choque resultante evita que as comunicações sejam quebradas sob o peso do solo. Para evitar o assoreamento das tubulações, os canais são revestidos com geotêxteis.

Sistema de drenagem profunda após instalação
É aconselhável realizar a colocação de drenagem profunda no local após todas as obras pesadas, para que as comunicações não cedam ou fissem devido à intensa carga operacional

No topo dos tubos dispostos é feita outra camada de areia e brita, e os vazios restantes são preenchidos com terra, formando montículos na superfície. Quando o sistema finalmente “assentar” nas trincheiras, a própria terra derramada cairá ao seu nível natural.

Um sistema instalado de forma correta e clara garante a remoção rápida e oportuna da umidade do local e protege os edifícios de forma confiável contra inundações e subsequente destruição.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Dicas de vídeo para quem decide instalar de forma independente um sistema de drenagem em sua própria dacha ou jardim.

O vídeo mostra claramente como organizar um sistema de drenagem superficial em um local:

Informações úteis em vídeo sobre como organizar a drenagem em torno de um edifício residencial:

Conhecendo as regras para instalação de sistemas de drenagem e seguindo as dicas acima, não será difícil fazer a drenagem do seu terreno pessoal. Caso surjam dificuldades, você pode entrar em contato com especialistas, que o ajudarão profissionalmente na solução dos problemas.

Já pensou em instalar drenagem em sua casa? Você ainda tem dúvidas depois de ler nosso material? Pergunte a eles no artigo - tentaremos esclarecer ao máximo as questões controversas.

Ou você construiu um sistema de drenagem eficaz com suas próprias mãos e deseja contar sua experiência a outros usuários? Escreva suas recomendações, adicione fotos - os recém-chegados neste negócio ficarão muito gratos a você.

Comentários dos visitantes
  1. Zhenya

    O local fica abaixo dos vizinhos e é constantemente alagado na primavera, depois a água permanece até maio. O solo é franco-arenoso. A drenagem ajudará ou terei que trazer terra e levantá-la?

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica